e o nosso texto de hoje é esse Hebreus 10 de 19 a 25 não é um um texto um pouquinho mais leve porque ele já entra na parte que não é tanto a parte doutrinária é a parte admoestatória então existe bem no meio de Hebreus na essa porção que é doutrinária que é de ensino e agora ela vai saindo de cena e vai entrando a parte admoestatória a parte Pastoral é muito importante isso esse pedacinho aqui já logo no comecinho já já no já no Versículo 22 já começa já suavemente aí a mudança a mudança
da parte doutrinária para essa parte admoestatória mas vamos fazer a leitura então Hebreus 10:19 25 Olá tocou até só para avisar que tá chegando a parte admoestatória e até avisou já ali o alarme tocando Vamos então ler aí Hebreus 10 Oi 19 a 25 fala assim e tem de pois irmãos intrepidez para entrar no santo dos santos Pelo Sangue de Jesus pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu Isto é pela sua carne e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus aproximemo-nos com sincero coração em plena certeza de fé tendo coração
purificado de má consciência e lavar do corpo com água pura é guardemos firme a confissão da esperança sem vacilar pois quem fez a promessa é fiel consideremo-nos também uns aos outros para nos estimularmos ao amor e as boas obras não deixemos de congregar-nos como é costume de alguns antes façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima é muito bem esse é o nosso trecho o texto que vamos começar a estudar hoje estamos já é caminhando para os capítulos finais de frios não livro com tantas lições Que Nós aprendemos nesses últimos tempos
estudando versículo por versículo de Hebreus temos crescido bastante no conhecimento do ensino Cristão por meio desses estudos os irmãos devem se lembrar que a ênfase dos textos anteriores era sobre a singularidade do sacrifício de Jesus a sua eficácia a desnecessidade de repetição até por causa da sua eficácia mesmo ele é de uma vez por todas essa expressão aparece muitas vezes nos parágrafos anteriores né de uma vez por todas Ele ofereceu um sacrifício absolutamente ficar e para solucionar o problema do pecado e com isso então ele mostra que o cristianismo a fé cristã tendo por base
a nova aliança é superior ao judaísmo que se baseia na velha aliança então a essa polêmica uma tônica constante em Hebreus que aponta para a superioridade a fé cristã é superior ao as práticas cerimoniais judaicas e as expectativas todas que os que as práticas judaicas criavam as pessoas ela é superior a tudo isso e até porque ela inaugura a nova aliança que nós já vimos em alguns aspectos Em alguns momentos do texto de Hebreus nós vimos a nova aliança e a que ela se refere o que ela envolve nós É isso aí enquanto estudamos os
capítulos anteriores também bem então chegando aqui no capítulo 10 nós temos aí a parte admoestativo o admoestatória e os irmãos olhando os versículos 19 até o 25 os irmãos vão encontrar nesses versiculos quatro admoestações A4 admoestações aqui decorrente do que foi dito anteriormente então ele ele dá quatro conselhos ou quatro determinações ou quatro ordens eu coloquei aqui quatro admoestações enfim os irmãos podem escolher aí a palavra que melhor se encaixa início são quatro ordens são quatro demonstrações são quatro orientações que ele apresenta nesse trechinho baseado no que Ele disse anteriormente porque as ordens bíblicas os
comandos bíblicos eles têm e não são ordens que são dadas ao bel-prazer do escritor bíblico Não antes de denunciar comandos antes de denunciar admoestações ele estabelece as bases teóricas as bases doutrinárias as bases cerebrais para essas admoestações então ele ensina alguma coisa e depois que eu nem Ensina ele disse por causa disso ou então ele disso portanto ou então lhe disse é em face dessas coisas e aí então vem a parte ligada as admoestações aos ordem seus comandos nós temos aqui nessa parte admoestatória nós temos quatro admoestações a primeira delas aparece no Versículo 22 ali
o 22 está bem em cima ali ó é a primeira demonstrações a administrar a primeira das admoestações aproximemo-nos essa aqui e esta é a primeira das admoestações aproximemo-nos do que aproximo aproximemo-nos de quem o texto fala o texto aponta para que que nós temos os aproximar do próprio Deus mas essa aproximação aqui nos veremos é uma proximação cool tica nós vamos ver isso melhor porque alguém pode falar mas eu tô sempre perto de Deus está sempre perto de mim ok e se você é crente Isso é verdade você anda com ele e ele com você
então você tem comunhão constante com ele não tem dúvida disso mas mesmo assim existe esse comando aproximemo-nos Porque lembrem-se o autor de Hebreus ele realça bastante os aspectos cerimoniais as realidades cultistas da vida cristã então por isso ele usa essa expressão aqui aproximemo-nos é algo ligado a nossa a ação A Nossa Comunhão formal especial com Deus não aquela não andar com ele diário aí informal é que nós sabemos que existe isso uma dúvida que estamos junto dele ele junto de nosso eu não falar mais sobre isso daqui a pouquinho agora vejo uma sequência você vê
