[Música] e aí organizada como é que vocês estão aí entrou tranquilo só com saudade de vocês é bom antes de começar a aula que eu quero mandar um abraço pra pra recife cara ou para pernambuco como um todo aí que tem assistido muito nossas aulas aquele abraço aquidauana de ponto com ponto br mas em especial por uma moça chamada maria luiza marinho que tem deixado os recados muito bacanas e incentivando o nosso trabalho acabou de passar da primeira fase e da universidade federal de pernambuco vai dar tudo se a teoria vamos continuar esse trabalho é
que depois a gente vai comemorar e sobre aquele abraço eu vou te cobrar e eu vou botar o pé ainda hamburgo ter o prazer de conhecer e aí tu vai me dar aquele abraço muito prometeu certo agora voltando aqui pra aulas ou virar professor de literatura na cara porque nós vamos trabalhar hoje nós vamos trabalhar o modernismo vocês lembram da aula anterior que eu falei para vocês que didaticamente nós temos três fases ou três gerações no modernismo a primeira fase ela está diretamente ligada ao que a semana de arte moderna lembra rebeldia destruição experimentalismo né
lembra lá o uso de andrade mário de andrade neto só pra dar um lembrete aqui pra vocês hoje nós vamos para a segunda fase pessoal uma fase também conhecida como de construção ou reconstrução aqui vocês vão ver um cara muito empolgado dando aula cara porque aqui estão os gênios da literatura brasileira só que nós temos um detalhezinho aqui pra lá não tenho um detalhezinho para avisar pra vocês é o seguinte essa segunda fase tecnicamente ela é dividida em dois planos ela é subdividida digamos assim ela é dividida em poesia moderna e aí nós vamos trabalhar
alguns poetas nessa geração e na próxima aula vou trabalhar o que o romance de 30 ou regional de 30 para não ficar tudo um videozinho só então tecnicamente tem essa divisão mesmo ea gente vai trabalhar dessa forma certo ficar aqui então as minhas paixões na literatura só para ter uma idéia então caiu todo ouriçado hoje aqui pra essa certo mas ia mandando eu tô falando de quem é drumond cecília marketing tana vinícius de moraes a gente vai ter cada um deles né mas antes disso vamos dar uma olhadinha aqui então poesia moderna algumas características o
contexto é que a gente sempre trabalha didaticamente nunca esqueçam disso essa segunda geração vai de 1930 término da primeira fase até 45 aí quando vai começar a terceira fase o terceira geração certo poesia moderna que nós temos aqui então qual é o contexto histórico gurizada de 30 45 vocês estudem história geral já estudaram o ensino médio é talvez a pior fase da história do século 20 no mundo né porque eu só no brasil no brasil a gente tem a revolução de 30 getúlio vargas mão de ferro ditadura vai ao poder é pessoal mais de uma
década lá fica no poder no brasil ea gente sabe das consequências desse esse homem no poder na nós temos a revolução constituída constitucionalista momento importante também aqui da história do brasil agora os grandes acontecimentos estão no mundo né pessoal isso vai influenciar o mundo né aparece uma redundância mas é verdade que está rolando entre 30 e 45 não esqueçam que já terminou a primeira guerra mundial já passamos por uma revolução russa a mas parece que não tinha terminado ainda os problemas deste século na que nós temos aqui segunda guerra mundial pessoal né os estados totalitários
nazismo fascismo imagine um ser humano nessa época a agonia um medo nela as perspectivas de futuro né terceiro rashaq hitler as invasões campos de concentração aquela desgraça que a gente conhece na história pessoal outra coisa guerra civil espanhola néon momento tudo é difícil grosseiro da história da espanha onde o picasso vai retratar na sua obra que nunca né todos os acontecimentos aquela dor enfim aquela falta de luz de futuro as perspectivas praticamente não existia nessa época para cada indivíduo e pra fechar é pessoal bombas atômicas a guerra nuclear pessoal existe uma possibilidade né e a
gente sabe que depois 45 também vai ter a guerra fria né 12 eixos não é capitalista lá que tem como principal mentor dos estados unidos um eixo socialista com a união soviética rússia né mas as bombas atômicas nas largadas em hiroshima e nagasaki né pessoal então obviamente esse contexto vai aparecer na literatura imagina na poesia estoque é tema se é para ser lapidado né então basicamente esse é o nosso contexto a segunda fase modernista de 30 45 por exibir uma guerra fechamos vamos seguir aqui quais são as características desse movimento pessoal notem que são características
