FEMINISMO | um breve resumo da história do movimento

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Canal História e Tu
Neste vídeo, contamos um pouco de como a mulher é retratada na história, e como foi a sua luta para ...
Video Transcript:
[Música] é difícil estabelecer o que é feminismo pois esse termo traduz um processo que tem raízes no passado que se constrói no cotidiano e que não têm um ponto determinado de chegada como todo o processo de transformação contém contradições avanços recuos medos e alegrias o feminismo traz para a esfera do debate público as relações de poderes entre os sexos conscientizando-se do fato de que as relações interpessoais contém também um componente de poder hierarquia o movimento não parte de um ponto central detentora do monopólio da verdade mas é fruto da prática do conhecimento e da experiência
específica e comum das mulheres existe os grupos familiares se mobilizam em debates cursos pesquisas campanhas mas também aquele na esfera doméstica no trabalho em qualquer esfera que a mulher busque recriar as relações interpessoais sob um prisma onde o feminismo não sejam menos o desvalorizados o feminismo busca repensar e recriar a identidade de sexo sob a ótica em que o indivíduo não tem que adaptar-se a modelos hierarquizadas e onde as qualidades femininas ou masculinas seja atributos do ser humano em sua globalidade que as diferenças entre os sexos não se traduz em relações de poder na grécia
antiga a mulher ocupava a posição equivalente à de escravo no sentido de que tão somente estes executar um trabalho manual extremamente desvalorizado pelo homem livre ao afirmar que os deuses criaram a mulher para as funções domésticas e o homem para todas as outras xenofonte no século 4 antes de cristo este primeiro tipo de argumentação naturalista que ainda hoje de marca espaços para os sexos trabalho doméstico é coisa de mulher ea política à filosofia e as artes são para os homens a educação feminina era feita de maneira coercitiva elas não tinham acesso à educação intelectual aprendi
a usar eles do méxico único registo histórico da grécia antiga e na escola fundada por safo o e15 nascido em lesbos um ano de 625 antes de cristo em roma o senado mantinha a mulher do lugar que ele achava que ela deveria ser mantida ou seja nos afazeres domésticos utilizando do secular direito romano para isso as leis delimitavam campo de atividades entre os sexos senadores utilizavam a máxima como modelo de conduta passa nas suas iguais imediatamente elas queriam subir as suas costas para governá los existe nessa frase poder de coerção o direito aparece nitidamente como
instrumento de perpetração dessa assimetria e legitimando a inferioridade da posição da mulher romana durante os primeiros séculos da idade média enquanto não estava em vigor o código de direito humano as mulheres passam a obter alguns direitos tais como o de propriedade e sucessão inclusive com direito a voto em determinadas localidades da frança com a ida dos homens para as guerras as mulheres deveriam aprender transações comerciais no código de leis feudais além disso as mulheres participavam nas corporações de ofício atuando com aprende e excepcionalmente por morte do marido como mestre a ascensão ao cargo tinha suas
restrições apesar de se concentrar nas posições femininas como a tecelagem algumas delas optavam pela serraria e carpintaria entretanto trabalho feminino sempre recebeu remuneração inferior ao homem o que ocasionou a hostilidade com os homens pois a competição entre os sexos no mercado de trabalho e baixava o nível salarial geral assim em determinados períodos surgiram as restrições ao trabalho feminino ainda no século 14 uma escritora francesa christin de pizan polemizou sua época o motivo era sua defesa a igualdade entre os sexos que para ela deveria começar pela educação ela escreveu que seria o primeiro tratado feminista a
cidade das mulheres onde afirma vários conceitos e refuta a inferioridade ao sexo feminino apesar dessa situação mais favorável à intensa participação da mulher no mercado de trabalho durante a idade média não e conferir prestígio social posto que o poder se baseava se na posse da terra e na ascensão espiritual nessa época também se abateu a famosa caça às bruxas a igreja estava na época da formação da ideia do tabu sexual e vivia em uma contradição interna adorava maria que era tida como modelo a ser seguido pelas mulheres boa filha boa esposa e mãe e odiava
