a ave maria cheia de graça o senhor é convosco bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre jesus santa maria mãe de deus rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte amém desta palestra em qual o refrigerante a mala e a falar de um grande e-mail um dos maiores meios humanos mas que agora estão em falta e as virtudes isso tem toda razão o que diz o e o professor universitário australiano andrew marins e as sociedades ocidentais têm estado de acordo numa tradição ininterrupta de 24 séculos
em que as virtudes são a base da formação do caráter e do desenvolvimento da personalidade ah e não apenas uma possibilidade entre muitas outras que o ser humano tem para amadurecer o brother a vinte e quatro séculos e meio o canto da tradição a grega com maior latina há dois anos em média idade moderna e até praticamente os anos 60 e era um grande minha conversão daqui o caráter de uma pessoa e era constituído pelas virtudes o que é que falta das virtudes e diminuía a qualidade da pessoa da personalidade e as virtudes quero resultados
pelos filósofos e e pelos teólogos e pelos romances pelas epopéias por quê um homem de caráter uma mulher de caráter que a firmeza o leonard o aniversário não a capacidade de sacrificar-se por um ideal superior é o egoísmo coragem em fortaleza paciência e constância a prudência e o hábito de refletir antes de agir e procurar rua decisão sábia a partir de sobretudo dos anos 60 do século passado e as virtudes o peru como que desprestigiados é o peter por vários rios esse já é mais antigo bom dia a questão dos momento o que que falaram
de virtudes ou de pessoas virtuosas para ser ridícula uma menina virtuosa uma pessoa virtuosa sentia desprestigiado a ideia de vir tudo é eu e nessa crise das virtudes surgiu um filósofo entre outros e tem muita repercussão o livro after versus dizer depois das virtudes e o filósofo britânico o escocês nascido em glasgow que foi professor em várias universidades inglesas e depois nos estados unidos e esse livro chamado sou e depois das virtudes fui como um sinal de alerta que é que está acontecendo e não mais virtudes e as pessoas não são melhores são piores mais
fracas e aí e o que substituiu as virtudes o livro depois das virtudes de áreas de máquina inteira foi traduzido em todas as línguas transmissão tecnologias aqui no brasil foram uma universidade do interior e foi publicado em 1981 desde então outros autores têm insistido muito da necessidade de viver a sua virtudes oi josé p aba uma italiano é uma leitura difícil para especialistas eu quero ver pin caires um belga tentado maravilhosamente sobre os fundamentos da moral é reconhecida mundialmente nós vamos vamos procurar para saber umas coisas que está calada não tinha melhor dúvida as virtudes
foram substituídas por quê por interesses e conveniências e as pessoas não vão atrás do que é o big faço isso porque é burro porque é bom que isso que ela é que tens tipos as virtudes faço isso porque é bom ter paciência é bom mesmo que ninguém o reconheça porque é bom ser amável e educado porque é bom ser corajoso não fugir das coisas difíceis ter medo onde as virtudes acabam a falta de virtudes em vez de ir à raiz do problema que não houve educação das virtudes nestes anos não se falou das virtudes não
se deslocou nas virtudes nem nas famílias nem nos colégios ah não você falou das virtudes então que aconteceu um desfibramento moral das pessoas a fazer o bem isso porque é bom deixou de ser ensinar a um bem e ao mal e esse caiu em que e em vez de virtudes sem ensinaram conveniências olhem so descobren interesses interesses e sobretudo as misturas foram substituídas pela idolatria da liberdade em diante do bem a pessoa sabe o que é o dever e tem um norte eu estou bem e qual é o bem vamos procurar o bem olá tudo
