é muito bem então é uma grande alegria podemos dar início a este curso sobre as virtudes segundo Santo Tomás de Aquino essa é a nossa primeira aula desse curso e nós teremos 9 aulas ao todo e nós é procuraremos estudar a natureza a classificação das virtudes e também nós vamos estudar uma a uma as virtudes teologais as virtudes cardeais E também estudaremos algumas das demais virtudes Morais né nós então vamos nos propor este caminho de estudos sempre na obra de Santo Tomás de Aquino eu gostaria portanto nesta primeira aula vindicar a bibliografia que nós vamos
usar ao longo de nossas aulas é a fim de nos aprofundarmos neste tema tão importante para nós que ouvimos O Chamado de Deus para teríamos o caminho da salvação e da santidade hum Oi tudo bem Nossa bibliografia básica ou primária é estará em duas obras de Santo Tomás de Aquino a primeira delas é a Suma Teológica é nós iremos usar a tradução feita aqui no Brasil pela Loyola publicada também pela Loyola para falarmos sobre a natureza EA classificação das virtudes nós vamos recorrer aos textos contidos no Volume 4 da publicação da Suma Teológica segundo a
editora Loyola né Nós escolhemos esse texto porque é aqui nós temos uma edição bilíngue então nós temos o texto original de satanás em latim e uma boa tradução em português e precisa de alguns ajustes aqui acolá mas é a melhor tradição que nós temos da Suma Teológica em português então nós iremos usar esse texto é nós vamos usar um volume Oi e o volume quinto da Suma Teológica alguns fragmentos também de outros volumes nas sempre concentrados nos recortes sobre as virtudes na segundo Santo Tomás de Aquino uma segunda obra que faz parte da nossa bibliografia
básica é este texto as virtudes Morais publicado aqui no Brasil pela Editora Eclésia Aqui nós temos não um terço da Suma Teológica mas é textos das questões disputadas sobre as virtudes Morais Então são textos mais longos são debates mais longos é mais muito enriquecedores para o nosso assunto né Essas duas obras portanto fazem parte da nossa biografia básica ou primária hum nós ficaremos o sobretudo nesses dois textos a Suma Teológica ea e Morais é que contém o texto das questões disputadas sobre esse tema Santo Tomás de Aquino tem móvel arrasta as suas principais obras são
a Suma Teológica que ele escreveu para a formação interna da ordem dos pregadores EA sua contra os antigos que ele escreveu para os missionários para os pregadores não eu só tô base EA altura de duas umas são os principais textos do mistas Mas além deles são tomadas escreveram diversos opúsculos e muitas questões disputadas dentre as quais nós temos o texto que foi extraído para então ser publicada neste livro né as virtudes Morais pois bem um e agora existem alguns outros textos que se encontram na nossa bibliografia complementar ou bibliografia secundária nós iremos recorrer quando for
necessário a dois grandes teólogos que de certa forma comentam Santo Tomás de Aquino quando nos ensinam que são as virtudes o primeiro deles é o padre Antônio Oi Mari que escreveu uma obra de muita importância publicada aqui no Brasil pela Editora magnífica Teologia da perfeição Cristã e este é um Tratado de teologia ascética e Mística e andar os momentos o para dentro eu vou e Marinho e faço alguns comentários da São Tomás de Aquino recorrendo aos seus textos recorrendo a sua teologia o segundo livro que compõe a nossa bibliografia secundária é o compêndio de teologia
ascética e Mística do Padre Adolfo sem querer hein o que também é nos traz aqui textos importantes sobre a natureza classificação explicações de cada uma das virtudes recorrendo também ele é a Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino em e é nós beijo a outra também vamos recorrer ao pensamento de um professor é brasileiro Professor Antonio Donato que escreveu este livro a educação segundo a filosofia perene ele também nesta obra dedica um Capítulo inteiro para explicar o que São Tomás de Aquino entende por virtudes então nós também vamos fazer uso vez ou outra deste texto
é basicamente nós temos aqui a nossa bibliografia primária e secundária Nossa biografia é básica e complementar né agora para aqueles que se interessam sobre a biografia de Santo Tomás de Aquino ou seja sua vida sua história é assunto é esse que não será tema do nosso curso propriamente dito Mas quem se interessar eu gostaria de indicar este livro que penso é a melhor biografia de São Tomás de Aquino atualmente é um livro que foi publicado pela Vap pela biblioteca de autores cristianos é o livro que está em espanhol infelizmente nós não temos uma tradução para
o português Santo Tomás de Aquino subida sua obra isso época este livro pode ser encontrado também facilidade no site da editora aba na Espanha e da parte maior é um livro excelente um estudo biográfico de Santo Tomás de Aquino escrito pelo professor eu dado por mesmo então fica esta essa sugestão para os alunos que quiserem se aprofundar um pouco mais sobre a vida do nosso Santo Doutor da igreja Ah pois bem rosto isso nós vamos falar brevemente um pouco sobre a vida o contexto histórico de São Tomás de Aquino brevemente porque o tempo do nosso
curso hoje nós queremos apenas 9 aulas para abordar um assunto é bem assim importante que contém tantos textos né que São Tomás de Aquino dedicou tantos textos é explicar Então nós vamos falar brevemente sobre a vida e o contexto e se tornar a técnica pois bem eu sou Tomás nasceu em 1225 na cidade de boca seca na Itália no dia não nós não temos como precisar o dia do nascimento de São Tomás de Aquino sabemos que nasceu em 1225 e morreu no dia sete de março de 1274 na Abadia de Força Nova também monetária contando
com 49 anos de idade portanto São Tomás morreu relativamente cedo escreveu muito nos deixou uma obra densa vasta que não dá para ler de um dia para o outro é preciso ler parar pensar refletir escreveu diversas obras tanto filosóficas quanto também teológica teológica São Tomás de Aquino marca a história da filosofia a história da teologia na história do pensamento ocidental São Tomás Aquino se encontra no século 13 Portanto o século 13 alguns pensadores dizem ser o auge da Escolástica então nós temos dentro da história da filosofia e da teologia Cristã o período chamado patrística que
vai do século primeiro até meados do século 7 e depois nós temos o período da Escolástica que alcança o seu auge Por volta do século 12 século 13 com grandes filósofos teólogos Santo Alberto Magno São Boaventura Santo Tomás de Aquino Santo Anselmo de Cantuária para citar apenas alguns portanto São Tomás está aqui no século 13 na alta Escolástica Escolástica é o nome e que a escola de porque nesse período existiam sobretudo três principais espécies de escola para nós tínhamos as escolas catedrais anexas ao Senhor Hibisco às escolas palacianas anexas a cor e as escolas monásticas
anexas aos Mosteiros era justamente nestas escolas que se estudavam né as artes mecânicas os ofícios e as artes liberais o trivium eo quadrivium eu depois a filosofia e por fim a teologia como coroamento de todo o processo educacional é o fim último da educação para esses autores medievais e sempre era a contemplação da Verdade é a busca da União da Alma com Deus por dentro do processo educacional com esse dia com também é o caminho de santidade a teologia ascética e Mística é da União profunda da água com Deus nem a contemplação da Verdade sintomas
aqui importante está no século 13 Neste contexto da ressolas Tica ele foi Frade da ordem dos pregadores ou os dominicanos né ordem esta fundada por São Domingos de Gusmão no dia vinte e dois de Dezembro de 1.216 na França então é São Domingos vivos não Funda a ordem dos pregadores ou também conhecidos dominicanos justamente porque o seu fundador é São Domingos médicos não mo216 nove anos antes do nascimento de Santo Tomás de Aquino bom então Santo mas é contemporâneo a fundação de sua ordem podemos assim dizer ele nasceu apenas nove anos depois da fundação dos
