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[Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] oh [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] a vida moderna trouxe muitas facilidades mas também muitos desafios São muitos os vilões que temos que enfrentar nos dias de hoje e é interessante como eles estão interligados as redes sociais instigam as pessoas a viver uma vida de aparências é preciso ter coisas e viver experiências para postar isso gera comparação e consequentemente ansiedade ao ver o que os outros têm as pessoas começam a ter pressa para ter essas coisas também o que fortalece a cultura da
produtividade final para ter mais é preciso trabalhar mais esse ritmo acelerado de vida oferece muitos Prazeres rápidos que inclusive tornam os relacionamentos amorosos cada vez mais frágeis ninguém tem tempo e paciência de encarar os desconfortos para com construir uma relação sólida e duradoura a falta de tempo aliada à fragilidade dos relacionamentos é uma das explicações para a epidemia de solidão que estamos vivendo nos dias atuais só que quando as pessoas percebem que boas relações fazem falta que as coisas que Elas compram não as preenchem tanto assim elas se questionam Qual é o propósito de tudo
isso é uma grande corrida sem propósito talvez não seja possível mudar as regras do jogo mas podemos contar com as reflexões e ensinamentos de grandes filósofos como Sócrates niet Kirk gar epiteto e Epicuro para jogar esse jogo com mais sabedoria leveza e discernimento é isso que você vai aprender no curso online gratuito filosofia para a vida moderna que começa [Música] agora muito boa noite pessoal boa noite bem-vindos ao nosso curso filosofia para vida moderna estou muito feliz nesse momento em tê-los aqui comigo para nós falarmos sobre filosofia para nós discutirmos grandes teorias filosóficas de grandes
pensadores da humanidade e mostrar como a filosofia pode nos ajudar no nosso dia a dia de maneira super prática como a filosofia pode nos guiar para ter um pensamento crítico para ter mais discernimento mais sabedoria mais leveza Enfim então bem-vindos a às três aulas aqui que nós teremos hoje nós iniciaremos nesse percurso de três aulas hoje quinta e domingo nós teremos então três momentos para discutirmos os grandes desafios da vida moderna os grandes vilões da vida moderna eu vou chamar aqui os desafios de vilões mas não só apresentar os vilões mas também apresentar saídas apresentar
Soluções E essas soluções essas saídas esses antídotos eu vou apresentar por meio de teorias filosóficas de teorias de filósofos como niet kirg cenica Epicuro epiteto cant e tantos outros tantos pensadores brilhantes que que nós temos acesso e como nós podemos utilizar o pensamento deles de forma totalmente prática nas nossas vidas então muito boa noite bem-vindos muita gente aqui ao vivo quase 2.000 pessoas ao vivo aqui nesse evento realmente tô super feliz e primeiro por estar aqui com vocês mas também para perceber o quanto a filosofia ainda tem espaço né o quanto quantas pessoas ainda buscam
sabedoria por meio da filosofia principalmente hoje na como eu chamo aqui de vida moderna eh que nós cada vez mais nos afastamos de um conhecimento filosófico e muitos acabam AC ainda considerando a filosofia inútil né então tô muito feliz por isso em tlos aqui então boa noite citando aqui alguns nomes Carlos Verônica João aa armandina Jess Ana genice João elizabe Tarcila Enfim então todos se sintam muito bem-vindos ao nosso primeiro encontro a nossa primeira aula eu quero já de início apresentar aqui a proposta para vocês do curso vocês estão aqui muitos estão me conhecendo hoje
então já quero começar iniciando aqui uma apresentação do curso qual é a proposta desses três encontros Qual o objetivo aqui de falarmos de Filosofia para a vida moderna Então vamos pro nosso primeiro comentário aqui então Aqui nós temos o porquê eu coloco aqui de forma resumida Como assim filosofia para vida moderna O que é isso né Eh e saliento que muitas pessoas enxergam a filosofia como algo distante como um conhecimento teórico difícil inacessível alguns consideram algo restrito às universidades aos livros antigos mas eu queria ressaltar que esse pensamento é limitado e equivocado por quê Porque
sim existe Filosofia na academia nas universidades existe sim filosofia teórica existe sim filosofia difícil muitos autores como vocês sabem são mais complicados que outros né se nós pegarmos aqui alguns nomes um Reggio por exemplo eh São autores com uma densidade gigantesca na na obra dele e torna ele mais difícil mas pensar que Filosofia é algo distante totalmente teórico desvinculado com a realidade ã coisa para para pessoas de mais idade ou coisas para para as pessoas que se dedicam somente a isso é um pensamento errado então eu queria mostrar isso para vocês nesses encontros a proposta
é justamente Essa é mostrar que a filosofia É sim acessível que a filosofia trata de grandes questões humanas a filosofia surge justamente A partir dessa provocação né Afinal de contas como entender o universo que estamos inseridos e como entender a nós mesmos então eu diria que a segunda Grande Pergunta a primeira foi sobre a origem do universo né lá com os pré-socráticos a segunda grande Pergunta da filosofia é quem sou eu pergunta que Sócrates por exemplo faz e essa é uma pergunta que Sócrates um Pensador lá da antiguidade fez e parece que as pessoas não
se fazem mais essa pergunta e ela é super importante então nós mencionaremos aqui ah algumas lições alguns ensinamentos para mostrar o o quão a atual é um Sócrates um epiteto um Epicuro um Platão ou outros autores eu ressalto aqui que a filosofia é uma poderosa ferramenta para enfrentar desafios cotidianos com sabedoria com leveza com discernimento estudar filosofia É sim um ato É sim uma atividade mas o que nós ganhamos ao estudar filosofia sabedoria leveza discernimento olhar crítico maturidade tudo isso nós alcançamos com o estudo filosófico claro que todas as áreas são importantes todas as áreas
têm a sua importância a filosofia também tem a sua importância e uma das importâncias da filosofia é entender os grandes dilemas que nós vivemos e passar pela vida de maneira reflexiva de maneira filosófica então eu tô convidando vocês a se tornarem aqui filósofos ou seja se tornarem pessoas de reflexão de pensamento crítico porque isso com certeza irá ajudá-los para para ter uma vida mais bem vivida né um dos grandes lemas da filosofia Quando surge É sobre o Bem Viver e os filósofos então nos ensinam o que nós devemos fazer para alcançar essa vida boa e
claro que há muitas respostas diferentes a partir de cada escola filosófica mas né é um repertório gigantesco que nós podemos acessar por meio da filosofia e aplicar então filosofia não é algo apenas teórico para ser eh trabalhado apenas por eruditos dentro de universidades mas é algo também público é algo para todos eu não preciso fazer graduação em filosofia mestrado doutorado eu posso sim utilizar Filosofia na minha vida mesmo não sendo alguém da área né Mas sendo um estudioso sendo um leitor ou sendo até mesmo um filósofo bom Então essa é a nossa proposta aqui com
a filosofia para a vida moderna Aqui nós temos um pouco do itinerário que nós iremos seguir como eu disse nós trabalharemos aqui com desafios e esses desafios são os vilões Então quais são os vilões nós temos a vida de aparências um grande vilão ansiedade com certeza esse é um vilão que atinge muitas pessoas com certeza muitos que estão aqui já estamos com mais de 2.000 pessoas aqui muitas pessoas que estão aqui com certeza sofrem de ansiedade e sim a filosofia pode nos ajudar também com a questão da ansiedade outros vilões a comparação Principalmente nesse mundo
né das redes sociais a comparação se torna um grande vilão e a gente acaba se comparando com os outros e a gente acaba se comparando sempre com aquele que possui mais sucesso então falaremos bastante sobre isso também cultura da produtividade é uma marca atual é uma marca da sociedade moderna da sociedade atual do mundo contemporâneo então vivemos imersos nessa produtividade produzir o tempo todo e se não estamos produzindo bom aí há um problema então falaremos muito sobre isso solidão mais um vilão fragilidade dos relacionamentos excesso de prazer e ausência de propósito teremos aqui oito vilões
para discutir e para mostrar saídas não só apresentar ele como vilão esses desafios mas também mostrar saídas por meio de teorias filosóficas Então essa é a nossa proposta aqui né tratar justamente desses vilões e aqui até eu quero fazer uma pergunto para vocês eh justamente sobre esses vilões que eu apresentei lembrando quais são vida de aparências ansiedade comparação cultura da produtividade solidão fragilidade dos relacionamentos excesso de prazer e ausência de propósito Eu peço para vocês comentarem aqui no chat quais vilões mais afetam vocês então comentem aqui um ou mais ou podem selecionar um vilão aquele
realmente que que te que tá sempre presente contigo Então comente aqui no chat esse vilão pra gente saber quais são os vilões aí desses citados Ah que iremos aqui apresentar e algumas respostas a a eles vamos ver aqui vamos ver aqui alguns vilões Opa aqui uma palavrinha surgindo com força hein com força ansiedade então nós temos a Carla aluna aqui do 360º César a Maria evila Fernanda o João citaram ansiedade temos outros a exaustão né a Lívia ausência de propósito João Guilherme comparação a Silvia comenta sim como eu disse é algo bem atual assim bem
presente nesse mundo das redes sociais ou mais né a Regiane fala da ausência de propósito da ansiedade enfim então vocês percebem que ã muitos acabam se repetindo bastante e outros estão muito presentes na vida de alguns tô vendo bastante aqui também a ausência de propósito eh falaremos bastante sobre a ausência de propósito mostrando algumas constatando algumas coisas do porquê dessa ausência de propósito mas também sempre tentando dar respostas então o nosso objetivo aqui não é apenas apresentar o problema né mas é apresentar também uma resposta ao problema e essa resposta que eu vou apresentar ao
problema é uma resposta a partir pensada a partir de uma teoria filosófica então nós conseguimos vincular aí algum grande nome da filosofia solidão também aparecendo bastante aqui né a procrastinação enfim tem tem outros vilões aqui que aparecem que eu não comentei aqui enquanto palavra mas que estão inseridos né vinculados a alguns vilões aqui que eu acabei com entando bom então vocês percebem que a proposta desse curso chamado filosofia para a vida moderna é super atual é uma proposta que tem como objetivo mostrar como a filosofia pode se tornar uma Consolação pra gente como a filosofia
pode se tornar uma ferramenta pra gente e como nós podemos utilizar toda essa sabedoria de mais de 2000 anos de história são mais de 2500 anos anos de história no dia a dia a gente tá aqui no século XX em 2024 e a gente acaba esquecendo que há uma tradição que nós podemos utilizar então por exemplo tinha um Pensador lá de 2000 anos atrás de 2500 anos atrás que estava enfrentando problemas que nós enfrentamos hoje e ele refletindo sobre esse problema então por que não ler Por que não estudar por que não entender essas teorias
Então essa é a nossa proposta ã é mostrar como a filosofia pode nos ajudar hoje no nosso dia a dia bom quero também mostrar que a filosofia não é inútil a famosa frase da utilidade ou inutilidade da filosofia eh bom por meio dessas lições desses ensinamentos vocês vão perceber claramente que a filosofia É sim muito útil tá vez um dos saberes mais úteis que há numa leitura aristotélica de um saber contemplativo né É comum atrelar a utilidade apenas aos saberes pragmáticos mas ao saber mais teórico parece que que aquele saber não é tão útil assim
nós verificaremos que sim a filosofia É sim um saber teórico mas é um saber teórico não distante mas é um saber teórico assim totalmente aplicável na nossa vida Então essa é a nossa proposta e mostrar também que existe um caminho para estudar filosofia eh muitas pessoas começam estudando Filosofia de qualquer maneira lendo qualquer autor eu ouvi falar sobre sei lá um Tomás de Aquino um niet um haber mas vou ler um livro dele provavelmente vocês vão encontrar dificuldade se caírem assim na obra Então existe um caminho existe eh um um itinerário que eu vou apresentando
aqui nessas três noites para vocês então também o um uma das preocupações que eu tive ao pensar as aulas é não só mostrar a utilidade da Filosofia mas mostrar também esse caminho possível de estudar filosofia bom gente vamos pro antes de ir pro conteúdo já quero perguntar aqui para vocês quem é das antigas né porque tem muita gente aqui que eu sei que é que é nova que tá me conhecendo hoje mas quem é das antigas comente aí #s raiz quem tá me conhecendo hoje comente #s noov # sou raiz para quem já me conhece