que estão diretamente ligadas ao que aquele contexto que eu acabei de falar na hora que a literatura politizada engajada na pessoal nós temos problemas sérios e econômicos sociais políticos mundiais guerra mundial bem né então vai ser uma literatura que vai olhar para os problemas do brasil aqui especificamente na poesia moderna mas na literatura universal e na literatura do mundo vai ser uma literatura engajada como um todo certo é uma fase de amadurecimento significa aquela primeira fase que quebrou a porta digamos assim passou a boiada fez barulho mostrou um novo essa fase veio que é pra
organizar como eu disse construção ou reconstrução então esses gênios da literatura vão fazer o quê vão ter mais bagagem o contexto é diferente e vão melhor trabalhar a poesia não vão usar muito do experimentalismo da primeira fase depois vou mostrar pra vocês certo e interpretar o euro no mundo cara é uma literatura aqui na segunda fase especial na poesia moderna filosófica né pessoal existencial o que o indivíduo vai fazer nesse mundo né pra que eu sirvo como é que eu vivo minha família meus filhos com a perspectiva de futuro né perante um contexto tão destruidor
né que a aparece que a vida está agonizando ela está respirando por aparelhos aqui então esses poetas vão tentar interpretar o que esse ser esse indivíduo no mundo certo mesmo é o íntimo entrar vai voltar a subjetividade dos autores aqui e eles vão sterna para nós essa visão de mundo que eles têm certo o espírito ao méxico vai aparecer que vão vir perguntas nem por que tá acontecendo isso nem vão voltar algumas perguntinhas antigas né de onde viemos para onde vamos tentar analisar filosoficamente essas circunstâncias onde nós cada um dos indivíduos estamos inseridos selton questionamento
da realidade nesses problemas vão aparecer e diferente lado pré-modernismo até do realismo lado machado de assis aqui vai ter um engajamento social muito forte vai mostrar os problemas para nós e vai tentar solucioná-los a estudar as raízes vai pesquisar que é diferente dos períodos anteriores se a pessoa não vai ter um aprofundamento muito interessante aqui ok e na técnica na parte técnica aqui dos poemas verso livre e poesia sintética cara não quer dizer que não tem alguns poemas longos mas no geral são problemas muito objetivos curtos e sintéticos mas vão passar informações maravilhosas para nós
chocante impactante eles vão mostrar se há verdades para nós que que aqui estão na nossa frente né na ponta do nosso nariz será utilizado então essas características nós vamos encontrar em todos os autores da poesia moderna ok e quem são esses autores agora se eu fico feliz nossa senhora agora sim olha só com quem o começo eu vou começar com o manuel bandeira cara uma da bandeira é um poeta muito simples né a sua linguagem o seu vocabulário muito tranquilo pra entender aqui estão algumas das características dele o pode ver o desejo insatisfeito o que
significa que o pessoal esse cara viver até os 80 anos só queria descobrir muito cedo que tinha tuberculose então a vida que poderia ter sido e não foi então cada vez que ele é um médico médico dizer para ele se o cara tem pouco tempo de vida de 16 meses um ano e assim ouvindo aqui há pouco daquilo ele já tinha 15 anos na época e ouvir de novo porque tinha entendeu cabível de 80 com tuberculose né então parece que ele não aproveitou essa vida porque ele tinha essa doença e essa perspectiva de morrer amanhã
na infância ele vai retornar sua infância muito comum é que os poetas voltarem às suas a iso é pra falar da sua família de quanto era pequenininho né normalmente viu no interior e tal tristeza da vida e aqui dá pra ser pelo contexto que estão inseridos leva o contexto difícil mundialmente e aqui também no brasil mas também tristeza da vida porque o cara não aproveitou a vida né podemos ver dessa forma morte do tema doença morte está girando né a tua vida frequentemente e temática social eu posso colocar a temática social que em todos os
autores são extremamente politizados engajados se o pessoal mostrar rapidinho que os trechos de poemas para vocês só para lembrar manuel bandeira ok olha só o deixo nota que a temática social que belo poema adoro esse poema vi ontem um bicho na imundície do pátio catando comida entre os detritos quando achava alguma coisa não examinava nem cheirava engolir com voracidade o bicho não era um cão um bicho não era um gato não era um rato um bicho meu deus era um homem olha aqui diretamente um problema social miséria pobreza no brasil é pessoal e notem o