eva denegrida responsável pela queda do homem investigadora do mal esta segunda figura feminina prevalecer dentro da igreja católica que o corpo da mulher passa a ser tido como fonte de malefícios portanto a mulher que o seu corpo deveriam ser escondidos e tosado seus conhecimentos com as práticas de cura e médios de dar à luz as crianças passam a ser vistos com feitiçaria o que serviu para afastar pouco a pouco a mulher da esfera pública a pá de cal foi a reintrodução do direito romano ea formação dos estados nacionais modernas o advento do protestantismo não significou
uma queda na percepção ao contrário tanto lutero quanto calvino aderiram às mesmas idéias buscando apoio ideológico nas escrituras um texto do final do século 15 malleus maleficarum considerado um manual do inquisidor procurar referências nos textos sagrados para comprovar a inferioridade da mulher que no período renascentista a posição da mulher sofre um retrocesso em relação à sua atuação na esfera pública com a reintrodução do direito romano ela perde a sucessão de herança e bens às corporações de ofício se fecham a participação feminina justamente no momento em que o trabalho começa a ser valorizado como instrumento de
transformação do mundo pelo homem assim surge uma depreciação da mulher que trabalha a partir do século 17 e 18 às mulheres passam a fornecer trabalho a domicílio tipo de trabalho que ainda hoje é largamente exercido pela mão de obra feminina não se tem registro das mulheres freqüentando universidades até meados do século 19 eles aparecem as mulheres médica cirurgiã advogadas a obstetrícia passa a ser o ramo da medicina ao qual só os homens tinham acesso a mulher perde o ramo profissional que era secularmente seu a profissão de parteira diante dessa situação as primeiras vozes femininas aparece
e se pronunciando em favor do acesso das mulheres à educação e ao mercado de trabalho o século 18 é marcado pela era das revoluções as idéias de liberdade e participação do indivíduo na esfera política se afirmando como princípios liberais nos estados unidos a luta pela emancipação fez o princípio básico da igualdade a expressão todos os homens foram criados iguais abigail adames é uma das primeiras a reivindicar que esses direitos não sejam exclusivamente para o sexo masculino o sucesso da revolução americana evidenciou os limites da ideologia liberal ficavam excluído da idéia de igualdade as mulheres os
negros e os índios na frança neste mesmo século a mulher que lutava ao lado do homem não teve seus direitos estendidos é neste momento histórico que o feminismo adquire características de uma prática de ação política organizada reivindicando seus direitos de cidadania principalmente para que fosse revogado os institutos que submetiam a mulher ao domínio masculino como casamento que dava direitos absolutos sobre o corpo e os bens da mulher nesse contexto o nome de guri pública em 1791 um texto intitulado os direitos da mulher e da cidadão que buscava a extensão do direito feminino aos direitos naturais
pregada pela revolução liberal em consequência desse ato o lobby foi guilhotinada em 3 de novembro de 1793 por ter esquecido das virtudes do seu sexo em 1795 um decreto foi publicado onde excluir as mulheres do processo revolucionário segundo russo importante teórico da revolução francesa a mulher deveria ser educada a encontrar sua realização natural e colocar se a serviço do homem ele foi prontamente contestado pela inglesa mary wollstonecraft que negava a existência das diferenças naturais no caráter ou na inteligência de meninos ou meninas a inferioridade da mulher segundo ela a deveria unicamente de sua educação ela
propôs em seu livro defesa dos direitos da mulher de 1792 oportunidades idênticas na formação intelectual de meninos e meninas no século 19 com a mudança da dinâmica fabril a mulher compartilhava as terríveis condições de trabalho vigente naquele período como jornada de 14 16 e até 18 horas e mesmo assim receber metade do salário masculino a justificativa ideológica era de que as mulheres necessitavam de menos salários que menos trabalho pois supostamente deveriam ter aqui as sustentasse assim eram submetidas a tarefas menos qualificadas e subalternos líderes operários como um gênio e flora tristán surgiram gnr elaborou um
projeto de união de trabalhadores promovendo reuniões e debates mas o grupo foi denunciado e preso apesar de liberar aquele movimento seus companheiros que pedem enviar o kilt da opinião pública a fim de não desmoralizar com nascente movimento por uma liderança feminina quem dobra seu preconceito que combatia não assumindo a autoria do projeto o desenrolar do século 19 com as teorias socialistas a condição da mulher passa a ser entendida como parte das relações da exploração da sociedade de classes alguns rebel contribuiu com seu livro a mulher sobre o socialismo afirmando que o poder de uma classe
