Oi boa tarde a todos EA todas estamos muito felizes de acolher vocês o publicou que está participando do nosso evento e ainda mais receber nessa pagi.as professoras Áurea Albuquerque leal e a professora rosalice Pinto para compor essa mesa sobre multimodalidade multiletramento um caminho para o ensino de leitura de textos multimodais É nesse primeiro momento eu quero falar um pouquinho da experiência acadêmica e profissional de cada uma das professoras e na sequência gente passa a palavra para Áurea que começar a apresentação dela a impressora Albuquerque Leal é doutor em linguística pela Universidade nova de Lisboa especializada
em teoria do texto tanto é que ela tem trabalhado é no centro de linguística da Universidade nova de Lisboa justamente integrando a equipe do grupo gramática e texto atualmente ela desenvolve um projeto de pós-doutoramento financiado pela Fundação para a ciência e tecnologia onde ela está podendo desenvolver a pesquisa em torno do funcionamento da multimodalidade em textos do português do Brasil e do português europeu Então essa oportunidade tem oferecido a ela condições de pensar Principalmente as questões de ensino e a estão interessando bem de perto ela tem desenvolvido um trabalho né na área de linguística do
texto e do discurso e Tem trabalhado dentro do padrão metodológico do Inter eu faço discursivo da linguística aplicada ao ensino do português e da semanas que não se ativam semiótica visual com bastante interesse aí na gramática do Design visual então é uma autora que tem publicado bastante trânsito em Portugal quanto no estrangeiro e certamente entrará o menor me contribuição para nossa tarde de reflexões a professora Rosa Lins se pinta uma grande colega tem a massa disfarçam a mediana dessa mesa exame receitas de investigação e desenvolvimento sobre direito e sociedade da faculdade de direito da Universidade
nova de Lisboa e também integra o centro de filosofia da Universidade nova de Lisboa e a roselise é uma pessoa muito ativa aqui no Brasil participa de muitos eventos e a gente tem tido a oportunidade de ver a encontrar preços dela em diversos ambientes dá no ambiente acadêmico no ambiente de ensino podia justamente ao fazer o juramento dela na universidade de Genebra ela pode pensar em particular sobre as questões didáticas de ensino da língua eu tenho certeza que na companhia dessas duas pessoas maravilhosas e pesquisadoras comprometidas com a educação nós teremos uma tarde muito agradável
então eu passo a palavra para alberda receberá todas e iniciar sua apresentação muito obrigada Áurea obrigada eu em primeiro lugar eu quero agradecer a os organizadores do 6º seminário Nacional de alfabetização o seu primeiro Congresso Internacional de estudos discursivos pela oportunidade de poder aqui discutindo os nossos trabalhos e temos tão atuais como por exemplo a multimodalidade multiletramento e tenho certeza que vai ser muito gostoso essa partilha né E Se tiverem alguma dúvida vou começar hoje eu vou incidir sobre o ensino da Leitura em textos multimodais e para isso particularmente e vou trabalhar com o gênero
cartoon Neide em Portugal chama um cartão aqui no Brasil chá É né tá eu também deixo o meu endereço de e-mail Porque se alguém tiver alguma dúvida e quiser é para escrever com é meio a questionamentos estou aberta não não precisa pedir permissão podem escrever bem então o que eu gostaria de começar o meu trabalho é de um ponto de partida né o ponto de partida e a noção de texto né Ou seja a língua em uso meu e desse modo temos o texto como atividade Global da comunicação produto da interação humana em situação de
comunicação então aí temos uma noção de língua que é uma noção de língua e eu uso Ok e o segundo ponto de partida aqui a língua em uso na sociedade ele com boca essa língua em uso na sociedade ela é através dos textos e esses textos com bocão diferentes modelos em outros verbais e não verbais para que realmente é a haja funcionalidade dessa língua na sociedade certo e ele nesse sentido que nós Pensamos a noção de textos multimodais ou seja os textos multimodais são todos os textos que congregam diferentes modos ser melhor ou seja congrego
verbal e outros modos semióticos que eu vou chamar todos e não verbais e daí temos a a grande Campo que é o da multimodalidade e multi senior Tá bom eu coloquei essas duas noções de multimodalidade de senhor porque no fundo essas noções são são similar elas referem-se aos diferentes modos semióticos preciso multimodalidade ou os diferentes elementos semióticos que estão no texto e temos o multissemiotico na a questão da diferença desses dois vai ser seguir sobre o campo teórico nem a multimodalidade ela tem uma marca teórica é que aplicada aos textos e discursos que vem da
semiótica social e o mundo em que ele é mais abrange nele Alberto outros Campos sem óculos então a diferença é basicamente de onde surge de UTI né lembrar que os dois termos tem um mesma a mesma o mesmo significado né então só queria deixar claro porque depois das aulas ter os documentos oficiais que reconhecem exatamente a diferença existência de diferentes Portes e sem óculos e uma vez que ele reconhece nos textos esses diferentes podem conhecer melhor o strass para os documentos oficiais e as a vamos dizer aceitação desse princípio e a inclusão desse Princípio não
é assim né então nós vamos tem eu trouxe duas na realidade que é a do Brasil e nós vamos ter que você já conhece né Nós vamos ter não primeiro momento o pênis e agora temos a fase Nacional como uma bncc que vai no mesmo caminho do CPC são complementares né e a base Nacional curricular ela faz um ela faz vamos dizer assim Ela traz o termo que o senhor por trás o termo Senhor e agrega análise linguística Então nós vamos ter não só uma análise linguística mais um animal linguística barra semiótica exatamente para dar
conta desses diferentes códigos semióticos e ali a o termos e melhor qual lado do linguístico ela diz mais ela disse que esses alimentos bom está em interação eles não são separados eles não são analisados assim eles não funcionam separadamente dentro do texto Mas eles estão é interação para que aquele texto tem uma o cuidado na sociedade em Portugal acontece exatamente a mesma coisa e vemos os problemas metas curriculares né é que foi em 2014 em seguida temos o perfil do aluno que é já lançado posteriormente mas é um complemento esse programas e metas curriculares de
português que recentemente tivemos as aprendizagens essenciais E essas aprendizagens essenciais vão também o encontro desses programas e metas curriculares é E vai auxiliar é colo documento oficial do ensino e nós temos aqui eu trouxe da bncc é a quarta nas competências gerais da Educação Básica Lembrando que a educação básica tanto se refere ao ensino médio Oi mãe como ao ensino fundamental é o quatro essa quarta competence que eu utilizar diferentes linguagens verbal hora o visual motora como livros e a preta oral visual sonoro e digital bem com conhecimentos da linguagem artística matemática científica para se
expressar e compartilhar informações experiências ideias e sentimentos indiferentes acontece e produzir sentidos que levam entendimento muito então aí nós temos os dois aspectos nós temos o uso de diferentes linguagens em diferentes contextos e o reconhecimento que existe essas diferentes linguagens que estão em interação é para Portugal como são três documentos apenas o perfil do aluno trouxe uma área de competência e ela é transversal a todos os ciclos então eu trouxe ela para exemplificar Exatamente isso a utilização de diferentes de linguagem na e símbolos Associados língua e também a aplicação destas linguagens de modo adequada aos
diferentes contextos de comunicação então nós temos aí uma um Fluence no ensino tanto em Portugal quanto no Brasil para o conhecimento das diferentes linguagens e para o uso dessas diferenças linguagens na sociedade e chama atenção que é que o perfil do usa mesma palavra multimodal ok bom então esse é esses aspectos essa chamada de atenção vamos dizer assim ou essa trazida essa problemática para para os documentos oficiais Esse reconhecimento levanta algumas problemáticas né e eu vou citar algumas aqui né como ensinar multimodalidade e de repente de sério não é preciso aliar ou os diferentes linguagens
mas como é que sim né como lidar com elementos que fizeram significados sociais e até mesmo ideológico é né como é que nós vamos lidar com a questão dos significados sociais Principalmente nesse contexto é Mundial que estamos a viver e passa por processo complicados né um terceiro modo podemos ensinar leitura crítica parte da multimodalidade né porque a multimodalidade ela não é só uma questão de dizer o que significa aquela figura não é perceber também Conte com que objetivo ela foi utilizada ali naquele texto Então com que objetivo se utilizar esses diferentes modos senhor quando eu
falo de multimodalidade eu não estou falando só do visual está falando da língua também nem ter é a língua é modo semiótico e é a língua vai entrar de outros modos Senhor e por isso que alma a validade ou looks é melhor Ok me diz aqui os exames cuidadoso de textos multimodais cria oportunidade para os professores mostraram os alunos que é um propósito público cativo na associação dessas linguagem e isso que faz com que a leitura seja inscrita exatamente mostrar esse propósito comunicativo nem porque que o outono texto utilizou é essa combinação de linguagem Qual