há mais tempo e quem tá me conhecendo hoje sou novato comentem aí para para termos aqui um uma ideia de quantas pessoas novas estão chegando aqui no nosso canal hoje vou aqui ver sou um novinho João temos raiz aqui a Fernanda a Carla e aqui já já me perdi no no chat porque muitos comentários chegando mas é isso aí gente comentem comentem muito participem porque o objetivo aqui é sim apresentar muito conteúdo mas conversar também com vocês então temos uma mescla aqui né sou novato sou raiz temos uma boa mescla mas tem muita gente nova
Opa como produção eh produção pedindo aqui para subir o like para vocês curtirem a Live Quem ainda não curtiu a Live curta a Live aí para para impulsionar o vídeo Ó tem muita gente novata mesmo e tem muita gente também que é raiz que já me acompanha há mais tempo e tá aqui em mais um curso nosso né Esse chamado filosofia para a vida moderna eu quero me apresentar rapidamente para vocês quem ainda não me conhece como vocês já sabem né Eu me chamo Mateus Salvadore Eu sou professor universitário de filosofia há 14 anos eu
fechei 14 anos há alguns meses Então já há 14 anos estou nesse mundo eh de professor dando aula de filosofia eh Há 14 anos na mesma Universidade na ux Universidade de Caxias do Sul essa Universidade Eu me formei eu fiz a graduação nela depois eu saí para fazer mestrado e doutorado eu fiz na PUC mestrado e doutorado e voltei após para dar aulas eu comecei a dar aulas nessa Universidade quando eu concluí o mestrado e iniciei o doutorado então eu dou aula há 14 anos na universidade mas o meu e o meu encontro com a
filosofia não foi apenas Na graduação quando eu fui decidi fazer graduação mas foi quando eu era seminarista Quem me conhece já sabe da história mas quem não me conhece então vou comentar rapidamente essa história para vocês quando eu tinha lá 12 11 anos eu queria ser padre E aí eu entrei no seminário com 14 anos pouquinho antes mas 14 anos eu estava no seminário eu fiquei no seminário mais de 6 anos fiquei 6 anos e meio mais ou menos no seminário bom no seminário havia uma biblioteca gigantesca antes de entrar pro seminário eu não tinha
muito hábito de leitura de estudo mas foi no seminário que eu aprendi a gostar de ler de estudar porque tinha horário obrigatório de estudo tinha que estudar então fui lá e comecei a estudar e foi aí que eu descobri esse universo dos livros né contato com livros de filosofia teologia literatura bastante literatura mas foi aí então que eu tive esse primeiro contato com a filosofia lembro que inclusive tô com ele aqui primeiro livro que eu li de filosofia foi esse O Mundo de Sofia Com certeza muitos de vocês que estão aqui leram já esse livro
ou até mesmo tiveram o primeiro contato com filosofia a partir do Mundo de Sofia então eu li esse livro fiquei fascinado com com os filósofos com as filósofas apresentadas aqui na obra e aí foi o primeiro contato e a primeira assim paixão né que que eu tive com a filosofia Eu até tentei ler na na na época obras de filósofos tentei ler niet tentei ler cant enfim não deu muito certo e era muito difícil mas depois eu voltei com mais calma mais estudo e aí sim eu consegui ler mas o primeiro contato que eu tive
foi com esse inclusive indico Quem ainda não não leu e Quer uma dica eu indico esse livro aqui O Mundo de Sofia do Joy steng garder é um excelente livro porta de entrada então quando eu li esse livro já já senti algo aí diferente com esse conteúdo bom Resumindo a a história 6 anos depois eu decidi sair do seminário para me guiar totalmente para esse mundo da da filosofia aí eu saí do seminário eu concluí a graduação em filosofia a graduação em filosofia eu fiz de 2003 a 5 ã depois eu entrei no mestrado o
mestrado eu fiz de 2008 a 10 quando eu concluí o mestrado em filosofia em 2010 eu comecei a dar aula na universidade que eu dou até hoje né Inclusive eu entrei na universidade por um acidente de uma professora que se machucou caiu do cavalo quebrou a perna e me chamaram para substituir ela durante 3S meses ah aí eu comecei nesses três meses e a primeira experiência assim como professor foi assim primeiro contato tava muito nervoso né mas eu não podia perder aquela oportunidade e decidi então abraçar então fiquei dando aula durante 3 meses após teve
concurso fiz concurso Fui aprovado e de 2010 a hoje Portanto 14 anos eu tô atuando como professor como orientador como pesquisador dessa universidade e pesquiso temas variados da filosofia e um dos temas que me interessa muito principalmente hoje é justamente essa problemática Nossa aqui a filosofia para a vida moderna como nós podemos utilizar a filosofia para entender a questão do Propósito a questão do sentido a questão do Bem Viver Então essas são algumas problemáticas que eu acabo investigando nas minhas pesquisas e que e eu vou apresentar aqui para vocês muito do que eu pesquiso na
filosofia nessas três aulas bom então essa foi uma passagem rápida aqui pro meu mundo né eu saí do seminário fui para concluir a graduação mestrado doutorado depois do doutorado eu publiquei A Minha tese de doutorado essa aqui metafísica e filosofia prática heg e o formalismo cantiano então meu doutorado foi sobre a filosofia do cant e do Hegel um diálogo entre esses dois grandes nomes do da filosofia alemã né do século XVI século XIX e Aqui nós temos a primeira publicação minha dentro do universo mais da pesquisa filosófica bom além disso surgiu especialmente a partir de
2020 um pouco antes já esse contato com a internet então eu tava dando aulas e algumas EAD à distância E aí eu comecei a gravar alguns vídeos pro do YouTube pra pros meus alunos Então tinha aula de ética eu tinha aula de estética eu tinha aula de epistemologia E aí gravava alguns vídeos colocava no YouTube pro pros meus alunos da da Universidade assistirem E aí deu né deu um bom encontro porque eu comecei a gostar de fazer conteúdo para criar conteúdo pr pra internet então eu tive o canal o canal começou a crescer aqui esse
canal mesmo né que vocês estão aqui aqui agora após eu acabei também abrindo a página no Instagram né que era fechada apenas com poucos amigos e comecei a a produzir conteúdo também pro Instagram e E aí as coisas começaram a acontecer isso foi em 2020 estamos em 2024 e quando eu comecei a produzir conteúdo paraa internet então surgiu isso de oferecer cursos como este filosofia para a vida moderna e outros né Eu tenho um curso chamado filosofia 300 60º que é um curso da história da filosofia dos antigos aos contemporâneos e ele tem como proposta
fazer esse giro e outros cursos hoje 4 anos depois que eu comecei né nesse mundo da internet e dos cursos Hoje estamos com mais de 8.000 alunos que estão matriculados nos meus cursos estão me acompanhando então é um universo eh que antes de 2020 Eu nem imaginava ser possível e a a partir de 2020 portanto os últimos 4 anos aqui eu acabei ingressando de cabeça nesse universo bom e por isso estou aqui né conversando com vocês porque estou eh também atuando na internet nas redes sociais e tentando mostrar que a filosofia É sim acessível mostrar
que a filosofia É sim útil pras nossas vidas e essa de certa forma é a minha proposta aqui com vocês é oferecer eh esse ensinamento da utilidade da filosofia bom essa foi uma breve apresentação Apenas para quem tá me conhecendo agora eu também quero comentar aqui inclusive antes de de entrar de fato pro pro conteúdo eu peço para vocês comentarem aqui no chat algo importante por quê Porque nós teremos três encontros e são três encontros onde iremos tratar de oito vilões hoje falaremos de três na quinta mais três e no domingo dois então eu peço
para vocês comentarem aqui no chat eu me comprometo isso é sim importante porque no momento que Nós pensamos e escrevemos isso a gente dá um jeito de participar das três aulas e assim eu tenho certeza eu preparei as três aulas com muito cuidado eu tô há meses preparando essas aulas então tô pesquisando bastante e o conteúdo que tá aqui é um conteúdo é bastante conteúdo e é um conteúdo que precisa ser mastigado precisa ser pensado eh vocês vão ter contato com muitas lições importantes e são lições que hoje amanhã Dias isso vai ficar na no
pensamento de vocês e ficando isso pode transformar a vida de vocês então a minha proposta aqui é sim mostrar como a filosofia pode transformar as nossas vidas eu sei que que parece algo grandioso mas não isso isso é verdade então quem bebe da filosofia Consegue sim mudar a forma como pensa e consequentemente a forma como vive então aqui muita gente escrevendo eu me comprometo eu me comprometo perfeito Então é isso gente bom então eu quero aqui voltar pro nosso conteúdo Porque aqui nós teremos agora a programação da das três aulas e já começo com o
primeiro tópico então Aqui nós temos na aula um hoje vida de aparências ansiedade e comparação na aula dois que será dia 10 de outubro quinta-feira 19 horas também cultura da produtividade solidão e fragilidade dos relacionamentos e aula 3 domingo dia 13 de outubro excesso de prazer e ausência de propósito oito vilões para tratarmos e para combatermos por meio da filosofia eh avisos finais sorteio nós teremos um sorteio eh no domingo de uma vaga de um curso né de uma vaga ou de um curso do 360º então participem do sorteio como participar do sorteio respondendo o
quiz que eu vou mandar para vocês quinta então feira eu vou enviar um quiz algumas perguntas sobre o conteúdo das aulas da aula um e da aula dois vocês vão responder o quiz e domingo vocês vão participar do sorteio que vale uma vaga aí pro meu curso completo de filosofia ou filosofia 360º então participem quinta para responder o quiz e domingo para participar do sorteio outro aviso importante é que na segunda dia 14 de outubro nós teremos a abertura das inscrições pro filosofia 360 graus que é o meu curso completo de filosofia Então quem pretende
entrar pro meu curso de filosofia ou 360º é dia 14 de outubro segunda-feira marquem aí na agenda de vocês e material de apoio nós teremos então toda a aula terá um texto de apoio acho que todo mundo já recebeu o texto de apoio né Quem não recebeu ainda é só entrar na comunidade no WhatsApp porque estará lá o material de apoio Então esse material aqui que eu vou apresentar para vocês na aula tá disponível no texto de apoio Então o que eu peço para vocês é acompanharem o conteúdo eh não é necessário anotar tudo que
tá aqui porque vocês tem acesso a esse texto mas apenas anotarem as ideias que vocês estão tendo as reflexões as dúvidas as intuições colocando um resumo aí eu acho que isso é importante inclusive para gravar eu uso muito isso de escrever quando eu tô eh estudando porque acaba fixando bastante então mas não Não se preocupem e anotar tudo que eu vou apresentar aqui porque isso tá disponível para vocês no material de apoio certo ah e a cabeça explodindo né então toda vez que tiver uma ideia aqui que vocês acharem interessantíssima comentem no chat a cabeça
explodindo o Emoji da cabeça explodindo para mostrar que vocês curtiram aquele aquela parte do conteúdo porque assim a gente vai vendo aqui se vocês estão gostando ou não com essa cabec explodindo eh quando ela surgir bom gente então eu queria nesse primeiro nessa primeira aula eh fazer essa apresentação geral né porque como eu disse muitos de vocês nem me conheciam e estão me conhecendo agora então prazer né Eh e eu tô muito feliz muito feliz por est aqui agora esse é um projeto de vida meu e eu pretendo fazer isso pelo resto da minha vida
mostrar como a filosofia como ela me ajudou e como ela pode ajudar aar vocês então é mostrar um caminho mostrar que sim existe a possibilidade de por meio de filosofia ter uma vida melhor essa é a minha proposta eu tô muito feliz porque tem muita gente aqui no nosso encontro e tem muita gente que vai escutar isso e vai buscar se aprofundar nesse universo filosófico perfeito Então bora lá pro conteúdo fechou Beleza então a Agora sim a gente tá começando oficialmente o nosso primeiro encontro com o conteúdo aula um vida de aparências ansiedade e comparação
eu vou falar da vida de aparências aí eu faço uma pausa a gente fala da ansiedade uma pausa a gente fala da comparação Então esse é o nosso itinerário da aula de hoje esses três momentos e dentro de cada vilão a gente vai apresentar filósofos né teóricos bom vida de aparências ó vida de aparências né é algo assim mais do que comum né muitas vezes nós caímos nesse problema mas a gente consegue também perceber que muitas pessoas que nós conhecemos estão nesse problema talvez nem saibam que é um problema mas estão inseridas nesse problema vamos
lá então a vida de aparências pautada pela pergunta o que as pessoas vão dizer limita a autenticidade e afeta a saúde mental causando ansiedade e esgotamento o que as pessoas vão dizer vida de aparências se vocês já se Fizeram essa pergunta vocês têm Então essa preocupação com essa vida de aparências não é que nós não devemos nos preocupar com que o outros vão dizer assim de forma radical e viver tipo Diógenes que foi um filósofo antigo e vivia na rua e não tava nem aí para nada ante Convenções não é nesse sentido radical mas a