também um outro Comando uma outra de uma estação presente no Versículo 23 ali está no 23 guardemos é uma outra de uma estação guardemos firme a confissão da esperança nós temos Aí uma outra admoestação essa admoestação e é uma admoestação ligada a preocupação do autor de Hebreus com a apostasia guardar firme a confissão é não abandonar a fé a confissão que encerra a esperança verdadeira ele fala da guarda e firmezas sem vacilar então é uma pelo a firmeza a firmeza na vida cristã na fé e na vida cristã essa é uma outra demonstração decorrente do
fato de que Jesus realizou um trabalho completo por nós Cristo realizou um trabalho completo por nós ele abriu para nós o caminho para Deus de uma vez por todas e ele nos aperfeiçoou ele nos preparou plenamente para entrarmos na sua presença então em face disso tenhamos firmeza já perdemos firme a confissão da espera e depois essa segunda demonstração venha terceira que está no Versículo 24 Versículo 24 tem mais uma de uma estação importante veja consideremo-nos também uns aos outros é uma outra admoestação decorrente do que foi dito anteriormente O que significa considerar monossomias uns aos
outros significa prestar atenção no seu irmão é literalmente isso prestem atenção uns nos outros é isso ou seja não sejam na igreja indiferentes aos seus irmãos Esse é o sentido literal dessa passagem prestem atenção no seus irmãos ao seu redor aí a igreja de que você faz parte preste atenção nele mas não é só para ficar observando você deve observá-lo você deve prestar atenção nele você deve levá-lo a sério isso é considerar leve em consideração olhe para essa pessoa com cuidado observa essa pessoa com atenção e com cuidado para que o objetivo disso simples é
para você estimular essa pessoa a prática do amor EA prática das boas obras para isso porque Qual é a base dessa ordem aqui é tão lindo né todo mundo preocupar não é tão linda do mundo de mãozinha dada junto não nessa base só incrédulo penso a base é o seguinte Cristo abriu para nós um caminho para Deus e nós somos um povo preparado para estarmos na presença dele e isso é um privilégio que transforma cada um de nós em pessoas especiais por causa disso vamos prestar atenção nos nossos irmãos nós não estamos ao lado de
qualquer pessoa estamos ao lado de pessoas que estão Preparadas purificados lavadas para terem acesso a Deus então Não despreze essas pessoas mate bem desigrejado aqui no encaixa aqui numa Isso aqui é uma prática Isso aqui é uma ordem que só dá para colocar em prática se você está fazendo parte dinâmica de uma igreja local e se você não faz parte de uma igreja local de modo dinâmico só que não existe não sabe não há como você colocar isso em prática não tem jeito Isso aqui isso aqui o autor de Hebreus escreveu pensando na dinâmica da
comunidade local para a qual ele escreve ele estava escrevendo uma carta para o nada ou para o universo né ele não é como eu tentei moças que fazem isso né tem muitos escreve um diário cartas para o Além aí cartas para um nada né e ficam lá escrevendo cartas para o nada desabafando para o nada isso aí tem que ter a idade que a pessoa faz isso né tem gosto de fazer isso não tem isso não tem essas coisas e pegar um caderno que fica escrevendo para o nada tem isso aí depois passa essa fase
não sou autor de Hebreus não tá nessa fácil e ele está escrevendo para o nada ele ele está pensando numa igreja existe uma igreja local específica e ele está escrevendo para esse grupo para essas pessoas ou uma com um grupo de igreja talvez não sei mas ele tem em mente comunidades locais ou uma comunidade local e pensa na vida dinâmica daquela comunidade para a qual ele escreve e pensando nessa vida real dessa comunidade para que ela escreve ele diz olha vocês foram pessoas Preparadas apron tadas para terem acesso direto à Deus vocês têm esse privilégio
vocês são pessoas esse abençoadas de forma especial por Deus por meio dessas promessas que se cumprem em vocês agora olhem para os seus irmãos de modo diferente bom e seja um fonte de estímulo para eles Se encorajem os seus irmãos observa em os seus irmãos fiquem atentos em relação aos seus irmãos e encorajem seus irmãos admoestando sempre ali a viverem no amor e nas boas obras não esse é o objetivo da demonstração e a base da demonstração não é a paz social que é bonitinho é Unidos é isso aí não a base é doutrinária e
