o drama assassinato e escravidão temas que daria o roteiro de um filme de cinema mas que registra uma história real a história de moisés e da libertação do povo de deus o último programa evidências você viu contexto do egito na época do êxito seus personagens suas tramas seus desafios no programa de hoje vamos aprofundar mais a história de rachel absurdo a menina que adotou moisés e se transformou numa das maiores monarcas da história egípcia quais seriam os seus medos suas frustrações você verá como os arqueólogos montar um detalhe sobre o seu governo ea tentativa de
obstruir lo e mais como sua múmia foi descoberta num depósito de antiguidades do cairo [Música] evidências temporada especial egito no último programa evidências você viu vários elementos históricos que ajudam a nos dar o contexto provável do edu um dos elementos que ficou estabelecido foi a hipótese de que o êxodo teria ocorrido no século 15 antes de cristo entre 1450 e 1.445 nos dias da 18ª dinastia e não no século 13 por volta de 1.250 que seria o período do faraó ramsés para quem opte pelo século 13 ramos sc seria o farol opressor já para quem
opte pelo século 15 o farol do estudo poderia ser tutmósis terceiro o mais provável ou ainda a menos o tep segundo de que ainda faremos nesse programa a história como eu disse é fragmentada e nem todos os títulos estão de acordo em alguns detalhes alguns por exemplo pensam que rádio absolute foi criada junto com sua irmã chamada nefro beach outros acreditam que ela seria uma filha única do casal fará o único que sobreviveu à infância todos os demais morreram ainda em tenra idade o fato é que rachel such era uma mulher misteriosa e intrigante provavelmente
um gênio notável que não passaria em branco pela história ela provavelmente seria a filha do faraó mencionada no livro do êxodo e que havia adotado o recém-nascido moisés filha de tutmósis primeiro e sua esposa a muzy rating absurdo cresceu admirando o pai mas ao mesmo tempo nutrindo a esperança de ser ela mesma filha de um relacionamento divino entre sua mãe e o deus-amor esta afirmação fica bem clara a existência de um relevo em sua grandiosa tumba onde seu pai a coroa na presença dos deuses egípcios talvez o desgosto com o seu pai estivesse no fato
de que este tiver um filho com uma concubina e pretendia que este fosse um novo farol do egito tanto que obrigou o rádio such a casar se com ele a quem deu o nome de tutmósis segundo com a morte de tutmósis primeiro o trono passou automaticamente para o seu filho no último segundo que era marido e meu irmão de rádio é absurdo eu sei que a prática do incesto pode parecer bizarra na nossa cultura mas era muito comum no tempo dos egípcios e tanto o seu pai como seu marido e meu irmão conquistaram novas terras
para o egito agregando grandes extensões de terreno na núbia não muito tempo após a sua posse no último segundo morreu abrindo caminho para tutmósis terceiro filho de um relacionamento do rei com uma colombina ele ainda era uma criança e por isso não tinha condições de governar o país a não ser como corrigent de rádio é absurdo por três anos esse título se manteve até que ela mesma determinou que seria o novo faraó suas relações no entanto com aquele que se tornaria faraó após a sua morte foram sempre obscuras e certamente conturbados aquele menino que ela
vira crescer acabaria se tornando o faraó da opressão contra os bleus até absurdo foi uma das poucas mulheres que ocupou o cargo de faraó no egito em quase três milênios de história isto é claro demandou uma alteração de nomes construção de estátuas mudança da rotina e da sociedade política daquela época as novas esculturas mantiveram o padrão utilizado até então mostrando a nova faraó como sendo um homem com barba a não ser por alguns pequenos traços femininos como uma cintura mais fina do que o convencional além disto as palavras utilizadas em inscrições deixavam claro que o
faraó era de fato uma mulher imediatamente ela começou uma série de construções monumentais como por exemplo esta que está logo à frente o templo mortuário de de albahari rating absurdo superou seus predecessores na arte de construir monumentos e esse aqui é realmente fantástico esse templo mortuário era conhecido pelos egípcios pelo nome de g é ser terceiro a maravilha das maravilhas ele está localizado no complexo de de albahari na margem ocidental do rio nilo perto do vale dos reis no egito foi construído em homenagem a amon ra o deus sol e está localizado junto ao templo
