Olá você que me segue no Rodrigo Silva arqueologia nós estamos aqui de volta para mais um bate-papo semanal para falarmos sobre Bíblia teologia religião e assuntos relacionados a essas temáticas e hoje eu quero tratar com vocês brevemente de uma passagem ou algumas passagens do evangelho que tem me impressionado muito mas antes de entrar no assunto eu convido você que não é inscrito no canal a se inscrever se gostar do conteúdo deixe o seu like partilhe com outras pessoas e seja meu aluno também no curso a bíblia comentada com Rodrigo Silva que na verdade agora não
é apenas um curso mas uma plataforma com muito conteúdo bíblico histórico e profissional também para você porque nós chamamos pessoas especializadas em diferentes áreas para falar por exemplo sobre Finanças e educação de filhos tem muita coisa a plataforma bíblia comentada está só aumentando o que está faltando é apenas a sua presença e se você já é meu aluno ali se você já faz parte da plataforma deixa aqui o seu depoimento se você está gostando do conteúdo se está edificando a sua vida muito bem Eu gostaria de falar um pouco hoje sobre uma inusitada parábola de
Jesus eu digo inusitada porque diferente das outras parábolas que Jesus geralmente conta uma história e faz uma aplicação esta aqui ele dramatiza esta dramatização ela está no evangelho de Mateus e no evangelho de Marcos em Lucas ela parece de maneira ligeiramente diferente então vou ficar apenas com as versões de Mateus e de Marcos diz assim Marcos Capítulo 11 Versículos 12 em diante na minha tradução traz assim no dia seguinte quando saíram de Betânia Jesus teve fome e vendo de longe uma figueira com folhas foi ver se nela acharia alguma coisa aproximando-se dela nada Achou a
não ser folhas porque não era o tempo de figos então Jesus disse à Figueira nunca mais alguém coma dos seus frutos e os discípulos de Jesus Ouviram isso depois desse Episódio que eles os discípulos devem ter se perguntado o que que ele quis dizer com isso porque essa atitude eh berand Russell chegou até a usar essa essa parábola para criticar Jesus como sendo alguém que estava tendo um ato de destempero de falta de controle emocional na nada disso eu vou explicar para vocês daqui a pouquinho o contexto desse comportamento estranho de Jesus e porque Jesus
o fez o fato é que depois de Jesus ter amaldiçoado a figueira os discípulos juntamente com ele seguiram para Jerusalém Jesus entrou no templo ali Jesus Purifica o Templo expulsando dele os vendilhões os cambistas e falando com Autoridade Divina a minha casa é uma casa de oração eh E vocês estão transformando-a num covio de ladrões de salteadores conforme a tradução aqui e depois daquele Episódio tenso os discípulos passaram na manhã seguinte aí continua o texto no verso 20 e passando eles pela manhã viram que a figueira estava seca desde a raiz então Pedro lembrando-se falou
mestre Eis que a figueira que o senhor amaldiçoou ficou seca ao que Jesus lhe disse tenham fé em Deus porque em verdade lhes digo se alguém disser a este monte levante-se e jogue-se ao mar e não duvidar no seu coração mas crer que se fará o que ele diz assim será com ele porque digo a vocês que tudo o que pedirem em oração creiam que já o receberam e assim será com vocês e quando estiverem orando Se tiverem alguma coisa contra alguém perdoem para que o pai de vocês que está nos céus perdoe as ofensas
de vocês por que Jesus teve essa atitude Por que que a figueira secou primeiro lugar deixa mostrar para vocês uma outra parábola da Figueira que Jesus contou também no evangelho de Mateus eh Mateus e Marcos fala eu vou ler na versão de Marcos Marcos Capítulo 13 Versículo 28 diz assim aprendam pois a parábola da Figueira quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam você sabem que o verão está próximo assim também vocês quando virem acontecer estas coisas saibam que está próximo às portas em verdade lhes digo que não passará essa geração sem