teológica somos Parte do povo que Cristo resgatou e a última de molestação que aparece nós vemos no Versículo 25 não deixemos de congregar-nos como é costume de alguns é a quarta demonstração mais uma vez pensando na comunidade para a qual ele escreve algumas pessoas segundo o texto fala estava abandonando a congregação voltando certamente para as práticas Judaica ele fala Não façam isso porque vocês são povo que foi aprontado e vocês são um povo que foi santificado vocês não podem abandonar a congregação de vocês e se voltarem para outras coisas aí fora Vocês não podem fazer
isso ele disse isso e ele fala aqui o congregar-se segundo este Versículo não é só ficar aqui junto ele fala ele diz não deixemos de congregar-nos antes em vez disso façamos admoestações ou seja ele pensa num congregar-se dinâmico em que os crentes estimulam usar os outros então qual é a nessas especialmente nessas duas últimas a demonstrações o objetivo dele é fazer com que cada crente seja útil na vida do outro e essa igreja certa A igreja certa é isso aí a Igreja Bíblica neotestamentária ela é assim ela funciona assim cada crente é útil na vida
do outro cada crente é uma fonte de conselho de ânimo e encorajamento de correção de direção cada crente faz isso na vida do outro não é que você me xingar todo domingo e vai deixar escolher alguém para eu pregar Mas então ninguém vai aguentar você você vai ser um crente insuportável né mas você tem que estar preparado para viver desse jeito você tem que estar preparado para detectar pessoas na igreja que precisam de orientação que precisa não sabe orientação mas de conselho estímulo ânimo você precisa detectar essas pessoas e se aproximaram delas com crentes você
é o seu irmão tá acontecendo alguma coisa tô vendo que você está desanimado não tenho visto você na igreja não tenho visto a sua família na igreja não tenho visto os seus filhos da igreja a sua esposa na igreja você tem faltado tanto tá acontecendo algum problema eu soube que você ficou doente você melhorou você você está bem esse tipo de aproximação visando o estímulo visando a o amadurecimento visando a correção visando o ânimo isso aí cada crente tem que fazer então na visão de Hebreus o autor de Hebreus a aquela ideia que a gente
tem hoje em dia né a gente vê hoje em dia daquela multidão sem rosto da câmera mostra na televisão né aquela multidão assim que só me de vista ninguém conhece e ninguém ninguém sabe quem é ninguém o pastor não sabe o nome de ninguém e nem quero saber eu tenho tem que chegar perto dele TV acontece pelo consegue ele nem quero saber o nome de ninguém e ninguém também quer saber o nome de ninguém Isso é um lá juntos lá e gritando e berrando e pulando de pastor falando de borracha e e não a igreja
e esse Não isso aí não ter faz com o modelo da igreja Neo testamentária estão na igreja Neo testamentária cada crente é um instrumento na vida do outro é como um corpo mesmo em que cada membro Tem uma função em prol do todo então o dedo ele é útil para alguma coisa que beneficia o corpo todo e cara os pés os ouvidos os olhos cada parte do corpo é importante para o corpo todo e útil para o corpo todo tem um esta concepção correta de uma igreja então esse os membros da igreja devem fazer isso
devem devem orientar devem ademostar devem corrigir devem aconselhar os membros para que servem os pastores aí o texto de Efésios apóstolo Paulo em Efésios fala que os pastores vão equipar os crentes os pastores vão equipar os cães Oi gente fazer isso E como eu vou receber orientação para fazer isso por meio do Ministério dos pastores e mestres são os pastores e Mestres vão dar o equipamento para vocês e vão dar e vão ensinar como usar E aí vocês vão pegar esse aqui também e vamos viver a vida cristã na igreja usando equipamento que vocês receberão
ao participarem das orientações dos pastores e dos Mestres da igreja Então essa essa dinâmica da igreja pastor vem aqui a frente os mestres vem aqui na frente e eles dão para vocês o equipamento e ensinam como usar vocês pega esse equipamento falar agora eu vou chegar em casa guardar no meu guarda-roupa e fica lá não vão pegar esse equipamento e vão usar no dia a dia no trato com os irmãos tá bom bem essa é a visão mais geral aí do texto aí mais para o final né mas vamos jogar agora A primeira é de
uma estação veja aí aproximem-se os versículos 19 a 22 funcionários Versículos 19 a 22 aproximem-se é o nome dessa sessão 1ª sessão a primeira demonstração é a Siemens se vejam aí começando com o versículo 19 Olha o que fala aí começa assim tendo pois irmãos intrepidez note bem aí o que significa essa expressão tendo pois irmãos intrepidez essa essa expressão ela tem que ser entendida da seguinte forma não não é ela não está dizendo a Rigor para você ter intrepidez não é a Rigor estava sentada no chão para você olha seja intrépido os irmãos tenho
Inter pidez Não não é este o sentido dessa frase Zinha essa frasezinha é uma frase causal Então ela deve ser entendida da seguinte forma Olha já que vocês têm intrepidez entenderam isso pesar a diferença não é assim irmãos tenham portanto entre o pneu não é isso A ideia é irmãos já que vocês têm intrepidez Ok para entrar no santo dos santos Pelo Sangue de Jesus Jack é assim já que vocês têm intrepidez para entrar no santo dos santos Pelo Sangue de Jesus então e aí vem as admoestações agora a questão é a seguinte Esse é
