História em Quadrinhos – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental

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Canal Futura
O gênero História em Quadrinhos utiliza recursos da linguagem oral, formal e informal, e as múltipla...
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o olá tudo bem aula de hoje é sobre hq já ouviu falar sobre isso hq é a sigla que a gente lisa para falar de histórias em quadrinhos um gênero textual muito importante circulam na sociedade desde que a gente aprende a ler aprende a começar a ler lá na infância as histórias em quadrinhos elas utilizam dois formatos dois tipos de linguagem que a gente lisa comumente na sociedade que a linguagem verbal e a linguagem não-verbal vamos lembrar a linguagem verbal é aquela que utiliza as palavras ea linguagem não-verbal é aqui na utiliza palavras aqui vou
utilizar a imagem gestos sons no caso das histórias em quadrinhos a composição desse gênero textual é marcada basicamente pelo texto e pelas imagens pelos desenhos com certeza você vai lembrar de alguma história em quadrinhos irmã a infância que marcou a sua história porque são gêneros muito comuns nesse começo do acesso ao universo da leitura né que a gente começa a aprender a gostar de ler e as histórias em quadrinhos tem uma característica legal que essa dimensão espacial e temporal sincera saco poucas páginas elas são histórias curtas que envolvem o leitor da jamais tem a idade
transformam a leitura no ato muito gostoso então lembra que afastam agora quando você ver a hq escrito nos livros de português em qualquer outro texto essa sigla se refere a histórias em quadrinhos ok bom as histórias em quadrinhos fazem parte de um grupo de gêneros textuais que a gente chama de géneros narrativos que que significa isso que as histórias como o próprio nome sugere contam acontecimentos ações dentro de um dado espaço e de um dado tempo o mais que às vezes a história venha contada apenas em três quadrinhos isso acontece muito nas chamadas tirinhas as
histórias curtas que ocupam o final de um gibi que vem também dentro dos jornais e revistas e que ocupam não sei quantos sites na internet essa tirinha contam histórias e uma história tem uma estrutura básica que ela precisa ser respeitada então acima de tudo lembre-se que o gênero história em quadrinhos se sustenta na narração então eu preciso contar uma história uma história tem três elementos indispensáveis básicos eu tenho o início que a gente chama de situação inicial que é um oi lá contação inicial da história como tudo começa eu tenho o meio eu tenho o
finn claro que essas três partes parecem bem simples mas elas têm uma interconexão e conduzem todo o processo narrativo de uma história que precisa ser vivenciada por elementos fundamentais que são os personagens no caso das histórias em quadrinhos os personagens ganham identificação própria por meio de uma característica física uma característica dos vestuário uma cor por e a gente encontra e personagens que sempre estão vestidos da mesma forma para que isso gere a chamada identificação ou público quando você percebe determinados personagens estão ali presentes você associa logo a identificação dele tem vestuário identificação que ele tem
uma característica do cabelo um objeto cênico que é utilizado nessa construção por isso que a gente quase não percebe nenhuma variação nesses elementos que os personagens têm que ser facilmente identificados só que esses personagens têm que viver uma situação realista dentro de um contexto narrativo mesmo que seja uma história extremamente ficcional ela precisa respeitar essa estrutura então o personagem começa a vivendo algo que a gente chama de situação inicial no primeiro quadrinho onde nós não história com apenas três quadrinhos o primeiro quadrinho tem que apresentar a situação inicial e aquilo que a gente chama de
apresentação de um conflito e um problema toda história tem um probleminha' para resolver pode ser uma teria simples o garoto que tá indo no primeiro dia na escola e a gente vê no primeiro quadrinho a imagem dele entrando nessa instituição é a situação e no segundo quadrinho para sempre a gente percebe que a escola está fechada e que é um feriado vocês vão problema como é que essa criança foi para escola em pleno feriado gente a escola está fechada do ponto de vista narrativo isso instalar isso que a gente chama de elemento modificador de conflito
