e aí olá seja bem-vindo ao canal da faculdade evangélica de são paulo está começando o programa no ar com a faesp queremos louvar a deus por mais uma oportunidade programa de hoje está imperdível estamos com mais um tema para ser trabalhado com os nossos convidados de hoje eu quero louvar a deus pela vida do professor rodrigo urccino professor rodrigo sino a paz do senhor seja bem-vindo a paz professor wilson prazer enorme estar aqui sempre esse programa que tem sido muito edificante e onde nós temos aprendido muito com os nossos convidados especiais né e hoje com
certeza não vai ser diferente estamos recebendo alguém que têm muito para nos ensinar e com certeza vai ser um programa muito abençoado exatamente o professor rodrigo por isso já se inscreva no nosso canal deixe aí também o seu like deixe os seus comentários suas opiniões e são muito importantes é que você participe da nossa programação nós estamos recebendo no programa de hoje o doutor carlos augusto vailatti ele é doutor pela usp também hebra stab brita e teólogo e vai trabalhar conosco o tema mitos sobre o arminianismo professor vailatti seja bem-vindo ao nosso programa a muito
obrigado pastor wilson duas boas vindas ao irmão ao querido pastor sino e a todos os telespectadores desse importante programa que é é promovida pela faesp muito obrigado pelo convite nós que agradecemos será uma oportunidade de nós conversamos um pouco sobre esse tema é o professor rodrigo mitos do arminianismo vamos começar falando sobre essa ideia do programa esse tema do programa o que seria na desmistificar essas questões envolvendo o arminianismo oi ok ah eu queria que em primeiro lugar professor wilson cine telespectadores ser importante nós trabalharmos brevemente o que é o arminianismo o nome é o
minimalismo em termos bem gerais ele é derivado do teólogo holandês já córneo que vive ali no contexto do século 16 e que acaba defendendo uma série de postulados ideias a dentre outras voltadas para soteriologia e foi a doutrina da salvação e que acabam depois recebendo o nome de arminianismo é claro que o amilenismo não envolve apenas os aspectos soteriológicos ser envolve outras questões acerca de deus do homem da liberdade humana da graça de deus sobretudo e assim por diante mas o arminianismo em linhas bens gerais firmam me permite e ele foi defendido a nos últimos
anos pelos nossos queridos irmãos a arminianos norte-americanos a os conceitos gerais do arminianismo em termos soteriológicos ele foi defendido por meio do acrónimo em inglês que é fets fatos onde o f ele vende freedom by grace to be isto é liberta o pela graça para crer uma vez que nós nascemos mortos em nossos delitos e pecados aquele conceito de depravação total dentro de uma perspectiva arminiana dependendo do viesse é o arminianismo clássico ou wesleyano derivado do de wesley então a ideia que a graça de deus nos habilita nos capacita nos ilumina e nos possibilita crer
em cristo especialmente por meio do evangelho a a ideia de crer em cristo por meio do evangelho envolve mais o arminianismo clássico e a ideia de que as pessoas ao nascerem e elas nascem depravadas e tudo mais a graça de deus que está difusa digamos em todo mundo por meio da obra expiatória de cristo ela irá habilitar aquele ser humano a crer em cristo fui by grace to believe o adiantamento for ou está inspiração para todos segundo arminianismo diferentemente do calvinismo jesus ali não morre não por um grupo específico e eu diria sortudo ou privilegiados
pelos efeitos dessa terra ele morre por toda a raça humana então essa perspectiva do arminianismo e com todo o respeito aos queridos irmãos calvinistas eu acho uma perspectiva muito mais claramente é identificada nas escrituras o cê defects em inglês vende conditional election isto a eleição condicional se o calvinismo a eleição para a salvação se dá incondicionalmente ou eu diria arbitrariamente para alguns indivíduos e no arminianismo ela se dá condicionado a fé prevista deus desde a eternidade passada ele prever os indivíduos que creram em cristo pela graça e que permanecerão crendo em cristo a por esta
mesma graça e portanto esses são salvos romanos capítulo 8 versículo 29 30 a primeira pedro capítulo 1 versículo 2 dentre outros textos podemos citar efésios capítulo 1 versículos 3 em diante até o 14 que se tão mais ou menos esses itens utdt e total de prova de provação total é um dos itens para não dizer o único em que há uma certa semelhança entre o arminianismo e calvinismo embora existam nuâncias mais distintas né ah mencionei isso agora no item f de frio stub livre e assim tendemos a do total de pra vida aprovação total ele