vocabulário supertranquilo de entender na tela colorida subjetiva aquela dificuldade de interpretar poesia não subir na boa na hora ou outra que bonitinho dele aqui ó vou me embora pra pasárgada bem conhecidos ontem só o trecho principal vou me embora pra pasárgada lá sou amigo do rei lá tem uma mulher que quero na cama que escolherei vou me embora pra pasárgada com essa questão circunstância da vida dele né de doença de morte na tuberculose da tristeza da vida ele cria um mundo paralelo né a tal pasárgada que é bela tudo é funcional tudo é bonito e
lá é amigo do rei tem a mulher que ele quer e na cama que ele escolher né então fica bacana aqui nesse sentido de ele criou um mundo para ele nesse poema né o mundo aonde não é aquela desgraça que é a dor sem perspectiva certa pessoal vamos aqui rapidinho de novo porque o da indy eu gosto desse poema porque ele é meigo né é meigo notem que que poeminha bacaninha dele olha só quando eu tinha seis anos mostra aquela questão da infância na ganhei um porquinho da índia que dor de coração me dava porque
o bichinho só queria estar debaixo do fogão levava ele para a sala dos lugares mais bonitos e mais limpinhos ele não gostava queria estar debaixo do fogão não fazia caso nenhum das minhas ternurinha o meu porquinho da índia foi minha primeira namorada que pensa em entrar como assim namorado não só não pensa bobagem né o que a gente pensa aqui de namorada cara ou de amizade foi o primeiro bichinho da vida dele provavelmente o companheiro da infância dele na então ele lembra com saudosismo com tristeza que esse bichinho não existe mais natal e aqui está
o início da vida dele das lembranças um porquinho da índia como seu amiguinho e faz um paralelo aqui não é uma metáfora como a sua primeira namorada o seu primeiro contato então porquinho da índia mostra isso pra nós celso pessoal manuel bandeira basicamente é isso tranquilo vamos pra outra tampa da literatura brasileira que mulher bela caiu adoro a cecília meireles acelera meireles cá ela tem algumas particularidades aqui temática social tem a fugacidade do tempo essa coisa da passagem do tempo aqui nesse mundo que está envolvida ou que ela está inserida entretanto de todos os poetas
é dessa geração ela que tem uma linguagem um pouco mais elevada ela volta um digamos assim as formas clássicas que aquela primeira geração que isso quebraria retoma ok olha só o intimismo e aqui o papel da mulher mulher inserida nesse contexto machista e difícil que a gente sabe qual é na linguagem levada à melancolia o existencialismo né ou seja o indivíduo inserido nesse mundo então vai ter aqui uma coisa extremamente filosófica ideal né existencial ea passagem do tempo é uma constante na sua obra certa pessoal gosto muito dela você não merece ter uma visão de
muitos nessa questão do tempo bem interessante vamos dar uma olhadinha que repetindo um poema dela um nome é retrato eu não tinha esse rosto de hoje assim calma assim triste assim magro nesse nem estes olhos estão vazios nem o lábio amargo então ela no hoje se olhando no espelho filme retrata né e ela notando que tem uma diferença eu não tinha suas mãos em força então paradas e frias e mortas eu não tinha esse coração que nem se mostra nota até com um tom de voz melancólica né eu não sei eu não dei por esta
mudança tão simples tão certa tão fácil em que espelho ficou perdido a minha face então o pessoal aqui retrato poema retrato falado que a passagem do tempo né pessoal ela está envelhecendo né e como envelhecer aquela tá se achando um pouco que a feia olhos tristes não sem forças né porque o tempo está passando já não tem mais aquela jovialidade aquele ímpeto dos jovens né porque ela já tem uma bagagem de vida né então isso aqui é uma constante na obra de cecília merece certo realizado vamos até lá só mais um poeminha dela que na
verdade eu nem vou ter um trecho do poema grande obra de cecília meireles chama o romanceiro da inconfidência que ela faz o que ela retoma aquela história da inconfidência mineira lá né no século 18 anos de 1700 nela tiradentes autorizar que diz ela faz uma releitura ela traz fatores históricos ela reescreve essa história mas poeticamente e maravilhosamente ok então romanceiro da inconfidência só uma dica pra vocês fica com uma grande obra da vida dela eu vou ter um trechinho que é visto por elas mesmas palavras dela a respeito dessa obra era uma história feita de
coisas internas e irredutíveis ou no amor liberdade traições que foi o que basicamente ele gira na inconfidência mineira conjuração mineira certo pessoal não matamos aqui cecília merece quem próximo início de maio deus ouviu esse cara eu gosto muito cara gosto muito e você conhece né diz moraes é é simplesmente aquele cara dos sonetos e que também fez parte do que a poça nova né pessoal tão rapidinho que não estava a uma olhadinha aqui nas características canta o amor de deus o livre ninguém representa o amor é melhor que ele aqui nessa assim na verdade é