o texto fala assim tem de pois irmãos intrepidez eu quero que vocês olhem para esse essa frase Zinha e vejam aí e como nós podemos dizer porque nós podemos dizer que somente os crentes de fato desfrutam dessa intrepidez e é só os crentes e mais ninguém e onde nessa frase fica evidente que só os crentes têm essa entre pilhas Eu nem cheguei nessa frase aí oi oi Nem cheguei nessa frase ainda eu tô na frase tendo pois irmãos intrepidez ou de dessa frase fica evidente que só os crentes têm intrepidez tá fácil hein irmãos irmão
Quem são os irmãos se você é irmão dos incrédulos quando ele falei limão você tá pensando em nos incrédulos você chama entrega no de irmão outro dia Aí disseram para mim que nós somos irmão todo mundo desculpe eu não sei que Deus você serve Mas o meu não é porque nós não somos irmãos de todo mundo não no sentido espiritual nós somos irmãos de todo mundo não sentido biológico talvez porque todos nós somos descendentes de Adão não é verdade e de Noé né Já dão de Noé Todos nós somos dessa então nós somos primos em
algum grau né todo mundo é mas irmãos do sentido espiritual Nós não somos irmãos de todo mundo de forma nenhuma A então por que o apóstolo Paulo chegava nas sinagogas para falar com os judeus e fala varões irmãos porque e essa fácil porque porque ele chegava nas sinagogas onde tinha incrédulos e ele falava varões irmãos porque a todos os judeus era um descendente dos mesmos ancestrais então por isso eu já de varões irmãos eram parentes Eram todos descendentes dos patriarcas de Israel então ele sente costume de chamar de irmãos era mesmo era do mesmo sangue
mesma raça mesmo sangue então você chamava assim agora aqui o autor de Hebreus quando me chama de irmãos ele está pensando nos crentes então lote esse texto fala assim tem depois irmão e isso se aplica somente aos trem não não diga para o incrédulo fazer isso porque não tem nada que ver com ele para o incrédulo fazer o que vai ser ensinado aqui ele primeiro tem que se transformar num irmão aí o texto vai ser para ele e não adianta isso aqui essas orientações são orientações para os crentes não adianta você querer aplicar isso aqui
a vida de um crédito não vá é você pegar o manual da batedeira de couro e tentar fazer funcionar como manual do automóvel não tem como não se aplica que ele manual da batedeira de bolo não vai se aplicar o manual do automóvel Não tem comédia moleque totalmente diferente não tem condições acontecer então mesma coisa que isso aqui é uma orientação para os irmãos e para quem não é crente aqui não vale nada aqui para quem não é crente existem outros textos a textos para aqueles que não são grandes textos de evangelismo texto de alerta
texto de admoestação para que creiam texto de chamado para fé umas esse aqui não é um texto para os incrédulos colocar em prática então se você não é crente você que se converter agora para esse texto ter relevância para você durante o estudo se você tentar fazer isso aqui sem ser crente só vai atrapalhar PS1 calça aqui imagina imagina o incrédulo no meio da igreja tem que ter comunhão com os irmãos é só vai dar problema é um lobo no meio do Atlético só vai dar problema é outra mentalidade há outro modo de vida é
outra visão de mundo só vai dar problema incrédulo dentro da igreja ali trabalhando ali Isso vai ser um caos completo mas eu entrego o dando conselho para o cliente o meu Deus do céu Imagina isso aí imagine o incrédulo imagine uma senhora incrédula dando conselho para as moças crentes da igreja fazendo admoestações uma mulher em Credo meu Deus do céu eu já vejo acontecendo na igreja meu Deus ela ela desgraça da igreja lá então se a pessoa não é crente não é irmão isso aqui não funciona para Ok prossiga aí aí vem tendo pois irmãos
intrepidez intrepidez Já que vocês têm intrepidez que entra que disso o que a palavra que aparece aqui é traduzida assim né ousadia é traduzida assim ousadia Olha que vocês tenham ousadia para entrar no santo dos santos Então já que você já que vocês estão prontos E agora tem ousadia para entrar no santo dos santos é uma é uma é uma expressão que sugere até na nossa língua sugere até uma costura meio de alguém metidão não parece né intrepidez ousadia eu cheguei chegando né Eu só que chega chegando aí eu eu vou entrando aqui acabou essa
noção essa noção que que a palavra Ousadia e intrepidez passa não é boa não é bom na nossa língua não não cai bem quando fala olha eu eu já tenho intrepidez eu já tenho ousadia para entrar no santo dos santos a impressão que a postura desrespeitosa e não vai ser pressão você se você falasse assim olha eu tenho ousadia de entrar na sala do juízo o ou no gabinete do Presidente da República ou na sala do trono da rainha da Inglaterra ninguém para ver o que dá é que você é usado que você é desrespeitoso