encontra fundamentos em romanos capítulo 3 versículo 10 anos oito efésios 2 versículos 1 a 3 a salmos em 1453 dentre tantos outros textos e por fim o sd secure it in class segurança em cristo isto é diferentemente da perspectiva calvinista a a ideia de que uma pessoa que é salva ela salva para sempre uma vez salvo salvo para sempre no arminianismo a pessoa está segura da sua salvação apenas a partir do momento em que pela graça ele continua crendo em cristo ele persevera com auxílio da graça crendo em cristo perseverando em cristo com auxílio concomitante
continuar graça ele não terá como se perder e me perdoem que eu já falei bastante não se resume o que é o organismo inclusive o professor tô aqui com um milhão de perguntas para poder fazer é tô tentando é vai ser difícil deixei pare de um programa de 10 horas aqui hoje né para aproveitar bem o professor vai lá é professor o seguinte existe bom né pelo menos na doxa né no senso comum de que existe a possibilidade vou tentar fazer duas perguntas em umas existe essa possibilidade seu acabou de citar os cinco pontos né
do arminianismo inclusive existe esse a gente poderia até dizer que o primeiro mito aqui de hoje né seguir o arminianismo ele vem como uma resposta é uma resposta né a questão da minha lismo é do calvinismo mas é que acontece as pessoas acham que a possibilidade de ser calvinista e arminiano ao mesmo tempo não calmine ano é um ar minocal essa possibilidade primeiro trabalho para gente e outra questão também é essa essa relação né gente viu os 5 pontas são totalmente diferentes dentro do calvinismo quanto do arminianismo reto é tão essa convergência aí a gente
precisa ver se é possível ou não e é outra questão essa essa possibilidade do do arminianismo ele se relacionar com o calvinismo é no que diz respeito a todos os pontos é até até questão do último né que suscitou aí claro flex né que não tá aí talvez em ordem cronológica em perfeito mas se o senhor puder trabalhar isso para a gente seria bem bem importante né ok deixa eu tentar ver por patos qualquer coisa se eu não responder bem eu não me lembrar do outro ponto irmão por gentileza me recordo tá é partindo da
primeira pergunta que é muito importante e que o senso comum acaba entendendo frequentemente a gente vê irmãos é uma crença uma convicção mais popular mais do senso comum com o irmão muito bem colocou a pessoas que pensem que um híbrido a entre as crenças calvinistas e arminianos sejam concomitante mente possíveis e se lybrido infelizmente como brevemente nós tentamos a esposa você que é muito muito rápido e de forma muito resumida não é possível então eu brinco dizendo o cargo de forma super respeitosa mas a pessoa que crê que ela pode ser acalme ano ela mas
nem o vinícius né a menina é uma pessoa confusa eu caminho ainda é teologicamente confuso então eu não conhece nem o que é uma menina mesmo e nem o calvinismo que você não entendeu o que ela disse né porque os cinco pontos do arminianismo e os cinco do calvinismo não querendo resumir o calvinismo apenas a estes cinco pontos e nem o arminianismo canal cinco o calvinismo arminianismo são muito mais do que isso enquanto os sistemas teológicos fique claro mas a divergência a maior entre os pontos ela se dá no campo da soteriologia ou no campo
da doutrina da salvação então é é impossível haver essa liga visto que se no calvinismo você tem uma eleição incondicional enorme nanismo ele condicional logo não liga e no calvinismo a graça irresistível no arminianismo era resistível não tem como combinar os dois elementos no calvinismo a a pessoa que essa alguma vez a salva para sempre ela não tem como perder a salvação de jeito nenhum no arminianismo a pessoa não perde a salvação ser com auxílio da graça sempre com auxílio da graça ela permanecer crendo em cristo em que pese momentos de altos e baixos na
sua vida espiritual todos nós e eventualmente estamos suscetíveis ao momento de maior fragilidade espiritual emocional ministerial e assim por diante o que não significa necessariamente pela da salvação né então é impossível esse híbrido em termos reais a própria questão da inspiração perfeita a expressão é esse é um dos pontos talvez mais importantes e eu diria que é o calcanhar de aquiles montes teólogos dizem isso né e sem medo de errar é verdade né não é à toa que existem muitos calvinistas de quatro formas porque eles não as a folha sempre millard erickson ele é um
