E aí gente tudo bem sejam bem-vindos e bem-vindos a mais uma aula aqui no canal do professor ferretto vamos falar de história hoje o esqueleto a base da história para vocês eu sou o professor Pedro Renato aqui com vocês com todo o amor que Houver nessa Vida hoje a gente vai ter uma aula sobre modos de produção então acaba sendo uma aula Geral de História porque para você entender cada momento histórico preciso entender o que que é um modo de produção e cada modo de produção na sua história Tá bom então já se inscreve aqui
no canal do professor Ferreto porque tá saindo muito conteúdo legal aqui de tudo tem matéria que vocês precisam para os vestibulares conheçam também a nossa plataforma plataforma do professor Ferreto eu tô aqui com vocês com todo o amor que Houver nessa Vida e curte esse vídeo porque engajamento é sempre muito importante vamos lá começar [Música] Eu já queria também antes de falar qualquer coisa pedir desculpas pela minha voz eu tô um pouco sem voz aí porque Peguei um resfriado mudança de temperatura Então você sabe como é que funciona mas vamos embora o importante é que
é o conteúdo Tá bom vamos começar falando que são modos de produção a gente sempre vai ter modos de produção na história e eu sempre explico isso o que que são modos de produção são como essa sociedade determinada sociedade vive como ela se produz como que é a sua forma de organização política social e principalmente Econômica então é modo de produção como ela produz como é uma rotatividade como que ela sobrevive ao tempo então a gente tem vários ao longo da história bom é importante destacar que a gente já está falando de modo de produção
a partir do momento que existe humanidade mas existe até algumas é que a gente vai falar que são pré modos de produção porque vem na Play Store mas a gente conhece mais quando a sociedade já estão organizadas esse conceito atenção agora que acho que é muito importante ele é muito difundido por Karl Marx lá no século 19 professora eu não gosto de Marx eu odeio Marxismo Eu odeio o socialismo não tem importância tá você pode postar ou não gostar a gente não tá aqui para discutir nesse sentido a questão é que o Marx estudou história
o Marx Ele criou o método que a materialismo histórico dialético que é um método de entender compreender a história através das suas transformações que são feitas por seres humanos então o conceito de modos de produção ele é muito difundido por Marx e é muito utilizado tanto por historiadores sejam marxistas ou não marxistas então a gente estuda modo de produção independente do teu pensamento da tua linha política porque Marx tem a sua importância no estudo da História e ele que traz para a gente definições bem específicas sobre o modo de produção então é preciso levar em
consideração ele escreve isso lá na contribuição A Crítica de colocar aqui ó da economia política foi publicada em 1859 como eu falei para vocês existem historiadores de história cultural na França que utilizam conceitos de modo de produção existem marxistas na Inglaterra que utilizam existem historiadores de Direito de esquerda no Brasil e no mundo que utiliza o conceito de produção que é um modelo eficaz não tá falando aqui de Ah vamos fazer revolução não é isso mas é muito importante que a gente tem os os créditos tá bom vamos começar então falando do primeiro da primeira
forma desse primeiro modo de produção aqui que é o modo de produção primitivo como eu falei para vocês é quase um pré modo de produção porque porque não há uma centralização política administrativa nós estamos falando sim da Idade da Pedra dos homens das cavernas daquele período que vai de 2,5 milhões de anos é 10 mil anos antes de Cristo que a gente tá falando daquele período que é o período paleolítico Tá bom então tranquilo até aí Principalmente quando você tinha a sociedade ainda que utilizavam do nomandismo o que que é isso Caçadores coletores pescadores mas
que não paravam não se sedentarizavam essa forma de organização esse modo de produção então não tem uma centralização quer dizer que não tem um estado não tem um líder também é conhecido como comunismo primitivo a gente dá o nome de Comunismo não é o comunismo como a gente vê aí e tal a gente só tá falando porque não há uma centralização político então a gente dá esse nome de Comunismo primitivo era uma forma de se viver de se organizar as famílias os grupos de andarilhos de nômades viajava andavam pelos continentes procurando sobreviver esse modo de
produção primitivo ou comunismo primitivo ele é trincadência a partir do momento que passa m a exercer maior centralização E como que vem essa centralização através da descoberta da Agricultura como a descoberta da Agricultura é um processo de puxar a seta aqui para vocês de ser realização significa que os seres humanos eles começam a parar e produzir E aí essa terra tem que ser de alguém de quem que essa terra quem que vai ter controle e aí passa a ter maior centralização político administrativa compreenderam aí a gente vai para o próximo modo de produção que acaba
