Oi e aí tudo bem sofrendo Oliva sou professor universitário e eu quero falar hoje sobre mais um tema relacionado à filosofia de fucou eu quero discutir o que é bio poder você sabe o que que abriu o poder você sabe Para que que serve você sabe como é que ele funciona se você não sabe então me acompanha nos próximos minutos e eu vou explicar essa história direitinho para você a primeira coisa que eu quero dizer que se você não é inscrito no meu canal não se esqueça de se inscrever e se ao final do vídeo
você gostar dele não esqueça de deixar o seu like Se quiser conversar comigo debater comigo você vai ter as redes sociais e tem também aí as caixas de diálogo do próprio YouTube para falar comigo mostrar sua reação a esse outros vídeos que eu tenho gravar eu tenho uma longa playlist já sufocou uma série de temas já detalhados ea e sempre focar questões muito específicas e hoje eu quero falar sobre o Bill poder ah não ficar para por esse vídeo não ficar muito longe eu vou gravar logo uma única vez mas eu vou fragmentá-lo em duas
partes para você poder então assistir de acordo com a sua necessidade Tá bom então a ideia que eles fiquem de tamanho médio para que você possa este um e quando tiver tempo poder assistir o outro vamos então lembrar que quem é fucou fucou é um filósofo francês lembrar que ele nasceu em 1926 e morreu relativamente novo em 1984 e ele naturalmente desenvolveu uma pesquisa que avançou por diversos câmpus mas a gente sabe que o focou é identificado na história da filosofia como um Pensador que refletiu muito sobre a questão do poder e ele a cronologia
própria sobre a questão do poder eu vou já já explicar aliás essa primeira parte do vídeo vai ser dedicada exatamente a mostrar as diversidades de concepção de poder que estão presentes no trabalho do cocô e mostrar como o biopoder está contextualizado nessa nessa diversidade de concepções de poder presente no trabalho do Forro cor então o trabalho do folclore tem como o ideia fundamental de que o poder não tem uma essência ou seja o poder vai ao longo da história se reinventando ele vai se adaptando poder também numa estudado pelo cocô a partir de um ponto
de vista abstrato mas sempre de um ponto de vista concreto então o cocô sempre filosofou a partir de questões empíricas a partir de questões concretas então quando que discutir poder ele discutir técnicas tecnologia Não sejas que fazem contra o poder funcione e ele deu o nome à vários conjunto alguns conjuntos de poder e o biopoder é um desses conjuntos mas é necessário observar outros conjuntos tecnológicos para a gente entender o que têm de específico no e o poder Então nós vamos começar pela pelo primeiro conjunto de Tecnologia de poder que o cocô denomina de poder
soberania então o poder soberania provocou ele tá sobretudo concentrado na idade média e se estende até o renascimento né chegando talvez até humilharei do século 16 ele para presentes na sociedade absolutistas é denominadas né de pré democráticas fundamentalmente essa concepção de poder estabelece que o soberano principalmente a figura do Rei exerce o seu poder sobre os seus súditos de forma absoluta e o poder de fazer viver ou morrer e ele vem então os seus súditos se submeterem de forma entre aspas sempre voluntária por quê Porque essas pessoas elas estão convencidos da superioridade da origem desse
Soberana e portanto as pessoas acreditam que é uma pessoa digna de ser obedecido e portanto essa obediência a uma obediência entre aspas voluntário fundamentalmente o poder soberania ele funciona através de uma punição pública dolorosa e exemplar eu posso remeter aqui por exemplo ao livro vigiar e punir que começa com espetáculo público de punição né então uma pessoa tem os pés e as mãos cada um deles atado atado né a cavalos e esses cavalos Então são e salvos para que corra em direção e o objetivo é desmembrar mediante um espetáculo público corpo deste homem ou seja
objetivo é que essa pessoa o morrer ela morra de forma bastante dolorosa né porque ela cometeu um crime contra o rei né um crime de lesa-majestade cometer um crime num Território que pertence ao soberano é cometer um crime contra o soberano crime de lesa-majestade então ele precisa ser punido com a vida mas punido de forma muito dolorosa então ele tem que morrer de forma lenta ele tem que sentir todas as dores da Morte mas não é só isso isso é transformado em um espetáculo público de moto que as pessoas assistam esse espetáculo público Qual o
objetivo disso que as pessoas ao verem aquela pessoa morrer de forma dolorosa e longamente esse espetáculo Produza o efeito oi oi Bi nas outras pessoas naquelas que assistem o desejo de fazer algo similar aquilo que a pessoa fez então tem aí uma um objetivo pedagógico instrutivo é repressor de fazer com que as pessoas tenham medo do rei porque sabem que se ela se elas fizerem algo que Leslie o rei elas vão ser punidas de forma longa e dolorosa quando a gente entra no período posterior né que é chamado provocou de idade clássica que não tem
