777 isso não pode parar Isso é caminho seguro FM musical 105 v7 Coligação caminho seguro para São Paulo o Ricardo Nunes é cria da Periferia cresceu na zona sul estudou em escola pública é gente como a gente e sabe como ninguém o que o povo precisa eu vivi na pele eu sei a dor das pessoas quando eu penso em uma política pública eu não penso com a cabeça que quem entrega mais de quem recebe é o sentimento de quem tá recebendo Ricardo Nunes é São Paulo pra frente cuidando de gente ZD 930 Rádio Musical FM
São Paulo 105.7 ouça em qualquer lugar do mundo também pelo site www.fmmusical.com.br musical musical FM uma emissora da rede LC de mídia TR agora a Musical FM abre um espaço para debater os assuntos que fazem parte do nosso dia a dia sempre com convidados especiais para ajudar a esclarecer iluminar a sua opinião é a nossa missão direto dos estúdios da Musical FM na Avenida Paulista debates com o pastor César Cavalcante k [Música] o espírito santo pode ser considerado biblicamente uma pessoa uma pessoa bom eh você vai acompanhar o que você vai acompanhar nos próximos minutos
é a segunda parte de um debate com esse mesmo tema e com os mesmos debatedores na técnica do programa Rafael Rockefeller você pode participar com a gente pelo WhatsApp 9 8484 9988 o Espírito Santo é uma pessoa hoje e quem debate esse tema é o Reverendo Thiago Naru e o Francisco Rodrigues Thiago Naru é da igreja presbiteriana e o Francisco é uma testemunha de Jeová eh e você pode também acompanhar o programa ao vivo sem sempre que você puder aqui você pode chamar pelo WhatsApp 984 84 9988 011 aqui em São Paulo 9 8484 9988
como fez por exemplo hoje o Walter e a sua família a Rafaela e as meninas duas gatinhas a Yasmin e a Jasmine vem cá por favor eles são lá do Mato Grosso Deus abençoe você é qual jasm você é yasm então você tem nove e ela tem sete Maravilha e o Walter a Rafaela vocês congregam onde lá Walter nessa crist aliança Cristã Church em Cáceres Deus abençoe estão passeando aqui em São Paulo passeando em férias férias que legal estão gostando das férias aqui é essa aqui é terrível cara dela Deus abençoe gente Obrigado aproveitem o
debate e vocês também podem você também pode participar com a gente aqui e através do e nosso telefone 9 8484 9988 programa ao vivo seja bem-vindo ao mês de setembro hoje dia 2 de setembro e temos aí a continuação desse debate a parte um nós tivemos algumas semanas atrás não me lembro agora de memória e hoje volto aqui com o Francisco Rodrigues e obrigado Carla ele que é da das das testemunhas de ová na cidade de Mauá no ABC eh TRE Jeová há mais de 30 anos já serviu como servo ministerial por 10 anos é
um tipo de diácono mais ou menos não é bem diácono mas só pra gente entender a equivalência e e é estudante da Bíblia como as Testemunhas de Jeová gostam de ser chamadas bem-vindo Francisco de volta à nossa mesa de debates Então quer dizer que é um prazer continuar aqui com meu amigo naruzo né dar continuidade o que nós paramos né Porque de fato são muitos textos né pra gente raciocinar e mostrar pro público né E a gente vai dar continuidade né vou tentar mais uma vez provar né que o Espírito Santo é é o poder
de Deus né E não uma pessoa né porque tem muitos textos que trazem essa ideia né então que as pessoas analisem e vejam né quem tá certo quem tá errado né Isso fica para cada um decidindo com a gente também Pastor Thiago Naru pastor auxiliar na igreja presbiteriana e mestre em Teologia tem pós-graduação várias pós-graduações várias graduações na área da teologia eh bem-vindo mais uma vez aqui Reverendo Tiago muito bom te receber meu irmão pastor César Muito obrigado mais uma vez né estar participando aqui junto com Francisco E como foi da primeira vez eu espero
que nós tenhamos aqui momentos de muita reflexão né e de esclarecimento para aqueles que ainda possuem dúvidas ou que não possuem dúvidas mas não conseguem argumentar contra a a visão oposta né Espírito Santo na sua opinião é uma pessoa uma pessoa Ok Quero agradecer ao Reverendo Newton Nilson Nilson Nilson que me mandou aqui essa camiseta Olha que legal eh tá aí ó escola teológica S doutrina da Igreja Presbiteriana de Pinheiros escola que ele também trabalha o Reverendo nco já teve com a gente aqui se Deus quiser logo logo estará junto conosco aqui novamente obrigado pelo
presente Deus e acertou o número né porque aqui aqui é o tamanho é diferenciado né e tal é de adulto e eu começo aqui com Francisco Francisco e voltando então né já que é uma segunda parte como você defende a ideia de que o Espírito Santo é uma força um poder mas não exatamente tem características pessoais isso então Vou defender da seguin de maneira nós paramos n acho que ficou uma pergunta do naruzo né acho que ele lembra né Foi na questão do paracleto lembra lá você falou que Francisco Como que o espírito santo não
é uma pessoa né mas a questão do paracletos todos entendem ali que ele é um ser né o ajudador e etc né mas eu tenho comigo aqui a gramática de Daniel hallas quem tiver ela pode ver depois né na página 331 ele Abul totalmente essa ideia né Isso é o mestre da gramática Daniel wallas né vou ler alguns pontos aqui o que ele diz sobre essa questão do do paraclet fala assim ó o uso o uso de keos é frequentemente considerado por estudantes do novo testamento como afirmação da personalidade do Espírito Santo tal ideia baseia-se
no pressuposto de que o antecedente e queos e pneuma é um pronome masculino e é usado em João 14 né 26 João 16 14 referindo a substantivo neutro pneu a fim de enfatizar a pessoalidade do Espírito Santo Ó mas isso é um erro aí ele continua nada tem a ver com o gênero natural e queos antecedente a equinos no caso ele diz o seguinte ó equinos não somente é um oposto de paracleto mas também um pronome relativamente neutro isso dificilmente ajuda no argumento gramatical para a pessoalidade do espírito Santo então eu tô citando aqui um
dos maiores gramáticos do mundo Daniel Wallace né então ele ele não concorda com a ideia lá do do texto que o meu amigo citou é João Capítulo 14 né e o e o 16 também não é isso e João 14 26 que ele citou ali que Se o Espírito Santo seja uma pessoa eu citei no no meu outro debate né um que o dom maniel olace falou as pessoas não deram ouvido eo ele citou no site Não não tá na gramática mas a citação dele no seu próprio site que não há base gramatical para a