que tudo isso aconteça passará o céu e a terra porém as minhas palavras não passarão de do que Jesus estava falando aqui os comentaristas entendem que Jesus estava já aqui exercendo um um juízo contra a cidade de Jerusalém ele já estava aqui de certa forma e anunciando para os discípulos a futura destruição da cidade de Jerusalém tanto é que no evangelho de Mateus essa parábola está no Capítulo 24 onde Jesus fala exatamente sobre o sermão escatológico no Monte das Oliveiras onde ele fala de Jerusalém cercada por exércitos romanos e o templo destruído e ele ele
sofre com aquela profecia não é algo fácil e ele fala vocês quando vem a a o a figueira mudando seus ramos e dando folhas Você sabem que o verão está chegando Então quando vocês virem também os sinais dos tempos saibam que o juízo está chegando por que que Jesus usou uma figueira como figura de linguagem quando a gente vai em diversas passagens do Antigo Testamento a figueira sempre era símbolo do povo de Israel eu vou ler apenas uma passagem para vocês eu vou ler Osias Capítulo 9 Versículo 10 Oseias Capítulo 9 Versículo 10 diz assim
encontrei Israel como uvas no deserto vi o país de vocês como as Primícias da Figueira Nova ou seja os primeiros frutos que a Figueira Nova dá aqui no museu de arqueologia nós temos algumas Figueiras e elas já deram fruto e é bonitinho que o fruto dá pequenininho assim então a figueira já era também um símbolo do povo de Israel e não somente isso tem uma a tradição eh rabínica curiosa que acredita que a figueira seria a árvore do fruto proibido no Jardim do Éden e você pode me perguntar e de onde que eles tiraram isso
Rodrigo que a figueira seria a árvore do do fruto proibido a árvore do conhecimento do bem e do mal é que quando você vai a Gênesis eu não estou necessariamente subscrevendo essa essa teoria só estou dizendo para vocês que ela existe quando você vai para Gênesis Capítulo 3 que fala da queda de Adão e Eva quando eles caíram em pecado e tudo mais aí diz assim Gênesis Capítulo 3 ah Versículo Versículo 7 eh vou ler o seis também vendo a mulher que a árvore era boa para se comer agradável aos olhos e árvore desejável para
dar entendimento tomou do seu fruto e comeu e deu também ao marido e ele comeu Então os olhos de ambos se abriram e percebendo que estavam NS costuraram folhas de Figueira e fizeram cintas para si Então essa tradição Judaica acredita que o fato do de Adão e Eva terem feito cintas para si de folhas de Figueira e este verso está imediatamente depois deles terem comido o fruto proibido então entende-se que a figueira seria a árvore do conhecimento do bem e do Mal eles viram aquele figo ali saboroso eh Eva comeu depois deu ao seu marido
e quando abriram os olhos ali ainda diante da árvore desesperados eles pegaram folhas daquela árvore proibida e fizeram uma cinta para si ou seja Eles tentaram remediar o seu problema com o fruto do seu próprio pecado bom será que isso é verdade ou não eu acho curiosa essa interpretação Judaica e alguns comentaristas cristãos eh com base nisso chegam a dizer que quando Jesus amaldiçoa a figueira eh como se ele estivesse simbolicamente extirpando do mundo ou antevendo anunciando a sua atuação de extirpar do mundo aquele pecado que entrou para uma árvore do conhecimento do bem e
do mal é como se ele amaldiçoasse aquela árvore da qual Eva comeu e veio então todo o sofrimento humano seria essa a analogia mas outros comentaristas como eu falei pensam que não que a figueira aqui representa Israel seja como for Esse ato e suig de Jesus ele fazia parte das práticas pedagógicas do período greco-romano eu vou explicar isso para você desde a época dos gregos você tem isso muito por exemplo entre os cínicos Gees fazia isto Sócrates fazia isto os sofistas também faziam uma das formas que um professor tinha de ensinar algo aos alunos era