sobre a outra terminaria e com ele terminará o poder do homem sobre a mulher com a voz da luta operária as mulheres se projeta na vida pública participando das greves e sendo mas da repressão o dia 8 de março faz parte dessa história de luta 8 de março foi decisivo em duas datas para o movimento feminino operário nos ano de 1857 em 1908 as mulheres saíram às ruas protestando contra os baixos salários e exigindo menor jornada de trabalho e maior participação na vida pública abrindo espaço para uma nova fase do movimento feminista a luta pelo
sufrágio feminino foi específica longa paciente e organizada nos estados unidos e na inglaterra foram sete décadas de luta no brasil 40 anos se contarmos a partir da constituição de 1891 pois ela foi a primeira a instituição frágil universal masculino esse movimento sufragista mobilizou em torno de 2 milhões de mulheres ao redor do mundo a inglaterra em 1895 john stuart mill apresenta ao parlamento um projeto de lei dando voto às mulheres mas foi recusado o que as mulheres reivindicavam era tão somente um direito defendido em tese pelas idéias liberais e recusado na prática por um governo
composto pelo partido liberal os anos 1930 e 1940 e representam um perigo em que formalmente as reivindicações das mulheres haviam sido atendidas podiam votar e ser votadas ingressando nas instituições de ensino e no mercado de trabalho com o fim da segunda guerra mundial a imagem da mulher dona de casa volta com força total neste período surge simone de beauvoir com seu livro o segundo sexo denunciando as raízes culturais da desigualdade sexual afirmando que seria necessário estudar a forma pela qual a mulher realiza o aprendizado em sua condição como ela vivencia qual é o universo ao
qual está circunscrita análise de simone de beauvoir constitui um marco na medida em que delineia os fundamentos da reflexão feminista que ressurgirá a partir da década de 1960 dando prosseguimento à moça eike milek contribuiu com o livro política sexual onde contesta o patriarcado e do limite ou com seu livro a condição da mulher além dos importantes trabalhos de ângela deles inclui também a igualdade racial a partir da década de 1960 o feminismo incorpora outras frentes de luta pois passa a questionar as raízes culturais dessa desigualdade entre os sexos que este ano assim a ideia de
pré-determinação dos papéis do homem e da mulher na sociedade máscara que esconde a hierarquia que delega ao homem a posição de mando a política o sistema jurídico a religião a vida intelectual e artística são construções de uma cultura predominantemente masculina movimento atual contesta essa hierarquia e busca igualdade entre os sexos nesses espaços pois afirmam que a diferença de papéis baseiam se mais em critérios sociais do que biológicos como afirma simone bicho ar que não se nasce mulher torna-se mulher mostrando que o masculino eo feminino são criações culturais e aprendidas pelo processo de socialização a menina
assim aprendi a ser doce obediente passiva altruísta dependente enquanto o menino aprendi a ser agressivo competitivo ativa e independente como se tais qualidades fosse parte da natureza da mesma forma a mulher é mais ligada às emoções e o homem a racionalidade o novo debate feminista demonstra que a hierarquia sexual não é uma fatalidade biológica e sim fruto de um processo histórico e como tal pode ser combatido e superado assim a partir da década de 1970 o movimento se torna uma inegável força política com enorme potencial de transformação social atuando em diversas frentes em busca de
conscientização e superação com a sexualidade violência saúde ideologia formação profissional e mercado de trabalho com a ampliação do espaço democrático surgir novas esferas de atuação embora sem um cunho especificamente feminista as mulheres participam em associações de bairros clubes dê mães e outros lugares marcando a presença feminina na esfera pública o feminismo se constrói portanto a parte das resistências derrotas e conquistas que compõem a história da mulher se coloca como um movimento vivo cujas lutas estratégias estão em permanente processo de recriação obrigada por assistir esse vídeo se você gostou deste olic compartilhe com os amigos comente
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