PR.SILAS MALAFAIA NA GLOBO PROGRAMA NA MORAL(VID

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PASTOR DO ÔNIBUS
Pastor Silas Malafaia marcou presença no último programa 'Na Moral', da Rede Globo, exibido na noite...
Video Transcript:
evangélico Pastor Silas Malafaia o representante da principal Associação de ateus do Brasil Daniel Soto maior e pelas religiões afro brasileiras ivir Santos vamos começar o nosso debate quais são os riscos de usar argumentos religiosos no sistema jurídico dentro do sistema jurídico a vosso ver bom agora que entra o estado laico né Eh na história da humanidade os governos eh na imensa parte do dos nossos últimos milhares de anos no ocidente os governos se faltaram pela religião e nos banharam de sangue com isso sempre oprimindo os diferentes eh até que um belo dia chegou a Revolução
Francesa e disse vamos separar o estado da religião o estado não tem mais poder para interferir na religião e vice-versa é deixa eu deixa eu discordar aqui do colega sobre banho de sangue porque quem deu banho de sangue na humanidade foram aqueles que tinham ateísmo como base a revolução que aconteceu na Rússia que matou mais de 70 milhões de pessoas a revolução da China que matou mais de 50 milhões de pessoas o po lá agora na no Camboja naquela região esses camaradas tinham como doutrina a exclusão total da religião tanto a União Soviética como também
a China a exclusão Total o estado laicista ninguém derramou mais sangue do que aqueles que é aus da hisop isiso veio trazer uma de é nidão Brasil foi feita com aigreja igreja terrível condenável e que faz parte das mazelas da humanidade a igreja nunca colaborou com vida questão é a seguinte é que o o fracasso dos Estados bancados no no na sua base pelo ateísmo faliram e pediram PR a religião voltar sen o senhor tá correto o senhor tá correto quando se refere aos Estados ateus nós estamos falando do Estado Laico sua definição de estado
laico est o estado laico aquele que não tendo religião oficial defende e protege o dado religioso quer você religioso ou não o estado é largo para que haja tolerância religiosa tolerância religiosa no momento que você exige que a outro não tenha religião isso é é intolerância religiosa um país como uma tradição multi secular religiosa que nasceu com uma cruz com uma missa comos colégios hospitais orfanatos asilos universidades primeira forma religiosos tem uma tradição unida sabe que você sabe o que que eu vejo é o seguinte é um ateu pode dar opinião um humanista pode dar
opinião um anarquista pode dar uma opinião qualquer ideologia pode se manifestar e as religiões também mas não quando agora qual é o jogo quando alguém se manifesta que tem princípios religiosos é fundamentalista essa é a maneira do preconceito de alar de alijar de alijar process que então aqui não o nosso debate não é daqui o nosso debate é o que tá acontecendo no Brasil nosso debate é o que examente tá tentando levar esse debate da maneira mais democrática possível eu t eu entendo isso agora a verdade é assim o o estado é Laico mas o
povo não é laicista o povo tem religião e todos nós todos nós defendemos nossas ideologias baseadas em crenças e Valores que temos sejam elas filosóficas sejam elas de qualquer ideologia ou religiosa essa que é a questão o problema que o problema o complicador é que toda religião sequer se pretende ou quer chegar à verdade absoluta e a Democracia é relativista é que a gente lida com essa contradição no nosso caso não se tem uma religião que acolhe e não tem visão hegemônica de estado é Nossa vamos perseguido durante a escravidão vamos perseguido durante a república
momento da República do Brasil somos hoje perseguidos por grupos religiosos Esse é um dado estado laico para nós ele é fundamental estado ele não suprime religião de ninguém tem quear pelo bem comum de todos e digo mais uma coisa que ele não faz não tá fazendo proteger os mais fracos né quer dizer Esse é um papel do estado laico Vamos ouvir o que tem a dizer sobre isso uma sumidade do direito brasileiro Ministro Aires Brito o que faz do Brasil no estado laico é Laico aí é sinônimo de leig religi noo de que o estado
