A Perseverança dos Santos - Rev. Augustus Nicodemus (Hebreus 6: 4-12)
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Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
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Video Transcript:
o João Gabriel abrimos a palavra de Deus na carta aos hebreus Capítulo 6 nós somos a leitura do PS4 até o verso doce e hoje à noite queria falar sobre um dos cinco pontos do Calvinismo último deles que a perseverança dos Santos e o tema proeminente dentro da tradição reformada é em Hebreus capítulo 6 do S4 a 12 e é impossível pois que aqueles que uma vez foram iluminados provaram o dom Celestial se tornaram participantes do Espírito Santo provar uma boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro e caíram sim é impossível outra vez renovados para arrependimento visto que de novo estão crucificando para si mesmos o filho de Deus e expondo-o a zombaria porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz plantas úteis para aqueles que a cultivam recebe benção da parte de Deus mas se produz espinhos e ervas daninhas é rejeitada está perto da maldição e o seu fim a ser queimada conta vocês meus amados ainda que falamos dessa maneira estamos certos e que coisas melhores os esperam coisas relacionadas com a salvação é porque Deus não é injusto para se esquecer do trabalho que vocês fizeram e do amor que mostraram para com seu nome pois vocês serviram e ainda estão servindo aos santos desejamos que cada um de vocês continuem mostrando até o fim o mesmo empenho para plena certeza da esperança para que não se tornem preguiçosos mas imitadores daqueles que pela fé e pela paciência herdam um as promessas até aqui a leitura da palavra de Deus vai queridos mais uma vez nos achegamos a ti suplicando a iluminação do teu espírito santo para a compreensão destas palavras tão solenes e dessa advertência tão grave e também da Esperança Sublime que se eu Coloca nesse texto para nós mas Oramos a Deus por compreensão e aplicação nosso coração em nome de Jesus amém os irmãos nós estamos celebrando os 504 anos da reforma protestante neste fim de semana dia Trinta e Um de outubro hoje como resultado da reforma protestante surgiram aquilo que ficou conhecido como os cinco pontos do Calvinismo não foi Calvino quem usa elaborou Eles foram elaborados algum tempo depois mas refletem a teologia e o pensamento desse que é um dos reformadores mais importantes senão o maior deles Oi e um dos cinco pontos do Calvinismo É exatamente esse que nós queremos tratar essa noite a perseverança dos Santos que basicamente diz que aqueles que foram verdadeiramente salvos regenerados jamais cairão desse estado de graça e jamais se perderam em outras palavras é o ponto que fala de que a salvação não se perde que aquele que foi salvo pela graça de Deus ele Continuará nessa condição até o fim até que ele entre no reino eterno de Deus ou pela morte ou pela vinda do Senhor Jesus Cristo esse ponto foi elaborado como eu já disse há algum tempo depois de Calvino pelo sínodo de dort na Holanda como uma resposta aos discípulos de um professor de teologia chamado Jacobus arminius que defendia não ele mas os discípulos e não todos alguns deles que o crente pode perder a salvação que lhe foi dada por Deus e uma das passagens da Bíblia que está no centro desse debate que dura até o dia de hoje é exatamente essa passagem que eu ligo para vocês especialmente durante o quatro até o verso 8 há duas interpretações mais comuns dessa passagem e o Ponto Central é de quem ou a quem o autor da carta aos hebreus Está se referindo a primeira interpretação é de que ele está se referindo a crentes verdadeiros e que eles podem depois de terem provado a salvação de terem sido salvos vir a cair de forma irremediável e a ponto de não voltarem mais a ser salvo a não ser quero ver os casos mais radicais geralmente essa posição definida até o fim e pelos irmãos de tradição Pentecostal metodistas Igreja do Nazareno e outras igrejas que têm a influência de armínio e de João Wesley a outra interpretação é que aqui o autor da carta aos hebreus Está se referindo a pessoas que eram membros das igrejas mas que nunca tiveram uma experiência real de conversão eles nunca foram realmente e salvos apesar da experiência que eles tiveram é porque crentes verdadeiros eles não caem definitivamente da Graça de Deus e nem