pessoalidade do Espírito Santo por isso que principalmente nesses texos que eu citei então por isso que a gente apoia a ideia de o espírito santo esse texto de fato eu concordo se não tivesse base para o Daniel tá dizendo isso aqui Ficaria difícil de provar né mas eu uso como base o que Daniel hes falou e a gente sustenta disso porque não H uma base gramatical para a pessoalidade do Espírito Santo OK thgo realmente o Daniel hes é um grande é uma grande referência do do texto grego né da gramática grega vamos lá tá contigo
tá Qual é o qual é é o senhor usou João 14 16 is 266 Qual é o termo no grego que o senhor tá referindo se aí por gente o termo esse na bíblia em português que é a palavra equinos OK Tá mas na verdade só pra gente então fazer uma pequena correção porque minha argumentação não ah teve fundamento no pronome demonstrativo tá ah teve em cima da palavra paráclito verdade tá só para lembrar então se a gente tiver que começar por essa discussão Então vamos por ela a palavra paráclito sempre de forma indistintamente não
só isso se você estudar a cultura Judaica você vai ver que ela sempre foi usada para definir a pessoalidade a quem se refere nós temos cinco usos desta desta passagem ou melhor desta palavra e no texto bíblico todas elas referindo-se ou a Jesus Cristo ou ao Espírito Santo e uma muito importante até para que a gente veja essa questão do termo sendo relacionado à pessoalidade a quem se refere é Primeira João 21 que vai dizer filhinhos meus estas coisas vos escrevo para que não pequeis se todavia alguém pecar temos um advogado temos um paráclito referindo-se
a quem Jesus a Jesus Cristo e aí quando você pega os outros textos em que ele diz que o outro paráclito alos paracletos ou alos paráclito ele tá referindo-se a um outro ser pessoal que daria continuidade naquilo que Jesus Cristo fez enquanto estava encarnado aqui conosco então só pra gente fazer essa primeira correção E aí eu devolvo uma pergunta ah o que que precisaria ou Quais são as delimitações para que a gente pudesse então considerar o espírito santo uma pessoa o que falta ele continuando aqui na resposta aqui sobre o Daniel aí o mais mais
ou menos que você falou o Daniel ele que ele remata né olha o seguinte ó embora alguém como você tá falando queira afirmar a pessoalidade do Espírito Santo né em vista nessas passagens a visão deve ser baseada na natureza de um paráclito eh e nas nas coisas ditas do Consolador não sobre quaisquer parcos as coisas ditas consador cas desculpa eh quaisquer dimensões gramaticais supostas de fato é difícil achar qualquer texto né gramaticalmente se refere ao gênero masculino o seguinte que não tem como em João 6 é João você citou 14 14 1426 né ali ser
uma pessoa porque a gramática não apoia tá ideia simples é GR Daniel tá dizendo né Senor Me perdoe mas só só só para deixar claro aqui ele disse e a o a argumentação dele é em cima da palavra paráclito isso e a sua analogia é em cima da de um pronome demonstrativo esse então vocês estão fazendo porque quem não tá quem tá ouvindo a gente parece que vocês estão discutindo a mesma palavra não Ele propôs a a palavra paráclito dizendo ó o paráclito aquele que consola geralmente é uma pessoa na Bíblia e aí você foi
pro texto onde tem a palavra paráclito é verdade mas você não está fazendo uma análise em cima da palavra paráclito mas tá fazendo a palavra a A análise em cima da palavra esse que até em português pode significar uma pessoa ou pode significar um objeto por exemplo né e é exatamente issoo o pastor C mas aí a palavra tá com ele tá então aí aí continuando aqui aí você me perguntou porque Desculpa a pergunta você fez é o que falta o que daria uma pessoalidade ao Espírito Santo não não não não tem como dar pessoalidade
do Espírito Santo Então mas o que lhe falta só para eu entender sim a a Bíblia não apoia essa ideia porque os textos que eu vou ler os outros textos porque senão a Bíblia vai se contradizer e nós concordamos que a Bíblia não é não é a palavra de homens é a palavra de Deus e a palavra de Deus ela não é contraditória entendeu baseado nos textos que eu vou ler aqui vai reforçar essa ideia de que o paracos não é um ser pessoal O que faz de Deus uma pessoa ou não uma força Deus
isso sim Deus ele ele tem personalidade né O que caracteriza a personalidade ou a pessoalidade de Deus por exemplo o amor o poder certo então o amor é um atributo que faz o ser de Deus uma pessoa e o Espírito Santo não é descrito também como sendo aquele que coloca no nosso coração o amor de Deus sim mas no caso porque na Bíblia também há personificação Então as pessoas hoje confundem personificação com pessoalidade posso entrar nos textos para fazer a pergunta seguind porque que eu não concordo pode eu posso só rebater esse texto do do
do da gramática não pode questionar porque eu também tenho essa gramática e na verdade o que ele está defendendo é que não seria correto defender a pessoalidade do Espírito Santo única e exclusivamente Com base no pronome demonstrativo Quando o senhor leu depois tanto que o senhor parou de ler o senhor falou assim mas aí ele traz o paráclito paraa discussão aí ele vai afirmar o senhor pode ler depois ele vai afirmar que o Pará cletos é sim é para o Daniel Wall o Espírito Santo é uma pessoa exatamente Então vamos se o senhor quiser a
gente ficar só nessa gramática a gente pode ficar mas a gente tem que ler o parágrafo inteiro porque ele começa a dizendo apenas que o prodome demonstrativo não pode ser uma base absoluta para esta afirmação todavia entretanto quando ele diz respeito ao paráclito que é onde eu estou fundamentando aqui a minha defesa ele diz que é uma base consistente e e negável da pessoalidade do Espírito Santo em sim então a eu tem o site dele lá então por que que ele diz que gramaticamente o espírito santo não pode ser provado a pessoalidade do Espírito Santo