e chega chutando a porta e eu entrei aqui mesmo tem ousadia para isso eu tenho foi a palavra usada aqui eu tenho intrepidez fazer isso em transmitir essa ideia então não é muito boa essa ideia é transmitida por essa tradução o melhor seria traduzir como é tendo 1 e tendo Liberdade completa vai ser a melhor traduzir assim o tempo Liberdade completo E por quê Porque ele disse antes ele falou o seguinte olha vocês estão preparados Vocês foram para o verbo mesmo aperfeiçoados lembram disso vocês foram aperfeiçoados preparados já que vocês foram preparados de aperfeiçoados Então
agora vocês têm plena Liberdade olha ousadia Olha a tradução melhor para os agir você está em plena liberdade para se aproximar do santo dos santos para entrar no santo dos santos OK tá melhor assim fica melhor assim então o que aconteceu conosco pela obra de Jesus nós ficamos aperfeiçoados Não falta nada para nós estamos totalmente preparados e podemos nos aproximar cutica mente cerimonialmente Sacer a mente preparados prontos sem nada faltar podemos nos aproximar do Senhor é isso nós fazemos como com plena Liberdade com completa liberdade é assim que nos aproximamos OK e ele continua ainda
não chegou na demonstração Isso é só para os crentes tendo pois irmãos intrepidez para entrar no santo dos santos Pelo Sangue de Jesus e o que significa isso eu me aproximo do Santo dos Santos ou seja da presença real de Deus porque ele fala santo dos santos porque o santo dos santos O Tabernáculo simbolizava a presença real de Deus O sacerdote só entrava lá uma vez por ano era era um local que simbolizava a presença focal de Deus ali ele fala o seguinte ordem nós podemos entrar no santo dos santos ele tá pensando no tempo
aqui na terra não ele está pensando na presença real de Deus no céu nós podemos nos aproximar nós temos plena liberdade para nos aproximar de Deus da sua presença Celeste nós podemos fazer isso agora Como nós podemos fazer isso como nós como nós desfrutamos dessa plena liberdade a frase Zinha final mostra como que é e como E aí ó e fica sangue o sacrifício sangue é sacrifício Então por meio do sacrifício de Jesus eu adquiri plena liberdade eu fui afrontado eu fiquei pronto por meio do sacrifício de Jesus é um instrumento é o instrumento que
foi usado para eu ficar pronto então pelo sacrifício de Jesus eu fiquei pronto e agora então eu tenho plena Liberdade Para me aproximar de Deus e ter acesso direto à ele o ok note bem e quando o autor de Hebreus escreveu isso e isso foi uma novidade para os Judeus porque eles pensavam para eu ter acesso a Deus eu preciso de um sacerdote que realize Sacrifício de Sangue e que possa entrar no santo dos santos uma vez por ano eu preciso de um mês de adoro que viabilize isso aí e eu posso então é ter
através dele através desse mediador alguma acesso a Deus ainda que à distância o autor de Hebreus não o autor de Hebreus Então fala o seguinte a glória isso esse trabalho desse sacerdotes é inútil e desnecessário agora nós fomos aprontadas nós estamos prontos e nós temos agora plena liberdade para entrar na presença de Deus e isso podemos fazer porque o sacrifício de Jesus foi feito e ele nos lavou Nos Preparou nos purificou para que nós entremos A Essência de Deus agora e na época em que o cristianismo surgiu Isso foi um choque para os Judeus depois
com o passar do tempo criou-se o sistema romanisa de um sistema sacerdotal romanista então que diziam e dizem ainda hoje os sacerdotes católicos você só pode entrar na presença de Deus por meio da através da mediação de um sacerdote católico bom então se você quiser se aproximar de Deus e pedir perdão dos seus pecados sinto muito você tem que procurar um sacerdote católico e você tem que confessar a ele os seus pecados e ele sim ter algum acesso a Deus para liberar você e perdoar você e absolver você seus pecados então no romanismo isso aqui
não existe oi oi e ele vai dar uma sentença ele vai dizer Olha você eu vou absorver você só que você vai ter que fazer algumas coisas você vai ter que fazer algumas rezas cumprir algumas determinações E então sim você vai ter o perdão dos seus pecados mas você não pode ter acesso direto à Deus você precisa de todo sistema clerical para ter acesso a Deus porque o que eles vão fazer esses esses clérigos eles terão acesso ao Santos terão acesso a Maria Maria terá acesso a Jesus Jesus terá acesso ao pai então sem a
igreja você não consegue chegar nem perto de Deus pela igreja você chega até o Santos e até Maria Maria aciona Jesus e Jesus aciona o pai é assim é o sistema é um sistema de é uma casta existe uma hierarquia então sem a igreja se você não consegue ter acesso direto a Deus agora é Claro porque criaram isso Qual foi o objetivo da criação disso qual é qual é sempre o objetivo da doutrina falsa sempre qual é E qual é pensa pensa bastante Qual é o objetivo da doutrina falsa sempre dinheiro sempre objetivo é a