representando o conceito através de um ato teatral no antigo testamento Nós também encontramos os profetas usando o mesmo recurso dramatúrgico para ilustrar uma mensagem deles por exemplo quando Oséias se ajuntou uma mulher adúltera prostituta para casar-se com ela e por que que ele fez aquilo aquilo foi um ato profético um ato teatral mas não entend esse teatral no sentido de teatro moderno da palavra eu disse teatral no sentido que é um ato dramatizado Tá certo e esse ato chamava atenção para a mensagem que o profeta queria dar então voltando ao caso de Oséias ele estava
com gomer ele pega gomer que todo mundo sabia que era uma mulher e de caráter duvidoso uma mulher imoral e ele pega aquela mulher dá para ela o título de esposa dá o braço para ela e começa a andar na praça quando ele começa a andar na Praça as pessoas viram e perguntam o que que você está fazendo essa mulher é impura ela não merece ser tratada como esposa aí Oséas Fala Ah vocês estão surpresos porque eu estou tratando assim Embora ela seja uma adúltera Pois é da mesma forma que eu a estou tratando que
o nosso Deus está tratando eh Judá e Israel que também são adúlteros Aos olhos do Senhor porque quebraram aliança com o Senhor então se vocês estão indignados com o modo de eu tratá-la saibam que é com essa paciência que Deus está tratando vocês então esse ato profético eh bem como as dramaturgias que os filósofos gregos faziam tinha um objetivo de acentuar a temática de uma mensagem e o ato poderia por sua eh por seu caráter inusitado ele podia provocar no auditório duas reações letra A ou ele seria estranho demais a ponto deles perguntarem o que
que ele quer dizer com aquilo ou se indignar como no caso do exemplo que eu dei de Oséias que as pessoas perguntaram por que que você está fazendo isso ou letra B ele seria tão óbvio que nem precisaria explicação imagine por exemplo que eu tenho um grande amigo e ele trai a minha amizade então em público todo mundo sabendo que ele me traiu eu simplesmente pego uma camisa que ele me deu de presente visto a camisa e rasgo a camisa na frente de todo mundo não precisa fala nada olha aqui olha a nossa amizade se
foi se eu rasgar aqui a a manga na cultura do Oriente Médio especialmente a cultura Judaica até hoje eles têm muitos atos eh teatrais que ilustram verdades religiosas liturgias ã por exemplo a Páscoa para o judeu é um ato teatral em família porque o pai senta todos os filhos à mesa e ele não se limita a contar a história do Êxodo as crianças T que comer as ervas amargas e eles têm que comer o pão sem fermento ou seja eles têm que ter a mesma sensação a mesma experiência sensorial daqueles que saíram do Egito então
por isso que eu falei não basta o pai contar a história eles têm que viver a história dramatizar la uma sei de Páscoa dura às vezes de duas a 3 horas às vezes até 4 horas em família eh outro exemplo que eu poderia dar para vocês é o luto quando morre alguém na família de um judeu Delu é a primeira coisa que ele tem que fazer é rasgar um pedaço da roupa que ele está ou ele rasga o bolso ou ele e corta aqui ou rasga um pedaço aqui ele pode ser a camisa que ele
tiver ele rasga ele rasga e fica com aquela roupa de luto vários dias aí ele senta no chão Vocês já viram também algumas situações às vezes de mulheres especialmente da da cultura árabe quando elas estão assim angustiadas elas pegam Terra jogam na cabeça pega o cabelo começa a puxar o cabelo então eles são muito dramatúrgicos culturalmente falando e como eu disse isso era usado no passado para simbolizar alguma coisa você deve estar querendo agora um exemplo dos gregos né já que eu falei de Diógenes o filósofo cínico há um episódio por exemplo que Diogenes resolveu