não po patrocin não pode faer nenhuma seita nenhuma confissão nenhum culto religioso embora assegure proteção aos crentes protege favorece o exercício da liturgia daquela preâmbulo diz que foi escrita sobre a proteção de Deus o Brasil é um estado laico graças a Deus ar graças a Deus E graças a todas as crenças todas as raças que faz o brasileiro Talvez o o povo mais crente do mundo né Tudo bem a disciplina é facultativa faz quem quer mas não se estabelece que religião será ensinada e Essa não é a única Inc que possível com religião em escolas
públicas vamos acompanhar agora o depoimento de Vieira estudante 18 anos passando para falar não rapaz sabe o que que é é que em todo segmento da Sociedade Amigo tem vagabundo Ladrão safado maluco doido em tudo que é lugar inclusive na igreja evangélica inclusive no meio dos ateus inclusive no meio dos católicos então é o seguinte Isso aí são os Absurdos Nós não somos aqui a favor de uma pessoa porque não tem fé ela tem que ser isolada da do convívio social isso isso é absurdo é intolerância mesma coisa assim ó um evangélico eu não sei
qual a igreja que esse cara aprendeu isso um evangélico se vê uma pessoa de um culto afro uma criança um colega da escola vai lá bota a mão na cabeça dele diz que ele tem capeta p p pá ela era professora de geografia o que mostra que muita gente faz concurso público para trabalhar no estado laico e coloa sua confissão de religiosa em primeiro lugar E aí como foi dito aqui aí a intolerância ela não é relig ela não tem a ver com a religião em si ela é uma atitude política de você perseguir e
você coibir é uma atitude de agressão para você disputar mercado isso tem que ser condenado por todos nós porque outra coisa É nos espaços públicos o funcionário público seja no judiciário da sentença baseada na sua religião seja na saúde não quer atender uma pessoa que tá com fio de conta porque tá com fio de conta ela não pode fazer isso agora chama atenção que o ministério público deve est mais atento a essas atitudes perfeitamente agora vamos a interpretação jurídica a letra fria a palavra quente do ministro ales Brito sobre a violência que a professora teria
cometido violência e comportamento antijurídico da professora o estado não é antirreligioso tanto que invoca o nome de Deus na nossa Constituição mas ele não pode ter uma religião enquanto confissão enquanto seito e não pode abrir o seu espaço público as suas salas de aula para essa ou aquela confissão religiosa a professora alegou que rezava o Pai Nosso havia 35 anos Bom 30 anos atrás 89% da população brasileira eram católicos hoje este número caiu para 64,6 Padre Jorjão o que que aconteceu com os católicos parece que muita gente dizer católica pelo bge hoje tem outras religiões
então melhor que seam bons cristãos do que ma católicos Né verdade por exemplo no cens as religiões afro-brasileiras não chegam nem a 1% da população que não corresponde à realidade porque nós sabemos que quando você pega um um bandista né O que que ele diz ou ele é espírita ou ele é católico olha os números que a gente tem entre 1991 e hoje o número de brasileiros sem religião dobrou de 4 para 88% o número de evangélicos também dobrou Hoje os evangélicos são mais de 22% da população e as previsões apontam que antes de 2020
os evangélicos serão maioria no Brasil sua explicação para essa ascensão evangélica pastor deixa eu dizer eu não tô preocupado com a questão da gente ser maioria eu quero deixar isso aqui bem claro eh eu acredito que a igreja evangélica A gente tenta fazer com que as pessoas vivam e pratiquem a palavra de Deus porque uma das coisas mais fantásticas da Bíblia que é um livro de prática de vida e em qualquer Campo da vida no emocional no no espiritual então nós tentamos fazer com que as pessoas vivam a Bíblia no seu dia a dia não
apenas em Du horas de culto ou de liturgia Daniel Sant maior a sua Interpretação ateia para o crescimento do evangel bom os protestantes não são novidade no país O que foi novidade nos últimos 20 anos foi o surgimento e o crescimento da Teologia da prosperidade você pega um sujeito que não tem nada e promete para ele que ele vai ser rico que ele vai ter um novo emprego ele não tem não tem nada essa é a melhor Aposta que ele tem ele entra nisso e de cabeça e e isso que a gente vê nas ruas
né as pessoas com esperança de um mundo melhor e quando você vê os evangélicos vendendo não tem outra palavra a sua fé é esse é o Esse é o carro do chefe é Venha conosco seja feliz seja rico ten um novo carro ten um novo emprego Eu desconfio que o pastor Silas não concorda com você é amigo você alguma coisa me você sabe que o preconceito é uma coisa interessante é muito interessante o preconceito Porque as pessoas não conhecem a vida das pessoas que estão na igreja e ficam dando piruá e palpite falando Arne como