se perdem por quê que eles garante a salvação é Deus o Deus que desde a eternidade os amou e separou e os escolheu e os elegeu para a vida eterna e aqui está falando o autor da carta aos hebreus se refere a essas pessoas que participavam das igrejas mas que voltaram atrás no primeiro compromisso o com Cristo desperdiçando assim toda a experiência que tiveram e que são considerados como apostas pessoas que de uma forma Irreversível tomaram a decisão de se afastar de Cristo Jesus Essa é a posição dos reformados em geral de que essa passagem Aqui não está se referindo a um crente verdadeiro mas a falsos processos pessoas que durante um tempo frequentaram a igreja participaram da igreja mas depois eles abandonaram Definitivamente a igreja para nunca mais voltar eu creio que essa é a posição que traz - problemas na interpretação Lembrando que é uma das passagens que está incluído naquilo que nós sempre dizemos que a trechos difíceis Oi tá na Bíblia e que nem sempre o seu significado fica evidente aqui meu objetivo é encorajar primeiro tentar elucidar o texto com o objetivo de tirar dúvidas ou mal entendimento a respeito desse ponto que é tão querido para os que são da reforma protestante e também encorajá-los a perseverar e a crescer e é o que o autor da carta aos hebreus está fazendo aqui tão com esses objetivos em mente vamos para a exposição da passagem São quatro pontos principais que eu queria trazer aqui a respeito desse assunto antes de entrar no primeiro deles vamos lembrar o contexto o capítulo 6 de 1 a 3 o autor da carta faz uma exortação para que os seus leitores que eram judeus convertidos ao cristianismo e que estavam passando por Muitas perseguições e uma pressão muito grande por parte dos seus patrícios para que abandonassem o cristianismo e voltassem para o judaísmo aqui é o autor da carta aos hebreus os exorta para que eles prossigam do conhecimento de Cristo para que eles deixam o conhecimento básico e que prossigam para o conhecimento mais completo de Cristo de Jesus como ele diz aqui eu acho que é importante a gente ler isso aqui ele diz no verso o primeiro por isso deixando os princípios elementares da doutrina de Cristo avancemos para o que é perfeito não lançando de novo a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus o ensino de batismos e da imposição de mãos da Ressurreição dos mortos e do juízo eterno isso farei se Deus permitir Deus se Deus permitir e isso introduz então advertência que ele faz aos hebreus outro nome para judeus no caso aqui convertidos ao cristianismo e como eu disse essa exortação ela tem quatro pontos aqui que eu queria ver com vocês primeiro é possível que alguém tenha uma experiência religiosa muito profunda sem que seja realmente convertido e sal é possível que alguém tenha emoções sentimentos e experiências religiosas mas que não são resultado de um coração regenerado de uma natureza que foi mudada e nem da presença do Espírito Santo no seu coração um dos palestrantes da nossa do nosso encontro da Fé reformada que se encerrou ontem e foi o DrHeber Carlos de Campos que falou a respeito das da experiência religiosa na vida do Cristão a partir da obra de Jonathan Edwards e ele citou como Jonathan Edwards um dos maiores teólogos inclusive considerado um dos maiores filósofos que os Estados Unidos já produziu como ele é claramente diz que os afetos religiosos eles uma pessoa pode ter afeto chama de afeição na ele pode ter sentimentos afetos e e amores religiosos sem que seja realmente salvo Porque mesmo que a pessoa não seja mesmo os descrentes em Jesus Cristo Eles continuam sendo religiosos pessoas de todas as religião eles religiões eles vão dizer para vocês que eles sentem a presença de Deus o que sentem alguma coisa ele se emociona eles choram ele se dedicam aquilo que eles acreditam Então as experiências a ciência em si ela não prova muita coisa ela não prova muita coisa então dessa perspectiva ver esse primeiro. Aqui que é possível alguém ter uma experiência religiosa Cristã e não ser salvo e não ser sol veja aqui como o texto o texto aqui tá se referindo aos judeus que tinham se tornado cristãos tinham escutado a pregação do evangelho através dos Apóstolos e dos seus discípulos eles tinham abandonado o judaísmo feito profissão de fé em Cristo foram batizados em nome de Jesus Cristo mas agora debaixo da pressão dos seus