calvinista de quatro pontos ele não aceita que jesus morreu apenas por um grupo de indivíduos nós morreu por todos então nós temos vários exemplos nesse sentido então caro os calvinistas creem que jesus morreu apenas por um grupo específico de indivíduos curiosamente depois na eternidade onde o juízo final deus ele cobrará de toda a humanidade por não ter crido nele inclusive aqueles porque ele não enviou jesus para morrer conhece o que é o remo do absorvência total total então pessoas são me perdoa por tá lá senão vai passar e não vai dar para para encaixar depois
professor isso algumas pessoas que diz o seguinte né vamos quando se fala de arminianismo e calvinismo até em seminários né algumas pessoas tentam se isentar você não sou neutro eu não sou nem calvinista nem a menina eu soube lista ou eu sou bíblico é o que se eu poderia dizer sobre isso é porque só acabou de apresentar aí né preferi bases do é sim foi tão ou se está atendendo não você tá perdendo então se eu poderia dizer sobre isso é importante nós temos em mente o seguinte que não existem apenas os sistemas teológicos conhecidos
como calvinismo e arminianismo nós temos também luteranismo nós temos um molinismo nome este derivado do jesuíta espanhol que vive ali no contexto também do século 16 luís de molina e que acaba defendendo uma perspectiva a com ligeiras nuanças quanto ao que diz respeito à salvação né mas a voltando essa questão caro calvinistas buscam ser bíblicos na sua defesa do calvinismo arminianismo a arminianos buscam ser o arminianismo buscar ser bíblico na sua defesa uso ter anos os modernistas e todos os demais grupos então claro ninguém dirá a minha fé não é bíblica né tá só a
fé do outro que o sol o outro que é herege só eu sou sim então tô a teologia buscam se pautar na bíblia então num certo sentido todas elas são bíblicas o que não quer dizer que todas sejam coerentemente bíblicas são bíblicas no sentido de serem derivadas das escrituras pelo menos os seus proponentes buscam fazer então o meu conselho para essa turma seria estuda em melhor o arminianismo vs calvinismo morenismo exato pastor conheça o melhor e tenta enxergar a conclusão ninguém é obrigado a chegar mas essa ideia de neutralidade ou suposta neutralidade a sair sem
são essa parcialidade ela não existe então eu aconselharia a estudar melhor mais detidamente hoje no caso do arminianismo nós temos uma literatura muito ampla é inclusive publicada pela própria cpad pela editora reflexão do as editoras que tem trabalhado muito sobre isso então hoje as pessoas não tem desculpas para dizerem que não conhecem sobre o assunto mergulho em nossos informe e aí saindo possível o melhor e ninguém é obrigado a fazê-lo saiu do muro sabe suposta aqui nenhum parcialidade entenda o que pensa disso é bom dentro da pergunta do professor rodrigo e hoje nós estamos aqui
para trabalhar essas questões envolvendo os mitos né muitos têm a ideia de que o arminianismo veio posteriormente ao calvinismo e veio também como uma resposta a esse sistema teológico e é importante quem é a gente conversa e para demonstrar que não né a grande verdade aqui o calvinismo é uma resposta ao arminianismo sobre isso o que que o professor poderia nos falar perfeito é o que ocorre é para sermos justos não é que as crenças calvinistas tais como se encontram hoje não existissem já época de alumínio né mas elas não existiam de uma forma sistematizada
então alumínio especialmente aqueles que o sucedem chamados remonstrantes a partir do século 16 17 em diante remonstrantes porque eles a protestar fazer um protesto quanto aquele calvinismo né digamos que bem visado no contexto da igreja reformada sobretudo holandesa da época e daí que surgem os cinco pontos do chamado arminianismo ou cinco pontos da instância contra os quais a o acerca dos quais os sínodos o concílio de dote ele irá se posicionar e aí a rebatendo cada um dos pontos do arminianismo e assim por diante e claro o arminianismo ele acabou de digamos que sendo voto
vencido naquele contexto em razão da maioria esmagadora daqueles ali presentes eram calvinistas né tanto vindos da inglaterra de outros países não sabe nível médio e você já teve uma graça irresistível você de volta foi imposta à força não foi preciso foi por força e violência que os remédios foram vencidos então não tinha como então de fato a o arminianismo ele ele se fosse seus pontos antes e o calvinismo surge com seus cinco pontos para responder sem a produtividade da ideia para alguns né de que calvino era o grande teólogo grande erudito e calvino é um
teólogo de segunda classe né as baterias é a mínimo melhor dizendo eram ter ao longo de segunda classe mas o pessoal esquece que armin não o grande erudito é um cara de extraordinário perfeito é armínio conhecia hebraico grego e latim ele foi estudou grego com dessa que foi sucessor de calvino e richard miller o importante teólogo reformado calvinista um dos mais importantes da atualidade ele disse o seguinte sobre armínio veja bem o que um calvinista de sobre a mili diz que arme não está entre os 12 ou maiores teólogos da história mas que infelizmente acabou
