AS RAÍZES FILOSÓFICAS DOS ERROS PROTESTANTES – Podcast com Jonatha Godoi, Instituto Essere

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Padre José Eduardo
Video Transcript:
Olá pessoal Bom dia a todos sejam todos bem-vindos ao nosso podcast aqui do Instituto Ere hoje com um convidado muito especial Padre José Eduardo e nós vamos ter uma conversa aqui para falar sobre as raízes filosóficas dos erros protestantes né muita gente imagina que a diferença entre protestantismo catolicismo é só uma diferença puramente teológica no sentido de que é só religioso ou seja uma opinião eh eles têm uma opinião os católicos têm outra mas na verdade as diferenças se alicerçam em visões de mundo diferentes que são visões filosóficas né que tem origens em Correntes filosóficas
Então hoje nós vamos ter essa conversa aqui que eu acho que é do interesse de muita gente não é Padre Muito obrigado padre pela sua pela sua presença Eu que agradeço Jonathan Muito obrigado vamos lá vamos lá então né Padre antes assim tem muito assunto né para falar sobre isso antes da gente chegar na na parte histórica e etc eh eu acho que a primeira questão quando tem uma discussão por exemplo de a divergência de ideias entre católicos e protestantes é a própria Bíblia né Interpretação da Bíblia e o protestantismo ele sustenta defende a tese
do solo escritura né que para quem não sabe é a ideia de que cada um pode livremente interpretar a Bíblia e o Espírito Santo iluminaria cada um e cada um teria a a interpretação correta né só que a Interpretação da Bíblia ela decorre de uma visão da realidade não tem como você ter uma interpretação pura né e o texto em si também dá mais várias interpretações isolado uma prova disso são os várias as várias interpretações divergentes dentro do próprio protestantismo né e o que nos mostra que na verdade só escritura é um tipo de quadrado
Redondo o senhor pensa o que que o Senhor tem a dizer isso não existe na verdade bom eu acho que são duas questões e que caminham lado a lado né Uhum uma é a questão do livre exame uhum o livre exame simplesmente não não existe porque se eu chegar em qualquer igreja com uma interpretação alternativa aquela da comunidade a na qual eu estou eu vou ser expulso daquela comunidade então livre exame não existe ah depois e o tema sola scriptura também é uma outra fraude no sentido de que as doutrinas sustentadas pelo cristianismo não estão
escoradas no sola scriptura as doutrinas principais então por exemplo nós eh professamos a doutrina da trindade você não encontra a doutrina da trindade expressamente explícita implícita na no texto no texto sacro você também por exemplo a união hipostática é uma doutrina fundamental do cristianismo você não a encontra ali de modo claro ou seja demanda uma interpretação da igreja que recebe o dado revelado e faz aquilo que Sant selmon dizia f quems intelectum a fé requer o intelecto e a partir do dado revelado ela vai formulando de maneira mais clara mais explícita Qual é a sua
fé o próprio Lutero por exemplo ele não gostava da carta aos eh a carta de São tiagoo por causa das obras né e ele quis tirar né ou seja isso significa que só a escritura não só o Lutero né ele quis tirar um livro da Bíblia um livro canônico ele não gostava da carta aos hebreus ehv não gostava da do Apocalipse ele dizia que ele jamais comentaria um versículo do Apocalipse e de fato ele fez isso sola scriptura solo Calvino neste caso né então me parece que a proposta em si ela é só digamos ideológica
ela cria uma uma uma espécie de eh perspectiva intelectual na qual a pessoa s jaula e ela não consegue mais sair dali ela fica completamente presa num num num labirinto e de confusões porque isso só vai produzir confusão incerteza descenso e assim por diante Pois é né pai ainda dando mais alguns exemplos em relação a isso uma vez uma pessoa falou assim para mim Ah tá a Trindade não tem um nome na Bíblia mas a realidade está Clara eu falei não não está claro você não consegue distinguir aquilo que você recebeu porque alguém te ensinou
daquilo que você leu e concluiu né então por exemplo Jesus às vezes ele fala eu e o pai somos um ou às vezes ele fala o pai é maior que eu às vezes ele fala só o pai sabe eu não sei então assim se a pessoa não tem essa interpretação que é da igreja né de que às vezes Jesus fala como segunda pessoa da Trindade às vezes ele fala como Deus às vezes ele fala como homem não tem como concluir nada do texto exatamente quer dizer a ideia de que o texto é autoexplicativo É mentira
É falaciosa ele demanda uma interpretação autoritativa aliás como todo texto todo texto e em si mesmo ele é passível de 100 interpretações de infinitas interpretações Então eu preciso ter um um um organismo que interpret esse texto e que seja real que seja autoritativo né por isso que a a a igreja além de dizer que a divina revelações está contida não só na escritura mas também na tradição Ela diz que é necessário um serviço de eh digamos regulamentação do Ensino chamado magistério uhum o magistério é que interpreta a sagrada escritura agora veja que coisa interessante né
esses dias eu vi alguém falando o seguin onde é que os católicos têm acesso à tradição Uhum Então dizer assim os católicos TM acesso à tradição nos escritos dos padres da igreja só que isso não é verdade quer dizer os escritos dos Padres nos dão a tradição sim mas a tradição é uma coisa real ou seja a transmissão do sacerdócio uhum e dos sacramentos é tradição uhum a celebração litúrgica os calendários as ecologias quer dizer as orações litúrgicas São tradição assim tradição por exemplo é o fato de existir uma igreja naquele lugar que eh foi
fundada por um Apóstolo isso é tradição Ou seja a tradição não o sola escritura ele corrói de tal modo a compreensão da pessoa que ela sempre vai atrás de um outro sol a scriptura sem perceber que de fato o que nós chamamos de tradição transcende a textos é algo real você toca você pega você sabe que é uhum com certeza e e é interessante né Padre eh ficar mais claro um pouco para as pessoas também que estão que estão vendo eh por exemplo a doutrina que diz que da Maternidade Divina da Virgem Maria fala Maria
é mãe de Deus e as pessoas contestam né mas elas sequer sabem o que é a palavra mãe né como eu falasse a palavra mãe significasse autora do ser minha mãe não me criou foi Deus que me criou mas foi criado por meio dela Portanto tem um acidente entre mim e ela que é o acidente da relação de maternidade e filiação né E se Jesus a duas naturezas mas uma só pessoa que é pessoa Divina então entre os dois tem essa relação entre as duas pessoas então ela não gerou Deus mas entre ela e Deus
foi estabelecida a relação é então as pessoas se querem entendem é porque eles imaginam é é é o que acontece conosco né então minha mãe não é que ela fez uma mágica um produzi o ser do meu filho não é assim que acontece né além de ter a união dos dois gametas tem uma intervenção divina que infunde a alma naquele composto né Uhum agora o que acontece é que eh a a mentalidade do que está por trás disso Ela não é uma mentalidade de digamos assim doutrinalmente entender a verdade ela já parte de uma posição
uhum antimi por exemplo e a partir daí se age como advogado eu vou começar a levantar argumentos para defender se tiver violado o lacre Não Beba a pessoa abre e não bebe porque o lacre tá violado ela se esquece de que se você abrir tá pressuposto né Você pode beber então é a mesma coisa eu acho né É só que tem um tem uma questão Então veja eh Há muito mais informação na sagrada escritura do que a gente imagina então por exemplo maternidade Divina uhum quando Isabel Saúda Maria ela diz Don onde pode vir a
mim a mãe do meu senhor e se nós está na Bíblia inclusive em textos que os protestantes consideram canônicos e a depois a igreja uhum desenvolve aquela ideia e cria digamos é uma conceituação técnica mais precisa uhum Pois é né não e é justamente aí nessa falha de compreensão da própria realidade né Padre porque eu já vi prot testante também alegar falando assim como é que Jesus podia estar com o sangue nele aqui e o sangue no car então assim perguntar como é que Deus que tá sustentando tudo pode colocar sangue dEle no corpo e
no cálice é quase que pueril né não é e também é um modo errado de compreender a transubstanciação transubstanciação ou seja na transubstanciação ele não está presente com eh o seu como se nós pudéssemos dizer com seu sangue cruento físico né Tá físico É mas não mas em razão de substância Ah o s não tem os acidentes né mas não tem os acidentes do sangue então o o acidente lugar Ubi né então ele está lá ele não pode estar aqui este acidente Ubi não eh eh inere uhum na substância do Sangue de Cristo na Eucaristia
Uhum ele ele é eh aquilo né então posso dizer o seguinte que o vinho se torna o sangue uhum pelo ser pela vida da substância tão somente da substância uhum quando a igreja escolheu o termo transubstanciação Esse foi o único jeito o único termo técnico possível para dar razão do fato de que Jesus não me mandou pra igreja para comer pão Uhum que é absurdo isso a igreja não é uma padaria ele não mandou ele não me mandou pra igreja para comer pão ele me mandou para comer o corpo dele nem beber vinho a igreja
não é um boteco uhum eh ele mandou eu ir beber o seu sangue mas como é que pode existir eh corpo e sangue debaixo de aparências de pão e vinho e ao mesmo tempo Aquilo não é mais uhum pão nem mais vinho então a doutrina da transubstanciação é apenas n uma digamos é racionalização das próprias palavras de Jesus que diz Isto é o meu corpo Este é o cálice do meu sangue e assim sempre foi crido pela igreja desde o primeiros séculos inclusive até Santo áo de Antioquia numa carta fala né que aqueles que não
acreditam na real presença de Jesus estão fora da igreja é tá testemunhado fala comer a carne do Senhor beber o sangue do Senhor Senhor e ele para quem não sabe foi discípulo de São ped São Pedro ordenou o Bispo né É então São Pedro ensinou errado né São João na verdade foi São João mas São Pedro também esteve N pode ser eu eu agora eu sei que ele foi discípulo de São João dois acho mas enfim ele teve contato com os apóstolos né então você dizer que ele tá interpretando errado você tá interpretando certo ele
que conviveu né com os apóstolos e deu a vida é mais uma evidência de que eles desprezam a realidade né Na hora de construir uma doutrina n porque tá construindo uma doutrina é na verdade e aqui acho que a gente já começa a entrar ponto mais filosófico mesmo uhum no século X Desc uhum se propôs construir a filosofia do zero começar do nada começar do nada uhum Exatamente é a mesma empreitada filosófica que pretendem os reformadores uhum nós queremos desprezar o que veio antes e vamos criar a partir do texto uma nova realidade Uhum que