Americanos conhece os dominicanos ingressa na ordem é contemporâneo da fundação desta ordem na frente ainda no século 13 sitonas é conhecido como doutor angélicos ou ainda Doutor como Nunes e Dr universalis né Doutor Angélico porque muito da sua filosofia da sua teologia está voltada para o problema filosófico teológico dos Anjos da existência da natureza das operações das potências Angélicas São Tomás de Aquino desenvolveu muito a teologia sobre teologia sobre os anjos mas também Doutor Universal porque Santos e impressionantemente aborda praticamente todos os temas e assuntos né e vai buscar estudar em suas obras de uma
maneira Universal os problemas filosóficos dos problemas teológicos né por isso ele também conhecido como o Doctor universalis e portanto São Tomás de Aquino é um doutor da igreja Isso significa que os seus escritos ajudaram a igreja aprofundar e desenvolver a sua doutrina dos Santos motores são muito importantes na história da igreja é justamente por isso né pois bem falamos então brevemente sobre um pouco da vida e do contexto de Santo Amaro de Aquino e Maria resumir declaro a muito mais por falar do que aquilo que foi dito aqui mas então a partir de agora vamos
é adentrar ao nosso objeto de estudos propriamente ditos na aula de hoje que é a primeira nós vamos fazer uma introdução ao nosso curso vamos estudar sobretudo a natureza EA classificação das virtudes o segundo Santo Tomás de Aquino recorrendo a essas obras da nossa bibliografia primária na Suma Teológica e as questões disputadas é nas aulas seguintes nós vamos dedicar uma ala a cada uma das virtudes primeiras virtudes teologais depois dos Ventos cardiais por fim é vos e o maneira Ampla sobre as virtudes Morais restantes Então o que faremos hoje será uma introdução ao nosso assunto
né ela nosso objeto de estudo pois bem é seguindo então o nosso roteiro de estudos que foi enviado a vocês pelo grupo do WhatsApp nós vamos falar o tópico número 1 sobre a natureza das virtudes a palavra natureza aqui ela não deve ser interpretada como o senso comum é interpreta não é para o senso comum natureza a floresta árvore as coisas da natureza né não é isso o que nós queremos significar aqui com essa palavra né a filosofia a teologia entende pela palavra natureza uma palavra que significa o que a coisa é tão quando nós
falamos sobre a natureza das coisas nós estamos nos perguntando sobre o que é esta coisa é mas estamos buscando investigar porque ela é sua natureza ou seja sua substância o seu conceito né portanto quando nós empregamos aqui essa palavra nós devemos fazer mais um minuto que a correta Ou seja devemos entender pela parada natureza uma pergunta que a pressupõe O que são as virtudes a natureza das virtudes portanto nós vamos primeiramente falar sobre isso né muitas vezes nós ouvimos aqui acolá e esse pena essa palavra virtudes virtude virtudes todavia muitas vezes Nós não sabemos o
que em relação não precisamos virtudes mas ninguém ainda nos ver talvez não como um conceito sobre as virtudes é muito importante o primeiro passo para nos nossos estudos lembrando também que conversando das virtudes se faz muito necessário para aqueles que desejam trilhar né o caminho da sendo que vale as virtudes estão muito presentes na Vila inativa quando nós estudamos teu envia ascética e Mística nós percebemos que o caminho da santidade pode ser como que dividir em três grandes fases havia aplicativa da vida inativa e a via unitiva as vidas que são temas centrais é o
tema das leituras é Central sobretudo na Bíblia inativa não querer não esteja presente nas demais etapas assépticas e místicas mas é um tema sobretudo de grande e e para quem está para quem estuda a viro negativo né pois bem claro então dizermos o que são as virtudes vamos ver a recorrer ao primeiro fragmento de texto de São Tomás de Aquino na aula de hoje nós vamos fazer esse exercício mas não vamos ler na íntegra nenhum Capítulo ou nenhum artigo de São Tomás de Aquino Mas nós vamos recolher fragmentos é aqui e acolá para que possamos
então entender primeira natureza e depois da classificação das leituras o primeiro fragmento de texto que eu gostaria de citar a vocês e analisar estudar junto com vocês se encontra neste livro das virtudes Morais e e este livro nos transformou nos afirmavam uns textos das questões disputadas sobre as virtudes Morais no modo mais preciso este livro nos traz os terços da questão e da questão cinco dentre as questões disputadas sobre as virtudes Morais eu não sei também se todos têm em mente clareza da metodologia usada por Santo Tomás de Aquino E se nós pegamos esses textos
tanto a Suma Teológica quanto também as questões escutadas eles estão estruturados de maneira diferente dos textos que hoje em dia nós costumamos encontrar por aí né ela vira de estruturar é a metodologia do filósofo do teólogo do período medieval do período da Escolástica Portanto o que são Tomás faz tanto na Suma Teológica quanto às questões disputadas é o seguinte primeiro se escorrem um problema filosófico teológico né que é chamado de questão não é essa questão ela é dividida em diversos artigos bom então nós vamos encontrar na Suma Teológica por exemplo algumas questões 15 artigos outras
com 12 artigos cada arquivo em cada ativo São Tomás de Aquino apresenta primeiro uma pergunta depois da pergunta ele vai nos dar uma resposta que na verdade é contrária ao que ele pensa é uma objeção na sequência São Tomás ele vai sempre não só ele mas só momento da minha escreve assim outros autores também espera dessa forma depois de objeção São Tomaz de Aquino vai apresentar os argumentos a favor dessa objeção que não é o que ele pensa é o contrário ao que pensa né e depois de ter apresentado os argumentos que fundamentam a objeção
adiantando aquilo que não debate o seu oponente poderia argumentar contra ele né depois então os argumentos a favor da objeção vem aquilo que nós chamamos de Sede contra ou em sentido contrário o que ela sentença breve na qual São Tomás apresenta Aí sim porque ele pensa a verdade sobre o assunto depois você de contra vem uma resposta onde ele vai argumentar e resolver o problema apresentado de maneira resumida no céu de contra e depois da resposta São Tomás Vai refutar cada um daqueles argumentos a favor da objeção que foram dados inicialmente a tantos argumentos a
favor da mulher são Quanto é as refutações desses argumentos são sempre numerados então é estrutura precisa é uma estrutura Escolástica talvez é muitas pessoas que estão tendo pela primeira vez contato com os textos de São Tomás de Aquino É estranho um pouco essa metodologia Mas é uma metodologia que seria muito normal cotidiano é até para os pensadores medievais sobretudo os escolásticos né pois bem o que nós vamos então ler agora O que é um texto contido no CD contra da Questão número 1 Eduardo momento número um dentro da Questão número 1 sobre as virtudes Morais
e quem é porventura tem a esse livro pelo menos na medição é quase 2018 né então na zona citar esse texto porque nós estamos buscando uma definição um conceito estamos investigando a natureza das leituras ou seja estamos buscando uma resposta para a pergunta o que são as venturas e São Tomaz Aquino tirar no sede conta do artigo 1 da questão número um dentre as questões disputadas sobre as virtudes Morais virar o seguinte a segunda Agostinho a virtude é uma boa qualidade da mente E no entanto não pode estar em alguma espécie de qualidade senão na
primeira que é do hábito logo a virtude é um hábito só nós temos aqui a primeira definição do que são as virtudes a virtude é um hábito em toda dia não qualquer hábito nós vamos aprofundar essa definição e além do mais o filósofo diz no livro 2 da ética o filósofo com F maiúsculo sempre uma referência a Aristóteles o grande filósofo Além do mais o filósofo disse no livro 2 da ética que a virtude é um hábito eletivo que permanece na mente e além do mais a virtude dos que dormem porque estas não se perdem
senão pelo pecado mortal a meta não é neles atos de virtude porque não tem o uso do livre-arbítrio logo as virtudes não são atos só hábitos né pois vem aqui nós já temos algumas pistas para aprofundar os então conceito a definição entendimento sobre a natureza das virtudes Aventure em um hábito a virtude EA lado interativo que permanece na mente na mente ou seja nas potências superiores da Alma da Inteligência vontade sobretudo na mês a virtude é um hábito eletivo que prevalece na mente que orienta Nossas ações para o bem mas a Virtude em si mesma
