[Música] Olá todos e todos meu nome é João Gabriel professor deologia e hoje NS vamos falar um pouquinho a respeito de Max Weber A Ética Protestante mas olha só Antes de eu começar minha vídeoaula não se esqueça se inscreva aqui no nosso canal deixa o sino ativado para receber as nossas notificações E se tiver alguma dúvida pode mandar um recado para mim beleza bom pessoal é o seguinte o tema da aula de hoje é um tema muito importante na sociologia e é um tema que simplesmente é sobre a obra mais importante pelo menos mais conhecida
do Weber né O Weber publicou o livro A Ética Protestante o Espírito do Capitalismo no ano de 1904 e uma segunda edição um pouco mais completa em 1907 essa obra ela inaugura um campo da sociologia que foi conhecido no não é no pensamento weberiano como pensamento compreensiva ou uma espécie sociologia um pouco mais subjetiva que trabalhasse na verdade não com fenômenos factuais mas com operações mentais sentido aquilo que nós já trabalhamos aqui numa outra vídeoaula sobre Weber É interessante como que nesse livro O Weber faz uma espécie de reflexão uma leitura histórica a respeito do
surgimento do protestantismo E como que esse surgimento do protestantismo gerou uma nova ética uma nova disciplina uma nova organização sobre o que é o trabalho sobre o que é economia sobre o que é lucro Por exemplo quando Weber trabalha A Ética Protestante e olha o título né A Ética Protestante o Espírito do Capitalismo o que ele quis construir é que com o surgimento a partir do século XV do capitalismo e ao mesmo tempo do protestantismo nós temos a configuração de um novo sistema econômico político até mesmo religioso ele não desvinculou essas três esferas pela primeira
vez o Weber não fez uma análise que fosse pautada onde a economia necessariamente ah determina por exemplo as relações religiosas pelo contrário ele fez uma relação mútua de elementos que ligasse essa ética a esse espírito de Capitalismo belezinha vamos ver os primeiros pontos fundamentais desse livro bom pessoal a primeira questão Eu gostaria que você expressasse bastante atenção sobre isso aqui a reforma protestante foi um grande movimento né organizado internamente na igreja católica que começava desde o século X XV lentamente em algumas críticas de alguns intelectuais porém é com Martim Lutero um monge alemão que vai
ser justamente em 1517 o grande Ápice desse processo de reforma quando o Lutero publica em 1517 As 95 teses na igreja witenberg ali fica claro algumas questões óbvias né que a Igreja Católica sofria naquele momento né uma grande eu diria assim comércio de indulgências um grande processo de libertação baseado em aquisição de de materiais sacros da própria igreja fizeram com que o próprio movimento reformista ganhasse força na Alemanha um dos maiores seguidores de Lutero esse francês chamado Jean Calvin ou João Calvino assim traduzido no Brasil produziu uma das reflexões um pouco mais eu diria radicais
no protestantismo sendo considerado o pai fundador de uma doutrina chamada calvinista ou até puritan ista como vai ser isso feito presta muita atenção quando Calvino morre em 1609 no ano seguinte um dos maiores seguidores dele sobre o sínodo de dort produz na verdade uma das maiores reflexões que era Na verdade uma espécie de eu diria radicalismo protestante em torno da defesa de cinco pontos fundamentais esse documento esse texto que vocês podem até encontrar na internet ou aqui na nossa descrição se chama tulipe onde teria cinco teses fundamentais cinco bases do pensamento protestante de ordem calvinista
que seriam esses a ideia de depravação Total a ideia de que nós seres humanos partiriam de de uma noção pecaminosa por natureza então não somos Santos somos pecadores por natureza segunda tese a eleição condicional baseado na ideia de escolha Divina essa segundo ponto está muito relacionado ao terceiro que é a ideia de que a salvação é dada por Deus Ou seja a predestinação é condicionada não diante das nossas ações mas diante de um processo de predestinação em outros termos né Nós seríamos condicionados a ser salvos ou condenados antes da própria vida e é diante disso
que nós teríamos então a quarta e a quinta tese a vocação eficaz uma ideia de que essa predestinação é mediante ou a salvação ou a condenação em outras palavras viríamos ao Mundo predestinados ao amor ético ao trabalho à disciplina e algumas características que eu vou mostrar e do outro lado a preguiça a procrastinação processos são fundamentais não paraa nossa salvação mas pelo contrário paraa nossa condenação e por último a perseverança dos Santos que é a tese de que somente Deus e só Deus a única né força espiritual superior teria a condição dessa explicação olha isso
o que que desse processo dentro do da tulipe teria como características que o verm analisava O Weber trouxe a tese de que A Ética Protestante sobre essa nova Ótica aqui entende-se o processo de predestinação como ideia de salvação humana em outras palavras você antes de ter nascido simplesmente já tem para Deus uma eleição condicional de que você é salvo ou condenado diante disso vestígios veja apenas vestígios da sua salvação ou condenação apareceria na vida é óbvio é óbvio que a tulipe jamais colocaria que o ser humano tivesse certeza sobre a predestinação porque imagina comigo imagina
