Shunryu Suzuki - A Mente Zen

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Corvo Seco
Citações e trechos do livro “Mente Zen, Mente de Principiante”, de Shunryu Suzuki. Monge, filósofo ...
Video Transcript:
E aí e quando perguntamos o que é a natureza de buda Ela desaparece mas quando praticamos a Zen temos disso uma compreensão completa é a única maneira de compreender a natureza de buda é simplesmente praticar zazen [Música] é simplesmente estar aqui tal como somos a essência da mente mente original fácil original natureza de Buda e vá cuidad em todas essas palavras significam aqui ato de absoluta de nossa mente E aí [Música] e você sabe como descansar fisicamente você não sabe como descansar mentalmente e muito embora você se deite na cama somente continua ocupada mesmo que
você durma somente estará ocupada sonhando e somente está sempre intensa atividade isso não é nada bom não deveríamos saber como abandonar nossa mente pensante nossa mente ocupada é para ir além da nossa faculdade de pensar é necessário ter uma firme convicção do vazio da mente tô acreditando com firmeza no perfeito repouso de nossa mente deveríamos retomar nosso puro estado original a nossa mente original incluem-se todas as coisas e era sempre rica e autossuficiente [Música] se você não deve perder esse estado mental autossuficiente isso não significa Uma Mente fechada e sim na verdade Uma Mente Vazia
e Alerta E aí [Música] e se sua mente está vazia está pronta para qualquer coisa e ela está aberta tudo [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí e por exemplo a ouvir uma palestra você não deve ter nenhuma ideia em mente e não deve ter ideias próprias quando houve uma pessoa esqueço que tem em mente e apenas escute o que ela está dizendo não ter nada em sua mente é naturalidade e desse modo você compreende o que está sendo dito oi oi se tem alguma ideia para comparar com que está sendo dito você
não ouvirá tudo é só compreensão será parcial isso não é naturalidade e se você quer estudar Zen esqueça toda e qualquer ideia pré-concebida apenas para ti que fazem e vejo que tipo de experiência Você tem sua prática isso é naturalidade eu usei não é nenhuma arte especial ou excêntrica de viver o nosso ensinamento é apenas viver sempre dentro da realidade em seu sentido preciso fazer o nosso esforço momento após momento é o nosso caminho e a mente Zen E aí [Música] E aí com o propósito de estudar budismo é estudar a nós mesmos e esquecemos
de nós mesmos quando nos esquecemos de nós mesmos somos de fato a verdadeira atividade da grande resistência ou a realidade própria [Música] e quando percebemos isto deixa de haver qualquer problema neste mundo e podemos desfrutar a nossa vida sem sentir quaisquer dificuldades [Música] e antes de nascermos não tinham sentimentos e éramos um com o universo e a isso chama-se somente ou essência da mente ou mente Grande e após o nascimento somos separados dessa unidade como a água da catarata que se divide pelo efeito do vento e das rochas e É só então passamos até sentimentos
se você tem dificuldades porque tem sentimentos você se apega o que sente sem saber ao certo Como é criado esse tipo de sentimento e quando você não percebe que é um com o rio ou um universo você tem medo é dividida em gotas ou não a água é água em nossa vida em nossa morte são a mesma coisa e quando percebemos Esse fato não tememos mais a morte nem temos e fritadeiras dificuldades em nossa vida e quando a água volta sua unidade original com o rio deixa de ter qualquer sentimento individual [Música] e a água
retoma sua própria natureza encontra serenidade [Música] o que contente deve ficar a água ao retornar ao Rio original e nós dizemos tudo surge da vacuidade a totalidade de um rio ou a totalidade de uma mente é vacuidade e quando chegamos a esta compreensão encontramos o verdadeiro sentido da vida quando chegamos a esta compreensão podemos ver a beleza da vida humana [Música] e antes de percebemos este prato tudo quanto vemos é só ilusão e contudo pela prática do zazen você pode cultivar esse sentimento E aí e quando for capaz de sentar-se com todo o seu corpo
e sua mente comunidade de sua mente e de seu corpo sobre controle da mente Universal você poderá atingir facilmente este tipo de compreensão correta a sua vida diária será Renovada sem se apegar a velhas e interpretações errôneas da vida e quando você compreender isto descobrirá com insensata era sua velha interpretação EA inutilidade dos esforços que vinha Fazenda e você encontrará o verdadeiro significado da vida o e apesar das dificuldades na descida vertical desde o topo até o pé da queda d'água você apreciar a sua vida [Música] o condomínio está vinculada algo fora dela própria trata-se
da pequena mente É Uma Mente limitada e se sua mente não estiver vinculada a nada então não haverá mais compreensão do a lista na atividade de sua mente [Música] compreenderá que a atividade não é mais do que ondas de sua mente [Música] e a mente grande Experimenta tudo dentro de si própria e para nós praticantes não existe um medo de perder essa mente não há qualquer lugar nem para onde ir nem de onde voltar [Música] e não existe medo da morte do sofrimento da velhice ou da doença E aí é uma vez que desfrutaremos todos
os aspectos da vida como um desdobramento da mente grande não precisamos ir em busca de uma alegria excessiva e assim nossa serenidade é imperturbável E aí [Música] E aí a e é com essa imperturbável serenidade da mente grande que praticamos zazen E aí E aí e quando praticamos zazen restringimos é o máximo Nossa atividade em vez de termos um objeto de devoção simplesmente nos concentramos na atividade que temos a cada momento e quando se prostrar deve Apenas prostrasse quando se sentar apenas sentar-se enquanto come apenas comer e desse modo a natureza Universal estará presente e
