Abre comigo a sua Bíblia, por favor. Evangelho segundo João, capítulo 14. Amanhã eu vou para casa.
Aleluiaória, né? Orem por nós para o Senhor nos levar em paz. E de vez em quando o irmão me encontra e fala assim: "Eu passo na sua cidade frequentemente, irmão.
Tá proibido passar na minha cidade direto? Não pode. Se você passa na minha cidade, você tem que participar de um culto.
Então, programa a sua saída. Por exemplo, se você sair de Brasília 5 da manhã, você vai chegar na minha cidade 5 da tarde. Só dá tempo tomar banho, colocar a perna para cima 30 minutos para melhorar a circulação e vai pro culto.
Próxima vez que você passar direto, a blitz vai lhe parar no próximo entroncamento, não vai lhe multar, só vai lhe dizer que tem que voltar, tá bom? Vai ser um prazer recebê-los. João capítulo de número um, versículo de João capítulo 14, versículo de número dois.
É o tema que é o texto que dá tema a este conclave. Vamos ler o versículo um e o versículo dois, que diz: "Não se turbe, não se perturbe, não se inquiete. " Se fosse uma Bíblia nordestina, seria não se aveste o seu coração.
Crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu pai há muitas moradas. Deus.
Se não fosse assim, eu vlo teria dito: Vou preparar-vos lugar. Graças a Deus. Amém.
Amém. Obrigado aos que se levantaram. Coloca assim a mão no peito e diga comigo: Senhor, Senhor, fala comigo.
Fala comigo. Amém. Amém.
Amados, ontem eu saí daqui convicto do que eu iria ministrar hoje à noite. Hoje pela manhã, quando eu cheguei aqui, nos momentos finais da ministração, o Senhor trouxe ao meu coração uma palavra completamente distinta daquilo que eu havia desenhado para ministrar hoje. E eu voltei para o hotel após o almoço e fui escrever aquilo que o Senhor havia gerado no meu coração.
De modo que eu quero aferrar-me, a tentar-me, apegar-me apenas a uma palavra do tema: casa. E para isto eu quero fazer quatro perguntas muito importantes. A primeira é: Como está a casa?
Pergunte aí para o irmão que está do seu lado, como está a casa? A segunda pergunta que eu quero te fazer e nós vamos pensar nisso, porque o Senhor me trouxe ao coração à casa sob alguns aspectos. Então, a segunda pergunta que nós vamos fazer é: Como você está em casa?
Se você não achar ruim fazer isso, pergunta pro seu vizinho: "Como você está em casa? " Disse que a repetição é a alma do aprendizado, tá? Então, como você está em casa?
Vou fazer uma terceira pergunta. Como você está na casa? É diferente e você vai entender que é diferente.
Então, como você está na casa? A quarta pergunta que eu preciso que você pense é: como está a preparação para a casa? Primeira pergunta, como está a casa?
Segunda pergunta, como você está em casa? Terceira pergunta, como você está na casa? Quarta pergunta: Como está a preparação para a casa?
Bom, na Bíblia, a palavra casa possui alguns significados simbólicos que podem ser aplicados muito além do aspecto físico, muito além do conceito de imóvel. Quando nós estudamos a palavra de Deus, nós percebemos que a casa pode representar um lugar onde você habita, mas também pode representar o habitante. Mas a casa também aponta para a igreja, porque a igreja é casa.
E à luz à Sagradas Escrituras, a casa também pode falar de morada eterna. Por isso a pergunta, como está a casa? Você, como você está em casa, sua casa, sua família?
Como você está na casa? a igreja. Como você está na igreja?
E a terceira pergunta, como está a preparação para a casa de morada eterna? Então eu não quero analisar esse tema apenas do ponto de vista da eternidade, que é o pensamento central da temática. Mesmo porque para pensarmos na eternidade precisamos pensar em como estamos vivendo o tempo, o nosso tempo, como estamos conduzindo a nossa vida.
Ó na Bíblia, pensar na casa é de fundamental importância para a vida cristã. nos quatro aspectos que eu acabei de pontuar e de apresentar. Por isto eu quero começar pensando na casa pessoa.
E aí eu vou repetir a pergunta: como está a casa? Como está você? Deixa eu tornar a pergunta um pouco mais clara.
Como você se vê? Se você fosse fazer uma avaliação hoje da sua vida, digamos que a sua vida é uma casa, você está indo comprar a casa e você vai analisar que valor você daria nela e você vai comprar uma casa mobilihada. Eu te pergunto, como o pretendente a ser dono daquela casa, que nota você daria a esta casa?
Como está você? Os mais diversos aspectos da sua vida e da sua existência física. A Bíblia deixa muito claro que nós somos habitação de Deus, casa.
E a pergunta é: estão sendo ocupados os lugares? Ainda há lugar na casa. Como estão sendo ocupados os lugares nesta casa?
Ó Glória a Deus. Os espaços do seu ser estão sendo ocupados de que maneira? Glória a Deus.
Lucas capítulo 6 versículo 48. Jesus diz que o homem que ouve a sua palavra e pratica é semelhante àele que construiu a sua casa. Ele está falando da vida cristã, da minha vida.
Ele está falando de mim como pessoa. Então é semelhante aquele que construiu a sua casa sobre a rocha. Vieram os ventos e as tempestades e as enchentes.
E a casa não ruiu. Aí ele disse: "Mas aquele que ouve a minha palavra e não a pratica semelhante àele que construiu a sua casa na areia. E vieram os ventos e as tempestades e as enchentes e a casa ruiu.