não é o ato e está orientada para as ações para os atos mas antes de inspirações as virtudes são hábitos né pois bem e esse é o primeiro texto Então que nós vamos citar nessa nossa investigação sobre o que são as virtudes segundo o nosso roteiro de aula lá no tópico 1.1 nós temos ali um resumo da doutrina tomista sobre a natureza das leituras o resumo é claro que não esgota Todo pensamento de São Tomás mas nos apresentam de maneira sintética então de lá o nosso redondo de aula no nosso roteiro de estudos no tópico
1.1 as virtudes são hábitos bons'' que aperfeiçoam as potências da Alma no seu operar e agir essa frase ela parece simples mas ela precisa ser entendida nós precisamos levantar aqui os pressupostos os significados de algumas palavras o e entendê-las como São Tomás de Aquino mais entende não é porque se nós entendemos como senso comum contemporâneo entende certas palavras usadas por centenário aqui nós não vamos conseguir descer e compreender a sua teologia só nós precisamos fazer este esforço de descolar é o significados contemporâneos e certas palavras usadas pelos escolásticos e descolaram o significado que o senso
comum da algumas palavras da filosofia EA teologia tomista para entendermos com entendia essa palavra já entregaram o seu significado Correto isso é no fundo uma busca por uma hermenêutica correta dos textos do autor em a Vila versão exercício que nós devemos fazer sempre né Não só nos estudos tomistas mais de todos os outros autores sobretudo os autores antigos como os autores da patrística e Escolástica para citar períodos da filosofia e teologia católicas é e as virtudes são hábitos que nós precisamos entender primeiro o que são hábitos e o que são Tomás de aq entende por
hábitos hábitos bons'' que a profissão as potências da Alma que nós precisamos entender que são as potências da Alma no seu operar transposição de entender o que são as operações das potências da Alma Vamos então tentar de dobrar essa frase que aqui está posta e vamos fazer citando outros fragmentos de Santo Tomás de Aquino dos seus escritos dessa vez contidos na Suma Teológica i bom então antes de continuar a leitura do tópico 1.1 nós vamos para leitura do tópico 1.26 virtudes são hábitos nós precisamos primeiro dar um passo atrás e entender esse pressuposto e nos
perguntaram o que são então hábitos O que são tomadas aqui entende por hábitos tá no top com um ponto dois está dito natureza dos lábios e os hábitos são disposições disposições firmes e determinadas para a realização de Atos bons ou maus O importante não é daqui nós já podemos perceber o seguinte existem hábitos que são bons e existem hábitos que são ruins Mas todos os hábitos Ambos são disposições ou seja isso gente está disposto sujeito está preparado sujeito vai agir com ordem e água disposição firme portanto gente está com uma disposição determinada para a realização
de certas ações Olá sejam elas boas ou ruins terceira importante que o hábito ou seja essa disposição firme e determinada é algo que nasce no interior é algo interno na alma antes da realização das ações as ações os atos concretizam o que a determinação porque o hábito escolhe elege né portanto usado e que os função de exposições o Pires de exposições de terminares para a realização de ações para a realização de Atos bons ou maus isso vai aparecer justamente nessa situação é cultivada [Aplausos] aqui também convém nós fazermos mas segundo a nota de rodapé Falavam
sobre a metodologia EA estruturação do texto tomista façamos agora uma segunda nota de rodapé para falar sobre como nós estamos os textos da Suma Teológica citamos tal como está aí no nosso roteiro de estudos Suma Teológica este número um em romanos significa a primeira parte da Suma Teológica é um texto dividido em três partes todas vamos recorrer num fragmento da primeira parte da Suma Teológica e o que significa que são questão 49 o a significa artigo artigos 1 e 2 a questão 49 é composta por quatro artigos mas o que interessa para nós na aula
está contido sobretudo no artigo nº 11 bom então é desta maneira que nós fazemos as citações dos textos da Suma Teológica de São Tomás de Aquino nós vamos portanto recolher o fragmento contigo aqui a primeira página Silva teológica que está 49 artigo um e nós vamos recolher o fragmento dentro do texto da resposta dada por cento tomar ver aqui tá nós não vamos ver um artigo inteiro que teria pergunta objeção argumentos a favor da obrigação sede contra-resposta argumentos para responder os argumentos a favor da objeção não então as reputações dos argumentos a favor da objeção
nós não vamos ver o ativo entender vamos recolher apenas um fragmento da resposta ou seja nem a resposta vamos leira inteira e é nos recolher o que é mais interessante para nós tendo em vista que estamos investigando a natureza das virtudes nós não podemos perder isso e perspectiva nós estamos buscando entender o que são os ventos afirma vamos as virtudes são hábitos e agora estamos vendo que os hábitos são disposições firmes disposições determinadas para a realização de Atos bons ou maus então diz Santo Tomás de Aquino nesta situação que faremos agora e daí afirmação do
filósofo chama-se hábito à disposição pela qual a coisa disposta se dispõe bem ou mal ou em si mesma ou em relação a outra coisa de modo que a saúde por exemplo é o hábito É nesse sentido que falamos agora de Hábito e por isso deve-se concluir que ele é uma qualidade tem o que é importante para nós e chama-se hábito à disposição pela qual se dispõe alguém para o bem ou o mal em relação a si mesmo ou a outra coisa então o hábito é sempre uma disposição no artigo 2 da mesma questão 49 São
Tomás de Aquino vai alimentar a favor de que os hábitos são disposições filhos disposições determinadas então por exemplo o sujeito ele está determinado acordar cedo todos os dias o Twitter estar determinada por quê Porque ele quer acordar cedo para participar da missa para poder avisar a gente se trabalhar né o sujeito está disposto a isso então nos primeiros dias ele vai sofrer porque talvez ele esteja combatendo o vício da preguiça não é de acordar tado Enfim então ele está modificando o excesso de sono nós vamos supor um sujeito que acordava todos os dias aí 9
horas da manhã por preguiça e agora pela graça divina ele percebeu que precisa combater esse visto para estou exagerando as coisas né então ele se determinam acordar todos os dias a 5 horas da manhã para rezar a participar da nisso enfim né então nos primeiros dias justamente porque ele está lutando contra um vício né eu também porque ele está lutando contra uma fraqueza nos primeiros dias em vai sofrer e vai ser difícil levantar vai ser difícil acordar mas se ele prosseguir com determinação estas determinações nestas predisposições o Pires vão se tornando hábitos e ele vai
adquirindo o hábito de acordar cedo até o até o ponto de que em certo momento ele vai acostumar com isso quando ele acostuma com isso já não senti tanta dificuldade para acordar cedo o hábito está consolidado é porque atrás percebemos que os hábitos também não surgem de uma hora para outra não passa de mais ricas não é assim o hábito e surge por um esforço ascético o hábito bom né surge por um esforço ascético auxiliado pela graça de Deus mas o hábito sempre preço point por parte do sujeito essa disposição firme essa determinação Estamos dando
exemplo de um hábito bom né mas nós poderemos dar um exemplo de um hábito ruim então por exemplo é o sujeito que por qualquer motivo Ele sempre terminou e colocar uns contra os outros e no seu trabalho e na comunidade em que ele vive porque talvez ele tem até o endereço Talvez ele esteja em é querendo subir na empresa e aí para trapacear e começa a colocar uns contra os outros para que eles briguem né o sujeito está disposto a isso ele se ele tem uma determinação na disposição firme porque ele quer o emprego do
