Caridade e autotransformação - Artur Valadares

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NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
Palestra realizada no dia 18/08/2024 na União Fraterna Hilton Gonçalves Dias, durante a Semana Espír...
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meus amigos minhas amigas Um bom dia para todos nós bom dia que o Senhor nos abençoe que possamos todos viver nesta manhã de domingo momentos muito agradáveis muito inspiradores para todos nós a luz do amor da caridade de Jesus para conosco a nos envolver em todos os momentos em cada passo de nossas vidas mas em especial quando assim nos reunimos em seu nome em torno do seu evangelho sentimos a sua presença ainda mais viva junto de nós e antes de começar a reflexão eu gostaria de parabenizar a ame Patrocínio pelo trabalho né que vem sendo
desenvolvido por realizar essa semana mais uma semana Espírita de Patrocínio dentro desse mote desse objetivo que é tão importante em nosso movimento Espírita que é o objetivo ou esse movimento de aproximação dos corações as diferentes casas espíritas aqui representadas aqui Reunidas nós todos enquanto irmãos de ideal sentindo a alegria dessa comunhão dessa partilha dessa confraternização que em todos os tempos foi o grande Marco do cristianismo do Evangelho especialmente naqueles primeiros tempos quando os corações se reuniam nas tumbas pela ausência de outros lugares em que pudesse se reunir perseguidos que já eram pelo fato de abraçarem
a mensagem de Jesus aqueles corações ainda assim percorriam quilômetros e quilômetros na noite fria lá no entorno de Roma para se reunirem naquele local consagrado à morte as catacumbas para ali exaltarem a grandeza da vida da vida abundante que do Evangelho se irradiava então faziam aqueles esforços aqueles corações para simplesmente estarem juntos poderiam muito bem cada um nas suas casas onde estavam seguirem com a sua crença seguirem a orar por Jesus mas queriam estar juntos reunidos correndo o risco de no caminho serem presos e em sendo presos o destino era certo os circos e os
Martírios mas nem por isso deixavam de se reunir isso por si só já nos traz uma ideia já nos traz a afirmação a compreensão de que a reunião é muito mais do que simplesmente um encontro de corpos para fazerem assim tanto esforço para estarem juntos correndo o risco até mesmo de serem presos e por isso mortos é porque entendiam que a reunião era algo muito mais profundo alo que de fato os nutria naquele Partir do Pão espiritual que foi sempre a mensagem principal de Jesus como os discípulos de Emaús puderam reconhecer ele foi reconhecido ao
Partir do Pão assim também os seus seguidores ao Partir do Pão da amizade da Alegria de estarmos reunidos da Alegria de podermos falar do Cristo ouvir falar dele ainda mais agora em nossos tempos banhados Pela Luz do Consolador então que nesse espírito de Fraternidade comunhão A se perpetuar aí no restante da semana Espírita nós possamos colher as reflexões que o alto há de nos trazer há de nos inspirar para que lá fora na vida no cotidiano nos Desafios que cada um temos de facear possamos estar sempre muito inspirados e fortalecidos nesse espírito de amor que
por sua vez nutre a esperança e a fé em nossos corações e para começarmos a falar sobre esse tema que achamos muito interessante caridade e autotransformação ou seja para refletirmos juntos sobre o papel maior da caridade No que diz respeito ao próprio indivíduo compreendendo as finalidades da vida a que nos destinamos para onde estamos indo é preciso entendamos então a função da caridade para além das múltiplas funções que ela terá por exemplo de aliviar de consolar de fortalecer de reerguer os corações ela terá uma função digamos assim primordial que gira em torno justamente da transformação
