o olá pessoal tudo bem eu sou o professor ricardo santa cruz e na aula de hoje nós iremos falar de mais uma das vantagens temáticas da educação física na base nacional comum curricular e aí o nosso começar essa aula eu peço que você que ainda não é inscrito no nosso canal que se inscreva e ative as notificações para receber os nossos conteúdos de possa deixar seus comentários e nos ajudar a crescer mais para poder ter aulas em qualidade relacionadas à educação física na base nacional comum curricular e aí e a nossa aula de hoje será
sobre a prática corporal danças eu já acordo com a bncc a unidade temática danças exploram o conjunto de práticas corporais se caracteriza por movimentos rítmicos organizados em passos evoluções específicas muitas vezes também integradas a coreografias oi e aí nós temos a ideia de que na prática corporal de dança o aluno possa desenvolver essas habilidades de forma individual ou em duplas e em pequenos grupos e o texto da dentes e é claro e caracterize as danças como práticas corporais específicas e apresentam codificações particulares historicamente construídas com base em movimentos rítmicos e músicas muito peculiares e nós
podemos entender que a dança é uma das práticas corporais e mais se aproxima da realidade da criança porque mesmo antes da criança fazer parte do contexto escolar ou já tem acesso a dança na sua no seu meio familiar e aí nesse quadro nós podemos perceber o organizador curricular para danças tanto nos anos iniciais como os anos finais do ensino fundamental vejamos que para primeiro e segundo ano nós temos as danças do contexto comunitário e regional 3º ao 5º graças do brasil e do mundo danças de matriz indígena ficar dá para 67 anos as danças urbanas
e as danças de salão serão tematizado no oitavo e nono ano e nós temos algumas características que são importantes para as danças no primeiro e segundo a elas vão desenvolver os alunos quanto à questão da expressão a gestualidade e da sonoridade e tudo isso pode ser desenvolvido quando o professor organiza cantigas de roda brincadeiras sentadas e minas e as danças trazem aí duas grandes habilidades para o primeiro e segundo a habilidade num nessa habilidade o aluno deve experimentar e fluir diferente dança de contexto comunitário regional e recriá-las respeitar as diferenças individuais de desempenho corporal e
não o professor vai estimular organizar as atividades das tarefas para aquecer a lua posso experimentar um maior número de dança sair de atividades relacionadas aos dados ciranda cirandinha o cravo ea rosa escravo de jó rosa juvenil pirulito que bate bate e a canoa virou são cantigas de roda que podem ser desenvolvidas nesse período escolar e aí alguns exemplos não é brincadeira estampadas habilidade 2 traz a ideia de que o aluno possa identificar os elementos constitutivos sendo eles o ritmo espaço um gesto das danças do contexto comunitário regional valorizando dessa forma e respeitando as manifestações da
sua cultura oi e aí o professor pode desenvolver atividades relacionadas e possam desenvolver habilidade perceptiva sensoriais motoras o meio das meninas das brincadeiras e são propostas e adequadas para essa faixa etária e cadeiras que são comumente conhecidos aí na escola o professor vai ter a liberdade para desenvolver atividades brincadeiras ligadas as danças para crianças habilidades sejam realmente desenvolvido em e para 3º 4º 5º anos a bncc trás quatro grandes habilidades para as danças e na habilidade um nós temos a ideia de que o aluno deve experimentar recriar instruir danças populares do brasil e do mundo
e danças de matriz indígena e aplicar valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados essas danças em suas culturas de origem esse é o professor vai levar o aluno até uma compreensão de forma agora mais explícita das danças do brasil das danças do mundo das danças de matriz indígena aplicar o exemplo disso as danças populares e nesse caso aí você exemplo as quadrilhas e as danças de matriz indígena as danças de matriz africana a habilidade dois leva o aluno a comparar e identificar os elementos constitutivos como se diferença em danças populares do brasil e do
mundo e esse aluno vai começar a apreciar desenvolver e comparar danças populares e diversas regiões do país aí no caso carimbó o sôfrego e a chula é a siri e a catira oi e o boi bumbá na habilidade três o professor vai levar esse aluno a desenvolver e formular utilizando estratégias para execução de elementos constitutivos das danças populares do brasil do mundo e das danças de matriz indígena africana então esse aluno já vai ser capaz de dentro de uma complexidade trabalhando em equipe trabalhando em pequenos grupos ele vai desenvolver habilidades para que possa apresentar coreografias