sendo por n motivos e razões sendo colocado um tanto quanto de o e sendo desconhecido né por parte de grande parte da teologia de forma geral ocidental né sobretudo americana e europeia e tudo e graças a deus que ele tem sido resgatado nos últimos anos especialmente no brasil devido a este debate que infelizmente infelizmente adquire às vezes estão os beligerantes que tem havido entre calvinistas e arminianos eu sou absolutamente favorável debate vez por outra apareço recebi rio debatendo mas sou favorável a um debate irênica né porque é importante tem pessoas que critico é muito o
polarizado mas eu não vejo nenhum problema na polarização de ideias qual o problema é a ver polarização desde que no âmbito respeitoso e educado fraterno irênica e não beligerante então eu sou absolutamente favorável à polarizações desde que fraterna e em porque se não houvesse debate não haveria teologia exata nem haveria de reconhecimento com base na polarização é uma o que o programar diálogo né e precisamos abrir e sistemas então eu vou colocar mais uma uma uma parte aí nesse nessa nossa conversa é estamos falando dentro desse universo aí do que pode-se dizer de mitos envolvendo
arminianismo é verdade professor que os arminianos negão tampa sem a soberania de deus é de jeito nenhum nem tanto nem nada nem não quer então o que ocorre isso depende essa pergunta é muito boa porque pastor wilson porque vez por outros calvinistas eles fazem caricaturas dos arminianos organismo né mas me permita ser honesto um às vezes está minando só assim caricaturas dos calvinistas nós temos que ser honesto exato são rótulos e dos dois lados para ser bem bem justinho netinho sendo agora é tudo depende da maneira como nós entendemos soberania para um calvinista típico típico
arthur w pink você pegar qualquer olho ou o grudem se você pegar agora de um pai e outros autores ou pensadores ou pastores norte-americanos europeus o brasileiros deus ele só é soberano se ele determinar meticulosamente todas as coisas e quando eu digo todas as coisas são todas mesmo então a um problema muito sério quanto a essa questão porque se deus ele determina todas as coisas nós temos o seguinte silogismo primeira premissa deus determina todas as coisas premissa dois pecados latrocínios pedofilia são coisas conclusão logo deus determinou o pecados latrocínios pedofilias e tudo então ele o
autor autor do mal eu não tenho fé em deus eu não estou dizendo que calvinistas defendam que deus é o autor do mal que fique claro embora alguns zíper calvinistas defendo tá não são todos eu não quero generalizar para não ser injusto com os irmãos calvinistas eu tenho que ser claro nesse ponto agora a conclusão lógica a qual a a conduta é essa se ele determinou meticulosamente todas as coisas e o pecado é uma coisa logo ali determinou o pecado não há como escapar insinuar vamos fugir então nós arminianos entendemos o seguinte deus determinou muitas
coisas mas ele não determinou todas as coisas por exemplo deus determinou criar o cosmos e para isso não consultou o pastor wilson que não existia nem eu nem o pastor cílios e nenhum dos telespectadores mas disso não devemos deduzir que ele determinou por exemplo que a queda existisse então o fato de deus determinaram muitas coisas não significa necessariamente que ele deva para ser deus de terminar todas então nós cremos a menos que ele determina muitas coisas e muitas coisas ele age e reage as ações humanas ea partir dessa interação deus da bíblia ele é relacional
ele não é um ditador ele não é um 1511 celestial nicolás maduro celestial que quer que as pessoas o ramen a força e tudo não ltda a idade para as pessoas o amarem ou desobedecer e com as suas respectivas consequências positivas aliás próprio agostinho dizia né só verdadeiro amor quando a possibilidade não amar perfeitamente é obrigado a marmita curiosamente o inferno ou para sobre o sino ele por mais que foi paradoxal que eu vou dizer ele é a justamente uma demonstração do amor de deus deus ama tanto as pessoas a ponto de permitir eles que
digam não é ele é verdade essa ideia e não há como fugir porque quando trabalhamos a soberania de deus sim venho outro mito aí que eu vou colocar sim muitos acabam rotulando os arminianos que o sistema a minha lista de interpretar as questões voltadas a soteriologia elas estão em torno do lívia livre arbítrio baseados na bíblia vitrine árbitros ata-me e isso é um mito também porque na verdade embora a acreditamos no livre-arbítrio sistema todo ele também considera a questão da soberana o som da minha opinião dos mais perigosos bonitos né porque é beber heresia na