Se você olhar essa parábola de Jesus, esta metáfora de Jesus, você vai perceber que as duas casas enfrentaram as mesmas adversidades, vento, enchente e tempestade. A diferença não está na casa, está em onde ela foi construída. Glória.
Então, onde você está construindo a sua vida? Glória a Deus. Santo Deus.
Qual é a base dessa casa? Eita glória. É, o Senhor me trouxe isso hoje pela manhã.
Eu cheguei, fiquei ali quietinho. Jesus estava batizando, renovando, o poder tava caindo. E enquanto ele se manifestava, o Senhor me trouxe isso ao coração.
Então, como está a casa? Lá no evangelho segundo Mateus, capítulo 12, versículo 44 e 45, Jesus diz que quando o homem aceita a salvação de Deus, o Espírito Santo vem e [Música] expulsa o antigo morador da casa. Mas quando este homem rejeita a presença de Deus e se afasta da presença de Deus, o antigo morador diz assim: "Já que a casa está vazia, eu vou voltar para ela, porque eu já vaguei muito procurando outra e não encontrei.
Então eu vou voltar e quer saber, eu vou levar sete companheiros para possuir a casa comigo. Vou fazer a pergunta. Quem te possui?
Glória a Deus. Quem é o morador dessa casa? Quem está morando na casa que é você?
Claro. Paulo diz aos Coríntios na primeira carta, capítulo 3, versículo 16, assim: "Vós sois a morada de Deus e o Espírito de Deus habita em vós na casa". Deus.
Primeiro aos Coríntios 6:18 e 19, ele diz: "Fostes comprados por bom preço. Glorificai, pois a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus, porque vós sois o santuário de Deus e o Espírito de Deus habita onde? Na casa.
Aleluia! Glória. Efésios 2:20 a 22, Paulo diz assim: "Eificado sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, do qual Cristo Jesus é a principal pedra angular, sois vós muito bem ajustados e conjuntamente edificados para serdes morada de Deus em espírito.
Ele habita em mim, ele habita em você. Então a pergunta é: como está a casa? Meu Deus.
Detalhe, ele tem liberdade de fazer nessa casa aquilo que ele quiser fazer. É Deus. Tem uns móveis velhos lá que precisam ser jogados fora.
Ele pode retirar o que não serve. Meu Deus. Nessa casa tem cômodos onde ele não pode entrar.
Tipo assim, Senhor, entra na minha casa, entra na minha vida. Aí o Senhor entra, quando ele vai entrando, você diz assim: "Não, Senhor, mas tem um quartinho aqui que esse quartinho ninguém entra, nem a minha mulher tem acesso a isso aqui. " Então, o Senhor domina toda a casa, mas deixa esse quartinho aqui sem mexer.
Deus não disputa espaço em você com ninguém. Glória a Deus. Se o irmão não se incomodar, pergunta para ele novamente assim: "Como está a casa?
" E aí a minha palavra da parte de Deus sobre isto é: deixa Deus pelo seu espírito dominar esta casa completamente. Aleluia! Deus!
Entregue a ele a casa sem reservas. Aleluia! Aleluia.
Diga para Deus: "Não há cômodo reservado em mim. O Senhor pode dominar tudo fazina, limpa, cuida, faz o que o Senhor quiser. Tira ninho de rato, tira ninho de de barata, manda embora os cupins, todos os transtornos da minha alma, o Senhor pode tratar.
Entra, caminha, passeia, lava, encharca, domina, porque a casa é tua. Aquele louvor, esta casa é tua casa, nós para você. Diga comigo, Senhor.
Diga, Senhor. Senhor, Senhor. Senhor, esta casa, esta casa é tua.
É tua. [Aplausos] Vem a segunda pergunta. Aleluia!
Não vou me estender muito porque se se der campo isso aqui estende, irmão. Como está você em casa? Casa, família.
A casa é o lugar onde a família vive, onde ela busca segurança, descanso. A Bíblia se refere ao lar como casa. Salmo 127:1, salmista diz assim: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam".
É só ler o contexto do salmo. Ele está falando da tua família. No salmo 128, ele diz: "Bem-aventurado é o homem que teme ao Senhor e anda no seu caminho, pois feliz será, em tudo irá bem.
A sua mulher será como videira frutífera ao lado da sua mesa, os seus na sua casa, os seus filhos como planta de oliveira ao redor da sua mesa. Eis que bem-aventurado é aquele que teme ao Senhor. Verás os filhos dos teus filhos".
Aleluia! Como está você em casa? Deus quando nós observamos a Bíblia Sagrada, nós vamos perceber lá em Lucas 151 a 19 que já foi citado hoje.
Eu me falei sobre isso ontem, uma casa que tinha tudo, tanto tinha que o rapaz disse: "Quantos jornaleiros lá na casa do meu pai estão melhores do que eu? " Mas ele resolveu ir embora. Nós vivemos uma geração insatisfeita.
Nenhuma geração anterior a nossa teve tanto recurso e abundância, mas nenhuma geração foi tão inquieta, deprimida, obsessiva e adoecida. Como está a sua casa? É Deus santo.
Sua casa é uma igreja. Deus Jesus quer morar lá. Mas uma das coisas que tem acontecido é que o diabo conseguiu imprimir na mentalidade ocidental o conceito de guerra dos sexos.
Homens e mulheres estão medindo forças. Em nenhum momento Deus criou a mulher para ser opositora do homem. Em nenhum momento Deus criou a mulher para ser concorrente do homem.
Os homens, os os homens crentes, os que leem a Bíblia, precisam entender isso. Deus as mulheres cristãs precisam entender isto. Aleluia.