Morar Numa Barrica num num barril junto com com cachorros e quando as pessoas perguntavam por que você está morando com os cachorros ele fala porque eu quero ter humildade suficiente para morar com eles então ele queria passar uma mensagem assim funcionava a o o ato do profeta ou a dramaturgia do filósofo e Jesus também várias vezes teve atos do profeta quando por exemplo aquela mulher foi levado em flagrante Adultério até Jesus e ele antes de responder aos acusadores da mulher começou a escrever com os dedos com o dedo no chão o que alguns comentaristas presumem
que ele estaria escrevendo os mandamentos que mostravam pecados daqueles homens por isso que ele estava escrevendo outra feita ele estava no Barquinho com os discípulos ele colocou um travesseirinho e começou a dormir enquanto a tempestade eh se iniciava era uma forma de demonstrar para eles algo e aqui ao amaldiçoar a figueira o que me chama atenção é o seguinte Jesus não amaldiçoou a figueira porque ela não deu fruto ele amaldiçoou a figueira porque ela aparentou ter fruto veja não era época do Figo mas ela estava carregada de folhas ela parecia que tinha figueira não é
que Jesus foi enganado não não se trata disso ou que ele cometeu um equívoco ou ele ficou revoltado e por isso ele não Jesus aproveitou o momento para usá-lo como ferramenta didática de uma mensagem que ele queria dar todo mundo pensou que a figueira talvez tinha folhas e Jesus foi até ela e os discípulos devem ter visto mas senhor não tá com com fruto mesmo assim eu vou procurar eu vou fazer a minha parte e por ela aparentar ter fruto e não dá fruto é que ela foi amaldiçoada Porque se ela não aparentasse dar fruto
Jesus nem iria verificá-la com esse ato Jesus estava representando para os discípulos explicando o ato de Deus de vir buscar fruto em nós ainda que nós não estejamos bem com ele ou seja ninguém vai se perder porque houve algo que Deus deveria ter ter feito e não fez essa é a lição todo mundo que vai se salvar ou que vai se perder vão para ambos os caminhos com a consciência que Deus fez tudo o que poderia ser feito para minha salvação se eu não fui Salvo Não foi porque Deus deixou de fazer alguma coisa se
não se eu não mostrava fruto não é porque Jesus deixou de vir em encontrar fruto em mim ele veio e essa ideia de aparentar dar fruto e não dar fruto me lembra uma classe de crentes eh muito audaciosa que tem um comportamento até arrogante diante da volta de Jesus eu vou explicar para você olha aqui quando a gente vai no evangelho de Mateus Por exemplo Capítulo 24 que descreve a a volta de Jesus Mateus Capítulo 24 eu vou ler esse texto aqui para vocês Mateus Capítulo 24 Versículo Mateus Capítulo 24 Versículo eh 30 então aparecerá
no céu o sinal do filho do homem todos os povos da terra se lamentarão e verão O filho do homem vindo sobre as nuvens com poder e grande glória todos os povos da terra se lamentarão quando a gente vai para Apocalipse que também fala da volta de Jesus aqui no Capítulo 6 Versículo Versículo 14 em diante eh diz assim e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola então todos os montes e as Ilhas foram movidos do seu lugar os reis da terra os grandes os comandantes os ricos os poderosos e todo escravo e
todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e rochedos caiam sobre nós e nos escondam da face daquele que está sentado no trono e da ira do cordeiro porque chegou o dia da Ira deles e quem poderá suster se no próprio livro do apocalipse também no capítulo 1 quando fala também da volta de Jesus verso 7 diz assim Eis que ele vem com as nuvens e Todo o Olho Verá até mesmo aqueles que o traspassaram e todas as tribos da terra se lamentarão por causa dele essa palavra se
