e era começo de 1972 quando o Japão descobrir que o sargento chouriço e ocorre havia ficado 28 anos Conde de uma caverna após um conflito com as forças armadas norte-americanas e preparando por contratar aqui sem saber que a Segunda Guerra tinha acabado 28 anos Vivendo em um buraco Cavado por ele mesmo se recusando a se entregar e ocorre achava constrangedor ter voltado com vida por um lado uma figura completamente anacrônica frente ao Japão agora impossibilitado Sicredi possui Forças Armadas nacionais exército Marinha aeronáutica segundo o artigo 9º da Constituição em vigor desde o final da segunda
guerra onde era obrigado a renunciar para sempre o uso da Guerra como direito soberano da Nação ou ameaça e o uso da força como mês resolver disputas internacionais por outro exemplo máximo do que era honra EA perseverança de um verdadeiro herói de guerra japonês o engraçado ou não foi que os meus Estados Unidos que impuseram a ordem ao antigo inimigo atrás era quem agora se uniam à direita do país Na tentativa de revogar o artigo a guerra percebendo Japão como um ponto militar importante para os conflitos na Ásia ao mesmo tempo o afrouxamento do imperialismo
no após-guerra ainda que o país mantivesse o Imperador possibilitou que movimentos sindicalistas estudantes podia ser no Japão na década de 70 muito já tinha isso protestado contra o Tratado de segurança multa entre os Estados Unidos eo Japão Leite Maria Os Estados Unidos é interferir na segurança doméstica do país contra os Absurdos da Guerra do Vietnã e as bases que ostentais ainda não tinham em terras japonesas nos quadrinhos no final dos anos 50 é cunhado o termo que que dá um dos primeiros senão o primeiro movimento na história dos quadrinhos a ser pensado exclusivamente para falar
com leitores adultos seus temas mais naturalistas com o olhar voltado para questões sociais como a intenção ativa de impactar realidade do leitor ficará cada vez mais populares e os estudantes li o mangá ashita no Joe e do final dos anos 60 era símbolo do grupo de guerrilha Urbana célula do exército vermelho no Japão vários mangás importantes colaboraram com o movimento sindical reconhece no Brasil recentemente a gente teve publicar o gás que fazem parte dessa tradição dos kit gás desde o preço da desonra escrito Originalmente em 71 sobre um samurai tomador de promissórias tipo dívidas que
os guerreiros deixavam quando ofereciam valores exorbitantes para não ter a cabeça arrancar em batalha o protagonista da história que ia lá cobrar tirou gyrata o autor da história dizia vida e dinheiro são dois elementos correlacionados fortemente presentes mesmo nos tempos atuais pois se houvesse dinheiro suficiente circulando para todos para ninguém restaria apenas o caminho do sofrimento de adoecer o corpo EA alma do suicídio mostrando como localizar os mangás na era Meiji tempo dos Samurais era mais do que uma proposta estética de subversão pela nudez e violência mas também uma maneira de potencializar temas que eram
urgentes da sua época até quadrinhos de guerra como marcha para morte escrito dois anos depois história semi-autobiográfico que o autor descreve como noventa porcento a verdade sobre um grupo de soldados ordenados a cometerem uma morte honrada um ataque suicida no qual fugir teria como pena execução O que é vento e como é que tivesse de ser protegido a custo de tanto sacrifício teria perguntado o comandante de um batalhão vizinho indiferença e distanciamento que chegaram ISO que o autor do Mangá incorpora em boa parte da sua obra como denúncia da banalidade da violência e da utilidade
da postura militarista japonesa mas não são mangás voltados para o público adulto essas transformações vem acontecendo entre esses dois que eu falei em 72 mesmo ano em que ocorre viria a ser descoberta essa caverna deve homem começava a ser publicado com um demônio da Encruzilhada onde se encontravam a tradição dos homens como aqueles que o tezuka fazia seus personagens arredondadas e caricatos e a tradição dos Liquigás temas sérios em contextos naturalistas herança dessas discussões sociais levam era sobre Akira um jovem de coração puro que por esse motivo consegue ser possuído por um demônio enquanto mantém
seu coração humano exceto momento corpo dos demônios é descrito como equivalente aos humanos com suas armas apenas com milhares de anos a mais para se desenvolver para vencê-los precisaria assumir esse poder alguém com forte senso de certo ou errado um cor o suficiente para resistir aos impulsos e desejos dos demônios os obter será muito forte troca a responsabilidade por possui tal poder Demoníaco pela responsabilidade de se lidar com um exército e tecnologia e isso num país com uma forte tradição militarista e um trauma recente relacionada as duas bombas atômicas país que voltava a olhar para