outro porque ele quer isso gente na empresa e quer um cargo maior então ele vai colocar uns contra os outros para brigar Oi e ele Talvez chegar com a solução então ele é novo não é uma situação mas é isso aí depois aí lembra de posição firme e determinada só que como isso vai sendo repetido muitas vezes e isso vai se tornando um hábito Claro um hábito mau hábito ruim um hábito perversos de mentir de colocar uns contra os outros todavia este hábito vai se consolidando os hábitos bons'' se consolidam virtudes os hábitos maus se
consolidam como vícios e os hábitos vamos realizam a nossa natureza e nos conduzem a beatitude a vida feliz os hábitos maus pervertem e corrompem a nossa natureza e redondo não para a tristeza e angústia né são as consequências é de nossas escolhas são as consequências dos hábitos vão e dos hábitos ruins então aqui no tópico 1.2 está dito entanto que os hábitos Andes posições firmes para a realização de Atos bons ou maus É assim nós temos a equação né virtude igual a hábitos bons'' as virtudes são hábitos bons'' que são operações e são disposições interiores
para fazer bem que orientam as nossas ações para o bem que orientam Nossas ações para a vontade de Deus Para vivermos os seus mandamentos mas nós temos também a outra equação os vícios igual a hábitos ruins hábitos maus não é hábitos perversos e e o vício portanto é o contrário da virtude os bichos são hábitos ruins mãos que pervertem a nossa natureza da virtude nos pode levar a beata vita a vida feliz os acelerar os atritos os vícios os levam e não adianta ter isso mas na vida infeliz na vida pervertida e nos torna B
semelhantes a Deus G1 e esse é o ponto e aí então para fundamentar mas o que estamos dizendo nós vamos fazer aqui mais uma citação de um dos fragmentos dos textos do mistas agora é contido na questão 54 da mesma primeira parte da Suma Teológica o artigo 31 nós vamos ver então do artigo 3 da questão 54 da primeira parte da Suma Teológica o fragmento do sede conta e uma parte da resposta o texto este no qual São Tomás está justamente distinguindo virtudes de vícios então dizer o hábito bom é contrário ao hábito mal e
o Olá virtude é contrária ao vício nem tão são coisas contrárias e o hábito bom é contrário ao hábito mal Aventura EA contrária ao visto hora os contrários são especificamente diferentes ou seja a nível de espécie a virtude é especificamente distinta do vício logo usar hábitos diferem especificamente pelo bem e pelo Mal a resposta é e o Jeff vou usar hábitos distinguem-se especificamente não sofre nos objetos e princípios ativos mas também em ordem a da natureza e isso pode acontecer de duas maneiras a primeira conforme a harmonia ou desarmonia com a natureza do quer dizer
usar hábitos eles podem estar em harmonia com a nossa natureza Oi e aí seu hábitos vãos são virtudes porque as virtudes realizam a nossa natureza ou os hábitos podem estar em desarmonia com a nossa natureza ou seja os hábitos maus os bichos que vão contra a nossa natureza EA pervertem por isso não os realizam É nesse sentido que envie a virtude torna-se forte daí também quando o significado da palavra Latina vírus para Quem cultiva a virtude quem cresce na virtude e nós podemos crescer na virtude no número das virtudes praticadas mas também nós podemos crescer
na qualidade das virtudes ou seja nós podemos viver de tudo que cada vez mais perfeitas auxiliadas pela graça de Deus né hora as virtudes dos realizam que nós somos criados por Deus para viver assim e as virtudes nos tornam pó antes ao passo que os vícios nos fazem cair nas fraquezas e os bichos não se torna fracos porque nos tornam fracos porque os vícios nos padrão escravos do pecado as virtudes uma história o cérebro de Deus Eis Aqui a serva do senhor ouviu se dizer a Virgem Maria as virtudes nos tornamos servos de Deus os
vícios não estarão servos escravos de satanás e do pecado nos prendem a eles para nossa ruim né portanto os vícios e os tornam fracos nos fazem cair na fraqueza lembrando também que a distinção entre fraqueza e limites e os limites são da nossa natureza são as limitações naturais é por exemplo ninguém aqui é capaz de atravessar paredes ninguém é capaz de voar sozinho né Nós temos limites temos a necessidade de dormir de comer né são e naturais necessidade da natureza ou seja limites em mim que são distintos de fraquezas os limites Nós escolhemos se queremos
ter ou não porque eles vieram Quando Deus nos criou assim de acordo com esta natureza humana as fraquezas passa o pênis quando ele vai abrir que dá vontade que nós podemos escolher se queremos obedecer os mandamentos de Deus podemos escolher se queremos ser o caminho do cultivo das virtudes ou se crermos em contra Deus entregar um caminho do cultivo de vistos e se podemos escolher se tu passa pela decisão do livre-arbítrio da vontade nós temos opções jeito que escolheu viver no vício no pecado escravo do pecado esse cara de Satanás pelo pecado mortal e tornou-se
Frade né Caiu na fraqueza é a primeira conforme Harmonia ou desarmonia com a natureza e assim se distinguem especificamente o hábito o bom hábito e o mau hábito pois chama-se bom o hábito que dispõe a atos convenientes a natureza do agente os seus hábitos bons nos convém é porque não estou bem porque nos realiza enquanto pessoas humanas e os hábitos ruins não nos é conveniente porque porque não realiza com pessoas humanos E assim se distingue especificamente o bom hábito e o mau hábito pois chama-se bom o hábito que disponha atos convenientes a natureza do agente
e mal o que dispõe atos não convenientes a essa natureza com os atos das virtudes correr natureza humana quando conformes à razão ao passo que os atos viciosos sendo contra a razão estão em desarmonia com essa natureza há uns bichos São contrárias à reta Amazônica e sem dizer Mania com a nossa natureza humana não a realiza a leva para o buraco não é por onde fica manifesto que a diferença específica dos árbitros é pelo bem e pelo mal então existem hábitos bons'' as virtudes existem hábitos ruins ou maus os vícios e me dê me dê
exemplos de Carambei pois bem e na sequência do tópico 1.2 o texto do nosso roteiro de aula vai dizer usar hábitos operam de tal forma a criar uma certa necessidade acidental na natureza em que Residem e sempre tem um que aparecem nos atos repetidos várias vezes por nós sejam bons ou ruins por exemplo sujeito que nós afirmavam os que é e se dispôs e a viver de maneira habitual a modificação do Sono Ná desnecessária ou seja acordar cedo é o jeito que ele começa acordar cedo todos os dias todos os dias todos os dias e
começa a realizar esta ação de maneira repetida o salão hábitos Então fala que estas ações vão consolidando o hábito Então fala que o hábito começa a operar é de tal forma a criar uma certa necessidade entre aspas certa necessidade necessidade essa acidental da que convém abrindo um parêntese de novo necessidade substancial designa as necessidades da natureza há entre um pouco na dimensão dos limites que falávamos ator né então nós todos temos a natureza humana nossa natureza humana Tem certas necessidades substanciais que se nós não satisfazemos nós morremos temos necessidade de comer temos necessidade de beber
temos necessidade de dormir temos necessidade de nos relacionar são necessidades ligadas à natureza chamamos essas necessidades e necessidades substanciais porque se nós não a satisfazer nós morremos e agora Existem certas necessidades acidentais é aquela surgem ao modo de hábitos bom então um exemplo que nós estamos né no sujeito que começa acordar cedo todos os dias se ele falha um dia ele sente falta e ele sente falta porque porque aquele hábito estava como que realizando né aquele hábito de acordar cedo todos os dias aquela ação repetida várias vezes que foi consolidando no seu interior o hábito
criou uma certa necessidade de tal forma que ele se fruta se não corresponde ao hábito que foi consolidada no caso é o hábito bom mas isso também vale para os hábitos maluco né então é o sujeito que decidiu e já consolidou o hábito né de acordar cedo todos os dias ele sente uma certa necessidade disso uma necessidade acidental porque pela pode ser mudada e ele não precisa disso para sobreviver mas ele precisa disso no caso como ela muito bom para modificar Talvez um pecado ou para consolidar ainda mais outras virtudes porque consolidando o hábito de