é o propósito ele tinha Ok Google o a um grupo de pesquisa no Canadá e Tem trabalhado muito pa ele chamou ele terá cinco que a gente chama de letramento multimodal e elas dizem novos desafios são criados especialmente a escola a causa do aumento de novas formas de tecnologia diversificadas originais imperativa e dessa forma mais complexa como resultado reconhecem que o ensino da leitura e da escrita dentro de práticas sociais devem considerar a população do Verbal e não-verbal nas práticas pedagógicas então já é já não é mais não podemos mais isso traz implicação para os
professores né como é que eu posso ensinar nessa articulação do Verbal e não-verbal Ok na minha prática pedagógica Dom em busca dessas dessas questionamentos dessas problemáticas que eu trago aqui a minha proposta é para discutirmos juntos como é que nós podemos realmente pensar Ah o ensino do texto e do texto multimodal e aqui especificamente na questão da Leitura então assistência e o ensino da multimodalidade já é um dos pontos reconhecidos pela semiótica social que é o do cresce e voo então ele reconhece existe um conhecimento que habilita o leitor na compreensão dos textos nos modais
para que eles sejam coerentes geram então o essa compreensão dos textos multimodais vai muito mais além do que só muita explicação de imagens certo e é isso que nós pretendemos aqui é da ferramenta para podermos trabalhar com esses textos ok bom então é o que nós vamos chamar de multiletramento e eu vou eu copo letramento e não em Portugal eu uso tenho literacia multimodal e eu vou explicar por que quando falamos em multiletramentos as duas acepções né A primeira acepção refere-se Exatamente Essa multiplicidade de usos comunicacionais nas sociedades modernas Então temos aí um desenvolvimento de
um letramento cultural e social a segunda tem a ver com a multiplicidade de linguagens Então a primeira refere-se ao multiplicidade de usos então há mais de letramento na sociedade e a segunda refere-se a multiplicidade de linguagem que integram os textos que exatamente quando estamos no campo da modalidade então para e não abre essa ambiguidade eu optei pelo termo letramento multimodal que isso incide apenas na segunda Apenas não né porque quando estamos a trabalhar com letramento dessa forma estamos a trabalhar com diferentes letra mim mas eu quero chamar só atenção como é que vamos desenvolver o
letramento contexto sitasi essa multiplicidade de linguagem Ok então é o mesmo movimento da leitura e escrita em textos multimodais é nessa acepção que eu uso o letramento multimodal então para fundamentar essa proposta eu eu fui buscar o interacionismo sociodiscursivo uma professora Isabel falou é que o trabalho com o USB e também com a escola de Janeiro foi buscar o modelo de idade de gênero em seguida foi buscar a nossa funções da semiótica social aplicada ao ensino né É na relação dessa senhor que social com a multimodalidade o terceiro momento a gente pensa em um momento
aqui né mas a interligado é a noção de leitura né de que a noção de leitura em textos multimodais ela é mais ampliada nós temos também leitura em contexto mediático e leitura e multimodalidade é uma relação ao contexto imediato foi interessante porque a própria vencer ela trai o campo né é de meio jornalístico na mídia jornalístico né para o em cima nem dá ênfase a esse conjunto de textos que circulam no campo mediar né E nós vamos ver com o trabalho com esses textos realmente traz é princípios é que estão agregados uma leitura bom então
questões ideológicas que que que são naturais desses ok o próximo interacionismo sociodiscursivo eu vou passar muito rapidamente porque você já deve conhecer não é ao enfoque na análise descendente descendente da sua correlação das atividades de linguagem é que bom é presentes nos gêneros textuais que por sua vez vão ver o bom P esse gêneros vão se presentificar em textos em mim ok então os pressupostos teóricos do issb muito importante a questão da produção pessoal o que o indivíduo determinada ação de linguagem ele é um agente produtor e essa ação da linguagem ou é sempre produto
das atividades humanas então quando estamos numa determinada ação de linguagem tomamos duas atitude a escolha do gênero e a segunda vai ser exatamente como é que esse gênero vai se organizar E aí vamos ter os elementos da arquitetura textual Ok é a noção de gênero dar também traga noção de gênero da escola de Neve né que é o gênero como ferramenta didática né então do ponto de vista do uso e da aprendizagem sair não pode assim ser considerado um mega instrumento que fornece um suporte para atividades as situações de comunicação e uma referência para os
aprendizes então eu parto do princípio de que é o gênero é uma ferramenta de data para o ensino da língua e no caso aqui particular para o ensino da Leitura em textos multimodais Ok então nós temos aqui na elaboração de modelos de dizendo com um instrumento o efetivo para transposição didática do conceito de gênero e suas manifestações Ok em contextos específicos e depois eu fui buscar a senhora social principalmente a noção de signo da produção que por sua vez foram buscar hein tô Siga a noção de signo que o signo é igual ao significado e
mais significado só quer ser melhor do que social Ela traz um diferencial que eu social e ele vai dizer eles vão dizer os autores que esse significado é gerado sou são Ok então é a imagem constrói significados e esses significados são sociais isso é o pastor de diferença da semiótica social para as outras semioses é a questão do Social mas a melhor pessoa se ao buscar o social para o interpretar o significado que são geridos neste ok e eu trago aqui uma citação do do cresce do Baú né é a unidade de linguagem é uma
construção social é um produto do de cultural é um produto histórico certo e eles disseram por sua vez dizem o signo não Essência um significado fixo mas é construído socialmente e é nesta construção que esse signo vai adquirir significações possível tanto quanto forem possíveis os seus contextos então de fato é não não é possível trabalhar o multimodalidade a partir do significado fixos porque eles são construídos socialmente Então a gente vai exatamente é adquirir qual é o significado de sor quem está sendo ali posto na no texto né aquela imagem eletrólise um significado social ou é
ou é esse indica social que a imagem e depois falando bem rapidinho que vai trazer a gramática do Design visual e das funções da linguagem que a representacional interacional e composicional né o que nós temos a noção de leitura e traga duas noções do arroz e não é exemplo que compreende bem um peixe não é uma atividade natural precisa realmente sei se nada ela exige habilidade vezes trabalha existe interação né E ela não é apenas um ação linguística ela é muito mais do que isso é uma forma disso são uma forma de agir sobre o
mundo uma forma de compreender uma estudo a cultura em nossa sociedade doença aqui é hálito né as outras coisas são sobra qualificação não é para ensinar a leitura crítica frente geralmente e para esse outro patrão depois nós temos a noção de leitura de textos midiáticos que é exatamente essa atividade recepção de um gênero mediatizar é a novos gêneros que todo surgiu e que são mediatizado dessa além daqueles canônicos né aquele lendo a reportagem da notícia que a gente já sabe que circula no ambiente de batizado a nova gênero que começam a entrar no ambiente mediatizado
ou seja são todos os fazem parte dessa desse Grande campo mediar e depois nós temos o mediatizado com álcool e tem em seu suporte é uma difusão de informação o quê bom então para é para essa proposta a leitura do texto modal se fundamenta em três eixos principais né é eu comecei do símbolo do segundo eixo que é a relações entre que a gente vê eu que estamos a ver sempre criamos uma interação com que vivemos esse terceiro eixo que é a disposição dos elementos como se organiza seus diferentes elementos dentro do peito e o
fofinho e por fim O primeiro é isso que é o eixo representacional né que eu eu chamo de tem matico representacional que vai ser o de uma ação social de um conceito social Ok E aí nós nos perguntamos O que é que está sendo representado no texto Então é quando falamos em multimodalidade pensando está sendo representado e como é construída essa interação e como é que se organiza e se Ok é um aspecto diferente da dos ensinos do ensino da multimodalidade exatamente a construção de sentido durante a leitura o que o fato de São texto
multimodal permite essa leitura siga várias orientações e trajetórias da 500 orientações e trajetória se altera e complementa essa situação é da Regina dele isola e ela vai falar tudo processo de leitura É pode ser tomado de várias trajeto pode ter várias mas isso é particulamente imprescindíveis particularmente verdadeiro para me dizer assim quando estamos trabalhando com texto se congregam mais de um modo cem mil e o que é que é o texto multimodal Então os textos com certo grau de multimodalidade permitem estabelecer Um percurso de leitura que não vai ser e o e né o tão
linear pode ser linear mas não necessariamente tem que ser liminar ele permite outros percurso ok então nós temos aqui a minha proposta para curar ela assenta em dois tipos de operações mentais certo que eu reconhecer e construir esse jogos chance de Miguel já tinha dito que a compreensão textual e é realmente incide nesses dois processos de reconhecer reconstruir e eu fui buscar essa noção do chances e Miguel e apliquei numa perspectiva textual certo então nos testes Nós também fazemos esse book processo na interpretação deixou nós reconhecemos e nós construir Ok então vamos ver lá o
que nós reconhecer eu já conhecemos o gênero estamos a trabalhar né Nós já conhecemos atividade que esse gênero é de onde esse gênero surgiu né mas reconheçamos o suporte desse gênero é se o link suporte ele se for já conhecemos o contexto no qual esse gênero circula também tá também nós já conhecemos pessoas linguísticas Estais com o vocabulário por exemplo ok aqui é de ordem System mas nós fazemos todo processo de construir o que que nós construímos depois que nós se conhecemos o gênero atividade pode contexto nós vamos construir as relações entre os elementos do