exploração financeira sempre nunca foi diferente e nunca será foi assim no passado e é assim hoje também porque existem falsos Mestres Pregando a mentira a é que eles creem decoração nas doutrinas deles treinadas são estelionatários eles inventam doutrinas falsas o objetivo só dinheiro só esse é o alvo dos falsos Mestres dinheiro só então que aconteceu quando quando no século 16 diante de sistema é um sistema rígido Imagine você poder se aproximar de Deus quem é você jamais se você quiser se aproximar Deus tem que procurar um padre jamais nunca nem é bem sonho você poderia
se aproximar de Deus jamais nunca deixe de forma nenhuma você precisava de todos os rituais de todas as cerimônias de todas as determinações eclesiásticas para vocês tentar chegar perto de Deus era algo terrível quando no século 16 houve um retorno a escritura a gente fala muito de Nutella né mas não foi o único né foram vários eram os eram os humanistas bíblicos eram homens estudiosos e começar a ter contato com o Novo Testamento grego não foi só Lutero Nutella foi um humanista bíblico Mas não foi o único vários homens na época vários é que no
térmico famoso porque ele mexeu no depois de uma ferida que eram as indulgências ele meteu o dedo lá aí ele vai aí despertou né mas outros humanistas da época já estavam lutando isso humanistas bíblicos eram homens que o acesso a textos gregos do novo testamento que nunca tinham sido estudados antes por eles então começaram a estudar textos como esse isso que estamos fazendo aqui esses homens começaram a fazer a 500 anos atrás Imaginem o susto que eles levaram quando ele se Versículo Olha só olha tem de pois irmãos intrepidez para entrar no santo dos santos
Pelo Sangue de Jesus pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu Isto é pela sua cara Imagine quando eles leram isso eles eram católicos eles eram padres eles eram doutores católicos formados em faculdades católicas não tinha outra faculdade eram faculdades católicas Quem criou as Universidades a Igreja Católica os católicos criaram as Universidades e e era assim eles eram formados dessas universidades todos os católicos criados como católicos aprenderam no cartório servindo como o seu Martinho Lutero na Frade ficar ouvindo cuidou lá de uma paróquia durante um tempo como católico que era estudou em
faculdades Católicas em colégios católicos então todos eles eram católicos quando se depararam com textos desse tipo o meu Deus e tem algo errado aqui na teologia católica e foi isso que fez com que houvesse o grande despertar doutrinário no século 16 missionário essa ideia de que existe toda uma mangueira ia para se chegar a Deus é mentira e agora imagine a liberdade disso aquele camponês analfabeto dentro da Giovana agora ele não precisava mais ir até a Catedral o e tentar ali por meio de uma série de determinações da escravizantes tentar obter o perdão de seus
pecados ele podia dentro da sua Choupana Crendo em Cristo se aproximar e ter acesso ao santo dos santos e Luciano Libertador não é Libertador Eu agora não precisa aquele aparato todo daquelas catedrais todas de toda aquela pompa de toda aquela liturgia eu não preciso mais disso para aproximar de Deus eu sou um crente eu posso na minha Choupana eu posso desfrutar da a intrepidez da plena liberdade para entrar no santo dos santos isso porque o sangue de Jesus me preparou para isso mas no século 21 não valorizamos isso nós não valorizamos interesse Versículo quem faz
assim legal bom então tem ideia nós não temos ideia do quanto aí ausência ignorância disso pode destruir as vidas das pessoas nós não temos bem aliás até hoje tem gente indo para Aparecida de joelho porque nunca leu isso aqui até hoje tem gente subindo escada de joelhos tem gente aí procurando o padre para se confessar uma escravidão terrível por quê Porque não leu isso aqui não conhece não sabe é muito sério é uma verdade muito importante tá bom Beijão aí nós então aprendemos isso Versículo 19 muito simples não 19 não é difícil já sabemos temos
que ler assim irmãos já que nós temos plena liberdade para ter acesso direto à Deus por meio do sacrifício de Cristo que nos beneficiou Olha a tradução Branco anadeana Essa é a tradução grancona Diana Vou tentar de novo Olá irmãos já que nós temos plena liberdade para ter acesso direto à Deus por meio do sacrifício de Cristo que nos beneficiou Essa é a tradução a nova tradução viva na produção passar o Mack Então veja na sequência aí e a e é tem depois irmãos intrepidez para entrar no santo dos santos Pelo Sangue de Jesus e