é inversão da Ordem do ser que a ordem do conhecer né exatamente Então os mesmos problemas da filosofia cartesiana em certa medida estão presentes na disrupção da reforma uhum porque há um há uma há uma eh tendência que é uma tendência Cultural de refundar tudo deixar o o digamos assim a realidade anterior para e criar a partir do texto uma pessoa uma vez me falou né Uhum que se acontecesse uma catástrofe no mundo e só sobrasse o Novo Testamento e alguém fosse fazer uma igreja a partir do novo testamento eh que ela não se pareceria
com a Igreja Católica Então eu disse olha Possivelmente Possivelmente mas é justamente por causa disso que nosso senhor diz que as portas do inferno não prevaleceram contra a Igreja uhum porque justamente eh São Paulo diz a Timóteo que a igreja a coluna a coluna e o fundamento da Verdade por se fosse uma questão apenas de ter um texto a partir de um texto você realmente pode fazer qualquer coisa justifica Qualquer coisa Qualquer ideia justifica tudo você pode justificar o que você quiser uhum perfeito inclusive um Último Ponto padre que eu lembro eu sempre meditei isso
né que um dos sacerdotes falou que Jesus não poderia ser Deus na cara de Jesus né porque porque e tá escrito que se quem se alguém vira a cara de Deus morre então ou seja ele falou para Jesus que ele não poderia ser Deus porque a interpretação dele da escritura dizia o contrário hum não é mais ou menos a mesma sen eu não me lembro acho que o versículo não é bem bem assim né mas é é isso o debate de Jesus com os mestres da Lei os fariseus etc e até os saduceus era um
debate sobre interpretação da Torá se diz Deus né ele se diz Deus mas está escrito que quem vira a face de Deus morre então ele não pode ser Deus alum coisa éum cois assim quando ele ele diz verz o céu aberto e o e o e o filho do homem sentado em poder Ig ele rasga as vestes uhum e diz blasfêmia né Aham então Eh eh é mais Eh Ou seja as discussões de Jesus com os seus interlocutores da época eram discussões e de ordem eh de interpretação interpretação do texto os rab nos interpretavam eh
de modo diferente e e e Jesus mostrava que aquelas interpretações não estavam de acordo com o princípio né é a realidade é outra né agora então Padre indo para pro coração da da da ideia né Eh então toda essa então a gente já acho que em poucas palavras Aqui nós deixamos Claro que não tem como eh extrair uma doutrina só do texto né que isso aí é quadrado Redondo Então qual qua são quais que são as raízes né his e filosóficas dessa mentalidade protestante que interpreta a Bíblia desta forma quando que ela começa senhoria olha
existe uma pré-reforma Uhum que ela é iniciada sobretudo eh pelos movimentos místicos que surgiram ali a partir do século X X né os místicos Renan toda a Mística por exemplo do das beguinas dos bardos que depois foi mudando eh ela foi sofrendo mutações até chegar por exemplo na heresia cátara uhum e aling né a a a a a heresia aling é a diferença é a mesma heresia né os cátaros e do Monte Albi Uhum Então são os albines essas duas heresias foram eh realmente muito sérias porque elas eh surgiram num momento de crise social da
igreja havia muita opulência uhum entre os bispos entre o clero havia escândalos havia nicolaísmo né como se diz ou seja fazia-se eh eh nomeações a partir de laços de sangue Laços de Família uma loucura simonia venda de Sacramento a coisa não estava fácil Tá difícil ninguém diz que aquele momento Foi um momento glorioso Foi um momento difícil da história da igreja então alguns grupos contestatários começaram a surgir na minha opinião não do nada a gente vai ver isso depois mas eh que pregavam o exatamente o o o a heresia gnóstica uhum tava no nó da
heresia gnóstica o que que é qual que é o núcleo da heresia gnóstica o núcleo da da heresia gnóstica é a eh demonização da matéria Ou seja a matéria é má e da onde vem isso é muito interessante a gente perceber a gnose a digamos assim a partir do seu do seu nascor porque nenhuma ideia prospera se ela não tem um lastro de experiência humana real e o laço de experiência humana real que há na gnose é justamente o fato de que eh nós nos sentimos limitados pelo nosso corpo uhum ou seja o o nosso
corpo a matéria de qu nós somos de certo modo nos isola e e essa sensação de isolamento às vezes se torna exacerbada né às vezes chega até a se patologizar até se tornar uma disforia Uhum E isso é por quê Porque corpo e alma são dois princípios distintos não antagônicos mas são distintos ora é a partir da da experiência da limitação da matéria que o gnóstico interpreta a matéria como má ele faz um salto né ele ele toma a limitação como um mal objetivo como um mal metafísico a matéria é metafisicamente má ora os cátaros
acreditavam exatamente nisso que havia um Deus bom que era o Deus supremo era divindade e um Deus mau que de fato tem tudo a ver com o demiurgo dos dos neoplatônicos que eram gnósticos e esse Deus mau produziu a matéria para nos aprisionar então a matéria é má e tudo que diz respeito a matéria é ruim portanto fora com os sacramentos eu tava lembrando isso agora o sacramentos a rejeição do Sacramento os sacramentos são maus porque eles são matéria eh Jesus não se encarnou de verdade ele apenas é um uma espécie de eh holograma ele
é um espírito condensado que parece ser de matéria mas ele não é material por isso por exemplo a ordem Franciscana e o próprio São Francisco combateram o catarismo com os presépios vamos lembrar da Encarnação lembrar do Mistério da Encarnação coloca o presépio na frente da pessoa ela para com essa espiritualização maluca eh depois igreja não é material a igreja é uma entidade tão somente espiritual daqueles que são eleitos e conhecidos por Deus então a a igreja Templo igreja física uma hierarquia constatável real etc são coisas intrinsecamente mass porque são materiais uhum e o mundo é
mal a realidade inteira é má né É claro que a escritura nos diz que o mundo é mal mas a gente tem que tomar cuidado porque a escritura também diz que Deus amou o mundo Uhum Então a mesma Bíblia que diz que Deus amou o mundo a ponto de entregar seu filho unigênito e a palavra ali é Cosmos Uhum é a Bíblia que diz que o mundo jaz no maligno e a mesma Bíblia que fala também que Deus criou tudo e viu que tudo era bom bom então como como como digamos assim conciliar essas duas
parecem contradições né aqui eu tenho o papel do magistério que explica e da tradição que também fez a mesma coisa que explica isso aqui ou seja o mundo é ma na medida em que pelo pela pelo lapso do pecado pela queda do pecado o mundo se degenerou e se tornou a sede das três concupiscências conforme São João diz na sua primeira epístola no capítulo 2 então ali ele diz que tudo que há no mundo é concupiscência da Carne concupiscência dos olhos e soberba da vida ele não está dizendo que o mundo é metafisicamente mau porque
senão nós teríamos que concordar com os cátaros que o que a matéria é má e Deus o Deus que fez a matéria não pode ser o mesmo Deus então tem um outro Deus inferior eh que seria no fundo o demônio que ele que criou a matéria para a Pris eh o espírito ora então os cátaros eles desprezavam eu acho muito interessante quando um um os pastores por exemplo V Vão falar da pré-reforma Não nós somos os continuadores dos cátaros os cátaros rejeitavam a Bíblia inteira eles aceitavam apenas o evangelho de São João que é o
que soa mais apraz espiritualista eh eles eles faziam um rito chamado consolamentum Uhum que é o era o máximo rito deles Uhum que consistia em eh rezar o Pai Nosso e colocar o evangelho de São João na cabeça da pessoa Uhum E a pessoa trocar de vestes para dizer que ela foi purificada ela já não é mais material Uhum E o rito mais eh excelente dos cátaros e dos albines era o suicídio para se liar da matéria o suicídio é não com o punhal porque o punhal é matéria se eu se eu coloco punhal dentro
de mim eu tô me sujando mata mas o suicídio por inanição uhum ou seja se eu comer eu tô jogando matéria para dentro de mim eu quero me santificar não como para de comer paro de comer e morro e eles achavam que a reprodução humana é ruim Uhum você não pode ter filhos porque você ter filhos é propagar a matéria Uhum Então o que que nós temos que fazer o mundo não presta é tudo mal nós somos espíritos aprisionados dentro de matéria e o Cristo não vem para para criar o o o novo o momento
um momento do Paraíso do mundo espiritual então o que que a gente tem que fazer para forçar o Cristo a vir nós temos que que nos suicidar e temos que parar de reproduzir uhum Esses são os cátaros lindo né lindo e eles tem orgulho de ser assessores dos caras é alguns então vej que coisa interessante depois eh vai haver outros movimentos dentro do próprio franciscanismo surgiram os os chamados fratri chelli que são os franciscanos espirituais que tem ideias muito parecidas pendem paraesse lado pendem press lado e depois vão aparecer eh os joaquinas né Joaquim de
Fiore é um é um é um eh frad eh cisterciense eh Florentino de Florença que sistematiza isso ele ele fala das três eras da igreja né então ele diz que a a houve a era do pai que era o velho testamento a era do filho que é o novo testamento mas virá a era do Espírito Santo que é a a era maravilhosa que Advir de uma igreja tão somente espiritual de uma uma eh eh eh realidade sem sacramentos uma igreja sem sacramentos uma igreja sem estrutura sem hierarquia sem sacerdot todos seriam como que Frades ninguém
mais se reproduziria todos viveriam a caix idade perfeita e assim por diante ou seja o que o Joaquim de Fior faz é pegar a escatologia cátara uhum e empurrá-la mais pra frente uhum ao invés de dizer a gente tem que se matar e parar de reproduzir pra escatologia chegar aqui não vai acontecer naturalmente vai acontecer naturalmente nós vamos chegar lá uhum Ora sem essas ideias prévias uhum não teriam surgido os chamados pré-reformadores uhum por exemplo John hus uhum e e e outros né que pregavam uma igreja espiritual uma igreja que não tivesse sacramentos que tivesse
apenas o texto sagrado etc e por fim eh o John Hans ele morre num eles dizem que que ele foi morto mas não ele morre ele durante uma missa porque formalmente ele não nunca deixou de ser da igreja né ele tá no meio de uma missa teve um ataque do coração morreu depois da morte foi escado depois da morte houve parece que uma incineração uma crição uma coisa assim condenatória mas ele não foi executado né então vocês vejam eh Sem essas ideias de fundo que são ideias profundamente heréticas você não não teria os pressupostos intelectuais
da reforma estão todos ali né estão todos ali e é interessante que por exemplo a gente vê por detrás dos raciocínios Protestantes porque por exemplo protestante sempre fala assim para que confessar com o padre para que batizar na água Deus não precisa nada disso Ou seja a pessoa não é uma questão de precisão a questão de que Deus criou a matéria ela faz parte da criação ele nos criou como seres materiais né Nós não somos só anjos nós temos matéria e forma né Nós somos substâncias materiais então Portanto ele age conosco tanto como indivíduo tanto