de problema a história que resolver um problema de repente a gente percebe nos quadrinhos final do ano quadril final sua história de três que eram sonhos garoto tava imaginando nem o primeiro dia de aula você já a situação acaba eu preciso de um respeito à ordem cronológica da história então início meio e fim não só apenas ilustrações não são apenas nomes que a gente lisa para contar uma história não são elementos indispensáveis no contexto narrativo e acima de tudo a história em quadrinhos que é isso quer contar uma história essas histórias elas são contadas por
meio de quadros e de planos por isso quem curte desenhar já aprendi desde cedo que é preciso ordenar esses desenhos de uma forma que faça sentido de uma forma lógica esses quadros seguem uma sequência narrativa se você curte cinema custa televisão pode nem perceber que existe uma relação entre essas histórias em quadrinhos e os gêneros audiovisuais existe inclusive uma técnica chamada de desenhos de storyboard que quando você desenha as histórias as cenas que vão acontecer no filme na novela por exemplo essas quadrinhos essas histórias esses desenhos que são feitos são muito semelhantes as histórias em
quadrinhos porque eles correspondem uma sequência narrativa que é fundamental no gênero como o hq sabe por quê que você tem uma ordem de leitura você pula de um quadro para o outro essa relação entre os quadros vai marcando para gente o andamento das ações e situações são colocadas dentro dos quadros por meio de planos por isso que às vezes você vai ter um plano geral é quando você percebe o cenário contexto por exemplo um quadrinho que mostre de forma muito antes do cenário de uma festa com vários personagens esse é o que a gente fez
um plano geral que ele ocupa boa parte do cenário da história boa parte do quadro vai é muito forte também quando esse plano se referir a personagens você vai ver que muitas vezes pode aparecer um plano americano é um plano que aparece mais ou menos no meio da perna para cima um plano médio que é um plano que aparece na cintura para cima ou um plano mais fechado a depender do ombro pra cima só do rosto um plano bem próximo é um primeiríssimo plano que a gente chama também no close e essa escolha é esse
uso dos planos ele é aleatório não como o gênero hq é um gênero que é construído por meio de imagens e não apenas de textos o desenhista o cartunista aquele que constrói esse texto ele vai ter uma habilidade de enfatizar determinadas ações então se a reação de um personagem com medo assustado diante de uma situação essa reação já vem expressa por meio de um plano muito fechado para marcar a intensidade daquela moção agora se o quadrinho quiser mostrar para gente como é que uma cidade está recebendo a chegada de uma celebridade esse quadrinho ele já
é um pouco maior porque ele mostra o plano geral as coisas acontecendo a situação específica de um personagem então avaliação de planos dentro de um quadro vai se referir a ação que você quer transmitir dentro daquele quadro lembra que toda nação toda a história então uma coisa puxa a outra um quadrinho puxa o outro uma coisa muito interessante também nas histórias em quadrinhos é o formato dos balões os balões não tem o formato o único você já deve ter percebido que alguns balões tem um contorno um tanto rabiscado que às vezes é para mostrar que
o personagem está gritando que ele está assustado alguns formatos de balões também se típicos são os formatos de balões com algumas bolinhas que vão subindo em direção ao personagem geralmente essas bolinhas são indicativas de que o personagem está pensando se ele não tá falando e não tá fazendo exatamente aquilo existe o contorno ti um bom bem passado cuja indicação vai direto para o personagem que tá falando que é o balão de fala normal e existem também os balões indicativos de tempo de lugar de mudança são balões as vezes que vinha até de forma quadrada ou
no começo do quadrinho ditando por exemplo no dia seguinte ou um tempo depois isso é muito importante que como não há geralmente um narrador nas histórias em quadrinhos são os personagens que estão vivenciando aquela situação e nem sempre apenas a imagem apenas o quadro ele vai transmitir a informação narrativa eu preciso desses quadrinhos me indicando que houve uma alteração de tempo ou alteração de lugar é importante além do formato dos balões uma questão muito interessante nas histórias em quadrinhos é a pontuação ela pode ser enfatizado e reforçada de diferentes maneiras um não simplesmente com uma