lamentarão aqui no no grego a palavra copto significa eles se cortarão de angústia e esse se cortar de angústia não deve ser confundido com aquela aquela aquela disfunção emocional Aonde a pessoa se automutila por problemas emocionais aquilo ali é algo que nós devemos tratar com respeito e tem que ter tratamento acompanhamento médico aqui não é um retalhar do corpo ritualístico como os profetas no passado pagãos faziam para chamar a atenção dos Deuses eles se cortavam no episódio de Elias com os profetas de Baal em cima do Monte Carmelo diz que os profetas de Baal começaram
a gritar gritar e como eh Baal não respondia eles começaram a cortar o próprio corpo começaram a se cortar em desespero então a Bíblia me mostra uma classe de pessoas que eu diria até se me permitem são os pecadores mais honestos Eles sabem que estão perdidos Eles sabem que que não valorizaram a graça o chamado eles têm a consciência do Estado deles por isso que eles se desesperam e pedem aos montes que caiam sobre eles agora há uma outra classe petulante que não tem essa reação ela está aqui em Marcos Capítulo 7 Versículo 22 em
diante onde diz assim quer ver Marcos 7 22 em diante ã deixa-me achar aqui o texto não perdão é Mateus 7 é Mateus 7:22 não é Marcos Mateus 7 Versículo 22 tá aqui olha vou ler do 21 em diante nem todo o que me diz senhor senhor entrará no reino dos céus mas aquele que faz a vontade do meu pai que está no céu muitos naquele dia isso me impressiona muitos naquele dia vão me dizer senhor senhor nós não profetizamos em seu nome e em seu nome não expulsamos demônios e em seu nome não fizemos
muitos milagres Olha bem São pessoas que enquanto o o ímpio assumido consciente está pedindo aos montes que caia sobre ele enquanto os outros estão se cortando e se lamentando aou virem O filho do homem voltando nas nuvens esse grupo aqui que são muitos vão protestar Espera aí Senhor então não por ser demônio eu fiz curas fiz Milagres então Eu lhes direi claramente eu nunca conheci vocês afastem-se de mim vocês que praticam a iniquidade é a figueira que aparenta ter fruto mas não tem de fato não tem o fruto do espírito tem folha talvez até uma
flor Mas o fruto mesmo não tem ela Engana ela aparenta ter fruto mas não tem meus queridos eu fico sempre ao ler esses textos pensando em primeiro lugar em mim mesmo eu prego o evangelho Eu leio a Bíblia eu ensino a Bíblia eu vivo do Evangelho mas eu peço a Deus que por favor que eu não faça isso de maneira hipócrita que o meu próprio ser que as minhas fragilidades que a minha pecaminosidade não sejam algo que vá trazer ao própro a causa de Deus Ou me tornar parte desse grupo que acha que está tudo
bem que está salvo quando não está e isto que eu aplico a minha vida eu sugiro você Car A sua também não brinquemos com a nossa salvação não pensemos que pelo fato de termos o nome no livro de uma igreja ou sermos crentes nós estamos melhores do que os outros porque o próprio Jesus também falou para os arrogantes religiosos de sua época que prostitutas e publicanos iriam entrar no céu antes deles ou no lugar deles que a expressão idiomática eles eles precederam vocês no reino significa eles vão entrar no lugar de vocês eu sou cavalheiro
em todas as coisas que eu puder ser todas a minha esposa sempre abre a porta do carro para ela mas tem um única situação em que eu não vou ser Cavaleiro não vou dar o meu lugar para outro é o meu lugar no reino do céu como disse Paulo a coroa da Justiça A qual o senhor reto juiz dará a mim e não a outro não deixe que o espaço reservado para você no céu seja ocupado por outra pessoa porque você não valorizou o tempo de oportunidade aprendamos a palavra a parábola da Figueira que Deus
abençoe sua vida um grande abraço e não esqueça de me seguir nas redes sociais dar o seu like se você gostar e se matricule também aí na plataforma a bíblia comentada nós temos muito assunto para conversar sobre a sagrada escritura um abraço tchau tchau cek