conterrâneos eles estavam pensando em voltar atrás para o judaísmo de onde primeiramente eles tinham saído e a experiência então aqui o autor da carta aos hebreus se refere tá aqui são basicamente cinco coisas cinco aspectos da experiência Eles foram iluminados verso 4 é impossível pois que aqueles que uma vez foram iluminados quer dizer a luz do Evangelho brilhou e eles perceberam que Cristo era o Messias foram recebidos na igreja e foram batizados segunda ainda no verso 4 eles provaram o dom Celestial você já emocionalmente sentiram alegria de acreditar em Jesus como o Messias prometido participaram da ceia do senhor como os demais também se tornaram participantes do Espírito Santo no verso 4 talvez tiveram imposição de mãos participaram das operações do Espírito Santo como despertar mento compreensão e entendimento a gente tem que lembrar que o Espírito Santo ele não atua somente Salvador a mente e ele tem aquilo que a gente chama de as ações comuns do Espírito Santo sobre toda a humanidade então no processo de condução de um pecador a Jesus o espírito toca o espírito desperta ele cria o interesse Então são ações e operações do Espírito Santo mesmo que a pessoa não seja não seja convertido por isso essa expressão aqui que eles se tornaram participantes do Espírito Santo no verso 5 diz que eles provaram a boa palavra de Deus ouviram as pregações talvez profecias naquela época sentir o efeito da palavra de Deus em suas vidas e até mudanças no comportamento como o Pastor há muitos anos quase 40 décadas já pregando o evangelho 40 décadas no 40 anos perdão é só sou tão velha sinal e o pastor Eu já vi muito disso pessoas depois da pregação chegar e dizer às pessoas que não são crentes e pastor Reverendo Olá pessoal essa sua pregação que coisa maravilhosa nunca tinha pensado nessas coisas é impressionante Isso parece que o seu talendo minha vida que coisa maravilhosa é feito nenhum pessoal foi embora vai para casa e continua sua vida eu vi isso acontecer muitas vezes no meu ministério não foi só uma vez não eles provam da boa palavra de Deus sente o efeito da palavra de Deus em sua vida e alguns até resolvem-se emendar não é ouvir uma exortação ficar com medo e mudar o comportamento de alguma coisa mas não passa disso aí e diz aí no verso 5 ainda que eles provaram os poderes do mundo vindouro ao mundo está se aproximando é o mundo eterno do Senhor nosso Deus é o Reino de Cristo onde nós teremos a perfeição e as virtudes na sua Plenitude mas já que nesse mundo as pessoas experimentam um pouco de esperança paz alegria sensação de comunhão com Deus ou seja o que você tem aqui é uma descrição de experiências que pessoas podem ter no ambiente à medida que eles entram num ambiente cristão não é Igreja Evangélica eles Oi gente ficou desse tipo de coisa mas eles não são convertidos no prova não indica necessariamente que o coração deles foi mudado não foi mudado o resultado Então é isso que eu chamo aqui no meu segundo. Não é é que eles num determinado momento eles voltam atrás e renunciam a Cristo ou para usar a linguagem aqui do autor da carta no verso 6 caíram Logo no início e é impossível que aqueles que foram iluminados provaram o dom Celestial ou se tornaram participantes do Espírito provar a palavra de Deus os poderes da mundo vindouro e caíram ou seja possível alguém de todo esse tipo de experiência e cair e cair aqui significa negar a Cristo é que significa caído esse estado em que eles estavam cair dessa desse dessa posição favorável em que eles estavam é dentro da cristandade e quase que o Martin lloyd-jones achando aqui em vias de conversão mesmo envios de conversão Mas eles caíram desse estado porque negaram a Cristo talvez naquele tempo a gente sabe disso por conta da literatura rabínica no século século segundo mas no século segundo o judaísmo exigia que Esse é o todos aqui uma oração na sinagoga que dizia maldito todo que for Nazareno maldito for Nazareno e exigia dos que se convertesse ao cristianismo que dissessem que Cristo é maldito para que pudesse ser reintegrado ao judaísmo então talvez alguns desses fizeram Exatamente isso para voltar para a antiga religião eles negaram a Cristo é amaldiçoaram Cristo dizendo que era maldito E então Voltaram para a religião e naturalmente abandonaram a igreja e rejeitaram toda aquela experiência que tiveram portanto mais uma vez Isso mostra