nada a ver com o classicismo dos historiadores quando se refere a Roma e Grécia mas ele tá se referindo ao período compreendido entre os séculos 17 e 18 nós vamos entrando já ir aos poucos nas sociedades democráticas modernas e já as estratégias de punição ela já não funcionam mais porque porque não é possível mas ficar fazendo esse tipo de Espetáculo público e tem mecanismos para fazer isso fazer isso o tempo todo com as pessoas que precisam ser punidas dessa forma Então vão sendo desenvolvidas estratégias para poder disciplinar essa população né O que que é a
disciplina é um poder que é exercido sobre o sujeito sobre o indivíduo sobre o corpo do sujeito Então vão se constituindo uma série de instituições cujo objetivo é adestrar o exercer um poder especificamente sobre o corpo de cada sujeito de cada pessoa vai cumprir esse papel então em instituições né o cumprir né instituições como escola os quartéis as prisões os Conventos né os ambientes religiosos de uma forma geral Então você tem e muitas vezes a própria instituição familiar você tem por exemplo na família um controle sobre o corpo da criança e para que essa criança
não faça coisas indesejáveis para que a criança não toque por exemplo sua região genital esse cuidado sobre o a disciplina sobre o corpo para que a Sexualidade não desperte antes do tempo em que a família deseja a escola ensinando a obediência né então eu me lembro quando era criancinha né eu entrei na escola com seis anos de idade eu formava fio aquelas filhinhas que a gente tinha que foram o braço né no Ombro do colega da frente para manter uma certa distância e ficávamos alinhados com o corpo todo É duro né e cantávamos o hino
nacional todos os dias antes de começar as aulas Então os nossos corpos estavam sendo ali acomodados a essa disciplina escolar né a gente via a figura do da diretora e a gente tinha medo da diretora a gente ficava quieto medo de ser exortado e se abordado por ela a gente sabe das disciplinas que é o da disciplina que impera nos quartéis né quando a gente fala de todo e qualquer ambiente militar tá para o curso que exista ordem organização de limpeza as prisões em tese deveriam ser ambientes também de muita ordem né de também adestramento
do corpo né casei o cara fica recluso ele sofre a dor que está isolado de todo mundo para que o seu corpo né Para que o seu desejo de cometer o crime seja reprimido e também naturalmente a religião exerce um papel importante no sentido de disciplinar os corpos das pessoas estabelecendo como vontade de Deus ações desejadas pelas autoridades políticas e como sendo contra a vontade de Deus ações que seriam ofensivas as autoridades políticas ou o próprio convívio social né as o sociais o que que acontece nós vamos ter mais uma mutação mais uma adequação do
poder e aí a gente vai chegar Então no biopoder que é um conjunto de Tecnologia de poder que estaremos presentes desde meados do século 18 desde final do século 18 edgardo Castro fala de meados do século 18 e vai então estender os seus tentáculos sobre aquilo que a gente chama de idade contemporânea está presente então nas sociedades atuais quando o poder disciplinar começaria a se esgotar Mas vamos pensar que nós temos nós podemos ver o poder disciplinar convivendo com o biopoder né começa a se esgotar não significa que eles extingui né E mesmo o poder
soberania que vai ser muito mais presente na idade média até início da idade moderna a gente vai ver em alguns locais algumas situações ele presente aí então embora a gente fale de sucessão a lógica essa sucessão cronológica ela funciona apenas como efeito de predomínio de uma determinada estratégia de um conjunto de tecnologias de poder que a gente pode dizer que na época contemporânea essas duas estratégias convivem né e o poder disciplinar tendendo para o declínio o biopoder vendendo para a sua ascensão é fundamentalmente uma tecnologia de poder que não é mais exercidas sobre o indivíduo
que não Visa o corpo do sujeito do indivíduo Mas é uma tecnologia de poder que é exercido sobre um corpo político um corpo social denominado de população então fundamentalmente o biopoder designa as ações empreendidas sobre a vida mais a vida de coletividades e não de sujeitos Então guarda todo esse background não é Guarda esse pano de fundo esse contexto e lembra de todos esses aspectos desta sucessão de tecnologias de poder lembra que o poder tá se reinventando o tempo todo e lembra então que o biopoder ocupa um espaço nessa cronologia própria das estratégias de poder
das tecnologias de poder no trabalho do for e agora na sequência Então no próximo vídeo a gente vai falar um pouquinho e detalhar um pouco mais o biopoder Tá bom então até lá tem um próximo vídeo me acompanha então nessa sequência tá bom