Eu estava num almoço social, convidado por um advogado amigo. Ele não é membro de nenhuma igreja evangélica ou cristã. Ele se professa um bandista, mas pediu que eu fosse pro almoço do aniversário dele e eu fui com a minha esposa.
Lá na mesa estavam alguns líderes de alguns movimentos chamados de minorias. E durante o almoço, de vez em quando, alguém jogava uma farpa e dizia: "Não é, pastor, eu era o único cristão evangélico da mesa. " Acontece que eu odeio debate, não gosto de demandas.
É assim que você crê? É assim que você quer viver? OK.
E aí foram provocando e eu fui tranquilamente até que chegou um momento que uma advogada falou assim: "Eu não gosto da Bíblia porque a Bíblia é um livro machista. É ou não é, pastor Josué? " Ela não aguentou provocar a conversa inteira, como em nenhum momento falaram meu nome, então eu ignorei, me fiz de surdo.
Porque se fazer de surdo às vezes é saudável. Glória. Mas ela não se contentou, me chamou pelo nome.
Aí eu disse para ela, doutora, a Bíblia que eu leio não é machista. Ela disse: "É". Eu disse: "Não é não".
Ou a senhora comprou a Bíblia errada ou está lendo de ponta cabeça. Ela disse: "Mas a Bíblia diz que o homem é o cabeça do marido". Eu falei: "Mas é?
" Ela fez: "Tá vendo? " Eu disse: "O problema é que você interpretou errado ou te ensinar o errado. " O conceito bíblico de cabeça não é o que joga prato na parede, não é o que dá tapa na mesa para dizer que manda.
Na verdade, quando você precisa dizer que manda, você já não manda. Ó, certeza. Autoridade não é reivindicada.
A autoridade é reconhecida. A palavra cabeça ali é que fale. Aquele que cobre, aquele que ampara, aquele que protege, aquele que circunda, aquele que provê.
[Música] Quando o Senhor diz assim, não é bom que o homem seja só, farlhei uma adjutora. A palavra adjutora é aquela que sustenta. A mulher foi criada para dar ponto de equilíbrio na criação e na família.
Eu estava na Flórida e num daqueles canais eu resolvi parar porque eu vi um baita de um crocodilo do outro lado do canal e eu achei aqui uma obra de arte. Eu parei para tirar uma foto. Aí quando eu vou no mato para chegar na beirada do canal, para aproximar o que eu pudesse, o crocodilo tava do outro lado, gente.
Eu sou corajoso, mas nem tanto. Tava do outro lado. Lá vou eu fazer a foto do crocodilo.
Aí uma viatura ambiental parou. E o guarda ambiental disse assim: "É exatamente esta a estratégia. " E eu perguntei: "Como?
" Ele disse: "A 10 m tem um de você e você não viu? " Eita! Aí ele falou: "Você está tão encantado com o crocodilo do outro lado que você não percebeu de lado de cá.
E a estratégia é essa. O daqui te dá com a cauda, te joga na água e os dois descem pro almoço. Quando Deus cria o homem, ele diz assim: "Lavra, cuida, guarda.
" O homem está cuidando de toda a obra criada. Ele é o gestor do planeta. Jeová olha e diz assim: "Quem cuida da retaguarda dele?
Enquanto ele cuida das minhas coisas, quem cuida dele? " Por isso diz: "Não é bom que o homem esteja só. Glória a Deus!
Vou criar alguém que vai cuidar da retaguarda. Alguém que percebe o que ele não percebe, que vê o que ele não vê, que presente o que ele não sente. A ideia de Deus não foi criar competição na família, mas o que tem acontecido?
O que tem acontecido é uma inversão de papéis, uma distorção de papéis. Filhos já não tem mais referência de casa. Lamentavelmente, homem e mulher está demandando força.
Semana passada, um cidadão cabeça oca, desculpa a expressão, assassinou a esposa em Belo Horizonte porque ela tinha um salário maior do que o dele. Eu atendi um casal lá na igreja em crise e eu perguntei: "Qual é o problema? " Ele disse: "O problema é que eu ganhava R$ 2600 e ela ganhava R800.
Eu disse: "Lindo, faz a conta, 4000x". Então, mas qual é a dificuldade? A dificuldade é que ela foi promovida e agora ela ganha 3800 e eu continuo ganhando 2600.
Mas qual é a dificuldade? A renda de vocês aumentou. Você desaprendeu a fazer conta?
Antes vocês ganhavam quatro e pouco, agora tá ganhando seis e pouquinho. Eu não entendi a crise. Me explica.
Falta inteligência emocional, falta inteligência espiritual. Os lares estão em crise sem precisarem de crise. Os filhos estão sem norte.
Vivemos uma geração de filhos órfãos de pais vivos, rebentos, rebeldes. O sacerdócio do lar morreu. Maridos que já não pastoreiam a sua família.
É chegada a hora em que a glória de Deus, antes de se manifestar no templo, vai se manifestar na tua casa. Eu sou pastor de igreja e eu gosto de igreja cheia, mas não adianta templo cheio com casas vazias. Ei, o avivamento se manifesta aqui, mas começa em casa.
Diz aí pro seu vizinho, o avivamento começa em casa. O avivamento começa no seu lar. O espírito de Deus quer entrar na tua casa.
Olha o poder do sacerdócio. Tem uma mulher há 12 anos sofrendo de uma hemorragia que não sara. A tradição diz que ela menstruou aos 12 anos e nunca mais o fluxo sanguíneo estancou.
