O TOQUE DE DEUS NOS CURA DO FASTIO DE VIVER | Ricardo Gondim

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Igreja Betesda SP
Pastor: Ricardo Gondim Título: O toque de Deus nos cura do fastio de viver Data: 22/07/2018 | Manhã ...
Video Transcript:
[Música] abra comigo a sua bíblia no evangelho que escreveu marcos evangelho que escreveu marcos capítulo de número 8 vamos ler a partir do versículo de número 22 marcos com 8 22 fazer uma oração antes repita depois de mim diga senhor estou pronto para ser tocado pelo seu espírito durante essa mensagem fala comigo em nome de jesus eles foram para bete saída de algumas pessoas trouxeram um cego a jesus suplicando-lhe que tocasse nele toca nele toca nele jesus tomou um cego pela mão eo levou para fora do povoado depois de cuspir nos olhos do homem e
impor lhe as mãos jesus perguntou você está vendo alguma coisa ele levantou os olhos e disse vejo pessoas mas elas se parecem árvores andando mais uma vez jesus colocou as mãos sobre os olhos do homem então os seus olhos foram abertos à sua vista foi restaurada e ele via tudo claramente jesus mandou de volta para casa e disse não entre no povoado os evangelhos dizem que jesus usou saliva duas vezes em duas ocasiões e joão capítulo 9 versículo de número 6 um homem era cego de nascença jesus cuspiu na no barro na terra fez uma
lama colocou essa lama nos olhos do cego e ele voltou a ver aqui o texto diz que jesus cuspiu diretamente nos olhos do cego e depois tocou nos olhos dele com as mãos portanto essa narrativa é única marcos a relatora e só ele fala dela é o único milagre se dá em dois estágios o primeiro remedia o problema e o segundo resolve o problema não é a primeira vez que jesus faz um milagre e que precisa de privacidade o texto diz que jesus pegou o cego pela mão eo levou para fora num lugar distante pra
que esse milagre acontecesse fora do recinto público mas não é a primeira vez que isso acontece quando jesus ressuscitou a filha de jairo o texto diz que a menina estava deitada numa sala e ele pediu que todas as pessoas saíssem da sala antes de lhe dizer pra menina alita cume menina levantar antes de falar do milagre propriamente dito e do toque e um sentido que eu quero dar a esse milagre especificamente deixou também dizer que o ministério de jesus desde profecia de isaías capítulo 61 e que ele leu para quem não está bem acostumado com
a narrativa bíblica isaías foi um profeta 750 anos antes de jesus isaías no capítulo 61 diz que o ministério do messias o ministério de jesus teria como um elemento fundamental e xavi e restaurará a vista dos cegos mas eu preciso dizer que esse mistério fundamental de jesus de idéia da vista aos cegos não objetivava especificamente curar a cegueira física a cegueira física ela é um instrumento de metáfora da narrativa bíblica pra cegueira existencial brasileira espiritual porque o mais grave na existência humana não é a pessoa ser cega fisicamente é possível uma pessoa ser cega fisicamente
e não ser eu vou usar a expressão a propósito um deficiente não é a cegueira física que caracteriza uma pessoa deficiente ela tem uma deficiência de visão mas ela não é deficiente deficiente mesmo é quem tem cegueira existencial cegueira espiritual então o milagre aqui da cura deste homem não deve ser visto como um fim em si mesmo deixa eu explicar pra não ficar ou não ficar falando muita coisa retórica é é os orientais dizem assim se um sábio se um sábio apontar com o dedo pra lua não olhe para o dedo olhe pra lua que
o de da ponta entenderam-se um sábio apontar para a lua não fique olhando pro dedo porque ele não quer mostrar o dedo pra você e quer mostrar a lua se um milagre está aqui na bíblia o objetivo não é falar do milagre o objetivo é falar o que o milagre que nos ensina que o que o milagre que nos ensinar tem a ver com o que eu quero dizer para vocês hoje de manhã sobre alento sobre o toque de deus sobre sobre a vida da gente por exemplo a primeira coisa que esse milagre quer nos
