muito bem meus caros estamos aqui para um novo vídeo e antes de falar do assunto de hoje eu quero deixar aqui um abraço para a tatiana feltrin tem um canal aqui de livros muito bom no youtube e recentemente ela citou o meu nome e comemorou a minha chegada aqui no youtube de maneira que muito obrigado touch e eu desejo que você continue com todo o sucesso que o seu canal tem com seu belo trabalho porque é disso que a literatura precisa de pessoas que realmente amam os erros bom mas todos nós sabemos como é que
é difícil não só conhecer as regras gramaticais da língua portuguesa mas aplicar também essas regras no dia a dia e aplicar de forma automática de forma intuitiva sem ter aí ficar consultando a gramática ou o dicionário de regência verbal ou de regência nominal olha eu diria que é praticamente é impossível para quem escreve todos os dias e para quem vive da escrita não ter algum tipo de dúvida eu ainda vou fazer um vídeo pra vocês mostrando algumas partes aqui da minha biblioteca mas esta parte que fica aqui atrás ela é parcialmente dedicada aos dicionários e
as gramáticas e eles ficam aqui atrás exatamente pra quê pra que eles estejam sempre à mão que eu viria a cadeira enquanto estou escrevendo puxa o volume necessário e resolva a minha a minha possível dúvida acontece que existem pessoas que escrevem sem esse tipo de preocupação ou sem consciência das sutilezas da língua portuguesa não existem pessoas que tratam a língua de maneira muito frio e de maneira irresponsável até como se a língua fosse um material aí facilmente manipulável como se a língua fosse um animalzinho obediente essas pessoas elas não conhecem a angústia do verdadeiro escrito
porque ele em alguma medida eles sempre se sente derrotado cali e se sente derrotado exatamente porque ele percebe no seu trabalho diário que a relação entre o pensamento e as palavras entre o pensamento ea organização da frase essa relação nunca é automática mas ela nasce do nosso esforço nasce do exercício para se expressar ou seja muitas pessoas esquecem que a língua é a mãe e não a criada do pensamento frase que não é minha mas do grande caos o escritor alemão infelizmente pouco conhecido aqui no brasil mas mas aqueles que têm consciência das dificuldades que
a língua portuguesa oferece estão aí e sempre tentando se aperfeiçoar estão sempre trabalhando para se expressar melhor e se sabe que a leitura constante dos principais escritores da língua portuguesa é muito importante mas não só eles sabem que quem trabalha com as palavras precisa separar um pouquinho do seu tempo que pra ganhar maior consciente se a respeito da estrutura da língua pra entender melhor como é que a língua portuguesa funciona então eu tenho aqui no meu canal mostrado para vocês vários livros que podem ajudar no sentido de conhecer mais os meandros as as complexidades do
português e hoje eu quero apresentar a vocês um manual zinho muito bom que não se propõe a ser um manual exaustivo mas que pode ajudar vocês a se tornarem bons falantes e bons escritores da língua portuguesa é este aqui para falar e escrever melhor português do adriano gama cury publicado pela editora lexikon que já está na segunda edição com a segunda edição que foi revista e atualizada infelizmente a criança faleceu em 2012 se não me engano mas o legado que ele deixou é muito a proposta dele é a de escrever um manual e linguagem clara
e em linguagem acessível sem nenhum ranço gramatical e o que é rãs da matte cal é aquela linguagem que a gente encontra em certos manuais que ao invés de facilitar a vida do estudante complica ainda mais o sujeito acha que porque ele é um gramático então ele precisa escrever no edifício e usar toda uma retórica que acaba transformando o texto não num facilitador para logo mais uma tortura neste livro aqui não aqui vocês vão aprender algumas lições essenciais mas numa linguagem clara o granma cury segue a norma culta da língua não segui se eu nem