Acabei de ouvir aqui que o evangelho tá vendendo alguma coisa então quer dizer que todo evangélico é rico então todo evangélico tem que ser rico porque se a gente vendeu riqueza e já tem 30 40 anos a Igreja Evangélica vendendo a riqueza então um bando de otários que continuam lá conversa rapaz o evangelho muda a vida da pessoa para melhor prosperidade na Bíblia não tem a ver com grana não tem a ver com bem-estar tem a ver com felicidade o camarada pode ganhar R 1.000 Bial e o do lado ganhar 10 e ele com viver
melhor ele tá um pouco enganado ele tá ele os protestantes não acham feio prosperar materialmente mas não isso aqui que o evangélico vende evangélico nós não vendemos que venda isso é é uma tentativa de preconceito estamos vendendo nada nós estamos pregando um evangelho transformador a Bíblia diz que o Evangelho é o poder de Deus para transformar a pessoa para uma vida pastores Certeza então o que que você pode falar da vida de pastor eu botei meu imposto de renda na tela da você põe o teu você põe Então combina aí chama a Globo eu ponho
o meu imposto de renda Tudo bem então como é que é essa história quer ensinou aqui quer ensinar e o preconceito é tão grande estamos de volta bateia hoje tá tão animada quanto os debatedores é uma delícia de estado laico Brasil na nota de dinheiro tá escrito Deus seja louvado aliás Pois é e e os símbolos religiosos qual é o lugar deles no estado laico o vereador Carlos Roberto Lopes Muito obrigado pela sua presença Vereador Dá licença o vereador Carlos Roberto era presidente da câmara municipal da cidade de João Monlevade em Minas Gerais E aí
o senhor fez o quê exigiu a retirada do crucifixo foi feita a retirada conforme a constituição o senhor evangélico O senhor pediu para tirar o crucifixo por causa da sua conção Regal moment uma sobre a questão de confecção religiosa Foi simplesmente para cumprir o que está na lei a nossa Constituição no artigo 5º como também no artigo 19 ele fala da imparcialidade do próprio Estado então eu poderia ter já já o senhor vai me contar as consequências eh da sua ação pastor Silos é correto expor crucifixos em espaços públicos é deixa eu dizer uma coisa
para você lógico se o estado é Laico não mas existe um outro dado Olha eu sou evangélico eu sou pastor OK não temos nenhum símbolo visível a igreja evangélica mas eu entendo também uma outra coisa existe uma questão Cultural de um povo mesmo eu não acreditando no crucifixo porque sou evangélico mesmo eu não aceitando aquilo porque sou evangélico mas entendo que tem uma questão cultural no nosso país no nosso Brasil entendo isso eu eu vejo assim uma questão cultural mas também entendo que se alguém que Preside uma instituição e ele se sentir incomodado ele também
a cara do V aqui eu do Sant porque são tribunais hospitais Câmara Senado sbo é aceitável que não é aceitável Esse é um dado que tem que observar eu chamo atenção para uma lei federal que não é lei religiosa que ela fala a lei 10639 que obriga o Ensino Fundamental e Médio a hisória da afg Bras aigos naol um exempo Quando você vai botarão aí que tá o papel do estado laico né você não tem que contemplar ninguém vamos vamos ouvir a opinião do ateu depois eu quero continuar a história do Carlos Rober concordo em
gên número igual com Ivanir aí vem a questão da Igualdade né se há um símbolo lá é porque esse é melhor do que os outros não somos todos iguais a mesma coisa no dinheiro né então o que é importante é notar que o o fato de ser um dado cultural não faz com que ele seja lícito também um dado cultural o preconceito racial a corrupção são coisas terrivelmente brasileiras ão na nossa cultura não quer dizer que a escravidão que você esou era quatro séculos em cinco de Brasil eram escravidão continuar com a história do do
Carlos Roberto aí foi retirado mas o senhor durante o processo sofreu algum tipo de ameaça fui ameaçado várias vezes inclusive eles reuni a reunião da câmara era 17 horas reunia 16 horas na própria Igreja Católica juntamente com os padres e ia em Multidões para a câmara com eu nunca vi tanto crucifixo na minha vida aqu eles levaram tá sentindo um vampiro vampiro e fui lá entendeu eu tive realmente momento muito difícil na minha vida porque eles queriam atend no fim das no fim das contas o crucifixo ficou lá ele ficou porque teve eliminar o juiz