vejo olha só que vem agora e nós podemos ter acesso como Claro o sacrifício dele nos beneficiou E aí ele diz o seguinte pelo novo ele martela isso né ele martelo o sacrifício aqui pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu Isto é pela sua carne o que significa isso aqui e que é o novo e vivo caminho O que é o caminho novo porque é um caminho novo é a nova aliança envolve a Nova Aliança porque o caminho novo é o novo o novo e vivo caminho aí ele está falando da
obra de Jesus daquilo que ele já mencionou um pouquinho antes aí quando ele falou sobre o sangue de Jesus o sangue de Jesus o seu sacrifício é esse novo e vivo caminho mas por que ele chama o caminho essa obra que conduz até Deus porque ele chama isso de caminho porque ele chama isso de novo e por que ele chama isso de bife é bom que a minha fácil né porque ele chama isso de caminho porque é o meio através do qual tem acesso a esse Santo dos Santos Abreu então caminho Ok por quê amor
e Porque surgiu só só agora há dois mil anos só é novo bom para autor de Hebreus era bem novinho né olha Hebreus 12 vai lembrei os dois é bem vão vir em qual o velho caminho Qual era era o sangue de bodes de Touros né que não resolverá nada mas enfim abreus 121 o pênis lá lá olha o havendo Deus alterado a falado muitas vezes de muitas maneiras aos pais pelos profetas a outrora algo antigo né algo antigo outrora agora Olha aqui os dois nesses últimos dias nos falou pelo filho olha aqui ó algo
mais recente novo o novo tinha lá as coisas antigas que outrora mas o caminho que Jesus abriu a obra de Jesus é algo que aconteceu nos últimos dias é algo mais recente algo novo que matou texto primeiro de Pedro um 18 a 20 Vamos colocar lá pastor é coloca a empregada de Pedro um 18 a 20 primeira de Pedro um 18 a 20 a primeira de Pedro é um 18 a 20 E aí Oi olha aqui ó e olha só esse versículo aqui esses versículos que interessante Olha que diz aqui 18 sabendo que não foi
mediante coisas corruptíveis como prata ou ouro que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram Mas pelo precioso sangue como de Cordeiro sem defeito e sem mácula o sangue de Cristo conhecido com efeito antes da fundação do mundo algo bem antigo né conhecido antes da fundação do meu mas olha só porém manifestado no fim dos tempos por amor de vós algo novo bom então porque o caminho novo porque só se manifestou posteriormente só se manifestou recentemente especialmente da perspectiva dos autores bíblicos para eles eu não tinha se manifestado a 30 anos atrás
muito novo para ele já tinha se manifestado a 40 anos atrás daquilo Cadê o autor de Hebreus Jesus tinha se manifestado a 40 anos atrás tô muito novo muito recente agora nós tem ele é novo e ele também é vivo porque é o caminho vivo o que é um caminho Vivo quem sabe o que isso um caminho vivo o caminho que Jesus abriu é novo e vivo porque a eu não entendi esse é o caminho do Deus vivo Mas não é por esse motivo que chama de caminho vivo você virou um caminho vivo já viu
o caminho vivo esse aqui é o caminho vivo porque chama a caminho vivo é bonito neste nome né deixando de rua né caminho vivo nome de rua né caminho vivo caminho novo e vivo o porquê chamar vivo e é assim e é aqui isso aí né caminho novo e vivo caminho né novo equipamento essa expressão Zinha é uma expressão zinha de atribuição de qualidade da seguinte Olha esse caminho esse caminho não é atribuição de qualidade é atribuição de atribuição de efeito que ele produz esse caminho ele conduz à vida por isso ele é Vivo e
é uma expressão que envolve a atribuição de efeito Olha esse caminho é vivo porque porque ele conduz à Vida aí fica legal porque Jesus falou assim olha eu sou o pão vivo já viu pão vivo Alguém já viu pão vivo faz a bola viu para ouvir uma vez né tá cheio de vermes né assim o pão andando o pão tava andando era um pão Vivo para comprou aqui na faturo e o pão vivo andando assim ela chegou a comer metade né Comeu metaxe espera só que não recebeu vida quase morreu depois comeu pão mas Note
II é o quê Porque Jesus falou assim olha eu sou o pão vivo não tá pensando um pão Vivo que se mexe que fala aí pessoal eu sou da Bauducco lá isso é isso foi lá o pão vivo significa o pão que concede vida o pão que da vida é uma expressão que aponta que atribui é atribui efeito Aquela aquele aquele objeto Então fala Olha o pão vivo é então o pão que da vida que produz vida então caminho vivo é o que é o caminho que leva à Vida que conduz à Vida que da
vida então a obra de Cristo é o que é um caminho porque conduz para Deus é um caminho novo e é um caminho vivo porque ele conduz à Vida Quantos caminhos assim existem o quanto aí se eu não quiser andar neste e se você não dá nesse vai chegar onde se só esse é o que leva à Vida para onde leva os outros então eu não quero esse ah não Ok não tem problemas para mim não tem problemas nem para Deus tem problemas tem para quem só para você eu não perco nada Deus não perde