Se é verdade, agora ela tem 24, 25 anos e continua sangrando. Uma mulher no período do ciclo menstrual, no contexto de Israel não podia ficar em casa. Ela tinha que sair da casa e ir para um local reservado fora do convívio social, que era chamado de arraial das impuras.
Quando terminava o ciclo menstrual, ela voltava. Essa mulher está há 12 anos lá. Toda a cidade conhecia a história dela.
Por quê? Porque as mulheres da cidade iam para lá, cumpriam o ciclo menstrual e voltavam para casa. E ela permanecia todo mês, todo dia chegava uma e ela estava lá.
Não havia esperança para ela, não havia cura para ela. Ela já havia gasto que podia com a medicina legal e não encontrava a solução. uma outra casa.
Tem uma menina de 12 anos, ela está na flor da idade. Ela está prestes a iniciar o seu período fértil, mas agora ela está doente e vai morrer. De um lado da cidade tem uma mulher que já perdeu toda a sua vitalidade morrendo há 12 anos.
Do lado de cá tem uma menina de 12 anos morrendo antes de florescer. Ambas sem esperança. Até o dia que um sacerdote, o paiória de decide sair de casa e ir ao encontro de Jesus.
A figura central desse texto não é a menina. A figura central desse texto não é a mulher. A figura central desse texto é Jairo, o sacerdote que se tornou a chave para a cura de ambas.
Porque quando ele encontra Jesus, ele diz: "Senhor, tem misericórdia de mim. A minha filha está passando mal. Ela vai morrer.
Jesus diz assim: "Eu vou em tua casa e a sararei". Foi nessa parada de Jesus para conversar com Jairo que a mulher há 12 anos que sangrava vem devagar e ela consegue encontrar a orla do manto do mestre. Discretamente ela toca.
Se Jairo não tivesse parado Jesus, ela não teria conseguido. O que está faltando hoje é sacerdócio. [Aplausos] [Música] Quando o Jaério para Jesus, ela consegue tocar no mestre.
O mestre diz: "Alguém me tocou. " E alguém diz assim: "Jesus, pelo amor de Deus, a multidão tá te apertando. Senhor tá dizendo que alguém te tocou, tá todo mundo te tocando.
" Ele disse: "Não, não, não, não, não. Alguém me tocou diferente. Alguém me tocou com propósito, porque eu senti que de mim saiu poder.
Enquanto Jesus está conversando ali, alguém chega e diz para Jairo: "Desiste, não incomoda mais o mestre. Tua filha já morreu. " Jesus olha para Jairo e diz assim: "Não temas, apenas creia.
Se tem sacerdócio em exercício, pode ficar tranquilo que Jesus não aborta a viagem. [Aplausos] Como está a sua casa? Sai do lugar e vai encontrar Jesus.
Não deixe sua casa desmoronar. Vai encontrar Jesus. Vai ao encontro do mestre.
Ele tem solução. Jesus chega na casa de Jairo e ressuscita a menina. Presta atenção.
Jairo é um sacerdote do lar que resgata a sua filha e abre porta para que a mulher seja curada. Um obreiro meu chegou lá, um obreiro da nossa igreja já chegou lá no meu escritório com a esposa, ele estava apavorado e ele disse: "Pastor, a minha filha de 16 anos foi para uma" E ele soltou o termo de uma festa e voltou grávida. engravidou de um e soltou o verbete.
E quando ele terminou de falar, eu perguntei: "E aí? " Ele disse: "Mandei ela embora. " Disse: "Para onde?
" Foi pra casa dos pais do vagabundo que engravidou ela. Eu falei: "E aí? Os pais não quiseram ela lá.
Quem tem vergonha não apoia um negócio desse? Se qu e ela está onde? Não faço ideia.
Tá na casa de uma amiga, mas eu não quero nem saber como é que eu vou pregar. Eu perguntei para ele: "Você tá me contando só para eu saber ou porque você quer minha opinião? " Eita!
A esposa olhou para ele, deu um toque assim, ele disse: "É, eu quero a sua opinião". Eu disse: "Levante agora, antes de terminar a conversa comigo. Volta para terminar a conversa depois.
Ri, príncipe. Deixa rir. Deixa rir.
Vai ao encontro da sua filha. Resgate a sua filha e o seu neto. O senhor vai perder duas almas.
Vá buscar e traga para debaixo do seu sacerdote, do sacerdócio. Você tem o cajado. Chegue na porta e diga: "Minha filha, estou triste, mas você é minha filha.
Vem para cá. Eu não vou te largar de mão. Resumindo, a menina voltou para casa, está na igreja, a criança está na igreja para a glória de Deus Pai.
Não deixe o sacerdócio do sua casa cair. Provoca o caba macho, o homem macho do seu lado e diga para ele: "Você é sacerdote". [Música] Eita!
Madame, a senhora é relógio, é ponto de equilíbrio, é estaca de [Música] sustentação. Como está a sua casa? [Música] Deus quer resgatar a sua casa.
Vamos agilizar para terminar, né? Gente que na igreja fala em línguas, profetiza, sapateia, exorta os outros, mas a casa está despencando. O senhor quer ir lá fazer uma obra de restauração.
Uma irmã chegou para mim e disse: "Pastor, meu marido foi embora com a amante. Ele comprou um apartamento de 5 milhões para amante. Empresário forte.
Eu disse: "E aí minha irmã? " Dis que não me quer mais nem pintada de ouro. Aí ela disse assim: "Eu fui numa vigília essa semana.
Isso eu estou pregando numa igreja presbiteriana. " Ela disse: "Eu fui numa vigília essa semana e Deus usou um vaso e o vaso falou comigo para eu desistir dele, porque ele não é meu. " Eu perguntei: "Minha irmã, quantos anos de casada a senhora tem?
