Videoaula 02 - Fenomenologia, existencialismo e humanismo (Seguindo na série de Psicologia Clínica)

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Video Transcript:
eu não tô soltando essa aula extra apelativa a mente com essa sombrinha com esse cenário aqui para você nunca mais esquecer o que é fenomenologia o que é existencialismo e o que é humanismo tá bom vou pedir para você desenhar por favor aí no seu caderno de estudos aqui do nosso gabinete uma sombrinha né essa sombrinha ela vai simbolizar para nós os três movimentos né que às vezes a gente fala se a terceira escola de psicologia né a escola humanista e aí a gente estuda filmando na lojinha existencialismo é um humanismo e fica sem saber
muito bem às vezes a diferenciação os aproximações e achando que tudo é uma coisa só né mas na verdade não não é uma coisa só tá bom olha só é e no seu desenho aí da sua sombrinha essa sustentação aqui seria a sustentação de influência filosófica a filosofia por trás da da questão toda né e aqui então você vai chamar de fenomenologia fenomenologia é a sustentação filosófica ea sustentação de método porque como que a gente transpõe para a clínica essa teoria através do método fenomenológico alguns fenomenólogos mais polícias eles vão dizer o seguinte que humanismo
padece de método mais nós do movimento humanista né do movimento existencialista humanista é vamos discordar disso então na própria teoria do viktor frankl né o método fenomenológico é um método de aplicação na clínica né então um fundamento as imagens humanistas é o fundamento da fenomenologia tá essa sustentação filosófica e essa sustentação de método tá bom aqui em cima então na sombrinha essa parte de cima da sombrinha seria um movimento humanista e o movimento existencialista é cada uma dessas artes linhas aqui ó cada uma dessas artes linhas seria um autor eles têm pontos de aproximações e
pontos de diferença e ações tá bom então o victor frank eu seria uma axezinho aqui o rolo mei outra a tizinha né o rogers outra a tizinha omaso outra a tizinha então é são três movimentos de tintos e se conectam com alguns pontos e que se distanciam e em outros pontos até um ah mano então vamos lá ilumina logia não adianta muito eu te falar fenomenologia e o estudo dos fenômenos ou é um estudo de como os fenômenos aparecem a consciência de cavalo né então eu quero te falar que o autor né talvez o autor
principal da fenomenologia o russell ele era matemático e ele estava preocupado né com uma pergunta que era na verdade o que são os números e ele amplia essa pergunta para a gente entender como os números se constituem era a pergunta do rússia como os números se constitui a primeira uma resposta que é os números são constituídos pela consciência então por exemplo quando eu te digo a senha que eu tenho dois livros dois livros na verdade e são livros eu que estou dizendo que são livros e o fato de estabelecer essa relação é dizendo que são
dois quem faz isso sou eu né somos nós eu que tô dizendo que aqui tem dois livros porque na verdade o livro por si só não diz que ele está nessa relação com esse outro livro aqui e portanto são dois né quem estabelece isso é a consciência por isso que é um discípulo do rússia o que é o hardware né autor fenomenológico-existencial ele vai dizer que o homem é um ser no mundo ele vai fazer essa essa descrição da sign né que seria o ser no mundo a expressão que ele usa para dizer isso porque
nós existimos sempre em relação para o livro existir eu preciso existir para conhecer o livro eu preciso tomar consciência né então o fenômeno seria isso tudo que aparece a consciência eu falo com os meus alunos um exemplo clássico né qual o barulho de uma árvore que cai no meio da floresta amazônica que ninguém ouviu nenhum se ninguém ouviu não tem barulho porque o barulho né aí seria um fenômeno precisa existir a relação para que eu consiga ouvir é ouvir esse barulho então homem e mundo não se separam são indivisíveis são inseparáveis o menino então é
tudo que se mostra a consciência e na fenomenologia tem uma máxima voltar as coisas mesmas poder abrir mão das hipóteses para gente conseguir acessar o signo e para aquela pessoa então abrir mão das hipóteses para a gente conseguir acessar o significado para aquela pessoa isso chama fazer a época que né aí porque seria o distância o distanciamento colocar entre em suspensão colocar entre parêntesis as minhas hipóteses as minhas concepções para poder então entender para aquele entender né com aquele cliente o significado daquele fenômeno é destrinchar aquele fenômeno então se alguém me diz assim eu tô