mostrar aqui é que existem sim espaços a 2 c dores existem sim espaços que permitem ou a gravar ou pioram as cegueiras existem se espaços que promovem que agravam que legitimam que normalizam as seringueiras como que eu sei que existem espaços que normatizam que normalizam que que tornam as seringueiras e olha que eu insisto em dizer que não é a cegueira física é cegueira espiritual porque o texto nos dá duas informações importantes a primeira é que esse homem cego foi trazido a presença de jesus por umas pessoas ele não veio por conta própria alguém o
trouxe e o segundo é que jesus ao invés de fazer um milagre na presença desses amigos que trouxeram jesus escola gira o homem da presença dos amigos em outras palavras pra eu fazer esse milagre você tem que sair de perto dos seus amigos se tem que sair de perto da cidade de beit saída porque os seus amigos a cidade de bath saída juntos estão agravando estão normalizando estão ou são cúmplices da sua cegueira mas ricardo de onde você tirou isso da onde você tirou que os amigos e que a cidade deve sair da ajudam na
cegueira do homem da onde você tirou isso eu tirei de mateus capítulo 11 versículos de número 20 e 23 em que o texto da bíblia diz assim olha o que a bíblia diz então jesus começou a denunciar as cidades em que havia sido realizada a maioria dos seus milagres porque não se arrependeram ai de você ele está denunciando as cidades porque viram milagres e não se arrependeram ai de você corazzin ai de você qual é o nome da cidade ai de você deve saída porque os milagres que foram realizados entre vocês não os milagres que
foram realizados entre vocês tivessem sido realizados em tiro e sídon há muito tempo elas teriam se arrependido vestindo roupas de saco e cobrindo de cinzas vejam de saída talvez ataques assim um milagre mas elas já tiveram milagres feitos por jesus onde antes e os milagres serviram pra quê pra nada porque a índia e tiba de saída que se os milagres que foram realizados dentro do recinto e do ambiente de vocês se tivessem sido realizados esses mesmos milagres em outras cidades tiro e sídon essas outras cidades teriam se arrependido e em você não produziu nada porque
a cidade em si era uma cidade cega a cidade em si estava cega da saída era cega a comunidade estava cega aí eu entendo por que jesus teve que tirar o homem da cidade para realizar o milagre porque a cidade a cegueira havia se espalhado a cegueira havia se tornado em de mika um problema social em de saída só que não é a cegueira física porque as pessoas estão vendo é um outro tipo de cegueira é uma cegueira espiritual e talvez quem melhor tratou isso no mundo moderno foi o josé saramago ensaio sobre a cegueira
em que ele consegue uma sociedade distópica quem leu o livro sabe o que eu vou falar agora em que a grande mensagem do livro resumindo de uma maneira bem concisa grande a mensagem do livro é que em uma sociedade em que todos estão cegos quem vê pode ser uma maldição em uma sociedade em que todo mundo tá cego quem vê pode ser uma maldição ele é um corpo estranho porque ele vê então veja que o que ele quis dizer aqui com esse milagre é que deve sair da era uma sociedade que normalizou uma cegueira é
bom que todo mundo seja cego aqui e que eles não queriam a cura do homem eles queriam talvez testar jesus eles queriam talvez um milagre pelo milagre e s existem sim sociedades que ficam cegas que a doença existem famílias que estão cegas existem casais que estão cegos existem sim pessoas estão cegas e o espaço que essa pessoa promove ea vida que essa pessoa promove a 2 e dor do outro porque pra você conviver com ele você também tem que ser cego que se você não for cego o fato de você vê é uma agressão para