acordar cedo ele pode consolidar o hábito da oração e outros hábitos bons'' que são virtudes agora o mesmo vale para os hábitos malas os bichos o ou seja vamos supor um sujeito que e caiu no pecado da pornografia da masturbação nós vamos ver exagerar a coisa porque a gente fica claro né que estamos querendo dizer e no sexo desenfreado a Luxúria pecado contra a castidade a coreografia masturbação sujeito que caiu nesse pecado E aí gostou do presente o pecado da mas se é um pecado não nos realiza como pessoa é só que começou a repetir
isso várias vezes ao longo da vida longo dos anos estas repetições dos mesmos pecados foi consolidando o vício ou seja um hábito ruim não hábito perversos como hábito foi sendo consolidado ele opera na alma ao modo de uma certa necessidade acidental então quando o sujeito e ele não goza do prazer que esse pecado pode me oferecer ele sente falta e isso é na tentação da concupiscência que pode ser agravada pela tentação diabólica é porque ele sente falta é a mesma coisa de um sujeito que é Victor não é que infelizmente talvez tenha aprovado uma duas
três vezes de alguma droga e isso foi se tornando um hábito e o hábito foi sendo consolidado cada vez mais nem este vício quando o sujeito ele começa a lutar contra ele sente aquela certa necessidade acidental bom então parece que ele não vai conseguir sobreviver sem aquilo Oi e aí vem a tentação da própria concupiscência aí vem à tentação diabólica são essas feridas o que o pecado vai deixando na nossa natureza humana nós já temos a ferida do pecado original mas os vícios vão também esse ferindo a nossa natureza ainda mais e a justamente nessas
feridas nestes vícios que o demônio vai investir sequer eu sou Lúcifer não querem da perdição você pode observar o demônio sempre nos Tenta primeiro ninguém aqui das nossas fraquezas dos nossos vícios porque ele sabe que é mais fácil nos derrubar aqui As Piscinas resistimos a senhora estragar sua vida tentação vai mudando e vai se intensificando também né é mas é claro tudo debaixo da permissão divina para que nós crescemos né ver tudo portanto nós podemos observar o seguinte 1 e se você um sujeito que se confessa com frequência e esse você leva a sério né
as suas confissões Sacramento da Penitência quando nós fazemos nosso exame de consciência Eu costumo fazer amizade de consciência escrevendo os meus pecados né às vezes dela e três coisas mas se você é um sujeito aqui faz isso né procura fazer um exame de consciência e talvez muitas vezes escrever os seus pecados você começa a perceber que existem pecados que estão sempre na sua lista que você sempre os confessa sempre os confessa que você tenta lutar contra eles e não consegue tenta lutar e não consegue E aí estão os teus vícios E essas são as fraquezas
e e são as feridas piores as mais intensas alguns teólogos acham de defeitos dominantes porque esses pecados que nos fragilizam que nos torna fracos fracos justamente porque o demônio ao tentarmos tem força para nos derrubar nos fazer cair no pecado se nós não estivermos na vida de oração concreto na vida de Penitência na busca por Deus sincera né hora e esses efeitos dominantes são assim chamados porque os vícios sempre arrastão outros pecados consigo bom então sujeito hoje tem o vício da pornografia na saturação amanhã ele vai ter o visto do adultério o vício da lentilha
outros vícios satélites do vício principal Então se Nós entramos no processo de conversão isso nós desejamos votar pela nossa salvação Pela santidade e treinar com a minha sede que mistura o primeiro pecado primeiro bicho que nós devemos combater são estes e o vício do acidente o efeito dominante seus primeiros que nós devemos trabalhar para mortificar às vezes atacar a primeira ele porque a porta para os outros né a alface o quê e Em contrapartida se você o sujeito que tem um projeto pessoal de vida se tem vida interior se tem vida de oração você começa
a perceber que Existem certas virtudes que já estão mais consolidadas no seu interior do que outras não e é ele nos conhecemos a perceber que existe uma tensão interior no processo no caminho de santidade né pensando interior esta que alguns autores chamam atenção do já e não ainda E é porque porque nós já crescendo já agradecendo Já conseguimos certas virtudes mas ainda não outras então nós precisamos trabalhar para crescer cada vez mais nave tudo Ah pois bem e os hábitos operam de tal forma a criar uma certa necessidade acidental na natureza em que Residem tão
usados bons criam uma certa necessidade na nossa natureza humana os hábitos maus também criam uma certa necessidade na nossa natureza e os hábitos maus precisam ser combatidas usado que os bons precisam ser intensificadas em o posto isto uma vez que nós então já compreendemos o que são usados voltemos então para o tópico 1.1 do nosso roteiro de estudos e lá então nós temos a definição das virtudes as virtudes são hábitos como dizer também são tomadas a questão disputada mas as virtudes não são qualquer hábitos quaisquer hábitos as virtudes são hábitos bons'' porque os hábitos bons''
aperfeiçoa as potências da Alma veja as virtudes aperfeiçoou o homem para que ele possa agir para você ver segundo Deus segundo bem as virtudes e os aperfeiçoou as virtudes nos tornam pessoas boas as virtudes nos tornam pessoas melhores as virtudes nos tornam semelhantes a Cristo só vai entrar no céu que cor semelhante a Cristo né a hora as virtudes são hábitos bons'' que apenas pensou as potências da alma e quais são as potências da Ah pois bem quem fez o curso um tempo atrás de dentro Apologia tomista Vai se lembrar do nosso famoso quadro das
potências da Alma depois nós podemos enviar a vocês novamente pelo WhatsApp e nós temos para resolver um pouco a coisa cinco potências da Alma as potências vegetativas e como é a nutrição crescimento EA geração das potências sensitivos compostas pelos sentidos externos Tato olfato visão audição Paladar os sentidos internos sentido comum fantasia ou imaginação estimativa vegetativa e a memória sensitiva ou sensível da nós temos nove sentidos 5 e servos quatro internos segundo Santo Tomás de Aquino sentidos externos Tato olfato visão audição Paladar sentidos internos sentido por bom fantasia e imaginação estimativa ou qualitativa memória sensitiva ou
sensível nós temos as potências apetitivas o que se subdividem apetite sensitivo e apetite intelectivo e é do apetite sensitivo que surgem os movimentos passionais na alma as paixões nós temos as potências locomotores e por fim nós temos as potências intelectivas o potências da membros da mente inteligência e vontade memória vai que dessas cinco potências quatro delas são potências chamadas potências inferiores da Alma as vegetativas a sensitivas afetivas e locomotoras porque essas quatro potências inferiores usavam nós temos em comum com os outros animais mas em uma dessas potências as potências superiores aulas são apenas comuns entre
nós seres humanos e os anjos e é nelas que estão para presente À imagem e semelhança de Deus potências intelectivas ou potências da mente a inteligência na vontade e a memória hora as virtudes aperfeiçoam as potências da alma e as virtudes aperfeiçoou a inteligência para que possa conhecer de maneira creme tanque as virtudes a perfeição o livre-arbítrio da vontade para que possa escolher segundo a vontade de Deus e não segundo mundo ou a tentação e as virtudes aperfeiçoou a memória para que possamos Recordar da nossa história com Deus as virtudes atenção as potências apetite vivas
para que possamos viver paixões ordenadas e não pai faz desordenados as virtudes aperfeiçoou as potências sem cedidas para que possamos direcioná-las para nossa busca pela verdade pelo conhecimento ré as virtudes aperfeiçoou as potências na aula e aperfeiçoando as potências da aperfeiçoou homem ou seja nos tornam pessoas boas pessoas melhores do que eram e as virtudes são hábitos bons'' que a prefeitura as potências da Alma no seu operar e agir então e as potências da alma o Opera 11 O que significa operar significa trabalhar significa agir as potências da aula a tua agem operam trabalha né
