E aí o Olá pessoal aqui a Gabriela do blog lá vemos e esse vídeo apresenta mais um post da série teoria social e pelas agora o posto intitulado a teoria social EA fenomenologia de Alfred Schutz fenomenologia um trava-língua sobretudo quando você pronuncia a palavra muito rapidamente eu já vou pedir desculpa a gente mão caso tropece na esse termo lindo da filosofia das ciências sociais e de fato uma articulação entre filosofia e Ciências Sociais foi o que o Alfred Schutz fez um filósofo e sociólogo Vienense que viveu as últimas décadas a sua vida nos Estados Unidos
e ficou conhecido sobretudo na teoria sociológica século 20 como aquele que fez uma aplicação sistemática do programa filosófico da fenomenologia de husserl as Ciências Sociais sobretudo naquela a tradição que desde Max Weber é conhecida como Sociologia Compreensiva é óbvio que é simplificadora apresentar o pensamento do outro é uma síntese entre Russell que não aberto versão edmund husserl e Vera mas é também um bom ponto de partida se a gente quiser entender a contribuição que esse autor para a teoria social do século 20 O interessante é que embora o show desse tenha falecido em 959 A
fenomenologia social fez o seu maior impacto depois da morte do show do conjunto de outras perspectivas que vieram a ser conhecidas como microssociologias interpretativas que evidenciaram uma série de problemas com a teoria estrutural-funcionalista da ação formulada pelo Passos o tema de uma dessas nossas pílulas então A fenomenologia social de estudos veio a ser situadas junto com outras microssociologias interpretativas como a etnometodologia do garfinkel o interacionismo simbólico do remédio volume e a sociologia dramatúrgica da interação do irving Copi E essas perspectivas compartilham basicamente três postulados centrais e chutes foi uma figura fundamental para que a gente
postulados viessem a ser amplamente Aceito o primeiro deles é ideias que a ordem social não há um dado estático a ordem social é um resultado continuo das condutas de atores habilidosos que significa que lo se dá com a ordem social é constituída reconstituída em cenários locais de ação interação é pelos da são passa pelo mapeamento das habilidades cognitivas e práticas que já gente investem nas suas ações cotidianas essas ações cotidianas que fazem existir o mundo social a por último na medida em que desde Schutz foi enfatizado que os estoques reconhecimento que os agentes utilizam para
agir no mundo social sendo instrumentos práticos não tomam todas a forma de um conhecimento representacional de frases explicitamente a e os Agentes muito dos conhecimentos e das habilidades que propiciam a conduta social cotidiana são tácitas e implícitas por exemplo as regras gramaticais que a gente utiliza espontaneamente quando conversa com outras pessoas ou os rituais de polidez que a gente realiza no cotidiano sem pensar explicitamente naquilo que tá fazendo a como mostrou o próximo por exemplo todos nós quando entramos no elevador tendemos a olhar para o estranho ali presente por um tempo suficiente para sinalizar ele
que nós percebemos mas não por um tempo demasiado para que ele não se sinta confortável a gente pensa explicitamente nesses termos Não mas esse é o tipo de habilidade prática que a gente mobiliza implicitamente o nosso cotidiano então uma boa dose das microssociologias interpretativas envolvem uma explicitação de orientações e procedimentos implícitas à vida social cotidiana e não é o elogia venha se juntar a esse esforço antes de chegar na fenomenologia eu falo da relação de shows com o nosso velho herói mais cedo assim como vamos ver juntos vai enfatizar o caráter compreensivo hermenêutico impregnado de
significado do mundo social e vai enfatizar certas diferenças metodológicas fundamentais entre as Ciências da Natureza e assim sociais devido a esse caráter emprego nada o significado da realidade sobre a qual cientistas sociais se debruçam a O que é interessante é que não tá dizendo por exemplo que a ciência da natureza não possuem representações simbólicas e não atribuem significados ao mundo um cientista Por exemplo quando explique o movimento de translação de Júpiter ou Saturno em torno do sol obviamente está trabalhando com representações simbólicas desses o planetas ele atribui 77 significado da Universo por exemplo significado do