espera aí galera já tá perfeito aliás nós vamos para aquela discussão sobre pelágio né você é menor de resgates lateral que nós mente que não tem nada a ver com a mina mesmo perfeito perfeito é aqui tem uma questão importante a o arminianismo eu disse isso inclusive numa palestra que dei na vaquejada na universidade mackenzie alguns anos atrás o arminianismo ele é cara excêntrico a palavra cáries ela vem do grego rares graça ou seja é centrado na graça ele não é centrado na liberdade humana porque as meninas nos defendem o livre arbítrio e talvez ligar
vitor não seja a melhor expressão talvez a ideia de liberdade a liberdade libertária no campo filosófico que os irmãos conhecem muito bem diferente da liberdade e compartilhe lista que os irmãos calvinistas muitos deles defendem então por que que o arminiano defende a liberdade humana ou livre arbítrio de novo embora hoje o melhor tema por vários motivos primeiro porque ele entende que o conceito de liberdade libertar e está presente em todas as escrituras antigo e novo testamento segundo porque ele entende que ao fazê-lo e é uma forma que ele tem de não responsabilizar deus por todos
os males que existem no mundo é eu cometo o pecado não é deus que pega o que determina que eu pego e portanto a culpa é minha se eu tirar a liberdade humana deus fica com o anos de tudo que acontece exatamente no mundo a culpa é dele nível nega a responsabilidade exatamente e e outra liberdade humana é incluída pela experiência humana ela é incluída é o próprio calvino nas institutas diz isso né que quando acontece o vou parafrasear não é um morte latrocínio deus determinou aqui no exatamente isso que isso acontecesse porque senão não
é soberano e a grande e a grande resposta que você pode dar para os irmãos calvinistas mais uma vez respeitosa é porque muitos calvinistas dizem não se ah entendi habituou liberdade então deus nos soberano um exemplo muito simples adão ele tinha livro hábito ao mesmo tempo de usar o soberano então fala bobagem atrasando vem dizer então não cola uma pessoa e não são não são gramas excludentes né de exato tem como conciliar a questão da soberania confessar hábito até por ocasião da própria interação perfeito então deus aqui em quando a gente fala de livre arbítrio
de novo liberdade humano normalmente a liberdade libertária que eu creio que armínio defendia embora não fosse o termo que ele usasse é a liberdade para fazer a ou deixar de fazer a então por exemplo hoje não podendo estar nesse programa eu decidir claro pela graça de deus estar aqui hoje os irmãos podem usar ternos de cores distintas cada um de nós decidimos usar tá externos com tais combinações de gravatas com tais características então a liberdade libertária é a possibilidade facultada por deus e fazer ao deixar de fazer a algo que por exemplo há muitos dos
nossos irmãos calvinistas não entenderam mas eles entenderam que é uma liberdade e compartilhe lista em termos filosóficos ou seja o fato de deus vai terminar todas as coisas é compatível com a liberdade humana os arminianos retruca e diz não não é compatível porque se deus determina tudo as minhas ações são tudo menos livres essa ideia uma negativa da própria livre agência né lesar a livre agência é um eufemismo para liberdade que a desse deus determina tudo nem livro agência a eu não posso escolher o pecado ou não mas eu posso escolher a cor da gravata
como um importante teórico do nosso contexto de um dos vídeos isso não é verdade porque se deus determina todas as coisas e todas são todas deus determinou inclusive que eu escolhesse a corte da minha gravada então livre agência é história para boi dormir não existe no calvinismo é um eufemismo para maquiar a ideia de que deus ali determina tudo mas não é bem assim é uma liberdade a história para boi dormir em nós temos em vários problemas em torno desse assunto porque você tem a própria queda lá no naquelas você tem um mau perfeito aí
você tem a queda aí você tem uma civilização que chega ali em gênesis 6 totalmente corrompida então curso da história mostra esse distanciamento de deus e ação para o mal não porque deus determinou mas por que o homem segue esse seus caminhos e também a questão da bifurcação né que tanto no livro de gênesis você tem o senhor deus 19 desse fruto da árvore do que está no meio do paraíso você não deve comer de ter o nome você atendeu dizendo hoje tomo céu e terra como testemunho diante de vós que propõe a a morte