texto nós vamos construir a proposições certo e nós vamos construir pontos de vista ok então nós construímos Essa é três elementos principais então para o fim da Leitura crítica no texto no texto multimodal como é que isso acontece Então já conhecemos e construir reconhecer o gênero estou com relação com as atividades nós reconhecemos o contexto eu pus aqui físico e social é o estado do PSB e nós construímos as relações entre o texto diferença juízos de valor certo sempre é interação Isso vai ser construído e vai ser sempre esse processo em interação Ok então é
outra coisa é em parte no percurso interpretativo do direito uma vez que o teste multimodal ele permite é ele permite mais de um caminho parece interpretação o percurso interpretativo do leitor ele vai e uma certa forma Cê é conduzido pelo pelo autor do texto e pelos elementos multimodais Então nós vamos ver e nessa nossa proposta o ensino da multimodalidade a partir do ensino do gênero é a saliência que é uma características que você põe destaque como é determinante no percurso do leitor e aí perguntamos o que mais chama atenção e vamos do plano Global até
um plano mais micro que são os níveis de trabalho de Base ok e depois o fim a interação entre os diferentes elementos do boca eu vou em sabe que eu tô vendo a o tempo passar e é só dizendo que o gênero ele é essencial para trabalhar questões de multimodalidade porque ele vai congregar realmente em sua génese a questão da sem autorização verbal e isso vai estar organizado no numa ferramenta genérica nesse gênero ele vai organizar esses alimentos e vai relacionar esses elementos com a sua função Ok é a sociedade então o ponto de partida
é hoje ok temos agora aqui primeiro passo É reconhecer as festas textuais trago aqui algumas segundo passo vai ser construir as relações que são de 5 tipos linguísticas representacionais tem marcas interpessoais e inferenciais Ok então vamos entrar agora no exemplo e é no carro para trabalhar com este um ou charge quando eu falo com carinho achar também eu fui buscar habilidade na de língua portuguesa é saber a regular 5 kg conferir justificar em textos multissemióticos tirinha charges memes gif o efeito de humor ironia e o clima pelos amigos de palavras expressões animais ambígua e pô
gráficos de pontuação Então eu fui vou trabalhar em cima dessa habilidade porque fui buscar uma charge e vou trabalhar construção Como é o efeito de Leonor é dez anos como é que é construir então em primeiro lugar frango é a minha charge para a sala de aula para que todos conheço então vamos conhecer Quais são as características dessa charge Em que contexto é que ele é está sendo utilizado o os Qual é o seu suporte então caso e a própria menos e se ela coloca acho do 1º ao 5º ano a charge no campo de
autoral mais do 6º ao 9º ano vai trazer a sorte para o campo jornalístico mediar então é um gênero que é possível ser trabalhado em vários anos Então depende da complexidade é do que o professor queira dá o ok bom então nós temos que achar ela só funciona se houver três elementos é a presença da imagem tem que ter o nonverbal nenhum gênero é reconhecidamente multimodal né é a construção do Esse é um lo crítico achar gente sempre vai ter a crítica por trás não é e é um tema sempre me o tema atual da
sociedade não é legal tome ancorado na na sociedade Ok então eu trago aqui uma não achar de Portugal né é bom do cartunista chamado Luiza da ele escreveu uma seita revista que era um carga de um jornal que é a pública e escrevia para o jornal público certo e esse esse essa e ele se chamava Sociedade Recreativa Então a primeira coisa que acontece que o nosso olhar é atraído para o visual isso sempre acontece a nossa olhava esse atrair pelas imagens certo como as telas o processo de leitura ocidental nos processos de leitura vai ser
da esquerda para direita e de cima para baixo Então isso é feito do lado muito rápido primeiro Nós aprendemos o texto né Depois nós Subimos o nosso olhar e começamos o nosso processo de leite o impacto da pegada de várias espécies na superfície terrestre e depois nós temos um cão EA imagem da pegar temos o elefante a imagem da pegar Rússia imagem da pegada uma caixa a imagem do leão e a imagem vai pegar até aí pegada e realmente p bom e depois temos o homem e aí quebra a queda da expectativa é exatamente aí
que vai ep vamos dizer assim a conclusão do louco foi construído a parte do impacto da pegada e do Verbal com verbo Ok então vamos ver os elementos primeiro. Pessoal não é atividade a duas atividades associadas à actividade mediar e podemos dizer também humorística é muitas vezes quando o cartunista é conhecido esse esse cartão passa a ser vamos passar por Exposições pode ser expostas em outros locais saindo do campo da do jornal da revista EA normalmente onde ele primeiro círculo depois nós temos o gênero né que é o cartoon a Portugal achar nesse caso eu
tô usando um gênero que é o papel Há muitas charges agora em suporte digital que ali é outros recursos que o papel não dá e é o movimento não é o movimento por exemplo do personagem depois nós temos o contexto físico e social nós temos o autor Luiz após a data eo lugar de circulação é a data que foi publicado isso cartão que é o 20 21 2006 ou a revista semanal EA itens o homem da atualidade como e agora nós vamos ver como é que esse humor é construí Ok trabalhamos a questão be reconhecimento
agora nós vamos trabalhar com o percurso interpretativo né que é construir em primeiro lugar nós temos que as imagens São polarizadas e e quando as imagens aparecem polarizadas O que é isso quando aparece assim uma ao lado da outra ela vai obrigar um processo de leitura ocidental da esquerda para ver se a imagem for centralizada você já não faz esse processo da esquerda para direita você vai no centro para lá ok e isso é um recurso multimodal que vai determinar o teu processo de leitura Ok em segundo lugar temos que fazer analogia do impacto da
pegada o ok Porque aí estamos a trabalhar com a ambiguidade do termo pegado nós temos os dois sentidos de pegar nós temos um sentido da pegada literal que é mesmo uma pegar e temos esse sentido Expresso de dois modos pelo modo verbal quando disse cão né aí e depois temos pelo modo não-verbal quando apresenta a pegada do cão Ok então esses dois elementos bons e complementar e depois nós temos a última que é uma pegada do homem primeiro temos o simbolismo é uma representatividade da terra a terra aí está é como é que é a
eurozona da né um erosão ou seja tem um processo aqui a terra era fértil e deixou de ser e depois a pegada do e eu vou pegar da com sapato né então ela não é uma pegada natural não estamos falando aí da pegada natural do homem e aí nós temos que associar a questão da Pegada Ecológica e por um termo criado em 1992 para medir a quantidade de recursos naturais gastos ou determinadas população o ok Além disso nós podemos trabalhar com a questão do valor do sintagma nominal quando temos a presença do municipal normal nós
temos um valor desde genérico ou seja ele Marta uma afirmação genérica e vai ser verdade ou seja uma verdade em todos os tempos não há uma temporalidade marcado certo presente sim Então temos aí o impacto da pegada de várias espécies na superfície terrestre nós temos aí um sintagma nominal ou valor janeiro né isso faz com que é haja um a modalização é pistão ou seja o posicionamento do autor de é uma afirmação que ele faz e o dia onde ele parar de verdade né A verdade é que o impacto de mostrar o impacto da pegada
de várias espécies na superfície terrestre 21 reforça a questão de que ele realmente está a lidar com tempo pegar e aí temos a pegada nos dois não é temos o efeito de humor não é pela pela duplicidade da palavra pegada las enviar sua relação com as imagens Ok Então temos que construir a relação entre no verbal e o verbal né é esse textinho particular ele não há elementos de de ir é por exemplo o ângulo ângulo frontal não não é não a olhar não há e não traz um personagem molhar isso traz outras implicações que
não não está aqui não traz Ok então vamos ver para terminar né as questões. Stuart responde aqui e o plano de análise é que eu detalho mais o que que aqui estou aplicando não não apenas a esse teste mas a todos os testes o quê não vais né então como é que você trabalha você trabalha o conteúdo temático esse trabalho enquanto ele tem tanto do Verbal quanto de não-verbal você vai ter um nível de análise linguística por exemplo trabalhar tempos verbais ou pronome ou construção referencial e isso vai ter sua é sem autorização na língua
e também muitas vezes vai nós tá e é com s com a representatividade desses elementos visuais por exemplo caso ali a nossa construção é do referente do da pegada com o símbolo de representatividade desta então o autor ele traz os dois conselhos depois nós vamos ter também um nível enunciativo não é do posicionamento do autor EA que podemos fazer pergunta se a uso de citações ou não e depois fofinho trabalhar com o seu posicionamento pessoal de antigos dos textos Ok então nós estamos aqui um plano não-verbal e com o mesmo mesmo acabar quiser um nível
representacional da imagem conexão e v a estrutura vai mal ok sempre a inteira Ah pois ela me passa o que queremos com as treinar a leitura crítica nós vamos ter mesmo que nesse dia em quarto pronto percepção de fatores contextuais e sua expressão nos testes a relação dos diversos elementos do texto captação bem ideia central do teste posicionamento do leitor diante deste texto Ok então deixam situação aí é o que deve-se ensinar multimodalidade certo e é eu só vou ler o final o motivos de tempo que é o surgimento da atual de uma literacia mediática