ou da autotransformação daquele que se faz instrumento ou Servidor da caridade mas pra gente começar a nossa reflexão sobre isso vamos a uma página Imortal na história do cristianismo Talvez um dos mais belos textos já produzidos na história da humanidade texto esse que foi inspirad recebido pelo tecelão de tars pelo grande convertido de Damasco quando numa de suas principais epístolas a primeira carta de Paulo aos Coríntios no Capítulo de número 13 Paulo nos trará o grande conhecido inesquecível hino à caridade ou hino Ao amor a palavra que nós encontramos lá para PR mente no Grego
é a palavra Ágape né que pode ser tanto traduzida como amor como também como caridade a depender da tradução do Novo Testamento que nos utilizemos nós vamos encontrar ora a palavra amor ora a palavra caridade mas atentemos para o significado dessa palavra Ágape né dentre as várias definições de amor que nós encontramos no evangelho cerca de quatro delas poderíamos pensar aqui o Ágape seria aquele suprassumo seria aquele Ápice a culminância do amor vamos encontrar por exemplo o amor Eros aquele mais associado ao sensualismo aquilo que é de natureza material vamos encontrar o amor storg aquele
mais associado aos laços familiares eh aos vínculos de consanguinidade e tudo mais vamos encontrar o amor filia que seria aquele mais associado à amizade aquele amor em que há uma ressonância em que há uma Retribuição né quando a gente entra em sintonia com um determinado coração mas chegamos então a esse Ápice do amor que é o amor Ágape que seria aquele Expresso de maneira tão tão verdadeira e tão concreta na vida do Cristo que é o amor de doação é aquele amor que não há de exigir é aquele amor que não espera senão maiores possibilidades
de se ofertar de servir sem quaisquer expectativa que possam gerar frustração decepção é sobre esse amor fundamentalmente que o Cristo tratou no seu evangelho esse o amor que ele irradiou de sua vida em cada passo em cada palavra em cada olhar esse é o amor que nos cabe buscar um amor portanto dinâmico um amor em movimento um amor que nutre daquilo que dá e não do que se recebe de volta é o que vamos ver descrito de maneira muito bela no capítulo 12 do livro Boa Nova chamado amor e renúncia um diálogo entre Jesus e
Simão Pedro quando o mestre haveria de explicar a Pedro que por vezes se encontrava meio que frustrado né com o exercício do amor que não encontrava correspondência que muitas vezes recebia ingratidão a incompreensão Jesus então lhe explicaria o verdadeiro amor Pedro tem por fundamento a sua própria raiz é a renúncia ele se nutre de si próprio daquilo que oferta daquilo que dá e enquanto não descobrirmos ou não nos propusermos a construir a edificar Esse Amor Estaremos sempre suscetíveis ainda às incompreensões aos desânimos às frustrações do caminho por esperarmos algo em troca desse amor que é
ofertado Então esse é o amor Ágape o amor da oferta o amor da entregue e é sobre esse que o apóstolo Paulo vai nos falar nesse capítulo 13 da sua primeira carta aos Coríntios E aí os trechos desse Capítulo são muito conhecidos muitos deles alguns foram até utilizados em músicas n músicas que se tornaram bem populares mas Paulo começa dizendo ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos se eu não tivesse vamos usar aqui caridade se eu não tivesse caridade seria como o metal que soa ou como o sino que Tine como
a dizer que o amor é o que dá alma ao que nós fazemos ao que nós falamos a cada ato que efetuamos na vida caso contrário as coisas que realizamos elas até podem ter uma feição exterior louvável Bela admirável Mas sempre há de faltar alma sempre há de faltar sentido sempre há de faltar aquilo que realmente aquilo que realmente toque os corações se algo é superficial alcançará no outro também o que nele é superficial se algo no entanto é profundo vem do fundo há de alcançar no outro o que também é profundo O que há
mais no fundo do coração então é mais ou menos isso que Paulo vem trazendo de maneira poética e ele segue ainda que conhecesse todos os mistérios que tivesse toda a ciência todos os dons e ainda que tivesse uma f a ponto de transportar os montes se não tivesse caridade eu nada seria não que Paulo ali menosprezar os conhecimentos do mundo as faculdades as habilidades que vamos desenvolvendo tudo isso tem a sua razão de ser tudo isso faz parte do nosso processo de evoluir desenvolver potenciais capacidades mas é preciso entendamos a que fins se essas faculdades