deu eliminar e voltou e e já estava já chegando no final do meu mandato quando tive o O Retorno né dos embargadores dando que realmente ali não é lugar para o CRF e ali se for realmente para ter o vistos você pensa bem dentro da câmara ou dentro de alguma se todos chegassem comessar coloc aquilo ia ficar bonito ia ficar bem decorado no caso do Brasil Muito obrigado Vereador eu acho que poem aplaudir Vereador pelo Espírito democrático de propor a retirada do crucifixo e também pelo Espírito democrático de aceitar que crucifico tinha seu lugar o
argumento jurídico do Estado Laico determinou que a retirada do crucifixo implicaria dano ao patrimônio histórico cultural isso quer dizer que pela tradição os crucifixos se justificam nós temos uma tradição lei cons ordinária em que o crucifixo continua eh faz parte do eh em todos os tribunais meso porque é um dado cultural Cristo foi um inocente levado injustamente à morte todo juiz quando vê aquele aquela imagem do Cristo deveria se lembrar para que um dia não repetisse aquilo que foi feito com ele Se continuar assim o símbolos religiosos daqui a pouco vão dinamitar o Cristo dentor
porque a simb religiosa é sim nosso país e ao mesmo tempo você vê a própria justiça como tem símbolo uma deusa grega temes at temes que segur tem tem os olhos vendados uma balança que o símbolo religioso caldeu e ninguém até hoje gostei gostei dessa colocação Vamos ouvir o ministro ales breto Porque tem uma argumentação bonita para argumentação doad a pró tem em espaços públicos do estado la é preciso ver Jesus como um humanista ele foi na história da humanidade certamente o mais autêntico dos seres humanos Jesus encurtou a mais não poder a distância entre
o que pregava e o que fazia isso tem nome autenticidade então é esse homem autêntico que é reverenciado nos tribunais nas repartições públicas e não o fundador das igrejas cristãs alindo Cruz para você Jesus ah Jesus é fonte de toda a energia de todas as coisas tanto é que como é que as lideranças religiosas ela possa orientar os seus seguidores a ter respeito exemplo eu não me preocupo com crescimento Evangélio me preocupo com uma outra coisa a minha preocupação é com pensamento político de alguns segmentos do evangelho que não são todos não podemos generalizar não
são todos que são intolerantes Da Lógica de intolerância e de desrespeito e como isso é projeto político não se escondem isso ou presidente da da comissão de direitos Human já disse isso claramente que uma religião que demoniza a minha um segmento religioso que demoniza a minha religião né de que nó do demônio vai por aí fora né se isso vira poder no Brasil eu sempre que todo mundo Primeiro vai para fugir um bando C depois vai os outros quando você não aceita a adversidade como um país como o nosso você não respeita a diversidade e
não respeita uma coisa fundamental que é que é divina e para qualquer religião que é o livre arbítrio se Deus lhe deu um dom divino até para você não Acreditar nele né eu tenho que ter clareza e compreensão como ser humano que mesmo se você não é criat tem que respeitar a sua posição a questão é quando eu a partir de de uma lógica absoluta acho que o caminho é o meu se você não segue o meu você tá fora então isso é uma semente na minha opinião do fascismo isso não é democrático então é
contra isso que nós lutamos o i politizou a nossa discussão dizer a gente tá falando de representação política de Confissões religiosas a bancada católica que é mais silenciosa bancada evangélica que faz mais barulho que não tem um bancada sem bancada somos ent deixa eu dizer uma coisa aqui nós evangélicos somos a favor de democracia de est democrático de direito nós somos a favor de expressão de religião e quem não tem religião e se tem algum intolerante eu vou bater na tecla isso não faz parte do pensamento da igreja evangélica porque nós somos originários da Igreja
Evangélica Americana a maior nação democrática do mundo e todo mundo sabe é histórico o país mais protestante do do planeta Então nós não somos a favor é o que eu digo eu não sou a favor de que tem que acabar com o culto do outro pro meu na camira pela liberdade religiosa o único segmento que não se faz representar já foi convidado né ramel a gente não convida você parci por consciência são cedores evangélicos porque os evangélicos em parte dos Evangélicos devido a demonização que faz da um bando educando blé não aceita caminhar do lado