eles são aliteración letramento medi aqui verdadeiramente no último ou não e Dell e critica impõe instituição escolar uma mediação totalmente transformada da comunicação humana do ler e escrever e dizer então é necessário realmente é fazer essa a junção entre o meu irmão e eu não verbal Ok para que nós possamos formar multi leitores para que ele de foto tem um posicionamento dentro daquilo que eles ver né aquela esposa do tem uma posição crítica diante do visual que eu visual tem um poder de passar informação muito mais rápido do que o verbal que é um processo
mais complexo isso faz muitas vezes não haja se posicionamento crítico diante do que estamos a viver e não precisamos ensinar os alunos a esse perguntar sobre tudo que estão vendo se realmente é o que eles estão vem nem falar pensa posição crítica então quero agradecer deixar bibliografia e e é só obrigado é muito obrigada Áurea Olá eu sou a exposição foi extremamente técnica cheia de detalhes e de sugestões né então nós agradecemos muito pela sua apresentação e eu vou deixar as perguntas para o final assim a gente escuta a professora rosalice aí discutir todas as
pessoas que foram apresentadas no momento final pode ser assim é tão rosalice por favor abre a sua câmera que alegria reencontrá-la haha muito bom e nós precisamos entender isso queridas e teremos certamente uma tarde muito rica com a complementação que você trava o tema agora fique à vontade muito obrigada porque eu sou Isabel vou tentar aqui fazer um compartilhamento de tela G1 E aí E aí E aí eu não consigo por favor bom obrigada obrigada bom a a em primeiro lugar eu gostaria de agradecer né a professora Isabel Azevedo né Professor José Ricardo sensor Eulália
que pelo convite né de fazer parte dessa mesa redonda intitulada a multimodalidade multiletramentos um caminho para o ensino da Leitura em textos multimodais junto com a minha amiga que vocês foram a outra Albuquerque leal e o professor Everton Pereira dos Santos um prazer enorme tá partilhando com vocês algumas dessas em que as ações né e é sempre o meu foco foi a linguagem aplicada né a linguagem que cada questão e sociais estão aí e já diz que a jurídicas e por isso o título desse trabalho discurso discriminatório sem foco e suas manifestações multimodais a práticas
de letramento cidadão ativo eu peço desculpas aí pelo título letramento cidadão estamos ainda uma inquietação em termos de Renda Cidadã que não tem nada a ver um outro sentido por favor né quando foi dado esse título já já era foi muito antes disso tudo tá bom então eu gostaria para começar passando desculpa e para começar é o princípio da Igualdade como afirma não vás 2011 um dos princípios estruturantes de basilares dos textos constitucionais Na verdade o o sentido desse princípio é se refere a vedação de privilégios e discriminações como ele mesmo afirma ninguém pode ser
beneficiado privilegiado prejudicado privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever não se trata apenas de proibido discriminações Mas também de proteger as pessoas contra discriminações né O que evidencia a Constituição da República Portuguesa no artigo 26º número um né em 1976 e também a sou federal de 1988 aqui do Brasil né O que significa infelizmente né E que mais se vê atualmente é que tá o pro um pouco operacional no espaço público do qual é com vários discriminatórios nas diversas práticas sociais e inclusive na política na passando e em função disso que o nosso
plano de apresentação vai ser primeiramente eu vou apresentar algumas questões né algumas inquietações em seguida passamos para o referencial teórico os aspectos metodológicos adotados e eu trouxe a título de exemplo dois exemplares não é um outdoor político para vocês como gênero textual uma postagem parte da área recente nas redes sociais de um partido que vocês não devem conhecer que chama chega aqui de Portugal apresentarei algumas análises e algumas considerações a próxima e a na atividade política em especial né os partidos de extrema-direita ao sul em cada vez mais um protagonismo preocupante ancorado no discurso antes
refrigeração antes imigração e minorias étnicas pautada em polêmicas de diversas ordens em Portugal dos partidos não cobram se nessa esteira que é o partido nacional renovador que o pnr e o chega tá o último especial vem entrando de rompante como a gente diz na cena política acústico principalmente do mediatismo provocado pelo seu Líder faça a relevância dessa temática da discriminação né e discriminação em âmbitos diversos no cenário mundial esse trabalho centrado fundamentalmente no interacionismo sociodiscursivo Mais centrado também com atributos da análise crítica do discurso e de categorias analíticas da gramática dos Oi Val e ainda
de algum embasamento jurídico teórico apresenta dois objetivos em primeiro momento a gente nós vamos escrever alguns aspectos multissemióticos utilizados por partidos políticos de extrema-direita portugueses para dar uma espécie de populismo de natureza discriminatória no espaço público em segundo lugar mostrar de que forma uma abordagem multiperspectiva da do texto quer dizer abrangendo vários várias interligações né ligando questões sociais com questões linguísticas questões políticas podem ver contribuir para o desenvolvimento do que nós somos diretamente cidadão que na verdade e é muito interessante que alguém falou foi a fauna perdoa né e nós temos que temos essa vamos
dizer a necessidade de fazer com que o aluno tem uma leitura crítica né a cerca de tudo aquilo que ele faz de forma exatamente para que ele se insira no seu mundo no seu mundo atual no mundo em que ele vive né no contexto político e social em que ele está né exatamente para transformá-los né querer esse objetivo né bom nosso referencial teórico do interacionismo sociodiscursivo baseado nisso Áurea já foi para o lado que é importante compartilhamos o mesmo quadro teórico né de com carro e todo o grupo de Genebra para nós consideramos o texto
né comunidade comunicativa global e todo texto está inserido no gênero e um ferido em determinada atividade social e de certa maneira quando nós produzimos um texto nós fazemos é inferências né em cima de representações coletivas que temos exatamente o que nós a pouco tamos já ao longo da nossa vida do nosso Estado por estarmos em sociedade algumas representações coletivas acerca de determinado tema acerca de determinada questão né E nós de certa maneira reativamos esse rir atualizamos essas representações coletivas em função das nossas representações de individuais dentro do quadro II SD o texto é uma unidade
para que o lógica porque ele certa maneira ele está inserido no contexto social numa atividade e com isso ele é coibido por essa atividade mas ao mesmo tempo ele Apps e social cognitivo porque ele é oriundo das nossas representações coletivas e individuais a e também tem uma componente pluri semiótica né que Abarca diversos modos semióticos então texto Abarca tudo isso por isso a complexidade de trabalhar com texto né a paz ali ó um outro aspecto que para nós também vai ser importante vai ser a questão da arquitetura textual né que a outra também já colocou
de acordo com o iis de nós temos na produção textual além de toda essa questão do contexto de produção nós temos a materialidade dessa organização né E nós temos os três níveis que a infraestrutura Mecânicos textualização de quem age responsabilização enunciativa e todas essas estão interligadas na feitura e na materialidade textual evidentemente quando nós vimos um carro na altura foi opção na altura não trabalhar com outros aspectos que nem linguístico linguístico foi o vão dizer o reduto privilegiado né pelo grupo genebrino mas hoje em dia sempre a cada vez mais com os trabalhos da Audrey
trabalho meus trabalhos da Carla Teixeira essa questão e de Portugal né em outros sítios a gente outros lugares é trabalhos estão sendo feitos continuado e o próximo um outro aspecto interessante para nós vai ser análise crítica do discurso e da análise crítica do discurso né Principalmente com ser Klaus vandeik o que que nós observamos que a análise crítica do discurso ela observa o modo como as estruturas específicas de discussão organizadas para reproduzir a dominação social que façam parte de uma conversação que a faz façam parte de uma reportagem jornalística ou de outros gêneros e contextos
na verdade o próprio discurso reproduz traz essas representações sociais e Abarca nessa sua materialidade né e é mais crítica do discurso ela dá esse aporte para a gente que nos é importante essa questão ideológica e essa questão social né na verdade é um tipo de pesquisa nas crítica do discurso que como afirma Vander que estuda prioritariamente a maneira pela qual a bo A Dominação desigualdades sociais são produzidas reproduzidas e resistidos por meio de texto e da fala né com o aporte teórico como sabemos do ACD da desculpa dá mais crítica é centrada sobretudo no estudo
dos aspectos dizem respeito aos problemas sociais e por isso para nós é tão importante trazer à tona e inclusive com os trabalhos muito conhecidos principalmente divanei aqui no Brasil sobre a questão do racismo né De que forma a a comunicação social principalmente os média né mídia ela trás e mostra as práticas de opressão e exclusão como bem pontua mandei com esse lado é bom a partindo disso vamos ah eu tô fazendo todo o percurso né mostrando para vocês onde que eu me sinto me sinto um percurso né porque na verdade acreditamos que a abordagem Inter