devemos existir aqui e agora é o ponto principal é praticar com serenidade e atitude mais importante é compreender E ter confiança na mente Grande [Música] não devemos confiar na mente grande que está sempre conosco [Música] E aí nós temos de ser capazes de apreciar as coisas como uma expressão da mente Grande e isso é mais do que fé é a verdade última que não pode ser rejeitada Olá seja difícil ou fácil de praticar difícil ou fácil de entender a única coisa a fazer é praticar e se leigos e monge não vem ao caso é o
que importa é descobrir-se como alguém que está realizando algo o que está reassumindo seu verdadeiro ser através da prática e é assumindo esse si próprio que está sempre com todas as coisas e com Buda que está completamente sustentado por tudo [Música] neste exato momento e você pode dizer que isso é impossível é mas é possível e ainda que por um instante você pode fazê-lo Olá neste instante é possível e é este o instante [Música] e se é possível neste instante é possível sempre E aí o shikantaza nosso zazen é apenas ser nós mesmos e quando
não esperamos nada podemos ser nós mesmos essa é a nossa maneira de viver completamente cada momento do tempo e essa prática continua para sempre o shikantaza é praticar o vazio E aí e embora você possa ter uma compreensão provisória disso por meio do seu pensamento deve compreender o vazio por meio de sua experiência se você tem uma ideia de vazio e uma ideia de ser o e pensa que se ele vazio são opostos mas não budismo ambas são ideias de ser é o Brasil que queremos dizer não é com uma ideia que você possa ter
você não pode alcançar um entendimento completo da faculdade com sua mente pensante ou com seus sentimentos e é por isso que praticamos na Zen Sá e quando praticamos zazen nossa mente sempre segue a respiração e quando inalamos o ar em nosso mundo interior quando exalamos o açaí para o mundo exterior [Música] e o mundo interior não tem limites Oi e o mundo exterior também é ilimitado e nós dizemos mundo interior eo mundo exterior mas na verdade só há um único mundo E aí É nesse mundo sem limites a garganta é uma espécie de porta de
vai-e-vem o ar entra e sai como alguém passando por uma porta de vaivém [Música] e se você pensa eu respiro o eu estar mais Ah não você para dizer eu é o que chamo seu é apenas uma porta de vai-e-vem que se move quando inalamos e exalamos e ela simplesmente se move estuda [Música] e quando Somente está puro e calmo suficiente para seguir esse movimento não há nada [Música] e nem eu nem mundo nem mente nem curta é só uma parte que vai e vem se você existe como uma ideia em sua mente o eco
é uma instituição social sem realidade física e o ego é simplesmente seu símbolo de si mesmo em nossa prática deve ser baseado no ideal de abnegação e quando estiver praticando o zazen Não tente deter seu pensamento deixe que ele pare por si mesmo e se alguma coisa lhe vier à mente deixe que entre e deixe que saia um e ela não permanecerá por muito tempo [Música] e deixa as portas abertas permita que seus pensamentos venham e vão é só não sirvo achar eles vou [Música] tentar parar o pensamento significa que você está sendo incomodado por
ele não se deixa incomodar por coisa alguma e Pode parecer que essa coisa vem de fora mas na verdade são apenas as ondas de sua mente bom e se você não se deixar incomodar por elas gradualmente se tornaram mais e mais calmas E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí e leva um certo tempo até que a mente se acalme durante sua prática é surge muitas Sensações muitos pensamentos ou imagens a ação apenas ondas da própria mente e nada vem de fora dela em geral pensamos que nossa mente recebe impressões e experiências do
exterior Mas isso não é uma compreensão correta da nossa mente a verdade é que a mente inclui tudo e quando pensamos que algo surge de Fora isso quer dizer somente que algo surge na nossa própria mente e e nada exterior assim mesmo pode perturbá-lo é você mesmo que cria as ondas da mente se deixar a mente como ela é ela se tornará calma e esta chamada a mente grande e [Música] e do Brasil surgiu ser maravilhoso e quando você se torna você eu usei esse pano Zen e quando isso acontece você ver as coisas como
elas são e você se torna um com o universo nós tentamos tentamos em nós falhamos então vamos mais Fundos e depois de ter praticado por um tempo você perceberá que não é possível fazer Progressos rápidos e extraordinários mesmo que você Tente muito o progresso que você faz e sempre pouco a pouco [Música] e essa prática pode não ser perfeita mas temos de continuar e sem permitir que isso nos dizem coragem e esse é o segredo da prática e E aí [Música] e continua encontrando assim mesmo momento após momento [Música] e esta é a única coisa
que você deve fazer e enquanto você continua esta prática semana após semana ano após ano Sua experiência se tornará cada vez mais profunda e cobrirá tudo o que você faz em sua vida cotidiana e o mais importante é esqueci todas as ideias de ganham todas as ideias do Alice dicas e quando você tenta atingir algo somente começa a vagar em outro lugar quando você não tenta alcançar algo você tem seu próprio corpo e mente aqui mesmo E aí e no budismo é uma visão herética esperar algo fora deste mundo e nós não procuramos por algo
além de nós mesmos o nosso caminho é praticar um passo de cada vez é uma respiração de cada vez É sim a ideia de ganho em outras palavras apenas para ti que fazem em uma determinada postura e não pensa em nada E aí [Música] e permaneça em sua almofada sem esperar nada bom então eventualmente você irá retomar sua verdadeira natureza o ou seja sua própria verdadeira natureza se retoma [Música] E aí E aí [Música] E aí [Música]
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