ele o fato de você enxergar o agride você se torna um estorno jesus na época de jesus né ele quer mostrar às pessoas as coisas que como as pessoas não querem ver o que ele tem para mostrar as pessoas pensam que a melhor ted é eliminá lo mata ele crucifica o porquê porque ele está fazendo a gente ver coisas que a gente não quer ver ele está mostrando coisas que a gente não gostaria de enxergar e quando a gente não quer enxergar o ambiente se torna doente e eu insisto não é a doença da cegueira
física porque a cegueira física não é necessariamente uma doença e aí o que aconteceu o templo às vezes eu fico assim comigo mesmo porque uma coisa que me inquieta muito porque eu sou pastor como é que o templo quer dizer a religião na época de jesus adoeceu tanto adoeceu tanto tanto tanto que os líderes do templo se reuniram numa sala e o texto da bíblia diz assim e eles conspiraram para matar jesus se consegue imaginar uma cena dessa os pastores da bethesda eu vi ele o pastor maria pastora até uma pastor generoso pastor will pastora
fátima gente reunida ao redor de uma mesa ea gente tentando assim como é que a gente vai matar essa pessoa aí eu passou mário diz assim olha eu acho que era melhor a gente contratar alguém aí eu digo não vamos fazer um acidente o outro não vamos ver se consegue imaginar uma cena dessa você consegue imaginar quatro padres da paróquia nossa senhora de fátima reunidos ao redor de uma mesa e os quatro padres dizendo assim como é que a gente vai matar uma pessoa pois isso aconteceu nos dias de jesus como que isso aconteceu nos
dias de jesus e por que por que o mundo se tornou o beque saída de gente cega em que a cegueira se normalizou e quando alguém vem e mostra a verdade a verdade se torna agressiva a verdade se torna desestabilizadora se torna e aí você soma brutalidade acrescente a ilegalidade da tortura essa insensibilidade humana que vai se desenvolvendo através da cegueira de não querer ver o que acontece é que as pessoas se tornam mas a ponto de crucificar em um homem bom chamado jesus de nazaré queridos eu não posso evitar que cada pessoa caiu no
barranco eu não posso evitar que no mundo de hoje pessoas caiu no barranco mas eu posso sim evitar de empurrar essas pessoas eu não posso evitar que aconteça injustiças no mundo eu posso evitar sim de ser cúmplice das injustiças eu não posso evitar que haja maldade no mundo mas eu posso evitar que a minha casa e meu lar não seja um ninho de maldade eu não posso evitar que hajam traidores no mundo mas eu posso evitar de ser um traidor eu não posso evitar que o mundo inteiro se corrompa mas eu posso evitar sim que
o meu coração seja diferente por isso jesus disse eu vou tirar esse homem da cidade de deus saída pra tocar nele pra ele ser resgatado mas ele tem que sair desse meio porque o meio está doente a segunda coisa tem a ver com a música que a gente tocou aqui os processos de deus não são apenas pessoais os processos de deus são íntimos o texto nos fala de uma coisa muito muito íntima quer dizer chega a ser uma narrativa esquisita jesus cuspiu nos olhos desse homem eu eu tinha a minha estrutura ricard ana tenho assim
a coisa mais íntima coisa mais íntima que você e eu temos a nossa saliva eu considero a saliva mais íntimo do que o próprio esperma porque algumas pessoas consideram que não é o esperma do homem é a coisa mais íntima que existe eu acho que não é assim o primeiro que é a designação machista é que só um homem esperto não eu acho que a coisa mais íntima é a nossa saliva por isso que eu acho que a coisa mais profunda do relacionamento humano é um beijo na boca porque você ali está se abrindo e
está se permitindo tocar e ser tocado naquilo que a dilma é esse o pneu 6 não tem nada a ver com bíblia porque jesus cuspiu nos olhos desse homem porque eu acredito que a mensagem do evangelho tem algo íntimo é uma troca de intimidade entre homens e de deus entre mulheres de deus é é como se jesus estivesse dizendo assim se você não deixar que o meu íntimo toque no seu íntimo não tem jeito não é racionalidade sério eu não acredito que o evangelho é racionalidade pura porque senão o evangelho vir uma aula de vir