teórica ela nos ajuda a melhor é descortinar né e desconstruir o texto porque o processo de leitura é um processo também desconstrução não é um processo de na interpretação nós temos que desconstruir o texto até para reconstruir e nas nossas ações individuais e atualizarmos todo toda essa questão que foi construída né a audra agora já colocou para vocês a importância da gramática do Design visual e ela traz o nosso aporte teórico para análise os modos semióticos através dos significados representacional interativa e composicional não vou entrar é muito nessa questão que já foi explicitado mas o
que o que interessa é que é nessa obra que é preconizada a relevância do estudo de todos os modos semióticos não apenas o verbal para os um dos textos né e dessa forma as imagens as cores os gestos os sons enquanto recurso e representação assim também como os elementos verbais também carregam em si tive a significado né então precisa autores nós temos significado representacional realizado de modo concreto ou abstrato pelos participantes né Podem ser divididos em Estrutura narrativa ou conceitual Vamos ver aí pelos exemplos depois eu achei um significado de interativo que estabelece a relação
dos participantes da relação entre aqui aquele que ver O que é vista a natureza das relações e o sistema convencional não é como que todos os elementos não verbais Estão dispostos na materialidade na qual ele se apresenta no suporte no qual ele se apresenta outro aspecto interessante também outro por favor e o próximo Esse é o outro modo semiótico também que nos interessa muito é a questão da tipografia né é a que vem sendo estudada também o ham levem EA tipografia e as palavras tendem a influenciar o posicionamento eleito como trabalhamos muito com a questão
da alimentação para para nós a tipografia é um dado importante design gráfico deve estar em consonância com propósito argumentativo como a ponta graddol 1997 né Essa questão é importante não há como os conjuntos tipográficos ele já apresentam significado de potencial quando a produção textual design gráfico Já possui algumas Convenções socialmente estabelecidas estilizadas e em função dessas representações as escolhas são efetuadas por isso design tipográfica tão importante nessa questão e também na produção textual e também na hora de lermos um texto até para chamarmos a atenção do aluno para quando ele ler um texto em prestar
atenção também que forma as letras estão sendo dispostas porque elas dizem dizem algo né e elas transmitem determinado ponto de vista do próprio agente produtor como nós vamos ver e o quadro a seguir me mostra Eu sei que está muito pequeno mas aí de acordo com o vão levem e adaptar também de Fabiano Carvalho que trabalha com a questão da tipografia com as coisas algum tempo nós vamos ver o que cada tipo de se o você pode estudar o peso a expansão a inclinação curvatura Então na verdade essas questões tipográficas são importantes que elas trazem
para o texto alguma mensagem e nós temos que de certa maneira descortina também essa mensagem e mostrar a importância para os nossos alunos o próximo a semiótica social da cor ele é definida por Paulo vem 2011 como uma abordagem como a manipulação de pigmentações escalas de cor são usadas a fim de expressar sentimento comunicar ideias e promover até interação social assim como os recursos semióticos é meta funcional e seus usos na produção culturalmente localizada dos signos como a ponta um crescem vôlei vem 2012 Então na verdade a cor ela pode estar a serviço tanto do
uma meta função ideacional quando uma meta função interpessoal quando um quanto uma meta função textual muitas vezes a cor ela nada mais é do que um articulador textual no universo que ela pode dar uma coesão ela pode transmitir a determinado o texto em função da atividade em que ele esteja inserido é certa coesão textual tá nós vemos muito isso em outdoor os partidários por exemplo o quadro a seguir por exemplo mostra sistema paramétrico também adaptado né mostrando a questão de um brilho da saturação da Pureza da modulação a diferenciação e temperatura é de que forma
as cores podem em função das escolhas que são feitas pelo agente produtor transmitir Serra significado ao destinatário e aquele que vai descortinar aquele texto o bastante O bom do ponto de vista a partir realizada esse percurso teórico necessário para vermos o nosso percurso né analítico passaremos a mostrar a parte empírica né como é que nós fizemos essa parte empírica para mostrar para vocês Quais são os aspectos metodológicos para que vocês têm alguma noção primeiro eu fiz uma recolha de textos de natureza política e culaça campanha de marketing político de dois partidos de direita portugueses né
o partido Nacional renovador como eu afirmei e o chega né que é um partido mais atual tá o partido Nacional renovador o Outdoor 400 de 2007 e já do chega o material que eu já trouxe já é de 2020 os textos recolhidos são é relativos aos gêneros textuais diversos já tinham como tema e são xenófoba e racial os exemplares protótipos escolhidos para análise versavam sobre essa temática e se caracterizavam pela configuração multimodal eu tive essa esse parâmetro na hora de selecionar os aspectos para mim importante é uma metodologia descendente análises como preconiza o quadro teórico
ao qual nos filiamos interacionismo sociodiscursivo nós só Podemos estudar a materialidade por e semiótica multimodal a partir exatamente do contexto ou situação ao temos que analisar o contexto para poder estudar essa materialidade que muitos aspectos selecionados pelo agente produtor estão relacionados a esta infecção e são coibidos curioso né Então essa metodologia de descendentes de análise vai ser aquela que nós adotariam pasta 1 bom então começaremos pelo primeiro texto está exemplificativo é esse texto como sabemos é um gênero pertence ao gênero Outdoor político na e como sabemos é um gênero que apresenta algumas características familiares né
e a foto do candidato normalmente nós temos a fotinho candidato às vezes quando já ele já é muito conhecido dentro do cenário político Essa foto é descartada né mas a maioria das vezes vem a foto tem uma identificação partidária longo do partido o site né hoje em dia é muito comum hum a proposta da campanha encher que existem determinadas características que são expectáveis quando nós vemos determinar o texto e identificamos aquele texto como sendo um exemplar de um gênero Outdoor político né e agora qual é essa contextualização Essas são as características genéricas associadas ao gênero
Outdoor político agora vamos ver um pouco dessa breve contextualização sócio-histórica política desse exemplar prototípico que eu trouxe para vocês aí vocês vão me perguntar mas porque um exemplar prototípico Porque para mim é este é um exemplar representativo de vários gêneros políticos gêneros Outdoor os políticos né por isso ele é prototípico na verdade ele é um a gente é o exemplar é singular um terço singular relativo à ao gênero Outdoor político de uma forma genérica né E esse texto que com o qual você se depara agora só para vocês entenderem um pouco sobre a história do
pnr partido nacional renovador e eu só vou poder entender também a mensagem que está associada esse partido quando nós nos depararmos com o próprio sentido do que é esse partido é um partido de extrema-direita português né que foi lançado em abril de 2013 como lema nação e trabalho e valoriza o espírito nacionalista português o seu presidente desde julho de 2005 é José Pinto coelho inclusive atualmente is partido teve um nome alterado para ergue em termos de mensagem é para vamos dizer para um refrescar né porque já tava cansado desse dessa Associação com pnr E aí
resolveram mudar o a marca do partido partidário e no início 2007 mais precisamente em março o partido Nacional o pnr neto deu início a uma campanha contra a presença de imigrantes em Portugal o cartaz traz a imagem do líder do partido José Pinto coelho a direita com uma faixa em um fundo vermelho Portugal aos Portugueses e apresenta as seguintes unidades textuais as baixas migração unidade 1 o nacionalismo é a solução unidade 2 e apresenta a imagem de um avião em voo com a legenda façam Boa Viagem idade três na verdade is cartaz surge numa época
em que na Assembleia da República Portuguesa e só para também contextualizar Assembleia da República portuguesa EA onde são discutidos né todos os problemas todos os projetos a serem implementados todas as ações a serem implementadas pelo governo tem nessa Assembleia a reunião semanal de vários Deputados de todos os vários partidos das só para vocês se situarem então nessa época né Assembleia da República é que decide sobre proposta de lei sobre leis na época trametal uma lei que visava a regularizar a a ação dos Imigrantes em Portugal o pnr seus militantes se posicionavam contrários à aprovação dessa
lei uma vez que acreditavam que não se poderia promover políticas a favor da imigração enquanto houvesse português em uma situação precária tá então com isso vocês é percebem o contexto até para poder entender essas multissemioses né que aparecem nesse cartaz próximo E aí e já eu estou na verdade os aspectos que o ponto Iraque cito um contexto de produção em qual Outdoor político foi produzido o agente produtor que é o responsável pelo marketing em do partido político em função das representações coletivas e anseios do público alvo e são a questão importante a questão das representações
coletivos eleitores insatisfeitos com a política migratória do Partido Em atuação seleciona textualmente unidade verbais e unidades não-verbais que possam cumprir o objetivo pretendido criticar a política migratória deve gente se forma atrair eleitores em satisfeitos com essa política migratória e favoráveis à não aceitação do imigrante e aquilo que o pnr de fé eu pessoalmente como vemos esse cartaz ele apresenta elementos verbais e não verbais a serviço dessa finalidade que é uma das características próprias do próprio gênero é textual Outdoor política em questão e na verdade o que se percebe aqui do ponto de vista da materialidade
