Sartre: O Existencialismo é um Humanismo | EFF #08

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Filosofares - Bruno Neppo
O Existencialismo é Humanismo  é uma obra filosófica de 1946 escrita por Jean-Paul Sartre. Como um p...
Video Transcript:
você está sozinho e tudo aquilo que você chama de vida e felicidade só depende de uma pessoa você vamos falar sobre existencialismo gente oi gente bem vindos ao o futebol eu sou boneco e você está bom o nosso balão de idéias vamos dar sequência no vídeo de hoje a nossa série estudos fundamentais da filosofia dessa vez com a obra do filósofo jean paul sartre o existencialismo é um humanismo a obra que me refiro é fruto de uma conferência que o filósofo fez em 1945 e posteriormente em 1946 foi lançada de forma pública essa obra nasce
com uma única função tornar claro e objetivo todos os prefeitos a doutrina e o entendimento que os afp and existencialismo e através dela que ele se coloca contra várias acusações que ele tinha recebido na época você quer saber que acusações foram essas você está interessado em saber o que o site tem pra dizer pra mentir sobre existencialismo calma aí antes não esqueça de curtir o vídeo se você já escrevi aqui no canal não esqueça também de compartilhar a sua lista de amigos para pessoas que se interessam por filosofia e se você é novo por aqui
não esqueça de se inscrever porque tem toda semana um vídeo novo sobre filosofia alguns anos antes do saque foi lançado sua obra o existencialismo é um humanismo o filósofo tinha lançado uma muito mais robusta alguns anos antes o ser eo nada também tinha lançado já uma obra de literatura chamada o muro e outra chamada anália entre os inscritos menores essas obras elas foram interpretadas de maneira muito positiva para a música recebido de forma muito peca por alguns acadêmicos filósofos estudiosos da área e por outro lado ela foi muito criticada por religiosos filósofos mais fechados em
sua teoria e até mesmo pelo povo em geral que não entendia de fato qual era essa doutrina do assistencialismo aterro de sap propunha no início do escrito os acre apresenta quatro críticas que o seu pensamento havia sofrendo à primeira crítica se refere à idéia de que a sap com sua teoria queria pregar uma espécie de pessimismo querendo apagar negligenciar toda parte positiva e boa que a existência pode ter a segunda crítica era que sofre lançava sobre as pessoas uma espécie de kit zta deixando a meio que bloqueadas paradas sem ação diante da resistência por ser
tão forte aquilo que ele falava em relação à sua filosofia a terceira crítica era crítica de individualismo a filosofia de sabre foi confundida com uma filosofia que levavam ser humano a entender se como o único importante individualmente o universo ou seja o único que importava e por isso ele negava toda a existência de outras pessoas ao seu redor inclusive negando a ideia de solidariedade a quarta crítica era crítica de que a teoria filosófica de sabre estava pregando uma espécie de liberalidade moral com ela as pessoas estavam liberadas a fazer o que quiserem e não estavam
mais presas a idéia de serem julgadas e de julgar porque com a falta com a retirada da existência de um ser supremo essencial fundamental para a resistência tudo era permitido de ser feito e por isso também tudo era permitido de ser lançado sobre os outros e não mais julgar essas duas últimas críticas é claro foram muito reforçados por pessoas ligadas à igreja católica que viam do saco uma espécie de ameaça a ideia de existencialismo cristão também que estava muito forte a partir do filósofo que queria então pra ele dessas acusações na taça o saque ele
constrói o seu texto a partir de uma primeira resposta é como se ele dissesse para responder a essas acusações e o primeiro então preciso responder o que eu entendo como eles têm socialismo e depois eu preciso relacionar um segundo momento o existencialismo ao humanismo aquilo que provoca e que leva o ser humano a uma outra a um outro patamar de importância que não é esse que vocês estão colocando sobre mim pra isso ele vai dizer o seguinte o existencialismo ele pode ser sim confundido entre as pessoas porque angelim ver ele eram outros pensadores que propuseram
existencialismo de formas diferentes existem então dizer e dois tipos de assistencialismo o existencialismo questão que é o que eu estava falando sobre o quê né eo existencialismo ateu cujo um dos representantes é o próprio sato assim por um lado existe a algo que une as duas teorias que a idéia de que o homem a partir de sua subjetividade se constroem um mundo mas também existem outras tantas características que separam as duas teorias vamos pensar do lado do specialista cristão nós temos a ideia de que existe um ser superior e criou o ser humano e por