" 23 anos. Casada? É, há 23 anos.
É. E o marido ainda não é seu. Nem casa a lei trata assim.
Depois de 23 anos não é sua. Se me irmão, vamos fazer o seguinte. O pastor é muito amigo meu.
É muito amigo meu. Chamei a esposa do pastor, ele e a esposa, e disse: "Nós vamos entrar numa campanha de oração agora, hoje, e nós vamos orar para Jesus salvar seu marido. E não vale levantar uma mão, ele tem que levantar as duas.
" Ainda falei assim, tom de brincadeira, ela olhou para mim do tipo, se o senhor soubesse como o negócio tá encruado, o senhor não levava assim. Eu disse: "Não, vamos orar. Jesus é bom.
E vamos orar. " Alguns dias depois, talvez um mês depois, não tenho certeza, eu voltei a pregar naquela igreja num culto de ensino. No momento que eu estou ministrando a palavra, eu vi quando ele entrou pela porta da frente.
Eu o conheci, eu os conhecia. Ele entrou e sentou lá na penúltima fileira, lá no finalzinho. Na hora do apelo, ele ficou em pé com as duas mãos levantadas.
Eu pensei comigo, eu brinquei, mas Jesus levou a sério. Um obreiro encostou, trouxe ele pro púlpito pra gente orar. Ela não se aproximou.
Ela me disse depois, não se aproximou para ele não achar que ela tava aproveitando a conversão dele para marcar ponto. Então ela ficou lá, quando terminou a oração, ela saiu pela porta lateral para ir embora. Funcionou a caminhonete dela lá no estacionamento da igreja.
Quando ela ia saindo, ele parou na frente da caminhonete em pé. Ela disse: "Pastor, o coração saiu pelo volante, abaixou o vidro, ele chegou na janela e perguntou: "Posso voltar para casa hoje? " Ela disse: "Dá a chave do teu carro para alguém levar teu carro e vem aqui.
Vai que no meio do caminho erra a estrada. Vamos para casa hoje. Ele é o segundo moderador daquela igreja.
Não abra a mão. Deus está pelejando por você. Deus está pelejando as tuas causas.
Deus está guerreando as tuas batalhas. É um há um milagre acontecendo exatamente agora. Ouve, eu vou repetir.
Há um milagre acontecendo exatamente agora. Deus vai tirar o sono de açoeiro por tua causa. [Aplausos] [Música] Só quem pode dar glória a Deus.
Só quem pode fala em línguas. Só quem pode levanta a mão. Não, pastor, essa palavra não me toca porque minha casa não tem problema.
Se o Senhor não edificar, em vão trabalhos que edificam. Se o Senhor não guardar, em vão vigiam as sentinelas. É Deus quem guarda a tua vida e a tua casa.
Só quem é pai e mãe levanta a mão, por favor, assim. Isaías 65:23. Recebe essa palavra.
Segura. Recebe essa palavra. Os vossos filhos não serão filhos para a destruição, não serão filhos para a calamidade, porque eles são a geração dos benditos do Senhor.
Recebe esta palavra. Declare que seu filho e sua filha é propriedade de Deus. [Aplausos] Terceira pergunta.
Como está você na casa? Aleluia! Aleluia!
Como está você aqui? Como é que está sua situação na igreja? Como você está vivendo o pastoreio que está sobre a sua vida?
Há lugar na casa? Como você está vivendo o culto? Como anda o seu compromisso com a casa?
Em toda a Bíblia, as comunidades de Deus, eu digo de Deus porque Israel e a igreja são chamados de casa. No Antigo Testamento, a congregação dos eleitos, a casa dos eleitos, era chamado de chamada de Beit Kinécia, ou seja, a casa daqueles que o Senhor elegeu. No Novo Testamento, a igreja é chamada de casa de Deus.
No salmo 23 versículo 6, o salmista diz: "Certamente que a bondade e a misericórdia do Senhor me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei onde? Onde? Na casa Deus do Senhor.
Aleluia! Por longos dias. Deus 84 1 a 4.
Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos. A minha alma suspira e desfalece pelos teus átrios. Deus.
O pardal encontrou casa e a andinha encontrou ninho para se eu encontrei os teus altares, Senhor e Deus meu. Mas vale um dia na tua casa do que 1000 em qualquer outro lugar. [Aplausos] Salmo 27:4, ele diz assim: "Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei.
Eu estou pedindo algo a Deus e eu vou buscar. Glória a Deus. O quê?
Que eu possa morar na casa do Senhor. Não, eu não quero congregar, eu não quero ir no culto duas vezes por semana. Eu não quero ir no congresso.
Eu quero é morar na casa do Senhor. Interessante é que Davi quando escreveu esse salmo está vivendo um período de perseguição de Saul. Ele está fora de Jerusalém.
Então, Davi está dizendo, "Eu queria que Saul soubesse que ele está me perseguindo por causa do trono e da coroa, mas o que me encanta não é o trono. Ah, o que eu mais quero não é a coroa. O que eu quero é morar na casa do Senhor por todos os dias da minha vida.
Mas para quê? para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu templo. Tem uma geração que se autoproclama desigrejados.
Para eles congregar não é necessário. Mas o escritor da epístola aos Hebreus diz: "Não abandonando a vossa congregação como é costume de alguns". E aí ele dá para nós pelo menos três motivos para nós congregarmos lá em Hebreus 10:25.