linguística né É que as hoteis eu chamo úteis as unidades textuais O que são unidades Quando eu digo unidades textuais pode ser um sintagma nominal pode ser até um parágrafo for pode ser um enunciado completo O que importa que tenha umidade sentido ela Transmite uma unidade de sentido Então na verdade as unidades textuais que são expostas caracterizam-se por se encontrar no domínio dos por né como apregoado pela na teoria G neblina pela teoria do iis de ou seja com implicação ou ou autonomia em relação aos parâmetros da ação da própria produção do texto que está
em curso e enquanto a unidade textual um basta de imigração né Com a presença do verbo bastar no modo verbal imperativo funciona como uma espécie de modalidade em texto objetiva estabelecendo um contato né que o interlocutor conserta o valor de um único e a unidade teste Polly 2 em 1 unidade tem sol três ao contrário nacionalismo e solução né Portugal os portugueses quer dizer Portugal pertence aos portugueses a isso pode-se inferir essa questão de pertença com verbo pertencer estão os verbos um verbo seria o outro verbo pertencer estão no presente de nômico não é verdade
então o valor genérico tá eu Exatamente é o expor autônomo em relação ao parâmetro da ação em curso é bom então o que é que nós temos são estratégias verbais que estão a serviço de demonstrar a construção de um Ethos partidário autoritário nacionalista né Portugal pertence aos portugueses na por isso que baixa de imigração legal porque o próprio Nacional já é suficiente e inclusive nós poderíamos dizer que todas essas unidades textuais ela funcionaria como uma espécie de argumento para sustentar a própria conclusão desse cartaz Vote no pnr quem está contrário à política governamental vote neste
partido que é contrário a imigração e agora e embora é em termos é didáticos até eu tô tentando separar aí mostrando um pouco os aspectos verbais e agora vou mostrar um pouco usar aspectos não-verbais todos eles estão em sintonia evidentemente todo se eles estão nesse universo e importante que nós possamos é descortinar é demonstrar desconstruir esse Universo para mostrar o verdadeiro significado desses cartazes e desses autidot políticos e agora analisando a questão do não-verbal da multimodalidade dos outros aspectos semióticos que aqui ocorre que que nós podemos ver que do ponto de vista tipográfico observam-se três
aspectos importantes em primeiro lugar a unidade tem um baixa de migração é apresentado em tic tac pode tipografia em tamanho superior aí das outras unidades textuais com apenas a primeira letra em caixa alta que evidencia a própria tese do texto apresentado o país não deve ter imigração que é igual baixa de imigração EA própria terra o texto né as demais hotéis por seu lado são apresenta o texto repito unidades textuais são apresentadas de forma gradativa em tamanho mais reduzido E aí tá funcionando com uma espécie argumento para sustentar a tese principal salienta-se que o destaque
atribuído a unidade textual um também se deve ao fato de que normalmente usar o dos políticos eu digo isso em Portugal e em muitos lugares né são colocados em estradas ou rotatórias né o rotundas lugares em que se o que para se ler nós temos que ter uma boa visão das Letras Então na verdade até o tamanho em caixa alta tem a ver com essa questão né bom E com isso nós reforçamos também a importância do constrangimento genérico sofrido pelo cartaz um cartaz ele tem essas questões genéricas o próprio lugar de circulação e em que
ele é afixado né é infringir determinadas regras Prefeito ir para a materialidade descartável e a questão de pô gráfica é um exemplo disso e em segundo lugar estou falando da questão tipográfica né observa-se que em baixo o teor de expansão utilizado entre as letras das unidades textuais que se apresentam de forma espremida demonstrando talvez metaforicamente a união de todos para o combate ao movimento da imigração em Portugal uma vez que como já afirmado Os nacionais e que devem ser acima de tudo protegido em terceiro lugar todas as unidades questões acima apontadas demarcam seu destaques unidade
por apresentar uma tipografia em Itálico diferenciando das demais unidades do cartaz por outro lado o slogan do próprio partido Portugal os portugueses aparecem características com todos os caracteres em caixa alta e com alto teor de expansão entre as letras evidenciando a relevância do próprio caráter de pertencimento do Esse é um partido dos Portugueses e até a cor vermelha né que faz uma menção também as cores da bandeira nacional verde vermelho e ao próprio slogan do partido né vermelho também faz toda essa conexão E aí nós vemos a importância da cor como uma espécie de estabelecer
exatamente a questão da textualidade nesta merecendo a coesão textual e os demais aspectos que compõem o cartaz como site do partido o nome do candidato objetivo 2009 aparecem à direita do cartaz mas em caracteres menores demonstrando a Pouca importância eles associados lembremos que em Portugal nas eleições votamos um partido e principalmente nas ideias por ele defendidos e não exatamente no candidato que a representa em termos internacionais o que que nós podemos dizer e lembrando da questão da dos significados representacionais internacionais e textuais né que é que nós podemos dizer relações internacionais composicionais desculpa em relações
internacionais que que nós podemos dizer observa-se a existência de um ângulo baixo relativa a imagem do candidato a direito do cartaz demonstrando claramente uma simetria entre ele e o eleitor existe por parte o contato visual com este mês leitor de vocês perceber ele tá de olho direto no leitor incitando a Simone camente ação na defesa do nacionalismo né E esse olhar né E essa postura né nesse em termos internacionais de superioridade é algo interessante a ser analisado e demonstrado e mostrar aos alunos né que forma um ângulo de tomada da fotografia pode também da determinados
efeitos ao texto e transmitir determinar o significado de e no que tange ao aspecto composicional nota-se que a sigla do partido a imagem do candidato estão posicionados à direita do cartaz no domínio do novo e picando aquilo que o partido pode reivindicar em termos de mudança a nível Nacional por outro lado no domínio do dado né que é exatamente a parte da esquerda estão questões já conhecidas e difundidas o próprio slogan em tudo isso então essa questão do dado e o novo também são aspectos importantes a serem ressaltados que normalmente como áudio acabou de falar
na outra exatamente o nosso movimento do Olhar começamos a ler da esquerda para direita nem tão novo sempre demonstrado do lado esquerdo do lado direito né e isso é um aporte interessante também em termos de leitura em termos de produção textual e evidentemente apesar da relevância dessas unidades textuais presentes domínio do dado até por marcar uma tradição do próprio partido de teor nacionalista a representação visual do presidente partidário aparece em primeiro plano devido ao seu tamanho ocupando a parte todas as parte direita do cartaz embora a imagem tem a pouco brilho e pouca carga de
luminosidade o que o distingue sobretudo e analogia que possa vir a ser estabelecida entre a imagem do candidato e as representações já socialmente partilhada que todos têm de Adolf Hitler né aquela questão do nazismo que perpetua e a os movimentos de extrema-direita vem cada vez mais à tona no cenário mundial em diversos países né e a imagem do candidato do pnr funciona como uma espécie de argumento por analogia Como eu disse tá o similitude de traços é estabelecida tanto pela aparência física enquanto pelo olhar fixo em direção ao leitor caracterizando um caráter austero e dominador
em relação ao enquadre a um contato do ombro direito do candidato na parte superior com o próprio longo do partido como vemos aí pnr e na parte inferior com site do mesmo enfatizando a conexão entre o presidente do pnr e o próprio partido é bom em suma todos esses elementos que nós estamos aqui nos modais corroboram para a dimensão argumentativo do texto e suportam a tese da posição contrária a imigração do partido é porque da do porque trouxe isso para vocês porque exatamente para mostrar a importância de nós trazermos para sala de aula questões né
é baseados em preceitos realmente o nosso caso estamos mais voltados aí para que este altamente adolescência é nós temos questões teóricas envolvidas mais sensibilizar os alunos e tentar desconstruir determinadas representações sociais que de certa maneira elas invadem a esfera pública e contagiam negativamente os nossos alunos e vários indivíduos né que dizer compete também a escola aos docentes os professores tentar trabalhar essa desconstrução e fazer com que eles repensem reconstruam e a outros agires né longe político mais é e é cidadão na na verdade passamos por outro exemplo temos um pouquinho de tempo a o segundo
caso que eu trouxe já é mais recente vocês vem que essa questão da extrema-direita é um problema quer dizer problema entre aspas que vai assolando o vai é penetrando em todos os países né E aqui não é diferente agora nós temos um partido que tá é atingido e tá tendo cada vez mais é protagonismo que se chama o Chega Vamos contextualizar esse partido em termos de contextualização se trabalhando a questão contextual porque nós só podemos ler o texto a partir do contexto o partido chega é considerado populista e nacionalista ele foi fundada em abril de