exclamação pode significar alguma coisa mas não com várias exclamações bem grande com a letra em ela vai dar em fazer aquela informação então o autor de uma história em quadrinhos pode brincar bastante com essa com esses sinais de pontuação dando diferentes usos várias interrogações várias inflamações as reticências indicam do meditação de fala um discurso que foi interrompido uma fala que não foi concluída então dá para gente brincar bastante com a pontuação porque as histórias em quadrinhos por serem es o gênero ficcional permitem que a gente usa e abusa da nossa criatividade né isso é interessante
isso pode ser marcado por meio de recursos gráficos tal como a pontuação outros dois recursos gráficos fundamentais em qualquer história em quadrinho são as onomatopeias e as interjeições tem gente que acha que é a mesma coisa não é bem assim não as interjeições só que elas indicações de ações como a u a essas expressões que a gente utiliza muito nas histórias e que hoje em dia a gente tem um recurso muito interessante na comunicação usual que é a utilização de elogios quando você coloca uma carinha que indica susto que indica surpresa que indica a felicidade
então também é uma relação percebe que uma língua tá sempre dinâmica em mostrando pra gente diferentes recursos comunicativos pra gente colocar em utilização isso é muito interessante isso é uma propriedade típica de um gênero narrativo com as histórias em quadrinhos que reproduz a fala das personagens os personagens quando eles estão falando muitas vezes eles vão utilizar uma linguagem formal e informal jacó o que eles têm então eu posso utilizar interjeições variadas a depender do contexto o importante é respeitar a identidade desse personagem que pode ser uma criança pode ser uma adulto já asonuma topéia são
aquelas palavras que a gente utiliza para tentar reproduzir um som quando eu digo que o barulho de uma mão na porta eh toc toc é uma tentativa de reproduzir esse som tanto é que as intervenções não são iguais em todas as línguas há uma distinção da maneira que as línguas reconhecem os sons por isso é o natal na moto pé também uma questão cultural lembra disso então aula matou pé em uma tentativa de reproduzir o som tal como toc toc eating sinais que a gente utiliza muito comumente na nas histórias em quadrinhos já interjeição é
a expressão de sentimentos como as histórias em quadrinhos são direcionadas para um público infantil público infanto-juvenil é comum também que não se utilize palavrões a dependendo do público-alvo da avenida autoria dependendo do contexto né aí muitas vezes isso o podem ser descritas são expressos por meio de figuras de onomatopeias ou de desenhos que simbolizam aquela mensagem que o autor quer transmitir que mensagem é essa as histórias em quadrinhos são um trânsito muito legal entre humor e crítica muitas vezes a mensagem que tá ali escrita aparentemente simples ela quer transmitir uma mensagem política uma mensagem crítica
e contextualizada de acordo com a situação que uma sociedade vive naquele momento tanto é que vão haver distinções e variações dessas histórias em quadrinhos né como a gente já encontra hoje na charge que é um formato em quadrinhos muito conectado com o noticiário muito conectado com os temas quentes que estão sendo discutidos na sociedade tal como o cartoon que também um formato em quadrinhos que faz críticas mas atemporais você emagrecer que estão ligadas ao contexto de agora mas que podem se referir a diferentes situações por exemplo eu posso ter um cartoon falando sobre problemas conjugais
problemas em casamento já achar que ela vai ter uma conexão muito mais forte com o noticiário do dia uns escândalo político e ele é estampado é o mesmo história em quadrinhos muitas vezes essa conexão da charge está ali super forte com o contexto social no qual as pessoas estão inseridas ok então esse gênero tão simples tão bacana tão leve também pode ter proporções bem mais sérias isso é interessante nas histórias em quadrinhos daqui um morro pode ser usado como forma de crítica não só como forma de entretenimento então da próxima vez que você ouvir hq
não são só letras aleatórias soltas em um gênero narrativo fundamental nossa comunicação que são as histórias em quadrinhos foi o tema dessa aula muito obrigado e aí
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