Quais são? Primeiro, consideração mútua, ou seja, zelo um pelo outro, cuidado um pelo outro, atenção um para com o outro. Por que isso?
Porque para tomar banho as minhas mãos cuidam do meu corpo. Para andar os meus pés cuidam do meu corpo, que inclui as minhas mãos. para pensar na minha cabeça, diretrizes para o meu corpo.
Existe uma dinâmica de interdependência entre os membros do corpo. mesmo uma ínfima célula, dentre milhões delas que você nem sabe que existe. Se ela se reproduzir de maneira equivocada, disfuncional, ela pode gerar uma enfermidade incurável, porque até os mínimos detalhes do teu corpo são importantes na dinâmica do teu organismo.
Ninguém na casa de Deus é descartável. Até o menor dos irmãos tem a maior importância no reino de Deus. Eu estava pregando numa igreja em Salvador, um congresso de mulheres salvo engano, e tinha um rapazinho que ele cantou no grupo de mulheres, no coral de mulheres.
Ele cantou no coral oficial da igreja, ele cantou na orquestra, ele cantou nos adolescentes. A liturgia do culto tinha distribuição de oportunidades bem extensa. Ele cantou no grupo dos novos convertidos.
Quando as crianças foram cantar, pastor Cival, ele ajoelhou do lado das crianças para cantar do tamanho das crianças, mas ele não fala, ele cantava assim, ó. Eu disse ao pastor, que coisa interessante. Aquele rapaz está em todos os grupos da igreja.
O pastor disse, pastor Josué, ele é mudo e é surdo e ele tem um problema neurológico, mas ele participa de todos os grupos da igreja. Não perde um culto, vem na vigília, no círculo de oração, no ensaio, no culto de doutrina, na escola dominical, na Santa Ceia, ele está todo aqui. Olha, uma palavra de Deus paraa sua vida.
Não despreze o menor. Pode ser aquela, aquela célula que mantém o seu organismo funcionando. Congregar para edificação mútua.
Aí a Bíblia diz congregar para estímulo mútuo. Um estimula o outro. Glória a Deus.
Hebreus 10:25. Um fortalece o outro e para admoestação mútua, um aconselha o outro, um pastoreia o outro, um diz não faz, o outro diz levanta, porque assim nós vamos sendo fortalecidos pelo Espírito Santo através uns dos outros para a glória de Deus Pai. Então eu repito a pergunta: Como está você na casa?
Como é que tá você na igreja que você congrega? Eita, glória a Deus. Não gosto do pastor.
Você não vai conseguir gostar de todo mundo. Cada um tem seu estilo, sua personalidade. Mas você tá lá na igreja por causa do pastor ou por causa da sua convicção na palavra de Deus?
Deus. Eu não vou muito com a cara daquela irmã. Sério?
Mas o que te motiva a estar na igreja? Simpatia ou comprometimento? Ó, como está você na casa?
Diz assim: "Pastor Josué, fala aí, pastor Josué, pode parar. Como está a casa? Como está em casa?
Como você está na casa? Gente, igreja é um lugar de gente. Glória a Deus.
As pessoas aqui não são perfeitas. Se elas fossem perfeitas, elas não estariam aqui, estariam no céu. Aqui é hospital, aqui é oficina.
Ah, vamos usar uma linguagem bíblica. Aqui é casa de oleiro. O vaso chega aqui trincado, quebrado, cheio de defeito.
Só os perfeitos levantem a mão, por favor. Porque ninguém levanta a mão nessas horas. Mas quando a gente conversa com a nossa vaidade, a nossa religiosidade diz: "Eu sou mais crente do que fulano.
" Na verdade, quando você se sente mais santo do que fulano, você está se colocando na condição de perfeito. Quando você julga fulano, você está se colocando na condição de juiz. Quando você despreza fulano, você está se colocando na condição de árbitro.
Entende uma coisa, o Senhor pegou essa pacoteira de gente cheia de problema e colocou dentro do mesmo lugar. Para quê? para glorificar o seu nome.
E é aqui onde Satanás fica doido, porque ele foi criado perfeito, parâmetro de perfeição. Perdeu a perfeição, virou o diabo e não tem chance de resgate. Eu e tu nascemos imperfeitos.
Em pecado me concebeu a minha mãe. Você já nasceu com uma carga, com uma tradição de pecado, com uma natureza pecaminosa. Mas Jesus olhou para você e disse assim: "Eu quero, [Aplausos] eu a quero, eu o quero".
Alguém deve ter dito, mas Senhor, olha, tanto defeito não presta para nada. Jeová diz: "Mas eu quero. " Mas como?
Porque eu paguei, eu comprei. E quer saber? Não paguei a vista, não paguei parcelado, paguei adiantado.
Quando nasceu, eu já havia pago a conta para que ele fosse meu, para que ela fosse minha. Eu chamei-te pelo teu nome, te remi e tu és meu. Dá para dar glória a Deus?
Deus. [Música] [Aplausos] Alguém cantou aqui, não sei porque ele me escolheu. Não dá para explicar o amor de Deus.
Deixa eu contar uma coisa para vocês. O Senhor chamou Moisés um dia e diz assim: "Farás para mim um santuário de madeira de Acácia? " Irmão, a madeira de Acácia não seria escolhida para construir a bancada da igreja.
Ninguém escolheria madeira de acás para fazer a sua mesa nobre de escritório. Por quê? Porque ela era muito dura, tortuosa, cheia de nós.
A madeira em si é cheia de manchas. Trabalhar com madeira de acaça é tão complicado que o Senhor diz assim: "Eu mesmo nome escolhi e nomeei a Bezaleel e o capacitei para lavrar em madeira. Para trabalhar com a madeira de casa era tão complicado que o cara era cheio do Espírito Santo para talhar madeira.