gente também não pode pautar a nossa vida e as nossas escolhas A partir dessa pergunta o que as pessoas vão dizer e viver de acordo com essa pergunta porque aí sim vai afetar a nossa autenticidade quem sou eu afinal de contas outro problema atrelado a vida de aparências é o consumismo o consumismo prioriza status sobre conteúdo e muitas pessoas no mundo que nós vivemos são sim consumistas ser Consumista nesse sentido é dar valor em demasia a algo que não precisa ser tão valorizado é focar mais no status ou na fama enfim do que no próprio
conteúdo tudo é decorrência do conteúdo se se a gente for bom naquilo que faz isso basta aí se atinge os objetivos agora buscar só pelo objetivo Esse é o problema que os filósofos apresentam romper esse ciclo requer autenticidade consciência crítica autoaceitação e menos dependência da aprovação alheia então Aqui nós temos alguns lemas importantes que que a filosofia grita ela grita por autenticidade ela grita por consciência crítica por pensamento crítico por autoaceitação por menos dependência da opinião dos outros e aqui eu trago então a famosa pergunta do Sócrates pensem aí o Sócrates que viveu na antiguidade
Sócrates que viveu do ano 470 399 antes de Cristo Ele já se perguntava quem sou eu então muitas vezes a gente pensa né ah não mas os filósofos lá na antiguidade as pessoas eram atrasadas né Elas não hoje sim as pessoas são evoluídas por causa da ciência por causa da tecnologia e tal né não há muitos ensinamentos incríveis que são da antiguidade e que nós podemos utilizar hoje e as pessoas não não não presta o que é antigo lá atrás não presta porque não é evoluído entre aspas então nem vou dar bola para isso E
aí tá o grande problema então nós veremos que os pensadores antigos medievais modernos e claro contemporâneos também mas também os antigos e medievais são sim importantes e o Sócrates aqui nos alertando né quem sou eu Então essa é a pergunta que Sócrates fazia e eu vou puxar aqui um outro autor agora o kirar que aprofunda essa pergunta do Sócrates ao falar do desespero Então a partir de agora eu quero comentar um pouco sobre o que é espero a partir desse Pensador Kirk que viveu de 1813 a 1855 Esse é um Pensador do século XIX é
um Pensador que se preocupa muito eh com as questões existenciais né com as questões da subjetividade com as questões do eu e uma das preocupações do kirar era entender por as pessoas vivem em desespero mas primeiro a gente tem que entender o que significa desespero para ele bom aqui então trago uma definição do desespero segundo esse Pensador O Kirk gar para ele desespero não é escuridão ou desesperança desespero não é uma patologia para ele então não dá para entender nesse sentido de Patologia desespero para ele é incapacidade de alcançar um eu mais elevado caracterizando-se como
uma alienação do próprio eu as pessoas que estão perdidas elas estão em desespero as pessoas que estão desconectadas com o próprio eu que vivem uma vida de aparências que vivem preocupadas com a opinião dos outros elas vivem em desespero então para Kirk gar quem vive uma vida de aparências é desesperado e desespero aqui como eu disse não no sentido de Patologia mas no sentido de estar perdido de não entender o próprio eu o que há de mais íntimo pra gente o próprio eu eu estou sempre com o meu eu então eu tenho que me conhecer
eu tenho que me preocupar comigo eu tenho que ser o meu melhor amigo porque Claro a gente convive com pessoas mas a gente convive para sempre desde do primeiro dia até o último com o próprio eu e as pessoas estão desconectadas do próprio eu esse é o alerta do kirar E é isso que ele chama de desespero diz ele é um fenômeno Universal uma condição existencial na qual o indivíduo se sente desconectado é falta de autenticidade e de singularidade então a pessoa em desespero não é autêntica não é singular ela não tem ela não assume
as próprias escolhas ela simplesmente vai vivendo de acordo com essa vida de aparências ela ela ela se encaixa dentro de um padrão e vive aquilo mas aquele padrão talvez N pode ser que sim mas para muitas vezes não é não condiz com o próprio eu ele fala de dois graus de desespero ele diz que o mais com um é causada pela é causado pela ignorância sobre o eu que é tão superficial que ele questiona se realmente é desespero qual seria esse né é quando eu tô assim tão desconectado com o meu próprio eu que eu
nem me conheço eu simplesmente vou vivendo no automático e nunca parei assim para pensar realmente quem sou eu eu eu acordo tomo café vou pro trabalho vou vou estudar vol durmo final de semana vou pras festas aí mas nunca parou de fato para refletir sobre a própria existência ou o próprio eu esse é o perdido segundo ele né O que simplesmente vai vivendo no automático e ou joga tudo pro Futuro Como diria o cênica né em sobre brevidade da vida ah eu vou deixar os meus planos de uma vida boa lá para depois que eu
me aposentar porque agora eu vou ter que produzir produzir produzir viver dentro da dessa máquina tu vai deixar para quando para viver essa é questão tu vai deixar pro final e se nem chegar esse final Então esse é um tipo de desespero para ele é o mais comum é quando eu tenho ignorância sobre o meu eu mas o verdadeiro desespero parae surge da aversão profunda ao próprio eu como assim eu pratico alguma coisa eu fracasso E aí eu estou diante desse eu fracassado então o desespero segundo ele não é do evento em si do fracasso
mas da sensação de se sentir fracassado é sentir que o eu fracassou E aí tu vai viver com um eu fracassado isso é desespero Esse é o grande desespero o verdadeiro desespero que ele tá comentando aqui sei lá vamos pensar aqui alguns exemplos né eu fracassei no meu trabalho por minha culpa então eu vou viver o desespero não é o evento do fracasso em si mas é se sentir eu eu me sinto fracassado aí tem o desespero Ah eu traí por exemplo tô num relacionamento e tra aí tu tá preso a um eu que traiu
e tu sente desespero por isso porque tu se sente fracassado enquanto um sujeito que não deveria ter feito algo e fez então qualquer outro exemplo de de de errar né de fracassar nesse sentido acaba gerando esse eh aprisionamento com esse eu fracassado aí é complicado aí realmente a gente entende o significado de desespero por porque a gente tá preso ao próprio eu como eu disse antes por isso que a gente tem que ser o nosso melhor amigo eu tenho que me conhecer muito se eu não me conhecer eu vou conhecer quem afinal de contas né
E no momento que tu vive preso a eu que é fracassado e tu sente esse desespero aí é complicado aí é complicado mas temos algumas alternativas aqui que ele apresenta quais são elas então ele propõe soluções eh muitos vamos lá Muitos vivem momentos na vida eh que sentem desespero eu já senti desespero já fracassei em algumas coisas e eu senti que eu tava preso a um eu fracassado Então não é uma condição que que vai perdurar para sempre mas é algo que tem que ser trabalhado é algo que tem que ser cuidado Sim há ajuda
profissional então aqui podemos citar por exemplo a psicologia há essa saída em casos assim pesados mas também né a gente pode usar do conhecimento filosófico para buscar esse autoconhecimento essa autoaceitação então isso sim a filosofia nos oferece bom ele diz o qu então o Kirk gar propõe o qu como saída como solução encontrar paz e harmonia internas ao termos a coragem de ser nosso verdadeiro eu em vez de tentar ser outra pessoa a gente tenta ser outra pessoa muitas vezes esse é o grande problema é tem que tentar ser o verdadeiro eu não negar a
própria natureza eu sou quem sou eu vou vi ver com esse eu então aceitar isso autoaceitação a resposta dele aqui ela vai na direção da autoaceitação quando nós não aceitamos caímos no desespero quando Nós aceitamos daí a autoaceitação a gente consegue sair do desespero digo cito uma frase dele querer ser quem se é realmente é o oposto do desespero assim o desespero parece quando aceitamos Nossa verdadeira natureza E paramos de negá-la de novo por uma vida de aparências nós negamos a nossa natureza e vivemos de acordo a certos padrões estabelecidos Mas eu posso estar vivendo
desapegado a minha A Essência enquanto ser humano e aí consequentemente caímos naquilo que ele chama de desespero Diz ele que muitas pessoas vivem de forma inautêntica isso de ter uma vida autêntica é super importante né a gente passa pela vida muitas vezes uma vida não refletida então nós precisamos refletir sobre a vida pensar sobre a vida e buscar autenticidade buscar uma vida autêntica mas muitos para pro Kirk gar vivem presos numa vida inautêntica ou seja não autêntica e aqui ele cita três exemplos primeiro exemplo as pessoas que seguem as expectativas impostas pela sociedade aqui é
a vida de aparências basicamente então eu vivo de acordo com as expectativas da sociedade eu não vivo de acordo com os meus objetivos os meus sonhos os meus ideais os meus valores eu vivo de acordo com os valores impostos externamente aí existe uma desconexão né Aí existe um rompimento Então esse é um cuidado importante para ter sei lá dá para pensar desde profissões até escolhas amorosas enfim dá para pensar milhões de exemplos aqui sei lá eu vou citar um exemplo meu eu comentei antes né que eu fui seminarista e tal eu queria ser padre quando
Entrei no seminário mas acabei saindo porque eu decidi viver do mundo de filosofia só que aí quando eu me formei eu tava me formando na época em 2004 para C Eu me formei em 2005 final de 2005 então no início de 2005 eu comecei a pensar em fazer outro curso na época eu cogitei fazer medicina Olhem só né eu cogitei fazer medicina por quê Porque era uma expectativa social era uma expectativa que pensando ah eu vou ser professor de Filosofia eu pensava não mas acho que não né Eu acho que eu vou tentar fazer medicina
porque aí eu sou bem mais bem visto né ã até pela família por exemplo não o cara é médico né não é professor de Filosofia né que grande besteira né a gente muitas vezes constrói uma vida constrói os projetos a partir de coisas totalmente diferentes da gente e quando eu pensei nisso de fazer medicina eu pensei sério comecei a estudar inclusive comecei a me preparar pros vestibulares e tal o que o que mudou a minha unão e ainda bem porque eu estaria totalmente desconectado com o meu eu que é um eu que é muito próximo
do mundo filosófico mundo da sala de aula é esse isso esse encontro com vocês é isso que eu gosto é isso que me faz feliz na época até comecei a a visitar hospitais enfim para ver o que eu sentia e e eu só saía de lá mal e não consegui olhar para sangue por exemplo não sei o que eu estava pensando na época mas eu eu na verdade sei né eu tava nesse primeiro ponto aqui né seguir as expectativas impostas pela sociedade então vou procurar uma profissão que que as pessoas olhem para ela e nossa
né e óbvio que aqui eu não tô falando que quem faz medicina ou quem é médico tá desconectado né não muito pelo contrário no meu caso porque eu não não tinha uma relação com aquilo próxima o meu gosto o meu amor era outra coisa é filosofia né são os livros então por isso que eu me encontrei na filosofia mas na época eu cheguei a pensar nisso por esse medo e e assim tipo o cara que é adolescente vai viver isso né É É difícil claro que aqui a gente tá falando de muitas teorias e com
certeza vocês vão concordar com a maioria delas mas e aplicar isso como eu vou pôr em prática isso eu entendo que é difícil mas é um processo né Não dá para pegar aqui uma lição e decorar a frase de vez em quando citar a frase não tem que viver isso tem que buscar por exemplo essa vida autêntica e como vou buscar a vida autêntica é não se preocupando e construindo uma existência a partir de uma vida de aparências um outro exemplo que ele dá é quando se perde de vista quem realmente se é E aí
existe uma formatação dos modos de sentir e de pensar as pessoas começam a pensar da mesma forma e a sentir inclusive sensa sentir da mesma forma por quê Porque elas vivem nessa caixinha né Elas vivem dentro dessa caixinha que é o normal a normalidade né ou da a pior ainda a caixinha da vida de aparências aí vive uma falsidade porque está construindo a vida a partir disso um terceiro exemplo que ele cita é quando se nega a própria individualidade a própria singularidade e a auten quando nós negamos quem somos bom aí como nós já vimos
nós vivemos no desespero né é o a primeira forma é a ignorância do próprio eu que é mais comum o mais pesado seria aquele que eu tenho aversão ao meu eu quando eu fracasso e sinto aversão ao meu eu não ao fracasso em si mas ao meu eu e o segundo tipo é quando eu tô perdido quando eu não sei quem sou eu afinal de contas o que eu quero da vida aí ele aponta então isso mas algo interessante que também ele comenta é sobre a angústia muitas pessoas falam da angústia como algo a ser
evitado a escapar dela a angústia é um fator chave aqui paraa filosofia do kir kigar pra filosofia do heidegger pra filosofia existencialista por exemplo do jumpo Sartre e outros angústia para Kirk gar é um espaço existencial para uma autêntica experiência de si vou repetir a frase angústia é um espaço existencial para atingirmos uma autenticidade para atingirmos essa singularidade para atingirmos essa individualidade é pela angústia Ah não Tu angústia angústia aqui no sentido né filosófico do termo né eu tô sentindo angústia vou evitar isso vou tomar remédio alguma coisa Não esse é um espaço importante de