como espécie né ele se relaciona conosco e por exemplo Jesus não precisava da Virgem Maria para se encarnar ele não precisava dos Apóstolos ele não precisava lá no antigo testamento de Moisés né mas ele sempre escolhe o homem distribuir as graças por meio das criaturas né ele não vai direto Deus age por causa segundas por causa segundas como dizão Tom diia São Tomás né exatamente Só que tem um negócio que eu acho interessante que eu ouv a um a um um tempo atrás um pastor dizendo assim que a Igreja Católica tá constituída sobre dois erros
fundamentais primeiro beber água primeiro é que eh a Igreja Católica acredita que a matéria tem um poder de santificar então aqui já aqui há muitos erros nessa frase né primeiro que não é a matéria que tem poder de santificar a oração da igreja nos sacramentos se Vale dos elementos materiais tal como nosso senhor instituiu durante a sua Encarnação para conferir a graça Uhum Então por meio D né vem da água do óleo é não é a água que batiza né é Deus que batiza através da igreja por meio da água que e da evolução batismal
digamos assim agora a acusação e o segundo erro que ele diz é é que a igreja ela eh a eclesiologia católica então a igreja se vê como eh divina como é uma espécie de divinização da igreja né e a igreja da estrutura da igreja a igreja não é eh não é isso né então vejam essa acusação ela está feita do de modo perfeitamente inverso à realidade uhum por quê não é a igreja que diz que a matéria santifica são os cátaros os gnósticos que dizem que a matéria é má ao lado dos quais toda a
tradição que que emergiu na reforma se escora uhum mesmo no mesmo mesmo sentido não é a igreja que diz que ela tem uma estrutura divina são os cátaros que dizem que a igreja é espiritual porque a matéria é má portanto uma estrutura material necessariamente vai ser má necessariamente é má Uhum Então a acusação é feita de modo contrário só que quando ela aparece assim você fica hipnotizado E você começa a pensar É de fato os sacramentos tem matéria tal você não você não consegue enxergar uhum a a verdadeira posição do do debate de fundo da
questão que é no fundo a questão gnóstica Ou seja a matéria é má uhum a história é má eh eh as pessoas o corpo é mal então a sucessão Apostólica só pode ser má a estrutura da igreja só pode ser má O que que você tem um livro e uma interpretação e uma religião puramente mental né que você se relaciona com Deus só dentro de si do jeito que você quer seria agora é claro que isso não se sustenta porque você não consegue viver sem matéria então Eh todos esses movimentos eles eles chegam a uma
espécie de eh paroxismo e depois se dividem em outros que na verdade vão criando hipóteses alternativas que depois são destronadas e e assim vai né porque você não consegue Tentar algo eh simplesmente sem matéria com certeza né e eh todo esse discurso que eles fazem né contra a Igreja etc vai revelando como a gente tava comentando toda essa mentalidade por detrás porque eles alegam que tá Óbvio isso né mas tá Óbvio desde que você já tem a mentalidade deles enquanto que você tem uma mentalidade normal e eles desprezam aí que tá né interessante porque por
exemplo eu costumo dizer o estudo de Aristóteles já seria suficiente para negar tudo isso né só que eles desprezam a cultura clássica porque eles falam assim só que importa é a Bíblia né como se desse por exemplo para você ler a Bíblia sem gramática a Bíblia ensina gramática não mas primeiro você tem que aprender gramática para depois aprender a Bíblia né e o objetivo da filosofia por exemplo sempre foi compreender a realidade melhor é os filósofos protestantes TM desprezo pela realidade pela realidade Kant re para Kant a realidade é inacessível e o únic o eu
não consigo por via metafísica alguma chegar à existência de Deus Inclusive a realidade não não somente é inacessível como ela é [Música] incognoscibilidade projeção das estruturas da nossa mente sobre a realidade etc etc e todo o digamos aquilo que a gente poderia chamar de certeza moral advém na perspectiva canana de uma autotranscendência do sujeito o sujeito se coloca na posição de um eu Universal que emana uma uhum Esse é o tal do imperativo categórico ou seja e todo Kant era pietista né e e o pietismo é isso no fundo o acesso a Deus é pela
devoção pelo afeto e pelo sentimento é uma fé irracional em certo sentido porque você tem duas ordens completamente distintas ordem da razão e a Ordem da Fé o Hegel é a mesma coisa co o o Hegel apenas ele faz com que isso seja uma projeção do próprio Deus na no movimento da história e interessante n padre que se olharmos lá atrás nos filósofos nominalistas do final Idade Média eles já tinham essa posição né então uma coisa é a fé que a gente não compreende outra coisa é a razão que estuda com acepção que eles não
chegavam ao ponto de falar que a realidade toda cognoscivel né mas eles falavam Ó tem a a razão que estuda o mundo e tem a fé que você não entende você simplesmente aceita né E que tem uma origem influência islâmica porque ver roz falava isso já uhum a vicena os filósofos islâmicos o Islamismo diz isso né uma coisa é Deus que a gente ninguém entende o que que ele quer o que que ele acha o que que ele é e uma coisa é o mundo aqui e a gente se virando aqui então cria Esse ato
né entre Deus e a nossa realidade então Eh se se observarmos acaba sendo por exemplo no próprio na mentalidade calvinista é é muito parecido com is L né tudo que eles dizem né a concepção da predestinação é muito parecida é uma determinação radical Deus determina eu vi o o um pastor falando outro dia calvinista Deus decretou Adão a pecar uhum uma contradição lógica né exatamente e se você mostra para ele a contradição lógica de que Deus não pode decretar o mal porque ele é o bem absoluto ele pode permitir por um bem maior né Como
diz Agostinho mas ele não não vai decretar determinar que é dão Pec e se você mostra a contradição ele fala ah mas você tá usando a lógica humana Deus não dá para ser compreendido assim não é isso que é e depois assim é o o o a toda a teologia calvinista ela tem uma máxima que é a principal máxima das máximas a soberania de Deus é como se a gente tivesse negando a soberania de Deus é então a soberania de Deus é o princípio Esse é isso tem muito a ver com a teologia eh Muçulmano
muul e a qu por sua vez tem muito a ver com a teologia talmúdica eu não digo Judaica Porque na minha concepção eh uma coisa é o judaísmo bíblico outra coisa é o judaísmo pós bíblico talmúdico e assim por diante que tem eh Profundas características gnósticas em muito dos seus ramos Mas se a gente for proceder com ordem né então em primeiro lugar as origens judaicas do Islã Islã isso foi muito bem estudado pelo pelo padre Hana Zacaria na na sua obra de Moisés a alá de de mois é de Moisés a Mohamed e em
francês né e uma obra muito interessante que estuda o alcorão simplesmente ele coloca o alcorão em ordem cronológica e colocando o alcorão em ordem cronológica ele mostra que tinha ali um Rabino uhum eh que quando o malm era moço eh vivia na casa da da Radija e que era aquela viúva rica que já tinha sete maridos falecidos e eh ele doutrina no fundo no fundo Maomé de acordo com aquele monoteísmo de tipo talmúdico cheio deiso o ebionismo exatamente bista ela era totalmente bista E aí o que acontece é que eh depois ele Funda o islam
com essa com com essa com com essa digamos profissão de fé uhum eh fundamental uhum eh Allah é Deus e Mohammed seu profeta o que acontece com essa afirmação quem explica magistralmente isso é Bento 16 uhum no discurso que ele fez na universidade de Ratisbona uhum na Alemanha ele mostra que o o o ele recupera o diálogo uhum de um Imperador Bizantino com um Sheik muçulmano Uhum E ali o eles chegam a ele ele mostra que o islam na verdade rompeu o que nós ch o que nós chamaríamos na na teologia Cristã e até na
filosofia cristã de analogia antis ou seja não existe uma analogia no ser alar é Deus totalmente transcendente soberano uhum e Mohammed seu profeta ou seja alar decide o que ele quer ele faz o que ele quer ele é uma pulsão de vontade pura ele pode fazer coisas contraditórias ele não tem nenhum tipo de regulação só fazendo uma uma um gancho p e é interessante que Guilherme deoca né que é um filósofo nominalista de influência islâmica ele fala Exatamente isso né o o o homicídio só é mal porque Deus mandou exatamente como se não houvesse nada
intrinsecamente mal no homicídio e como se Deus quisesse algo arbitrário e não algo porque é Bom exatamente Então veja o Guilherme de OC é eh o pai do nominalismo por assim dizer e o que ele afirma tem Profundas raízes islâmicas Uhum Então qual que é a diferença entre esse modo de conceber a relação da criação com Deus uhum para o modo de conceber católico Uhum é que o modo de conceber católico diz que Deus produz tudo de acordo com a sua sabedoria Ou seja a criação Ela não ela não pode ser contraditória ela tem que
ser um reflexo da ordem que existe em Deus uhum ou seja eh eo quando a gente passa para pro estudo da Trindade a gente entende isso de imediato a primeira processão na Trindade é a intelectual é o pai que gera o filho o filho é o Logos o filho é a palavra é a razão o filho é o intelectos dei uhum eh e mais do que isso ele é ele é a própria inteligência de Deus então a primeira processão é a processão de Deus pai que se conhece no filho e a segunda processão que decorre
da primeira é a a processão voluntária que é a processão do Espírito Santo né que procede do pai e do filho uma vez que ele procede do ato de conhecimento eterno que Deus tem de si mesmo então Deus se conhece e se ama nesta ordem a Trindade não é anárquica sim as três pessoas divinas são iguais mas existe uma ordem de procedência o pai é o princípio ingênito o filho é unigênito e o Espírito Santo é paráclito Ou seja aquele que está ao lado né aquele que que procede de ambos ora a gente eh quando
a gente entende isso fica muito claro que no modo de Deus eh conceber a criação porque o que que é a criação São Tomás define muito bem no de potência no no só antes do Senhor continuar P dar um recadinho eh para quem está nos assistindo nós estamos lançando hoje um curso de introdução ao pensamento de São Tomás de Aquino né São Tomás de Aquino que é o grande filósofo da igreja e teólogo obviamente então São Tomás que é um pouco complexo para quem nunca estudou para quem não conhece né a filosofia de Aristóteles mas