Não era um simples artesão. E Deus escolheu. Aí depois que pega a madeira de acás, a caixa toda empenada, ela não dá esquadro, ela não dá nível.
Deus. Alguém olha, diz assim: "Mas é aqui que Deus vai habitar? Vai colocar a o o o as tábuas da lei, o vaso do maná.
Moisés, tem certeza? Aí o Senhor diz assim: "Moisés, agora pega ouro fino, ouro em pó e betuma, reboca, aparelha por fora e por dentro. Depois que passar ouro em toda a estrutura da madeira, por fora e por dentro, quem olhar não vê mais madeira, só vê ouro.
Aleluia! Aleluia! Deus!
Aleluia! Aquela madeira de acácia sou eu. Aleluia!
Aquela madeira de acácia é você. Deus olhou e disse: "Pega assim mesmo, cheio de tortuosidade, cheio de defeito, cheio de problema, ninguém aguenta. A mulher não suporta mais.
O marido tá quase mandando embora, mas pega, traz para cá e betoma. Cobre de ouro. Ouro fala da natureza divina.
Você veio cheio de defeitos, mas Deus colocou na tua vida natureza divina por dentro e por fora e te fez santuário. [Música] Agora diga assim: "Eu sou santuário. Eu sou santuário.
Vamos terminar. Como está a casa? Como você está em casa?
Como você está na casa? Última pergunta básica, simples. Como está a preparação para a casa?
Glória a Deus. Se Jesus voltar agora, glória, qual a sua condição? Dá glória a Deus.
Santo Deus, não se turbe o vosso coração. Crede em Deus. Crede também em mim.
Na casa de meu pai há muitas moradas. Deus se não fosse assim, eu já vos teria dito: "Vou preparar-vos lugar onde? Na casa.
E quando eu for e vos preparar lugar, virei outra vez. E vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, [Música] estejais vós também. Onde?
Na casa. Um dia o Senhor estava irado com a idolatria de Israel. Aí ele toma o profeta Isaías e diz assim: "Eu sou o Senhor, fora de mim não há outro.
Eu não darei a minha glória a ninguém mais. " Acabou. Ezequiel 10.
No versículo 4, Ezequiel tem uma visão. E na visão, Ezequiel vê a casa cheia de glória. De vez em quando eu recebo esse versículo para pregar como tema de congresso.
E a casa se encheu da glória do Senhor. Porém, em Ezequiel 10 versículo 4, a glória não está enchendo a casa do Senhor para ficar, ela está enchendo a casa do Senhor para sair. A idolatria estava tão grande que a glória sai do lugar santo dos santos.
e vem para o meio da casa como se Deus dissesse assim: "Ei, eu ainda estou aqui. Se atentem para a minha presença" e o povo continua pecando. Aí no versículo 4, no versículo 10, a glória sai do meio da casa e vai para a porta do templo.
Deus está dizendo: "Se vocês não pararem, eu vou embora. " Israel continuou na idolatria. Judá continuou pecando.
Aí a glória saiu da porta do templo e foi para o portão de Jerusalém, a saída da cidade, ou seja, abandonou a casa. Deus está no portão da cidade, fazendo com que todos vejam que a sua glória está ali, mas ele está indo embora. A idolatria continuou.
E aí no capítulo 11, versículo 23, a Bíblia diz, Ezequiel 11:23, que a glória abandonou Jerusalém e foi para o Monte Oliveiras. Para onde? Monte das oliveiras.
Desculpa, eu não entendi. Foi para onde? Monte das oliveiras.
Muito bem. Jesus séculos depois come a Páscoa, serve a ceia. Aí a Bíblia diz assim: "E tendo cantado um hino, foi para onde?
Para o monte das oliveiras. Fazer o que lá? Glória a Deus!
Pastor Silvar, eu posso descer? " Na medida que Jesus vai caminhando para o monte das oliveiras, os seus discípulos estão com ele, ele vai morrer. Aí Jesus para, olha pro céu e diz assim: "Pai, é chegada a hora".
Hora de quê? A hora em que o Senhor me glorifica. Lembra daquela glória que eu tinha contigo antes da fundação do mundo.
A glória que eu renunciei para cumprir o teu plano. João 17:5. Glorifica-me tu, ó Pai.
Me devolve a glória que eu tinha contigo antes da fundação do mundo. Por que que ela estava indo pro Monte das Oliveiras? Porque a glória estava depositada lá.
Aí no versículo 21 ele diz assim: "Pai, a glória que tu me destes glória a Deus! Eu dei. Eita!
Glória. Deu a quem? Eu dei aos meus discípulos.
Eu dei a minha igreja. Eu dei aqueles que me seguem, eu dei aos que me acompanham. Eu distribuí a minha glória com eles.
Mas para quê? Porque eu quero que eles estejam comigo para que vejam a glória que tu me deste. E onde eu estiver na casa, eles estarão comigo no meio da glória.
Aleluia. A esperança da igreja não é vã. Há uma glória que nos aguarda na casa.
Ele distribuiu a glória para com a igreja. E a nossa expectativa, diz Paulo, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso Deus e Salvador Cristo Jesus. É por isso que Paulo diz: "Tem o desejo de partir para estar com Cristo.
" Por isso que ele diz, se essa casa se corrompe, temos uma casa no céu. Presta atenção nisso e a gente ora. A Bíblia garante que Jesus vai voltar.