crescimento é sentindo angústia que nós buscamos respostas se eu viver em desespero e nem sei que tô em desespero se eu viver desconectado com o meu eu e nem me Dou conta disso eu continuo vivendo talvez vou me D Conta mais tarde quando já não não há mais tempo mas se eu me dou conta logo eu consigo por meio desse dar conta que é angústia que que é geradora de angústia eh buscar a autenticidade Então a gente tem que começar a encarar a angústia a dor o sofrimento como algo não a ser evitado mas a
ser compreendido e eu diria que essa talvez seja uma das principais lições da aula de hoje é é mostrar que que que a gente acaba vivendo dentro de um projeto ingênuo de felicidade achando que tudo é mil maravilhas e que é possível atingir a felicidade Total plena mas não não existe isso esse é um projeto ingênuo de felicidade a gente tem que aceitar que e construir um projeto realista de felicidade aceitando que a dor que a angústia que a crise faz parte da existência e a gente tem que aproveitar esse momento para crescer lembra a
famosa frase do niet presente em em algumas obras mas como em Crepúsculo dos Ídolos aquilo que não me mata me fortalece então é mais ou menos esse sentido então nós temos que buscar se fortalecer com a dor com o sofrimento bom aqui trago também o o termo crise a palavrinha crise derivada do grego crino crino do grego significa distinguir julgar avaliar ela é uma experiência positiva quando eu comento né ah crise estou em crise aí já nossa coitadinho né Não mas vai passar enfim esse é o problema não a gente tem que assumir a crise
nesse sentido grego crino julgar avaliar verificar distinguir como um momento de discernimento como um momento de crescimento é isso mesmo crise não é um momento de apenas dor claro que há dor mas a dor também assim como a crise assim como angústia é o momento de discernimento de crescimento então algo que eu quero muito passar para vocês hoje é entender e e apresentar não não um projeto ingênuo como eu falei né mas algo bem realista entender que a natureza humana é marcada pelo sofrimento e não não adianta ficar evitando aquilo que que é uma marca
Nossa que é o sofrimento o que a gente tem que aprender é a lidar com isso é reconhecer a dor não esconder a dor mas reconhecer a dor porque assim a gente tem a oportunidade de crescer com a dor Então em vez de destrutiva a crise ela deve ser vista como uma oportunidade de crescimento o Kirk Nos alerta sobre a importância de sermos fiéis ao nosso verdadeiro eu e aqui eu trago outro autor o heidegger heidegger um filósofo do século XX eh que aprofunda essa reflexão quando ele trata do existir então passo ao segundo autor
aqui que é o heidegger heidegger vive então de 1889 final do século XIX e boa parte do século XX falece em 76 e para ele nós humanos somos capazes de existir O que significa existir aí tu pode pensar ah mas os animais também existem não o existir aqui que heidger tá falando é essa postura do eu que se olha de Fora existir é quando o eu consegue se enxergar de fora até peço para vocês realizarem esse exercício filosófico agora Imaginem o eu de vocês se olhando de Fora bem se se alguém não nunca fez esse
exercício faz agora porque é bem interessante te imagina te observando Tu tá no sofá tu tá sentado tu tá na cama não sei tá olhando pelo celular e agora tem o teu eu aqui te olhando de fora essa postura de se olhar de fora é existir é se dar conta da própria existência e das condições da existência Porque somente quando a gente se dá conta da própria existência se olhando de Fora a gente se entende melhor como por exemplo um ser finito aceitando a temporalidade a finitude como uma marca Nossa tá vamos continuar aqui com
heidegger Diz ele que quando o ser humano pergunta pelo próprio sentido então ele existe então a pergunta sobre o sentido da vida o sentido da existência é uma pergunta fundamental filosoficamente falando assim historicamente quando a filosofia surge até o século XIX A grande questão era o Bem Viver não era o sentido da vida se falava muito sobre teorias do Bem Viver ou felicidade em outras palavras o que eu devo fazer para alcançar a felicidade e aí tem várias respostas né ã que é a famosa eu da aristotélica aí vem então AF fronesis pro Aristóteles que
é o meio-termo aí vem a apatia dos estóicos a Apia dos epicuristas a afia dos céticos a fé em a fé na na religião no cristianismo a fé no ser humano dos modernos etc então tem tem muitas respostas aqui mas é somente a partir do século 19 isso na literatura depois vai pra filosofia com força que se fala mais sobre o o próprio termo sentido aqui né e no século XX essa é uma grande preocupação da filosofia Qual o sentido da vida Há algum sentido não há se há Qual é eu devo construir ou ele
já tá aí falaremos bastante sobre isso vou inclusive citar alguns autores aí como Cami e outros que Victor Franklin né também que falam sobre isso mas continuando existir para heidegger é Possibilidade é abertura é projeto aquilo de se olhar de Fora que Eu mencionei antes isso é existir existir o o prefixo e x ex é se olhar de Fora existi existi se olhar de fora então esse existir esse existir deve ser visto como projeto eu estou me olhando de fora e eu sou um projeto eu sou um projeto que já tem uma história Eu por
exemplo tenho 40 anos então eu tenho 40 anos de projeto já construído e eu não tenho como mudar o projeto já feito é a minha carga mas daqui para frente eu sou abertura eu sou indeterminado eu sou projeto Olhem só o poder dessa reflexão de heidger se olhando de Fora e entendendo que eu sou projeto Eu tenho um caminho pela frente ainda a a seguir só que esse caminho eu posso seguir de forma totalmente automática como um autômato sem pensar sem refletir eu vou vivendo acordo Trabalho estudo volto é é um troço contínuo né é
o sísifo Né Rola Pedra volta pedra Rola Pedra volta pedra mas quando a gente se dá conta disso e a gente assume a vida como projeto Aí sim é possível fazer grandes mudanças que muitas vezes são necessárias ou não fazer grandes mudanças porque a vida está bem encaminhada mas ter uma vida mais reflexiva [Música] ã a filosofia nos ensina a ter uma vida mais reflexiva é ser um é alcançar uma autonomia intelectual Porque por meio dessa autoria intelectual a gente alcança essa vida mais reflexiva E aí vem o pacote inteiro vem um pensamento crítico aí
vem a a autoaceitação aí vem um pacote inteiro de coisas boas que que surgem a partir disso continua heidegger toda a sua vida torna-se um constante projetar-se rumo a possíveis realizações um lançar-se para frente isso é viver viver é se lançar paraa frente vocês agora estamos em 2500 pessoas aqui uma terça de noite vocês estão agora por decisão de vocês por liberdade aqui e Vocês decidiram dedicar aqui essas horas essas 2 horas mais ou menos para esse encontro agora 8 horas da noite 8:06 e vocês estão aqui por porque foi uma decisão de Vocês poderiam
estar fazendo qualquer outra coisa então essa abertura esse projeto permite vocês saírem agora da aula ou continuarem na aula participarem da aula de quinta de domingo estudarem filosofia não estudarem Filosofia é é tudo uma questão de lançar-se para a frente e assumir caminhos porque é no caminho que se dá o sentido do existir para heidegger o sentido ele está no caminho e aquilo que sempre se fala né não busque lá o final do caminho achando que não eu vou atingir tal coisa eu vou ser feliz ah então vou ter que acabar o ensino médio Aí
eu vou ser feliz daí eu vou paraa faculdade não eu vou ter que me formar Aí eu vou ser feliz aí começa a trabalhar não mas eu vou ter que me aposentar Porque daí eu vou ser feliz e tu tá lançando sempre pra frente pra frente paraa frente aí chega no final Como eu disse o cênica né Putz mas aí tu vai pro final tu acha que a felicidade tá lá depois da aposentadoria E aí tu tem ainda vida pela frente então a A grande questão aqui é o caminho e não o pote de ouro
lá no final por isso a pergunta que o heidger nos faz é essa Qual é o seu projeto Qual é o meu projeto Qual é o projeto de vocês aqui temos né vocês que estão participando aqui qual o projeto de vocês Qual é o seu projeto de vida Porque somente entendendo esse projeto se busca esse sentido proposto por heidegger e ele também fala de vida inautêntica então vocês percebem que os dois autores que tô citando inicialmente o Kirk gar fala sobre uma existência inautêntica é quando nós vivemos no desespero desapegados do próprio eu longe de
uma autenticidade e o heidegger também fala de uma existência ou de uma vida inautêntica o heidegger diz que o eu é um ser aí no mundo com os outros e para a morte ou seja eu estou no mundo eu ninguém eu não pedi para nascer né Eu simplesmente estou no mundo eu fui como diriam né essa leitura mais fenomenológica existencialista eu fui lançado no mundo e quando eu me dei conta eu já existo enquanto ser humano então eu sou um ser aí no mundo eu não decidi Ah vou nascer agora não simplesmente foi lançado no
mundo e aí no mundo tu é com os outros não se vive de forma isolada a gente vive com os outros Essa é a segunda marca humana e a terceira marca humana é um ser para morte porque nós somos finitos E aí que temos a finitude então para ele a vida inautêntica é quando quem tem vida inautêntica é aquele que se dissolve na massa humana e é aquele que teme a morte é aquele que não alcança uma autenticidade porque não pensou o projeto porque não fez essa reflexão do existir de se olhar de fora e
é aquele que teme a morte aquele que não quer né não pensa sobre AF finitude ou teme a finitude Mas é uma marca humana por isso para heidegger a vida autêntica é alcançada quando quem assume a vida como própria quem a forja e a constrói segundo um plano próprio eu vou forjar a minha vida eu sou um Escultor que tô lá construindo né a estátua eu tô forjando a estátua que é a minha vida eu tô pintando um quadro Porque a vida é uma obra de arte e eu sou um artista que pinta o quadro
que é a minha vida eu posso simplesmente jogar a tinta na no quadro eu posso fazer qualquer traço ou eu posso me dedicar né E esse se dedicar à arte que é vida não é assim de forma ah um minuto por dia né Não quando a gente abraça essa ideia a gente vive isso o tempo todo e não é algo também pesado trabalhoso é um estilo de vida mesmo então de certa forma que assumir a vida e tornar ela uma obra de arte é um estilo de vida não é mais uma tarefa é mais um
um cheque que a gente tem que dar no dia né a gente tem 20 compromissos mais um assumir a vida como obra de arte ah hoje eu pensei dois minutos sobre isso Putz agora beleza né não é é algo que permeia o todo que permeia qualquer outra atividade que permeia a nossa existência e a relação Nossa com os outros e a relação Nossa com os projetos Então isso é a vida autêntica para heidger e ele também fala da angústia a angústia nos tira da vida inautêntica e nos reconecta com Nossa autenticidade vocês percebem que tanto
para kirar como para heidger angústia é um elemento Central para nós alcançarmos a autenticidade então sim se se tá sofrendo tá tendo angústia Ah vamos usar aqui o termo se eu estou sofrendo né não olhe apenas pro sofrimento a própria crise que eu comentei de crino distinguir julgar avaliar como algo negativo olhe para isso como uma oportunidade de crescimento muitas vezes passando al uns anos Seguindo os desejos dos outros acumulando bens e experiências até descobrirmos o que realmente nos faz felizes e assim no início da nossa jornada é muito comum seguir aquilo que é ditado
externamente porque eu tô me conhecendo ainda eh se conhecer não é algo que eu vou eh ler um livro vou eh fazer uma hora de alguma atividade vou me conhecer não é algo de uma vida toda e claro que no início a gente ainda tá tateando né a gente tá começando nesse nessa busca por autoconhecimento então é muito comum acumular desejos bens e experiências que os outros ditam como coisas boas e a gente vai lá e tenta fazer para ver se é se é legal se não é e tal né se a gente tá aberto
eh para esse existir né pra busca de uma vida autêntica a gente vai alcançar esse eu autêntico e o problema é quando a gente passa toda a nossa existência preso aos desejos dos outros aos interesses dos outros e vivendo a nossa vida a partir desses interesses achando que são interesses nossos que não são por quê Porque a gente não fez esse movimento reflexivo então é essencial lembrar que o propósito não precisa ser grandioso também né pequenas coisas pequenas conquistas ao longo da vida também trazem felicidade eh e esse é outro problema muitas pessoas acabam buscando
o propósito buscando o sentido como se as as pequenas conquistas como se o um café com um amigo uma conversa com com o pai com a mãe Eh um jantar com com a namorada enfim não fosse algo bom importante que traz felicidade então não não se apegar tanto a essa ideia de grandiosidade mas viver como foi dito o caminho e as pequenas coisas do caminho O problema não é a falta de tempo e aqui trago a ideia de um um livro que se chama 4.000 semanas eh porque nós temos cerca de 4.000 semanas mas Como