que é muito essencial Então essa esse curso tem o objetivo de facilitar as coisas né D aquela a linguagem necessária para que você possa compreendê-lo então tem dois QR codes aqui na na tela né um para você se cadastrar pro curso e outro para se cadastrar um grupo Nosso no WhatsApp onde além de informações sobre o curso vocês podem receber conteúdos exclusivos e para quem tiver assistindo online essa essa Live Nós Vamos sortear dois livros este aqui chama metafísica que inclusive eu conheço por indicação do Padre José Eduardo L atrás né Eh que é ótimo
o melhor livro que tem de introdução a metafísica e o outro que é do chesterton né que é muito conhecido que é sobre Sant Tomás né então quem acessar aí o qu code para entrar no grupo vai concorrer aí aos livros tá bom pessoal então por favor pai então eu eu eu não me lembro exatamente a última frase que eu disse da questão do São Tomás questão do depotência ah exatamente o São Tomás no depotência 99 uhum diz que a criação é uma processão AD Extra é uma processão para fora o que significa isso que
Deus está se projetando para fora da criação uhum aliás para fora de si ele tá produzindo o ser fora de si Portanto o ser e ele é distinto ele é separado e ao mesmo tempo religado uhum ora o o ser produzido por Deus é análogo a ele tem que ser senão não tem como ser ser né exatamente isso que as pessoas entendem né se não for análogo Deus teria que produzir algo oposto a ele algo solto não dá nem para imaginar é é impossível de se conceber né então a criação ela é lógica ela tem
ela é impregnada de leis né então por exemplo a física tem inúmeras leis para falar da realidade se uma coisa falha Deixa de existir exatamente Então tudo tem que nem o senhor dizia né só para as pessoas entenderem melhor que o pad tá querendo dizer por exemplo tudo que existe tem alguma semelhança ainda que ínfima ao próprio Deus né como a semelhança de existir de ter unidade né um átomo se eu rompo a unidade dele desse átomo exatamente né mas por exemplo né o quando a gente diz assim que a realidade é analógica em relação
a Deus Uhum eu estou no mesmo ato dizendo que as leis que o universo está impregnado de uma logicidade por exemplo quando um o um eh Esses pessoal que estuda eh as plantas como eu nome disse zoólogo não zoólogo é animais né Eh o pessoal que estuda esqueci agora o nome dessa profissão que estuda o hã botânicos os botânicos etc eles vão estudar por exemplo a lei as leis da eh por exemplo de Um Coqueiro uhum como é que um coqueiro funciona ele descobre a digamos assim não é a mecânica meramente né porque a mecânica
supõe simplesmente que o coqueiro é produto de um movimento precedente não é isso ele tem uma estrutura metafísica própria então ele ele abre o coqueiro ele descobre o coqueiro ele observa então ele capta Qual é a dinâmica interna que existe no coqueiro o universo todo é cheio disso sim uma ordem o universo todo é cheio disso Ou seja a vontade a soberania de Deus não pode ser a categoria principal a Soberania de Deus é uma categoria em dependência da sua sabedoria eterna dizer que Deus age a despeito da sua sabedoria de São Tomás Nas questões
disputadas é blasfemo E vai contra própria ordem da Trindade né é colocar a terceira antes da da da segunda pessoa e também dizer que Deus age com burrice com burrice né como se ele é perfeito então tudo que ele quer é perfeito exato ele age de modo completamente errático uhum ora só que o esse tipo de concepção porque na verdade foi isso que ficou no Islã então Alá é Deus ele faz exatamente o que ele quer Uhum E o único modo de eh digamos ter acesso a ele é através dos seus profetas o último profeta
para eles é Mohammed então através do que Mohammed recebeu do anjo Gabri Uhum aí você tem o alcorão eh numa concepção muito diferente da Concepção cristã da escritura eu acho muito interessante Esses dias eu tava vendo um um um pastor falar sobre o cânon bíblico né Uhum e tanta coisa eh a confusão a confusão na cabeça dele tá mais ou menos organizada Mas não deixa de ser confusa uhum uhum né Você sabe que existe uma você você existe uma certa ordem Mas é uma ordem confusa Uhum que ele fala do Canon Aí ele diz que
o Canon é auto autenticado que não precisa da igreja para autenticar o Canon Uhum E o Canon é auto autenticado porque Deus é o autenticador digo bom se Deus é o autenticador ele não pode ser autenticado as duas informações são uhum contraditório já começa por aí e assim vai né eu não vou eu não quero entrar nessa questão mas ela é uhum pertinente eh não é porque no fundo ele tá confundido bastante o conceito de Canon com o conceito de inspiração dos livros bíblicos né uh Por quê dizer que o Canon é autorregulado É como
se eu dissesse o seguinte que o que que é o Canon né o Canon são os livros que compõe a escritura a palavra can não é regra Uhum é é medida então os livros Canon bíblico é a regra dos livros bíblicos o a estrutura a estrutura da Bíblia então dizer que o Canon ele e se autorregula é dizer assim que Deus entregou E fechadinhos os 73 livros da Bíblia ou 69 para eles né que Deus entregou isso não é assim não foi assim que aconteceu mesmo não foi assim né também acho que ele sabe que
não foi assim que aconteceu mas mas ele tenta encontrar uma saída para que não haja necessidade de algo validador do sola scriptura do cano né Uhum o só que acontece o quê aqui eh a gente tem tem um problema que é a noção islâmica de inspiração Porque não basta eu dizer que a bíblia é um livro inspirado Uhum eu tenho uma Teologia da Inspiração uhum essa essa Teologia da Inspiração não está na Bíblia uhum a teologia da Inspiração é por definição Extra bíblica pois como é que a pessoa sabe que a bíblia é um livro
revelado por Deus que ela é o livro de Deus da onde quea tirou exato então outro dia também é tanta loucura né PR gente vai lembrando né Eu vi um comentário assim do acho que era lá o Pastor Nicodemos falando que a aparição de Guadalupe era o demônio n umaa coisa assim e aí eu comentei embaixo assim uma aparição que fala que conduz milhares de pessoas a serem batizadas em nome do pai do filho do Espírito Santo que demônio é esse né que conduz as pessoas a Deus uma pessoa falou assim não há nenhum intermediador
é Jesus que no salva direto aí eu falei assim mas Jesus falou com você diretamente ele apareceu para você para te batizar para te evangelizar ou você ouviu por meio de outra pessoa ou seja um pastor pode evangelizar a mãe dele não é é é um enfim é uma confusão sem fim mas é pela perda do contato com a realidade né mas Então o que acontece quando eu digo a bíblia é um livro inspirado uhum ou os livros da Bíblia são inspirados eu tenho que ter uma Teologia da Inspiração por trás uhum eles são inspirados
como foi um Foi uma dicto foi um ditado foi uma inspiração simbólica foi uma inspiração eh de tipo estática em que o o o o o amanuense o agóra ele se tornou apenas um uma espécie de eh quase quase quase que um psicógrafo né é um pneumatóforo ele capta ele perde o uso das suas faculdades e escreve aquilo ali de modo eh digamos assim estático uhum bom qual é a teologia da Inspiração que está por trás eu acho interessante que o Concílio Vaticano segundo uhum na constituição dogmática de verbum no número 11 se não me
falha a memória diz que o autor das escrituras é Deus Uhum mas os autores humanos são verdadeiros autores também uhum e diz abaixo que Deus se comunicou ao homem através de uma linguagem humana a qual portanto é limitada Claro a um determinado contexto histórico cultural e por isso eu preciso interpretar esse texto em todo o contexto histórico social etc ele demanda um um um conhecimento muito grande mas isso por quê Porque a concepção católica entende que você tem dois autores uhum um que é causa principal outro que é causa instrumental uhum e que a causa
instrumental é uma causa livre inteligente que ela atua verdadeiramente ela não é o autor o autor dos livros bíblicos não é uma espécie de médium é que que entra em TRANS e começa a escrever es não isso tá inclusive explícito na Bíblia né quando São Paulo fala eh ah em relação a isso não tem o Mandamento do Senhor mas dou a minha opinião pessoal ou quando São Pedro fala tô escrevendo aqui essas poucas palavras ou seja ele mesmo tá dizendo tá s sucinto né para resumir o assunto ou seja tem muito mais coisa Claro são
são são São Judas diz lá olha queria escrever vos a respeito da nossa comum salvação porém tal tal isso Tá cheio São Paulo fala eu não sou tão eloquente quanto eu gostaria de ser né eu tenho dificuldade de me expressar mas assim eu faço o que eu posso exato É noral né Ou seja a concepção católica ela entende que você tem Deus como agente principal e o homem como um agente secundário ou causa instrumental Ambos são causas mas subordinadas uhum o Islã não pensa assim sobre inspiração o Islã entende que o profeta recebeu um ditado
que é igualzinho a forma como os protestantes acham que a Bíblia foi é foi feita Exatamente é paralelo há uma foi um ditado Uhum mas um ditado no qual ele simplesmente transcreveu aquilo que estava sendo dito para ele sem nenhum erro uhum com Total quer dizer erro aqui o que a gente fala de o que a gente chama de erro né Eh limitação humana exato são as limitações humanas eh a gente eh pode cometer muitos anacronismos né Por exemplo alguém que quer pegar a Bíblia para utilizar como manual de física ou de química vai cometer
erros terríveis né erros terríveis porque você tá você você tá agindo como um anacronismo eh insuportável ou seja eh o que acontece é que quando eu eu eu enxergo que o texto bíblico ele teve um elemento de componente humano também cultural etc então a interpretação se torna muito mais eh necessitada de um critério eu diria até de um critério científico né os pietist descobriram isso no século X uhum porque eles perceberam que quem inventou o método histórico crítico foram os pietist uhum porque eles perceberam que ou você estuda eh a as escrituras encontrando o seu
lastro histórico uhum interpretando-os também no contexto original no qual elas foram escritas ou você está cometendo em responsabilidades a teologia fundamentalista que toma o texto bíblico eh como se ele fosse um ditado do próprio Deus que não pode ser sequer interpretado uhum tem que ser aplicado diretamente tal como está como se fosse possível né como se fosse possível em todos os casos que aí eu pediria então aos pastores que fizessem o que Jesus mandou né vende todos os seus bens dá aos pobres e sai andando né e e terás um tesouro no céu vem e
segue-me vai seguir Jesus arranca o olho né quando que é o que nenhum solascriptura faz Então veja nós precisamos eh nós precisamos nos colocar de novo no Eno correto né Eu via por exemplo uma pastora esses dias que dizia que não a Bíblia não foi entre não foi transmitida pela igreja católica aí tem um outro mais bobão ainda que falou que as maiores os maiores as as maiores eh porções da Bíblia Foram conservadas pela Igreja Ortodoxa CL como se não fosse católic como se a Igreja Ortodoxa não fosse católica e como se antes do cima