por isso se chama potências por quê é porque tudo aquilo que está em potência tem a tornar-se ato a potência está orientada para o ato e essa é uma doutrina bem aristotélico e a histérica e tomista e as potências nós precisamos entender a sua possibilidades de movimento movimento é sempre vir a ser devido movimento o intelecto está em movimento porque o que sobretudo intelectom a gente busca conhecer a verdade a vontade estar em movimento por quê Porque busca decide os apetites sensitivos estão em movimento porque porque buscam seus objetos pelas paixões essas potências que nos
colocam em movimento tendem para atuações tornaram-se atos ou seja realizarem ações as virtudes fazem as potências operar trabalharem sempre buscando uma realização da sua natureza ou seja sempre buscando o bem sempre buscando a vontade de Deus o bem natural proveniente da Lei natural ou bem revelado por Deus a revelação divina G1 e por isso essa frase no top com um ponto ela não é fácil de ser entendida e tudo que ela tem para nos oferecer mas Se nós formos esgotar essa definição nós ficaremos aqui ainda um bom tempo nós estamos dando aqui e em linhas
Gerais Sete desdobramentos desse conselho né nessa definição as virtudes são hábitos bons'' que aperfeiçoou as potências da Alma no seu operar e agir em outras palavras as virtudes aperfeiçoou o homem e por isso nós falamos tipo o caminho de santidade e é sempre o caminho de amadurecimento de crescimento na graça na virtude e no mérito porque a graça de Deus que toma a iniciativa E se nós correspondemos a graça de Deus começamos a viver virtudes e se começamos a cultivar as virtudes auxiliados pela graça de Deus nós começamos a ter méritos diante de Deus e
podemos crescer e isso tudo até alcançarmos virtudes heróicas e pressupõe e implicam os dois Ordinárias do Espírito Santo quem alcança virtudes heróicas alcança a santidade as virtudes é o primeiro passo para que cheguemos nas virtudes heróicas e o que não é possível chegar às faz não é possível chegar se não tiver nos auxílios dos donos originais e o Espírito Santo pois bem na sequência no top. Um texto ainda disse a virtude é o esforço ascético auxiliado pela graça de Deus para realizar boas obras ou seja cumprir os mandamentos a e fazer de nós pessoas boas
nos assemelhar nos assemelhando a Cristo é de onde foi extraído aqui desse próximo fragmento que nós vamos ler da Suma Teológica agora recorrendo a questão 54 artigos três mais uma vez nós não vamos ler um artigo 3 da questão 50 o e quatro inteiro nas zonas dele fragmentos e este fragmento extraído do centro contra e da resposta estes trechos em nós vamos mesmos inteiros o antigo três se coloca ele te seguinte interrogação a seguinte pergunta a virtude humana é um hábito bom e o texto vai dizer o seguinte o não tem sentido contrário escreve Agostinho
consulta Mas agora está citando Santo Agostinho ninguém duvidará que a virtude e torna a alma a melhor possível Ou seja a virtude aperfeiçoou a alma é a virtude torna a alma a melhor possível o filósofo diz a virtude torna bom quem a tem e boas as obras que pratica a bom então existe as virtudes nos tornando as pessoas boas e pênis esses das virtudes As Nossas obras se tornam boas e e a imagem das obras de Cristo por isso que as virtudes nos assemelham Capricho estão fortes porque semelhantes a Cristo que venceu a morte que
venceu o mundo demanda e a carne somente uma pessoa virtuosa é capaz de vencer os três inimigos ela salva o mundo o demônio que acabe e essa verdadeira força essa verdadeira Fortaleza virtudes os torna fortes a resposta é eu quero que se disse acima a virtude e implica a perfeição da potência Pronto né a virtude e implica a perfeição das potências da alma e as virtudes a perfeição homem porque as virtudes aperfeiçoa as potências da Alma as virtudes levam a perfeição a operação da Inteligência as virtudes levam a perfeição a operação da vontade as virtudes
levam a perfeição as operações das paixões da alma o exercício dos Sentidos externos e internos as virtudes nos tornam perfeitos as virtudes nos aperfeiçoam a virtude e implica a pretensão da potência e por isso segundo livro do céu a virtude de uma coisa se determina em relação ou ponto máximo que essa coisa pode atingir e pelas virtudes intelectuais e leva a nossa inteligência até o máximo que ela pode alcançar ou conhecer nessa vida te reta Oi e o Nuvem de Glória no céu da Visão vem aqui fica leva ao máximo e a nossa inteligência naquilo
que ela pode conhecer pela visão de arte fica em Deus de modo semelhante nessa vida terrena as virtudes Aventura de uma coisa se determina em relação com o ponto máximo que essa coisa pode atingir uma virtude aperfeiçoa o intelecto a certeza intelectivos a perfeição e inteligência ao máximo que ela pode conhecer nessa vida terrena as virtudes e de Moraes e aperfeiçoa o máximo As Nossas ações tanto quanto o nosso podemos viver nessa vida terrestre as virtudes teologais nos levam a uma união profunda com Deus o máximo que nós podemos alcançar nessa vida tem um e
as virtudes que nos levam ao máximo de perfeição hora o ponto máximo que uma potência pode atingir tem que ser bom pois tudo mal enquanto defeito 12 diesel Anysio que todo mal é inferno Ah e por isso é necessário que a virtude de qualquer coisa Seja definida em relação com o bem logo a virtude humana que é um hábito de ação é um hábito bom e produtor do bem a virtude por Dan é um hábito bom e produtor do bem Bom dia satanás no artigo 31 a questão 54 o perdão da questão 55 não é
nós estamos no final do tópico um ponto uma questão 55 da primeira parte de cima teológica cabelo direita um fragmento do artigo 3 da questão 55 nós vamos ver agora o fragmento na do artigo 4 da questão de 55 in e aqui no artigo 4 da questão 55 na primeira parte de cima teológica São Tomás e cola quente a seguinte pergunta a virtude de ferida conveniente vem E aí e aqui logo no início quando ele Monta objeção ele cita então Santo Agostinho que define a virtude da seguinte maneira uma boa qualidade da mente e pela
qual se vive ré também se dá com ninguém faz mal uso e produzida por Deus em nós sem nós Essa é a definição de virtude dada por cento Agostinho e citada aqui por Santos Então vamos ver novamente é a virtude é uma boa qualidade da mente o danis sobretudo da inteligência e da vontade a memória daquilo que em nós é imagem de Deus da virtude é uma boa qualidade da minha é a mente as potências intelectivas ordenadas para Deus uma boa qualidade da lente pela qual se vive retamente né então pela virtude nós vivemos de
maneira reta se dá com ninguém faz mal uso que são as virtudes são hábitos bons e não qualquer tipo de Hábito e produzida por Deus em nós sem nós São Tomás está aqui citando Santo Agostinho que nos dava a definição de virtudes infusas nós vamos aprofundar isso daqui a pouco quando falamos sobre a classificação das virtudes até porque nós falamos que as virtudes elas são dadas por Deus o seu produzidas por Deus em nós sem nós porque funciona assim e as virtudes infusas é e elas não são dadas por Deus juntamente com a graça santificante
e vamos lá O que é graça santificante e a graça santificante é uma participação da Vida divina a graça santificante é um dom habitual é uma comunhão com Deus uma amizade profunda com Deus a graça santificante nós já recebemos pela primeira vez a nossa vida pelo sacramento do batismo Qual a graça santificante nós recebemos as virtudes em fuzis e os dois ordinários do Espírito Santo que está em nós e vou amadurecendo em nosso Quanto mais cultivamos a vida de oração na vida de estudos a vida de santidade nós perdemos a graça santificante quando nós cometemos
um pecado mortal o pecado mortal nos faz perder a graça santificante e com a graça santificante nosso tendemos as operações das virtudes infusas e dos dons Ordinárias Espírito Santo a hora e as virtudes infusas são portanto produzidos por Deus em nós com a graça santificante a graça de Deus nos solicita para o bem da mesma maneira que a tentação diabólica nos solicita para o mal e para a graça de Deus a graça santificante e dentro da Graça santificante as graças atuais que Deus nos dá graça atual é a noção interior do Espírito Santo que ilumine