bem da amizade e vamos procurar odeia da fidelidade é um bem a fidelidade não de repente a substituído pelo subjetivismo a mim não me interessa e essa é a minha moral bom então se se pulveriza o conceito de bem e caímos na situação atual da moral do relativismo e subjetivismo eu tenho eu a minha moral tão cheio que eu quero ser o que é bom ninguém tem amizade nada a liberdade é uma veste escrito o quê e se vai atrás da liberdade pela liberdade bom então as mensagem transforma em capricho eu faço porque gosto eu
faço porque quero eu faço não porque é bom esta maravilhosa que dá caráter as pessoas que já qualidade as pessoas eu vou atrás do bem vou atrás do que é bom mesmo não não existe bem não existe bem subjetivo ao meio que eu não é o meu bem não é relativo depende das épocas agora eu não lembro bem agora por exemplo eu fiz amizade entre homem e mulher do casamento não é o bebê as coisas mudaram agora não sei tem direito a ser feliz pênis em você penso em você e subjetivismo você é o deus
você a chave de tudo você você e eu estava para dizer você vai porcaria por sem virtudes você é uma porcaria bom então vamos a fragilidade de tudo esse é um livro eu colocava a imagem de uma doença que não sei se hoje em dia se cura não segura chamados ossos de vidro é uma criatura que ajudasse com uma fragilidade nos ossos qualquer gesto qualquer vai quebrar nos ossos e não chega a uma idade nada uma hora criar o seu morre muito muito menino menina a e agora estamos assim é muita gente está assim é
sim virtudes é moralmente dentro da alma temos a doença dos ossos de vidro da música de ângulos eu dizia que falamos a liberdade se alguma vez que vou jogar comparação e a noção de verdade em vez de ser hoje o aniversário que a pessoa utiliza para escolher o melhor e ir reto pelo melhor caminho alegre feliz cantando esta bem eu vou caminhando e se o caminho das duro não importa esse esse as vezes ficamos não tem importância eu vou eu vou eu vou querer superar os obstáculos eles não não vão me pagar agora a liberdade
não é essa determinação para ir atrás tudo bem é volúvel e é como uma borboleta que agora gostou da flor e horas e outra a borboleta te a sua sua lei de amor de alimentação de croche flores mas esta liberdade que vai borboleta borbolet andando sem rumo sem sentido sobe e desce vai para a direita para a esquerda muitas vezes como um pedaço de de pano jogador do ar levada pelo vento que seja o professor diz a faculdade e destila como um dente de cobra uma ideologia materialista e aí vai vai cover tu vai vai
com o córrego vai arrastado pelo córrego e eu estou falando a comparação que fazia fazendo e não falo dele que operava esse tipo de liberdade a dourada hoje pelas pessoas não imponho eu vou faz o que quero eu obedecer que estupidez que coisa com uma bailarina esquizofrênica louca a bailarina que não tem de em pauta e nele regente nem música que oriente e que vai sendo de volta às voltas para ir para o dente quero até que o dia se estrepa conto muro quebra a cabeça quebra as pernas e morre e quantas pessoas não estão
com a cabeça quebrada metaforicamente eu sei nada claro da cabeça é igual as pernas as pernas com cassiano da vida que são as virtudes a quebradas então vale a pena meditar nisso hoje em dia e o que é virtude eu vou me basear sobretudo na sabedoria do catecismo da igreja católica que recolhe toda a tradição que vem durante os pagãos passa pelos cristãos a alcança em santo tomás de aquino uma plenitude olha não eu digo que leia porque é difícil são dois volumes desse tamanho mas toda a parte de ética e moral de virtudes e
santo tomás de aquino o que o preço dois volumes da segunda parte da chuva teológica que a definição da virtude se recolhe porque não inventa pega de todas grande tradição no pensamento e o catecismo da igreja católica diz a virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem é habitualmente não de vez em quando números para usar o sentimental ai como eu te amo como eu gosto avó te ajudar puxa agora vamos alguma coisa de voluntariado com ela não não quero me constranger vamos pode vez em quando vou hoje para ver como é