suas raízes imperialistas tentava resgatar uma ideia de avanço social como o crescimento tecnológico e eventualmente bélico intervencionista o retrato humanizante konagai faz os Monstros o inimigo em comparação com a monstruosidade que uma olhadinha do ser humano será capaz é como se quisesse expor o quanto as suas ideias de neutralidade e as barreiras entre certo e errado são frágeis teve uma em convido o leitor a encarar uma história sobre ele sobre qualquer leitor que chega ali mas principalmente sobre o Japão da sua época assim como ishinomori contemporâneo do nagai Faria do seu protagonista Kamen Rider um
indivíduo transformado em arma por uma organização que buscava a construção de uma raça perfeita EA dominação Mundial uma grande caminhada está chegando no Brasil também mas não só no shonen que não começamos a luzinha alguns dos autores mais influentes da indústria no mesmo ano em que começou a jogar em 72 ryoko ikeda estrearia Rosa de Versalhes também publicado aqui no Brasil dito como primeiro show de histórico do Japão esse sobre a Revolução Francesa Começando na juventude da Maria Antonieta seus hábitos e costumes e paixões sentimentos muito mais parecido com que já se produzia na época
dentro da demografia é quando a altura percebe a personagem da Oscar herdeira da Guarda real e criada como soldados sem nunca negar o fato de ser mulher por ela percebe Oscar como o coração da história que aí quinta começa a se tornar pedra importantíssimo na construção do Imaginário japonesa seja nas décadas de 1960/1970 as garotas retratados os mangás eram bonitas não tinham grandes ambições e apenas viver o seu cotidiano elas atrás viviam para românticas e suas vidas escolares vendo assim Oscar surgiu bem no momento de transição da mudança no estereótipo das heroínas ela fez parte
da história cumpriu compaixão seus deveres arriscando a vida pessoas reais ela não apenas se deixou ser amada por um homem como também retribuir o sabor se hoje o pé a história de ação não é exclusiva personagens masculinos talvez devo um pouco ao açúcar lá atrás eu acho interessantíssimo como ao mesmo tempo em que elas querem vai aos poucos reivindicando protagonismo dela na história ao ponto de hoje em dia se o grande rico religiosa de Versalhes mês que devido a história com a Maria Antonieta isso acontece lata ao lado com o processo de tomada de consciência
que o personagem vai passando se envergonhando por não fazer ideia do que aqueles que não faziam parte da realeza tinham e faziam para sobreviver pode ser até uma abordagem um pouco ingênua da Revolução Francesa mais nada disso ofusca a potência da Oscar enquanto o personagem de militar defensor da aristocracia para se tornar um braço forte da revolução assim como entregue homem o final é trágico ainda devia ser muito cedo para aceitarem isso no início dos anos 70 diria e eu começo moto mas é precisamente por existir como continuidade dessa história Parte dessas transformações que o
país vinha passando no período informal e no Social que Rosa de Versalhes pode ser o que foi e fazer sucesso estrondoso que fez e ela shonen Jump revista que viria a publicar Dragon Ball cavalo o Naruto Eu nem penso no futuro que outro grande sucesso começa a publicado naquele mesmo ano diferente de deve um meio Rosa de Versalhes gen pés descalços não tinha nada de muito transgressões Nossa forma no traço ou na composição Mas entre esses é com certeza que mais directamente se posicionava contra as políticas do Estado japonês até pela própria transparência ninguém é
uma história sobre a bomba atômica mas essa lançada logo no primeiro volume e o que se segue na série que foi até a décima edição já completo Aqui no Brasil é a longa jornada de sobrevivência daqueles que não morreram no ataque na época em que na casal iniciou a publicação da série nem mesmo os japoneses sabem direito o que fora explosão da bomba atômica e quais eram suas consequências os leitores perguntavam se aquilo era verdade dizia eu não saber o com brutal tinha sido tudo aquilo esquecidos pela história 30 anos depois da Explosão Sobreviventes ainda