a nossa inteligência e fortalece a nossa vontade né a graça santificante e as graças atuais que Deus nos dá dentro da Graça santificante nos solicita para o bem ao modo de persuasão nos convidam para o bem bom então desde o chama a viver a temperança a fortaleza a fé a caridade tendo em vista da salvação eterna por isso virtudes infusas ou Sobrenaturais do que são ordenadas pela nossa eterna salvação agora Deus nos solicita ver um da sua graça e produzem nós essa primeira esse primeiro movimento interior da virtude é mas nós possuímos o livre-arbítrio da
vontade então ser pelo livre-arbítrio da vontade Nós escolhemos corresponder a graça de Deus então nós crescemos não Só na graça mas também na virtude bom então nós precisamos corresponder de maneira asséptica a primeira moça interior da Graça e para crescer da virtude e se nós correspondemos Deus nos dá ainda mais a sua graça para nos impulsionar ainda mais a crescermos na virtude e e portanto a iniciativa de Deus o esforço ascético é resposta nossa Oi e para dar uns essa resposta nós precisamos ter o livre-arbítrio da vontade que nos torna livres para responder ou não
a Esse chamado que Deus nos faz correspondendo ou não com a graça que devo usar para graça de Deus portanto nos solicita a moda de persuasão que realiza a nossa natureza nos torna felizes à tentação diabólica também nos solicita ao modo de persuasão mas para o mal e nós temos o livre-arbítrio da vontade para escolher que eu responder essa solicitação de Mônica ou correspondemos com a solicitação divina Ah pois bem e portanto as letras infusão são produzidas por Deus em nós mas isso não quer dizer que não existe um esforço ascético para corresponder a ela
existe por isso final do Top com ponto um está defendendo a virtude como esforço ascético auxiliado pela graça de Deus para realizar boas obras de fato Deus da sua graça e nós então correspondemos com esse esforço ascético a palavra as ética vem do grego ras Queres que significa exatamente esforço exercício e a nossa parte mas Deus corrobora com sua graça para nos sustentar então aventura e esse esforço ascético auxiliado pela graça de Deus para realizar boas obras quais boas obras os mandamentos a obediência obedecer aos mandamentos de Deus fazer a vontade de Deus para fazer
a vontade de Deus nós precisamos primeiro da sua graça que nos Fenda da firme decisão que corresponde a graça e novas Graças que Deus nos dá para impulsionar os a realização da sua vontade você vir tudo e portanto as virtudes que nos levam realizado duas obras e fazem de nós pessoas boas faz de nós boas pessoas faz Nossa Santos e por tantos assemelham a Cristo porque quem está serveria Cristo você não o Santos né pois bem e daí aqui então no artigo 4 da questão 55 é um pouco mais à frente oi Jana resposta São
Tomás de Aquino vai dizer o seguinte é mas a virtude é um hábito sempre voltado para o bem É por isso que para diferenciar a dos hábitos que visam sempre a mal se diz pela qual se vive retamente Oi e para distinguir os hábitos que visam hora ao bem ora mal se diz da qual ninguém faz mal uso né quer dizer a virtude é um hábito sempre voltado para o bem pois bem e nós então o buscamos aqui em linhas Gerais definir dar o conceito discorrendo sobre a natureza das virtudes e o que tentamos fazer
aqui em este tópico 1.1 do nosso roteiro de estudos foi sintetizar e o conteúdo de diversos textos de São Tomás de Aquino contidos na Suma Teológica e contidos nas questões disputadas para extrair daqui uma definição um conceito dizer a natureza das virtudes das virtudes Então são hábitos bons'' que a prefeito são as potências da Alma o seu operar e agir nas virtudes nos tornam pessoas boas e a aventura esposa 7 passear pela graça de Deus para realizar boas obras Ah e por isso não está sem pessoas boas nos acenderam Acre isso Ah pois bem eu
posto então nós vamos passar agora para a segunda parte e da nossa introdução o que segundo vou ter estudos é o tópico de número dois e vamos falar agora sobre a classificação das virtudes é mas nós vamos escorrer muito sobre isso porque nós Voltaremos a isso nas próximas aulas mas é importante dizer é já agora como São Tomás classifique as virtudes para que possamos nos localizado então é a ver e as virtudes recebem na primeira classificação que a seguinte Esse é o tópico: nós temos virtudes naturais ou adquiridas o que nós temos virtudes Sobrenaturais ou
infusas o seu diferentes Sim toda via uma observação aqui para os alunos que fizeram curso de teologia ascética e Mística no primeiro semestre né não confundam virtudes naturais ou adquiridas com contemplação natural ou adquirida são duas coisas diferentes não confundam também virtudes Sobrenaturais lá enfusas com contemplação infusa são duas coisas diferentes a que hora o que são virtudes naturais ou adquiridas e o que são virtudes Sobrenaturais ou infusão simples eu só tô mais entende por virtudes naturais ou virtudes adquiridas aquelas virtudes que o homem consegue cultivar e muitas vezes sem o auxílio de agradecimento o
ou seja as pessoas que estão fora da vida da Graça os mundanos muitas vezes consegue viver certas virtudes conseguem nós virtudes meramente naturais virtudes primeiramente adquiridas pelo esforço da natureza sem o auxílio da Graça por exemplo o sujeito ele pode ter a virtude da perseverança vamos supor que o sujeito que não seja de igreja que talvez em tenha sido batizado ainda mas ele está perseverando nos estudos para passar no vestibular ele está perseverando nos estudos para fazer mestrado doutorado e tem a virtude de natural da perseverança essa virtude eu não faço ter fé nos méritos
diante de Deus para sua eterna salvação são virtudes que buscam objetivos meramente nesta vida terrena e não transcendem a vida terrena em busca da vida eterna né agora e as virtudes Sobrenaturais não inclusas são aquelas virtudes que nós utilizamos tenta em vistas a nossa eterna salvação então sujeito em que se converteu está na graça santificante ele pode ter a mesma perseverança mas agora a sua perseverança é para lutar contra o pecado a sua perseverança é para estudar assim mas foi adquirir o conhecimento da Verdade a sua preferência é para cultivar outras virtudes a sua perseverança
é da vivência evangélica essa perseverança essa virtude da perseverança está voltada tem como fim último tem como tellus finalidade a eterna salvação à vida eterna e portanto é uma virtude Sobrenatural infusa por quê Porque foi despertada pela graça de Deus Do seu interior e é dessa forma que por exemplo o Padre António royo Marin em seu livro Teologia da perfeição Cristã o parágrafo 99 e vai discorrer sobre a natureza das virtudes infusas e vai dizer o seguinte as virtudes infusas podem ser definidas como hábitos operativos e fundidos por Deus nas potências da alma para dispô-las
agir segundo os ditames da Razão iluminada pela fé e não é pois bem eles aqui então a definição simples mas que pode ser aprofundada muito do que são as virtudes e forças as virtudes infusas e elas são despertados na água por Deus pela graça de Deus e até o tiro livre da vontade nós correspondemos a elas correspondendo sua graça de dizer assim crescemos nelas G1 é só ver tudo difuso outro exemplo um sujeito ele pode ter fé natural a fé que não é grito de terror ao que não é dito difusa você que ele pode
ter fé como virtude natural a gente lida ou seja ele pode ter fé acreditar não a vida na sociedade vai melhorar Então ele pode ter fé e vou passar naquele concurso Vou passar no vestibular vou passar naquela prova ou então pode ter fé é ele pode crer o que os cidadãos vão escolher um político correto honesto são exemplos de virtude de fé segunda natureza não precisa da Graça de Deus para viver e essa espécie de pé e agora e a fé enquanto Vitor de infusa a fé enquanto virtude Sobrenatural até é a virtude que nos
