Este episódio nasceu de uma simples pergunta que é a Designer Carla de Bona fez lá no seu Twitter Para você qual o valor do UX? Várias pessoas participaram, pessoas de diferentes formações em diferentes momentos de suas carreiras e eu convidei todos eles para falarmos mais sobre os assuntos que se desenrolaram por lá aqui UXlab. Qual o valor do UX?
Como as empresas percebem o valor do UX? O que nós estamos fazendo para melhorar a percepção das empresas em relação ao valor do UX? É isso que nós vamos ver hoje!
Fala pessoal bem vindos ao UXlab! Nossa, eu nunca vi tantas pessoas aqui, juntas! Bem-vindos Obrigada!
Muito feliz de estar aqui poder trocar essa idéia com vocês. Eu tô nervoso mas eu tô aí! E aí!
É um prazer falar com vocês. Tô ansiosa Oi gente. Vai ser um excelente papo e tomara que a gente consiga tirar vários insights Fala pessoal!
Prazer estar aqui com este time incrível. Vamos lá! Muito legal como esse episódio surgiu, através de um twitter Como eu mostrei para vocês Esse é um assunto que a gente tem diferentes perspectivas, principalmente aqui nesse bate-papo que a gente tem diferentes perfis profissionais.
A gente tem desde estudantes a gente tem pessoas de desenvolvimento, a gente tem alguém aqui que mora fora do Brasil já há algum tempo. Nós temos a Carla e a Alda com outro nível de senioridade, contribuindo com esse assunto e com outras perspectivas então eu acho que esse assunto vai ser muito rico e eu queria já iniciar nesse ponto exatamente: Qual é pra vocês o valor do UX? Bom, já que eu comecei pelo Twitter vou começar eu falando.
Tudo começou na verdade que o pessoal do UX Café que trouxe sob demanda, para eu falar sobre o valor do UX E normalmente, sempre quando eu ouço as pessoas falarem sobre o valor UX é sempre focado no usuário, o que não tá errado mas é sempre um lado de de olhar para as necessidades dos usuários entender, investigar isso, eliminar e criar soluções Mas eu acho que a gente também tem abordagem de que o Designer precisa entender sobre negócios sobre tecnologia e mais do que isso eles entendem como ele desempenha um papel grande isso tudo. Eu acho que o valor do UX a muito nessa de entender as relações para daí sim, conseguir entregar esses resultados para o usuário final Eu acredito que o valor do UX é com uma ferramenta que auxilia uma empresa numa tomada de decisão. Que consegue visualizar como uma pessoa que vai usar aquele produto vai ser impactada, mas não só em como a pessoa vai ser impactada mas como esse impacto no usuário vai gerar algum benefício interno para a empresa eu acredito que o meu papel, inclusive, como UX Designer é de saber balancear o ganho do usuário com o ganho da empresa Até porque seu eu priorizo.
. . Se essa conta tiver desbalanceada, se eu priorizo só um lado ou só o outro, alguém vai sair perdendo então é eu vejo é que uma ferramenta, e essas filosofias de UX, como ferramentas tomada de decisão.
Concordo muito com que vocês falaram anteriormente Eu acho que o papel do UX é bem esse de conseguir pegar as questões de negócios juntar com a nossa capacidade de olhar sempre para o usuário botar o usuário primeiro lugar às vezes os negócios tendem a esquecer um pouco o impacto que isso vai ter no usuário, então a gente ter esse papel de estar sempre jogando pelos usuários é muito importante. Além de conseguir conversar também com o pessoal de desenvolvimento juntar as três partes na entregar o produto de valor. Eu acho que, para mim, o valor de UX, tipo .
. . Depois que está chegando o final concordo com tudo que vocês falaram, eu acho que é bem isso mesmo E eu acrescentaria a parte com que a gente consiga ter oportunidades que realmente façam sentido, porque quando a gente está dentro de um projeto, dentro de um produto, ou trabalhando numa equipe, muitas vezes a gente está sempre apagando incêndio, né?
E o valor, que eu acho que é muito interessante, é trazer esse respiro, para que a gente consiga olhar para o futuro para o amadurecimento desse produto, e conseguir fazer isso com UX é excelente. Bom do meu lado, complementarmente vocês falaram Eu acho que o valor em geral é um produto de, o que o cliente quer, o trabalho que dá pra fazer no lado técnico e acho que o que o negócio precisa, né? E eu tô fazendo a ponta aqui do lado do desenvolvedor, acho que também Valor é saber balancear o custo que as soluções que a gente vai ter, como é que esse custo vai afetar na hora de entregar isso.
Às vezes a gente vai ter uma solução milagrosa e muito boa com o usuário final mas ela dá muito trabalho a fazer, e a priorização cai, né? Então valor é essa interligação de cliente, do que ele precisa, de negócios e o que a gente vai entregar e construir no fim. Achei muito legal que todos nós compartilhamos de uma visão, apesar de diferentes perfis e atuações, a gente tem uma compreensão sobre o UX como algo que conecta negócios com pessoas e e tenta fazer essa equalização Ou seja, beneficiar negócios mas também beneficiar pessoas Qual é o maior entrave que vocês vêm pra atribuir esse valor é o UX que vocês vêem onde vocês trabalham?