Unknown

0 views2764 WordsCopy TextShare
Unknown
Video Transcript:
e aí o sociólogo escritor político e professor florestan fernandes transformou pensamento social no brasil e esteve à frente das principais discussões políticas do século 20 em comemoração ao centenário de seu nascimento buscamos algumas de suas interpretações sobre a sociedade brasileira e sua sociologia militante na sociedade brasileira a cultura foi monopolizada sociedade brasileira é uma sociedade característica curiosa o houve um monopólio do poder ouvir um monopólio da violência houve um monopólio da cultura por parte dos estratos dominantes da sociedade isso redundou em um grave prejuízo porque nós temos uma sociedade nacional que não é uma nação
e só poderemos criar uma nação se nós quebramos essa tradição fatídica essa tradição que criou monopólios e ainda hoje se tornam visíveis que ainda hoje prejudicam vitalmente o desenvolvimento da economia o desenvolvimento da cultura o desenvolvimento educacional do brasil seu sou sociólogo num país como o brasil onde prevalece a miséria a opressão o lobo esperantista eu tenho de levar o combate político a um plano muito mais amplo eu não posso me conformar com coisas que a a média dos cidadãos não conhece é por isso que fica tão importante a participação do sociólogo em movimentos sociais
é por isso que o sociólogo precisa ser inconformismo militante inclusive engajar sem partidos reformistas e revolucionários é porque é por aí que ele pode vincular os conhecimentos que possuem implicações práticas mais profundas enviar o intelectual rebelde disciplina muito compromisso era uma alma libertária mesmo foi vida inteira socialista é mesmo que não não não transparência nas aulas porque não há nenhum de nós não aparecia nada aula outra coisa que ajuda ela assim que ela é só isso é do fundo né é o primeiro grande sociólogo brasileiro na é rigoroso científicamente lá ele entendia é vezes início
como o capitalismo funciona você já olharam ele conhecia muito bem os grandes clássicos da é da sociologia como karl marx marcos breda e ele trocar eu utilizava esses autores do modo autônomo independente na sua obra eu creio que o principal legado que florestan fernandes nos deixou é o legado de uma interpretação sociológica autenticamente brasileira paulistano de origem humilde recebeu o nome de florestan da mãe uma migrante e portuguesas em estudo que trabalhava como empregada doméstica quando ele nasceu a mãe deu o nome de florença para ele em homenagem ao motorista de praça um taxista na
época era motorista de praça que existia perto da casa do diabo a trabalhava ali da família bresser tá dona hermínia e era um um homem muito bom o que ajudava sabia das dificuldades dela e sempre cuidou dela deu sem não havia nada sabe uma coisa de amizade mesmo desse taxista pela mãe dele pela dona maria o chamado florestan então quando nasceu o filho ela deu o nome do taxista para ele por esse daí é do nem fácil flores tanque nome mais esquisito lado não não mais bonito vicente e assim ficou todo mundo chamado é deficiente
e sente sente sente que sempre ele cresceu sendo chamado de vicente ninguém chamava ele de floresta as dificuldades impostas pela vida forjaram não somente o caráter como também definirão as ideias que nortearam a vida do sociólogo eu tive uma vida sofrida vida de criança de origem muito pobre praticamente lutem que começa a trabalhar com 6 anos quem te conhece junto com sua mãe as piores privações olá kitty sofria prostrações em sociedades típicas das crianças pobres portanto o vicente e sofreu é muito lindo e teve de abrir o seu caminho com muita dificuldade costumava dizer começou
a estudar sociologia desde criança adversidades da vida né teve engraxar sapato então assim disputava os pontos de dar na briga na briga nos pontos onde engraxar o sapato eu tava na briga e comeu exatamente a influência do vicente nas ideias socialistas e florescendo o vicente não teve influência no plano das ideias teve influência no plano do caráter eu nunca deixei de ser vicente nesse plano fazer o que há de bom em mim é o vicente que não morreu depois de abandonar a escola para ajudar no sustento da família florestan só conseguiu concluir o ensino básico
aos 17 anos depois formou-se em sociologia e amparado pelos ideais marxistas que sempre defendeu na medida em que eu sou uma pessoa que foi apresentada aqui como rebelde e se rebelde nasce do passado que eu enfrentei oi e eu sou leal a ele quando me identifico com o socialismo revolucionário e com o marxismo solução não eram professor fluence havia outros baixo eles chegam para o caderno uma corretora deliciar os alunos ou chave é claro para nos ajudar a retórica manda o restante uma coisa mais importante que isso ele motivava as pessoas eu tinha paixão pelo
que fazer e transmitir essa paixão aos alunos e depois dos seus assistentes foi na universidade de são paulo que florestão fortaleceu sua militância e conhecer o seu melhor amigo na vida o também sociólogo e escritor antônio cândido se você conhecer essa história de um e de outro a origem de onde outro assim jamais vão ser amigos o que é mais um nasceu no brás filho de mãe solteira empregada doméstica analfabeta o outro filho de um médico que viajou que adolescente se apaixonou por guettes pelo fausto do guetti que andava pelas ruas e da europa quando