2019 você gente é muito recente é liderar a aventura inclusive esse candidato ele é candidato inclusive atualmente a presidência da República de Portugal é o partido centrado em polêmica xenófobos racistas sobre os ciganos minorias étnicas que afirma ter em vantagem em Portugal em detrimento dos cidadãos que trabalham pagam impostos por exemplo eu não vou analisar esse Outdoor para vocês é só mostrando ontem da hora agora recente que foi que tem como lugar circulação ali a Avenida da Liberdade só para você se identificarem é a logo do partido e saberem do que se trata é é
nós não vamos entrar e trabalhar em mostrar os aspectos último dados no outdoor Como eu disse Mas vamos também vou tentar mostrar a incidência de outros gêneros que estão vindo no Marketing polir para legendado Obama e nós estamos agora com Twitter Facebook vários outros é várias outras ferramentas né é outros gêneros digitais estão entrando na nossa esfera pública e o marketing político não é diferente cada vez mais tá indo ao encontro dessa tendência né o próximo e contextualizando um pouco então é essa postagem ela surgiu em vinte e sete de janeiro de 2020 é uma
postagem que tá no perfil do André Ventura no Facebook é a seguir é um evento que ocorreu na Assembleia da República em Portugal e uma reunião de Deputados diversos partidos políticos e na ocasião é apresentada uma proposta de um outro partido que o partido livre é um partido político de centro-esquerda e é para que fosse devolvido às vezes colônias portuguesas o patrimônio relativo a essas colônias E aí o André Ventura na sua página no Facebook ele reagiu ele reagiu o primeiro no Parlamento né essa proposta vocês vem aí Assembleia da República joacine tá inclusive isolada
ali isso aí também demonstra algum tipo de apoio não apoio a deputada e ele no Facebook faz menção a essa questão atacando uma das representantes né joacine katar molheira que é uma deputada luso-guineense guiné-bissau que estava presente na altura na Assembleia da república e nessa postagem no Facebook ele apresenta o posicionamento contrário e que veio acarretar vários comentários e por internautas na web a partir da própria postagem do líder no chega na bom então o que é que nós vemos se nós olharmos para essa postagem né E sempre lembrando que esses novos gêneros digitais eles
trabalham trabalham com uma outra dimensão uma desrealização como bem se colocar pavor né no técnico discurso estamos um outro nível em que todos os textos eles são é integrados comentários junto com as postagens comentários os comentários na quer dizer existe uma quase uma simultânea cidade de comunicação quer dizer a máquina e o homem eles estão cada vez mais unidos dentro desse processo de construção de interação nesse mundo digital é só para tentar situar então a no caso em apreço nós temos a partir da Notícia online veiculada pelo jornal JN jornal de notícias Aqui nós temos
a postar à postagem de André Ventura comentando a notícia né e ele diz eu proponho que a própria deputada joacine seja devolvida ao seu país de origem seria muito mais tranquilo para todos inclusivamente para o partido mas sobretudo para Portugal então aqui nós vemos todo um discurso xenófobo discriminatório desse partido de direita né e seu representante e com os diversos comentários aqui que são colocados pelos diversos internautas favoráveis ou não favoráveis à postura do André Venture eu não vou me ater aqui mas a essa questão precisaria de mais tempo e não vou ocupar senão não
teríamos tempo de discussão a próxima o próximo só para salientar é uma outra questão que surge Nesses mês nos beijos digitais esses novos gêneros digitais são outras multissemioses não é os emojis por exemplo não é e todas as outras questões que estão surgindo para contemplar esse outro universo digital com qual nos debruçamos né mostrando pontos de vista mostrando as emoções encapsulando referentes né E aí várias outras questões que merecem de detalhamentos específicos a próxima o próximo agora qual é a relação é a seja estabelecida em tudo aquilo que eu falei com a questão do letramento
que na verdade era a nossa questão e a questão do letramento cidadão o mundo atual acordo de vendas novas tecnologias digitais de informação e comunicação os novos desafio desafio se impõe é notória a fragilização da participação crítica dos alunos dos indivíduos na verdade lidamos com práticas sociais o letramento é uma prática social e na e a participação crítica dos indivíduos é fundamental o indivíduo letrado é aquele que tem condições de cortina criticamente construir um texto como nós fizemos e depois reconstruir e fazer a partir exatamente e lembrando de Vygotsky né A questão da reconstrução né
daquele daquela zona né é que nós temos que ultrapassar para atingir o nosso desenvolvimento como cidadão e como indivíduo né participante ativamente também no seio social e como afirma arrojo nós estamos na época do autor né no Exercício praticamente simultâneo de produzir e interpretar textos e nós temos que evoluir nesse sentido cuidar com que se denomina o letramento cidadão de forma concientizar os nossos alunos no nosso Ofício que todos no Exercício da Democracia nós temos direito à igualdade à educação à moradia defendo aqui então isso é uma coisa importante que nós trabalhamos Direitos Humanos trabalhamos
com textos veiculados a questões discriminação e xenofobia a questão do direito à propriedade o direito ao ensino né Existem várias questões o direito um ambiente né que cada vez mais está afligindo o ser humano tá então todas essas questões Elas têm que ser levadas para a sala de aula textos são levados foi feliz até a Áurea e na comunicação anterior na fala anterior falam a questão das pegadas questão da Pegada Ecológica e tudo isso que é o direito o ambiente né isso tudo tem que ser levado para a sala de aula numa visão interdisciplinar cada
vez mais é linguística é atuando junto com as outras áreas do conhecimento para enriquecer nosso aluno dentro desse percurso né para tornar o cidadão realmente multi facetado cada vez mais esse Precisamos de uma sociedade mais assim né então esse olhar crítico é fundamental olhar crítico e não segmentado e positivada ou seja como preconizava va&e ciências humanas ao longo de séculos né Ah quer dizer o compartimento de todas as disciplinas não hoje em dia nós temos que trabalhar numa peça a transdisciplinary interdisciplinar para melhor engajar o aluno e fazê-lo agir também serão a gente também de
mudança social a conclusão é o próximo com essa contribuição é a mostramos a relevância de todos os aspectos multissemióticos multimodais é que eu não faço essa questão que é uma questão pertinente em termos teóricos para que possamos descortinar criticamente um texto não descuidam da relevância social para mim é fundamental a ele atrelada que para mim ao ponto fulcral temos nosso dever conformadoras formadores é formar cidadãos e o que que é cidadão é um indivíduo ciente dos seus direitos e dos seus deveres na enquanto um ambiente social político na a cidadania está constitucionalmente restaurada Como eu
disse mas ela não é na prática exercida né Então temos que ver porque não trazer a construção a Brasil a coleção da república brasileira da canção brasileira para a sala de aula para discutir o RP começou da República portuguesa para discutir em sala de aula e analisar esses três com eles com exemplos do dia a dia desses alunos é hoje em dia com tanta gente sociais podemos trazer vários exemplos e tentar associar Nessas questões tô procurando salientar também a importância da interconexão entre teorias diversas áreas de conhecimento tintas propiciando uma abordagem multiperspectiva da do texto
como. Os nossos né 2009 ao trazer temáticas de relevância social para a sala de óleo de cortinando hoje contexto que circulam inclusive os mais acessíveis agora os alunos Como eu disse pelas redes sociais a língua portuguesa ela adquire um enorme protagonista ela tem um papel fulcral para desenvolver junto aos alunos o letramento Cidadão Quem fica conscientização como Jardins e dos direitos enquanto cidadãos politicamente atuantes e inquietos reflexivo EA última é a prestando uma homenagem fechando a próxima o próximo desculpa trago para vocês é uma fala que eu achei muito pertinente A Professora Magda Soares e
uma homenagem que eu presto a ela precursora posso dizer assim do letramento no Brasil na sua fala da Live da prelinho quando ela costumava e falava sobre seus livros e toda a sua obra ela trouxe essa menção do José sarama que diz tudo no mundo está dando respostas o que falta o tempo das perguntas e o que nós temos que fazer com nossos alunos é isso é incentivá-los a fazer perguntas a refletir a pensar criticamente de forma a poder agir como cidadão e não ser uma simples marionete aquela que vai aonde vai os vão todos
né quem os que nós estamos vendo aí no mundo infelizmente nós temos esse papel também na sociedade obrigada a próxima e a desformatou a bibliografia peço imensa desculpa depois a j E aí E aí E aí é muito obrigado bem retrô com ela música As três agora para um pouquinho de debate não temos tanto tempo assim as manifestações no chat foram muito simpáticas todos elogiando os dois trabalhos e agradecendo por essa contribuição como vocês disseram tema suscita né muitas questões e tem muitos estudos em andamento Então as pessoas agradeceram muito por essa oportunidade eu vou
fazer então é uma pergunta para cada uma entre as várias estão colocadas lá depois eu sugiro que vocês ganham uma olhada né E confiram todas a obra entrou no chat já foi respondendo algumas ali né É mas eu vou fazer uma pergunta para cada um e depois uma pergunta Afinal Para quê eu acho que vai ser interessante também ou Vilas em relação a isso vou começar apresentar uma pergunta para abrir que é uma pergunta da Daiana Gomes e do Fred D e sobre o humor né então a Daiana se preocupa assim quando o leitor não