sofriam com os efeitos da radiação e receber um pouco ajuda do governo japonês Além disso eram vítimas de discriminação quem aponta o dedo sem hesitar para muitas as questões do Japão pós-guerra condeno os americanos pela lançamento da bomba sem dúvidas o abuso de poder que continuar exercendo no país depois disso mas encara principalmente a postura do próprio país durante o período como a população já vive em extrema pobreza com muito do que seria seu sustento voltada a financiar a guerra dizendo com todas as letras que os ricos e Poderosos nunca pagaram pelo que foram responsáveis
pior do que isso marginalizar os Sobreviventes foram condescendentes com os testes que os Estados Unidos faziam nos corpos de quem era a vítima radiação mesmo aqueles de Hiroshima que conseguiram se reerguer de alguma forma tiveram suas casas destruídas sob pretexto de construir uma cidade da Paz expulsando as famílias e seus lares para os personagens que encontra no caminho acabou se revelando eles também vítimas diretas ou indiretas os efeitos da bomba em todas as oportunidades uma gaia incentivar o ato de se manifestarem se rebelar Súplica Por Um Olhar vigilante sobre as políticas do país alertando do
perigo da volta daqueles mesmos costumes que levaram Japão até onde se encontram o autor keiji nakazawa foi outro importante nome para os mangá serem reconhecidos não só no Japão como No resto do mundo como obras que também podem ser sérias e adultas mesmo que tivesse quem não sabe uma revista para jovens ainda que vice nos jovens o futuro que se sim poderiam crescer Isso é uma geração que não permitiria que já pode acabar se entre a guerra por isso é dos grandes protagonistas da história em uma das cenas mais fortes do Mangá para mim a
mãe do bem da luz é uma criança em meio às Chamas da bomba Olhe bem à sua volta querida essa é uma guerra que matou seu pai e sua irmã e seus irmãos mais velhos quando você crescer não deixe que isso aconteça de novo uma mensagem para as próximas gerações e Apesar da grande aceitação entre os leitores da faixa etária mais jovem nem teve que ser cancelado por diferenças de opinião entre ele e os editores da revista a repressão sofrida pelos mangás coletados no Japão ainda é recente na nossa memória dizia-se que a liberdade de
expressão havia voltado após a guerra até para o mundo das publicações infantis porém ainda existem vestígios da antiga repressão prova disso é o mangá como esse de tamanho sucesso ter sido interrompido no meio do caminho na época se quer ver um plano de lançar a série versão encadernada juiz Chico diz que a censura não veio de forma direta como antigamente mas através de artimanhas ardilosas no fim o iniciar a voz de gay que cole redor do país e do resto do mundo mas não foi por falta de tentativa não sei que em algum. Se tornou
difícil definir a linha que separa o Bic gado os mangás em geral mas a leitura favorita dos jovens planetários por pouco não teve o mesmo destino das histórias de terror nos Estados Unidos a partir de 1937 o partido liberal-democrata cria um departamento especialmente encarregado de monitorar os mangás supostamente seria a influência dos Liquigás que estariam incentivando a rebeldia na juventude japonesa dizem os mangás não deveriam ter tanta violência e erotismo que eles deveriam se manter puro infantis sadios tal qual os mangá de osamu tezuka por exemplo o que eles não consideraram é que tezuka o
pai do Mangá moderno que definiu as tendências no pós-guerra mesmo em algumas dessas histórias mais infantis para ir Ava o pacifismo como grande mensagem Comunitária assim como na casal o próprio havia presenciado os terrores da segunda guerra por testemunhas dos bombardeios incendiários Americanos diz que por pouco mais sobreviveu que viu pedaço de seres humanos espalhados pelo chão então seus mangás estavam sendo usado em plena época da Guerra do Vietnã com um argumento a favor da censura os autores que tentavam denunciar os rumos que o país voltava a trilhar depois da tragédia que foi a Segunda
Guerra tezuka se levanta como das principais vozes contra a tentativa de acabar com a liberdade que Reinavam os mangás aí a começar essa publicado exatamente no dia seguinte a descoberta do sargento e o coe em 25 de janeiro de 1972 essa que talvez seja a obra máxima do dito Deus uma gás com certeza onde seus maiores manifestos políticos felizmente a obra foi publicada aqui no Brasil numa única edição gigantesca que vem acompanhada de um ótimo prefácio escrito pelo Rogério de Campos que tem nem vai perceber que serviu de inspiração para todos futuras esse vídeo alguns