ter criado esse ser humano deu a ele um livre arbítrio então existencialismo cristão está ancorado na ideia de livre arbítrio o homem se constrói a partir de uma da área degradada por um ser superior à capacidade de escolher entre esta e aquela coisa que se apercebia apresentar diante de sua existência mas ainda existe também diante de um parâmetro de escolha que é uma espécie de exemplo moral espiritual que é a figura de jesus cristo ou o próprio deus encarnado então ele escolhe mas ele escolhe baseado no modelo ou pelo menos deveria escolher baseado no modelo
já viu lá do existencialismo ateu não há a figura de um ser que cria o homem anteriormente ou seja pra o existencialismo bateu existe sim a capacidade do homem escolher mas não está mais em coraline árbitro mas na ideia de ampla liberdade ou seja quem escolhe sou eu quem se ancora hora nas decisões sou eu mas não há mais exemplo não há mais parâmetro e não a mais inclusive garantia de é que eu acerte em minhas escolhas aí nós chegamos num ponto do texto ele vai discutir o principal conceito que responde todas aquelas críticas que
foram feitas pra ele no começo que é o conselho de escolha é ao redor do conselho de escolha que estão todos os seus outros conceitos que explicitam melhor a sua teoria assistencialista é a partir da idéia de que o homem ele é um ser que a todo instante escolhe que os 'especialistas' ué ateus a criança vai se dirigir o ser humano é livre amplamente livre a menos pra uma coisa pra deixar de ser livre ou seja a única prisão do ser humano é está ligado a uma vida de escolhas a todo instante e isso faz
com que nasça no ser humano o desespero porque eu não estou amparado por ninguém eu não estou com uma um aparato moral externo anterior que possa me ajudar na hora da escolha então eu estou sozinho esse desespero antes da escolha ele vem com a ideia que mesmo que eu né de escolher alguma coisa eu já estou escolhendo não escolher já é escolher esse desespero que os africanos feito antes de angústia é vivem a nós porque nós temos a consciência que ao escolher a gente não escolhe somente pra gente a gente escolhe também para a humanidade
inteira como essa ideia de eu não escolhi somente pra mim mas eu escolhi para a humanidade inteira aqui o saco vai dizer sim se você escolhe por exemplo ser monogâmico encontrar uma esposa se casar ter filhos você pode dizer pra mim bom essa é a maneira com que eu entendo que a vida vai ser feliz casando me com uma única pessoa e tendo filhos mas ao escolher isto você cria uma espécie de exemplo de parâmetro para os outros seres humanos como que vocês como que se você espera diante de todo mundo a seguinte frase olha
eu escolhi essa vida porque o entenda como a melhor vida assim escolhendo pra mim eu escolho os outros também dizendo que qualquer outra escolha que seja diferente da linha é a escolha errada então essa angústia gerada não somente pela responsabilidade que vai ser depositada sobre mim pelas minhas escolhas mas também a responsabilidade de promover no mundo uma espécie de exemplo do que seria o ideal essa luta então é o que visita o ser humano antes da escolha já na hora da escolha existe um outro conceito que o sapo propõe que o conceito de desamparo você
está sozinho por mais que você busque conselhos ajudas é alguém pra tá junto de você na hora de escolher não tem jeito ao escolher o homem escolhe sozinho você não pode colocar a responsabilidade de suas coisas outras pessoas porque é você ali al entre aspas marcar a opção correta pra você na vida né a vida é uma espécie de ampla prova de múltipla escolha que você na hora de marcar da segurança a carreira sozinho depois da escolha aí nasce a idéia de responsabilidade você vai ver a todas a todo instante amedrontado por que a responsabilidade
vai te avizinhar todos os dias será que escolhi ser será escolhi é da maneira correta e se sim qual as responsabilidades e isso acarreta senão o qual cuba posso carregar qual consequência terei lidar daqui pra frente a responsabilidade me acompanha após a minha escolha muitos aqui então escolheram não carregar a responsabilidade da escolha que é o que sabe que vai chamar de má fé a marcha é puro sabe é quando você atribui a consequência e não só consequência a situação um âmbito da sua escolha a outra pessoa quando você diz ah eu escolhi assim porque