recomendaria a vocês mas a linguagem dele não é aquela linguagem empolada aquela linguagem pedante que a gente encontra em muitos manuais esse livro aqui na verdade ele tem um problema mas é um só e eu vou deixar pra falar sobre ele no final e vou fazer isso porque porque é um problema que vocês podem resolver facilmente e que não invalida o bom trabalho que ele fez tá certo bom então vamos começar pelas qualidades do livro com no primeiro capítulo nós encontramos um autor de extremo bom senso a classificação que apresenta dos níveis ou dos registros
que a nossa língua tem é é perfeita porque porque tanto a língua falada como a escrita elas podem variar do outra formal até o vulgar passando pelos estágios que ele chama de colocar oculta e coloquial despreocupada família mas se ele ficasse só na classificação bom pouco acrescentaria o interessante é toda a análise que ele faz de como essas modalidades surgem no dia a dia mostrando como é perfeitamente possível por exemplo lá na correspondência íntima entre entre duas pessoas você utilizar uma linguagem despreocupada que tem elementos da escrita formal e também elementos de uma linguagem damos
mais mais descontraída e o exemplo que ele utiliza o trecho de uma carta do monteiro lobato ótimo porque mostra toda a irreverência do lobato quando ele recebe uma carta do seu grande amigo o do frevo radial que censuram lobato porque ele mistura nas cartas o você com o mtur ea resposta do lobato é fantástica mostrando com com extremo bom humor como ele não está disposto a ficar fiscalizando a gramática nas cartas que eles querem para os amigos aliás essa irreverência do novato em relação à a gramática ela está presente num dos melhores contos da nossa
literatura que é o o o colocador de pronomes que está no livro negrinha e que é uma narrativa extremamente bem humorada lobato bom essa preocupação do gama cury em fugir do que ele chama de de linguagem stiff cação também surgem no capítulo 2 em que ele mostra como é que se difundiu entre nós o uso de uma linguagem que mistura e termos difíceis e construções adaptadas de línguas estrangeiras mas que serve só para mostrar uma falsa inteligência uma falsa erudição mas ele não fica só nas questões digamos mais genéricas o capítulo sobre o uso do
trema por exemplo que vocês sabem caiu com o novo acordo ortográfico é muito longe e ele ajuda a perceber que apesar do trema ter caído apesar disso continua fundamental não é perceber em muitas palavras quando é que a vogal u se pronuncia ou não e ele faz isso ensina a respeito desse aspecto da nossa língua que o acordo ortográfico veio complicar e não facilitar quando aboliu ter o livro também aborda outras questões por exemplo porque o mesmo som pode ser grafado pode ser escrito com diferentes negros nós falamos cansado tecido aço trouxe e várias outras
palavras com o som de s mas esse som ds na escrita surge na forma de letras diferentes então você vai começar a perceber essas sutilezas e principalmente vai aprender as regras que estão por trás desses usos aparentemente complexos outro tema muito interessante que é pouco discutido são as palavras que tem variantes ou seja é que podem ser pronunciadas de forma diferente às vezes e duas às vezes três formas coisa que pouca gente sabe agora vamos ser sinceros qual é uma das maiores dificuldades do português é é a crase coisinha é complicada é o tipo do
do espinho lingüístico que não adianta você ficar ir decorando regrinhas ajuda claro mas a melhor solução é sempre compreender como a língua funciona compreender porque a rega ou as regras existem compreender a lógica por trás da regra e o capítulo a respeito da casa é um dos melhores que eu encontrei até hoje outro capítulo muito útil é sobre os erros de prosódia que nós cometemos o que é um erro de projeto bom vocês sabem que as palavras têm sílabas tônicas não é mesmo sílabas que quando a gente fala tem mais força acontece que muita gente
comete sílaba dadas que é exatamente isso é um erro de pronúncia é errar a colocação do assento tony quanta gente por aí não fala íbero quando certa falar o português tá cheio dessas pegadinhas em que todo mundo pode cair mas se nós podemos falar de uma maneira mais perfeita a nossa língua por que não tentar melhorar a qualidade também os capítulos dedicados aos verbos ea pontuação são ótimos e quando o gama cury trata da pontuação qual ele faz um imenso favor pra todos nós ele mostra como os sinais de pontuação contribui para a melodia da