sendo preponderante no mundo antigo e aí a gente entra com um novo modo de produção que é o modo de produção asiático ele passa a ser mesmo assim forte a partir de 2.500 antes de Cristo principalmente na sociedade com essa aqui ó em torno do mar mediterrâneo sociedade que a gente sempre estuda mesopotâmia e Egito Egito depois faz uma transição ali para o próximo modo de produção que é o escravista e é simples acho que aqui nesse contexto a gente já vai entender bem o que que é o modo de produção asiático precisa ficar só
na Mesopotâmia no Egito ele leva o nome de asiático por conta da Mesopotâmia que tá na Ásia menor ou no antigo Oriente próximo aí um conceito muito utilizado por Historiador brasileiro muito importante Ciro Flamarion Cardoso que estuda isso sociedades do antigo Oriente próximo é o Oriente mais próximo do que se tem do Ocidente que é o Oriente Médio também Oásis é menor certo que que a gente tem aqui que acho que é importante se limita só a Mesopotâmia antigo então a gente não pode ficar só preso no tempo no espaço porque vocês concordam que existiram
outras sociedades ao longo do tempo também poderiam ter utilizado desse modo de produção então existem sociedades na África o Egito da África mas em outras localidades da África na América os povos Maias utilizavam do modo de produção asiático eles não falavam tá isso que é importante destacar Ah e aqui é modo de produção asiático esse conceito é mais utilizado a partir do século 19 como eu falei para vocês através de uma leitura marxista na China a gente também teve na Índia e o que que é a base do modo de produção asiático que que ele
é tão diferente do primitivo ou comunismo primitivo acho que ficou Claro há uma centralização política por parte do estado aqui o estado surgiu o Estado se faz presente mas tudo bem mas é preciso diferenciar um pouco mais porque existem outros formas de centralização política do estado que não são do modo de produção asiático é aí que tá olha esse segundo parágrafo aqui gente controle das terras agrícolas pelo Estado baseado na teocracia geralmente com religiões politeístas e Servidão coletiva atenção não significa que não tem escravização de pessoas mas a base sempre dá um coletiva tudo passa
pelo Estado e o estado geralmente ele se justifica pela teocracia religiões politeístas ele tem um controle o controle das terras aí tu não funciona com absolutismo porque aí você já tinha propriedade privada que não existe a atenção propriedade privada tudo é do estado atenção inclusive ele faz com que as pessoas sirvam ele coletivamente é a construção das pirâmides do Egito é a manutenção dos dicks que são os dicks a sociedades inundadas da Mesopotâmia Principalmente quando a gente fala que a sociedades da Mesopotâmia entre as cheias dos rios tigres Eufrates precisavam construir muralhas que serviam para
irrigar também se eles não fizessem isso as cidades eram inundadas quem que realizava construir isso fazendo aqui porque estou sem óculos que eram muitas vezes colocados na Servidão por dívidas do Estado entre outras coisas compreenderam então esse é o processo de modo de produção asiático onde o estado exerce a força o faraó é tudo do Estado egípcio aqui o líder religioso os tempos religiosos na Mesopotâmia exercem tudo e aí começa a surgir novos fatores aqui como por exemplo um outro modo de produção Que também está preponderante no mundo antigo mas no que a gente vai
chamar de principalmente de antiguidade clássica você sabe o que que é antiguidade clássica é geralmente o mundo modo de produção antigo ou escravista a gente dá esses dois nomes tá vocês podem achar por esses dois nomes existe o estado existe o estado ele é Centralizado você vai falar que em Roma não é Centralizado No Poder do Senado que centraliza o poder depois no império romano que centraliza o poder pelo Imperador dos treinos virados no César O Ditador Perpétuo de Roma você vai falar que não há uma centralização na Grécia também através dos legisladores apesar da
democracia ateniense mas existe também uma centralização pela diarquia espartanos dois Reis de Esparta existe apesar das assembleias existe certo só que diferença aqui pode ter um discurso religioso pode mas a base da pirâmide social é escravista Quem são os escravizados aqueles que trabalham sendo capturados por guerras ou feito por dívidas Espera aí feitos por dívidas é apenas um determinado momento a escravização por dívidas acabou em Roma também principalmente depois da Tribuna da Plebe mas os por guerra continuavam sendo capturados e eram eles que faziam a sociedade se alimentar que eram eles que trabalhavam então eles