mortuário de mentor hôtel ele é considerado um dos incontáveis monumentos do antigo egito feitos só podem diretas e estrita de rachel surto o edifício foi desenhado por cento e mutti o arquiteto real e homem de confiança da rainha cujo rosto aparece nesse desenho de mais de três mil e quatrocentos anos embora o templo mortuário anterior adjacente ao de momento o tep tenha sido usado como modelo as duas estruturas são no entanto significativamente diferentes em muitos aspectos o tempo de rádio e absurdo empregam terraço cumprido e coluna dado que se desvia da estrutura centralizada do modelo
de momento o teto uma anomalia claro que pode ter sido causada pela localização de centralizada de sua câmara mortuária a três níveis em camadas que atingem 29,5 metros de altura cerca de 95 pés a direção do templo é uma calçada de quase 30 metros que nos antigos tempos egípcios provavelmente estava cheia de esfinges durante esse período o primeiro nível ostentava árvores exóticas e arbustos como o incenso das expedições comerciais de katso ti até a terra do ponto havia uma coluna com pilares quadrados que abrigavam muitos relevos intrigantes e requintados muitos desses relevos retratavam a tsu
tem suas muitas viagens ao ponto infelizmente depois de sua morte todos foram destruídos tudo o que resta são relevos retratando tutmósis terceiro e cenas dos antigos egípcios explorando e transportando dois grandes obeliscos pelo rio nilo no segundo nível a um santuário para a deusa rathor ela é retratada com o rosto de uma mulher e orelhas de vaca e ela também está segurando um instrumento musical o nascimento de rádio absolute também é retratado nesse nível às vezes é chamado de colunata do nascimento por esta mesma razão para validar sua regência sobre o egito mesmo durante a
ascensão de tutmósis terceiro na idade adulta hatshepsut alegou ser a filha divina de amon ra nesses relevos amon-rá em pessoa engravida rainha muzzi e revela que sua filha absurdo seria a nova governante do egito as estátuas de hórus em forma de falcão franqueiam a rampa que leva do segundo pátio o terceiro nível esse terceiro nível abrir um pórtico com fileiras duplas de colunas voltadas para frente por detrás disto há um pátio e várias câmeras correndo por ele enormes estátuas de rádio absolute com um cunho originalmente as colunas externas com colunas octogonais ao longo de todo
o exterior enquanto as estátuas e ornamentações foram roubados ou destruídas o templo já abrigou duas estátuas de osíris uma avenida repleta de esfinges e muitas esculturas da rainha em diferentes atitudes de pé sentada ou até mesmo joelhada muitos destes retratos foram deliberadamente destruídos por ordem de seu enteado tutmósis terceiro logo após a sua morte aqui eu tenho um bom exemplo que ilustra o que aconteceu após a morte de rachel wood aqui em cima você tem algumas inscrições e no cartucho faraônico traz o nome do monarca tutmósis mas da linha de cima onde um outro cartucho
perceba que ele foi deliberadamente apagado ali estaria o nome de rachel absurdo essa prática de apagar o nome de um inimigo significava dar para ele morte eterna e foi justamente isto que o sucessor da rainha fez aqui em deir baalba rádio moisés e certamente não partilhava das superstições egípcias mas isto não livrará de ter linguajar que ecoava esta cultura sendo assim quando eles suplica a deus que perdoe o povo hebreu ou que apagasse o seu nome do livro da vida estava justamente refletindo este sentimento que também vimos nas paredes de de albahari quando o local
foi descoberto no século 19 os arqueólogos encontraram santuários dedicados à ator ea lubis além de uma esfinge de rádio é absurdo demonstrando o seu triunfo sobre os inimigos esse seria o formato do edifício originalmente quando foi inaugurado pela rainha ali também existia do centro um conjunto de relevos mostrando uma expedição ao reino do ponto a esse reino fizemos menção anteriormente ele também é conhecido como terra dos deuses até hoje não se sabe exatamente onde ficava a região do ponto as principais fontes apontam para o nordeste da áfrica pelos desenhos que vemos aqui no templo nas