essas habilidades estarão elas cumprindo o seu verdadeiro papel na criação se estiverem única e exclusivamente a serviço do nosso egoísmo dos nossos interesses materiais apenas ou seria a criação como um grande conserto em que todos os nossos potenciais estarão ou deverão estar então a serviço desse Elo que une todas as coisas nesse grande conserto esse Elo esse laço Divino é o laço do amor então tudo que nós desenvolvemos tudo que nós angamos em termos de conhecimento de habilidades de possibilidades diz Paulo para que cumpra o seu devido papel na criação deve estar a serviço do
amor é aí que nos qualificamos de fato é aí que nos engrandecemos porque estaremos então cumprindo o nosso papel na criação nota harmoniosa no conserto Divino todos regidos por essa Mística Sublime por essa força a mais poderosa de todas a força do amor O amor é a única força que confere eternidade ao que fazemos o tempo só conserva e só desenvolve aquilo que de fato fo foi feito por amor o que não foi feito por amor sedou tarde o Tempo há de consumir há de levar de modo que o amor é o único Portal é
o único selo que transfere o que fazemos o que buscamos para o plano da eternidade porque a força mantenedora da vida por isso Paulo fala se eu tivesse todos os dons todas as ciências e mesmo uma tal confiança uma tal fé a ponto de transportar os montes se isso não estivesse a serviço do amor nada teria conquistado ainda efetivamente porque o tempo haveria de consumir aquilo que não foi feito por amor Em Nome do Amor visando o amor e então ele prossegue dizendo E ainda que desce todos os meus recursos para os pobres para o
sustento dos pobres e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado por uma causa por exemplo se não tivesse caridade se não tivesse amoro de nada me aproveitaria porque na lógica da Criação Divina dentro da Sabedoria das leis estabelecidas por Deus o que mais vale de fato não é propriamente o ato em si mas aquilo que nutre o ato aquilo que o inspirou a intenção por detrás claro que o ato tem algum valor mas o que realmente qualifica o ato e d a medida do seu valor é a intenção ou o sentimento que o
nutre que o Gera nós vemos isso de maneira muito clara expressa por Jesus nós vemos isso expresso por Jesus de maneira muito clara naquela passagem do óbulo da viúva ali junto ao templo no gazofilácio do templo onde eram feitas as doações compareciam muitos doutores da Lei figuras prestigiosas lá de Jerusalém e deitar ali muitas e muitas moedas verdadeiras fortunas em geral fazendo questão de serem vistos quanto mais moedas mais barulho mais atenção chamavam para si em torno daquilo que ofertavam de repente surge lá uma Senhorinha com duas moedinhas e as ofertas Jesus então chama a
atenção dos discípulos e diz vos digo em verdade que esta mulher deu mais do que todos eles porque deu daquilo que lhe faltava com isso Jesus exalta o valor da renúncia do sacrifício de um amor além de qualquer interesse ou mesmo das necessidades mais básicas ainda assim pensava aquele coração em partilhar portanto aquele amor conferia aquelas duas moedinhas um valor muito maior do que todas aquelas fortunas deitadas antes no gazofilácio e fica a lição Imortal para os séculos ajudando-nos a compreender aquilo que de fato qualifica o que nós fazemos sejam as palavras que venhamos a
proferir sejam os atos que venhamos a ofertar sejam o simples olhar que pemos entregar a alguém o amor é que conferirá o determinado ou devido valor àquela atuação então nós resgatamos essa carta de Paulo esse hino de Paulo em torno da caridade para já começarmos a entender de fato que a caridade Ela será sim Santa Sagrada preciosa em todas as suas formas de expressão mas nós precisaremos entendê-la mais a fundo dentro do concerto da criação e sobretudo para nós espíritas entender a caridade vendo ou tendo por pano de fundo o que seja o processo em