são a base da pirâmide social e o que que vai diferenciar do asiático escravizado ele não é um servo o escravizado ele pode ser vendido Porque surgiu um novo conceito para gente na Grécia tanto em terras quanto em relação a pessoas são os escravizados que a propriedade privada o escravizado pode ser vendido Independente de Como que ele foi adquirido e ele é a base de trabalho dessa sociedade então uma sociedade que gira em torno das negociações das questões econômicas relacionadas a esse escravizado que trabalha para Essa sociedade funcionar se ele não tiver ali ele seria
o que arrumar uma outra forma Esparta por exemplo tinha os hilotas eram colocados na Servidão mas a grande base do mundo grego em geralizados em guerras como eu falei para vocês feitos por dívidas mas não em relação ao estado feitos por dívidas em relação a uma outra pessoa então às vezes existe a escravização temporária Ó você tá me devendo você não conseguiu pagar três anos de escravização se eu quiser te vender eu posso te vender Porque você é meu a partir de agora então é um conceito não esqueçam de propriedade privada tá bom dentro principalmente
de Grécia e Roma e Isso define modo de produção antigo ou escravista E aí a gente chega na Idade Média acaba o mundo antigo com a queda do império romano do ocidente a idade média que aquele período que vai do século sim ao 15 e o modo de produção que é preponderante lembrando não é toda a idade média e também não é todo em todo lugar da idade média como eu falei para você às vezes no mundo africano você tinha outros modos de produção que a gente está olhando essa história infelizmente é a gente tem
essa perspectiva a gente reproduz muito essa perspectiva e aqui a gente precisa fazer uma autocrítica como o professor de história o historiador a partir de um ponto de vista eurocêntrico certo na Idade Média principalmente na Europa reinos de França Portugal a gente tem o feudal um modo de produção que a gente está cansado tá careca de saber sobre feudalismo Mas vamos lá para poder diferenciar dos outros modos de produção eu gosto muito desse negócio da gente diferenciar um e outro o modo de produção feudal é baseado na propriedade rural é a ruralização do indivíduo o
feudo é basicamente uma fazenda uma grande Fazenda só que existem algumas hierarquias essa Fazenda essa terra a medida de riqueza é a terra tá na mão dos Nobres Reis ou senhores existe aqui uma relação que é muito importante que é uma relação de suserania cade onde que eu coloquei aqui ó suzerania e vassalagem aquele que é o dono da terra ele recebe o vassalo e fala você pode utilizar das minhas terras um grande rei pode pegar lá o senhor vai ser meu senhor feuda eles chamavam de prefeitos não senhor dos feudais fala assim ó você
vai ser você vai cuidar dessa terra você vai pagar imposto através de alimentação de produtos de serviços para mim pode ser de moedas mas o comércio geral ele tinha sido meio que colocado de lado existia tá Não vai dizer que não existia mas ele não tinha a importância Global como se tem hoje ou como se teve no mundo grego no mundo romano E aí você vai proteger essa minha terra você vai me dar serviços você vai poder sobreviver assim como a grande mão de obra é a servidão camponesa temos atenção não é em relação ao
estado não é uma Servidão coletiva em relação ao estado Porque aqui não tem estado o estado pelo menos nos moldes modernos ou no modelo Romano ou grego ele sumiu feudal recebe lá camponeses que querem trabalhar na sua terra e fala assim eu dou proteção para vocês vocês ficam aqui no meu em trocas vivem aqui se alimenta e troca do vocês me dão vocês me dão comida vocês me dão pagam impostos as obrigações de serviço em troca do proteção para vocês porque viver no feudo era a base da proteção Porque como você não tem um estado
formado dos moldes que a gente conhece hoje você não tem um exército Nacional então as cavalarias medievais ficavam nas mãos desses nobres desses senhores feudais então O Camponês você não tinha lei você tinha muito mais normas que vinham principalmente da força da Igreja Católica que ela exercia naquela sociedade então ela definia costumes diários você tem muito mais Normas em menos leis lei vem do estado dos legisladores Cadê o estado mas tem um rei mas ele não é um estado ele é o dono das terras ele é importante que ele é o dono das terras existem
vários senhores que trabalham para ele não existem leis legisladores podem ter até normas escritas algumas coisas escritas mas não é um estado não tem um exército Nacional se depende muito treinamento dessas cavalarias medievais são feitas dentro desses reinos dentro desses feudos mas é algo bem menor do que você imagina Então você está atrelado a terra servo camponês passa a ser certo desse senhor feudal e ali você vive na vida inteira produz para esse senhor feudal paga seus impostos você não tem legislação como eu falei para vocês não existe mais legislação específica cada região pode ser