a vida ea morte a benção ea maldição e ele ainda sugere escolhe a vida e são texto que a senhora não há como negar a questão do livre-arbítrio os mandamentos né pastor os mandamentos porque deus da a mandamentos para criaturas que não podem obedecê-los porque a recompensas qual o sentido de você lá se alguém se ele não fez nada mais do que cumprir um determinismo dado por deus ou qual o sentido de criticar judas por ter traído a jesus ele simplesmente foi um servo obediente fez aquilo que deus havia determinado então é punições castigos ao
recompensas não fazem o menor sentido no mundo meticulosamente determinado por deus qual o sentido de você elogiar castigar então aplaudamos os pedófilos eles estão simplesmente cumprindo o desígnio divino elogiemos os corruptos e colarinho branco de brasília por que estão simplesmente cumprindo que os designos e invisíveis e ocultos da divindade realizou que estão tudo se torna não sense a vida se torna sem sentido seu crer mas aí voltamos à questão da inspiração alimentada por entre todos estão cumprindo o decreto de deus por que que então a inspiração para a parte se todos estão dentro da soberania
de deus cumprindo que deus está determinando é verdade verdade e o deus da bíblia paz o wilson pastor sino e mais uma vez querido os telespectadores aqui na faesp o deus da bíblia ele ama todas as pessoas o que não quer dizer que o amor dele e não encontra limites você não encontrar esse limite não existiria um lugar ou estado chamado inferno o inferno é um lugar ou condição onde toda a paciência de deus e toda a sua longanimidade e se esgotou é um momento quando deus diz chega então é isso mesmo é importante o
deus da vida morre por todos ele morreu por você meu querido irmão irmã ou independentemente da sua religião que esteja nos assistindo agora deus te ama enviou jesus na cruz para morrer pelos seus pecados e importa o quão pecador você seja como todos nós somos o que somos ele quer que você se arrependa dos seus pecados e creia nele hoje em nome de jesus amém efeito muito bom se o rodrigo aqui e aula não é que aula pois haveria ficar aqui horas e horas é professor vai lá o sistema e caminhando é é o sistema
na sua classificação ortodoxo perfeito ortodoxo é alguns acham o arminianismo por essa suposta ênfase na liberdade humana suposta negativa que faz da soberania de deus e outros mitos absolutamente infundadas né eles acabam a dizendo isso mas é ortodoxo no sentido de que ele está em consonância com os principais créditos com as principais declarações de fé com os principais postulados ao longo de toda história da tradição cristã dorme não nos creem na inerrância das escrituras na infalibilidade das escrituras não deus que é unitrino no nascimento virginal de cristo na ressurreição literal a de jesus na sua
segunda vinda então esses aspectos basilares ou fundamentais da fé cristã os arminianos de forma geral e não vou dizer sem por cento eu não posso responder por todos não tem pro é mas não é porque o arminiano o outro de repente se desvincule disso que isso vai macular ou a menina mesmo esse quero clássico quer wesleyano você não pode o outro lá de heterodoxos ou herege um ponto de vista devido a maus defensores de um lado a b ou c porque alguns se auto-intitulam arminianos sem ao menos terem lido o ar mim aí é só
você então eu digo às vezes para as pessoas já disse isso em alguns debates dos quais participei e de novo eu fico com respeito né é eu por exemplo não sou calvinista porque eu li muito sobre calvino eu li reli as institutas eu li muitos dos autores calvinistas ouvir pregações mensagens eu entendi o que é o calvinismo por entender lá que eu não quero isso para minha vida né de novo não quero com respeito assim como os irmãos calvinistas também leram sobre alguém me olhando outras coisas e falaram não essa teologia para mim não serve
ok somos irmãos mas defendemos a nossa peça o que ele sabe eles a colar então leiamos os pontos de vista divergentes e tem temos chegar a medida do possível não concentre-se é que isto professor é está felizmente nosso tempo tá rua fecha rápido mas tem uma questão que eu acho que é fundamental aqui professor isso da gente tentar discutir aqui pelo menos errados um minuto sim que é um dos pontos né da questão do arminianismo calvinismo da perda da salvação ou não é porque infelizmente algumas pessoas como eu disse que no senso comum se auto-intitula
arminianos não conhecem nada de arminianismo e aí ficam nesse nesse debate nessa ideia nessa crença de que a pessoa perde a salvação bem a salvação perto da salvação ganha são isso em um dia 24 horas a perdeu a salvação ganhou salvação perdeu sua ação é acordou bem orou né chegou ali um pernil não deve reconsiderar tá tranquilo aí à tarde chutou o cachorro perdeu a salvação jesus e ela não vai isso na mentalidade dela e na medalha de milhares de pessoas na mentalidade de milhares pessoas que creem que isso acontece gente poderia falar né sobre