montar as fotografias e danças populares do brasil e do mundo e de dança de matriz indígena africana e o exemplo que nós podemos trazer nessa aula é o professor é estimular que o aluno realiza uma sequência pedagógica do maculelê por exemplo oi e aí esses alunos vão trabalhar de forma coletiva e voltar desenvolvendo a unidade temática de dança por meio de uma prática corporal e vai se nós pensarmos das atividades mais peculiares as atividades mais conhecidas da sua região esse aluno vai percorrendo o mundo das danças é por meio do conhecimento as nossas no brasil
danças do mundo e também de matriz indígena ficar vejamos agora a habilidade quatro nessa habilidade o aluno deve ser capaz de identificar situações de injustiça e preconceito gerado e presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superar superar nesse contexto ao desenvolver essa habilidade o aluno já vai ter uma apropriação o entendimento e as danças podem promover situações de injustiça e preconceito e aí nós temos os exemplos né o meio é faz das fotos onde nós podemos indicar aqui nesse período o aluno já vai se aceitar aceitar o outro trabalhar
em equipe é para que essas danças possam promover também e ajudar o aluno no seu desenvolvimento das habilidades principalmente socioemocionais e aí mais uma figura de crianças utilizado o arco né o ato de bambolear e aí um exemplo que o professor pode desenvolver os alunos para trabalhar a igualdade de gênero e agora eu trago para vocês as habilidades propostas pela bncc e danças para sexto e sétimo anos habilidade num o aluno deve experimentar astro e recriado as urbanas identificando seus elementos constitutivos então a ideia de que o aluno possa identificar a experimentar fluir diferentes danças
de rua é aqui no caso o hip hop e sal exemplos de danças urbanas habilidade dois professor deve desenvolver atividades para que o aluno com a neide e utiliza estratégias para aprender os elementos constitutivos constitutivas das danças urbanas bom então vejamos esse elemento constitutivo nada mais do que passos manobras e posturas dentro de determinados livros e o aluno vai desenvolver para tematizar esta prática corporal nesse segmento em cima habilidade três leva o aluno a diferenciado das urbanas as demais manifestações da dança valorizado e respeitado em sentidos e significados atribuídos a eles por diversos e diferentes
grupos sociais bom então é o aluno já ser capaz de refletir o meio das suas experiências do uso e apropriação da análise das diferentes dimensões do conhecimento e as danças também podem ser entendidas como é instrumentos de movimentos sociais a proposta de habilidade para o oitavo nono ano são três grandes habilidades aí o professor vai desenvolver com o aluno experiências para que ele possa desenvolver a habilidade de experimentar true retirar dessa vez dança de salão valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas pessoas são uma pessoa colocar e ampliar o repertório cultural do aluno
nesse caso por exemplo as danças de salão o exemplo bolero é o aluno vivenciar e experimentar discutir problematizar e cip dança a habilidade dois leva o aluno a planejar e utilizar estratégias para dessa vez se apropriar dos elementos constitutivos das danças de salão a habilidade três o aluno seja capaz de discutir esteriótipos e preconceitos ela se faz dança de salão e demais práticas corporais procura alternativas para essas superação desses estereótipos e preconceitos então aqui um exemplo muito eu acho que nós podemos trazer por exemplo o balé o aluno possa entender problematizaram identificar esse entendimento no
balé pode ser desenvolvido também ou meninos e que o professor possa aguçar os alunos e problematiza isso aqui esse preconceito bullying que eventualmente sujo possam ser discutidos na aula de educação física um propósito de dar igualdade e o aluno possa entender que essa prática corporal ela vai servir muito mais para que ele possa ganhar sul a habilidade quatro os alunos devem ser capazes de analisar as características como o ritmo gestos coreografias e músicas e das danças de salão tem como suas transformações históricas e os grupos de origem e aí no caso análise das características das
principais danças de salão são alunos do 8º e 9º ano já deve ser capaz de analisar a indumentária vestimenta as formas de dançar os elementos constitutivos essa é uma atividade muito interessante para as aulas de dança o show da aula se inscreva no canal deixe seu a sua ativação para que você possa receber todos os nossos vídeos é importante também eu deixo o convite para que você possa me seguir lá no instagram é que a gente possa ampliar essa rede é tá bem com você dentro da ação física pessoal agradeço a todos aí pela aula
e enquanto vocês nas próximas aulas a descrição do vídeo nós temos aí elemento que vocês podem utilizar o seu dia a dia para que possa melhorar a sua condição e a sua prática pedagógica em grande abraço e nos encontrarmos na próxima