paredes do templo a viagem de rádio chute ao ponto foi realmente um grande sucesso e ela trouxe muitas maravilhas de lá dentre elas estavam por exemplo fragâncias maravilhosas resina de mirra retirada de árvores jovens ébano e marfim couro verde de emo o fato era algo a se comemorar pois nenhum farol antes havia conseguido ser tão bem sucedido em relações com a localidade uma coisa curiosa apenas uma curiosidade é o desenho retrato dos enviados do ponto trazendo oferendas para rachel subir inclusive a rainha está aqui entre os enviados muito raro em todos os registros da época
aqui a rainha do ponto mostra seu rosto robusto obesidade glúteo e femoral e taylor dose e depósitos simétricos de cultura no tronco membros e coxas vários médicos tentam pela imagem diagnosticar o que para eles seria alguma doença de pele acompanhada de disfunção glandular e obesidade mórbida que poderia até pelos parâmetros da época ser considerada não com uma doença mas como uma tática dos deuses ah interessante que bem em frente ao templo de de albahari ao que sobrou de uma árvore de mirra e alguns que acreditam que esta árvore que estaria plantada aqui seria parte daquele
grupo de árvores que rádio absolute trouxe do ponto a 3.500 anos outros são tantos éticos a esse respeito a partir do terceiro nível que está fora dos limites do público a uma porta que leva duas capelas uma dedicada ao culto real e outra dedicada ao culto solar aqui todas as imagens de rádio é absurdo que foram destruídas foram substituídas por imagens de tutmósis terceiro apontando directamente para o túmulo de rachel absurdo o santuário de amon atrás do pátio do 3º nível essa é uma das capelas do templo mortuário de de albahari realmente quando você vê
as estruturas os desenhos as estátuas você tem uma idéia de quão magnífica administração dessa é realmente algo surpreendente e na verdade o túmulo da rádio absurdo ficava nessa direção lá atrás no vale dos reis nessa direção da capela de 8 mas quando os arqueólogos encontraram o túmulo dela ele estava vazio o seu corpo a sua múmia não estava dentro do seu público como e quando ratinho sul morreu era desconhecido até bem recentemente seu corpo não permaneceu sepultado em seu templo mortuário mas foi transportado para um túmulo no vizinho vale dos reis agora você vai descobrir
como os arqueólogos reencontraram o corpo a momento de rádio sobre o túmulo para o qual o corpo de hart absurdo fora transportado no passado era de sua dama de companhia ou babá e quem o descobriu foi raul acata no início do século 20 mas como estava no chão e parecia ser o corpo de uma mulher obesa pensavam que se tratava da empregada da empregada de rachel wood e ninguém deu muita atenção àquela misteriosa mulher até que o egiptólogo sarre house localizou sua múmia nas propriedades do museu do cairo em 2006 e provou sua identidade combinando
um dente solto de uma caixa com o dente faltante da própria rússia o dente estava nesta caixa de madeira hoje exposta no museu do cairo do lado de fora da caixa é possível ver o cartucho com o nome de rádio sutil inscrito mas o que estaria fazendo um dente ali naquele tempo não era incomum um parente um cuidador ou até mesmo uma babá guardar como lembrança ao longo do corpo daquele que ele cuidou ou daquele que foi membro de sua família poderia ser um fio de cabelo uma unha e no caso de rádio absolute foi
um dente o que chamou a atenção de raul foi a posição faraônica em que a mulher se encontrava apresentando um dos braços dobrados e apoiado sobre o peito essa postura era como a membros da família real durante a 18ª dinastia era uma posição faraônica mas o que determinou mesmo a sua identidade foi o fato de ter um dente faltante em sua própria mandíbula o mesmo dente que estaria presente na caixa de madeira contendo seu nome exames posteriores feitos em seu dna e cruzados geneticamente com o de outros membros da família real para a única comprovaram
o que todos suspeitavam que aquela era mesmo o rádio é absurdo pela cronologia que estamos seguindo comparada à cronologia egípcia é bem provável que a fuga de moisés tenha coincidido com esse contexto deixando rádio absolute bastante fragilizada desde que encontrou o pequeno moisés no rio nilo hatshepsut certamente nutre esperanças de que esse filho trazido pelos deuses seria objeto de uma promessa seria o novo farol do egito e quem sabe o marido prometido para me ferir o rei que seguiria a sua própria linhagem no trono moisés agora estava longe era um fugitivo e ano após ano