mas já tá aí o texto é só a gente ler sim mas ele diz em outros o que eu li anterior no outro debate ele fala que gramaticalmente o espírito santo não pode ser provado pessoal pessoalidade depois a gente pode colocar as fontes né lá nos comentários porque a gente que a gente poderia começar por esta gramática que o senhor leu de forma ah parcial não não não não não é a opinião do Daniel Wallace não não a opinião do Daniel hallas não é essa então e o que eu citei lá no outro no como
é que fica que ele diz que não H base gramatical para a pessoalidade do Espírito Santo Não ele tá se contradizendo então não verdade então calma aí vamos de novo ó eu acho Francisco vamos ver se se tá tá claro ele tá dizendo ele tá defendendo a personalidade do Espírito Santo em cima da palavra paráclito Hum que que é um paráclito é aquele que porque Jesus é tido como paráclito o Espírito Santo é tido como paráclito Deus é tido como paráclito mas e eh ele tá dizendo que nessa Se o Espírito Santo é paráclito então
ele tem que ser uma pessoa porque é preciso intelecto para ser um paráclito ele é um advogado ele é alguém Ok é essa é a defesa dele na outro no outro debate ex aí o senhor trouxe o texto do Daniel wallice no mesmo Versículo mas ao invés de senhor fazer análise em cima da palavra paráclito o senhor tá fazendo que onde o Daniel al lá nesse texto aí nesse documento ele fala que é uma pessoa senhor tá fazendo uma análise em cima do nome demonstrativo esse quando ele fala Esse é paráclito esse Consolador que virá
e tal então em cima da palavra esse de fato não dá até em português esse homem tá falando de uma pessoa esse telefone tá falando de um aparelho então é é o que o Daniel walles tá falando mas eh só PR pro leigo que tá ouvindo a gente falar então ele provou que não é não em cima da palavra paráclito é que seria a discussão em cima da palavra paráclito escre esquece o esse eh o senhor entende que paráclito é um ser pessoal ou não não eu entendo que seja apenas uma personificação tá pensando porque
outros textos vão corroborar alo que eu tô dizendo é isso que eu preciso entrar para provar a gente não pode ficar só na entendeu Como é que as pessoas vão decidir que eh tá comigo Claro Então vamos lá eh se você quiser acompanhar por gentileza aí ou quem quiser eh vou ler na Bíblia de Jerusalém Eh Lucas Capítulo 18 Versículo 14 de não não quro Versículo 18 Desculpa aí qu 18 18 né fala assim ó pass le diz assim ó o espírito do senhor está sobre mim porque ele me consagrou né pelo com unção para
evangelizar os pobres né e dar libertação aos cativos e curar ou apenas parafrasear então o artigo o próprio espírito estava sobre Jesus Cristo então nós concordamos que quando Jesus esteve na terra ele Zerou né o que ele tinha de poder de tudo ele deixou isso né isso que diz Filipenses né ele se esvaziou de si mesmo e veio paraa Terra então o espírito santo veio para o ajudar não é verdade uma das coisas que Jesus que o Espírito Santo fez Jesus fazer era curas nós concordamos com isso plenamente né era o próprio espírito que estava
falou Jesus quando nós lemos aqui um pouquinho mais na frente em Lucas 41 diz assim e os doentes vinham né vinham Lucas o qu 40 é Lucas 41 né E todos eram curados 44 é 4 é 4 18 depois o 41 42 fala que todos aqueles que vinam eram curados né então Jesus curava todas essas pessoas por meio do Espírito Santo aí quando a gente vai um pouquinho mais na frente aqui ó e lê Lucas de novo Lucas de novo a você pode acompanhar Lucas 619 diz o seguinte ó e toda a multidão procurava tocá-lo
porque dele saía uma força Que curava a todos que que era essa força volta a pergunta você só podia ser o espírito santo não Resumindo né então a Bíblia ela explica a si mesmo é só você fazer essa ligação Lucas 41 e foi que essa força que tava nele então não pode ser um ser fala que é o próprio espírito que saiu dele Que curava as pessoas Então vamos trabalhar nessa mesma tese do da da da do testemunho interno da das escrituras né eu vou fazer uma pergunta se o senhor poder me responder só para
que eu prossiga aqui na minha argumentação tá Ah Jesus Cristo é Deus o filho de Deus ou não o senhor vai entender depois o porque que eu tô perguntando isso não Jesus é o filho de Deus é o filho de Deus ele é Deus Deus não como o próprio pai não como o próprio exatamente Então esse texto que o senhor tá me dizendo tá fazendo menção ao Espírito do senhor e para o senhor é uma força ativa na uma pessoa Correto isso como que o senhor me explica então por exemplo vamos pegar um texto aqui
primeira pedro ã deixa eu pegar ele aqui primeira pedro 1:10 deixa eu abrir ele aqui diz assim a a palavra do senhor foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram que profetas do período do Antigo Testamento e inquiriram os quais profetizaram acerca da Graça a vóz outro destinada como investigando atentamente qual ocasião ou quais circunstâncias oportunas indicadas por quem pelo espírito de Cristo esse espírito de Cristo aqui se for uma força e esta força refere-se ao Deus que vocês chamam de Jeová então Jesus Cristo aqui inclusive é Deus porque o texto está chamando ele
aqui de espírito de Cristo fazendo a menção ao que nós estamos discutindo Espírito Santo como é que o senhor interpreta aqui quem é esse espírito de Cristo ou o que é esse espírito de Cristo que levou os profetas do Antigo Testamento a investigar as profecias para saber em qual momento oportuno o filho de Deus se manifestaria que espírito é esse é o espírito santo de Deus estava sobre Jesus Cristo então Jesus Cristo é Deus não a gente tá discutindo sobre o o a questão pessoa Sant ou ou se Jesus é Deus não não tem tem
lógica tá falando Lógico que tem lógica deixa eu tentar explicar aqui se Jesus Cristo não é Deus é um ser talvez mais elevado e aqui está sendo chamado espírito de Cristo como agindo lá no antigo testamento primeira ou é Cristo é Deus não na concepção dos testemunhos Jeová e outra Qual é outra conclusão que nós temos que chegar inevitável que o Espírito de Cristo ou Espírito Santo São ou é uma pessoa distinta dos dois porque do contrário você vai ter que se render a dizer que Jesus Cristo é Deus ô naruzo meu amigo posso tá