uma questão de perspectiva né mas ele mexe demais com a questão do amor né é o amor em todas as perspectivas possíveis isso é interessante no início a efd hora que ele era meio parado não gostava de uns 15 mil e tal noturno então era um cara muito gente fina né enfim exaltação da mulher o cliente a mulher é o chico bar beber dessa fonte aqui dá para ter certeza mistérios da alma em especial da alma feminina né mas claro de todos os indivíduos cotidiano extremamente social temática social dele pré é presente com freqüência e
postei aqui embaixo a bossa nova bossa nova porque pessoal que a gente sabe é que ele tom jobim e joão gilberto um pouquinho enfim essa a nata da música brasileira é é que criou a bossa nova ele está inserido né então muitos dos seus poemas inclusive foram musicados a gente fala de bossa nova no outro momento em tá lá na música popular brasileira certo mas só pra dar um geral aqui do nosso querido vê nisso uma olhadinha rápida aqui nos trechos de poemas só poemas conhecidos né a maioria são os sonetos né soneto da fidelidade
é que as mulheres adora né vai correr mal a máquina que as mulheres vão olhar se vai manter se educa ninguém falou isso pra mim né olha só de tudo ao meu amor serei atento antes de contar os erros sempre tanto que mesmo em face do maior encanto dele se encante mais meu pensamento mas que belo poema né um trechinho que o soneto da fidelidade olha o soneto bonitinho deles o neto do amor total necro esse cara é demais a amo te tanto meu amor não cante humano coração com mais verdade amo-te como amigo e
como amante numa sempre diversa realidade a gente falar isso aqui no vídeo na página sobre está dando aquela cidade alguém chega e fala estrangeiro cruz né deusi leiro então tá olha só onde sou membro da emoção esse aqui é interessante porque vai aparecer também a sensualidade né o desenho da mulher no vinicius de moraes clique aqui com igual a essa mulher que se arremessa fria e lubrificar os meus braços e nos seios minha rebate me beije balbucia versus votos de amor e nomes feios adoro sair daquela situação ali é o nome civil foi resolvido agora
mais sério é mais compenetrado não dá uma olhadinha aqui no a um poema bem conhecido e social né a rosa de hiroshima hiroshima nagasaki de bombas atômicas lembra se conhece né musicalmente bem conhecida também pensem nas crianças mudas telepáticos pense nas meninas cegas em exatas pensem nas mulheres rotas alteradas não pensem nas feridas como rosas caídas mas o não se esqueçam da rosa da rosa da rosa de hiroshima a gente sabe a pessoa rosa é aquela a a a conseqüência da explosão ea gente sabe que a conseqüência dessa explosão nuclear a aas simplesmente de além
de destruir a cidade né deixou marcas na genética nos corpos das pessoas é organicamente fisiologicamente mas também psicologicamente não é pessoal então mostra que ele também além de cantar o amor é com a sua sensualidade pessoa foi selado fanfarrão mostra que ele tem também uma visão de mundo uma visão da problemática social mundial é muito muito elevada na pessoal então basicamente este é o início aí pra nós ok no próximo mario quintana esse é considerado um dos maiores poetas do rio grande do sul quem sabe até por maior está inserido aí nessa geração também é
diferente dos demais esse aqui é muito dolorido ele é muito solitário tem muita melancolia tristeza salino mário quintana pessoal então quais são as principais características solidão morte ele também vai jogar com maioria com um nerd sabe jogar e tem uma harmonia muito requintados explosiva mas às vezes muito bem a digamos alinhada não tristeza das coisas né então tristeza de viver mas está em cada momento em cada objeto só por respirar por viver parece que já está tudo triste né existencialismo de novo é assim como a cecília o manoel enfim vai aparecer e de alguma forma
ele vai juntar aqui situações surreais né pra mostrar o que essa condição do indivíduo inserido no seu contexto certo pessoal cheguei aqui com minhas rapidinho deles o morto olha que bom eu adoro esse poema poema que é muito interessante que mostra o que é uma vida um morto nem comigo aqui eu estava dormindo e me acordar e me encontrei assim no mundo estranho e lobo e quando começava a compreender um pouco já era hora de dormir de novo o que a gente pode interpretar esse poema aqui pessoal nascimento desenvolvimento e morte só que olha só