tão cansada eu tô tão triste nessa quarentena eu tô triste na quarentena então vamos pegar o fenômeno tristeza tá o quê que seria um fenômeno a tristeza a tristeza então eu vou fazer perguntas a praia colocar a luz para essa tristeza perguntas que vão me ajudar fazer com que essa tristeza se revele e de repente a gente chega a uma conversa que essa tristeza agora se precipitou um pouco mais mas ela já estava aqui ela já estava aqui então olha só o fenômeno vai se desdobrando né impossibilidades de conversa e impossibilidades de sentido tá então
é perguntas muito usadas né dentro do método fenomenológico é a pergunta do como é para você me conta como é isso me conta é qual o sentido disso né o que que acontece com você quando você se sente assim qual o sentimento por trás disso que você tá me contando essas as contas que a gente faz para tentar então acessar um fenômeno né são exemplos e aí partindo já partindo para o movimento existencialista a gente tem que lembrar que um autor muito marcante do existencialismo é o site né esse livro aqui é o existencialismo é
um humanismo é o autor é o sacri o sartre e o próprio movimento existencialista eles né eles trazem uma máxima que é a existência precede a essência o quê que significa isso significa que essa cadeira que eu estou sentada inclusive o exemplo do site a cadeira que eu estou sentada não foi criada para ser outra coisa senão cadeira né qual que é a essência aqui ser cadeira tem uma é isso que determina essa coisa aqui quer ser cadeira quando eu tô falando de uma pessoa é ele vai dizer a existência precede a essência porque o
que vai me fazer ser humana é a minha própria existência eu preciso de existir com o próximo eu preciso de existir com o outro para que eu seja humana né para que a minha humanidade se manifeste e seja construída é eu preciso das minhas relações pra caminha a humanidade se manifeste e seja construída então para o site é o homem se seria uma espécie de projeto então dizer isso é do campo do paradoxo porque projeto é aquilo que não é né para poder justamente é dizer do movimento da existência e então eu não sou eu
estou me fazendo o topo fazer eu estou em transição eu estou nessa abertura que me lance para fora me lanço na existência e no próprio movimento da existência eu vou me constituindo e me transformando né isso me lembra muito heráclito que é um filósofo que a gente estuda como pré-socrático né na escola e ele vai dizer ninguém entra duas vezes no mesmo rio porque o rio não é o mesmo nem a pessoa é a mesma conta lá entra ela torna entrar no rio o rio já é outro e a pessoa também é outra então existencialismo
coloca foco na possibilidade de construção né eu estou sendo eu estou sempre a me fazer eu não estou pronta eu não estou finalizada eu estou sempre a amy fazer m construir e transformar né então dizeres o que significa dizer que o conhecimento do homem não pode ser dado a priori desse homem isto é eu não posso ter uma teoria sobre o meu paciente por exemplo fazendo a ponte com a clínica antes de ter um encontro com meu paciente então por isso não faz muito sentido para nós olhar para o complexo de édipo não faz muito
sentido para nós como ela psicanálise pensar a partir das perspectivas das fases porque isso são teorias dados antes do encontro né então não existencialismo e muitos humanistas vocês verão isso essa ausência de teoria porque na verdade eu não tenho como criar uma teoria eu só posso compreender um homem compreendendo o seu processo de existência individual e singular então eu não te e como criar uma teoria nem eu não posso me antecipar por qualquer elemento determinante tá então essa é uma e tem a compreensão existencialista não tem nada que determina o homem que não seja a
seu movimento de existência e aí ele vai falar os existencialistas né vão falar da escolha da responsabilização e da escolha né porque quando eu tô aberto então eu e eu estou me construindo eu não sou só um produto né aliás eu não sou um resultado de algo eu sou também as cores que eu vou fazendo que eu vou que eu vou elencando para mim que eu vou elegendo para mim então a gente vê o homem como muito mais ativo né como um ser dotado dessas escolhas e que vai portanto tô topando coisa senão topando outras
