[Música] E aí pessoal tudo bem com vocês eu sou Francisco Porfírio professor de Filosofia na aula de hoje a gente vai falar sobre a filosofia contemporânea né continuando ali a nossa série de aulas sobre os períodos da filosofia mas antes de passar pro nosso conteúdo eu vou pedir para vocês clicar aí se inscrever no canal clicar no Sininho também para receber notificações Quando acontecer algo por [Música] aqui pessoal a filosofia contemporânea ela começa ali num momento de ruptura né que não se sabe ao certo que não se estabelece ao certo quando exatamente mas é uma
ruptura da da do pensamento moderno com o pensamento contemporâneo tá alguns teóricos da história vão falar que a contemporaneidade vem já no século XIX outros vão falar que no final do do século XVI com a Revolução Francesa Mas o que importa aqui pra gente é o pensamento filosófico de duas matrizes principais que estão fervilhando ali que estão acontecendo no século XIX primeiro o positivismo de Augusto conte que pode ser considerado aí também o primeiro primeiro Marco da sociologia para o surgimento da sociologia tá E que modifica a a questão da relação da humanidade com a
ciência e com uma ciência histórica e o materialismo histórico dialético de Carl Marx né que vai fundar também um novo método para se entender a humanidade Para se entender sociológico histórico filosoficamente a constituição das relações humanas nós temos também a formação de uma espécie de crítica àqueles sistemas totalizantes a uma filosofia que tentava separar lá do final da modernidade que tentava classificar e encaixar a humanidade e um padrão de racionalidade né são chamadas de filosofias da ind individualidade porque ela não é totalizante né ela foca nos indivíduos E aí nós temos aí um primeiro nome
que é o dinamarquês oren Kirk guard né o Kirk ele vai falar do Infortúnio e da várias das várias possibilidades do ser humano porque eh na sua filosofia por mais que se queira algo por mais que você tem uma meta a atingir você pode ser acometido aí por várias possibilidades tá que podem desviar o seu caminho Kirk gard ele era é interessante notar que ele era Cristão né Muito religioso mas ele criticou muito a noção de destino de predestinação tá um outro nome que a gente tem que que a gente deve lembrar aqui pro período
é o alemão Arthur schopenhauer schopenhauer vai falar da vontade de uma força natural que que ele chamou de vontade que ela era uma atuação de toda a natureza em todos os corpos né em todos os objetos em tudo aquilo que é Vivo e não vivo tá não é simplesmente uma vontade humana Ah eu quero né Mas seria uma manifestação que controlaria tudo que acontece no mundo independente da nossa vontade né é interessante notar isso que é uma vontade que muitas vezes independe da nossa vontade e por último o outro alemão também prussiano né É freder
schit Nietzsche ele vai ele vai ser um defensor ali da de uma espécie de e vamos falar assim de uma libertação do homem dos padrões morais através do que ele chamou de vontade de poder ou vontade de potência tá que se Pens a gente pode pensar como schopenhauer niet também era defensor de um padrão de uma de uma vontade Universal que estava fora muitas vezes do querer humano só que ele vai utilizar isso em todos os aspectos ele vai falar que há uma vontade de potência nas relações humanas que há isso nas relações naturais e
que o ser humano ele não deve se prender a Convenções sociais a estabelecimentos Morais que os enfraquece porque é aquilo que tira segundo tira a sua vontade de poder te enfraquece te torna fraco perante a vida perante o mundo e isso vai te tornando cada vez mais um ser dominado esses três filósofos que nós falamos né principalmente o Kirk guardardes vão dar ali os primeiros passos para que no século XX se surgisse uma escola chamada existencialismo tá o existencialismo que a gente pode remontar ali os primeiros estudos para heidegger e também pro alemão Martin heidegger
também eh o francês jampol Sartre ele ele vai tomar uma grande forma ali nos anos 40 nos anos 50 né através da não só da Filosofia mas de obras literárias também de movimentos como o movimento feminista né impulsionado aqui pelos ideais de Simone de Bovo é uma uma importante teórica do existencialismo também ele vai focar nessa questão da existência humana de uma existência nua e crua do ser humano como se ele tivesse aqui abandonado na terra não tivesse mais que se desliga da ideia de Deus né então não existe mais um Deus que ampara né
então o ser humano ele tem que tomar rumo pra própria vida ele tem que tomar conta da própria vida no âmbito político pessoal nós temos a importância principalmente na na chamada escola de Frankfurt tá os teóricos da escola de Frankfurt nós podemos destacar alguns nomes como teodor ador no Marx horkheimer eles estão estudando novos fenômenos do século XX como o totalitarismo e uma outra filósofa que não está inserida na na escola de Frankfurt na Alemanha né mas também era uma filósofa alemã também era judia né foi perseguida pelo regime nazista é Hana arent ela vai
escrever um livro um dos mais completos sobre o assunto totalitarismo que se chama as origens do totalitarismo em que ela vai colocar ali o como que nasce como que que floresce esse pensamento totalitário que dominou ali no século XX a Alemanha a Itália a União Soviética por último pessoal nós temos a formação também de um pensamento pós estruturalista que já é ali da segunda metade do século XX né Mais ou menos dos anos 60 70 para cá alguns teóricos gostam de colocar como marco inicial do Pós estruturalismo maio de 68 que gerou protestos estudantis pelo
mundo todo né e pensadores importantes São Michel Foucault JAC der RD e Gil delz né que são pensadores que estão tentando romper com uma forma estruturalista de se entender o mundo pela filosofia pela antropologia pela sociologia né por isso pós-estruturalista pós estrutural eles estão tentando uma nova maneira de interpretar o mundo tá os seus tratados tanto em política quanto em questões de conhecimento vão ser sobre isso então eles estão deixando de lado ali muitas vezes eh aquela tradição por uma retórica Impecável por uma lógica perfeita de um sistema filosófico buscando subterfúgios né em outras em
outras formas de se comunicar vamos dizer assim bem infelizmente como nosso tempo é curto não dá para falar tinha muito mais pensadores pra gente falar né em todos os períodos Principalmente agora no contemporâneo tem muita coisa aí eu trouxe para vocês só os principais aqui para dar uma chave né uma é uma chave de leitura para se entender o o que é a filosofia contemporânea bom pessoal então é isso espero que vocês tenham gostado aí da nossa vídeoaula pode curtir compartilhar à vontade se quiser fazer um comentário deixa a gente se tiver alguma dúvida também
acessem os materiais que estão nos links aqui né que se encontram na descrição do vídeo e até a [Música] próxima