faz crer que é verdade tudo aquilo que Deus nos revelou nas sagradas escrituras e na tradição Apostólica e que a igreja nos ensina pelo celular estéreo e que essas verdades de fé são necessárias a eterna salvação pelas virtudes infusas são iniciativa de Deus de nos despertar pela graça e nós correspondemos a essa graça e crescermos na fé e crescemos crescer na fé significa estudar compreender a doutrina da igreja estudar compreender a revelação de vinho porque nós queremos a eterna salvação o pé enquanto virtude Sobrenatural da Fé enquanto Vitor difusa são diferentes o último exemplo da
distinção de virtudes naturais e Virtudes infusas a esperança a esperança pode ser vivida por nós como virtude meramente natural ou adquirida Como assim aos irrita ele tem esperança de que ele vai o salário de sete enfermidade súbita ele tem esperança de que ele vai conseguir uma promoção do emprego se gente tem esperanças naturais é mas a esperança enquanto virtude Sobrenatural a esperança enquanto o grito de infusa nos faz esperar a vida eterna e a esperança enquanto a virtude de esposa nos faz ter a certeza daquilo que não se vê em daí o Papa emérito Bento
16 escreveu a sua Encíclica SPE Salvi bem como escreveu também a sua Encíclica porta filha eu também Deus cara tá certo para falar sobre as três virtudes infusas as três virtudes Sobrenaturais as três virtudes teologais Fé Esperança enquanto Vitorinha infusa nos faz tenho certeza que que essa vida terrena vai passar Ah mas de que você teremos a Jerusalém do Alta Cidade de Deus na vida eterna e portanto a primeira classificação das virtudes é esta classificação que aparece no tópico 2.1 a diferença entre virtudes naturais e Virtudes Sobrenaturais a diferença de adquiridas e direito difusos e
com relação as virtudes inclusas e em Santa mais aqui não faz a seguinte classificação está no tópico 2.2 e nós temos as virtudes interativos ou intelectuais nós temos as virtudes teologais no tópico 2.3 nós temos as virtudes Morais no tópico 2.4 dentre elas as virtudes cardeais então São Tomás de Aquino classifica as virtudes em três tipos e em três espécies então nós temos as virtudes intelectuais a centenas sabedoria ciência internet isso vai aparecer na questão 57 da Suma Teológica da primeira parte desse matrimônio é apenas uma segunda espécie de Virtude das virtudes teologais a fé
a caridade EA Esperança e nós temos uma terceira espécie de Virtude das virtudes Morais as virtudes cardeais são as virtudes Morais mais importantes é porque como Kim catalisam todas as outras a massa as virtudes cardeais também são virtudes Morais toda viu nós temos outras virtudes Morais para além das virtudes cardeais pois bem e o Que Nós faremos Então a partir de agora é assim ó é mas vamos estudar neste curso as virtudes teologais e são as mais importantes e as virtudes Morais Eu queria tá Nossas ações para o ano neste curso nós não vamos estudar
as virtudes intelectuais Mas nós vamos estudar e nessa ordem primeiro as virtudes teologais Então já da próxima aula semana que vem nós Responderemos a virtude teologal da fé na hora seguinte a virtude teologal da caridade na aula seguinte a virtude teologal da Esperança nas aulas seguintes as quatro virtudes cardeais e a prudência à justiça a temperança a fortaleza e as demais virtudes Morais e seu caminho que nós vamos fazer ao longo das nossas aulas né é justamente porque vamos estudar as virtudes teologais com Vênus dizer aqui de maneira geral o que são as virtudes teologais
E com isso nós terminamos alunos os sintomas explique o que são as virtudes teologais e e na primeira parte da Suma Teológica questão 62 uma questão composta por quatro artigos novamente nós não vamos ver os artigos inteiros vamos ver apenas fragmentos os fragmentos que vamos ver são fragmentos extraídos do segue contra bom então na questão 62 Santanás escorre em geral sobre as virtudes teologais um artigo onde se pergunta Existem algumas virtudes teologais e não sabe conta ele vai dizer e os preceitos da Lei referem-se aos das virtudes fora apresenta os dados por meio divina para
os atos de fé de esperança e de caridade lê-se com efeitos Eclesiástico voz que te vejo o senhor confiar nele e esperar e nele e ainda a Maio logo até a esperança EA caridade são virtudes que nos orientam para Deus e portanto são virtudes teologais e por isso as virtudes teologais recebem este nome porque nos orientam para a união da Alma com Deus e as virtudes teologais e são dentre as virtudes as mais importantes porque nos homem comemos Claras virtudes e inclusas pelo legais no artigo 2 da mesma questão se tornasse pergunta distinguem-se as virtudes
teologais das virtudes intelectuais e Morais e ele vai dizer no Serve contra o seguinte e o que é superior a natureza humana distingue-se do que é conforme a essa natureza hora as virtudes teologais estão acima da natureza do homem ao qual convém naturalmente as virtudes intelectuais e Morais como antes se demonstrou logo essas virtudes distinguem-se entre si Então as virtudes teologais são mais importantes que as virtudes intelectuais ou virtudes Morais por quê Porque as virtudes intelectuais e as virtudes Morais o aperfeiçoou homem a Segunda esta vida terrena é de Santo Amaro as virtudes teologais estão
acima da natureza do homem ao convento naturalmente as virtudes intelectuais e Morais a hora as virtudes intelectuais e Morais aperfeiçoou o homem nessa vida tem um as virtudes teologais ultrapassam a vida terrena as virtudes teologais a procura unir a água com Deus é o meio de União da Alma com Deus em São João da Cruz afirma Exatamente isso no livro dois vou subir o monte Carmelo as virtudes teologais são o meio pelo qual a alma se une com Deus portanto transcende a nossa natureza está acima de nós e portanto das virtudes mais importantes de Santo
Agos o antigo três Santa Maria se pergunta é conveniente afirmar três virtudes seu lugar essa saber pé esperança e caridade e ele vai dizer em sentido contrário segue encontra em sentido contrário ao da objeção posta no início do artigo diz o apóstolo na primeira carta aos Coríntios então aqui Santo Tomás de Aquino está citando primeira Coríntios 13 13 e com essa situação nós terminámos a aula de hoje e diz opostos na primeira carta aos Coríntios agora permanecem estas três coisas a fé a esperança EA caridade da sendo a maior delas dentre as virtudes teologais a
maior EA caridade que já vai acabaram né É Ah pois bem e nós então ele passamos aqui alguns fragmentos da Suma Teológica para explicar então de maneira geral e o que são as virtudes teologais demonstramos então o caminho que nós haveremos de seguir neste curso na próxima aula sexta-feira da semana que vem nós vamos estudar as virtudes teologais aprofundando um pouco sua natureza e nós estudaremos a virtude teologal da Fé será a primeira que nós vamos estudar e Este texto está contido na é é é a segunda parte da Suma Teológica e para quem tem
a coleção publicada pela Loyola eu Volume 5 nós vamos ver minha estudar alguns fragmentos dentre as questões sobre a fé né que são 16 questões o da segunda classe da Suma Teológica nós vamos depois indicar no grupo do WhatsApp o texto que nós vamos usar para a próxima aula para quem quiser de repente dealer antes destes estudos nós vamos então na próxima aula estudar a virtude teologal da Fé vamos estudar posteriormente a virtude teologal da caridade da Esperança as virtudes cardeais nos proceder dessa forma se alguém tiver alguma pergunta uma observação e quiser colocar o
cheque da transmissão ao vivo pode fazer quem quiser também fazer perguntas pelo grupo do WhatsApp o mesmo pelo meu WhatsApp pessoal ou por e-mail estou bem é possível né eu respondo assim que for assim que eu consegui mas Podem enviar as perguntas as observações na sempre abriremos o espaço no final das aulas para respondê-las o que é isto é nós então vamos finalizar a nossa aula de hoje por aqui fizemos uma introdução hoje sobre a natureza EA classificação das aventuras já estabelecemos alguns pressupostos importantes para o nosso curso e a partir entrar nas próximas aulas
estaremos as virtudes teologais as virtudes Morais principiando pelas cardeais e depois as seguintes escutaremos quero agradecer a todos vocês que se inscreveram nosso curso na grande alegria temos conosco ao longo das nossas aulas agradecer a todos vocês que nos acompanharam ao vivo até aqui desejo muito obrigado Deus esteja com cada um de vocês e até a próxima E aí