conceito científico de movimento de translação no entanto Diferentemente do que acontece na sim sociais o cientista não vai isso porque Júpiter o sol e Saturno possuem consciência e Vida interior possuem motores objetivos da própria conduta ele é capaz de explicar esse movimento dos corpos celestes sem fazer qualquer referência a uma consciência interior das entidades cujo comportamento ele quer explicar obviamente a ciência pressupõe na verdade que essas entidades são e na animadas e portanto não atribui significado aquilo que fazem a diferença específica das redes sociais deriva do fato de que as próprias entidades que elas estudam
ou seja os atores humanos atribuem significados a eles próprios a sua conduta e as condutas das outras pessoas com quem interagem não social então enquanto eu posso explicar e o movimento planetário em torno do sol eu certamente não posso explicar por que duas pessoas se abraçam sem compreender o significado que essas pessoas conferem aquele ato de te abraçar nesse sentido as Ciências Sociais são interpretativas Por que interpreta uma realidade que já ela própria carregada de interpretações você vai partir desse Insight oriunda da Sociologia Compreensiva de Weber e vai tentar buscar na fenomenologia certas Fundações filosóficas
sólidas para abordagem weberiana por exemplo para noção de ação social ou para a ideia de que a ação social é Como disse o beber orientada para outros agentes no curso da sua ocorrência onde atrás fenomenologia fenomenologia então foi esse programa filosófico elaborado pelo ele não Russell etimologicamente a palavra significa estudo dos fenômenos e o menor aqui na concepção husserliana não é qualquer evento que transcorreu no motor lá fora Fenômeno na verdade é aquilo que é experienciado por uma consciência tudo aquilo que é dado a consciência assim como o seu professor brincando o seu vai ter
que em consciência intencional no sentido técnico de que toda consciência é consciência de algo existem diferentes modalidades de consciência intencional pode ser a percepção Eu percebo uma mesa diante de mim pode ser lembrança eu lembro do rosto das minhas duas avós que faleceram pode ser a fantasia Imagino um dragão Rosa voando pelos céus e uma realidade imaginária mas sempre a verdade que toda consciência é consciência intencional e o seu Vai juntar esse postulado da intencionalidade da consciência uma tese oriunda de figuras centrais da filosofia moderna como de cardiff canto a linfa sobre o caráter aqui
além da subjetividade na Constituição dos fenômenos que aparecem a ela Esse é um dos motivos pelos quais vai ser tão influenciado pela fenomenologia e vai tentar trazer fenomenologia para Ciências Sociais A fenomenologia mostra paradoxalmente que aquilo que a gente experimenta cotidianamente como um dado da realidade como mera impressão de Sheamus a realidade lá fora sobre a nossa mente a tudo isso que a gente observa como uma experiência da da é na verdade constituída pela nossa consciência a partir de uma série de procedimentos ifr a consciência Então se olhar por uma janela por exemplo perceber uma
cena onde a cachorros gatos algumas pessoas atravessando a rua carros prédios e nuvens a a minha experiência dessa cena simplesmente uma paisagem lá fora que se apresenta a mim mas o que A fenomenologia vai mostrar aqui na verdade a minha a organizar ativamente essa cena que ela percebe por exemplo ela confere sentido e inteligibilidade as coisas que ela percebe enquadrando-a entidades particulares em classes Gerais ou tipos por exemplo cachorro gato pessoa prédio nuvem carro e assim por diante altamente essas categorias já pressupõe uma série de concepções ontológicas a respeito do mundo por exemplo a distinção
entre entidades inanimadas são as nuvens e os prédios e entidades dotadas de consciência e Vida interior como gatos cachorros e pessoas e assim por diante na poderia falar que assim como não percebo primeiros seres particulares primeiro perceba a cena inteira como um todo organizado o inteligível no qual eu setor os particulares esse todo organizado é que uma tradição da Psicologia vai chamar de Gestalt E por aí vai o Russell não tava preocupado somente inscrever experiências particulares no sentido muito básico A fenomenologia então é descrição da experiência vivida então você não analogia da raiva a uma