consegue reconhecer o humor como fica nessa questão do humor diante ali das charges né e o Fred se preocupa também com a O que você acha né de pensar nessa relação a imagem texto para construir humor na então também preocupado com essa construção do humor nessa relação imagem texto Então se você puder comentar essas duas questões acho que o público vai gostar também obrigada por que até uma questão que eu gostaria mesmo de chamar atenção porque é quando eu falo humor no cartum na verdade a intenção fazer o efeito de humor ele é muito né
É o indivíduo não acha graça na piada por me livre precisar vai preço de usado em tecido Mas a intenção de fazer o rosto tal e é um presente no cartunista né depressão e realmente esse ovo vai ser sempre na relação do Verbal com não-verbal não sou uma própria e critica porque às vezes você não acha graça mas percebia crítica né então muda a função lugar ela vai tá exatamente nessa relação o verbal eo não-verbal não sei se eu respondi não eu acho que sim né eu tenho tempo bem e vai mexer um pouquinho mais
ainda com essa questão de humor na pergunta geral que vou fazer para ambas em relação a sua fala Rosane se surgiu até um debate ali no chat em relação ao conceito de enunciado o hotel que a gente pode considerar aldoro enunciado completo todo mas também você chamou denunciado as partes que compõem esse aldora Então fique gerou ali no chat uma discussão sobre isso então se você puder trazer mais algum elemento para que todos possam acompanhar e é só reflexão e obrigada pela pergunta Isabel e brigada é um prazer responder essa pergunta que realmente não é
consensual né Porque dependendo da linha teórica que a gente é nós seguimos waxing aí eu enunciado né Muito grande anunciado né Nós no caso concreto quando eu falo enunciado eu tô dizer não o todo eu estou a dizer ali cada parte como as unidades textuais né para mim aquilo ali cada um tem um significado e por isso se chama unidade textual né como parte de um todo né é mas é uma outra maneira de se ver quer dizer uma maneira de se analisar né eu poder realizar como todo tentar é é um paizão né ou
tentar encaixar tudo para ver E aí por isso essa segmentação mas essa pergunta é muito pertinente para nós e tem alguns teóricos Obrigada pelo meu aí eu acho que essa é a pergunta que ambas poderiam discutir é a questão da fake News na então apareceu lá no chat né que a gente tem aí o mar uma frequência cada vez maior né graça esse recurso dessas nem gênero bom tem muita discussão em torno disso e a questão do humor ligado à pequenininhos Então como é que a gente consegue fazer essa construção e mesmo a questão do
uso social aí né da linguagem dentro das pequenininhos então surgiram questões em eu acho que ambas Podem trazer contribuições para a gente pensar alguns aspectos né lembrei um ponto ainda tenho de divergências teóricas mas a gente gostaria de ouvir vocês em relação às pequenas e e na Laura fala francês casar tu é engraçado essa questão da frente e realmente é uma preocupação que têm surgido muito como como discussão toda vez que trazemos um mediatizado vem ao de cima a questão da fake News que eu problema sério e inclusive já tá ser muito discutido na academia
né E como irrita com fugir das fake News né e isso é um problema que eu eu vejo eu vejo ou só um quando ensinamos não é solução mais um Augusto de uma maneira de pôr a isso em Sistina o que funk você vai buscar as informação né porque o que tá acontecendo aqui o outro professores que deve professores eu digo assim porque o nosso papel social estamos aqui é representado então Teu encontrado professores preocupados com essa questão mesmo mas eu tenho contrato professores ao contrário que acredito ser mesmo mês próprio sendo é induzido sem
ter opiniões a partir dessas férias então é o que eu posso dizer o seguinte que se Assumimos a posição de realmente fazemos no ensino de leitura crítica nós vamos preparar os nossos alunos para perguntar como o Saramago né o peça respostas todo mundo da respostas Mas e as perguntas que são feitas né porque uma das questões dos problemas que estará surgindo em termos de leitura e as pessoas estão fazendo associações a idéias e preposições que não tem causa e efeito assim mas não foi isso que aquela pessoa quis dizer mas o que é que tá
as passar aqui então tem a feito minha sala construída de várias ordens começa na decodificação calhar no perfeita não sei da maneira principalmente do não verbal né até até um posicionamento crítico diante daquilo esse posicionamento crítico é formado como curso o aluno tendo uma percepção do seu papel social na sociedade vi quem é que eu sou na sociedade Qual é o meu papel social aqui né Qual é o grupo social a qual pertenço não é E aí a gente e ensinando a questionassem medo o que é a questão por trás e aí aquilo com medo
de trazer alguns temas para sala de aula problemas próprio de um artigo que apresentava uma causa disso não isso é polêmico demais então discutir exatamente os polêmicos né O que que tá sendo passado aqui e eu acho que isso é uma das questões que a gente vai ter que ter coragem também de me fazer essa pergunta né O que que vamos ensinar os nossos alunos muito bem e visualize as desculpas de vontade e os Alice não é essa questão das fake News é um problema Seríssimo atualmente né E concordo plenamente com tudo que é a
hora eu disse e ao Deus disse eu colocaria mais uma coisa eu acho que a gente tem que checar informação dizer a questão das fontes foi colocada mas sei que é ensinar o aluno a fazer buscas né e certificado a veracidade dos fatos essa é uma questão e o que a gente mais vê dentro do meio político então é uma coisa absurda Como está sendo usado como uma forma de propaganda política e descortina isso agora Até que ponto a gente consegue fazer isso em sala de aula não sei e qual é a liberdade que nós
temos institucional para fazer isso não sei eles são três posições é uma questão complicada academia vai vai discutir agora levar para sala de aula e desconstruir esse mostrar que são elas que entram outras questões e até que ponto nós sabemos liberdade para isso é uma questão e é fundamental transformação disso bom então no chat muitas muitos comentários né agradecendo e partindo do mesmo das discussões que vocês fizeram tocaram nesse ponto que visualiza e traz né então outras esposas né outras condições sociais que pelos quais o professor passa né que passa pela formação né é quando
foi feita a formação formação foi essa o currículo da escola né as forças institucionais os lugares de poder né então São muitos os aspectos que estão ligados mas me pareceu que vocês duas trouxeram pontos bem específicos que os professores podem começar observar e trazer a linha água os conteúdos de estudo da língua e da linguagem e sociedade para ir abrindo um pouco a reflexão se não primeiramente totalmente né mas e abrindo essa reflexão pelo entendimento gastas com dessa composição né cada vez mais múltipla que a gente vai tentar me sociedade né Eu acho que isso
no chat as pessoas perceberam bem nessa contribuição essa mesa trouxe para essa reflexão fala demais meninas a rodrian palavra Sinai bom é difícil agora passou o mundo pela outra mesa que eu quero passar assim é não desanimar eu vou passar mais uma questão pessoal e encontrado muitos colegas desanimados nesse aqui para nós não podemos baixar os braços igual cisão precisando da gente precisando domingo que a gente conseguiu entrar no reino não é preciso daqui bestas Não precisa ter medo de fazer perto não é e é até não queria só dizer a uma piercing da Mafalda
né a uma tirinha da Mafalda Quino que faleceu que o irmãozinho dela pergunta mas não dá mais fralda né Onde está o o pai e ela diz ao pai que sair para trabalhar e ele pergunta porque esse dinheiro pra casa ele o que e ela conversa continuar ele seu o candidato ao gás lacrimogênio tão ouvindo já tá bom porque é uma atitude subversiva ele não né Não perca nosso particular e que isso seja passado em sala de aula muito bem Alice o bom é a primeira vez mais olha muito obrigada pela oportunidade estar com vocês
é um prazer em partilhar né É verdade nós estamos muito tempo fora e ao mesmo tempo próximos muito prosa de tudo não é com a nossa cultura com é muito importante são as partilharmos isso tudo essas experiências né Não essa primeira coisa e segunda coisa é o que eu ia dizer é que nós temos que resistir sempre sempre a transformação depende nós eu sei que é um meio caricato falar né tudo depende de nós nós conseguimos chegar lá eu acho que nós no Brasil e eu digo isso morando fora eu vejo uma atuação muito intensa
e com significativa do corpo docente nesse percurso agora já época de pandemia é que estamos da abralin ao vivo tantos eventos estão sendo realizados né uma formação uma busca constante de informação de formação e de transformação isso é prova de que nós somos capazes e nós vamos sair muito mais forte é isso que eu tenho que dizer muito obrigada beleza palavras de incentivo das vilas ótimo chegamos ao nosso horário nós temos mais uma mesa começando a exercícios e 30 algumas questões ficaram não foi possível responder agora mas a interrupção continua né ela já disponibilizou o
e-mail dela ali no chat arrozales também apresentou para a gente ao final e é isso né não temos tudo para fazer lá então uma um momento de reflexão sobre tantas coisas interessantes que você a gente pode continuar discutindo mais uma vez em nome da organização nós agradecemos a presença nesse momento tão agradável aqui dentro do nosso evento Então até logo mais em breve tchau tchau tchau [Música] E aí [Música] E aí [Música]