comigo tá Tá comigo então vamos lá o fato de Jesus ter recebido eu li em Lucas aqui não fala que ele recebeu Ah mas Lucas diz que ele recebeu o próprio espírito mas Pedro está dizendo que era o próprio espírito de Cristo sim de quem mas dado por quem pelo próprio Deus a inferência do senhor não fala aqui pera A então a é contraditório vou ler Lucas de novo fala que o Espírito de Javé 41 4:18 veio sobre Jesus Cristo o artigo o espírito veio sobre ele mas vocês não defendem que a manifestação do Cristo
ela é somente posterior à Encarnação como é que ele tava lá no antigo testamento inclusive pelo Espírito dele os profetas estavam indagando e investigando não mas isso não muda nada ô nuso não muda nada o fato de de o espírito agir no velho testamento no novo não tem problema nenhum mas fazendo menção que o espírito que gelar era o de Cristo Ah então o o Ah eu entendi T dizendo que o Espírito de Cristo não podia embora não não sei não tivesse sido manifestado ainda né Por quê Porque o pai o deu sempre o Deu
a ele lá no céu Jesus também tinha esse espírito porque é a força que mantinha tudo simples assim então se a força de Cristo é a mesma força do Pai a gente vai ter que se render a João um e o e o verbo estava com Deus mas o verbo também era o próprio Deus não tem essa não tem como o senhor sustentar essa doutrina da impessoalidade do Espírito Santo com base nesse texto ou o senhor se rende para questão de que ah Jesus Cristo é sim Deus Filho de Deus mas não segundo a concepção
unicista mas segundo a concepção trinitari Então mas aí a gente vai discutir o Espírito Santo ou se Jesus Mas é uma questão lógica é uma consequência lógica o Franc o que eu tô percebendo em você narus você ficou sem saída porque Lucas não não pera aí é minha vez o Lucas disse bem claro a força que está em você é Que curava ele chamou o espírito santo de força né as pessoas estão vendo que não tem lógica que você tá falando força Lucas fala força não fala fala fala fala sim aqui ó eu vou quer
que eu Lucas 4:1 o espírito do Senhor Deus está sobre mim pelo que meiu para evangelizar os pobres enviou onde tem a força Lucas tá usando outro texto você tava indo com Lucas 4 pera aí vamos seguir racioc pera aí eu disse que o Espírito Santo estava sobre Jesus certo no 41 fala que a partir de então ele passou a curar quando eu li Lucas 6 61 diz que a força curava Ou seja a força que tava em Jesus Cristo não podia ser uma pessoa é só seguir l e todos da multidão procuravam tocá-lo porque
dele saía poder e curava todos ISO esse poder er o espírito santo era a Biblia de Jerusalém colocou força eu só pedi para seguir essa sequência eu vou seguir ess Outra Sequência aqui ó vou ler mais um texto aqui para para reforçar o que eu estou falando Você pode ler aí é Marcos Marcos 30 né 5:30 Pera aí deixa eu mai aqui Marcos 5:30 é Marcos 5:30 lembra da cura da da mulher do fluxo de sangue essa passagem que eu vou ler né pode ler ó vou ler e logo o 30 imediatamente Jesus tendo consciência
da força força que dele saíra a mesma força então Jesus curava com quê ele se esvaziou de si mesmo ele Zerou o que ele tinha no céu certo o para que Ele pudesse fazer obras miraculosas curas e etc e tal era através do Espírito Santo Então essa força que era o espírito santo saiu dele e curou a mulher bem claro força ou poder como algumas tradições fazem força é prova tanto que é quando a gente ler também em Lucas 5:17 que é que os tradutores fizeram lá Eles tiraram essa palavra poder colocaram eh mudaram e
não tá podendo a João Ferreira de Almeida porque eles perceberam se a pessoa ler nessa nessa sequência virtude né mas lá é poder fala que saí poder e ele curava tá bem claro isso são três passagens que diz que o que Jesus curava saiu dele poder ou saiu força não tem como negar isso aqui eu sou do Nordeste isso aqui tá mais claro né de que o sol no meio-dia não tem como legar esses texto aqui quando a gente ler nessa sequência Então eu quero que você refute isso aqui então você vai dizer que Lucas
tá errado dizer que o Espírito Santo é força vai dizer que Marcos tá errado po dizer que o Espírito Santo é força não tem como não não vou dizer que Lucas tá errado não vou dizer que o senhor tá tá interet de forma equivocada com as lentes da sua própria crença Ah que que significa dizer que esvaziou-se sen está usando o texto de Filipenses sim ele deixou tudo o que ele tinha antes não era homem ele ele era um comum um homem aqui no na terra o que que ele deixou ser deixou seu poder por
exemplo né Total não não senhor porque inclusive Isso é uma heresia chamada kentico a ideia que Jesus Cristo esvaziou-se ele não pode deixar de ser o que sempre foi Deus porque do contrário seria uma contradição o senhor não pode deixar de ser humano Jesus Cristo não pode deixar de ser Deus quando o termo aqui é usado que ele o kenosis que ele se esvaziou o texto faz referência que ele esvaziou-se dos seus das suas prerrogativas imagine o seguinte O legislador o criador do universo submetendo-se a sua própria legislação por amor daqueles queele veu buscar a
ideia do esvaziar-se é essa porque do contrário nós estaremos dizendo que ele em algum momento Foi Deus mas para buscar os seus os perdidos deixou de ser Deus isso é inconcebível mas aí o senhor ainda não me respondeu né O que faz ou o que caracteriza a pessoalidade o senhor disse que a questão do amor tá mas Deus os atributos de Deus não referem-se apenas ao amor mas a intelectualidade a vontade no na semana na na no debate passado o senhor me perguntou ah Aliás o senhor afirmou que o espírito santo não fala né na
verdade o senhor disse que foi Isaías que falou em nome da força do esp Espírito Santo existem vários textos que nos mostram eu vou trabalhar já aqui o próprio espírito falando demonstrando a pessoalidade do Espírito atos 13 né você vai usar ISO Não não só atos 13 eu posso citar aqui uns 10 mas eu queria perguntar ao Senhor com toda a franqueza para que os ouvintes nos acompanhem quando é que esta doutrina que nega a pessoalidade do Espírito Santo surgiu quando quando cim Jeová começar a estudar a bíblia né e ver Ah eles descobrir o