que essa experiência embora profunda ela não tinha sido definitiva ela não era Afinal Eles foram profundamente influenciados mas não eram realmente convertidos não eram realmente nascidos de novo ou da ilustração aqui todo mundo conhece a história um dos dois espinhos que foram enviados por Josué para passear pela terra prometida levantar inteligência militar colheu informações e trazer para Josué para que ele liberasse o ataque ali nas Nações que morava em Canaã a terra prometida os 12 espinhas um de cada tribo foram para a terra prometida Entraram na Terra Prometida e viram de tudo comerão dos frutos beberam da água maravilhosa é respirar um ar da terra prometida e voltaram e dez deles disseram e não só dois disseram nós vamos é a mesma coisa gente que entra na Terra Prometida né sente o cheiro come do fruto bebe da água mas na hora do vamos ver diz não 12 só que esse ano é a é de Deus isso aqui vamo em frente de isso aqui é de Deus é uma ilustração disso que o autor da carta aos hebreus está dizendo aqui isso pessoal tem toda essa experiência mas não vingou não não foi frente é importante não tá se referindo aqui a crente verdadeiro eu logo que eu me converti eu não tinha a menor intenção de cursar teologia eu queria pregar o Evangelho como leigo mesmo não não vi nenhum valor em Teologia mas teve um pastor muito querido na minha época isso aí estamos falando da década de 70 final da década de 70 e era muito querido muito popular aqui no Recife e ele lideravam movimentos de jovens pregavam várias igrejas e tudo e um dia ele me chamou e ele me convenceu ele diz você precisa estudar Teologia você já já tá pregando e realizando Então tem um gente vai lhe fazer bem aquele homem me convenceu porque eu era impressionado com com ele com sua piedade com a sua o seu conhecimento da palavra de Deus a sua capacidade de pregação eu entrei no seminário não demorou muitos anos Ele largou a mulher com vários filhos saiu casou com outra abandonou a fé e negou tudo que ele tinha pregado até aquele dia até o dia de hoje está nessa situação e é perfeito eu sei que vocês também alguns de vocês podem lembrar de casos assim e conhecer um caso assim de pessoas que pareciam nem deram toda evidência deram todos os sinais mas no final era comum daqueles 10 espias que não queriam entrar por fim na Terra Prometida Então vem saber o segundo ponto primeiro ponto é que é possível alguém tem experiência religiosa profunda e não ser convertido o meu segundo.
Baseado no texto é que algumas dessas pessoas num determinado momento voltam atrás e anunciando a Cristo eu disse algumas porque é possível isso acontecer EA pessoa continua na igreja Olá aqui é o pior caso os dois casos são ruins mais ou menos ruim é quando a pessoa cai no coração porque primeira queda no coração e aí ela vai embora o ruim é quando ela cai e continua na igreja né e continua na igreja como um falso processo um falso crente um falso crente bom mas vê o terceiro. É com base no texto é que não há possibilidade de um novo arrependimento para essas pessoas que conscientemente e voluntariamente rejeitam a obra do Espírito Santo e renunciam a Jesus Cristo depois de ter tido uma experiência profunda como essa Que Elas tiveram uma vez eu usei uma vez que eles renunciaram uma vez que eles negaram a vez que eles voltaram atrás cai naquilo que a gente chama de apostasia no Novo Testamento e não há possibilidade de um retorno quem diz isso é o autor da carta aqui como eu quero ver com vocês primeiro ele diz ele começa 14 dizendo é impossível Oi e aí ele repete universo 6 e caíram sim é impossível então duas vezes ele diz que é impossível o que é que é impossível é impossível outra vez renovados para arrependimento é impossível outra vez renovados para arrependimento ou seja essas pessoas é rejeitaram tudo isso que eles haviam experimentado e Eles teriam que se arrepender de novo é como que passar por todo o processo outra vez e esse eles passassem em e para passar por essa experiência toda outra vez implicaria tem uma série de implicações são três implicações aqui que o nosso autor coloca e que são ao mesmo tempo as razões pelas quais não se pode renovar essas pessoas para uma outra chance uma outra experiência aqui talvez seja o momento da gente dizer que isso provavelmente isso que o autor de Hebreus está chamando de uma queda inexorável que não tem