de de 1054 não fosse uma coisa só não fosse uma coisa só Uhum E como se não houvesse igreja real instituída por Cristo uhum como se vê pelo testemunho dos próprios padres apostólicos como se a Bíblia viesse meio que voando ah ah não tem o Canon eles escreveram então o Canon escreveu ah ficou por aqui por não precisava da Igreja Católica foi com na gaveta do né você fala assim anos já tava todo mundo errado mas aí aí os não tinha nenhum predestinado em 1500 anos só depois do século X quer dizer é um absurdo
é um absurdo você simplesmente e eh eh desconsiderar a realidade e dizer assim que não que né que um texto chegou até nós como que tivesse preservado guardado dentro de uma gaveta de uma urna de uma Gruta de um de um de uma tigela e pronto Nós não precisamos não temos nunca tivemos necessidade de uma transmissão que é absurdo a própria o próprio texto bíblico escrit IMP seja assim não só impede Mas ele foi transmitido por tradição no sentido de que a palavra tradição significa transmissão um escreve o outro copia o outro copia o outro
copia o outro copia o que que é isso tradição tradição exatamente redunda naquilo que a gente sempre tá falando desde início né Padre é respeito à realidade sempre ao desprezo realidade é uma coisa Inclusive eu comento no curso né de São Tomás que a gente tá lançando hoje que são Tomás é um poço de normalidade né de noção da realidade então ele analisa a realidade toda maneira todas as maneiras possíveis né E dá uma visão realista das coisas Devemos pensar e enxegar a realidade assim todo resto a gente tem que compreender a luz da realidade
que nós conhecemos e não o contrário E daí como o senhor falou o texto ele é uma produção artística ainda que ele não seja ainda que ele seja um texto revelado se isolado da realidade não tem como interpretar de maneira correta vai ser interpretada a luz da ideia que a pessoa tem de Realidade na cabeça dela como é o caso do pastor lá que é um erro caço mas que os outros erros também são do mesmo gênero né que ele pegou e Leu lá toma uma mulher adúltera toma uma mulher e adultera e ele achou
que ele tinha que sair com a mulher do vizin é Ach absurdo né absurdo agora você veja né esses dias estava houve uma uma Contenda pela questão questão do primado de Pedro né É então onde que querem encontrar o primado primeiro que eh há uma diferença absurda entre o primado em si Uhum E o exercício do primado ao longo dos séculos há uma diferença muito grande porque é uma coisa você exercer o primado no século XXI Uhum em que você o Papa escreve um Twitter todo mundo já tá sabendo um tweet e todo tá sabendo
no ato outra coisa é vocês eh exercer o primado num contexto de perseguição ou num contexto eh mesmo feudal em que as distâncias são gigantescas e que enfim você não tem controle sobre nada sobre ninguém eh e e você impor a essa digamos essa visão anacrônica aquele tempo para exigir que ali exista exatamente o que que você tá falando Uhum Então eu estô procurando no texto um uma um um uma espécie de Elefante Cor de-rosa É Ah então o elefante de cor de rosa não existe tá aqui ó ninguém tá dizendo que existe o Elefante
Cor outra coisa as pessoas confundem o primado Com certas atribuições que podem ser do Papa mas não precisa necessariamente ser do Papa né Por exemplo nomeação de Bispo as pessoas falam ah na idade média o papa não nomeava o Bispo na lá na na Inglaterra por exemplo era o rei ou era o fi Mas quem diz que isso tira o primado do Papa ou tira o fato de que ele tem se autoridade se ele quiser para nomear exato mas uma coisa você dizer o seguinte que uma informação não foi encontrada mas disso não se segue
Uhum que ela não existe não exista é non secor né é um non séquito é um simples non séquito quer dizer você não encontrou ou você encontrou algo que parece que você já depreende daí a inexistência ora Qual que é o fato o fato é que ao longo dos séculos o Bispo de Roma sempre foi considerado o primá o fato é que os bispos sempre se organizaram em primazzi ou seja eh numa Metrópole o o o cabeça o mais antigo é o referência sempre existiu isso e eh outro fato é o de que todos sempre
reconheceram que Cristo fundou a sua igreja sobre eh sobre a fé do apóstolo Pedro ou sobre a própria pessoa do apóstolo Pedro uma vez que ele disse eu te dou as chaves uhum essa entrega da Chaves né Que el ela é teologicamente muito importante ora eh você não tem contestação disso você não tem nenhum Bispo da da da idade antiga média negando que exista isso o contece ão o Bispo de Roma não é sucessor do apóstolo Pedro você não vai encontrar isso S isso só aparece muito depois aparece muito depois você vai ter alguns dizendo
assim o Bispo de Roma não é juiz dos outros bispos haverá isso mas aqui mais uma vez é o exercício do primado e não o primado em si houve incompreensões ao longo da história sobre o exercício do primado hã um erro enquanto outros afirmam né o Bispo Deão presid a igreja na caridade que diz a igreja de Roma ele diz né porque também não se compreende eles não compreendem que a a sucessão Apostólica era desrespeito tanto a pessoa que foi nomeada para aquela para aquela eh aquele patriarcado aquela aquela sede quanto com a sede em
si Uhum que aquela igreja que regga no fundo a tradição Apostólica quando eh Santo Irineu no escreve o tratado sobre os heresias ele fala olha eu poderia facilmente aqui fazer a genealogia de cada Bispo do mundo para dar um Apóstolo ter um Apóstolo porém não é necessário fazer isso porque a igreja de roma é a é a principal é aquela que conserva a fé etc tal então eu vou fazer a genealogia dos bispos de Roma então ele faz a genealogia dos dos bispos de Roma tal como ele pode fazer naquele momento assim fizeram outros São
Jerônimo Santo Agostino etc eh e as pequenas discordâncias que pode haver entre eles não nega o fato de que haja uma sucessão ha eraa unânime isso né É E outra sineu do seo dois né Eu acho muito interessante que as pessoas estão tocando na sucessão e elas se elas se refugiu nas picuinhas para negar aquilo que elas mesmas estão reafirmando Enquanto elas tentam eh eh apontar picuinhas é muito estranho é muito é muito doido isso daí porém e só voltando a um tema que é que que eu acho que a gente precisa reconectar mais uma
vez com o a na teologia islâmica a predestinação uhum tal como Concebida pelo Islã nada tem a ver com a predestinação como é concebido pela fé católica por qu a fé católica também crê na predestinação só que com uma diferença a diferença é que eh Nós temos dois planos distintos que não se confundem nós temos o plano da mente Divina Uhum E nós temos o plano da história humana Uhum E por que esses dois planos não se confundem porque o tempo não é a mesma coisa que a eternidade uhum São Tomás explica isso numa carta
que ele escreveu para um amigo dele sobre o assunto ele diz assim sentar-se é um ato contingente ou necessário ele coloca essa questão o que que é um ato contingente um ato que pode ser ou não ser pode ser de outro modo também pode ser de outro modo e necessário é aquilo que tem que ser daquele modo daquele jeito sentar-se é um ato contingente ou necessário contingente Óbvio porém enquanto eu estou me sentando eu não estou correndo eu não estou andando eu não estou deitando não estou fazendo outra coisa então enquanto eu estou sentando o
ato de sentar é um ato necessário Não dá para correr ao mesmo tempo que sento exato Então veja para Deus toda a história está contida num átimo num instante então para ele tá vendo tudo é necessário Ele vê tudo como necessário porque tudo está acontecendo num instante só para ele já já é dado né Para nós tudo é contingente uhum Ou seja eu estou fazendo escolhas reais eu estou exercendo a minha liberdade de maneira real é a experiência que eu tenho da minha liberdade eu não posso eu não posso eh eh dizer que isso é
ficção Deus não está nos enganando não está nos enganando ele não está nos induzindo o fato dele saber a escolha que eu vou tomar não mudo o fato que eu escolher minha exato quando eu vou por exemplo a um rodiz de pizza e eu pergunto eh o garçom me pergunta o senhor quer uma pizza de calabresa ou de mussarela eu gosto das duas mas de Ah me dá uma de de mussarela eu não estou fazendo um ato fictício eu estou fazendo realmente um ato livre Uhum eu não posso dizer assim que Deus determinou que eu
ia escolher aquele momento uma pizza de mussarela o fato dele saber isso não quer dizer que ele me obrigou Aquilo é é que aqui tem um problema não é só um saber uhum como ele dá o ser ele também dá o ele determina tudo uhum só que ao determinar tudo ele também determina que eu faço escolhas livres então quando eu tento jogar o plano da lógica divina ou da ou da consciência divina para o plano humano que é por exemplo o calvinismo faz eu enlouqueço porque eu desloquei o eixo da minha experiência para um eixo
meramente teórico Ou seja a minha liberdade cuja experiência eu faço cotidianamente Uhum é anulada em função de uma teoria de uma de uma crença agora quando eu tento jogar a liberdade humana eh a liberdade da história para a perspectiva a mente de Deus eu estou também cometendo um erro que é o que fazem os arminianos né Ou seja eu estou amarrando Deus à decisão do homem então parece que Deus é sujeito a a homem uhum enquanto a posição católica transcende essas duas como um cume uhum ou seja não é nem aqui nem aqui Existem duas
perspectivas diferentes que não se confundem não confundam vocês seão vocês vão enlouquecer todo mundo ora Da onde veio essa concepção de que Deus já escreveu de tal modo que ele determina As Nossas ações do islam do Islã é igualzinho né Igualzinho o Islã entende a predestinação como predeterminação absoluta Total Incondicional Só lembrando pessoal para vocês se cadastrarem aqui no no ccode e no outro para vocês entrarem no WhatsApp para concorrerem o sorteio dos livros Mas então padre ah e é interessante né que quando o o o o calvinista Fala Deus é soberano absoluto é igualzinho
quando o islâmico fala alá É soberano é soberano é a soberania pura né É ou quando ou quando eles falam assim o católico quando fala que nós temos livre arbítrio ofende a Deus porque tira a soberania de Deus porque quer dizer que Deus não pode nos obrigar a nada ele pode mas não quer dizer que ele quer fazer isso é e e também o quem determinou que nós agíssemos livremente Foi Deus a nos tá dentro da soberania dele a nossa liberdade a nossa liberdade aqui o Cornélio fabro para mim ele chega ao núcleo da questão
quando ele diz que a ele define a liberdade como criatividade participada ou seja é como eu sou e um um ser intelecto volitivo uhum Deus necessariamente ao me fazer imagem dele me deu a capacidade de participar do seu poder criador O nome disse é liberdade então eu posso criar mas esse quem me deu foi ele Uhum eu não sou autônomo e ele me deu e mantém inclusive né exatamente tempo too Então você veja o nominalismo ele rompe eh no ocidente com a analogia do ser de maneira Radical por quê ele diz que não existe a