que nós estamos inseridos o processo de evolução aquilo a que nos destinamos qual a grande meta da Vida Qual o grande propósito da vida a caridade sendo uma força assim tão importante estará a serviço desse propósito estará a serviço dessa meta Então a partir do momento em que eu entendo essa meta e entendo que a caridade Deva estar a serviço dela aí eu vou começar compreender melhor qual a grande finalidade da caridade no concerto da vida ela será sim Sagrada em todas as suas formas de manifestação mas é preciso entendamos a sua finalidade maior dentro
da vida e é para isso Ou visando isso que nós reunimos o evangelho e o espiritismo para que a partir dessa perspectiva que temos agora da vida da evolução conforme o espiritismo e conforme o evangelho entendamos melhor o papel da caridade não só junto à vida junto aos outros corações mas principalmente junto a cada um de nós dentro de cada um de nós caridade a serviço da transformação do ser a caridade a serviço do alcance do objetivo da vida que será o nosso aperfeiçoamento e a nossa integração a esse grande conserto da vida então é
dentro desse Prisma que nós vamos analisar o tema fazendo essa amarração entre a caridade e a jornada de cada um de nós a luz do Espiritismo porque não foi por acaso que Kardec Cunha a frase que é para nós espíritas todos nós Um grande lema fora da caridade não há salvação e aqui a gente precisa entender o que Kardec inspirado pelos espíritos quis dizer com isso e como já vimos em Paulo todas essas coisas estarão muito bem amarradas e muito bem conectadas salvação à luz do Espiritismo ganha uma outra conotação um pouco distinta daquela que
teve na concepção mais tradicional da teologia na visão mais tradicional a salvação seria alcançada se nós cumpriremos determinados ritos determinados digamos sacramentos ou determinadas práticas e então isso garantiria A nossa condição de bem-aventurados podendo partilhar lá o nosso lugar ao céu podendo alcançar o nosso cantinho nas esferas celestes ou sublimadas a doutrina espírita em nos trazendo conceitos como reencarnação que é uma lei da vi né quer queiramos ou não em nos apresentando o processo como sendo algo mais longo como sendo algo mais gradual no transcurso do tempo vai ressignificar naturalmente o que seja salvação ainda
será sempre a mesma meta o espírito buscar se aproximar tanto quanto seja possível cada vez mais de Deus Paulo traduziria Isso numa frase que está em O Livro dos Espíritos Questão de número 100 gravitar para a unidade Divina Eis o fim da humanidade então que que é salvação o que que é a meta que nós vemos no horizonte gravitar para a unidade divina ou seja cada vez mais estarmos mais próximos do criador gravitando em torno desse centro do universo em torno dessa causa primeira em órbitas mantidas pela força gravitacional do amor e da caridade recentemente
inclusive fizemos uma reflexão nesse sentido as órbitas do amor então sendo Deus esse Grande centro da criação todos os seres todas as coisas no transcurso dos milênios incontáveis vamos nos dirigindo a ele buscando gravitar em torno dele em órbitas de amor cada vez mais próximos em uma comunhão cada vez mais estreita isso portanto é a meta isso seria salvação só que a luz do Espiritismo Esse é um processo feito em várias experiências na matéria ou fora dela não temos só uma experiência aqui no mundo ou no plano físico para concretizarmos já essa comunhão é algo
que se dá no transcurso de muitas e muitas existências Então isso é a salvação algo a ser construído pela criatura com o auxílio do Criador só que para que nós consigamos manter esse rumo digamos assim esse Norte para que não percamos de vista esse objetivo precisamos compreender as leis divinas por isso estudamos precisamos nos associar às leis divinas e por isso buscamos nos transformar buscamos construir em nós virtude buscamos nos moldar aos valores apresentados pelo evangelho porque essa é a garantia de que estaremos avançando em direção ao objetivo de modo que nem ninguém alcançará a