rádio absolute talvez esperava o retorno de seu filho adotivo para assumir o trono mas isso não aconteceu moisés só voltou depois que rádio absolute já havia morrido e quem estava ocupando o trono do egito era tudo 11 3º o semente ano tudo indica portanto ainda que hipoteticamente que tutmósis terceiro teria sido o faraó do egito quando moisés voltou para libertar seu povo mas seria ele também o farol do exmo que morreu nas águas do mar vermelho se sim como chegamos a esta conclusão uma coisa que não podemos esquecer é que nós estamos apenas fazendo um
levantamento hipotético da história com base nas evidências que nós temos lembre-se a história passada em fragmentárias são resquícios dela que nós possuímos também é importante você fazer uma diferença entre o farol do edu e o faraó da opressão o farol da opressão pode ser considerado como aquele que tornou os hebreus trabalhadores escravos forçando-os a construir casas celeiros fabricar tijolos e edificar cidades como o relato bíblico às vezes resume em versículos uma grande história qualquer faraó da 18ª dinastia pode ter sido o farol da opressão desde a música primeiro a terra chute porque os eventos iniciais
do edu ocorreram nesse período pode até se dar o caso de que houve mais de um faraó que o primeiro o povo com trabalho escravo embora a escravidão tenha existido pelo menos desde o início do novo império no egito isto é a partir de 1550 antes de cristo a maioria dos historiadores concorda que a 18ª dinastia aquela na qual situamos o edu foi proverbial no momento e sofisticação dessa prática esta foi provavelmente uma época de expansionismo egípcio sobre as terras da núbia e de canaã e de fato não seria mera coincidência que o aumento da
escravidão se desce num contexto de guerras e expansão territorial nesse extenso lapso de tempo os egípcios do sul expulsaram os asiáticos do norte os sexos e assim reunificar um país mas eles acabaram cedendo a situação social e deixaram muitos asiáticos ainda morando no delta do nilo e os hebreus provavelmente estariam entre eles disse faraó ao seu povo vejam o povo israelita é agora numeroso e mais forte do que nós temos de agir com astúcia para que não se torne ainda mais numerosos e no caso de guerra ali se aos nossos inimigos e lutem contra nós
e fugir do país desde o capítulo versus 9 e 10 o aumento de tropas militares espalhadas especialmente nas fronteiras do império concorda com a narrativa bíblica e demandava presença de escravos para servir às famílias dos militares que estarão em prontidão e combate não podendo desta forma trabalhar na agricultura e sustentar sua própria família novamente é exatamente isso que vemos no relato bíblico estabeleceram-se pois sobre eles chefes de trabalhos forçados para os oprimir com tarefas pesadas e assim os israelitas construíram para o faraó a cidade celeiros de piton e raia messes todavia quanto mais eram oprimidos
mais numerosos se tornavam e mais se espalhavam por isso os egípcios passaram a temer os israelitas e os sujeitaram a cruel escravidão tornaram lhes a vida marca em police a árdua tarefa de preparar o barro e fazer tijolos e executar todo tipo de trabalho agrícola em tudo os egípcios sujeitavam a cruel escravidão e do capítulo versus 11 a 14 lembre-se tudo isso aconteceu quando os egípcios expulsaram os sexos inaugurando a 18ª dinastia faraônica isso foi por volta de 1.540 antes de cristo um século depois com grande confiança e sedentos de expansão os egípcios encontraram o
agente certo para suas ambições e ele era justamente tutmósis terceiro sua figura ágil e imponente ainda pode ser vista hoje ferindo massas de canetas nas esculturas que estão do templo da antiga capital de nazca de luxor a núbia que ficava o sul também caiu sob o império militar deste terrível faraó de acordo com daphne lamentou a autora do livro faraós em canaã o egito nessa época se veículo o centro do universo e todos os seus vizinhos eram considerados inimigos e alvos de invasão à medida que se tornou mais rico reunificado seu apetite cresceu para os
tipos de bens de alto status que cá não oferecia como cobre turquesa e madeira de alta qualidade isto é claro além do aumento da mão de obra escrava no país agora esse é um assunto delicado e tema de muito debate principalmente pelas diferentes nomenclaturas que a língua egípcia usa para se referir às diferentes classes de trabalhadores no egito antigo existiam pelo menos três tipos de escravidão reconhecidos no antigo egito primeiro alienação fiduciária estrangeiros civis ou militares que se tornaram escravos devido a uma derrota militar em segundo lugar trabalho escravo pessoas que por causa de dívidas