ele fez uma perspectiva de um horto né eu estava dormindo e me acordar tipo eu nasci na equipe encontra-se no mundo estranho e louco né novidade né daqui a pouco em quando eu começava compreendeu o povo que estava pegando experiência maturidade já eram áreas de dormir de novo ou seja voltar né a a aquele fim que simplesmente igual a todo ser humano que é a morte nela só acho muito bacana se esse poema aqui do mario quintana espelho rapidinho assim como a cecília que também tem a questão do espelho para na frente do espelho e
ver a diferença do rosto do corpo e tal rapidinho pra você só por acaso surpreendo me no espelho quem é esse que me olha e é tão mais velho do que eu parece meu velho pai que já morreu nosso olhar duro e interroga o que fizesse de mim eu pai tu é que invadisse lentamente ruga ruga que importa eu sou ainda que ele mesmo menino teimoso de sempre e os teus planos enfim lá se foram por terra mas sei que vi um dia a longa a inútil guerra me sorri nesses cansados olhos orgulho triste cara
muito bonito todo arrepiado quando você olha todo arrepiado olha aqui ó o acontecimento aqui nesse poema pessoal ele simplesmente pára na frente do espelho e fico que é igualzinho o pai dele né pessoal ele está se tornando né geneticamente aqui né internamente o rosto enfim igual ao seu pai né e aí depois de algumas críticas aqui eu via longa inútil guerra vive sorrindo esses olhos cansados um orgulho triste né pessoal então um espelho de mario quintana é isso tranqüilo aqui o último para fechar esse aqui ó ela pra mim assim ó cada um de vocês
que está vendo este vídeo está estudando para o vestibular eu gosto é quase como uma filosofia de vida seja feliz cara aproveita a tua vida nem comigo aqui e se foi minha olha que bacana 666 já pensa número da besta demônio é a coisa do santana não nada a ver pessoal se liga aqui ó a vida é um desses deveres que nós trouxemos para fazer em casa quando se vê já são seis horas a tempo a gente vai deixando a beleza quando se vê já é sexta feira ou sexta feira dia da balada né quando
se vê passaram 60 anos agora é tarde demais para ser reprovada agora e se me dessem um dia uma outra oportunidade eu nem olhava o relógio seria sempre sempre em frente ia jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas cara eu gosto muito desse poema que ele está dizendo para nós o seguinte a gente gente nós somos tão regidos pelo tempo conseguimos tantas regras tipo o tempo passa tão depressa e às vezes a gente dá valor para coisas que não têm o menor valor que a gente não deveria se interessar em investir e
quando se vê já se tem 60 anos e acho que isso está passando para nosso carro aproveite cada momento cara se a gente tivesse mais uma chance não vai ter essa chance pessoa não tenha a gente sabe que organicamente infelizmente não agora do que maçicamente misticamente daqui a pouco pode ter mas a gente sabe que é complicado nessa gente ficar dentro da realidade aqui vai terminar então aproveitem cada estudem bastante vocês vão passar nos vestibulares que vocês estão fazendo mas não deixe de aproveitar a vida de vocês por isso que eu gosto desse poema de
mário quintana certo pessoal e pra fechar agora sim nossa senhora olha só isso aqui eu acho muito bacana que o manuel bandeira chamou os pequenos textinhos poemas em prosa do mario quintana de quinta análise na verdade são pedro gramas que são frases de efeito irônicas frases bem bacanas do mário quintana a olha só o nome cartaz para uma feira do livro os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lê bacana tiraria bacana aquele que não sabe ler a gente sabe por que ele não lê mas porque quem sabe ler não lê aqui
complexo isso né em ver o trágico dilema quando alguém perguntar um autor que esse quis dizer porque um dos dois é burro é algo bom humor da ironia né do mario quintana da e pra fechar biografia olha essa coisa triste de viver né pessoal biografia é um grande nome hora que duvida um verdadeira glória um dia do e seu morreu virou rua e continuar e continuaram a pisar em cima dele o cara que não âncora que douro né cara ele pegou a doença morreu virou nome de rua e continuaram a pisar nele continuarão como pisavam
quando ele era vivo na atendeu aqui a jogada então os campanários 11 gramas do mario quintana são pequenos poemas e prosa textinhos frase vizinhos de efeito que tom irônico normalmente ironia de humor e tá certo deixamos aqui o mar quinta e vamos pro último progênio o filósofo o pensador intelectual o maior poeta da história do brasil eu costumo dizer que é o nosso fernando pessoa claro guardadas todas as proporções aqui está a minha paixão literária a o carlos drummond de andrade ele falou de todos os assuntos possíveis assuntos temas infinitos todos os assuntos possíveis que