isso para ter esclarecer quem está nos assistindo porque isso não é verdade é um grande mito é uma grande falácia perfeito o pastor se não eu diria em linhas bem gerais esse é um assunto que era um programa inteiro só funcionamento denso esse último ponto dos flex seguir tem mais segurança em cristo ele é um doce não mais debatido dentro do arminianismo porque nós temos arminianos também de quatro pontos especialmente divertenti batista que creem na segurança dos santos muitas vezes nos moldes calvinistas a meu ver é um equívoco grande porque não não devem ter lido
entendido armindo corretamente agora a alma discussão muito grande sobre se a mina ensinou não há possibilidade da perda da salvação teólogos como que stanglin e thomas uma col a ver uma obra muito importante traduzida para o português publicada pela editora reflexão que ao lado da obra de roger o som é teologia arminiana mitos e realidades eu acho que é um livro inclusive mais denso teologicamente do que do roger osso em geral são bê-a-bá do assunto agora é sobra jacó armínio até o logo da graça de que estando em thomas macol ela vai dar vários outros
detalhes e esses teólogos dentre outros deixam claro eu já li também ele as obras de armínio e na minha perspectiva armínio claramente ensina a possibilidade da perda da salvação ele vai dizer que o sujeito por exemplo ele cita o exemplo de davi depois de ter cometido aquele pecado com bate-seba e urias ele vai dizer que se ele morresse depois daquele contexto ele abre a possibilidade para dizer que a davi não seria salvo isso está 51 e isso né então daquele texto então essa é a visão de armin então essa ideia de que a pessoa perde
vem a salvação várias vezes um dia dezenas uma semana é uma caricatura grotesca e infundada que não leva em consideração os escritos de ar mini world verdadeiros arminianos estão parece-me mais uma vez que a minnie o claramente ensinou a possibilidade da perda da salvação mas eu diria que apenas um caso excepcional naquilo que eu chamo de apostasia o que eu defino como apostasia eu defendo apostasia como abandono deliberado sistêmico reiterado contundente da fé outrora abraçada revolta a fé exatamente que envolve o texto de abreu 646 e tantos outros textos então não é o teu rabo
do cachorro briguei com papagaio e deu um corte no cara no trânsito olhado eu tava vindo para aqui para gravar um rapaz me deu um corte ela pode acreditar eu pensei que eu entrar num posto de gasolina e ele veio e parou do lado ali a gente caminha nervoso me perdoe falando deus te abençoe a gente somos somos crentes né então faz parte a gente leva os outros erros mas isso é uma marca o ar milho a meu ver por mais que esse pão seja debatido eu estou sentindo isso ele ensina a possibilidade da perda
da salvação mas naqueles casos mas não é banalizada não é isso isso que isso jesus morreu porque não é de ai eu tive uma exposição com alguém discutir com a esposa eu tive um mal-estar não as somos salvos a revelado o nome do livro da vir jeito a vida não me ensinou aqui pensando né programa deveria ser uma dobradinha sem dúvida uma quantidade de minutos aí mas nós isso tem a ver também com a questão condicional da coisa né o professor sempre que você tem do lado calvinista a salvação com base no decreto de deus
um você tem do lado arminiano a salvação com base em cristo na condição de estar ou não em cristo correto perfeito correto é efésios que é um texto e fez os cap é um texto muito usado pelos queridos irmãos calvinistas para defender a eleição incondicional ele defende tudo menos isso porque você vai ver paulo citando várias vezes são salvos em cristo estão em crise não só que em cristo em repetitivo exato ele é tão repetitivo e o que quer dizer em termos teológicos estar em cristo significa ser crente só cristão permanecer nele confiar nele lá
é o postulado de arminho eu sou salvo e eu não posso perder a salvação ser e somente se permanecer em cristo pela fé mediante a graça é isso que nós havíamos defendemos é fez os olhos muito claro né então a um elemento condicional a salvação e última análise ela é condicionada à a fé ea permanência na fé isso tem base no texto grego em joão capítulo 3 versículo 16 um texto tão amado e péssima mente compreendido pelos cristãos deus amou o mundo de tal maneira né que ele deu seu filho unigênito para que todo aquele
