O NEOCLASSICISMO E A SUA RELAÇÃO COM O ILUMINISMO

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Parabólica
Conheça o Neoclassicismo do século XIX e a sua estreita relação com o Iluminismo, para o ENEM e dema...
Video Transcript:
e aí gente tudo bem sejam bem vindos a mais um vídeo do parabólica eu sou pedro rennó professor aqui do parabólica e hoje é dia de história da arte este sábado pra dar uma tranquilizada mas a gente tudo um pouquinho a história da arte certo hoje nós iremos falar de um movimento extremamente importante para a história da arte mundial e para o brasil também que é um neo classicismo então tá esperando o que já se inscreve no canal se ainda não foi inscrito porque tem vídeo todo dia aqui pra ajudar vocês para o enem e
demais vestibulares não tem vídeo de saudar de história do brasil história sociologia filosofia e história da arte muita informação certo gente também curto e se vê que ajuda a gente a último recado que dou é que a gente começar é que a nossa vaquinha virtual também para comprar um novo equipamento de áudio estou deixando aqui na inscrição já está fazendo essa vaquinha si mesmo e eu deixo aqui então para quem puder ajudar para quem tiver condições nunca se sintam obrigados mas para quem tiver condições puder ajudar daí eu também deixa o vídeo explicando porquê porque
a gente já tem vem tendo problemas com nosso áudio então começar eu sei que vocês não querem que o óleo não falar hoje em dia de aula bem mais descontraída na história da arte a gente fica bem mais tranqüilo à vontade o neoclassicismo neoclassicismo é um movimento não só nas artes plásticas mas também na literatura o teatro é na arquitetura que vai em meados do século 18 e passa aí por quase todo o século 19 até final do século 19 praticamente e é um movimento que ele está aí para fazer algumas críticas a movimentos anteriores
que a gente já viu como o barroco ligado à igreja católica eo rococó que era ligado à aristocracia européia o neoclassicismo tenta ser um movimento que questiona esses outros movimentos anteriores e por que ele questiona por que ele está ligado aos ideais iluministas do final do século 18 e agora no século 19 então ele está ligado a razão iluminista a busca por uma forma científica para o mundo de se explicar a natureza os iluministas muitos deles a maioria deles na verdade ou para não dizer todos eram portugueses e faziam crítica ao barroco que era um
movimento artístico da igreja católica vou deixar no card aqui pra quem não viu essa aula nossa e também o que veio depois do barroco e rococó que mostrava todo o glamour da aristocracia os iluministas são contra os iluministas derrubaram aristocracia européia derrubaram a a monarquia francesa absolutista antigo regime e essa stokr a cia toda aí através da revolução francesa não só na revolução francesa mas em outros momentos também então a arte rococó foi questionado pelos ministros e essa arte agora neoclássica ela tenta agora substituir os conceitos do rococó e do barroco que vinham anteriormente mas
como assim neoclassicismo autoconceito você já entendem neoclassicismo significa um novo clássico se é um novo clássico quer dizer que houve um clássico que agora no século 18 e 19 estão pegando influência a arte clássica que a gente está considerando aí é aquela arte greco romana dos séculos 4 a século antes de cristo respectivamente das sociedades gregas não é grega e romana onde se buscava muito conhecimento se tinha muita a liberdade dos artistas a a poesia era muito crescente e se buscava muito conteúdo principalmente através da filosofia então eles estão tentando fazer uma nova era baseada
nesse classicismo antigo por isso que a gente vai chamar de neoclassicismo então é uma arte nesse caso a gente está falando de arte que é baseado muito na harmonia entre os seres muito na pesquisa para se constituir uma obra de arte é baseado muito inclusive na questão iluminista de pegar esses elementos e tentar levar para esse mundo moderno levar por esse mundo do século 19 através da razão a busca pela razão agora a transformados tentar levar de uma maneira onde todos possam consumir art mas uma arte que busque sobretudo a inteligência e é claro por
conta disso nós temos uma pegada grande de academicismo por isso que o neoclassicismo ele está ligado inclusive a gente às vezes chama ele de arte acadêmica que é uma arte que muitas vezes é produzida dentro da academia academia não enquanto o né enquanto universidade porque é uma arte ligada à pesquisa isso é o do ministro vocês têm consciência do que o iluminismo vocês conseguem compreender esse processo que a arte está levando também e é claro que esses novos governos na europa eles começam então a valorizar esse tipo de arte então por exemplo a revolução francesa
a revolução francesa ela vai tentar destruir tudo que era uma arte aristocrática como eu falei pra vocês então você vai ter obras de arte que valorizam o que é ser francês então você tem uma valorização do nacionalismo é tentar valorizar aquela nação e não apenas à aristocracia então é muito interessante porque por exemplo depois na era napoleônica de 1799 1815 você tem artistas que vão pintar napoleão no sentido de um herói da nação aquela questão nacionalista somos franceses e todos nós os sentidos os conceitos nem os ideais de igualdade liberdade e fraternidade nós temos uma
pintura extremamente importante no final da revolução francesa que vai ser de mar a mar era o jornalista não membro dos jacobinos que dispunha toda a verdade né 12 a kombi nos tentando mostrar o aliado os jacobinos na verdade pra mostrar como seria esse governo republicano é o famoso chamado período do terror ou a ditadura de robespierre pará foi assassinado por uma camponesa enquanto escrevi ele tinha problema de doença de pele tem que ficar sempre com a pele úmida e ele ficava escrevendo na banheira enquanto ele foi apanhado a foi apunhalado pelas costas por uma camponesa