mundo então não não é isso posso responder nó percebemos que no ano 400 e alguma coisa a Igreja Católica pegou e colocou o espírito santo como um c não ser e a gente começou a estudar e viu que isso era furada entendeu então não não tem base pelo Espírito Santo prova esses textos então a Bíblia é contraditória vou ler mais um aqui para continuar te respondendo ó olha só se quiser acompanhar aí por gentileza eh João 20 22 diz o seguinte dizendo isto sou prou sobre eles o receber o Espírito Santo aí a pergunta uma
pessoa pode ser soprada Lu ou uma força se o senhor tiver uma concepção materialista de pessoa sim mas nessa concepção materialista de pessoa que pessoa só pode ser aquilo que é tangível como é que o senhor defende que Deus é Deus é pessoa que Deus é Espírito sim Deus é Espírito mas a a Bíblia fala que esse espírito que nós estamos discutindo Aqui é do próprio Deus é algo que manda dele então ô quo Francisco o senhor não pode usar a esta sua argumentação dizendo que o soprar ou seja esta imaterialidade descaracteriza uma pessoalidade o
senhor tá caindo em contradição consigo mesmo não você que tá dizendo mas você t estão Provando o contrário a a a vou concluir então aqui o texto no livro de vocês de doutrina eles dizem que a pessoalidade é caracterizada por sentimentos por volições e por afeições então perceba que o senhor tá indo tá indo contra inclusive o livro base que vocês fundamentam a impessoalidade do Espírito Santo posso responder então mas no caso aí é porque vocês confundem personificação com pessoalidade é simplesmente isso aí né aí continuando aqui ele soprou o espírito santo né Vamos lá
quando a gente vai em Colossenses não vou usar a tradição do novo mundo que vocês dizem que ela é furada né não não há necessidade disso a Bíblia de Jerusalém a Bíblia mais erodita que tem né Eu acho que você concorda comigo então citando onde vocês tiram essa ideia de que a Bíblia de Jerusalém é a melhor de todas não é uma das que eu falei d a a Igreja Católica Não serve a vocês para algumas eu não sei se você sabe eu não vou entrar no assunto aí não do do entrar no meio do
debate mas a Bíblia de Jerusalém que nós temos em português ela é uma tradução de uma tradução a Bíblia de Jerusalém ela é francesa Então mas eu não eu não sei eu não acho que seja o bom continuando então então vamos lá pessoal que tá vendo o debate fala assim ó fala que jesus soprou o espírito santo uma pessoa não pode ser soprada né Aí quando a gente lê se você quiser acompanhar por gentileza e Colossenses né deixa eu abrir aqui é [Música] 129 então ele soprou sobre quem sobre os discípulos ele distribuiu o discípulos
para todas as para distribui discípulos distribuiu o Espírito Santo para todos os seus discípulos não qu e todos aqueles que estavam naquela época recebeu o espírito santo ó o que que Paulo diz assim ó para isso me esforço e luto sustentado sustentado pela sua poderosa energia que habita em mim pera aí como é que é poderosa energia que habita em mim a Bíblia de Jerusalém dizendo poderosa energia vamos vamos pro texto grego né pode ler sen tá citando o versículo é 1 29 Colossenses aqui é at Ten otu e energian teon ergoman tá então por
exemplo se a gente for trabalhar com esse texto aqui lembrem-se que toda a palavra ela a maioria das palavras elas são polissêmicas então por exemplo aqui se o senhor tá defendendo que esse texto defende que o Espírito Santo é apenas uma energia lembre-se comigo a gente falou isso na primeira no primeiro no primeiro debate eu não queria voltar para que a gente trabalhasse argumentos novos você vocês vão trabalhar tradução como sendo eh força ativa de Deus ou energia seja o que for apenas em Gênesis 1 por exemplo se a gente pegar Miqueias eu vou pegar
alguns textos aqui não vai ter coerência alguma se vocês usarem o que vocês traduziram no primeiro versículo da Bíblia em outras traduções a pergunta é por que vocês não traduziram toda a escritura quando a palavra lá descrita É Espírito de Deus ou espírito de de de de do Senhor de Jeová por e força for ativa porque essa seletividade apenas no que diz respeito a textos que segundo vocês dão base ou argumento para a impessoalidade do Espírito Santo posso responder então mas não foi só não foi só nós que fizemos isso eu citei na no debate
passado que a gente pode ver Inclusive a Bíblia de Jerusalém ela traduz sopro sopro não é um ser ah várias outras eu não lembro aqui mas a de Jerusalém é uma delas traduz sopro a ecumênica traduz sopro a Bíblia Pelegrino traduz alento então isso não é pessoa não foi só não foi só a Bíblia das testim de Jeová que fez isso entendeu então aí essa Frances a pergunta dele foi assim se lá em Gênesis 1 E1 você traduziu por lá tá como força Por que que todos os momentos Onde a Bíblia fala espírito santo Por
que que vocês não conseguem colocar força ativa porque não aí fica desconexo certo fica desconexo com contexto mas sim mas não porque como eu já mostrei aqui pro pessoal pro público há outros textos que provam que é uma força eu citei quantos aqui já que o próprio Lucas citando Marcos citando Paulo citando diz que o Espírito Santo é uma energia que estava sobre ele não tinha outra coisa sobre Paulo ele de aqui meu filho hoje Você vai receber o Espírito Santo tô falando né e Paulo falou a poderosa energia que está em mim ele tava
fazendo referência ao Espírito Santo não precisa tá escrito Espírito Santo lá na Lu você sabe disso então ele tava fazendo refer que essa energia que habitava nele era uma energia era o espírito santo de Deus não tem como fugir disso aí então vamos lá só para que os eu não fique assim aqui sem concluir o que perguntei ao Francisco embora ele tenha aqui e respondido mas se esquivou do porquê que só em 1950 né aparece um grupo ah de pessoas aí iluminadas por essa força ativa de Deus e traduzem aqui né Espírito Santo como entendem
o espírito santo como sendo apenas uma força impessoal vamos começar rapidinho do testemunho dos Pais da igreja vamos começar no século I pra Viradinha do século do vamos pegar Justino Mart tá lá na primeira Apologia dele Capítulo 13 ele vai dizer nosso ensinamento é que ele sendo o verbo primogênito de Deus e até mesmo Deus e antigamente deixa eu correr aqui porque é muito grande a cção no finalzinho ele e reverenciamos no terceiro lugar o espírito profético honrando-os com razão e verdade fazendo menção H três rostas embora Esta palavra ainda não tinha sido cunhada porque