essência Uhum que a essência é tão somente um nome daí vem o o o termo nominalismo bom se não existe Essência cada indivíduo é isolado é é é totalmente eh avulso ou seja tem relação nenhum com outros né aquele gato não é da mesma espécie a diferença entre o gato e um cão não é que esse gato aquele gato aquele outro pertence à mesma espécie Uhum mas a diferença é tão somente que eh esse gato não é aquele outro e aquele outro não é aquele outro aquele outro é é um cão mas eh eles só
se parece com o outro mas ele não tem uma natureza igual hoje isso seria insustentável eh do ponto de vista por exemplo da zoologia né é a própria a própria ciência material provou que há algo sim em comum entas espécie exato as espécies existem né existem Porém isso reaparece por exemplo na ideologia de gênero eu fal agora que diz que não existe Essência masculina não existe Essência feminina que o ser humano pode ser o que ele quiser inclusive animais né agora já for além né até aqueles que identificam raposa eu diz Eu dizia isso há
10 anos atrás as pessoas achavam que eu estav falando uma loucura agora elas estão vendo com os próprios olhos é consequência do pressuposto né exatamente então vejam quando o nominalismo rompe a analogia doente eh necessariamente ele tem que romper com a analogia entre a verdade e o bem separa as duas coisas separa as duas coisas Ou seja a vontade se torna um elemento preponderante Então Deus é um soberano que decide o que ele quer inclusive o contraditório é porque ele mandou que aquilo é proibido e que aquilo é bom eu me lembro que eu assisti
uma vez um uma uma série de Conferência chamado dado por um por uma pessoa Protestante e quem dita as regras é Deus assim a posição de um ditador mesmo a posição de um de alguém que impõe uma posição mas sem razão alguma é interessante né Padre porque eles eles falam isso querendo dizer que o seguinte Olha a gente não tá nessa limitação de vocês de achar que entende Deus Deus é incompreensível Mas eles fazem exatamente o oposto que é o seguinte projetar algo nosso em Deus né porque o ser humano que faz isso né determinar
algo mesmo não sendo bom mas porque ele quer pela vontade dele um rei um ditador ele faz isso Deus não exato Só que tem uma coisa interessante é verdade que Deus é incompreensível ele porque cede né É exatamente ou seja ele transcende a nossa capacidade de conhecer mas e esse foi o grande problema que a igreja teve com os místicos Renan Uhum é porque eles pegavam a experiência Mística apofática quer dizer eu não consigo dizer eh o que que que é Deus ele ele transcende qualquer coisa que eu diga com a teologia sistemática que recebe
da da Divina Revelação uhum não só os atributos mas a identidade de Deus então eu posso dizer que Deus é pai filho espírito santo que o que a segunda pessoa da Trindade o filho se fez homem se encarnou que ele é o sumo bem que ele é o ato puro que ele é causa primeiro exatamente ou seja o Lógico tá ali né já que eu não posso abarcar Deus completamente logo não posso falar nada sobre ISO exato a confusão entre Mística e metafísica é uma uma confusão perniciosa é uma salada então se eu leio por
exemplo os textos dos místicos ranos Uhum em chave metafísica eu vou virar panteísta Uhum agora se eu L leio em chave Mística Ou seja eu sei que a ai existe em excessos poéticos existem coisas desse tipo Uhum eu vou conseguir entender do que que eles estão falando hum uhum né ou seja voltando ao tema do do da da do rompimento do nexo entre verdade e vontade verdade e bem e bem né O que vai acontecer é que o bem vai eh ele nasce unicamente da lei o bem nasce tão somente da Lei Uhum ele não
nasce do de uma uma de uma ordem real do ser ao agir uhum né E essa é a grande diferença da Teologia Moral católica para a protestante que Aliás não é nem sistematizada direito por quê porque veja bem se o que faz uma coisa ser boa É o simples fato de que a bíblia mandou o diz eh e eu tenho vários problemas por exemplo a Bíblia não fala sobre muitas situações que nós temos hoje em dia exato Outro dia eu vi isso a pessoa falando assim não dá para falar que método contraceptivo artificial é pecado
porque não tá na Bíblia como se não existia n Como queria estar na bíblia por exemplo aí está um caso é lógica então eu conheço pessoas que se que se converteram ao catolicismo simplesmente estudando a doutrina da igreja sobre Contracep por estudant perceberam aquilo né que é uma coisa lógica o ato o ato o ato conjugal naturalmente é ordenado à Vida e portanto Ele só pode ser feito no contexto do casamento já que os filhos TM de ser educados pelos seus pais ponto final é uma coisa lógica amarrada tem começo meio e fim quando você
comete a contracepção você separa do ato conjugal a sua finalidade eh biológica você o restringe apenas a um meio de obtenção do Prazer isso é ilícito porque o prazer cega a inteligência e você portanto não consegue permanecer em caridade nos atos espirituais da fé e da caridade então você perde a caridade perdendo a caridade você comete um pecado grave ou seja eu tenho toda uma argumentação lógica Lógico que é é ela da razão de ser do que tá escrito na nas escrituras e inclusive é capaz de mostrar que aqueles princípios das escrituras eles podem ser
aplicados em realidades que não estavam ainda gestadas no tempo em que a Bíblia foi escrit Então veja eh a a a falta de firmeza e de consistência racional na na nas argumentações né que que estão digamos amarradas a a necessidade de uma explicitude bíblica etc tal eh é o que faz com que por exemplo haja uma grande semelhança entre eh a o mundo ou a a cosmovisão presidida pela bíblia e a cosmovisão presidida simplesmente pelo Alcorão são todos princípios legais ali dados tão somente legais Você não tem uma ordem racional real que você consegue perceber
que tem coerência com o resto e te transforma né e é interessante que gostaria de comentar duas coisas agora primeiro indo continuando aquilo que o senhor falou né a a separação entre verdade e bem né é muito óbvio né a verdade mostra o que as coisas são e seguir a estrutura da realidade é o bem né agora quando a pessoa tira isso eh ela cai por exemplo na na ética caniana né que é do Dever ou seja você não tem que pensar no que é verdade ou não você tem que agir de acordo com Age
de tal modo que a suação possa virar uma lei universal a chega fal eu gostaria de ter falado com cant eu falei e para que agir de um modo Universal necessariamente vai ter que falar porque que é bom e o que é bem então aquela isso tá tão enraizado na cabeça das pessoas hoje né se você sair ali por exemplo no do chá perguntando paraas pessoas elas vão falar isso ah não importa esse negócio de verdade doutrina o importa é amar os outros é ser bom mas defina para mim o que é bom hum uhum
não dá para ser bom sem uma definição do que é bom e não dá para dar uma definição do que é bom sem um critério de veracidade né então necessariamente a verdade precede o bem né o conhecer precede o agir eu só posso agir bem se eu sei o certo e errado é então é uma loucura né Essa essa inversão é o problema é o seguinte é que eh para você fugir desses dilemas você vai simplesmente ignorá-los então fal assim não a gente não tem que se preocupar se isso é assim se aquilo é desse
jeito não não não o importante é que eu creio em Jesus e ele é o meu salvador e aí o resto é Já tá pago sei lá o que né eu eu crio uma desculpa não desculpa e me evado da dos dilemas que a questão comporta Uhum que é uma fuga né um tipo de covardia intelectual e moral exatamente de dois tipos né exatamente e eu acho que assim chegando no último ponto Padre a questão isso acho que tá toda envolta na questão do solafide também porque até numa palestra que o que o Senhor deu
para nós lá no é outro dia o senhor falava né que eles entendem o solafide e a justificação como meramente jurídica né Jesus me perdoou pagou meus Pear na cruz acabou né só que a justificação ela é real né ele me ele me torna justo né se eu coopero com a graça e ele me torna semelhante a eleé então é algo de de novo é um respeito à realidade como é que é É que na digamos assim a soteriologia especialmente Luterana calvinista também nesse aspecto uhum afirma a corrupção Total quer dizer o homem é totalmente
corrompido Não há nada de bom n e e até o bem que o homem faz é mal Uhum Então digamos assim antes da minha justificação tudo o que eu faço é pecado depois da minha justificação tudo que eu faço continua sendo corrupto continua sendo eh ruim ruim e não contém nenhum valor Sobrenatural porque eu sou salvo tão somente pela fé só por acreditar sem as obras uhum só que a doutrina católica esse respeito ela ela ela é muito interessante porque veja a igreja diz antes da justificação o homem pode fazer várias obras boas em nível
natural então eu não nego por exemplo que alguém que ajudou um fulano lá a sair de um buraco Uhum E é Pagão que ele cometeu uma boa obra em nível natural natural só que aquilo não tem valor salvífico nenhum uma vez que você foi justificado a justificação ela não é só forânea ou seja não é que eu sou declarado justo e a justiça de Cristo me é tributada ou me é atribuída me é imputada uhum eh o que acontece comigo é que de fato Deus me justifica Ou seja eu me torno participante da própria natureza
divina como ensina São Pedro na sua segunda epístola Capítulo 1 Versículo 4 eu me torno participante da natureza Divina uhum Ou seja eu me torno filho de Deus em Cristo tô metafisicamente conectado a Cristo a partir daí as minhas obras passam a ter um valor Sobrenatural desde que eu esteja impregnado da Graça de Deus em função dele então é ao contrário né não é que a minha obra tem valor ela tem valor porque eu tô me unido a ele porque eu tô apoiado em Cristo e não sou apoiado hein a igreja diz que as obras
boas elas são produzidas por Cristo em nós porque o apóstolo diz que ele produz em nós O querer e o agir sen não a gente cai no pelagianismo ou no semipelagianismo uhum o semipelagianismo o pelagianismo nega a graça uhum e o e o semipelagianismo acha que parte é do homem e parte é de Deus uhum não é assim né Eh Nós cremos que Cristo ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor senão pelo Espírito Santo ou seja Cristo nos faz fazer Uhum só que ele nos faz fazer livremente então eu tô colaborando com ele estou
me deixando conduzir por ele como uma criança que não sabe escrever mas que deixa o adulto pegar na mão que deixa o adulto pegar na mão sem opor nenhuma Resistência é isso não opor resistência a graça exatamente Então veja eh não é que a graça me me me me ele me coloca numa posição em que eu tô autônomo de Deus em que eu por exemplo eh poderia ser eh digamos eh depois depois do justificado então tudo que eu faço já passa a ter um valor Divino não não é assim inclusive porque a Santificação ela acontece