da prisão no açoite a flor da noite se a cor vou fui encontrar com a maroca meu amor as cartas foram ponto de partida para peça da mesma maneira que foram ponto de partida para a amizade deles uma amizade que começa exatamente na primeira carta em quatro de fevereiro de 1942 e vai praticamente até a morte do florestan e 95 uma amizade nunca abalada né impressionante vou além eu amo a universidade de são paulo e outras universidades ah pois elas podem nos levar além daquilo que possuímos o que o futuro nos permitam construir a universidade
que está nos nossos corações e mentes e nas necessidades do povo brasileiro a e ficou em mim doido de memória do saber de amizade por diante é questão queriam e rigoroso com ele mesmo por seus trabalhava muito tempo por dia eu ficava lendo 100 parea voltando ficha ficha ficha o tempo todo e também nos deixa temas importantíssimos nos seus mais de 50 livros e mais de uma centena de manuscritos dentre esses temas estão tema da questão indígena o tema do negro o tema dos pobres que continuam sendo temas candentes da sociedade brasileira sobretudo nesses momentos
de crise econômica de pandemia que nós vemos que ainda não estão completamente resolvidos florestan fernandes foi um grande estudioso das relações étnico-raciais no país os índios tupinambás foram seu primeiro interesse depois começou a estudar a população negra sempre sob a perspectiva social o que esses povos precisavam ser integrados de maneira democrática na sociedade e na cultura brasileira e e aí e o negro vai ser sempre enquanto não houver democracia no brasil o nosso melhor ponto de referência para determinar que o brasil não é uma sociedade democrática ah e por isso ele vai ser sempre o
melhor indício que nós temos do que deve ser uma democracia no brasil uma democracia deve ser um regime político econômico cultural e social que permite estabelecer igualdade entre todas as raças classes e foi traduzido para o inglês ele influenciou a luta nos estados unidos é dos panteras negras né liam e bom então aqui ele não falava só para os brasileiros as partes do mundo for expandiria o problema do negro é um problema sobretudo de classe pois nós não criamos uma sociedade capaz de incorporar os escravos e os seus sucedâneos os imigrantes pobres se pensa em
termos de classe aí se pensa em termos da relação o tchan na luta política entre aqueles que são espalhados e aqueles que são os espoliadores seria necessário combinava a raça e classe para se entender que o antagonismo rafael só será segundo só será domenico gerar forças é inconformistas quando ele se exprimir através de luta de classes que quer dizer que o maior radicalismo pode ter origem no negro proletário mas é preciso que esse nego não esqueça que ele é proletário ah entendi quer dizer que não não é suficiente e ressaltar o aspecto racial é necessário
combinar classe e raça e entender que os problemas do negro proletário são da mesma natureza que os problemas do branco planetário embora o negro a proletário tenha um elemento discriminativo a mais porque a uma distância que nós podemos medir em termos de pobreza a um obstáculo que nós podemos medir em termos de pobreza e que afeta o negro de uma maneira muito mais violenta do que o branco é e foi ele também que se contrapôs ao mito da democracia racial difundido por gilberto freyre eu acho que não se deve avaliar o gilberto freyre no plano
exclusivo da discussão da posição do negro e da relação entre negros e brancos na sociedade brasileira ele possui uma obra sociológica ampla não é é claro que é o que ele representa uma perspectiva que muitos vive um da sociologia oficial quiser da sociologia da casa grande mas a a obra dele é uma obra que transcende a ao plano mais limitado de que diz respeito à região da da democracia racial é aliás esse mito é velho ele não foi criado pelo gilberto freyre se de uma injustiça dizer que ele criou esse mito ele não não exerceu
o papel nenhum na criação desse mito muito se pode dizer é que ele não contribuiu suficientemente para esclarecer objectivamente as desigualdades que são comuns é porque ele não estudou só a sociedade escravista estudo também o brasil moderno como ahmed esse brasil moderno portanto ele poderia ter desmascarado a nossa realidade de uma maneira mais ampla é teve que viver é acontecendo com flórida nos estados unidos para ver que não é nada natural esse iogurte filho de milhares de pessoas que acontecem pela mão da polícia entre nós mas aí é pouco a gente veja o que não
é polícia aqui só faz vezes eu mandante é like a classe média ea flávia classe média branca racista na e daqui em público aplaude celebra esse tipo de é genocídio da juventude negra e obviamente eu falei né quer dizer ficaria muito contente em ver é aqui é começando que acontece em várias partes do mundo o a reação extremamente positivo on [Música] e aí e como eu sou socialista a eu carrego comigo muito pia que tem uma posição menos importante é o individo e um relevo maior a sociedade é o futuro da humanidade então para mim