uma aula de filosofia não é racionalidade pura não é não há cumprimento de um rito religioso a gente via que cumprir dominicalmente um rito religioso por mais que eu goste dos ritos eu acho que eles ensinam expressão o objetivo último da mensagem do evangelho que é tocar no seu íntimo deus tocar no seu íntimo a saliva de deus tocar em mim tocou-me jesus tocou eu não sei explicar e aí é um tem que buscar na tradição mística à tradição mística dos dos antigos grande santos da igreja são joão da cruz tomás a can be se
santa terezinha gente que falou o seguinte na tradição evangélica dos evangélicos charles finem joão wesley do metodismo os pentecostais igreja pentecostal de raiz não essa nutella a de raiz em que homens e mulheres se sentiram tocados pelo eterno movidos por um toque que ninguém sabe explicar mas quem chamam minha vida de ânimo de paz tocou me explicar eu não sei explicar eu sei que convidará tem a mesma experiência que o que se deus deu a mim ele dá a você a conversão do movimento evangélico eu me converti cometeu que eu não sei pastoral estava no
culto de deus me tocou e eu sou o outro minha vida é outra eu acho que é esse o sentido de jesus cuspir no olho desse homem dizer assim é preciso essa ligação íntima que charles figley disse naquele dia era como se o amor líquido estivesse sendo derramado sobre mim é como joão wesley disse no dia em que ele me tocou meu coração acendeu ficou aceso à minha alma ascendeu como isso aconteceu não sei explicar o meu objetivo como pastor da igreja betesda não é instruir você mais teologia é facilitar o ambiente aqui pra que
essa saliva divina toque nos olhos de gente que está cega e você possa dizer eu vejo mas como você vê não sei explicar alguém me tocou [Aplausos] mas tenha cura ea cura é o seguinte ela se dá em dois estágios primeiro jesus toca e diz o que você está vendo ele disse olha eu tô vendo gente eu vendo pessoas mas elas se parecem árvores que tem gente a ver com a árvore o que o terço nos disse que ninguém deve se culpar por sofrer qualquer deficiência nós devemos recusar na nossa alma é o que tenta
nos resignar no sofrimento não há nenhum problema e você não vê o problema é você se contentar em ver mal o que interessa aqui é saber se o cego ficaria contente com o primeiro estágio não tocou a bola tá vendo estou vendo gente que parece a árvore pessoas maiores parecem acabou jesus para quem estava cego da montanha porque eu acho que o grande desafio aqui é assim seguir a dizer as deficiências visuais brasil voltou usando óculos as deficiências visuais e eu tenho uma elas variam tem miopia deus chegue machismo tenha presbiopia tem tem catarata tem
tem deficiências no nervo no nervo ocular tem tem tem todo tipo mas as nossas deficiências visuais internas eu diria que elas têm três tipos quais são os três tipos de deficiência visual interno que a gente tem eu não ver quando eu posso ver eu não vejo não porque eu nunca posso que eu não quero a segunda eu não vejo porquê de eu vejo mas eu não vejo bem eu tenho tocado ea terceira é eu vejo tudo eu só não consigo ver a mim mesmo eu explicar tão três tipos de deficiência visual interna a primeira é
eu não vejo que não quero já se passou tem gente que não quer ver em uma das coisas que mais me estarreço cm estarreceram nesses últimos quatro anos que eu só me desligar do negócio de internet de assim meio né nas coisas que rola e uma pessoa mandou um uma mensagem pra mim apavorado pastor ricardo me ajude pelo amor de deus a terra é plana eu achei que uma pessoa estava lá tava brincando comigo me tire desse enrosco a terra é plana eu inocentemente aquela mensagem falei cara tá louco tá delirando aí eu fui conversar
com o pessoal aqui do ator mais jovem aqui da metasa ele disse não e cada que rolando mesmo essa história de que a terra é plana e que é de deus essa revelação de que o a terra não é redonda eu pensei é tem gente que não vê porque não quer prefere acreditar em mentiras não vê porque não quer tem gente que não vê porque tem alguma deficiência interna errado enxerga a realidade mas enxerga a realidade errada uma coisa pela outra e tem o terceiro que ver tudo só não vê a si mesmo o que