em estágios Senão também Seria algo jurídico né agora Tô Aprovado agora tem valor exatamente não é assim né É Deus aind Ah agora eu creio que Lutero ele por exemplo ele ele ele fala da justificação forânea mas ele diz então como é que funciona isso na cabeça dele né Uhum as boas obras elas são frutos da Fé Uhum mas elas não têm nenhum valor salvífico Sobrenatural Uhum Então por exemplo se alguém que é crente em Jesus comete Adultério mata assassina Isso significa que ele não é crente na perspectiva porque teria que ter uma uma correspondência
Total exato Então não é que é verdade que o Lutero afirmou aquela coisa peca forte e crê mais forte ainda era uma espécie de eh como é que é o nome disso hipérbole que ele criou o império V retórica né o que ele tá querendo dizer é que de fato pela fé eu recebo a graça e a graça é é é é é superior e é mais forte que o pecado todavia ele mesmo afirma em outras passagens que se você peca eh de maneira inculpada etc você dá demonstração de que você não foi justificado então
onde é que tá a diferença entre a concepção Luterana e a católica é a de que é verdade que os atos bons são frutos da Fé ou melhor dizendo são frutos atuais da Graça de Deus operante em mim uhum uhum porém Deus não me não ae sobre mim como um cadáver Uhum ele ele ele ele me usa como instrumento vivo então aquelas obras TM um valor Sobrenatural elas são no dizer católico deformes elas carregam uma forma Divina Uhum Então elas são santificadas e santificante também e tem a minha colaboração n de autorização de que a
graça É mas o que autorização é não resist excia docilidade docilidade em relação a minha docilidade ativa e isso que diferencia quem é mais Santo e quem é menos Santo né E isso diferencia mas não só isso a graça no fundo é quem diferencia ele aumenta porque é Deus qu determina quem quem é mais santo do que o outro não a generosidade Humana porque a nossa própria generosidade é fruto da Graça uhum só que aí vem um problema da para a perspectiva protestante que é o seguin nós somos desiguais Uhum Então a medida de santidade
que Deus concede ao Santos e e e o próprio gênero de santidade que ele concede aos santos é desigual então por exemplo São Tomás ja Aquino uhum e Santa Terezinha uhum Santa Terezinha não era uma teóloga uhum nunca imagina não tem tem capacidade cuar um décimo de da da capacidade intelectual de São Tom nem tempo de vida teve cuar tempo de vida etc São Tomás é um é um grande teólogo porém eh entre os dois entre São Tomás e e e e Santa Terezinha essa diferença não é uma diferença dramática Santa Terezinha tá com tá
contente que são Tomás seja São Tomás uhum e e São Tomás está contente que Santa Terezinha seja Santa Terezinha assim como ambos estão contentes que Maria Santíssima seja Maria Santíssima que São João Batista seja João Batista que São Francisco de Assis seja São Francisco de Assis uhum no sentido de que eles são dos iguais inclusive em níveis de santidade Uhum mas todos eles determinados pela graça de Deus uhum né então no fundo é a graça de Deus que me determina eu eu sou eu sou Deus ele ele ele tem um caminho de santidade para cada
um agora eu posso dizer que quem não segue o caminho é porque resistiu à graça eu posso dizer que quem não segue o caminho que resistiu a a graça porque a aspiração dele seria que todos santificasse a níveis diferentes mas pelo menos a nível de santificação exatamente Jesus disse eu vim para que todos tenham vida e videm em abundância vid em Plenitude então ele quer que todos sejam Santos porém não no mesmo nível não no mesmo nível há uma desigualdade estabelecida pelo próprio Deus então a questão eh não é dizer que eh a Virgem Maria
santificou mais que são Pedro porque ela quis foi Deus que determinou no entanto ambos se santificaram porque aceitar a graça exatamente agora quem não santificou é porque negou a graça Deus aspirar a sua Santificação mas não forçou sendo que a própria vontade de corresponder à graça é fruto da Graça Uhum Então a a a doutrina católica ela não é pelagiana nem semip pelagiana nem um pouco agora existe agora só só para esclarecer né para para pessoa não cair no determinismo também mas Deus cria a vontade de aceitar a graça e naqueles que não tem a
vontade de aceitar a graça é porque Deus não criou ou porque Deus deu e eles existiram existiram então há possibilidade de Deus dar a vontade mas a pessoa resistir é isso que diferencia a teologia católica da calvinista também né Não só isso também há muitas diferenças nessa questão da aceitação a da aceitação sim é que assim o os calvinistas eles TM eles eles vão cair um problema que para eles é um problema tremendo que é o seguinte e aqueles que se desiam da Fé uhum aceitaram mas saiu o autor da carta aos hebreus fala no
capítulo acho que seis Se não me engano dos que eram iluminados e se perverteram então Calvino e outros calvinistas eles afirmam a doutrina da Fé temporária Uhum que é uma coisa bastante bastante cruel é Deus enganando as pessoas é Deus dá fé depois ele tira a fé pra pessoa cair de um jeito pior ainda que agora ele é um apóstata para mostrar a justiça dele né é manifestar sua justiça mas de certo modo é é uma soberania não aí é brincar de Sims né gente complicado qu você vai dizer que ele é amor que ele
é bom etc né diante disso eh nós não cremos assim Nós cremos assim que Deus dá a sua graça de modo desigual a todos nós uhum eh que existe um mério de eleição que nós não conseguimos aqui compreender em todos os seus e em toda a sua a sua profundidade uhum porém que se Deus me deu me concedeu eh existem pessoas aqui Deus concedeu a graça e elas rejeitaram uhum quer dizer o homem Ele recebeu de Deus a capacidade de inclusive rejeitar rejeitar aquilo que ele tem a oferecer Então não é que que o dilema
falso seria eh Então quer dizer que o homem é que manda não é Deus que manda uhum não não não o Deus deixa deixa o homem o homem fazer quem tinha um o Pelágio tem um sermão muito ficou muito célebre chamado sobre a o dendur e corbus faraones sobre o endurecimento do coração do faraó né em que ele ele um pouco pega essa essa analogia para mostrar que é uma metáfora no fundo no fundo e dizer que quem decide no no fundo é o homem né Uhum e depois Sant Agostinho contrapõe e mas fica uma
coisa um pouco um pouco aberta um pouco ambígua né ambu mas eh eh os padres posteriores me parece que resolveram bem essa questão eles disseram que eles eles diziam o seguinte Deus endureceu o coração do faraó de que modo do mesmo modo em que Jesus diz que a chuva cai sobre maus e bons e o Sol Brilha sobre justos e injustos ou seja o mesmo fogo que derrete o gelo é o fogo que endurece o barro é o modo como Faraó reagiu à graça exatamente então há um elemento aqui de liberdade humana dada por Deus
Uhum que Deus e concedeu ao homem ou seja a liberdade Deus a leva muito a sério porque ela é o espaço dado por Ele para que nós sejamos participantes do seu próprio poder criador sobre nós uhum então ele criou a liberdade ele é o garante da liberdade e ele sustenta a liberdade mesmo quando essa liberdade é autodestrutiva Uhum é interessante isso mas não é que ele determina o conteúdo mesmo do meu ato de liberdade uhum esse vai ser determinado porque ele me determinou que eu seja livre Então esse espaçozinho que existe aqui pro homem é
tremendamente e de uma maneira quase assustadora concedida pelo próprio Deus sobre certo aspecto os existencialistas têm um pouco de razão razão quando eles mostram que a liberdade no fundo é um drama né porque você tem que fazer alguma coisa com aquilo uhum seria mais fácil né Se eu tivesse tudo determinado Ah me leva pro céu ah me faça bom sem a minha ajuda sem sem que eu faça nada era muito mais fácil não não haveria e não haveria o amor autêntico não haveria o amor autêntico é a condição s com anom né A grande questão
de Santo Agostinho né Deus permite permitiu a possibilidade do mal porque sem a possibilidade do mal não haveria possibilidade da livre escolha pelo bem né pela graça senão tudo seria determinado em Apocalipse Jesus fala né Eh alá São João fala que Jesus está à porta e bate né não está a porta e arromba É é na mentalidade cal viní ele arromba né E faz o que quer nos faz de um boneco e tal e isso não é incoerente inclusive com a com a própria definição de inteligência não vai porque a a concepção islâmica e por
consequência a calvinista ela diz que quando fala que nós não entendemos nada a respeito de Deus ela nega a própria semelhança imagem que nós somos de Deus na inteligência e a definição da Inteligência é conhecer a realidade capacidade né de conhecer a realidade Então o que ele dá a conhecer por definição eu posso compreender Não exatamente quer dizer a mente humana é capaz de conhecer né que é é é é é a premissa problematizada a partir de decart em todo o ocidente virou essa doença né parece que a mente humana não é capaz de conhecer
então ela se volta sobre si mesma só para enxergar suas limitações suas impotências e problematizar né Uhum agora eh Veja a leitura isso que a gente poderia definir como leitura corânicas Uhum Ela é um problema em diferentes níveis Uhum é um problema em primeiro lugar para o estudo da das próprias escrituras porque é aqui eh a concepção da escritura não é a mesma que nós temos né vocês vejam que quando os os os muçulmanos querem criticar a Bíblia eles aludem a um problema real existem divergências nos manuscritos uhum ainda que pequenas algumas um pouco maiores
mas existe uhum o aparato crítico dá conta dessas diferenças textuais isso não existe no Islã uhum a primeira cópia do Islã do do Alcorão Uhum é conservada é conhecida é venerada até hoje até hoje e as cópias posteriores todas elas são autenticadas elas são feitas eh de maneira muito muito rigorosa em cerimonial até uhum e e o o único o único tipo de reprodução do Alcorão e con viável é em árabe ou seja não existe o alcorão em outra língua é na língua original é na língua original a a Bíblia não tem isso além de
não ter a cópia original a primeira versão da Bíblia já foi em grego que não foi a lngua que Jesus falou né do Novo Testamento do novo testamento é mas mesmo os livros do velho Testamento né Eh nós temos eh temos sérios problemas com com é o hebraico bíblico se perdeu né exato É dá para deu para reconstruir bastante estudou-se muito etc tal a pronúncia né a pronúncia não se não não não não se tem certeza ou seja uma leitura crítica do científica do texto eh meio que desmonta a ideia fundamentalista uhum de de de