textos foram retirados direto dele aí acompanha o que antes era uma poderosa família japonesa que se vê obrigada a encarar a própria decadência são influência diminuindo nas novas gerações seus hábitos e tradições deixando de fazer sentido na modernização do Japão pós-guerra acumulando O Segredo em cima de segredo e certo. Se mudam a morte de uma das herdeiras escondendo ela no porão de uma das casas da família há duas décadas obrigado a pagar Pelos Pecados deles nem as crianças em outros momentos símbolos de Esperança na obra de tezuka escapam da decadência moral dessa vez até começa
mais combativas questionadores mas em certos momentos da sua longa história um dos irmãos mais novos fala Veja só eu me tornei a lixeira do sangue por livre espontânea vontade e a lixeira só tem uma função receber em um disse não é feita para jogar violência assassinato no dizem sexta Adultério não só o traço do tezuka seria reconhecível uns momentos como altura entraria de cabeça em temas polêmicos e na abordagem naturalista que traria o que que gás se os mangás deveriam ser como os dele que batia dizendo que então poderiam ser como a água completamente atento
os movimentos trabalhistas estudantes ao centralização forçada que os Estados Unidos estava em todo o país chega retratado durante mangá Inclusive a caça aos comunistas entre o Japão a onda de demissões escolhidas a dedo daqueles que eram taxados como tal e as greves que se lhe correram depois disso tezuka decide chamar no mangá ou então o partido no poder o partido liberal-democrata que eu citei antes de se o cai nome do partido direitista da década de 40 que supostamente teria acabado na guerra mas era um herdeiros e Antigos integrantes desse partido que compõe o partido Liberal
tirar essa máscara que eles haviam sumido no pós-guerra era intenção do tezuka quando não aceitavam a um nome diferente para se referir a eles muito alinhada os processos civis contra essa generalizada presença no governo japonês de políticos que tinham sido parte do mesmo governo que levaram o país a Segunda Guerra muito se fala do osamu tezuka como o áudio em japonês e o estilo criador de fato era muito influenciado pela animação ocidental mas existem diferenças essenciais que quando o macarthismo invadiu Hollywood Disney foi correndo se oferecer como o dedo duro na Caça Os Comunistas tezuka
quando o movimento do sensor os quadrinhos ficou mais forte Saiu em defesa do que que dá falou publicamente diversas vezes contra a censura e pelo direito dos quadrinhos tratarem de todos os temas se hoje a indústria japonesa é tão maior e mais plural do que qualquer coisa que existe um acidente em parte por causa e pensa que está atores representavam lá atrás e assim como foram os ideais nacionalistas e militaristas que fizerem ocorre ficar 20 anos em uma caverna esperando o próximo ataque americano foram os costumes agora expostos ao próprio anacronismo dos Tang e fizeram
arco passar pelo mesmo no porão de uma das casas da família e ocorre no fim das contas virem a ser um pacifista apesar de transformado em símbolos nacionalismo médico japonês na mão do partido liberal-democrata o mesmo que os os mangás de tezuka como argumenta a favor da censura foi que ele fez levantar lutar contra a repressão daquilo que ele mesmo havia ajudado a construir lá atrás como se não bastasse 1917 cria a revista com na qual os jovens e veteranos Manacas pudessem fazer essas fermentações e tratar com Total Liberdade de todos os tipos de tema
o editorial é quase um Manifesto político dizem que essa era de ouro dos mangás Mas então por que tantos trabalhos excepcionais na podem ser publicados a verdade que muitos Manacas que matam de trabalhar são forçados a servidão as submissões e as quais as exigências do comercialismo com essa revista mostrarei o que é o a narrativa com é a revista dos camaradas que alguns mangás Henrique a gente aqui no acidente tem acesso a uma parte bem pequena do que é publicado no Japão para bater o martelo sobre qualquer coisa e eu também sei que ser Esses
dois foi só o ano que esses mangás começaram a ser publicados muitos deles foram até um ano seguinte mas tudo veio a curiosidade que despertou quando descobri que vários desse mangás influentes e lembrados até hoje começaram especificamente no mesmo ano esse vídeo surgiu muito dessa tendência que as editoras tem seguir ultimamente de trás alguns mangás importantes da década de 70 o Brasil possibilitando que a gente tem acesso a vários deles muito do que aparece no vídeo é baseado nos textos de apoio que acompanha na edição e por um milagre Praticamente tudo que eu falei no
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