da Umbanda do canom bré Então acho que a maior demonstração que nós podemos dar do combate à intolerância é junto pra rua mostrar que pro diálogo isso é importante porque quando você tá do lado do outro que nós estamos aqui most eu respeito Car exemplo nós o al falou ali nós temos nenhum problema de entrar na igreja assistir missa de entrar é companheira evangélica de entrar na igreja evangélic ouv né a pregação agora nem todos os sacerdotes tentam matc i o senhor tá formalizando o convite pro pastor c da caminhada pela liberdade religiosa Isso é
uma sinal um símbolo que você dá pros outros de que você de fato respeita pastor deixa deixa eu dizer uma coisa eh você não precisa muita às vezes fazer uma caminhada com outro para dizer que tolera o outro que aceita o outro porque a caminhada também tem viés de interesses políticos de ones e de organizações então nós evangélicos somos a favor é isso aqui Estado L número um não queremos privilégio nem para nós nem para ninguém não queremos que se massacre nenhuma religião por menor que seja então isso aqui são pontos nossos que nós não
negociamos isso é ponto da igreja evangélica andar com o outro não significa que você está de acordo com o pensamento dele porque lamento dizer que a sociedade lamento dizer que a sociedade é muito hipócrita e quer dar uma amostra de alguma coisa para os outros certo de seus princípios e Valores que tem que interessa esse jogo visual então nós evangélicos todo mundo sabe nós somos a favor disso aí liberdade para todos não queremos ninguém olha só a coisa quer dizer que um evangélico vai invadir um centro espírita para quebrar mete na cadeia meu amigo se
um evangélico se o evangélico fizer isso é o que nós somos a favor disso pois momentinho nós somos a favor um Evangélio que invadiu um cro de macumba mete ele na cadeia desrespeitou a religião do outro seja evangélica seja Espírita seja católica isso aí nós não abrimos mão desse negócio já teja qualquer um Olha só pastor Olha só quando Nelson Mandela antes de assumir o governo lembram disso tomou um café com seu carcereiro Você lembra a mensagem que ele quis mandar tô dizendo é se um pastor importante como o senhor vai na caminhada né do
lado do religiosos a lição que você tá mandando pra Juventude para criança na escola para não discriminar é muito é simbólico se o senhor for com um grupo de Pastores na caminhada e dizer assim eu não quero que te crimine esse povo eu estou aqui significando isso assim como o Cristo fez várias suas passagem de aceitar o diferente a mensagem disso pra sociedade pra professora que discrimina pro menino que quer bater no outro porque é de outra religião é forte dizendo o seguinte justamente simbólica porque a sociedade querendo e a religião ela tem a ver
com o simbolismo a intolerância não acaba só com retórica política ela vai acabar com ações concretas de sinceridade na rua eu queria dizer a absoluta certeza que ninguém ensina a criança se existe uma religião que ensina a criança a jovens chama-se os evangélicos nós temos uma coisa chamada escola dominical lá a gente ensina a respeitar os contrários lá nós ensinamos isso então nós temos ensino de dar de pau com todo respeito sobre isso agora a falta de participação de pastor não é por nossa culpa não é que nós não somos convidados por muito tempo também
nós fomos discriminados e não chamavam a gente para um debate ou para uma conversa e olha aí o debate acon isso agora foi feito foi feito eu e na hora que o convite foi feito eu tô aqui e venho para tantos quantos forem obg tiver uma caminhada que não houver nenhum interesse político aí eu participo sem nenhum problema o interesse político tá presente em todas as eu sei que eu tô falando aqui eu sei o que que eu tô falando aqui muito obrigado a todos agora a minha palavrinha final para viver em sociedade é preciso
não apenas tolerar as diferenças como também estimular a manifestação de ideias diferentes a democracia é uma ideia sempre em obras sempre em construção talvez exista uma condição radical a democracia só pode aceitar Democratas isso implica reconhecer e aceitar o pluralismo moral alma moral a moral pública que todos são competidos e a moralidades particulares religiosas ou não que podem e devem ser vividas
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