descrição minuciosa da experiência da raiva uma fenomenologia do apaixonar-se é uma descrição minuciosa de como é apaixonar-se do pugilista Corpore com dívida visceral do conjunto imaginativo e assim por diante nosso friend aqui pegando as formas semana de voar e Sartre fossem fenomenólogos e romancistas porque muitas vezes na literatura que a gente encontra essa capacidade de escrever certas experiências que a gente conhece intuitivamente tem dificuldade de colocar um palavras mas de todo modo no caso do Russell o projeto da fenologia era um projeto de caracterização das estruturas abstratas da experiência consciência então não esqueçam da percepção
de um objeto particular a energia da percepção vai pensar as condições de possibilidade de todo e qualquer percepção e o mesmo vale para fenologia por exemplo de ser corpo de ter corpo da corporalidade traz tecnologia da intersubjetividade O que significa interagir com outras pessoas estão seres dotados de consciência A fenomenologia da experiência do tempo a cronologia da especialidade e assim por diante Schutz vai pegar esses instrumentos analíticos da fenologia e vai tentar trazê-lo para Ciências Sociais e nesse sentido o cerne da fenomenologia social de chutes é descrição das estruturas mentais por meio das quais os
indivíduos estão significado ao mundo social fenomenologia parte do que seria a perspectiva do membro ordinário da sociedade para pensar Quais são os atos mentais sem os quais a sociedade não existiria aí entra contribuição centrale cima do chute a idade pellucida a luta social não é apenas e vai chegar à obediência a normas é investigar os estoques de conhecimento por meio dos quais os atores não sentido inteligibilidade a situações em que se encontram e as pessoas com quem trabalho e ao darem certo significados partilhados ao mundo podem coordenar as suas ações e interações na prática elaborou
esse detalhe no texto para quem tiver interessado mas a tese Central é essa de que uma ordem social de práticas Depende de uma ordem simbólica ou cognitiva e significados intersubjetivamente compartilhados as consequências disso São enormes A então por exemplo quando eu escrevo uma situação como uma festa ou descreva uma situação com uma aula essas descrições não são meros rótulos exteriores que a gente atribui ao na verdade é porque os agentes definem uma situação como uma festa e eles organizam suas condutas interações de uma forma por exemplo se permitindo serem mais alegres e espontâneos é porque
os agentes definiam a situação como uma missa com o funeral que eles são muito mais contidos nas suas manifestações a emocionais ou no seu comportamento e afinal de contas então que torna a ordem social possível são essas as tipificações partilhadas O que torna possível esse aparente milagre que você entra no ônibus em que você jamais entrou com pessoas que você jamais viu mas tanto você quanto o cobrador sabe exatamente como se conduzirem de maneira inteligível organizada previsível o em relação ao outro isso acontece porque vocês compartilham certas estoque de conhecimento em particular esses esquemas de
tipificação pelo qual você trata a situação social uso de transporte público e pelo qual você trata os outros com quem você interage você não conhece o cobrador o perigo Mas você interage como ele com ele como um tipo assim como ele o faz com você isso é esse significados intersubjetivamente compartilhados que tornam a ordem social possível para quem tiver mais interesse no texto termina como a seção dedicada a ideia de realidades múltiplas que já é algo que o seu desenvolve a partir do diálogo com pragmatismo a estadunidense do William tens fica então de brinde para
quem quiser ler o texto e como sempre eu espero que essa aula tenha sido útil a gente vai continuar nessa série de teorias social e pelos com uma aula sobre a etnometodologia do gráfico é isso até a próxima