arrumar o maior significado da vida está em conquistas a serem feitas e não no passado vivido isso tem me ajudado a manter uma coerência radical desde a juventude por ser marxista florestan fernandes se dizia sem partido mesmo assim foi um dos fundadores do partido dos trabalhadores o que não impedia de ser um de seus críticos eu acho que o partido dos trabalhadores eu poderia ser financiado a partir de baixo se ele tivesse se dedicado mais aí do que a educação política das massas o país melhor manter a partir do socialista novo precisa primeiro que tu
tu conquistar apoio e é preciso lembrar frase de lênin querer repeti várias vezes e que não se pode enganar o povo o e receber doações de grandes empresas o mesmo que isso seja declarado parada de legal a gente é enganar o forma é uma forma de negar o seu sempre convivi com ele no congresso nacional quando eu era senador era simplesmente uma pessoa fantástica que nos orientava sobre como fazer do brasil uma sociedade justa igualitária e com os princípios de que precisamos todos sempre abraçar para dentro do partido dos trabalhadores onde ele foi um dos
nossos mais brilhantes representantes deputado federal por dois mandatos florestan foi um articulador político que conquistou respeito por ser fiel às suas posições e não exatamente ao partido que o elegeu acreditava que só conheceu o brasil de verdade quando chegou ao congresso e aí a escola que eu encontrei para conhecer o brasil e a partir do top das elites não é aquela que eu tive quando minha mãe era empregada na casa de dona hermínia andressa de lima em cuja casa minha mãe trabalhava eu nasci ah não lá porque foi parar na maternidade aqui na frente caneca
mas a e a morei com a minha madrinha é meu padrinho e eles todos os senhores de escravos eu conheci a cultura ilustrada brasileira e por dentro dessa família do congresso foi melhor do que isso se eu conhecer elite oi oi oi porque a ele abre perspectivas que dizem respeito à estrutura de poder arcaica vigente no brasil depois de seu estágio longo com as elites dirigentes como é que chorou a explica essa dificuldade fazer políticas compensatórias de fazer a construção efetiva da cidadania que que nos impeça efetivamente para nos tornarmos uma democracia é isso também
eu já estudei na década de 60 naqueles trabalhos sobre o resistência à mudança esses setores da sociedade resistem à mudança social e para preservar suas exposições nas estruturas da sociedade o e de poder o azeite o monopolização e da riqueza da cultura a e do poder especificamente político constitui é um requisito para que as classes dominantes mantenham suas posições e possam até renovar através da circulação das elites ao ao trabalho de parentes não é um trabalho que tem envelhecido essas a classes dominantes foram suficientemente hábeis para decapitar os setores da população a negra e mestiça
do antigo homem pobre livre e a dos sem classes dos trabalhadores mantendo os lá no fundo eu e eu mesmo tempo preservando para si hoje áries perspectivas e controle efetivo do estado da sociedade civil e da cultura da ignorância que é destinada aos setores pobres da população é muito difícil imaginar o que florestan fernandes falaria sobre a situação que o brasil e o mundo estão vivendo nos dias de hoje eu até diria que se eu cheguei a presidente da república não chegaria se não tivesse a visão por trás de mim o conhecimento que eu tô
ajudante florestan fernandes era acima de tudo um professor e ele estaria fazendo o que ele sempre fez até o dia de sua morte eu acho que que o momento é o momento que eu acho que ele nunca imaginaria nós poderíamos estar nessa situação a arma uma ideia de brasil que apesar de todas as adversidades a gente caminha alto sabe devagar uns tropeços que a gente tem no plano político democrático mas a gente estava andando e agora o que se ver né é uma tragédia esse google ele ele o fascismo é o braço armado do capitalismo
sempre para o capitalismo se sente ameaçado esse braço aparece e hoje nós estamos vivendo uma situação muito parecida com o que ocorreu no início do século passado com os governos ditatoriais autoritários e de tendência fascista ele certamente ajudaria mobilizar o povo brasileiro para acabar com esse perto de aveiro pesadelo que estamos aqui ó e aí nós vivemos um momento muito delicado da nossa vida né então eu acho que ele como sempre a costumava dizer como um analista objetivo ele dizia que ele era um pessimista da razão e um otimista da vontade ou seja a vontade
dele estava sempre presente e ele sonhando com as suas utopias de uma sociedade justa e igualitária os trabalhadores os boias-frias de são paulo de outras regiões do país os posseiros os índios todos eles estão fazendo coisas que as elites não fizeram estão desafiando a realidade estão tentando construir um vasinho novo então eles nos dão esperança é aí é que está é a única razão pela qual alguém pode dizer o brasil tem futuro o brasil é um país de futuro porque ele tem uma população pobre que procura encontrar novas saídas e para construir uma sociedade nova
no momento diferente da história do mundo o tempo não oferece respiro ao recorrer ao rancor alto defensivo das classes dominantes ao contrário e ele põe as burguesias dos países-chave na periferia contra a parede eu ou elas buscam alternativas próprias e independentes abertas a revolução democrática eu ou elas irão pelos ares com sua ordem social pervertida de privilégios seculares e e aí
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com