que é não não é habitual e firme para fazer o bem não para ver se gosto não para fazer ensaios a pessoa que ama o bem não passa a vida experimentando deixa experimentar andam não gosta de fora é super não não se pergunta se eles certo ou errado não se pergunta se o bem ou mal basta que não goste e que ele diz sobre a sua volta todas as a maior parte das pessoas se o o mesmo sistema que hoje está imposto e hoje chama lá chama lá subjetivismo nem liberdade autêntica para sua por essas
idéias e biologias que estão destruindo a ética humano e que estar é uma vídeo exposição habitual e firme para fazer o bem permite a pessoa não só praticar atos bons passar o melhor de si e com todas as forças sensíveis e espirituais a pessoa virtuais atendem alguém perseguem e escolhe na prática essa é uma definição muito burra e a pessoa feito hoje e repito não é uma pessoa que de vez em quando parte que o outro bom eu acho que já criou em si uma disposição e uma firmeza e insiste o catecismo dizendo as virtudes
humanas estamos falando das virtudes humanas nesta palestra e não sobrenaturais ou deste lugar esqueçam fé esperança e caridade as virtudes humanas são muitas todas as que giram à volta das quatro virtudes cardeais prudência justiça fortaleza e temperança ou autodomínio que a mesma coisa que a temperança então existe o catecismo que é as virtudes humanas são atitudes firmes disposições instáveis eu não sou tuas perfeições habituais da inteligência e da vontade por quê aberturas da inteligência a presidência por exemplo o hábito de pensar de refletir antes de agir e até referenciais para dizer o kia bongo neste
caso vou pensar que sabe sabe sabe a pensar e disposições perfeições habituais da inteligência e da vontade que regulam os nossos atos ordinando as nossas paixões as nossas emoções e não permitindo o que eu falo que eu volto domingo e o qualquer paixão qualquer impulso qualquer desejo nos arrebatam oi prof silva disse aqui uma coisa importante por pixel assim a facilidade e o domínio e alegria para levar uma vida moralmente boa a pessoa virtuosa é aquela que livremente para ti que eu peguei não é que faz para estar abandonado onde é que vais por ser
lá em casa meu brigão é porque meus pais me enchem porque agora pode ir não pode agora vai ter acesso à educação não pode não pode não pode péssima você faz ver a beleza das atitudes morais certas ou não adianta eles não podem simplesmente não tenho que dar o exemplo e tem que explicar e insiste insiste completo catecismo essas noções dizendo as virtudes humanas o aquires oi e aí dá três linhas pela educação e por atos deliberados em iporã perceber em si sempre retomada com esforço com auxílio de deus forja o caráter o e facilitou
a prática no meio o homem virtuoso sentisse feliz em praticado e quando e você fala antes de entrar esses três pontos quando se fala de que uma virtude é um hábito não queres aqui uma habituação já se acostumou mas não rosário e teus lábios tudo e fazer a barba desta maneira ou de outra o hábito de levantar e direto fazer a barba ou ir primeiro tomar um café já tenho o hábito melhores uma habituação não tem nada a ver com virtude e tudo é sempre algo diferente também que é melhor do que o seu contrário
outra que a somos seres que se eu tinha paciência com você tomara que eu tivesse paciência com todos com todos mas eu tenho paciência de você a virtude esse hábito e tenho habitualmente este hábito de ter paciência que provavelmente me acostumo muitas orações e muito muito esforço e será muito melhor que o seu contrário a caçar impaciente habitualmente e impaciente e a melhor que a urgência de paciência logo nem tem não tem de repente perde a paciência de repente não a perna sabes não se sabe nunca se sabe reduzir tudo isso a pura psiquiatria é
um dos crimes que está se combatendo atualmente a aba o homem ama a liberdade e a liberdade é o deus mas depois não em livre ah e quando eu levei que não consegue autodomínio que cair na droga que não processo aniversário do vício que não consegue deixar de ser uma pessoa intratável uma pessoa brigando então uma pessoa que reclama uma pessoa que mesmo que esteja muito capacitadas e muito muito instruída é uma pessoa que não aguenta no trabalho porque não é capaz de conviver com outros colegas os trata mal e sempre o chefe tem que