retorno é mesma coisa que Jesus chama de blasfêmia contra o Espírito Santo e Marcos Capítulo 3 e a mesma coisa que o apóstolo João chama de Pecado para morte em primeira de João Capítulo 5 verso 16 em todos esses casos é dito que esse tipo de Pecado não tem perdão não tem volta uma vez que ele é cometido ali significa que a pessoa já entrou no processo de o desconversam e o destino dela realmente é a condenação mas ele daqui três razões pelas quais é impossível renovar essa pessoa para o arrependimento primeiro tá indo versus cês porque isso implicaria em crucificar Jesus Cristo de novo para eles de jogar se vocês e caíram sim é impossível outra vez renovados para arrependimento visto que de novo estão crucificando para si mesmos o filho de Deus e expondo a zombaria É sim é como se a morte de Cristo foi um evento único aconteceu uma vez uma vez por todas Então vale uma oportunidade uma chance uma chamada e uma iluminação e para que você tivesse centenas e milhares de você de chance de oportunidade de passar por tudo isso Cristo teria que ter morrido muitas vezes esse é o argumento voltou da cartãozinho empresa trazendo para que você se você chegou a fazer isso para você voltar Cristo Henrique morreu uma segunda vez Ah eu queria que você estaria crucificando Cristo uma segunda vez com relação à aos seus aos seus pecados isso significa a segunda razão que ele dá é que você vai expor Cristo outra vez a zombaria desde o final do sos seis para que o aposta tá seja renovado Cristo precisaria ser outra vez crucificado e o que significa spolu outra vez a vergonha a zombaria e nome ele teria que passar outra vez por toda aquela humilhação que ele passou e todo aqueles aqueles insultos vergonha e desprezo do inimigo e que você jogou fora bom e que você despresou e que você simplesmente ignorou quando se aproximou dele e agora simplesmente virou as costas não levando em consideração o sofrimento que ele passou a vergonha que ele sofreu portanto apostasia é um pecado muito sério é é a blasfêmia contra o Espírito Santo é o pecado para morte são as três situações no Novo Testamento em que a dito de uma vez que a pessoa entrou por aí ela não tem retorno não não há Como renovar essa essa pessoa EA terceira e a terceira razão que ele expõe aqui porque não dá para voltar é a consequência é que essa postar zia é a consequência inevitável de quem não reage com fé a palavra de Deus aí no verso 7 8 ele ilustra isso com analogia da tirada da O que é uma ilustração do coração humano baseado na figura da semeadura que era muito comum naquela época que a sócia do antigo Oriente era muito era uma sociedade que era baseada na agricultura e na pecuária Então essas ilustrações são muito comuns ele diz aqui ele é o porquê no verso 7 introduzir na explicação né porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz plantas úteis para que ele quer cultivo recebe benção da parte dele aquele tá falando do Salvo é como uma terra boa e recebe chuva e como resultado ela produz fruto inclusive isso aqui para baseado na parábola do semeador contada por Jesus estão produz fruto é uma benção Mas verso 8 se essa terra que é lavrada sobre a qual cai a chuva que Deus manda ela produz espinhos e ervas Daninha é rejeitada está perto da maldição maldita e a terra por ti em Gênesis Capítulo 3 e o Finn a ser queimada e essa analogia ilustrar bem então são dois tipos de coração das pessoas que estão associadas às igrejas um o coração aberto receptivo que recebe a palavra de Deus que como chuva cai sobre ele que como semente fecunda o solo do seu coração e produz fruto fruto verdadeiro Mudança de Vida arrependimento transformação perseverança esse abençoado esse Estação mas o outro está na mesma situação recebe a mesma palavra que como chuva cai no seu coração que como semente é plantada no seu coração mas a semente não entra a semente não encontra lugar para enraizar e produzir fruto Qual é o resultado de uma terra Sim ela vai ser queimada ela está amaldiçoada e ela vai ser queimada essa analogia que o autor usa baseado na parábola do semeador para explicar a situação porque é que não dá para voltar uma vez que a pessoa teve todos esses privilégios e renunciou a tudo isso voluntariamente abriu mão-de tudo isso negou a Cristo caiu daquele estado de graça não tem como voltar para aquela situação e agora vamos para mais o nosso quarto.