provoca essa deficiência na gente eu diria assim malícia indiferença e poder malícia estragar nossa visão gente maliciosa ver errado a gente indiferente coração duro o ver gente obcecada pelo poder também não consegue enxergar mas o problema deste homem aqui é que ele havia errado ele viu ele viu mas ele viu pela metade o problema é quando eu vejo pela metade ver pela metade pode ser pior do que não vê nada que me faz ver trocado o grande problema é o seguinte nós somos críticos dos ateus nós religiosos somos críticos dos ateus dos agnósticos deixa eu
dizer perguntar pra você que é pior é um ateu que não vê ou um religioso que não quer ver fazer outra pergunta qual é o pior é um a de nós tico que não vê ou é um cristão que troca o amor de deus pela intolerância e pelo ódio qual é o pior é um não religioso que não vê ou é um cristão quiser demais o argueiro no olho dos outros e não consegue virar trade no seu próprio portanto tome muito cuidado porque é bem possível que você esteja só no primeiro estágio do toque de
jesus ele tocou e você já mas há um toque de jesus não foi suficiente para transformar sua vida de errado de ver gente pensando que a árvore de ver a vida toda diz torcida e eu conheço um monte de cristãos que estão eles os cristãos estão ainda no primeiro toque você precisa do segundo totó qui pra ver bem pra ver direito pra ver a verdade pra ver que o deus que nós servimos não é um deus tirando para ver que o deus que nós servimos não é um deus de negociatas religiosas para ver que um
dos ambientes religiosos estão muitas vezes adoecidos que o mundo está precisando você precisa do 2º torq e o que é que nós fazemos aqui na murtosa domingo após domingo é fazer a pergunta você você tá vendo ainda gente e pensa que a árvore pois deixou de dizer jesus que tocar em você para os seus olhos serem abertos [Aplausos] portanto quando deus quer restaurar o nosso além do quando deus quer restaurar o nosso entusiasmo o primeiro processo é abrir os nossos olhos é tocar na gente é tocar tem gente porque a pior cegueira não é que
fecha os meus olhos a maior cervejeira é aqui não me permite ver com os olhos abertos existem pessoas que estão cegas pela política tem gente que está cega pelo dinheiro tem gente que está cega pelo sexo está cega e assim existem ateus cegos existem médicos cegos existem empresários e empresárias cegas existem religiosos cegos e aí eu pergunto e volta a insistir na pergunta o que é o pior é um político sério ou é um religioso cego pra mim com o pior o religioso porque ele está pertinho daquele que pode tocar aquele que quer tocar aquele
que vai tocar e muitas vezes a gente não quer o toque de deus e nós queremos é o que nós queremos ficar no rame rame no remediado nós queremos uma religião de bandeira disse de pneus recauchutados eu tive muito problema com os meus dentes a vida inteira por muitas razões uma delas aqui eu quando era criança nós não tínhamos acesso a dentista eu ia eu ia ao dentista do serviço público da prefeitura de fortaleza e quantas vezes quantas vezes não vou nem dizer pra vocês que eu chegava lá para obturar um dente o dente se
desviar mas não tem anestesia vamo vamo multi mesmo e aí ele me tira aquele motorzinho sem anestesia no meu dente meu amigo pense num moleque de 13 e 14 anos chorando uma mesa de dentista não a cadeira de dentista eu sempre tive grandes problemas com a minha dentição mas mais uma vez eu fui no meu dentista agora doutor josé que o índice aumente nem pista aí ele olhou pra mim e disse assim ricardo santos o grande problema seu você tem muita meia sola na boca para fazer um não só me torturava como fazer o mesmo