dispensar olha os entendo muito disso mas não dá você está me bagunçando o coreto porque não sei virtudes não tem virtudes a compreensão não tem as virtudes da convivência muito preparado preparado para que repito a palavra que não é muito elegante é preciso ter apareço sim preparado para a paz e a fracassar como um ser humano e não são hábito ações e como essa ser que antes nem funcionava mas hábitos bocas boas hábitos que fazem crescer por exemplo oi e aí já partiríamos para o segundo aspecto i da aquisição das virtudes e aqui nesse pela
educação por atos deliberados 600 é um dos autores completamente pinteiros punham exemplo no piano numa casa pode abrir uma uma criança de 6 anos que aprendeu a tocar para elisa como o como o carro do gás o caminhão do gás para elisa de beethoven ou como uma caxias e música vai lá para imprimir mecanicamente embates das teclas e e pronto ó kilo e pelo contrário um grande pianista é link se esforçou muito como para aparecer um visto hoje a culpa ter virtude tem que se esforçar repetidamente e elas se esforçar e ganhar o ar muito
bom de amar a música de tocar bem outro dia estava vendo na televisão pianista que devia que adianta digitar determinar os momentos da interpretação dos grandes músicos gente é como é estas como se essência deste entre as duas peças de céu a arma música gosta da música aperfeiçoar não se cansa de treinar não se cansa de se aprimorar e aí toca como se estivesse deslizando no tranquilamente as clássicas a esforço toca curvas sua amizade uma perfeição e um crescendo crescendo sempre mais maravilhosos mas eu amo e tão bom fruto de o amor à música fruto
do amor o piano fruto a força o quê por amores em poste e fez e agora sai naturalmente aquilo que não sou assim aquilo ou não isso nunca vou conseguir ser abordados no meu eu sou fraco eu sou rude o seu mal criado o que é diferente se você nunca se esforçou por minas gerais se essa essa grosseria suas sinval caráter ou não fui educado é que as pessoas não são educadas olha não não vamos brincar acabou é mesmo hoje não a educação tanta porcaria de pedagogia cheia de psicologia materialista puramente materialista muito e moída
de ideologias o marxismo não sei que histórias e eu vejo isso é nem sei que era instrução é uma falta de educação e pedagogia é uma pedagogia o que não forme as pessoas é péssima e não é que instrui o claro claro que sim instruir para passar no vestibular da estudo sabe se é verdade da da ou sem conhecimentos úteis para a faculdade e depois para trabalhar esse sujeito tem muitos eletrônica por exemplo olha ele se preparou bem para isso e agora virtudes que ensino bom então cresceu como técnico o manuel cresceu como um ser
humano é por falta de virtudes essa é a pura verdade o edigas que as virtudes atirem com a educação é sim a educação das virtudes vamos colocar outra comparação mas eu gosto muito de ler o guimarães rosa olha cada qual tem seus gostos isso isso não tem nada a ver nem como ver tudo e nem com defeito mas temos o mas depois de contos escritos muito breves a volta dos chamados rios filhos e de mim a e na junto do riachinho siri me fala de uma garça branquíssima ele diz aos vi cima o que o
dia deve ter sido a noite atacada por um bicho mau oi e a encontrou quase a quebrada é só podia fugir andando não podia voar mais ela era perfeita para te ligares a quebradeira metade e a sua capacidade de voar ea impedia de voar e eu digo uma pessoa jovem é uma pessoa que vai um casamento sem virtudes uma pessoa que vai avisa nunca pela vida sem virtudes a clínica será vítima de qualquer ideologia dominante e entrar no ribeiro na manada é mas se a pessoa ah não não pode falar o que haja quebrada o