isso vai ser cunhado no Concílio Mas ele já está diferenciando no primeiro século então perceba que toda a história da igreja toda a tradição tá errada inclusive o Ô Francisco Ah o que vocês defendem é muito semelhante àquilo que foi condenado no Concílio com heresia chamado sabelianismo a ideia de que ah existe uma única hipóstase que manifesta-se de modos diferentes ao longo da história que vai dar origem também aquilo que nós chamamos de modalismo a igreja sustentou-se pela providência de Deus através da pessoa do Espírito Santo ao longo de 1900 anos Cadê a providência de
Deus aí se isso fosse uma mentira E então chega um grupo a partir de um senhor de lá de 1870 que por alguma motivação começa a questionar isso mas não tem uma Bíblia fundamentada que sustente a sua teoria então ele pega um grupo de anônimos dá um nome de Torre de Vigia e ao dar esse nome ele constrói uma Bíblia para sustentar a sua própria Doutrina Não há não há lógica nisso bom eu tenho que fazer o intervalo já passou 3 minutos e aí eu volto no segundo bloco direto com a argumentação do Francisco sobre
essa sua questão vira aí e a gente volta já vai quer ter acesso ao melhor conteúdo acesse youtube.com bmfm 1057 inscreva-se e acione o Sininho para não perder nenhum conteúdo do nosso canal Musical FM mais unidade Cristã você está ouvindo debates aqui na Musical FM ouça também pelo nosso site www.fm [Música] com.br na semana passada ftb lançou a próxima turma do do do curso de eh homilética bíblica arte da pregação e esse é um projeto que o professor desse projeto Full Time o tempo todo é o Pastor Juliano Fraga um dos grandes pregadores do Brasil
que já começou né dando seus primeiros passos aqui na ftb E hoje é professor desse projeto de eh homilética bíblica tem aulas eh em vídeoaulas você não tem que fazer avaliação ess isso é um curso de capacitação Então você tá vendo aí como é que funciona pelo lado de dentro do projeto você tem acesso às videoaulas ininterruptamente durante um ano você pode fazer o curso no seu tempo antigamente as aulas eram liberadas todas as segundas-feiras hoje é tudo livre porque a gente entende que tem pessoas que querem terminar mais rápido você também tem acesso a
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né um deles que é usado pela doutrina da tridade né é a questão do eh que fala que o Espírito Santo tá em todos lugares ao mesmo tempo como chama tem um técnico onipresença né isso caracter caracterizaria né é a pessoalidade do Espírito Santo certo então a gente vai ver aqui um Salmo muito citado pelos trinitários acho que o o narus Ele defende essa ideia na Bíblia de Jerusalém é o Salmo 138 mas acho que está no 137 nas outras bíblias né fala assim olha só eh para onde ir longe do teu sopro para onde
fugir longe da tua presença se subo aos céus tu estal lás me deito no céu e aí te encontro Então tá falando sobre Espírito Santo de Deus né que então é usado esse termo aqui para dizer que ele é unipresente né Mas aí tem um problema Se o Espírito Santo ele aqui unipresente ele é um ser que tem a capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo como explicar atos 7 56 que diz o seguinte ó olha só esteve porém repleto do Espírito Santo fitou os olhos no céu e viu a glória de
Deus e Jesus a pé direita de Deus e disse Eu Vejo Os Céus Abertos O filho do homem em pé à direito de Deus ué onde tava o Espírito Santo se ele é onipresente essa mais para dizer que não é só uma passagem só eu vou parafrasear Daniel Capítulo 7 ali a apareceu o antigo de dias né o ancião de dias como algumas tradições dizem né foi colocado no trono no Versículo 13 e 14 veio o filho do homem que é Jesus Cristo né ele recebeu um reino ou seja na uma das ocasiões mais importantes
que se pode dizer da Bíblia né que foi Jesus ele recebeu ali o reino do pai para governar a humanidade o espírito santo também não apareceu a gente vai em Apocalipse Capítulo 22 né ele diz apareceu O Trono de Deus e do cordeiro Não tô dizendo aqui que tinha que ter Trono nada disse é que o espírito santo não tava Apocalipse 79 tava todo mundo lá e apareceu também o só O Trono de Deus e do cordeiro olha mas se ele é unipresente é um ser aonde estava o espírito santo né você podia vamos lá
ô ô Francisco todo respeito mas o senhor não tá vendo a própria contradição que o senhor tá se colocando Por quê o senhor mesmo começou a fala e não tinha sido essa minha pergunta a minha pergunta tinha sido ah como o senhor explica esse lapso de 2000 anos em que todo mundo fundamentou a ideia da pessoalidade foi essa minha pergunta antes do bloco mas o senhor começou falando que a O que define a pessoalidade é aquilo que nós chamamos de atributo Senhor usou Inclusive a onisciência onipresença o amor e outras coisas mais nesse sentido o
senhor tá dando um salto agora argumentativo para dizer que o espírito santo não aparece porque o senhor tá fazendo a menção à pessoalidade e à materialidade é espírito Nós estamos discutindo a pessoalidade do Espírito através dos atributos que lhe são de divinos pessoais distintos Então existe uma contradição no seu próprio argumento tá esse é o primeiro ponto segundo a gente precisa entender o senhor citou um texto aí né relação a a ao Espírito como sendo um ser pessoal vamos pegar atos de novo atos 13 do 1 ao 3 palavra vai dizer que servindo eles ao
Senhor E jejuando disse o Espírito Santo é o espírito que falou não é uma pessoa que fala pela intermediação do Espírito duas perguntas como é que o espírito fala se ele não é pessoa segundo por que que o texto não poderia ter dito e servindo ao senhor disse disse quem o senhor Mas quem disse foi o espírito de extinção de duas pessoas vamos lá então você vê que eu fiz a pergunta pro naruzo Porque que o Espírito Santo então apareceu lá em em Atos 8 756 se ele é unipresente por que que ele não apareceu