nada só você pega você não faz um favor para mim ou para Deus ou para igreja ou para o povo Santo se você escolher esse caminho não não pode roupa você faz um favor para você se você faz um favor para fosse se você escolher esse caminho só para você e se você rejeita quem se prejudica é você nós não nós continuamos nossa jornada Deus não ganha nada com isso mas se você se converteu Deus Deus vai pensar assim nossa aqui bom daí mais um cliente não ufa que bom né que a Lívia mais um
não se você não acrescenta nada em Deus Deus não precisa de você para nada nada ele é autossuficiente ele é Deus Ele criou os céus EA terra é ele quem nos faz o favor o favor de permitir que nossos ir vamos é ele quem nos dessa ou me permitir que nós observamos é uma honra que nos dá que ele não precisa de nosso nem um pouquinho é exatamente por amor por amor porque necessidade ele não tem Deus não tem nenhuma necessidade de nada e de ninguém é muito bem veja então pelo novo e vivo caminho
e o texto prossegue ele fala o seguinte o novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu O que é consagrar E aí inaugurar e ele não augurou um caminho novo e vivo Oi e ele não augurou esse esse caminho novo e vivo a 1 ah ah é pelo véu e o que é o véu açúcar que a carne dele o seu corpo E é difícil Versículo Vamos tentar entender então melhor essa parte final próxima a nossa nós podemos nos achegar a Deus entrar no santo dos santos no santo dos santos celestial e pelo
caminho novo recente e vivo que conduza a vida que Cristo inaugurou Cristo inaugurou esse caminho como ele inaugurou esse caminho por meio do seu e do seu do seu corpo que é chamado aqui de véu porque o corpo dele é chamado de véu porque no antigo testamento para você chegar ao santo dos santos você passava pelo véu agora para você chegar ao santo dos santos você tem que passar por cvel por Jesus por Cristo então Cristo é chamado aqui de véu Esse é o acesso é cortina então para eu para eu entrar no santo dos
santos eu tinha que passar pela cortina E agora tem que passar pela cortina tem que curtir nessa Jesus sem passar pela cortina que é Jesus eu não tenho acesso é a ao santo dos santos a presença de Deus é só passando pela cortina que é Jesus que eu tenho acesso ao santo dos santos sem isso não tem jeito agora note bem note bem a agora quero ver quem vai ser inteligente para achar aqui nesse Versículo aqui eu quero ver quem vai ser inteligente para a chapa e termina é assim a pergunta é assim Eu amo
ou de no Versículo nós percebemos o que a inauguração do caminho a inauguração do caminho foi feita para o nosso bem e tem uma palavrinha bem pequenininha que mostra que a inauguração do caminho foi para o nosso bem e Qual é Junior E aí ó e ele consagrou para nós e essa palavrinha poderia não estar aqui poderia né poder ler assim ó pelo novo e vivo caminho que ele consagrou pelo véu mas ele não escreveu isso ele escreveu pelo novo e vivo caminho que ele e nos consagrou ou seja consagrou para nós é bom ou
ruim isso O perigoso ou seja ele inaugurou foi uma inauguração foi uma consagração de um caminho ele abriu um caminho novo ele abriu um caminho novo e ele não grow esse caminho tem corta fita não corta quando né ele vai dar uma estrada né É tem lá né é uma essa palavra aqui ó consagrou ela tem ela tem uma conotação inclusive Festiva e quando quando alguém a consagrar um templo uma casa um reino ou inaugurar um reino uma casa um tempo existe uma conotação Festiva ainda acontece aqui Cristo ele inaugurou um caminho é algo Alegre
é algo festivo ele não virou um caminho novo e que da vida que conduz à Vida ele fez as a inauguração maravilhosa Alegre e Festiva para beneficiar alguém para isso inaugura de Camila eu preciso do caminho eu não preciso do caminho ele eu não precisa mudar por esse caminho ele não augurou o caminho para alguém para o benefício de alguém para para socorrer alguém que precisava desse caminho que levasse a vida quem é esse alguém que ele beneficiou ao inaugurar o caminho quem é olá olá que ele nos consagrou esse caminho que ele nos consagrou
esse caminho pelo véu véu que é o seu corpo então eu agora me aproximo de Deus por esse caminho novo que ele Abreu e Tchau passa e eu ir na direção de Deus por esse caminho eu eu tenho que passar por Cristo que é o véu que a cortina se eu não passar por Cristo não tem como eu a humilhar essa estrada que conduz à Vida e sem passar pela cortina sem passar pelo véu véu que é Cristo não há como eu a humilhar esse caminho que conduz à vida beijo OK Olá tudo isso é
muito rico 19 e 20 e isso tudo vai servir de base além do 21 bom só depois tudo isso vai servir de base para a primeira demonstração o aproximemos o caminho está aberto já foi inaugurado É só passar pelo véu seguir em frente agora Então temos a demonstração aproxima tem de haver na semana que vem tá bom semana que vem nós vemos aí essa essa essa primeira demonstração e as outras também