se você sabe que é predestinado que vai para o céu por exemplo Tá salvo nenhuma relação de fé nenhuma conduta ética boa moralmente Cristão deveria ser feito isso é óbvio né já que você tá salvo Então nada precisa ser feito condenado pior ainda né se você já vai pro inferno você eu tenho certeza faria o inferno na terra a grande tese eu acho que fica Óbvio aqui pra gente é que a predestinação ela lança sobre uma espécie de dúvida uma dúvida desses vestígios e como é que apareceria esses vestígios primeira tese fundamental na vida humana
a disciplina ou que Weber chamaria de ascetismo uma espécie de Conduta extremamente rígida né sobre as relações eh cotidianas amorosas eh afetivas de um ponto geral seria fundamental então por exemplo preguiça procrastinação não são características de vestígio de salvação segunda questão a parcimônia parcimônia entendida como uma espéci de precaução racional aquele que ganha x não deve gastar o valor completo do seu salário a precaução pressupõe nada mais nada menos do que umas uma das questões mais fundamentais do capitalismo que é a noção de acumulação ou ou seja uma espécie de Conduta de poupança para que
algum problema né nada eu acredito que Nada Muito esperado seja realizado terceira a descrição descrição seria o grau de discernimento o bom cristão ou Cristão calvinista sabe muito bem o caminho do bem e o caminho do mal essa esse discernimento essa descrição seria a nossa capacidade de julgar racionalmente a boa conduta da má conduta beleza quarto elemento a poupança né que nós acabamos de falar como uma das características do capitalismo muito interligadas ao processo de parcimônia porque a poupança aqui já é mais condenável lembre-se você que Lutero lá em 1517 95 teses já havia proposto
uma crítica a noção de condenação da usura que a Igreja Católica tanto fazia então aqui já nós estamos no século X7 com essas teses né calvinistas mais elevadas principalmente na Inglaterra onde a burguesia ela é um pouco mais desenvolvid vida e na Alemanha mesmo que não tão desenvolvida mas muito consolidada nós temos uma defesa da acumulação de riqueza não é mais pecado trocar o trabalho Olha só trocar o trabalho por riqueza ou por alguma outra coisa como poder já não é mais visto como algo pecaminoso É interessante como essa nova leitura cria também uma nova
ética do trabalhar trabalho que vinha daquela característica grega de condenação de Sofrimento que lá no Aristóteles lembra que ele justificava a escrevida e necessária paraa aquisição de uma liberdade pro ócio aqui já não é mais a mesma que trabalhar significa tempo e dinheiro trabalhar significa que libertação trabalho significa nada mais nada menos do que no Weber na leitura que ele faz do Calvinismo uma espécie de Nova ética ou seja trabalhar liberta o homem essa tese weberiana né que ele encontra aqui dentro do protestantismo calvinista tem a última ideia a a vocação esse conceito é fundamental
Weber chama de vocação toda uma característica dada divinamente de Deus ao homem para o amor ao trabalho ou seja nota-se como que o capitalismo construiu a ideia de que o ósseo produtivo o tempo livre a atividade diletante né o direito à preguiça como uma das coisas execráveis até o termo vagabundo né da ideia de vagar por exemplo ganha um novo significado vagar não é simplesmente andar mas vagar é simples Simpe não fazer nada e viver em Dependência de outros a noção de Uma Vida Ativa de uma vida economicamente boa simplesmente aquele que ama o que
faz lembre-se de uma coisa Há muitas vídeoaulas por aí que afirmam que Weber teria lido no Calvino que o o rico se libertará mentira o próprio Weber na obra Deixa isso muito Claro não é o rico mas aquele que é disciplinado um rico pode ser muito bem preguiçoso porque veja Imagina você aí herdeiro de uma grande fortuna nunca mais precisar trabalhar para continuar vivo então a questão não é essa não é ter tempo livre necessariamente é trabalhar é ter a ótica de que ganhando pouco ganhando muito Trabalhar é bom veja que nós temos uma nova
reflexão e o que o Weber chegou à conclusão é de que isso aqui ó marcou fundamentalmente o desenvolvimento do capitalismo nos países baixos e os países mais desenvolvidos da Europa se a gente pegar hoje ainda hoje no século XXI em questões estatísticas tanto a Inglaterra contra quanto a Suíça quanto a França a França em menor grau mas por exemplo a Dinamarca e os países escandinavos de modo geral tem uma maioria de Protestantes e não de católicos isso é consideravelmente interessante também como que o a a burguesia se desenvolve também nos Estados Unidos onde essa Ética
Protestante se também se consolida certinho então vamos amarrar a aula rapidão seguinte quando Weber publica a obra a intenção dele era relacionar a economia com essa nova ética essa nova cultura de Capitalismo desenvolvida aqui no século XV e x com o protestantismo de ordem calvinista ou puritano na Inglaterra esses processos se interligam de tal forma que A Ética Protestante ganha consolidação com esse espírito capitalista trabalhar não é mais condenação pelo contrário trabalhar é libertação belezinha bom pessoal por hoje é só mas eu gostaria de lembrar você que teve alguma dúvida manda um recadinho aqui para
mim e lembre-se sempre nós temos aqui na nossa descrição alguns links para você acessar nos acompanhe também nas nossas redes sociais Facebook Instagram Twitter tá certinho um grande abraço até a nossa próxima videoaula