frase para a cadência das frases quando nós escrevemos e isso é muito importante porque muita gente acha que o ritmo a musicalidade do texto é uma preocupação só dos poetas e isso é um tremendo engano um bom processador também se preocupa com a musicalidade com a cadência do seu texto e ele vai nos mostrar com ótimos exemplos como uma pontuação adequada contribui para que você aprimora o seu estilo aliás a parte final do livro que é composta de três capítulos trata especificamente de algumas questões referentes ao estilo da escrita os três capítulos só são úteis
mas eu tenho predileção pelo capítulo em busca da palavra exata quando o gama cury mostra que há muitas palavras que servem como verdadeiras muletas ou seja você usa para tudo que é o que acontece com a palavra coisa por exemplo hoje também se usa para tudo a palavra tipo mas ele mostra também como erro às vezes é o oposto o sujeito acha que para escrever bem ele precisa necessariamente escrever difícil então o que ele faz ele fica procurando sinônimos raros ou palavras mais científicas para colocar no seu texto mas acontece que nem sempre a palavra
mais difícil é a melhor na verdade a palavra melhor é a mais precisa aqui expressa lealmente com precisão com gregor o que você quer dizer o que você pretende comunicar muito bem mas eu disse no início do vídeo que o livro tem um problema de fato tem é realmente uma pena que o adriano da gama cury tenha se deixado aí enganar pelo discurso politicamente correto aquele discursinho que todos vocês conhecem e que no que se refere à linguagem assumir várias formas como esta que nós vamos encontrar neste livro quando o autor diz que existe machismo
nas nossas regras de concordância nominal eo gambá cury ele infelizmente abraça essa bobagem dizendo por exemplo que o fato do pronome pessoal da terceira pessoa do plural assumir a forma eles no masculino já é um exemplo de machismo e ele dará a vários outros exemplos cita vários outros casos da nossa língua agora defender esse tipo de bobagem vamos ser francos não é um sinal de que o lingüista desconhece a história da língua português desconhece o desenvolvimento da nossa linha não não é nada disso vocês vão me dizer que o gama cury diz conhecia por exemplo
que que é a nossa divisão de de gêneros é uma herança do latim e que foi foi a própria evolução fonética que foi produzindo essas transformações que que predominam hoje vocês acham realmente ele não sabia que há centenas de linguistas que mostram como não existe nada de ideológico muito menos de machista na nossa concordância nominal pelo amor de deus claro que ele sabia de tudo isso e claro que ele sabia a respeito de todos os estudos que existem ele tinha assim plena consciência de todas essas questões e é impossível que não tivesse uma experiência mas
o problema é que muitas pessoas muitos estudiosos não só linguísticas mas de várias áreas do conhecimento aceitam se submeter à ideologia aceitam submeter a ciência há uma visão castanheira há uma visão meramente política da realidade da história e acabam escrevendo bobagens e é o que acontece no capítulo 21 texto livrinho que no geral é ótimo mas que quando chega no tema da concordância seu nome nal pelo amor de deus dá essa tremenda escorregado então vocês vejam como a ideologia pode deixar as pessoas cegas um professor que no capítulo 2 do livro critica o que ele
chama de linguagem nist ficação chega no capítulo 21 e aceita essa verdadeira farsa essa verdadeira mistificação que é o discurso politicamente correto mas isso tem uma solução ea uma solução muito simples vocês lêem o capítulo 21 fazem aí um pequeno esforço e entendem exatamente o contrário do que o autor diz tá certo e aproveitar o resto aproveitam aí todos os outros 27 capítulos que são ótimos é isso nas casas um grande abraço pra vocês até o nosso próximo vídeo e tudo de bom