Existe uma corrente teológica muito forte que não crer mais na vinda de Jesus. Mas o detalhe é que a noiva acredita que o noivo vem. Nenhuma noiva fica noiva, mantém a aliança sem ter convicção de que o noivo vai chegar a qualquer hora.
Não fica. E o detalhe importante é que o noivo mandou um amigo. Eu vou repetir porque ninguém ouviu.
O noivo mandou o amigo. O amigo do noivo está com a noiva. O amigo do noivo de vez em quando ia visitar a noiva, representando o noivo para trazer notícias dela para ele.
E todas as vezes que o amigo ia visitar a noiva, o noivo mandava presentes e os presentes eram joias para adornar a noiva no dia do casamento. Jesus partiu para preparar a casa. Glória a Deus.
Mas ele chegou para o amigo. Quem é ele? Quem é ele?
Espírito Santo. E disse assim: "Estou te enviando para cuidar da noiva. Enquanto eu preparo a casa, cuida dela.
Tá aqui os presentes para você levar pra noiva. São joias. Quais são os presentes?
Dons espirituais, fruto do espírito. Adorna ela. Veste a noiva.
Veste. Cada vez que a igreja se reúne é banquete. O noivo, amigo do noivo, senta para a mesa para comer do banquete que a noiva está enviando.
Cada glória, cada aleluia, cada louvor, cada celebração. É banquete que a noiva envia pro noivo. Vai chegar a hora.
Aleluia! Que o noivo vai olhar nos olhos do pai. O pai vai olhar nos olhos do noivo e eles vão dizer um ao outro: "É hora de buscar a igreja.
Fica de pé, por favor, quem puder. E você que é casa do amigo do noivo, você que é casa do Espírito Santo, onde você estiver, você vai sentir. Eu acredito que onde um crente salvo estiver, na hora do arrebatamento, ele vai sentir que Jesus está vindo, porque o próprio amigo do noivo vai mexer lá no coração dele.
Você tá no volante do ônibus, no volante da caçamba, lá no consultório, no centro cirúrgico, no escritório, no tribunal, você está lá na viagem e vai dar aquela alegria inexplicável. Aí você começa a chorar e você começa a falar em línguas. É o Espírito Santo dizendo: "O noivo está chegando.
A trombeta vai tocar agora. E a trombeta vai tocar e nós subiremos para onde? Para casa.
Dá uma sacudida dela no seu vizinho, por favor, e diz para ele: "Quero ver você no céu. [Música] Quero ver você no céu. Não desanima.
Olha que refrão logo lindo. Volta logo, Jesus. [Aplausos] É por isso que a noiva em cantar diz: "Vem depressa, amado meu.
" Você sabia que a última palavra da Bíblia, quem fala não é Jesus? Não é o Pai, não é o Espírito Santo, é João. E João fala representando a igreja.
Jesus diz assim: "Certamente aquele que diz estas coisas também diz: "Certamente cedo venho. " Ponto. Acabou.
Mas João está com um coração tão cheio. João acabou de ver a nova Jerusalém. João viu as ruas de ouro, o mar de cristal.
que ele disse: "Não, não, não, não, não, não dá para ficar quieto, senhor. Deixa eu colocar aqui o meu clamor. Eu vou colocar aqui o clamor da igreja.
" Aí João escreve lá: Maranata, ora vem, vem logo, Senhor Jesus. E o louvor disse: "Volta logo, Jesus, eu estou com saudade. Volta logo, o céu é minha morada".
[Música] [Música] [Música] Aleluia! Eles podem podem cantar. Pastor José Neco, pastor Sival conviveu com ele.
Pastor Alagoas estava internado, desfalecendo à morte. Os filhos estavam no quarto com ele a pedido dele. Em dado momento, uma das filhas foi ao toalete, quando voltou, o pastor José Ner estava dando os últimos suspiros.
E um amigo genro dele disse que a filha caiu de joelho, disse: "Senhor, não, eu não aceito". E ele só levantou a mão e fez [Música] assim: "Me deixe ir para casa. [Música] Crente é diferente.
[Aplausos] [Música] Crente é [Música] [Aplausos] [Música] diferente. Quando puder pode cantar, eu paro quando vocês começarem. Eu fui fazer a cerimônia fúnebre de uma jovem que faleceu com câncer por causa de um câncer.
Lá na cerimônia estava o enfermeiro contratado pela família para cuidar dela a tempo integral. Na hora da cerimônia ele pediu uma palavra. Pastor, eu poderia falar?
Eu disse: "Claro, você conviveu? " Ele pegou o microfone e disse: "Gente, eu não sou crente. Eu não entendo dessas coisas que vocês dizem que sentem, mas eu já cuidei de diversos pacientes terminais.
E quando ela estava morrendo, eu senti uma presença tão grande, ele usou o termo tão grande dentro do quarto, é como se o próprio Deus tivesse vindo buscá-la. Na nossa igreja faleceu uma irmã chamada de irmã Santinha. A enfermeira estava medicando ela e quando no meio da medicação ela falou com a enfermeira, pode parar.
Efeu, ele disse: "Não, dona Santina, tem que cuidar da senhora. Não pode parar, dá licença, porque eu já estou vendo meu pai aqui na porta". A enfermeira virou, não viu ninguém, disse: "Não, dona Santinha, a senhora tá tendo uma visão.
" Ela disse: "Pode parar, meu pai já está vindo me buscar". Aí ela fez [Música] na casa do meu pai há muitas moradas. Eu vou viver tuas promessas em minha vida.
Sei que não tem outra saída. [Música] Quero estar no centro da tua vontade e te agradar, Senhor. Oh.