usamos esse tempo eh mais ou menos 80 anos assim uma média né claro que a gente pode viver até os 100 até mais enfim mas se nós pensarmos 80 anos dá em torno de 4000 semanas então isso significa que nós temos 4000 semanas para viver eu por exemplo faço muito esse exercício de me inserir nesse todo Vamos pensar de zero a 100 né ou de zer a 80 onde estou eu hoje eu tô com 40 anos então já vivi 2000 cerca de 2000 semanas eu tenho mais 2000 semanas para viver se eu viver até os
80 ou viver mais né Eh 5000 semanas não sei enfim mas é finito Esse é o ponto esse exercício das 4000 semanas é para mostrar a nossa finitude é para mostrar que a gente tem que se dar conta aceitar a finitude e abraçar essa ideia porque não há saída porque não há vida ah Imortal né nesse sentido aqui da nossa existência a nossa vida aqui ela é finita claro que aqui h um debate gigantesco sobre vida pós morte se há se não há enfim aí dá para entrar pela filosofia dá para entrar pelas religiões enfim
esse é um debate também interessantíssimo que inclusive esse debate e outros né eu faço muito no 360º o 360º é um curso da história da filosofia Mas ele tem aulas semanais então toda terça De noite a gente se encontra para falar sobre um tema e os últimos encontros nós abordamos durante 15 encontros 15 aulas mais até foi acho que quase 20 Deus na filosofia então nós discutimos muito sobre como os filósofos e filósofos entenderam Deus qual é o Deus do Platão do Sócrates do Espinoza do heg do niet etc né daí cada um com a
sua visão mas aqui eu acho que esse exercício é importante de de se colocar eh nesse Horizonte de uma existência e perceber né e aceitar essa finitude por isso cada escolha que a gente faz ao longo dessa define a qualidade da nossa jornada então sim as escolhas são importantes são elas que vão definir o caminho trago aqui a visão dos gregos também sobre o tempo os gregos não mediam o tempo a partir apenas do relógio mas como um movimento em direção ao ideal humano tempo pros gregos Não é esse tempo aqui agora é 8 e
155 não é um movimento em direção a algo a um ideal se encontrarmos um amigo após 10 anos e ele estiver igual com os mesmos defeitos é como se o tempo não tivesse passado para ele então você encontrou um amigo seu 10 anos depois continua idêntico igual com os mesmos defeitos ou até as mesmas qualidades mas os mesmos defeitos o tempo do relógio para ele passou porque ele envelheceu 10 anos mas o tempo enquanto temporalidade o tempo nesse sentido grego que os gregos entendiam não ele continua igual é como se não tivesse passado 10 anos
por isso que o verdadeiro tempo que é o tempo da temporalidade e não o tempo do relógio cronológico mecânico mas o tempo enquanto a busca de um ideal humano a busca de me auto aperfeiçoar em em direção ao ao ideal esse tempo da temporalidade gera transformação ele se gera com a transformação então a lição aqui pra gente é entender o tempo não apenas como horas dias anos né as 4000 semanas que Eu mencionei aí né que é uma existência de 80 anos não somente nesse sentido cronológico Mas também como possibilidade como abertura Como projeto Porque
a partir das escolhas que a gente vai fazendo Sei lá uma escolha simples talvez não sei vou começar a ler filosofia vou começar a estudar filosofia issso pode te ajudar muito na jornada Vou me dedicar mais sei lá leitura de obras literárias eu vou fazer um esporte eu não faço Esporte Ah eu vou começar a me encontrar mais com os amigos porque eu estou muito isolado eu me sinto na solidão então vou ter mais relações com tudo isso é importante e a gente só faz esse tipo de movimento quando há essa reflexão essa abertura filosófica
para entender o próprio existir então a finitude Sim ela nos dá o impulso necessário para projetar e evoluir E a filosofia surge Por isso os animais eles não filosofam eles agem por instinto os deuses não filosofam também por quê Porque eles possuem a eternidade os deuses são Imortais Então para que filosofar se eles possuem a eternidade Quem filosofa Somos Nós seres humanos porque somos finitos a filosofia é uma necessidade humana por quê né Por causa da nossa finitude porque eu sei que eu não vou viver para sempre e eu sei que daqui 100 anos eu
não estarei mais aqui ou eu tô jogando alto né 100 anos 100 mais 40 então teria 140 a menos né eu sei que daqui sei lá 60 anos eu vou est com 100 anos se eu estiver vivo isso me move pro filosofar então filosofia não é como eu disse anteriormente uma algo a ser estudado apenas por alguns eruditos em círculos fechados da universidade e tal não Filosofia é algo humano demasiadamente humano né se parafraseando uma obra do niet Filosofia é algo demasiado humano por causa da nossa finitude por causa da nossa temporalidade finalizo essa parte
com uma citação de cênica na obra sobre a brevidade da vida não temos pouco tempo mas desperdiçamos muito não dá para reclamar do tempo nós temos nós desperdiçamos o tempo a vida é longa o suficiente nos foi dada generosamente para a realização das mais altas empreitadas se toda ela for bem empregada bom gente primeira pausa aqui então comentamos o primeiro vilão que foi vida de aparências e aqui eu tentei trabalhar mais com vocês com Kirk gar e um pouco também com heidegger mas girando em torno dessa ideia né da vida de aparências e mostrando como
a angústia como a busca da autenticidade é importante E aí curtindo a aula que estão achando tem tem muita cabeça explodindo aqui ou pouca cabeça explodindo tem muita cabeça explodindo isso é bom isso é bom ã bom teremos mais dois vilões né o próximo que eu vou mencionar é ansiedade e como eu perguntei no início da da aula qual o vilão que mais atinge vocês um dos comentados muito foi ansiedade e tô vendo muita cabeça explodindo então Maravilha Giovana amando aula isso aí Ótimo então vou vamos lá tem Vamos falar agora então sobre a ansiedade
que tal preparados ansiosos para falar sobre ansiedade tô super ansioso para falar sobre ansiedade Bom vamos lá então ansiedade aqui eu faço uma breve introdução vou utilizar o livro do Amaral um livro intitulado toda a ansiedade merece um abraço onde ele faz a seguinte provocação pra gente a metáfora de dirigir em uma ada com neblina ilustra a experiência da ansiedade que obscurece a clareza e o controle gerando medo e Incerteza ansiedade comparado aqui essa metáfora é como dirigir com neblina quem já dirigiu com neblina sabe né como a gente se sente perdido e como a
gente sente medo isso é ansiedade A partir dessa metáfora ansiedade provoca preocupações com futuros incertos e transforma situações banais em ameaças ansiedade é aquela preocupação constante com o futuro futuro o futuro Ah mas vai acontecer alguma coisa vai e situações banais se tornam ameaças pra gente porque tudo é ameaçador pra pessoa ansiosa diz Amaral continua ele continuo citando ele a ansiedade paralisante é intensificada pela cultura da produtividade pela cultura que vivemos hoje que valoriza a pressa e a produtividade o mundo hoje é o mundo de pressa de produtividade o mundo hoje é o mundo de
rios que não podem passar de 30 segundos porque se for mais de 30 segundos Pelo amor de Deus né o que eu tô fazendo da vida já fiquei 2 minutos aqui assistindo uma aula meu Deus é muito tempo né como eu vou ler Guerra e Paz de tosty então né jamais eu vou ter que ficar meses lendo esse livro nunca né Eh na obra faren 451 o autor ele comenta num lembrei agora num trechinho e tudo se transforma verbete os livros se transformam verbetes resumos manuais então não dá mais tempo para ler Qualquer coisa a
gente vai ler um verbete um resumo um manual é pressa é a cultura da produtividade e isso é preocupante porque a gente não tem mais tempo para dedicar tempo ao tédio tempo ao ócio criativo inclusive temas esses que eu vou abordar na aula de quinta vou falar bastante sobre ócio criativo como ter momentos de ócio criativo cultura da produtividade e solidão fragilidade dos relacionamentos aí citaremos também sociólogos IGM balmo por exemplo vai entrar na aula de quinta mas continuando aqui sobre a ansiedade lid com emoções desagradáveis como ansiedade é um processo contínuo ao longo da
vida então não é algo que simplesmente é resolvido com eh com qualquer movimento é algo a ser entendido e aprendido e vivenciar isso aprender viver com isso mas como um processo né como um processo que deve ser melhorado ela não é sempre negativa também isso é importante ressaltar né porque quando se fala anciedade parece que é tudo negativo não ela tem um elemento positivo em sua forma natural é uma resposta do corpo a perigos ajudando a enfrentar desafios pensarmos o homem das cavernas por exemplo né era importante esse e esse cuidado com o futuro enfim
né porque aí se enfrenta os desafios e a própria pessoa ansiosa né O problema é quando a ansiedade toma conta mas um um pequeno grau de ansiedade é importante também para esse cuidado com o futuro mas quando tu vive preso a a Catástrofe e todo momento é é de catástrofe no futuro aí aí é que complica Ok então eu trago aqui essa breve reflexão para puxar uma escola filosófica chamada estoicismo para ver o que tanto o epiteto como o Marco Aurélio acabam falando sobre isso então vou agora pro estoicismo uma escola filosófica da antiguidade é
uma escola que surge ainda eh pós Sócrates lá com os estóicos antigos e ela tem a sua última versão com os romanos aí no século ieo depois de Cristo né então ela vai lá desde o século antes de Cristo até o século io depois de Cristo mais ou menos temos vários filósofos aí e os três últimos grandes filósofos mais conhecidos são Cica epiteto e Marco Aurélio eu vou citar aqui principalmente o epiteto e o Marco Aurélio na aula de hoje eu inclusive já citei o cênica aqui né na na reflexão sobre o tempo agora vou
falar sobre especialmente o epiteto Depois o Marco Aurélio um conceito que é importante para falarmos do estoicismo esclarecer é o conceito de apatia eh os estóicos defendem a apatia quando se fala que o stoico defende a apatia A negação Patos paixão então é A negação da Paixão se entende que o histório tem que ser um sujeito frio calculista que nega a sensação o sentimento a paixão bem na origem se defendia um uma versão mais radical por exemplo lá com zenão né que é o pai do estoicismo mas os estóicos novos que são os romanos que
é um cenica um epiteto e um Marco Aurélio não a apatia para eles é quando nós controlamos as paixões pela razão não é quando nós anulamos as paixões né mas quando nós temos um equilíbrio entre razão e paixão e o e o próprio termo Patos né Eh é aquilo que é descontrolado é uma é uma emoção que nós não controlamos o estoico defende um exercício para controlar aquilo que nos controla e que provoca problemas na nossa vida então apatia de novo é esse movimento de de Harmonia entre né a sensação e a razão é quando
pela razão a gente consegue um autodomínio e buscar esse autodomínio é importantíssimo para enfrentar a ansiedade então queria frisar isso bom para explicar melhor a apatia dos estóicos eu cito a principal lição se me perguntarem Ah mas resume o estoicismo numa frase né se é possível né mas eu trago então a lição do epiteto no manual do epiteto ele ele abre o livro com essa frase a primeira lição dele é essa que é há coisas que nós controlamos deliberamos há coisas que nós não controlamos não deliberamos eu devo focar naquilo que eu controlo e deixar
de lado aquilo que eu não controlo as nossas preocupações e as nossas ansiedades elas vêm principalmente numa preocupação extrema daquilo que nós não controlamos e a gente fica obsecado ansioso com aquilo o epiteto ou o estoicismo de modo geral defende não focar naquilo que não controla para quê se tu não controla então devemos focar naquilo que controlamos e o que nós controlamos e não controlamos nós controlamos apenas a o mundo interior a forma como Nós pensamos e reagimos o mundo exterior nós não controlamos então o grande vamos chamar assim segredo da felicidade dá para chamar
dessa forma mas a grande solução estóica de epiteto pra ansiedade e pros problemas de modo geral mas aqui friso ansiedade é focar naquilo que controlamos vamos para exemplos Aqui nós temos alguns exemplos eu peço para vocês responderem eles então você está preso em um engarrafamento controlo não controlo comente aí eu vou dando as respostas Estou preso no trânsito controlo ou não controlo bom eu vou respondendo aqui para vocês não controlo aqui é importante ressaltar aí tu pode estar pensando ah mas eu poderia saber que se eu saí 18 horas de casa né eu vou est
preso no trânsito porque que sempre tem trânsito e tudo mais bom aqui eu não tô falando do antes eu tô falando simplesmente do momento estou preso no engarrafamento eu não controlo então não adianta ter raiva gritar se eu tô preso no no trânsito H você está com raiva porque está atrasado para o trabalho eu controlo porque aqui estamos falando de algo interno que é a raiva então tu percebe eu vou voltar pro exemplo anterior eu tô preso no trânsito eu não controlo agora eu tô com raiva porque eu tô atrasado no trabalho ou eu tô