que nele crê o texto grego não diz e o texto grego diz para que todo aquele que continuamente nele crê eu tenho que crescer continuamente nele porque o verbo grego allihop stew olha aparece uma forma participial o que aponta a promoção como tina algo que calvinistas como de níobe wallace na sua gramática de grego vai dizer que ação ali a continuar então joão 3 16 diz deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para aquele que perseverantemente continuamente querer e crer nele não pereça o que é isso é exatamente o que
o arminianismo ensina pormenores um portanto é bíblico simplesmente estou com chave de ouro a chave de ouro com você olha o professor rodrigo que bênção poder participar de um programa tão rico quanto esse eu quero louvar a deus por essa oportunidade quero também lhe agradecer por estar sempre conosco aqui participando vai desses programas que tem enriquecido tanto muitas vidas sem dúvida alguma é uma professores oi gente eu vi aqui professor vai lá e falando desse assunto é o qual ele conhece também e a gente vê e percebe nas palavras e se fosse resumir aqui numa
frase né sei que é impossível foi muitos assuntos tratados mas armínio é um teólogo da graça pesado e não do livre-arbítrio então essa frase eu acho que tem que ficar aí bem facada na mente dos nossos queridos irmãos que estão nos assistindo os acompanhando para que esses mitos é que decorrem deste sejam desfeitos é com toda certeza então vão prazer estar com vocês e espero que não demore muito para recebermos aqui novamente doutor vailatti conosco né porque é professor da faesp é a professora friv por favor professor professor vai lá te faz parte do nosso
corpo docente da faesp né tem que trabalhar do conosco de uma maneira muito especial e para nós é uma benção poder tê-lo a juntamente ao quadro da nossa querida faculdade evangélica de são paulo o professor pastor e doutor vai lá eu sei que ser trouxe alguns exemplares eu queria deixar esses minutinhos finais para que eu pudesse apresentar um pouco também no seu material pois não pastor wilson bom nós trouxemos aqui alguns livros né esse foi o primeiro livro que eu escrevi eu tenho que lembrar lá na verdade não foi esse foi esse que já faz
um certo tempo que foi manual de demonologia ele foi publicado em 2011 e me perdoem pela capa ali né ele tá um pouco só porque eu não tive outros exemplares para trazer não nega eu tava ele acabou sendo esgotado a então é o resultado na minha dissertação de mestrado em teologia com ênfase no novo testamento e as pessoas interessadas em adquirir não podem procurar a editora fonte editorial ou talvez a encontrar nas boas livrarias uma livraria cultura livraria cultura de forma geral numa livraria saraiva outras ou incêndios os irmãos certamente encontrarão né um segundo livro
que foi em 2015 salvo engano foi espiar e tem a ver com o tema aqui nós trabalhamos um pouco hoje né porque em jesus morreu e aqui eu defendo a ideia de que ele morre por toda a humanidade nós temos esse livro que foi lançado em 2015 pela editora reflexão as pessoas podem adquirir por lá e um terceiro nesse contexto é jonas a introdução tradução e comentário foi publicado em 2018 pela editora reflexão pelo traduzir zonas do texto hebraico para o português coloquei em outras técnicas críticas e comentei detalhadamente exaustivamente versículo por versículo de jonas
estou fazendo um trabalho paralelo agora sobre habacuque também então as pessoas interessadas para podem procurar editora reflexão agradeço pastor rodrigo sino pastor wilson também é por toda a gentileza do convite e a todos os queridos telespectadores aqui desse canal vida longa a esse programa que é veiculado pela faesp que deus abençoe em suas vidas a vida dos queridos irmãos e telespectadores desse evento muito bom professor wilson é grossa só antes de refinar alisarmos temos aí o quarto livro professor vai lá diz que ele não apresentou propositalmente o que já ficou aqui o convite e em
breve professor vai lá que vai estar conosco para falar exatamente sobre este livro que foi resultado também da tese de doutorado dele na usp estão os nossos queridos irmãos aí aguardem porque tem muita coisa boa para ver muito bem professor rodrigo c no professor vailatti que benção estou grato a deus por essa oportunidade nós temos que encerrar o nosso programa tão rico de hoje você que está assistindo se não é inscrito ainda se inscreva no nosso canal sempre haverá produções como esta deixa aí também o seu seu like no nosso programa também o canal escreva
sua opinião deixe o seu comentário querendo deus nós nos encontramos mais uma vez sobre vários outros temas que estão por ver deus abençoe a sua vida em nome do senhor jesus e e aí e aí e aí