era muito bem ele tava lado só apareceu Jeová e Jesus Cristo eu vou dar minha explicação porque que ele não apareceu depois a gente vai aqui emem Atos Capítulo 13 que você citou Vamos lá por que que ele não apareceu porque ele é uma força que está em Deus ele não poderia ser visto gente não poderia não tem como porque tá no próprio Deus ele emana do próprio Deus como eu li o Salmo e 17 fala que o sopro de Deus sopro ele vai negar que o sopro não é uma pessoa porque essa essa palavra
ela pode ser trazida pro sopro mas não quer dizer que espírito é uma pessoa é tanto que essas bíblias traduz por sopro sopro não é um ser então Eh esteo fitou os olhos no céu recebeu o Espírito Santo mas não foi visto o espírito santo como poderia vamos aqui hipoteticamente falar o espírito tá lá no céu também à esquerda o a direita e dá o próprio poder dele A a estev mas ele não fez isso você entendeu então não tem como então a Bia contar hisória por agora por que que ele não foi visto porque
é uma força que está em Deus veio de Deus essa força não poderia de maneira assim são quatro passagens como negar essas quatro passagens agora vamos uma questão de Atos aqui ainda bem que tem um contexto fil narus vamos lá vamos lá quando a gente ler o contexto aqui do capítulo 13 diz o seguinte ó havia Antioquia na igreja local profetas e doutores Barnabé Simão cognato niger Lúcio de sir e ainda mana mana Isso Companheiro de infância de tcas Herodes e Saulo então havia o quê havia profetas né Prof aí o texto diz e disse
o espírito santo quando a gente volta um pouquinho o texto que a gente está no outra passagem Olha o outro profeta aqui um deles é Você pode ler atos 11 27 e 28 diz o seguinte naqueles dias alguns profetas er os profetas né desceram de Jerusalém e apresentou os um deles cham de ágabo ao qual começou a anunciar por meio do Espírito então quando diz que o espírito santo diz logicamente que era através dos Profetas gente ele não ele não teve uma voz audível do céu como no caso lá do Pai olha esse é meu
filho amado que tenho aprovado Não foi isso que aconteceu Ele disse através dos Profetas ele entender que era o espírito santo que tinha induzido ele falar alguma coisa e seguir é isso através do Espírito não aqui diz por meio vamos usar a palavra por meio né por meio então e o que que é por meio por meio de alguém sim por por meio a não não não a força induziu Ele a falar é diferente então vamos lá se não é uma pessoa qual é a necessidade de batizar-se em nome do pai e cai do filho
e cai do Espírito Santo primeira pergunta segundo Se o Espírito Santo é uma força como é que o senhor me explica a ideia da blasfêmia contra o espírito santo porque o texto vai dizer que se qualquer outra coisa for feita a perdão mas para blasfemia contra o espírito santo isto não será Perdoado Posso então vamos lá então ah se ali o Espírito Santo é uma pessoa por fato de blasfemar contra ele contradiz totalmente a doutrina da trindade por se ele fosse uma pessoa ali ele seria maior que o pai e o filho porque pecar contra
o pai é perdoado pecar contra o filho é perdoado mas pecar contra o espírito santo não é perdoado então se ele é um uma pessoa ele estaria sendo maior do que os dois daidade não apoia tal ideia e e o contexto ali diz porque as pessoas atribuíam né a a a algo os fariseus no caso que era dos demônios entendeu isso era um pecado contra Só isso tá dizendo então se você tá dizendo e Que pecado é esse sim calma o pecado cont espírito santo é foi o que eles cometeram atrib blasfemar contra alguém que
não é pessoal que que é blasfem mas o fato de não ter perdão na Lu tá pondo ele acima do pai e do filho vamos lá essa discuss Ok essa discussão é uma outra se coloca quem é mais quem é menos mas vamos lá é possível você mentir ou blasfemar para uma energia não uma fora então que que é blasfema com o Espírito Santo para você sim no naquele caso foi foi a mentira não sei se eles atribuíram uma obra que era do Espírito Santo a Satanás o diabo Beleza mas se ele fosse uma pessoa
ele tava pondo ele acima do pai e do filho ó a Bíblia ela mas se ele não é uma pessoa como que você blasfema para uma contra uma força se não não se pode blasfemar de maneira como eu fse eu concordo com você então mas mas é possível blar contra o espírito então então pera aí então vamos lá posso responder então então posso responder responder mas deixa eu fazer a pergunta então para você responder entendi sua pergunta você não entendeu Acho que entendi não você acha que você entendeu se é o Espírito Santo é uma
força e não é possível blasfemar contra uma força a pergunta é como é que a pessoa blasfema contra o espírito santo então aí eu vou responder Então você admite que no caso você tá defendendo o naruzo aí formulou a pergunta para ele você admite então que se blasfemar ele aí contra o pai e contra o filho espírito santo não tem perdão ali não não contra o pai e o filho Oil tem perdão e quanto o espírito santo não tem então ele é maior você admite isso aí também a gente pode marcar um debate para discutir
isso mas a pergunta é como é que uma uma blasfema contra uma força de Deus segundo a concepção dos TJ é mais horrível ou ripilante aos olhos de Deus do que a ao próprio Deus é é a Bíblia que tá dizendo não é a sua interpretação que tá dizendo isso então mas você também dá a sua interpretação Por que que a minha tá errada eu tô pedindo para você eu expliquei se você você admite então que ele é maior do que o pai e o filho de forma alguma então pron pergunta é a pergunta base
é é possível mentir ou blasfemar contra uma força uma energia Francisco não porque quando a Bíblia a Bíblia eu já usei vários exemplos de personificação aqui certo apenas tá personificando o Espírito Santo em várias passagens então eu não posso ficar personificando espito Santo quer dizer que er uma pessoa né personificar é diferente não personificar transformar em pessoa que que é personificar é dar características pessoais iso é comum na Bíblia aqui vou ler várias passagens que isso é comum na Bíblia e os outros textos como é que faz nós vamos negar todos os outros textos aqui