um de que essa Bíblia que eu carrego aqui na mão essa tradução do sei lá de quem que essa daqui é e exat tissimo a palavra de Deus não tem como e tem outro problema né o Scott ran o livro dele a politização da Bíblia ele fala algo muito interessante ele fala assim o que o movimento que o Lério começou resultou no quê primeiro Ah então é a escritura vamos abandonar o magistério abandonar documentos da Igreja tal vamos ler a Bíblia só que daí você começa a se deparar com as dificuldades primeiro a língua então
pera lá então para eu interpretar corretamente a Bíblia eu tenho que saber grego e hebraico que foi o que os reformadores fizeram fo estudar grego e hebraico e hebraico Ah tá mas não basta saber grego e hebraico eu tenho que saber também o contexto histórico da época aí os ptistas inventam o método histórico crítico CR Ah mas não basta tem que saber arqueologia também porque não sabe qual que é o manuscrito original ou seja chega num ponto que tem que reunir um grupo de especialistas com base em ciências transitórias que mudam de ideia mas que
é um grupo de especialistas e eles viram um novo magistério exatamente eles são o magistério agora e a ideia de que cada um pode interpretar Liv viente a Bíblia também cai por terra porque tem só o especialista x y z é que pode é só que repito estes especialistas vão interpretar de acordo com princípi das suas respectivas ciências exato então por exemplo se eu tenho na ponta um eh materialista histórico que acha que todas as relações históricas todo todos os eventos literários são fruto de relações sociais política econômicas da época Uhum eu posso por exemplo
interpretar como eu já vi um Salmo como o Salmo 127 Uhum que é felizes tu se temes o senhor e TR dos seus caminhos do trabalho de tuas mãos a viver será feliz Tudo Irá Bem a tua esposa uma videira bem fecunda no coração da tua casa os teus Filho São rebento de Oliveira ao redor da tua mesa será assim abençoado todo homem que teme o senhor que o Senhor te abençoe de Sião uhum todos os dias da tua vida ou seja alguém pode enxergando uma relação de poder eh do ponto de vista político econômico
social etc diz interpretar o Salmo através do último Versículo dizendo que aquilo na verdade é uma ameça da casta sacerdotal sobre o povo que se não for ao templo sacrificar e pagar o tributo vai ser amaldiçoado porque yavé não vai abençoá-lo desde o seu templo em Jerusalém ou seja só quem é de Sião não entende que é uma figura de linguagem né então Eh mas não só isso né quer dizer uma leitura desse tipo com esse viés ela chega a ser plausível você fala nossa é interessante tem lógica né tem lógica eu mesmo analiso essas
coisas fal assim noss que interessante só que o problema principal Não é esse uhum o problema principal é que o cristianismo não é um texto não é um texto exatamente o cristianismo são pessoas reais que receberam de uma pessoa real que é Divina uhum não apenas palavras mas receberam de fato a graça o sacramentos a igreja etc Isso é uma realidade que está no mundo Deus Opera aí né a ideia de que o eh quando o cano foi fechado Deus parou de falar é né Eh certo a revelação a revelação não acabou com o fechamento
do cânon porque a morte do último apóstolo com a morte do último Apóstolo uhum eh por exemplo fica muito difícil sustentar essa essa doutrina Se você pegar por exemplo o Capítulo 8 de São João o episódio da mulher adúltera que não aparece em manuscritos muito antigos e aí foi invenção mas o cano não foi fechado com a morte do último um Apóstolo e a autoria de Hebreus eh ela ela não é indiscutivelmente Paulina uhum há alguns que dizem que sim outros que não e aí o fato é que a partir do livro como a gente
táa falando lá no início né você conclui qualquer coisa exato só do livro isolado então mais uma vez o referencial uhum para a interpretação do livro é a realidade e não o contrário contrário realidade porque Deus se encarnou realmente e se e se revelou Realmente isso é lógico e tem e e e há uma continuidade Entre a Fé e a Razão aqui em que uma vem ao socorro da outra e é por isso que a igreja também é visível algo real não é algo é uma ideia é exatamente com todos os seus defeitos que ele
fala que que ele an TV né que ele fala assim não vai ter o jo e o trigo até o fim do mundo ex mas eu vou est ali mas o campo é meu o campo é meu é arca de nó né ara de no é então assim eh a gente um conhecimento filosófico ajuda muito a sair dos labirintos conceituais e cognitivos que se criam para isso porque a verdade mesmo é que isso vale de certo modo para toda a religião mas especialmente pra religião católica eh você tem que ter uma tradição você tem que
ter um magistério senão senão você não tem uma um um mesmo Islã tem os califas né tem a umaa o Sá fora dele você não pode interpretar Alcorão Exatamente exatamente ainda que eles acreditem na né que Alcorão inerrante em tudo e tal eles têm his agora eu acho interessante por exemplo o há um um eh teólogo protestante chamado Joel Richardson que ele tem um livro chamado the islamic an uhum o anticristo islâmico Uhum em que ele pega os escritos do do do novo testamento compara com os escritos de Maomé e e ele mostra a coerência
entre as duas coisas para dizer que o ali que eles esperam corresponde ao anticristo que os cristãos esperam uhum eh bom não sei opinar sobre isso é muito complicado porque nós em matéria escatológica somos muito econômicos os pades da igreja tinha uma opinião diferente mas tudo bem mas o mais interessante é o seguinte se um autor como esse percebesse a congruência que existe entre judaísmo talmúdico pós bíblico Ou seja que é um judaísmo sem templo sem sacrifício que já é gnóstico né que depois ganha eh feições gnósticas Uhum mas o eh Islamismo coranico tem muito
a ver com o biblic ismo que lhes caracteriza né Há uma espécie de paralelo entre sinagoga Mesquita e o culto púlpito Aonde a a existe apenas a pregação da palavra onde não tem nenhum sacrifício ainda que de maneira sacramental como Na continuidade dos dois testamentos a gente vê que existe Pois é né então basicamente eles trocam do mesmo a nossa o nosso livro O nosso Corão é a Bíblia e o resto é igual é muito muito parecido só que quando você supõe que o anticristo será islâmico né E você eh não é capaz de perceber
do quanto de Islamismo você mesmo está impregnado você não consegue diferenciar a sua própria a a sua própria digamos eh limitação cognitiva histórica uhum social etc exatamente e aqui chegou aqui para mim agora o ganhador do sorteio do livro é a Daniele Rodriguez depois a Daniele entra em contato aí ela ganhou o sorteio do livro agora o DDD dela é 34 e começa com 86 o número dela tá muito bem pad e uma última coisa que eu gostaria de comentar p é o seguinte quando a pessoa que nem a gente tinha eh levantado essa bola
até né que as leis Morais elas não são compreendidas tanto no Islã quanto no protestantismo e vira só uma regra né Uhum quando a pessoa de fato não entende o por algo é errado ela não absorve no coração e aí vira um fetichismo né e a gente observa é interessante que por exemplo o fenômeno do puritanismo que passou a existir na Europa ele surgiu um fenômeno que não é que não existia mas que era muito raro antigamente que era o seguinte a pessoa comete um pecado maior para esconder o pecado menor né então por exemplo
era comum os reis católicos naa médios nobres terem filhos Bastardos eles assumiam então fal assim não é porque eu cometi um pecado que eu vou cometer outro queer abandonar o filho e virou uma muito comum após o protestantismo você escondeu o filho bastardo até mandar matar Porque você ninguém pode saber que você é pecador você não é pere nado né então assim Vira ou aquela confusão que tem na era vitoriana né de higiene com moral né a pessoa tem que ser limpinha porque a pessoa de bem ela é limpinha ela se veste bem ela fala
bonito então assim tem que ter educação confunde educação com caridade né você tem que falar bonito você tem que agradar todo mundo e aí vai criando um fetiche em torno da moral não é é a moral católica ela não foi feita pra gente que se julga importante uhum a moral católica foi feita pra gente normal uhum quer dizer eu sei que os meus pecados não são lá grande coisa né E E se eu eu eu eu fico horrorizado eu ve de vez em quando eu vejo por exemplo um que algum Líder evangélico é exposto né
uhum deum degum líder e nossa mundo cai tudo se abala n vira um negócio assim a igreja não é assim né quer dizer o Fulano caiu é mais um caiu estamos juntos Possivelmente vai perder aquela posição em que ele tá vai ter que ser humilde tá com os outros etc tal mas isso vem do Sacramento da confissão né o John Henry Newman dizia que a a diferença entre a moral Católica e a moral protestante é que a moral católica é feita para confessores e a protestante para pregadores uhum e portanto a protestante tem que ser
mais rígida porque se você não impõe uma moral para a coletividade enquanto que a católica pode ser mais flexível porque ela é aplicada a caso é individualmente é cas coneto acaba virando de novo né mais uma semelhança moral protestante acaba virando a Xara né uma lei de ordem social exatamente enquanto que moror católica Não é nada disso PR salvação da sua alma é a prioridade não é a ordem Inclusive a própria organização dos Estados na época por exemplo medieval era totalmente assim né o o príncipe mandava dentro da sua casa tem a famoso história de
um príncipe que foi eh caçar invadiu a propriedade do homem Uhum aí o homem ia matá-lo né Uhum aí falou não não desculpa a gente invadiu aqui perdão a gente tá voltando ninguém conhecia Quem era ninguém conhecia ninguém via o o rei o príncipe né falou assim o que que o senhor acha do rei ah para mim esse Rei aí é um nem se compara ao pai dele que não sei o quê é um tal é um miserável não sei o que lá L lá lá falou um mal do Rei e aí depois o o
rei disse pois olha queria te dizer que eu sou o rei o homem falou assim Poxa porque você não me falou desde o começo que eu teria falado muito pior não tinha essa hipocrisia tão arraigada né entende então eh o o o cristão digamos raiz é outra coisa não é essa essa essa essa criatura cheia de respeito humano de prudência carnal nutela né totalmente nutela totalmente né não tem nada a ver com isso o Cristão raiz é um homem sincero o coração dele sai para fora ele fala o que ele sente não tem ele é
o que é não é fazer teatro inclusive e quando ele tá com sentimento ruim ele confessa né exatamente tô sentindo isso até para poder ser corrigido né Exatamente é algo impressionante né mas tá bem então Padre dá dá vontade de ficar aqui o dia todo né mas muito obrigado pelo não podemos Muito obrigado pela sua atenção muito obrigado pela pelo seu ensinamento muito enriquecedores e de novo o sorteio Já foi mas vocês podem se cadastrar entrar aí no no QR code para participarem do grupo e para receberem as informações do curso que será lançado eh
que tá sendo lançado hoje aliás de introdução s São Tomás e obrigado padre de novo até uma próxima Até Muito obrigado J obrigado padre
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