um ser humano pode analisar desde o amor infância casamento sexo sensualidade mas também o social político econômico art car ele tem poesia para quase todos os temas vão ser todos os temas determinado assunto o homem é bão muito bom ah então temas infinitos um humor diferente um pouco do humor do marketing e marketing do sas tem humor assim nem corrosivo aqui é o amor de na maioria das vezes um morador da vila gostoso sindiler existencialista na extremamente filosófico eu acho intelectual filósofo brasileiro é só um poeta a temática social ou seja vai falar dos problemas
sociais aqui do brasil e do mundo no entanto macrocosmo do microcosmo eo macrocosmo e metalinguagem também vai analisar o fazer poético a forma a linguagem escrita enfim ok então eu peguei os poemas e todos eles são conhecidos eu aposto contigo aqui agora olha só o poema de sete faces quando nasci juntou portugueses que vivem na sombra disse vai carlos ser gauche na vida vai carlos e torto sem jeito e tal ou seja vida difícil também já começa desse jeito no anjo disso vai ser torto na bem conhecido e se põe minha certo ou tô aqui
ó no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra nunca me esquecerei desse acontecimento uma vida de fé na vida de minhas retinas tão fatigadas nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra o jogo aqui de palavras né parece uma brincadeira parece uma coisa meio estranha num primeiro momento mas tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra pedra pedra
pedra o que é isso pessoal percalços né pessoal a gente tá sempre tropicando né parece que a nossa vida é um eletrocardiograma néca altos e baixos altos e baixos e chama isso de pedras né acho muito inteligente muito bacana esse poema dele outro aqui drumond e agora josé qualquer um poema mais conhecido dele mas olha olha como ele consegue tratar brasil mundo sentimento o cara olha agonia desse ser humano aqui e agora josé a festa acabou a luz apagou o povo sumiu a noite esfriou e agora josé e agora você está falando de novo né
você quer sem nome que zomba dos outros você que faz versos que ama protesta e agora josé olha se deixem aqui está a ser mulher está sem discurso está sem carinho que já não pode beber já não pode fumar cuspir já não pode a noite esfriou o dia não veio o bonde não veio o riso não veio não veio a utopia o trânsito acabou tudo fugiu tudo mofou e agora josé tipo parece que não tem mais nenhuma perspectiva pessoal cara aqui mostra bem aquele contexto nem aqueles estão inseridos morrow o topiaria do sorriso não pode
mais beber fumar visto que o ser humano tem né ou seja e agora não pode mais protestar mulher rica fazer da sua vida e se eu acho que é o sentimento de quem viveu um contexto tão desgraçado como essa primeira metade do século 20 certo pessoal e pra finalizar quadrilha né gente não podia falar dessa coisa do do encontro do desencontro amor quadrilha joão amava teresa que amava raimundo que amava maria que amava joaquim que amava lili que não amava ninguém então muito como isso aqui nem as pessoas muitas vezes gostam alguém e esse alguém
não retribui e ainda tem aquele que não amava ninguém na bom joão foi nos estados unidos tereza para o convento raimundo morreu de desastre maria ficou para tia joaquim suicidou-se ele casou com jota pinto fernandes que nem tinha entrado na história que poema bacana essa era sua quadrilha troca encontros desencontros do rio só que a amava que amava que amava e depois cada um seguiu o rumo da sua vida eo mais interessante só para dar um detalhezinho aqui lembra ele que não amava ninguém no final do poema lille foi a única que casou olha que
interessante a vida tem uma certa ironia né e casou com um cara chamado jota pinto fernandes e esse jovem de que cara de josé de repente um senhor encara a gente precisa saber o primeiro não descartou chamar de pinto e de pinto a única que não amava ninguém então na verdade a quadrilha é ela ela tenta achar um significado exatamente pra nossa vida ea nossa vida é assim a gente ama alguém que às vezes não usam ou nos ame a gente não sabe que está sendo amado e tal e vem tomando os rumos diferentes na
nossa vida pessoal então assim são uma imensa alegria estar aqui com vocês nova de ponto com ponto br e poesia moderna uma paixão gostaria de ficar horas falando de outros poetas demais poesia mas vamos parar por aqui que é o suficiente pra vocês para os vestibulares brasil afora certo pessoal então até a próxima chuva ó