Luciano Subirá - VENÇA O INSTINTO ANIMAL: COMPORTAMENTO - PARTE 2 | SUB1

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Luciano Subirá
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Video Transcript:
somos advertidos pelas sagradas escrituras a não nos entregarmos ao Instinto Animal e essa é uma orientação fundamental para a prática da vida cristã Sadia frutífera temos dedicado três episódios para falar a respeito desse assunto no episódio anterior já introduzimos seguiremos desenvolvendo essa conversa e no próximo encerraremos tenho certeza que essas informações serão úteis e práticas para você fique comigo nos próximos minutos falaremos mais sobre [Música] isso estou hoje em São José Santa Catarina passando para trazer mais uma palavra ao seu coração e o texto que estamos usando como trilho dessa mensagem de toda a série
Tiago 3 de 13 a 18 que diz queem entre vocês é sábio e inteligente mostre as suas obras em mansidão de Sabedoria mediante a sua boa conduta se pelo contrário vocês têm seu coração Inveja amargurada sentimento de rivalidade não se gloriem disso nem mintam contra a verdade Essa não é a sabedoria que desce lá do alto pelo contrário é terrena animal e Demoníaca pois onde a inveja e rivalidade aí a confusão e toda espécie de coisas ruins mas a sabedoria do alto é primeiramente pura depois pacífica Gentil amigável cheia de misericórdia e de Bons Frutos
Imparcial Sem fingimento ora em paz que se semeia o fruto da justiça para os que promovem a paz quando o Tiago questiona quem entre vocês é sábio e inteligente e na sequência diz mostre suas obras em mansidão de Sabedoria mediante sua boa conduta ele deixa um Claro vínculo e relação entre sabedoria e comportamento ele também destaca que há dois tipos de Sabedoria a sabedoria lá do alto que evidentemente procede de Deus dos céus Mas ele também fala da sabedoria terrena é essa sabedoria terrena que é classificada como animal e Como dito no vídeo anterior quando
enfatizamos o animal estamos falando do homem entregue a sua própria natureza carnal então quando o Thiago fala de Sabedoria de forma prática ele está falando de entendimento como a compreensão e a mentalidade que temos ela se traduzirá no comportamento e assim como no vídeo anterior falamos a respeito desse entendimento animal nesse eu quero falar a respeito do com comportamento animal que é a consequência o efeito colateral inevitável do entendimento que temos Nós lemos o texto de Tiago 3 de 13 a 18 e aí o capítulo se encerra mas o raciocínio não se encerra na verdade
a Bíblia não foi escrita com essa divisão de capítulos e versículos ela é posterior e tinha um único propósito nos ajudar a localizar os textos então se você continuar lendo Tiago Capítulo 4 a partir do verso 1 vou ler do um ao cinco você percebe a relação entre uma coisa e outra de de onde procedem as guerras e brigas que H entre vocês de onde senão dos Prazeres que estão em conflito dentro de vocês vocês cobiçam e nada tem matam e sentem inveja mas nada podem obter vivem a lutar e a fazer guerras nada tem
porque não pedem pedem não recebem porque pedem mal para esbanjarem seus prazeres gente Infiel vocês não sabem que a amizade do mundo é inimizade contra Deus aquele pois que quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus ou vocês pensam que em vão que a escritura diz é com ciúme que por nós ansei o espírito que ele fez habitar em nós quando você percebe a continuação do assunto pelo próprio Thiago a ênfase é de que essa sabedoria que é terrena animal e Demoníaca ela vai trazer prejuízos ela vai atrapalhar primeiro lugar o relacionamento entre
irmãos seja o que Lemos no capítulo três que fala a respeito né de rivalidade de inveja amargurada seja a própria o contraponto por assim dizer que ele estabelece da sabedoria do alto que ele diz ela é gentil amigável pacífica nós percebemos que a questão dos relacionamentos sempre estão presentes essa sabedoria o entendimento animal e o seu comportamento sempre trará danos relacionais evidentemente não se limita a esse tipo de comportamento mas ele não pode ser ignorado então Thiago está nos trazendo uma advertência de que o comportamento animal atrapalha o relacionamento com os Irã irmãos mas ele
também fala que atrapalha a oração fala de gente que pede e não recebe ele atrapalha a intimidade com Deus ele está falando de gente que guiado por esse instinto se torna amigo do mundo e portanto inimigo de Deus e por fim ainda podemos destacar que dá lugar ao diabo porque no capítulo três Vimos que ele chama essa sabedoria terrena não só de animal mas também de Demoníaca e quando Paulo escreve aos crentes de Éfeso lá no capítulo 4 no verso 27 não desde Ar ao diabo ele não está necessariamente falando de possessão mas há determinados
eh eh eh comportamentos dos crentes que os colocam debaixo de uma influência e até de certo nível de controle e interferência maligna Então precisamos de fato fugir desse comportamento animal mas é importante que a gente compreenda o que é que a palavra de Deus diz a respeito disso mais uma vez quero repetir toda a ênfase de que a sabedoria e o entendimento se trada irá em comportamento é o que nos leva agora a observar a consequência do entendimento assunto Episódio anterior em Judas Capítulo único verso 19 a Bíblia diz são estos que promovem divisões seguem