e fazendo as suas escolhas né então não existe aqui uma teoria e abriga o homem e que abriga o psiquismo do homem tá bom então na verdade a gente nem faz essa distinção né o que que é psíquico isso a gente fala para ficar mais fácil falar porque na verdade o homem ela é o invisível né você vai identificar porções existencialistas quando você ouvir responsabilidade escolha liberdade né então site falou o homem está condenado a ser livre porque nós dentro dessa como então zé no estamos lançados porque como estamos lançados a existência e podemos escolher
e sempre estamos fazendo um movimento de escolha inclusive quando não queremos escolher inclusive com quando achamos que não estamos escolhendo estamos escolhendo não escolher tá bom então é isso homem se caracteriza muito mais pela mudança do que pela permanência propriamente né se eu tô falando de liberdade se eu tô falando de possibilidade de escolher quem eu quero ser e quem eu estou me tornando né eu tô falando de responsabilização por aquilo que eu tô topando e me tornando e tô falando de mudança e tô falando de impermanência né tô falando de movimento e de impermanentes
nós temos aqui não não queremos explicar nada né no ponto de vista clínico e não não temos essa intenção de explicar nada mas a intenção de compreender tá geralmente você vai notar no existencialismo uma porção assim mais depressiva né na teoria uma crítica a humano e as escolhas porque por exemplo sartre ele tá escrevendo dentro do contexto da segunda guerra mundial o mundo está triste o site está triste escrevendo e pensando sobre essas coisas né e vai dizer quando o homem faz uma escolha para se ele tá fazendo pelo mundo inteiro então quando ele diz
é uma teoria um pouco mais pessimista né ele vai dizer olha eu sou nada indo rumo ao nada né então essa é a marca também né uma marca desse desse pessimismo fruto do com é daquela época a gente não escreve nenhuma teoria do nada é a gente não fala as coisas do nada a gente fala dos contextos onde nós estamos a gente fala daquilo que a gente tem percebido né então não é diferente com sartre tá some duplo que é humanismo humanismo é um movimento que nasce mais ou menos na década de 30 né 1930
mas ele ganha força depois da segunda guerra mundial então ele é diferente do existencialismo nesse sentido porque ele já é muito otimista né ele já tenta resgatar a partir desse conta é isso que a humanidade ele tava vivenciando de otimismo é isso que ele tenta fazer ele é muito otimista então a gente vai trabalhar muito com as potencialidades do o humanismo é uma escola para dizer que nós não temos teorias também sobre o mano o mano é uma pessoa tem vai falar da pessoalidade ele vai falar da individualidade então quando é por isso a palavra
humanismo né que vende humano e vem dessa questão da individualidade porque a uma crítica dos humanistas a psicanálise e as perspectivas do comportamento era o reducionismo era reduzir as pessoas a uma teoria eu sei que os psicanalistas vão discordar disso né se eu tenho amigos psicanalistas que vão falar muito da individualidade né da individualidade dos clientes mas na verdade essa isso que eu tô te falando é a visão dessas pessoas da época sobre o que era então a psicanálise e feita é ali né e o hps perspectivas do comportamento tá bom então o rogers né
o próprio frank o que trabalhou com psicanálise um tempo os autores que e que são considerados humanistas eles vende uma influência é de outras escolas e eles não se encaixaram nessas outras escolas então in 63 em 1963 se tem um artigo que lança associação humanista mas eles já estavam produzindo coisas eles não se encaixavam propriamente né e nenhuma e nenhuma teoria mas não estavam eles não estavam se vendo aplicar aquelas teorias então quando o humanismo vai dizer que e o homem é um iniciar a dor de novas coisas né quando o humanismo vai dizer que
humano é não ele tem poder sobre as determinações que o afetam percebe que existe nisso uma influência existencialista percebe que existe nisso aproximações né então por isso a gente usa muito essa expressão na clínica existencial uma lista e a propósito eu te digo que fenomenologia nasci no contexto da matemática e da filosofia o existencialismo nasci no contexto da filosofia já humanismo ele tem essa característica de ter psicólogos pensando sobre psicologia tá então é uma escola que nasce muito propriamente né na psicologia e na prática clínica tá que tá se e na psicologia que passe fazendo