que eu já citei estão todos errados contra um só aqui ó vamos lá a Bíblia fala que romanos 1:15 que João São testemunhas fala que Mique 62 diz que os montes falam que os céus declaram não nem por isso são pessoas is personificação trata algo como se fosse alguém isso é comum na bíblia agora todos esses textos César que eu já citei todos esses então nenhum Vale alguma coisa O último que eu citei aqui que não foi visto o espírito santo que é a onipresença então vocês isolam todos esses textos e se apegaram só nesse
aí que aparentemente dá a entender isso entendeu o ô ô Francisco eu sei o quanto isso é caro pra doutrina de vocês mas se eu te devolver essa pergunta que é coerente a gente tem mais indícios de pessoalidade do que de impessoalidade a pergunta que eu lhe devolvo é a seguinte Por que que vocês não conseguem ver isso por causa desses textos por conta de textos que vocês inferem com base em um versículo lá do Capítulo um que ah com todo respeito e tapam a vista de vocês o texto fala quer ver um outro texto
aqui atos 16 e percorrendo a região frijo Gálata tendo sido impedidos pelo Espírito só trouxe esse texto porque o Senhor me trouxe essa pergunta na no no debate passado e não deu tempo de responder sabe qual é a palavra que impedidos calentes que significa prevenidos o espírito os preveniu pergunto qual é a concepção do senso comum Vamos trabalhar com senso comum de alguém prevenir o outro sim mas quer dizer então que uma força não pode fazer com que as pessoas se previnam é algo absurdo Lógico que pode assim como uma pessoa pode uma força também
pode o senhor percebe como que é tão forte esta crença que impede de deixar que o texto fale o texto está falando de um ser que os previne Talvez uma inferência também inclusive linguisticamente por que que eu digo que eu talvez porque grandes comentadores da Bíblia vão dizer por exemplo como kistemaker e tantos outros vão dizer que aqui o espírito santo os preveniu de forma linguística sendo uma pessoa então ah eu eu vou falar aqui com todo respeito eu rogo a Deus que ah o espírito a pessoa do Espírito te convença desse erro porque nós
estamos trabalhando aqui de uma pessoa que também é Deus não é inferior tão pouco superior mas mas que merece a nossa reverência porque está aqui para nos consolar e nos convencer do pecado da Justiça do juízo e continuou é eu vou ter por conta do horário que agora tem o horário político né na rádio Então a gente tem que terminar um pouquinho antes então vou colocar vinheta de consideração final e cada um de vocês vai ter 1 minuto e meio para sua conclusão por favor Rafa considerações finais debates Frisco suas considerações finais 1 minuto e
meio é que como Hoje o tempo é curto né então eu vou terminar aqui com Mateus Capítulo 4 Versículo 10 diz o seguinte ó e ao Senhor teu Deus adorarás e só só ele prestará culto né então Se o Espírito Santo é uma pessoa seria um uma boa oportunidade né Para Jesus falar não só a eles porque ele tava impedido porque ele tava como humano né suponhamos isso né mas só a eles prestarão culto então o espírito santo não é cultuado mostra na Bíblia onde diz que o Espírito Santo é cultuado latreia aí eu aceito
que ele seja uma pessoa você pode mostrar isso para mim você não permo por que o papel do Espírito Santo é apontar para a obra de Cristo Jesus virá aquele que vos ensinará e vos lembrará de tudo aquilo que eu vos Tenho dito a Bíblia não se contradiz ele aponta que a luz tem que estar apontada sabe para quem Para Jesus Cristo que é o filho de Deus e o próprio Deus o espírito santo não faz dele ah alguém inferior porque não chama a luz ou a referência para si mesmo porque do contrário Jesus Ele
veio para servir servir a quem servir a Deus a Deus mas em busca Nossa tanto que ele ele ajoelhou-se diante dos seus discípulos lavou os pés para dizer o quê se eu sendo mestre faço isso lavando o pé de pessoas isso faz dele inferior aos às pessoas sim mas se alguém se os três são cul e se a adoração é algo mais Sublime na Bíblia né só o pai é cultuado fica difícil do Espírito Santo ser uma pessoa né isso as pessoas concluem isso aí as pessoas nem sabiam disso ó prestar culto só é dado
a Jeová Deus ou yavé como queira falar não é dado a Jesus nem o espírito santo isso anula totalmente a pessoalidade deles quer dizer é um Deus mas não é adorado fica difícil né n tanto que as pessoas concluem só a partir de 1950 isso é muito triste é a Bíblia que tá dizendo aqui ó porque como eu disse né O senhor não não me respondeu não teve tempo mas como eu disse né 2000 anos de história e Então só agora em 1 a partir de 1950 levanta um grupo de pessoas que diz que o
espiso é uma pessoa vamos voltar aqui para mim finalizar minha fala só para dar uma citação aqui Irineu de Leon segundo século assim Como de fato nós temos ensinado tá na sucessão ali que existem três hipóstases três pessoas de um só e mesmo princípio ou substância Deus pai Deus filho e deus Espírito Santo então perceba que esse sempre foi entendimento da igreja e só é entendimento da igreja porque a pessoa do Espírito Santo providencialmente iluminou esses corações para assim defender bom eu quero agradecer e tanto ao Tiago quanto ao Francisco obrigado quem quiser entrar em
contato com você você tem alguma rede social não é pela rádio aí o pessoal sempre entra pede o contato da da da da pela através da Rádio chega até você chega tá chegando tem chegado S Então tá bom E thago quem quiser te conhecer um pouco mais você tem rede social sim é rev Thiago Naru rev seu Thiago é com th th e o da igreja é IP do Alto da Lapa então tem IP do Alto da Lapa e o rev Thiago com th Naru tudo junto rev Tiago Naru e IP do Alto da Lapa
eh a igreja que ele serve Deus abençoe tanto Tiago quanto o Francisco Obrigado também eh Rafael e a produção aqui do programa eu fico por aqui às 2as da tarde eu volto com o bom e velho crescendo na fé os próximos minutos aí para quem tá pela rádio é o horário político obrigatório e a gente volta às 2as da tarde com o bom e velho crescendo na fé tudo isso muito mais a gente faz dentro do reino se for da vontade dele é você ouviu debates na Musical FM dentro de alguns minutos este programa estará
disponível no seu aplicativo de Podcast basta digitar debates Musical FM e ouvir a qualquer momento quantas vezes quiser disponível para Spotify geer e outros tocadores da Apple e Android Musical FM music