os seus próprios instintos e não tem o espírito a palavra que traduzida segu os seus próprios instintos é a palavra grega psíquicos é a mesma que foi traduzida no livro de Tiago como animal aqui em vez de meramente usar o termo animal fala de como o animal se deixa guiar Segue o seu próprio instinto então outras traduções optaram por sensuais outras falam de gente que segue instinto ou desejos naturais ou a tendência da própria alma enfim são tentativas diferentes de falar a mesma coisa com outras palavras o homem que está entregue a si mesmo o
entendimento sempre afetará o comportamento então por exemplo quando o apóstolo Paulo diz em primeiro aos Coríntios 2:14 que o homem natural não entende as coisas do espírit essa palavra natural também é psíquico a mesma traduzida como animal alguém que segue os seus instintos mas interessante que depois do apóstolo Paulo trabalhar essa questão de entendimento e na verdade ele não fala disso só no verso 14 em primeiro aos Coríntios 2 de 13 a 16 Lemos disso também falamos não em palavras ensinadas pela sabedoria humana mas ensinadas pelo Espírito conferindo coisas espirituais com espirituais ora a pessoa
natural não aceita as coisas do Espírito de Deus porque eles são loucura e a ela não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente Porém a pessoa espiritual julga todas as coisas mas ela não é julgada por ninguém pois quem conheceu a mente do senhor para que eu possa instruir uma situação do Livro de Isaías nós porém temos a mente de Cristo em todo esse texto nós vemos que Paulo está falando do entendimento ele não apenas fala né da distinção de palavras ensinadas pela sabedoria humana mas pelo Espírito assim como Tiago fala de uma sabedoria terrena
versos a do alto assim como no mesmo livro de Judas ele fala são os que seguem o seu próprio instinto e não tem o espírito ou seja ou estaremos de um lado onde impera a sabedoria o entendimento terreno humano e natural ou estaremos no lugar da influência Divina da ação do Espírito de Deus mas na sequência de novo nós temos aqui uma quebra na divisão de Capítulos o Capítulo dois de primeiro aos Coríntios termina no verso 16 mas o raciocínio de Paulo não para aí então quando inicia-se o capítulo três dos versos 1 a trê
Paulo diz assim eu porém em mãos não pude falar a vocês como a pessoas espirituais e sim como a pessoas carnais como a crianças em Cristo de novo espiritual de um lado carnal entregue regido guiado governado pela carne do outro ele diz Eu lhes dei leite para beber não pude alimentá-los com comida sólida porque vocês ainda não podiam suportar nem ainda agora podem porque vocês ainda são carnais porque se H ciúmes e brigas entre vocês Será que isso não mostra que são carnais e andam segundo os padrões humanos outras traduções dizem andam segundo os homens
então Paulo faz essa distinção do espiritual e carnal e diz vou provar que o comportamento de vocês é carnal né é só olhar as deficiências relacionais de vocês de novo ênfase no relacionamento assim como Judas começa falando a respeito daqueles que promovem divisões então nós precisamos entender que a ideia e o conceito de carnalidade não se limita em moralidade glutonaria né a a m simplesmente uma mentira deliberada o roubo mas nós vemos muito desse elemento de conflitos relacionais aliás é só olhar a lista das obras da carne que Paulo relaciona em Gálatas 5 que nós
vemos a quantidade de problemas similares que aparecem ali assim como o contraponto do fruto do espírito né que vai falar de bondade benignidade de amor de mansidão Todos eles mostram não apenas o autocontrole mas o qu a sabedoria do alto governa os nossos relacionamentos e quando olhamos para isso é importante reconhecer que mesmo quando Paulo vai abordar esse assunto em Gálatas falando né apresentando aquela relação das obras da carne e do outro lado enumerando as características do fruto do espírito é impressionante como Paulo introduz o assunto ele diz em Gálatas 5 de 13 a 15
porque vocês irmãos foram chamados à liberdade mas não usem a liberdade para dar ocasião à carne pelo contrário sejam servos uns dos outros pelo amor porque toda a lei se cumpre em um só preceito a saber ame o seu próximo como a você mesmo de novo ele destaca a questão do relacionamento sadio mas ele diz mas se vocês ficam mordendo e devorando uns aos outros Tenham cuidado para que vocês não sejam mutuamente destruídos quando Paulo disse que eles estavam mordendo e devorando uns aos outros e não estava falando que literalmente alguém tava né mordendo o
braço a orelha de alguém mas ele tá dizendo vocês estão se comportando como os animais né vocês desceram a um nível de comportamento que não é o divino porque Deus é Amor espera que a gente se comporte parecido com ele e agora vocês realmente estão em outra esfera nós precisamos entender que todo o comportamento humano do Cristão nascido de novo deveria refletir Deus o mesmo Deus que lá no início nos cria a sua imagem e semelhança quando nascemos de novo em Cristo Jesus segunda de Pedro 1 4 diz que nós nos tornamos participantes da sua
natureza é por isso que primeiro Precisamos ser influenciados pela sabedoria do alto a maneira de pensar para que depois isso se traduza na maneira correta de comportar é por isso que Paulo Em Romanos 12 diz transformai-vos pela renovação da vossa Mente Para quê Para que o comportamento Siga e acompanhe isso e Uma Mente sintonizada com Deus com a natureza de Deus com a palavra de Deus da qual devemos nos encher diariamente ela refletirá um comportamento parecido com Deus então que Deus nos ajude a não cedermos a esse comportamento animal carnal e sim entrarmos no lugar
onde a sabedoria divina e a natureza Divina determinam um comportamento parecido com Deus
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