com raiva porque eu tô preso no trânsito isso eu controlo porque a raiva é é algo interior e tudo aquilo que é interior que é pensamento que é sensação que é sentimento eu controlo e eu controlo como com exercícios estóicos que depois já vou comentar alguns seu vo está atrasado não controlo seu amigo está triste por causa de uma separação recente não controlo ele controla a tristeza dele eu não Controlo a tristeza dele você está ansioso por causa de uma palestra que terá que fazer ó é uma questão interior eu tô ansioso eu controlo ansiedade
eu controlo então aqui tá o ponto ao falar de ansiedade uma das respostas interessantíssimas é justamente a resposta estóica eu posso entender melhor a ansiedade e melhorar nesse ponto por meio do estoicismo me tornando estoico se tornar histório não significa abraçar o estoicismo e viver estoicamente para sempre né abandonar tudo e ser his estoico não ser histório aqui é no sentido de aplicar os exercícios estóicos e como nós aplicamos isso no dia a dia fazendo hábito aplicando quanto mais aplicarmos mais a gente vai aprendendo com eles seu filho está doente não controla você está indignado
com algo que acabou de ler controla indignado então esses são alguns exemplos daquilo que nós controlamos e daquilo que nós não controlamos agora eu vou citar três lições três disciplinas eh estoicas e aqui eu vou citar do Marco Aurélio então o filósofo Marco Aurélio o filósofo anterior que eu citei foi o epiteto que foi um escravo ele era escravo e depois se tornou ex-escravo né e um filósofo estoico e o Marco Aurélio é o Imperador Romano então vocês percebem que dentro do estoicismo nós temos um escravo e um Imperador assim nos dois pontos extremos do
mundo naquela época do Império Romano um escravo e um Imperador e os dois estóicos por quê Porque o o EP não controlava aquilo ele simplesmente era era escravo mas ele controlava aquilo que ele poderia fazer com isso e o Marco Aurélio também o Marco Aurélio foi um Imperador muito sábio né enfim próprio a própria obra meditações dele é uma obra bem interessante e aqui eu vou citar então um trechinho dela para explicar as três disciplinas que Ele defende então nós iremos agora H entender um pouco como o imperador né Imperador é interessante né Marco Aurélio
nos diz o que fazer que disciplinas nós devemos ter disciplinas de um Imperador né olha só que interessante vamos lá ã ele diz em todos os lugares a cada momento você tem a opção primeiro contentar-se com o que te acontece isso é disciplina do desejo dois tratar os outros com justiça disciplina da ação três lidar com tuas ideias para que nada de irracional entre de forma surr teira disciplina do consentimento então Aqui nós temos três disciplinas A primeira é a do desejo eu vou explicar Então o que significa disciplina do desejo retomando a ideia a
gente vai falar agora sobre três disciplinas que a gente pode ter na nossa vida então eu tô falando para ti agora diretamente ó tu é uma pessoa ansiosa eh então aplique essas três disciplinas para ver se se funcionam contigo disciplina do desejo o que o que é isso né desejar Como assim você deve treinar a si mesmo para desejar apenas o que sempre pode ter e temer apenas o que sempre pode evitar eu não posso desejar ter aquilo que eu não posso ter por exemplo eu não posso desejar ser um grande cantor eu sei tocar
eu toco violão mas eu não canto bem então se eu desejar ser um grande cantor Eu Jamais Vou atingir isso e eu vou sofrer com isso então eu tenho que desejar aquilo que eu posso ter eu desejo por exemplo ter muitos alunos de filosofia eu vou trabalhar para isso agora eu não posso desejar aquilo que eu não posso ter Então essa é a parte de desejo mas a parte do temor também funciona muito bem que é eu vou temer aquilo que eu posso evitar aquilo que eu não tenho como evitar eu não vou temer por
exemplo para que temer a morte se eu não posso evitar agora eu vou temer sofrer um acidente aí eu vou cuidar quando estou dirigindo por exemplo então desejar aquilo que pode ter e temer apenas o que sempre pode evitar Aqui nós temos quatro exercícios mesmo dentro da disciplina do desejo que são isole o presente e aqui eu cito rapidamente uma frase de cada um desses exercícios isole o presente foque no presente pois você não controla o passado e o futuro Marco Aurélio dois oportunidade infinita todo desafio traz a chance de praticar a virtude diante da
dificuldade pergunte como como posso crescer com isso epiteto então é sempre posso praticar a virtude oportunidade infinita três faça uma pausa e compare adie sua escolha compare o prazer imediato com a virtude e tome uma decisão consciente que valorize o bem a longo prazo a gente muitas vezes não faz a pausa a gente vai assumindo escolhendo escolhendo não calma faz uma pausa e compare e verifica que que isso daqui meses da a longo prazo se é bom ou não epiteto fala sobre isso e quatro a visão de cima aquilo que eu já tinha mencionado com
heidger né se ver de fora aqui também entra esse exercício a visão de cima de Marco Aurélio Pratique o exercício de se imaginar de fora se afaste vai se afastando de si da cidade do local do país E aí tu vai perceber o quão pequenos a gente é né um outro filósofo que fala sobre isso também é o que é a metáfora da do alto da montanha a gente tem que se imaginar no topo de uma montanha quando a gente se vê de fora de cima né como foi citado aqui ou no topo de uma
montanha aquilo que é problema que está na nossa frente e é problema deixa de ser tão gigantesco eu estou aqui diante de um problema Nossa aquele problema tá me consumindo quando eu faço esse exercício de se ver de cima ou no alto da montanha e olho pro problema lá embaixo Nossa aquele problema é pequeno para que eu vou sofrer tanto com aquilo que eu consigo resolver por exemplo então temer aquilo que eu posso mudar né e não temer aquilo que eu não posso mudar e se esse problema agora é gigante daqui 5 meses daqui 10
anos ele continua sendo gigante e aí a gente vive com ansiedade temendo aquele problema por exemplo ah disciplina dois da ação temos que tomar decisões e assumir alguns riscos na vida mas agir não garante que alcançaremos o desejado eh a gente tem que agir mas a ação não garante o sucesso eu posso fracassar Então tem que lembrar sempre que o fracasso é uma possibilidade aqui novamente eu vou citar quatro frases sobre cláusula de reserva é um antídoto para obsessão de controlar tudo Quem de vocês sofre desse controle de tudo eu tenho assim uma fixação em
controlar tudo então aplique a cláusula de reserva a cláusula de reserva do epiteto nos ajuda nisso que é o qu né eu cito a frase hoje à tarde vou tirar as ervas daninhas do meu jardim se não houver nada que impeça isso de acontecer e esse finalzinho de frase aqui é poderoso hoje à tarde vou tirar as ervas do meu jardim se não tiver nada que impeça isso de acontecer hoje vou fazer tal coisa se não tiver nada que impeça isso de acontecer porque pode ter a cláusula de reserva aqui essa finalzinho de frase dois
duas missões adicione ao seu objetivo a intenção de manter a felicidade a tranquilidade epiteto e Marco Aurélio falam sobre isso então em tudo aquilo que tu tá fazendo adicione a tranquilidade a felicidade não faça nada sem adicionar essa segunda missão de ser feliz três duas alças terceira dica aqui encare cada situação por dois ângulos escolhendo sempre o mais sábio para lidar com as dificuldades evitando O negativo epiteto então sempre há duas alças a gente muitas vezes pega a alça negativa e acha que só existe a negativa não pegue sempre a positiva e quatro orientação matinal
e revisão noturna Esse é um exercício muito interessante que eu indico para vocês sempre comece o dia com uma orientação que dificuldades eu posso enfrentar hoje como eu vou tratar me tratar diante dessas dificuldades e finalize o dia com uma revisão noturna como eu agi durante o dia eu fui Virtuoso eu eu fiz coisas que que eu não deveria ter feito Então são duas reflexões uma no início do dia uma no final uma para nos guiar e outra para revisar são interessantes são ações diante da disciplina da ação né do estoicismo e finalizo com a
disciplina do consentimento ensinar a prestar atenção ao nosso processo de pensamento aqui eu trago um exemplo que é do zenão eh zenão foi o pai do do estoicismo Criador e ele tava eh num barco e deu uma forte tempestade e as pessoas que estavam próximas dele os discípulos chegaram e perguntaram Mas zenão tu ficou pálido Como assim tu é stoico por que tu fica pálido né aí ele aí tem três momentos aqui que são importantes o primeiro é algo acontece com você então a tempestade por exemplo é uma impressão Inicial O meu rosto ficou pálido
porque aconteceu uma tempestade e isso tu não controla Então o estoicismo que defende o autocontrole não é da impressão Inicial um segundo momento você reconhece o que aconteceu e aí tem a representação objetiva ou seja ele percebe que teve uma tempestade aí tu cria uma representação tu cria um pensamento objetivo daquilo que aconteceu Ah uma tempestade e no terceiro ponto é que o estoicismo Entra você acrescenta sua própria visão sobre os acontecimentos que é o juízo de valor então o estoicismo vai atuar no terceiro ponto não no primeiro porque é é humano e ter impressões
iniciais e a impressão pode ser uma impressão de medo não é que o estoico nunca terá mais medo ansiedade não a impressão Inicial aí tem a a representação daquilo que aconteceu e aí tu põe o teu juízo de valor calma aí eu controlo eu não controlo o desejo eu tô desejando aquilo que eu posso alcançar ou aquilo que eu não posso eu tô temendo aquilo que eu posso evitar ou aquilo que eu não posso tudo isso entra Então e e as demais né que eu citei aqui oportunidade infinita isole o presente faça uma pausa e
compare cláusula de res duas missões duas alças tudo isso são dicas bem práticas que nós podemos utilizar ansiedade com suas preocupações sobre o futuro e a sensação de perda de controle pode ser enfrentada com os ensinamentos do estoicismo como eu tô falando aqui que oferece ferramentas para lidar com essas emoções quanto mais você pratica mais suas ferramentas estarão disponíveis quando precisar delas então o estoicismo é interessante né porque quando eu falo do estoicismo para alguém Ah mas seja mais estoico né Tá com ansiedade aplica o estoicismo como se fosse algo fácil né não é algo
fácil é algo que deve ser aprendido com o tempo e praticado somente se nós aplicarmos aplicarmos aplicarmos essas ferramentas históricas elas se tornam cada vez mais disponíveis pra gente então não é algo simplesmente que eu vou lá tomo uma pílula e já me torno estoico é um processo que a que a gente tem que aplicar para para construir e aí finalizamos o nosso vilão número dois que é ansiedade e temos mais o terceiro vilão que tá trelado com o primeiro e segundo a comparação vamos para vamos ver aqui se temos cabeça explodindo ou nada de
cabeça explodindo nessa parte do estoicismo quero ver aqui então no no chat de novo a mesma pergunta pessoal tão curtindo tão gostando da aula não é fácil diz a Carla mas praticar é fundamental exatamente ã A grande questão do estoicismo é a prática não é apenas a teoria inclusive os estóicos falam muito sobre isso os novos estóicos né que o estoicismo não é algo a ser teorizado mas ser aplicado Então a gente tem que aplicar diariamente para alcançar isso muita cabeça explodindo aqui Maravilha curtindo Beleza então vocês percebem né que cada vilão a gente tem
aí ah contribuições para para oferecer a gente tem mais um vilão hoje três vilões na quinta né cultura da produtividade solidão e fragilidade dos relacionamentos e dois no domingo excesso de prazer e a ausência de propósito lembrando também que no Domingo nós teremos o sorteio para um para uma vaga né no meu curso completo de Filosofia e na segunda nós temos abertura das inscrições isso tudo que eu tô falando aqui por exemplo do estoicismo nós temos várias aulas no 360º onde eu aprofundo os autores todos eles então Eh claro que aqui é o momento mais
de apresentação Geral de algumas ideias e e o aprofundo mesmo Eu ofereço no 360º bom gente vamos pra comparação então último vilão da aula de hoje então mais uns 15 minutinhos mais ou menos Bora lá vamos ver o que nós podemos aprender com mais filósofos aqui algo que eu já falei no início da aula e eu volto a comentar agora é o tal do projeto ingênuo de felicidade que ele permeia os espaços hoje em dia especialmente nas redes sociais então nós nós vivemos hoje um mundo muito marcado pela rede social a gente tá o tempo
todo com o celular próximo né claro que tem os benefícios as coisas boas mas também tem as coisas ruins que acontecem quando se usa muito ou os problemas gerados eh por esse mundo né moderno que a gente vive o termo mundo moderno aqui é no sentido desse mundo atual né claro que o debate ser moderno contemporâneo é um debate eh interessante que que teria o que aprofundar mas aqui quando eu falo vida moderna mundo contemporâneo é o mundo de hoje É nesse sentido e sim diferente do passado sei lá quando eu era estudante por exemplo