na prática clínica então essa seria aí também uma curiosidade uma característica muito importante do humanismo gente vai dizer que o humanismo é uma conta corrente porque não via o homem como objeto né como um produto como determinado mas sim como uma pessoa com uma individualidade que nenhuma teoria daria conta de explicar esse humano por isso que então o nosso foco no humanismo é a compreensão e não há explicação então a gente tenta trocar perguntas né o que que eu vou um exemplo aqui às vezes a gente gasta muita energia tentando explicar coisas do passado então
quando eu falo que a gente tá fazendo uma clínica mais voltada para o aqui e agora nem mais voltada para as potencialidades e para as perspectivas de futuro é eu tô tentando não gastar a magia com questões de explicações mas sim de compreensão e aí poder mudar essa pergunta por que que eu fiz isso lá atrás para uma nova pergunta que é o que eu vou fazer de agora em diante porque na verdade o que eu posso fazer e é alterar o meu presente né e o futuro ele nem sequer existe o futuro nem sequer
ele tá ele não tá pronto né ele tá em construção e quando a gente chega ele já é presente então o que eu posso alterar é o presente então olha que exemplo legal para você ajudar o seu paciente na clínica alterar as vezes o foco de preocupação fica gastando muita energia em tentar a pensar porque que fulano fez isso comigo por que que eu fiz isso com o plano para passar por uma outra pergunta que têm muito mais resultado que é o que eu vou fazer agora com isso uma outra característica do humanismo a gente
aprende as vezes e muito mal na faculdade a pirâmide de maslow né uma as long e do pai do humanismo que ele fez uma pirâmide de necessidades na base da pirâmide está as nossas necessidades fisiológicas e aí ele vai dizer que o homem é inclinado a essas potencialidades de buscar então realização e buscar um sentido maior né então no humanismo você vai você vai ver aqui existe uma ideia de que o homem ele é inclinado ele então a palavra que a expressão muito utilizada é tendência atualizante né tendência atualizante porque a gente está nesse movimento
e vamos nos atualizando a partir das nossas necessidades sem sempre inclinados a ao equilíbrio e inclinados a uma a essas pô é verdade né inclinados a uma transformação no sentido é positivo tá bom um sentido de positividade não é psicologia positiva aqui né psicologia positiva é um outro movimento tá mas aqui é só para te dar um caráter de evolução para então gabi diferenças né os autores fenomenológicos existenciais eles vão eles não trabalham com essa noção de evolução só existe a existência né não existiria então uma inclinação a essa evolução não é retratada por exemplo
na pirâmide de mago então um exemplo que eu gosto muito de dar na clínica s eu tô andando e começa a roncar esse sintoma de mancar é uma tentativa de equilibrar a vida a gente tem momentos muito mais de equilíbrio do que de desequilíbrio não é para usar essa expressão para facilitar então no humanismo existe essa compreensão de uma tendência a evolução tá e uma tendência a essa positividade a essa atualização né não e nem sempre é claro que a gente vai conseguir um rogers carl rogers falou disso né na abordagem centrada na pessoa nem
sempre eu vou conseguir fazer essa tendência a realidade né mas quer dizer que é como se existiria uma existisse uma força nesse humano a essa potência auto-reguladora né que é uma uma expressão também muitas vezes utilizada potência auto reguladora que vai me fazer tender ao equilíbrio e tender a uma evolução tá bom e não é essas foram as principais é essas são as então essas são as principais características da fenomenologia no existencialismo e do humanismo movimentos diferentes né mas que tem pontos de convergência e lembrem-se da nossa sombrinha aqui 10 até no funssol lembrem-se da
nossa sombrinha aqui eu tenho a fenomenologia como influência né como filosofia tem uma fenomenologia como uma sustentação metodológica tenho aqui em cima os existencialistas e os humanistas né então espero que espero que eu tenho a ti olhos ficou bom agora a luz espero então que eu tenha te ajudado a compreender o que é fenomenologia o mesmo e humanismo um beijão a gente se vê na próxima vídeo aula quarta-feira um beijão em todo mundo você tem solução fazer comigo fique à vontade acredite ou então só com ele tomar aguardando convite
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