se tornavam escravos umas das outras e em terceiro lugar trabalhos forçados decretos faraônicos que obrigavam parte dos cidadãos a trabalhar num projecto do governo que poderia ser a construção de um palácio ou a convocação para a guerra inclusive é importante notar que há um grande número de documentos tanto durante o governo de amor primeiro quanto de tutmósis terceiro que falo de intervenções militares do egito no levante região que cobre kannan de onde trouxeram muitos prisioneiros fazendo com que aumentasse exponencialmente a população de escravos o egito não temos provas absolutas que se tratavam de escravos hebreus
contudo baseados no nome de alguns deles nos desenhos de suas feições em outros dados arqueológicos podemos dizer que eram um povo multiétnico de trabalhadores a maioria provindos da ásia e da linhagem semita da região que seguramente inclui os hebreus e que eram por sua vez asiáticos e semitas contudo não seriam os únicos escravizados no egito as imagens de escravo que mencionei aparecem abruptamente durante o reinado de amor primeiro depois elas aumentam em atingir os seus limites no governo de tutmósis terceiro aí pouco tempo depois elas começam a decair e desaparecem em duas gerações estas ilustrações
do templo de tutmósis i terceiro mostra os escravos fazendo tijolos exatamente como descreve o livro do êxito o papiro de anastasis hoje exibido no museu britânico também menciona o uso de palha na confecção de tijolos diz o livro do êxodo portanto deu ordens para ó naquele mesmo dia aos atores do povo e aos seus oficiais dizendo daqui em diante no torneio a dar para o povo para fazer tijolos como fizestes antes bom eles mesmos e colocam a palha para se lhes impor e à conta dos tijolos que fizeram antes nada diminuir eis dela porque eles
estão ociosos e do capítulo 5 versículo 6 a 8 nesta figura é possível ver um escravo asiático apanhando justamente por não fabricar tantos tijolos e uma inscrição logo acima disso atrapalhe seu escravo não seja ocioso considerando porém que havia outros povos escravizados na mesma época dos hebreus não estaria sendo deus caprichoso enviar um libertador apenas para os israelitas e não para os demais escravos o que precisamos entender na história da redenção é que deus agiu num contexto específico e no povo específico através da história mas isso não significa que a providência divina não possa ser
encontrada em outros grupos étnicos ao redor do mundo ele tem filhos sinceros em todas as etnias em todos os povos em toda a humanidade de acordo com joão 3 16 deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna veja deus amou ao mundo e não apenas aos hebreus todos que aceitarem a revelação que deus faz através de um setor histórico específico estão no direito de receber a mesma salvação ea mesma intervenção dada àquele povo de modo especial notemos
que interessante o registro de três do capítulo 12 versículo 38 e depois do livro de nome o capítulo 11 verso 4 que diz grande multidão de estrangeiros de todo tipo seguiu com eles além de grandes rebanhos tanto de bois como de ovelhas e cabras desde o 12 38 ea grande mistura de gente que estava no meio deles veio a ter grande desejo pelo que os filhos de israel tornaram a chorar e disseram quem nos dar a carne é comer números capítulo 11 verso 4 pelo que entendemos da leitura do texto bíblico esta expressão grande mistura
de gente refere se a estrangeiros que saíram com o povo hebreu das terras do egito mas espera um pouco isso é apenas parte da história e quanto a tudo e moses terceiro eo êxodo propriamente dito sobre esse assunto nós continuaremos no próximo programa evidências série especial gravada no egito semana que vem no evidências o texto bíblico apresenta um paradoxo que também precisa ser compreendido veja quando depois é se está diante das atende ele perguntar a deus pelo nome de deus com o teu nome sim e no primeiro momento deus parece reticente em revelar para moisés
o seu verdadeiro nome apenas num segundo momento é que ele disse para moisés como ele se chama [Música] funcionava mais ou menos assim se alguém descobrir se seu verdadeiro nome especialmente se fosse seu inimigo ele poderia usar essa informação para dominar você de maneira mágica lançar um feitiço sobre você ou até destruí lo [Música]