de um jeito diferente se uma pessoa comete um crime às vezes não acontece nada com ela ou às vezes ela foge a jogada no outro reino às vezes ela é julgada pelo próprio senhor feudal então é mais seguro ficar dentro do filme então você está atrelado a terra você pode sair dali pode ser não é escravizado você não está preso nesse sentido você não é uma propriedade privada mas se você sair você vai para onde então você está atrelado a terra Esse é o que a gente chama de feudalismo olha cá coloquei aqui para vocês
o certo diferente do escravizados está atrelado a terra mas não pode ser vendido como propriedade privada tá bom E aí a gente chega no nosso último pobre de produção não significa que é o último que existe mas o que a gente tem principalmente para estudar aqui é o capitalismo depois do feudalismo tem o capitalismo sério capitalismo é tão antigo assim é surge lá no século 15 que a gente começa a falar na verdade ele vem Qual que é a base do capitalismo prestem bem atenção controle da propriedade privada pela burguesia Mas qualquer propriedade privada não
é um meio de produção é antigamente a manufatura mas principalmente quando a gente fala pós-revolução Industrial século 18 as fábricas a burguesia ela mantém o controle do meio de produção Então a gente tem duas classes aqui que são antagônicas classes sociais a gente está falando de classes sociais burguesia classe trabalhadora que pós revoluções Industrial a gente chama de proletário tá agora esse essa classe trabalhadora é que trabalha em troca de um salário vende a sua força de trabalho que ela produz riqueza é ela que produz riqueza a riqueza vem do trabalho da classe trabalhadora vende
a sua força de trabalho produz riqueza mas essa riqueza maior fica com a burguesia Não fica com ela ela recebe um salário pequeno então é o que o Marcos vai chamar de mas valia que é mais valia o que mais vale do meu esforço de trabalho da venda da minha força de trabalho Fica com dono da fábrica do empreendimento eu fico com a minoria eu não sou o dono do meio de produção certo mas ele vai defender que esse processo tem que ser quebrado mas aqui a gente não tá falando disso tá entendemos então que
o capitalismo com esse processo de classes sociais ele surge lá na Baixa Idade Média Na verdade ele começa a surgir é o início dele que vai do século 11 ao 15 vão surgimento da burguesia essa burguesia foi revolucionária ela começou a viver dentro dos Burgos independente dos feudos quem quer os Burgos as cidades medievais a partir do século 11 que eram aquelas cidades que tinham muros Por que que elas tinham muros porque eles não tinham cavalaria medieval então eles precisavam se proteger lembra que não tem leis específicas de proteção Então dentro dos burros era uma
vida difícil apertada insalubre mas ali você começava a formar as chamadas corporações de ofício que são as comunidades formadas por Mestres e aprendizes artesãos que vinham tudo o que você precisava daquele burro que era pequeno A gente precisa de mais sapato a gente precisa de mais comida vamos ver o que que a gente faz aqui vai fazer troca com feltro vai fazer troca com outro burro essa burguesia Vai imaginando que um dia ela vai crescendo crescendo crescendo espaço até menos importância porque as relações comerciais que são feitas dentro do mundo acabam sendo preponderantes então dali
a gente passa para as relações mercantis entre Estados que realizam os pactos coloniais Quando acaba a Idade Média a primeira forma de capitalismo que se representa pelo mercantilismo é aquela que o estado formou o Estado Nacional acabou a idade média e ele quer enriquecer Então a primeira forma de Capitalismo vem do Estado vão conquistar uma terra Portugal vai fazer um pacto colonial e vai conquistar Brasil América a Espanha conquista a parte dela da América a Inglaterra a França a Holanda depois a gente passa pelas reduções industriais tem um curso até hoje mas que iniciam no
século 18 e aí vem aquela ideia da burguesia industrial e o proletariado Industrial vem uma ideia do liberalismo já no século 19 fala assim ó o estado participa menos agora agora a burguesa ganhando mais riqueza através da sua manutenção do meio de produção fazendo o trabalhador para ele lembra a força de trabalho vem da classe trabalhadora a medida de riqueza a riqueza vem da classe trabalhadora chegando até a atualidade com especulações financeiras relações bancárias empréstimos FM Fundos detalhe internacional lembrem-se aqui a gente está falando de uma sociedade de classe aquele que mantém o meio de
produção aquele que trabalha ganha um salário vem da sua força de trabalho mas o seu salário é sempre melhor eu espero que vocês tenham entendido espero que vocês tenham gostado espero que vocês tenham curtido os votos de produção em cada sociedade que a gente estuda ao longo da história estou ficando por aqui amo vocês coração [Música]