deus quis eu escolhi assim porque o pastor me garantiu que é certo eu escolhi assim o que foi uma orientação da minha psicóloga eu escolhi assim por que tantos ao redor fizeram deu certo como tal tinha que fazer também neste momento em que você se exime de toda a responsabilidade você está agindo com os acordes de má fé ou seja você não está entendendo que você é responsável pelas suas escolhas orbitando ao redor do conceito de escolha também está outras idéias como por exemplo um homem ao escolherem parcial ignorância sobre tudo que está envolvido envolvendo
aquela escolha tanto a como ela se apresentou a ele como também se ele a escolher tudo que virá a partir dela mas aí também nasce uma idéia super otimista que é a partir da escolha que o homem se cria é a partir da escolha que o homem se inventa se reinventa todos os dias que eles se engajem no projeto de fazer se a si mesmo se não houver essa escolha não haveria projeto de ser humano e não haveria um caminho que você passaria individualmente e é por isso que o saco então começa a afirmar que
o existencialismo ele não é abominável porque ele é um humanismo ele é uma doutrina que está a favor do homem não assim como outros mecanismos porque também é filho de conhecia dois tipos de humanismo mas no final do texto o mecanismo que leva o homem a tal capacidade como fim de todas as coisas como o valor de todas as coisas a ponto de colocar no homem uma espécie de coroa que acha dos outros seres e diante de outros seres humanos e assim podendo por exemplo gerar é ideias fascistas excludentes de seres humanos diferentes e promoveu
inclusive uma espécie de quanto mais o homem se faz e faz o mundo é melhor quando - o homem produz ele é menos importante isso ele exclui mas um mecanismo que faz o quê que leva o ser humano que torna ele o próprio legislador desse que faz nas mãos que dá nas mãos dele a capacidade de construir a sua própria existência sem precisar de mais ninguém sendo assim o ser humano o fim último é o valor supremo da existência então a gente pode voltar lá naquelas quatro acusações dizendo por que elas estão de uma forma
errada primeiro o existencialismo não é um objetivo porque ele faz o homem se engajar no projeto se construir muito do que eles diziam que ele deixa um homem parado sem saber o que fazer é o contrário sabe falar o existencialismo ele produção do ser humano a projetar se a envolver-se então todo o amor que entender que a verdade viver ele precisará envolver a vivê-lo toda a ideia de felicidade que ele quer que ele quiser ele vai ver que construí lá ou seja o homem precisa se movimentar não a que este zumo aqui não há também
então pessimismo porque se o homem aquele que se constrói essa notícia é muito otimista a beleza não está então fora de si está na capacidade de ele entender se como o mais belo da série a porque é o único que pode se construir que pode se criar em terceiro lugar não as vitórias por três motivos primeiro ao escolher pra se o homem escolhe para o outro então o outro também é um parâmetro em segundo lugar as escolhas do outro também limitam as minhas escolhas então o existencialismo propõe que a vida é uma um expert no
embate entre escolhas que podem ser boas ou ruins mas nunca é vai levar à cegueira da existência de outras pessoas e em terceiro lugar toda vez que eu escolho eu escolho baseado em coisas que já existem em modelos que já foram propostos por outras pessoas não dá para ignorar que eu posso escolher qualquer coisa mas não é qualquer coisa vamos supor se você for assistir um canal de televisão você pode escolhe o canal ao invés do canal b você se sente o maioral por que você escolheu livremente mas você só escolheu aquele canal porque antes
de qualquer coisa aquele canal existia e ele foi inventado por outra pessoa ou pensado por outra pessoa toda vez que você faz uma escolha você parte de coisas que outros já escolheram a vida só é possível porque outros já fizeram a escolha então o individualismo dentre todas as coisas que existem também existem leis morais pré estabelecido nas sociedades que é que então confronta a última acusação que a idéia de liberar moral primeiro então eu não posso escolher fazer qualquer coisa porque eu vivo dentro de um arcabouço de leis morais que já existem a mim em
segundo lugar eu não vou escolher fazer qualquer besteira uma espécie de ausência de lei porque se eu escolher fazer qualquer besteira eu estaria ignorando a pensa de outras liberdades ao meu redor coisa que ele já foi o saque por terra e aí medida que os comentários se você gostou do texto de hoje o que você pensa sobre essa idéia de que o homem é o único responsável sobre si mesmo se desespera se chute e ele te dá esperança se isso pra você é pessimista ou otimista vamos conversar é isso e até a próxima [Música]
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