“Ele disse: ‘Eu era um tesouro escondido; a criação foi criada para que você pudesse Me conhecer’”. - Hakim Sanai. O Segredo de Deus.
Ibn Arabi. Este mundo é como uma escola. Cada um de nós é testado separadamente e nosso único professor é Deus.
Tal é o homem, ao mesmo tempo efêmero e eterno, criatura e imortal, verbo discriminante e unificador. Se você observar tudo, verá n’Ele a totalidade do que você conheceu, e, além disso, não há mundo ou essência que você não veja lá. Busque a si mesmo em tudo: se for conveniente, você conhecerá seu destino.
“O resumo dos conselhos de todos os profetas é este: Encontre-se em um espelho”. - Shams Tabriz. Não há mestre maior que a paciência.
Se os homens conhecessem a si mesmos, conheceriam a Deus; e se eles realmente conhecessem a Deus, ficariam satisfeitos com Ele e pensariam somente n’Ele. Peço-Te, pelo mistério com o qual unes os contrários complementares, que unas para mim tudo o que está desunido em meu ver, em tal união que possa contemplar e testemunhar a Unicidade de Teu Ser. Investe-me do manto da Tua Beleza e coroa-me com o diadema de Tua Majestade.
É Ele que é revelado em cada rosto, procurado em todos os sinais, contemplado por todos os olhos, adorado em todos os objetos de adoração e perseguido no invisível e no visível. Nenhuma de Suas criaturas pode deixar de encontrá-Lo em sua natureza primordial e original. Não é outro senão Ele que progride ou viaja como você.
Não há nada a ser conhecido a não ser Ele; e como Ele é o próprio Ser, Ele é, portanto, também o viajante. Não há conhecedor senão Ele; então, quem és tu? Conheça a sua verdadeira Realidade.
Ele é o eu essencial de todos. Mas Ele a oculta pela aparência da alteridade, que é “você”. Se você se apega à multiplicidade, você está com o mundo; e se você se apega à Unidade, você está com a Verdade.
. . Nossos nomes são apenas nomes para Deus; ao mesmo tempo, nossos eus individuais são Sua sombra.
Ele é ao mesmo tempo nossa identidade e não nossa identidade. . .
Considere! Nada além da Realidade é; não há ser separado, nem chegar nem estar longe. Isso é visto em visão verdadeira; quando o experimentei, não vi nada além Dele.
Para onde quer que eu vire, lá está a face de Deus. Quando meu Amado aparece, com que olhos eu O vejo? Com Seus olhos não com os meus; pois ninguém O vê, exceto Ele mesmo.
Quando você conhece a si mesmo, seu “eu” desaparece. Quando o mistério da unidade da alma e do Divino for revelado a você, você entenderá que você não é outro senão Deus. Então você verá todas as suas ações como sendo Suas ações, e todos os seus atributos, como Seus atributos, e sua essência como sendo Sua essência.
Assim, em vez de sua própria essência, há a essência de Deus e no lugar de seus próprios atributos, há os atributos de Deus. Aquele que conhece a si mesmo vê toda a sua existência como a existência Divina, mas não experimenta que qualquer mudança tenha ocorrido em sua própria natureza ou qualidades. Pois quando você conhece a si mesmo, seu senso de identidade limitada desaparece e você sabe, que você e Deus são um e o mesmo.