ea obra que mostra a maré é uma espécie de colocar ele como marte dessa revolução tenta falar olha só o nosso ideal então o classicismo ele está simétrico é mara morto cumprindo o seu ofício de entregar o folheto de escrever o folheto o tablóide ao povo francês então existe uma pegada nacionalista de tentar valorizar os grandes líderes e uma pegada de heroísmo de falar quem são os heróis de fato da nossa nação não são mais aqueles aristocratas não é mais a igreja é por isso é comum também você achar obras de arte que tiram meio
de sarro desse conceito católico então é comum você achar de repente obras de arte que trabalham com metodologia que vem na grécia antiga greco romana para desafiar os princípios da igreja católica atualmente então as características do classicismo mondays do heroísmo trabalho com mitologia antiga trabalho com nacionalismo tenta mostrar a verdadeira riqueza nacional de uma nação de um país num determinado país certo e lembrem-se tudo isso está acompanhado muito pela ciência o ministro que está propondo está incentivando a dia após dia e se neoclassicismo certo então você vê isso na arquitetura influência greco romana a uma
arquitetura há muito parecida mesmo bem influente a feita por napoleão a gente fala principalmente na frança mas não era só na frança a gente vai falar já que tem no brasil também mas por exemplo é com o século 18 e depois do século 19 a ciência vai se aprofundando que o desenvolvimento por exemplo da tecnologia ele fica evidente napoleão incentivava por exemplo arqueólogo para conhecer o mundo descobriu buscar conhecimento e é nesse período mais ou menos que você tenha a descoberta de duas grandes cidades importantes do período de roma antiga como o herculano e pompeia
pompéia que foi devastada destruída pelo vesúvio é pelo vulcão vesúvio e e depois descobrir um pé ea descobrir no pompéia toda já há séculos após essa grande erupção do vesúvio as pessoas todas petrificadas em pompeia isso tudo incentivar nessa busca por conhecimento de conhecer esse mundo antigo incentivo neoclassicismo voltar a uma ideia onde a arte era feita com um propósito mais científico mais empirista mas através de uma observação de um estudo colocar agora esse academicismo universidade em prática não conceitos religiosos e não o orgulho da aristocracia européia e como toda arte que cresce que mesma
proporção ela se espalha e chega no brasil sim no século 19 com a vinda da família real para o brasil através de um dom joão 6º em 1808 que foi de 1808 e 1821 e 21 você tem a famosa missão francesa de artistas franceses já após a era napoleônica que vem para o brasil para pintar o brasil onde a gente destaca por exemplo os trabalhos de joão batista de abreu eo nicolas tudo né que vem para o brasil tentar pintar o brasil mostrar o que é o brasil lembra aquela pegada de identificação com a região
então a tentativa era de formar de fato uma academia brasileira de artes e ofício ou academia brasileira de belas artes criar tentar eles vieram da onde você tem um berço do neoclassicismo para tentar incentivar a criação de uma arte brasileira puramente brasileira só quem você teve um monte de conflito que eu vou vai ter um vídeo aqui no canal sobre a missão artística talvez naquele ano talvez na playlist de história do brasil especificamente mas é também sobre a arte tem vários conflitos entre os artistas não eram só franceses que vieram outras nacionalidades vieram mas artistas
é estritamente academicistas que vieram tentar num estudar o brasil de certa forma há questionamentos também se eles vieram de fato incentivados pela coroa né por um cesto ou não essa discussão existe na historiografia brasileira mas de fato é houve sim essa tentativa de uma criação de uma academia brasileira que na verdade ela só vai mesmo se incorporar né através depois do trabalho duas personalidades aqui no brasil que vai ser o victor meirelles que é muito importante que vai pintar a primeira missa uma pegada bem academies está bem é é em sincronia e também o principal
grande nome é que a gente conhece que passa dos 19 ao século 21 que vai ser o pedro américo que é o dono do quadro independência ou morte está no museu do ipiranga mas entre outros outras obras também como por exemplo o tiradentes esquartejado obra tão cobrado investidores assim como o grito do ipiranga eu já fiz aula já tem nós temos aula que explicando cada obra deles inclusive em história do brasil mas acho que a gente tem que fazer muito mais a gente tem que ter um dos quadros aqui a história do brasil falando mais
das obras inclusive né então você tem isso de fato é importante notar que o neoclassicismo então além de todas as críticas que se faz nessa empresa não é que você não pode é simplesmente meio que a retratar a igreja católica uma pegada católica mas você não está só preso a isso entendem agora o neofascismo é tão interessante que ele vai ser o grande último movimento extremamente academicismo que depois vai ser meio que vão passar o rolo de compressão rolo compressor em cima né para criticá lo aí viram que depois as vanguardas européias que vocês tanto
pede para falar aqui de vanguarda vanguardas em um momento está chegando porque as vanguardas européias japão com arte moderna que a gente vai chamar já faz uma crítica a esse neoclassicismo e ficar academicismo exagerado então lá no século 19 já começa a ser questionado e muito também já começa ali no trabalho do eugénio ela croack ao francês que pinta o quadro da revolução francesa da burguesia francesa com a mulher com conselhos a amostra ele já é um artista que sai do neoclassicismo já está entrando em vanguardas já está quase já no pé no impressionismo mesmo
que ele ainda não saiba disso certo bom espero que vocês tenham gostado espero que vocês tenham entendido espero que vocês tenham curtido essa seleção de obras que eu fiz tem muita coisa pra falar tem muita coisa para mostrar a gente não consegue colocar tudo no vídeo só mas foi um grande prazer é um pontapé aqui pra gente e crescendo ea gente se vê nas vanguardas européias ea gente chega no brasil também grande beijo fui
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