das duas asas quebradas os pais professores responsáveis cristãos ou não cristãos aos crentes e não crentes têm o encontra isso dos pagãos de mais desde milênios enxergar um perfeitamente basta pegar o ideal do homem grego e a paidéia de verniz aires é a ideia que a educação da juventude das crianças dos jovens era nas virtudes há três anos 1960 em que houve a derrubada total e deixa educação e por atos deliberados this e não é fazer sol por inércia da hora que já agora já até acostumei a fazer isso o que é uma visto não
não atualiza tenho melhor que já que pensou e não é realmente quero fazer esperam contigo lá quero te ir crescendo quero sumir um pouco mais a montagem dessa virtude quero subir um pouco baixo a minha constância não sou constante e me falta eu preciso precisaria ser constante e eu não domingo a minha língua precisaria ter um aspecto da virtude da justiça que não fazer mão juízos nem juízos e comentários precipitar negativos precipitados sobre os outros ficam criticado eu fico tudo isso não é só uma falta de caridade crista isso é uma falta de pastor na
amizade é isso uma falta de humanidade é uma falta de justiça porque é injusto julgar sem conhecer os sábios um ato de liberdade está sempre com a consciência de que é isto que eu quero isto que me empolga este o que amou e depois uma perseverança sempre retomada com esforço claro porque não há ninguém que vai linha reta como por um trilho não é ninguém não a não há ninguém que sempre sem nenhum momento de crise nenhum momento de dificuldade continue praticando uma virtude que a gente não há ninguém aqui as virtudes em muitos momentos
não curtem e custa ser sincero sempre sincero com a prudência necessária custa ser fiel custa cumprir os compromissos e não andar com desculpas e é muito momento custa mas é isso o ato deliberado nos leva a perseverança sempre retomada com esforço e daí daí nascem as virtudes e é muito bem eu dei umas pinceladas gerais não quero fazer alto propaganda mas acabei parece que pode fazer o bem às pessoas oi para o rosário não muitos depois de bastante a trabalhar publiquei um livro chamado a conquista das virtudes e olha seria vaidade estúpida dizer um livro
bolo não sei se é bom é mas eu creio que podem ajudá-lo a entender como deve fazer como você que ia jovem deve adquirir a sua personalidade e como você que é pai ou mãe deve ajudar os seus filhos a crescer a crescer mesmo como seres humanos como você professor professora a não ser que seja geral e então embriagado pela ideologia que o livro que interessa é manter a vida cobra para eles tirar as suas de ouro vidro demais então encontro não mudar não dá para entender o que estávamos vitor agora mas não sei professor
honesto oi livre por dentro não preso apanhou região veneno se você pense nisso por se educa ou simplesmente em estrei a taxa os conhecimentos que podem ser úteis para o interesses a pessoa mas não valores de que forma uma pessoa que fazem de uma pessoa o verdadeiro ou mim uma verdadeira mulher bom e quando é o caso e eu me acho caju 1 cristal então leia o último aparece usar no catecismo da igreja que é verdade final não não é um final de triunfal e simplesmente mais uma ideia boa para ter em conta não é
fácil o homem ferido pelo pecado porque todos estão os feridos pelas más inclinações e pelas nossas próprias faltas não é fácil manter o equilíbrio moral o tom da salvação de cristo nos concede a graça necessária para perseverar na conquista das virtudes dessa trecho do catecismo que eu tirei o título do livro daquele falantes a conquista das virtudes cada um deve sempre pedir esta graça de luz e de fortaleza a recorrer aos sacramentos da confissão e da eucaristia cooperar com o espírito santo seguir seus apelo as boas inspirações os seus apelos de amar o bem e
evitar o mal e com isso outro domingo essa palestra ainda nos faltam terminar meditando mas em forma de alguma palestra mas o resto mais livres mas esquemática terminamos aqui as palestras do retiro a ave maria cheia de graça o senhor é convosco bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre jesus santa maria mãe de deus rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte amém