de Filosofia na graduação em 2003 quando eu comecei um pouco antes quando eu era seminarista nem se tinha celular celular computadores computador tu entrava eu nem entrava no computador eu no Word no máximo para escrever um texto eh só que o mundo de 2000 para cá 2005 com as redes sociais para cá ofereceu muitas coisas Muitas muitas coisas mudaram né então isso Marca um pouco também o debate dos vilões da vida moderna né a a própria comparação ou mesmo a vida de aparências até mesmo a ansiedade são produtos do M Claro que não é que
não existia isso antes existia mas se tornou mais forte isso nesse mundo que a gente tá inserido nesse mundo que a internet nos oferece que as redes sociais nos oferecem e a comparação que é o vilão que eu vou comentar agora nossa ele se alimenta muito muito mesmo das redes sociais as pessoas começam a ver esse ideal de uma vida completa plena realizada sendo constantemente propagado e inevitavelmente se comparam a ele eu tô na internet eu tô lá nos Stories por exemplo e tô vendo Nossa mas a vida dessa pessoa que tô Seguindo aqui é
perfeita como eu gostaria de ter uma vida como ela tem como eu gostaria de ter o carro dela a casa dela o namorado a namorada dela a vida dela o emprego dela o dinheiro dela e a gente vai se comparando claro que a gente vai se comparando com aqui com ideais e é tudo editado como a gente sabe mesmo sabendo que são coisas editadas que são partes pequenas da vida e muitas pessoas apresentam apenas isso nas redes sociais nos Stories por exemplo a gente acaba sofrendo disso porque a gente acaba caindo nesse problema que é
o vilão da comparação eu cito aqui quatro obstáculos naturais ao projeto ingênuo de felicidade O que é o Projeto ingênuo é achar que a vida pode ser maravilhosa perfeita como a vida das pessoas que nós acompanhamos há quatro obstáculos a isso que eu vou citar agora o primeiro é que a vida não é vocacionada pra harmonia e pra felicidade mas pra luta e pra sobrevivência é que tem vários autores que falam sobre isso des Darvin para cá na Biologia mas o niet fala que viver é lutar e o Freud né que fala muito sobre a
questão da dor ele diz que a dor só ensina aquele que tem coragem para ouvir porque se eu sofrimento ensinasse algo o mundo estaria povoado de sábios então o sofrimento a dor faz parte da nossa existência eh abraçar e pensar de forma ingênua é pensar que a gente pode evitar sempre a dor e o sofrimento não não é possível evitar sempre a dor e o sofrimento estarão estarão presentes na nossa vida então a gente tem que aceitar isso Esse é o primeiro obstáculo natural ao projeto ingênuo de felicidade o segundo é que o prazer só
existe se há desprazer e um implica o outro Ah eu a minha vida é só prazer prazer prazer aí vem o excesso de prazer e aí gera O esgotamento aí gera a insatisfação não o prazer e a dor andam juntos só há prazer se há dor se não há dor não há prazer ou há um prazer des que vai gerar insatisfação aí Como diria o schopenhauer o mundo é um pêndulo entre o sofrimento e o tédio se eu busco constantemente só prazer ou eu tô no sofrimento porque eu não alcancei o prazer e quando eu
alcanço prazer bom aí eu acabo caindo no tédio porque depois de um tempo me tedia aquilo e o schopenhauer quando fala sobre isso ele tá mostrando né nos orientando calma aí gente tu percebe isso e aqui destaca Justamente que não a vida é prazer e dor não só prazer terceiro o choque entre o princípio da realidade e o princípio do prazer né que é buscar somente o prazer e tal para Freud novamente Freud aqui a realidade me obriga a adiar ou anular Prazeres então não posso simplesmente fazer tudo aquilo que eu desejo para gerar Prazer
por quê Porque existe a sociedade porque existe a realidade aí então eu não posso fazer coisas malucas que passam pela minha cabeça porque eu tô vivendo em sociedade então há um choque entre a realidade e o princípio do prazer e o quarto obstáculo é a relação do eu com o outro que é ambígua ela é de amor mas também de ódio e eu amo as pessoas mas também eu eu odeio as pessoas eu odeio muitas pessoas Eu amo muitas pessoas enfim então é uma relação ambígua né o próprio J Paul Sartre né O inferno são
os outros quando ele fala isso ele tá falando justamente dos nossos porque é o outro que nos mostra os próprios limites nossos então o inferno são os outros do Sartre É no sentido de mostrar as nossas próprias próprias dificuldades os nossos próprios limites Esses são quatro obstáculos naturais ao projeto ingênuo de felicidade então o projeto ingênuo de felicidade é a crença de que podemos alcançar uma vida plena perfeita sem conflitos promovida pelas redes sociais isso gera a comparação esse ideal ignora a realidade da vida porque a vida real um projeto realista jamais aceitaria né Essa
Ideia ingênua de que é possível uma Felicidade Plena a vida é difícil e devemos reconhecer isso aí é interessante né porque a gente tá numa aula de filosofia e eu tô falando para vocês que a vida é difícil e vocês precisam reconhecer que a vida é difícil vocês percebem como eu tô batendo muito no ponto de que existe sofrimento existe finitude existe dor existe tudo isso a gente não vai anular isso a gente tem que aprender a viver com isso por isso esses vilões a ansiedade a comparação a vida de aparências é tudo algo que
é muito possível cair e a gente cai eu diria inclusive que a maioria de nós nós caímos nesses vilões o que a gente tem que fazer é aprender a lidar com eles e claro que a filosofia é uma ótima ferramenta para tal a vida de novo é difícil a gente tem que reconhecer isso todos enfrentam sofrimento fracasso dor claro que em graus diferentes alguns sofrem mais que outros porque aí cada um com suas circunstâncias então Há sim isso devemos enfrentar as dificuldades em vez de negá-las quando amigos oferecem consolo superficial ou justificam o sofrimento com
frases como ah tudo acontece por um motivo acabam ignorando a realidade que é a vida difícil então isso não ajuda atrapalha verdade oferecer esse consolo superficial alguém tá sofrendo realmente é É porque é difícil o que a gente tem que fazer então é viver esse sofrimento e sair mais forte do sofrimento resiliente do sofrimento se busca muito um um ideal né se busca muito a ideia de que a gente tem que evitar totalmente a ansiedade eh e aí tu tu tá buscando um ideal de ser humano mas existe esse ideal a gente é limitado o
que a gente tem que fazer de novo é aprender a viver com essas limitações abrir os olhos para o sofrimento significa encará-lo sem desviar o olhar o que precisamos é de reconhecimento e não de soluções rápidas ou receitas de autoajuda a gente tem que reconhecer o sofrimento e não buscar uma saída fácil Ah não eu vou oferecer aqui cinco passos para alcançar A Felicidade Plena não isso é é um projeto ingênuo de felicidade e aqui eu trago então um amigo nosso né o Sócrates que Eu mencionei no início da aula mas que nos ajuda a
pensar sobre isso o Sócrates tem a sua famosa frase só sei que nada sei por quê Porque o amigo dele o querofonte foi lá no Oráculo de Delfos e perguntou pra sacerdotisa pitonisa quem era o homem mais sábio de Atenas e a sacerdotisa disse não é o Sócrates aí o discípulo do Sócrates foi lá e disse ó Sócrates estão falando lá no Oráculo de Delfos que tu é o cara mais sábio de de Atenas né do mundo na época aí ele mas como assim né Eu só sei que nada sei né Aí ele se deu
conta de que ele era o mais sábio porque ele aceitava o seu limite a sua ignorância então aceitar a nossa ignorância é importante é um passo fundamental para para para estar num caminho do filosofar né para para estar num caminho de de continuamente aprender se a gente acha que sabe tudo bom aí a gente vai estagnar então a gente tem que abraçar essa humildade intelectual é essa ignorância porque realmente a gente jamais saberá de tudo E sempre há coisas novas para aprender e nesse Oráculo de Delfos existe uma frase na na entrada que era conhece-te
a ti mesmo né o em Delfos num templo dedicado a apo que tem lá como lema conhece-te a ti mesmo bom essa frase ela é muito importante né Por quê Porque é um lema que a gente pode aplicar na nossa vida facilmente conhece-te a ti mesmo bom mas a frase do Sócrates não é essa lembrando conhece-te a ti mesmo é a frase do Oráculo de de do Templo de Apolo a frase de Sócrates presente na Apologia de Platão Lembrando que Sócrates não escreveu quem escreveu foram os discípulos como Platão ch fonte e outros mas o
Platão tem um livro chamado Apologia de Sócrates e lá tem a seguinte frase uma vida não examinada não vale a pena ser vivida Então essa sim é a frase do Sócrates essa também uma frase que eu gosto bastante ela a pensar sobre a importância de uma vida refletida Lembrando que essa frase não significa que todos os estilos de vida não dedicados ao autoexame à reflexão não merecem ser vividos então era meio que dizer ah não todo mundo tem que ser filósofo né não é nesse sentido é no sentido de que nós precisamos na nossa vida
ter sim uma vida refletida nós precisamos sim buscar essa vida virtuosa mas por meio do conhecimento e a gente só se tornar tornará Virtuoso com conhecimento então a vida irrefletida não vale a pena ser vivida segundo essa frase do Sócrates né que tá presente na obra de Platão então eu destaco para vocês pensarem sobre essa frase continuarem pensando sobre ela uma vida não examinada não vale a pena ser vivida eu preciso essa autorreflexão esse exame constante da minha vida é isso que eu tô falando desde o início da nossa aula se ver de fora pensar
sobre o nosso futuro aceitar a finitude aceitar o sofrimento a dor como parte da nossa existência escolher um modo de vida exige autoexame pois sem essa reflexão nenhuma vida realmente vale a pena ser vivida devemos nos questionar sobre quem somos sem correr as respostas habituais como nome profissão hobbies origem identidade e buscar uma existência na qual não desejaríamos trocar de lugar com ninguém quando a gente pensa sobre o próprio eu que é o tema do kirar do próprio heidger se eu perguntar para vocês né responde a pergunta Quem sou eu é comum responder ah não
eu sou Mateus Salvadore Eu sou professor de Filosofia eu gosto de toar colar violão e ler e a minha origem é tal a minha identidade Essas são as respostas comuns dadas justamente sobre né quem sou eu mas a pergunta Quem sou eu é muito mais profunda do que eu me chamo Mateus Salvadore eu tenho tantos anos eu sou o professor tal tenho Tais relações com enfim é algo além disso né é algo como nós já vimos é algo de de de buscar um autoconhecimento é algo bem mais profundo a comparação especialmente nas redes sociais impede
essa satisfação ao nos fazer cobiçar caminhos não escolhidos a gente não escolhe determinados caminhos mas a gente cobiss esses caminhos porque todo mundo tá vivendo dessa forma então a gente também quer viver dessa forma o famoso fomo né a gente tá o tempo todo querendo participar de tudo não mas eu eu não entrei hoje na rede social então não vi os Stories eu não a gente o tempo todo quer participar de tudo e quando não participa parece que a gente tá perdendo algo muito importante é tudo nesse sentido superficialidade porque aí não vai sobrar tempo
para profundidade se a gente quer abraçar o mundo a gente vai ser super vai ser superficial não tem como abraçar o todo a gente tem que escolher e fazer escolhas a partir do Quem Sou Eu não quem sou eu eu professor Mateus 40 anos mas algo bem mais profundo quem sou eu enquanto o meu eu interior enquanto minhas crenças aquilo que guia as minhas vidas Quais são as minhas crenças vocês Já pensaram sobre isso as crenças não são apenas ideias que estão na nossa cabeça são guias pra nossa existência eu vivo de acordo com as
minhas crenças Como diria o Fernando Sabino no Encontro Marcado o diabo dessa vida é que entre 100 caminhos temos que escolher apenas um e viver com a nostalgia dos outros 99 eu gosto muito dessa frase porque realmente nos faz pensar nas escolhas eu tô aqui eu tenho 100 caminhos eu vou escolher um E aí eu vou ficar preso aos 99 Ah não mas eu poderia ter ver isso isso isso aí tu tem a nostalgia o diabo desta vida é ficar preso à nostalgia do não escolhido ou a do passado ou até mesmo a esperança do
Futuro daí seria uma ansiedade né só viver preso ao futuro ao futuro ao futuro aí não aproveito o presente tem que viver o presente Porque como nós já vimos no estoicismo o passado e o futuro não nos pertence o que nos pertence é ao presente e o cant o que o cant tem a ver com isso né eu eu apresentei o Sócrates uma vida não minada não merece ser vivida e agora então eu puxo o cante para destacar a importância da Autonomia e da reflexão crítica o cant fala sobre menoridade e maioridade que significa isso
né não é 18 anos né aqui no sentido cronológico Mas menoridade seria PR cante aquele que é incapaz de pensar por conta própria é o sujeito que vive de acordo com o com aquilo que é ditado pensa de acordo com os outros não esse é o que vive numa menoridade maioridade é ser autônomo e livre é pensar por conta própria e uma das principais contribuições da filosofia É nos ensinar a pensar por conta própria é ter pensamento próprio é ter pensamento crítico ser filósofo é isso ser filósofo não é apenas conhecer as as teorias de