a sola mal obturado mal feito tratamento de canal que não devia ter acontecido um monte de erro na minha boca quando ele falou assim encara se tem muita meia sola na boca eu que sou fico todo tempo pensando nas coisas de deus eu pensei assim enquanto os crentes estão na minha igreja que tem meia sola espiritual da alma que podia inter o segundo toque mas se contentou em ver distorcida que podiam ter porque é necessário jesus disse tocou cuspiu no olho dele tocou nele diz que você tá vendo eu tô vendo gente por árvore mas
não tá bom eu preciso ver direito eu já falei que a cegueira são de vários tipos mas tem coisas que provocam cegueira diferentes têm alienação pessoa cega porque está alienada não lê nada passar a tarde ea noite assistindo o programa de televisão vagabundo se alimentando de pregações de pastores de igrejas que só vendem mentira e alienação aí a pessoa cega e disse eu não sei porque eu sou cego eu sei alienação segunda coisa que pode provocar cegueira é paixão eu por exemplo sou cego pelo corinthians perdeu ontem para mim sou cega é paixão e no
mundo eu não vou mudar não mudou nem mudei nem quando ele caiu da série b não muda é cego o cego o apaixonado taz heather terceiro 'presunção soberba nariz empinado três causas de cegueira se você pode ficar cego porque você está alienado por isso o evangelho é verdade que traz as pessoas na verdade segundo você pode estar cego porque você está apaixonado paulo diz olha eu tive um companheiro meu que me abandonou mas ele me abandonou porque ele se apaixonou pelo presente século que se apaixonou eu conheço um monte de gente que largou de jesus
largou da bíblia que se apaixonou se apaixonou por pô mil coisas apaixonado não adianta agora o problema é você se apaixonar e depois caí na real porque paixão passa se você está apaixonado pela sua noiva vinha e noivinha se você está apaixonado pelo seu noivo deixou de dizer geralmente me dizem os especialistas em amor e paixão dura paixão mas a paixão dura mais ou menos dois anos e meio três anos sabe da história da menina que o rapaz era evangelista da igreja e se apaixonou pela menina porque ela era cantora e ele era pregador ea
menina da cantora ele se apaixonou por ela e queria casar com ela queria casar com ela queria casa todo mundo olha essa menina e ele não mas ela cantora vai ajudar no meu ministério e eu só dependo de uma cantora para ser um pregador de sucesso e essa menina vai me ajudar e eles entenderam minha mãe casou com ela três anos depois passou a paixão ele acordou de manhã ela tinha ainda estava dormindo boca bem aberta de sendo assim tá sendo aqui assim ela e ele olhou caiu em si olhou para meninas em disse canto
a minha filha canta canta muito e eu dependo que você cante deixa eu falar pra vocês jesus toca os olhos desse homem ea última palavra de jesus pressionem não volte mais para a cidade nunca mais volte para a cidade lá pra casa mas evite essa cidade tá aqui ó jesus mandou embora para casa dizendo não entre no povoado sabe por quê porque uma vez os nossos olhos abertos como virgindade sabedoria conhecimento é como toque de deus é como virgindade uma vez perdida você nunca mais recuperar nunca mais uma vez de iluminado o meu entendimento não
tem volta não tem volta no dia que eu descobri que a epilepsia não é demônio no dia que eu descobri que vacinar os filhos poupa o meu filho de ter poliomielite no dia que eu descobri não tem volta não tem volta no dia que os meus olhos se abriram para graça de deus eu não consigo mais adorar esse deus vingativo e se deus manhoso das religiões aí que as pessoas precisam ficar pedindo aos pés dele as coisas e implorando pra ele dá eu não consigo mais porque agora têm enxaqueca no dia que ele me tocou
não tem mais volta porque os meus olhos espirituais se abriram e o que eu quero dizer hoje de manhã a que os seus olhos espirituais se abram e que deus deixa você na verdade porque a bíblia sagrada diz que conhecereis a verdade ea verdade vos libertará vocês fiquem em pé [Aplausos] [Música]
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