todos os filósofos isso é estudar filosofia isso especificamente é estudar a história da filosofia mas ao estudar a história da filosofia o que a gente busca citando Kant A maioridade a gente busca uma autonomia intelectual di cante nós somos culpados da minoridade a minoridade é algo que é Nossa culpa por que C porque ele diz ó o problema é o comodismo a preguiça e a covardia por isso porque é cômodo ser menor né e as pessoas são preguiçosas e covardes diz o cante onde ele diz isso na obra resposta pergunta o que é esclarecimento nesse
texto bem curtinho resposta pergunta o que é esclarecimento ele fala sobre essas ideias então a a culpa é pelo comodismo pela preguiça pela covardia interessante né porque ainda mais hoje né eu eu lembro que quando eu era seminarista eu fui muito feliz porque eu cheguei num lugar onde tinha uma biblioteca com Enfim tudo né até a famosa Barça enfim tu pesquisava tava tudo lá livros de de Filosofia de maravilhoso não tinha internet negócio de pesquisar internet Claro que tinha né mas eu a gente não tinha acesso quando eu morava lá com meu vô minha avó
eu eu saí da casa dos meus pais com 8 anos e fui do nada vou vou morar morar com o nono e a nona aí eu fui lá morar com meu vô e minha avó fiquei uns 4 anos morando com eles depois o meu vô diz sempre falava Mateus estuda Mateus estuda aí eu escutei tanto aquela frase do meu vô o argentino Mateus estuda que não eu vou estudar mesmo mas da eu eu queria ser padre Então eu fui pro seminário para estudar e ser padre eh Hum o que eu por que eu tô falando
isso né porque eu tô eu tô lembrando dessa época e hoje a facilidade que nós temos hoje para acessar esse mundo de conhecimento então o objetivo que o Kant tá falando aqui não é simplesmente Ah vou ler para conhecer Platão Aristóteles cênica Epicuro Marco Aurélio decart Kant malebranche Espinoza Lib heg niet schopenhauer não mas é a partir desse conhecimento atingir a maioridade atingir uma autonomia intelectual Isso é ser filósofo Então o que eu quero falar com isso é que hoje é mais fácil que no passado que era mais fácil que no passado e né porque
o meio se facilitou então há muitos muitos muitas coisas boas no mundo moderno o problema é quando a gente acaba caindo nos violões do mundo moderno né como vida de aparências ansiedade comparação cultura da produtividade e outros a gente tem que aprender a aproveitar as coisas boas e uma delas é justamente Essa é buscar a autonomia intelectual como diz o você precisa ser corajoso e fazer uso do próprio entendimento aí ele tem a famosa expressão sapere aud que significa ouse saber Lembrando que essa expressão é do Horácio um poeta Romano que Kant utiliza na obra
resposta pergunta o que é esclarecimento então saper aud de Horácio e cant nos ensina ouse saber busque a maioridade há pessoas no entanto que são ao contrário as pessoas preguiçosas e covardes são aqueles indivíduos capazes de pensamento próprio é isso que que eu tô propondo aqui é buscar se tornar então um sujeito um filósofo né alguém com um pensamento próprio lembre-se sapere auge seja senhor de si mesmo saia da paralisia mesmo que você sofra atropelos no início do caminhar caia mas levante-se sem se deixar intimidar essa é uma expressão do Kant né Ele diz ó
a gente vai cair muito muitas vezes no início vai ser difícil eu não vou entender eu não vou conseguir aplicar eu vou achar que aquilo tá distante mas agora eu fiquei né nostálgico né Eh quando eu comecei a as aulas de Filosofia na graduação Eu lembro que numa manhã eu tive uma aula chamada introdução ao filosofar e o professor dcio eh que aparece muito nas minhas redes sociais no Instagram aqui no YouTube Eu tava assistindo uma aula dele e e eu eu tinha na época éa 18 anos e eu fiquei uma determinado momento eu parei
e pensei meu Deus do céu se um dia eu conhecer 5% do que esse cara conhece nossa eu eu vou estar muito melhor e tal e de lá para cá Nossa foi muito difícil eh mesmo depois de formado Eu lembro que muita coisa eu não entendia ainda muitos autores eu não consegui entender mas é tudo um processo Então hoje eu eu estudo filosofia há quase 25 anos eu sou professor de Filosofia há 14 anos mas eu tô na filosofia há mais de 25 anos como estudante ã como eu Eu me formei em 2005 né então
quase 20 anos aí da formatura é é um processo até mesmo PR os próprios filósofos é um processo até mesmo o cant que a gente tá falando aqui o cant foi escrever mesmo obras que ele se tornou famoso depois de velho assim quando ele já tava assim quando ele tinha acima de 60 70 anos Aí ele começou a escrever e vem as famosas obras do cant então é algo é um processo é algo que a gente tem que est no caminho e é sempre possível começar ah mas eu tenho 40 anos né Ah mas eu
tenho 50 anos Ah mas eu tenho 15 anos não importa a idade o Epicuro já falava filosofia para jovens e para pessoas de mais idade né Todo mundo precisa de Filosofia e é para todas as idades Ah mas eu já tenho uma vida aqui encaminhada nessa área então não vou caras é um conhecimento disponível que tá aí tu pode aproveitar ou não né então claro que sempre será uma escolha tua mas lembrando se tu entrar nesse mundo e não precisa também tornar isso uma o teu trabalho vou viver disso vou dar aula de filosofia Não
a minha proposta aqui nem é essa nem tô falando sobre ah a filosofia como trabalho mas a filosofia filosofia como vocação mesmo a filosofia como uma um estilo de vida estilo de vida lifestyle vou usar da filosofia como estilo de vida e assim aqui eu eu te dou certeza absoluta utilizando a filosofia como estilo de vida tu vai ser tu vai aplicar o saperi constantemente tu vai atingir a maioridade com certeza as redes sociais criam um ciclo de comparação e frustrações ao exibir versões editadas o que pode prejudicar a autoestima e causar ansiedade isso nós
sabemos Mas mesmo sabendo nós caímos nesse problema aí nós nos comparamos com os outros e queremos a vida dos outros mas é outra vida e além disso é uma versão editada é um recorte que é apresentado somente a partir daquilo que quer ser apresentado a minha vida é perfeita não não existe esse negócio de perfeição e e a graça mesmo é a imperfeição né se tudo é perfeito ah que chato né o tem que ter imperfeição tem que ter dor e sofrimento faz parte ela te marca ela te a dor e sofrimento é uma escola
a gente aprende com isso alguém que nunca sofreu é alguém fraco alguém que é alguém forte esse ambiente distorcido afasta as pessoas de seus próprios valores e objetivos levando-as a perseguir padrões irreais E aí eu vou construir um projeto de vida a partir de algo que é impossível só porque eu vi isso na rede social e eu tô me comparando com isso para concluir desenvolver uma consciência crítica e valorizar conquistas pessoa são Passos essenciais para mitigar esses efeitos negativos a filosofia nos ensina a cultivar o autoconhecimento e o pensamento crítico ajudando-nos a identificar nossos verdadeiros
valores e propósitos Livres da vida de aparência primeiro vilão da ansiedade segundo vilão das constantes de comparações terceiro vilão a filosofia nos ajuda a combater os vilões da vida moderna e com com esse ah slide final eu finalizo então a minha o meu comentário do terceiro vilão mas quero ver aqui de vocês agora né O que vocês estão achando aqui das nossas aulas e também um pouco desse terceiro vilão que eu acabei de comentar e eu citei aqui dois autores principalmente né o Sócrates a partir do Platão e também o Kant a partir da obra
resposta pergunta o que é o esclarecimento então quero ver aqui o aqui vocês eu quero ver se tem cabeça explodindo aqui ó acho que não tem mais op começou a aparecer ah bom é ã a Nina tá falando aqui quanto tem pessoas aqui de 15 a 80 anos olha só a marlie entrei na faculdade a 59 tô começando a vida agora nunca é tarde para nada gente então tem tantos exemplos maravilhosos e é bom citar esses exemplos né Eh porque isso ensina os outros a partir dos exemplos ah não mas eu já tô com de
vez em quando me manda as mensagens no na caixinha do Instagram né Professor eu tô com 30 anos é tarde para começar Como assim tarde né olha só 17 anos aqui cozen é o cozin eh canal da Rosa 56 anos Francisca 35 temos idades variadas aqui né A Bárbara 49 a Ana 26 bom tem 10 aninhos será Roberta 10 aninhos nossa tem tem aqui ó 10 aninhos Caroline x a A Isa falou do ser médico ainda bem que eu não me tornei médico porque sei lá eu seria infeliz primeiro porque realmente eu não é eu
não me vejo fazendo outra coisa e segundo Nossa eu eu fico mal assim quando vejo então realmente eu teria que ir para um para um um outro universo da psiquiatria alguma coisa assim Se eu fosse né mas eu acho que de certa forma existe essa ideia de vocação né eu fui seminarista Então se fala muito de vocação no seminário Esse chamado para alguma coisa e de certa forma eu encontrei a minha vocação Esse chamado para pra docência paraa sala de aula para para conversar com vocês sobre assuntos que me interessam né que é assuntos filosóficos
e que vocês percebem né que não é algo distante eh teórico apenas para o para para eruditos mas é algo para todos vocês vão ver durante as três aulas aula de quinta e domingo né como vocês vão aplicar as os próximos as próximas lições pros próximos vilões no dia a dia de vocês então não percam quinta e domingo lembrando quinta nós temos o quiz para participar do sorteio domingo nós temos o sorteio bom gente vamos fazer um print aqui para vocês eh postarem lá no no nos Stories do Instagram pode ser acho que vou pegar
a corujinha aqui vou pegar a corujinha para vocês tirarem uma fotinho e postarem lá para para que eu possa repostar vocês depois para mostrar que há um movimento que há uma comunidade aqui de pessoas interessadas em filosofia Então vamos lá beleza postem lá pra gente ah me acompanhem por lá também porque a gente consegue conversar bastante por lá temos mais idades aqui a Lúcia 57 Sinara 35 Santos 70 Maria Emília 44 Max 56 nós temos também um post lá no no feed do insta né então nós vamos postar já postamos estamos postando agora lá no
Instagram um post da aula de hoje destacando algumas frases da aula de hoje eu peço para você vocês comentarem lá no no Instagram eh Qual filósofo qual teoria ou qual ensinamento qual maior aprendizagem aqui de vocês na aula de hoje então comentem lá para que eu possa ir lá também eh ter esse retorno de vocês Bom Gente o que nós temos pela frente ainda bastante coisa a gente só tá começando Então quem gostou da aula de hoje nós teremos Sim muita gente até o final da aula isso me deixa muito feliz quase 2.000 pessoas aqui
no final da aula gente valeu mesmo então eu convido todos vocês para quinta-feira quinta-feira 7 horas da noite também ã para nós falarmos de três vilões cultura da produtividade solidão e fragilidade dos relacionamentos então a aula de quinta-feira será uma aula dia 10 né Será uma aula dedicada à questão que mundo é esse que nós vivemos da produtividade constante E aí nós falaremos de autores como B chunan como doménico de Mai enfim a solidão que é vivemos essa epidemia de solidão Então a gente vai analisar um filósofo que eu vou não vou mencionar agora mas
que eu preparei um conteúdo bem especial para ele para mostrar de forma muito prática a parte da Solidão como a gente pode superar a solidão então é um tópico bem especial e a fragilidade dos relacionamentos também né Eh sigm balmon e outros que acabam comentando sobre isso então três assuntos que com certeza são também importantes para serem pensados então quinta-feira aguardo vocês agradeço muito a presença de todos na aula de hoje temos muitos fiéis aqui da terça filosófica toda terça de noite eu dou uma aula pros alunos do 360º e tem muita gente aqui da
terça filosófica e todos vocês que estão chegando aqui também que estão me conhecendo e que gostaram do conteúdo então um convite bem especial para vocês participarem quinta e domingo lembrando novamente que Domingo nós teremos o sorteio então alguém que estará domingo vai ganhar então um curso completo de filosofia comigo que é o filosofia 360º fechou gente avisos finais E aí eh a equipe Teria algum aviso final a adme beleza tá tem um link aqui no chat aqui na descrição tem o o link do do meu Insta Então quem quem não me acompanha por lá Me
acompanhe é lá eu produzo conteúdo diário então todo dia tem alguma novidade lá no Insta Ó tem mais gente chegando aqui com a Simone 58 gente valeu gratidão a Rosa gratidão tá aí na indica livros Prof falaremos de de muitos livros ainda na nos nossos três encontros então teremos momento para para PR as indicações gente muito obrigado pela presença de vocês valeu valeu gente então não vamos esquecer né quinta-feira 7 horas da noite a nossa aula 2 e domingo 7 horas da noite também a nossa aula 3 nós teremos ainda cinco vilões tem bastante conteúdo
ainda pela frente então participem eh é isso aí fico bem feliz pela aula de hoje pela presença de vocês tô muito feliz mesmo quem é das antigas percebe isso né e é isso muito obrigado nos vemos então na quinta aguardo vocês forte abraço e até quinta [Música]
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