salvação sem transformar-se ninguém chegará a essa meta superior ou Suprema da criação sem transformar-se transformação essa que nasce do estudo da compreensão das leis divinas mas que nasce também fundamentalmente da nossa renovação do modo de sentir que por sua vez representa uma renovação no modo de agir no modo de viver este o processo em que todos estamos inseridos então quando Kardec fala juntamente com os espíritos que fora da caridade não há salvação ele está nos dizendo em verdade que associarmos à caridade entendendo a sua função na criação é o caminho mais seguro para alcançarmos a
meta da vida se nós entendemos O que é a caridade e se nos dispusermos a agir conforme ela conforme o que el nos ensina Esse é o meio o caminho mais seguro para alcançarmos aquilo a que estamos destinados a comunhão com o criador a salvação ou a felicidade o reino de Deus em nós esse aliás é um dos principais temas de Jesus no Evangelho se perguntassem para nós qual o principal tema principal mensagem do Cristo no Evangelho o advento do Reino de Deus é chegada a voz o reino de de Deus claro que muitas outras
falas dele embora não mencionem diretamente o reino vão girar em torno desse tema e o que que é o reino para o Cristo Deus expressa na criatura a criatura expressar a sua natureza Divina alcançar o reino é alcançar a salvação e para chegarmos até lá não faremos sem transformação transformação essa que precisa ser nutrida e orientada então pela caridade pela virtude por Excelência pela força norteadora mantenedora ordenadora de toda a criação então isso vai abrindo Para nós todo Um Novo Horizonte sobre o que seja de fato a caridade e o seu papel em nossa vida
se formos entender caridade a fundo não dá para pensá-la apenas em termos de transferência de recursos materiais de auxílio de natureza exterior que é sim parte importante e fundamental da caridade mas que deve ser como que um produto um resultado e não o objetivo em si não o produto em si eh isso nos faz Recordar uma vida que eu acho que ilustra muito bem o que é esse papel da caridade na transformação do ser para que ele cumpra a finalidade da sua vida da sua existência para que ele avance no sentido do Progresso e da
Renovação e essa vida é a de um personagem muito conhecido no evangelho pelo qual creio todos nós nutrimos um profundo carinho porque muito nos identificamos com ele com o seu processo de transformação estamos a falar de Simão Pedro eu acho que poucas vidas ilustram sim o que seja o papel da caridade na autotransformação de um ser porque há um Simão que se vê ou que vemos antes do evangelho ou logo que ele conhece Jesus e há um Simão que é produzido que é o resultado depois de muitos anos de trabalho na casa do caminho inspirado
pela caridade expressa por Jesus então poucas vidas são um livro assim tão claro e tão direto do que seja o estímulo o papel da caridade na transformação de um ser ou na descoberta do seu dever de se autotransformer nas mãos de Jesus um melhor instrumento cumprindo essa finalidade da vida e há uma história que nos traz Humberto Campos que está no livro contos desta e doutra Vida no Capítulo de número 13 uma mensagem muito interessante chamada a única dádiva e aí conta-nos conta-nos ali Humberto de Campos que certa feita Simão estava muito cansado depois de
mais ou menos 20 dias três semanas trabalhando intensamente junto à multidão Jesus ainda estava encarnado ainda estava junto aos discípulos mas depois de uns 20 dias trabalhando ali bem imerso naqueles desafios né naquelas dores naqueles dramas da multidão que os buscavam Simão Pedro encontrava-se exausto e ele então busca um Recanto a parte onde pudesse digamos descansar um pouco se aliviar pensar então Jesus vai encontrá-lo ali às margens do tiberi contemplando aquelas águas do Lago de genesaré meditativo reflexivo denotando na sua afeição uma certa angústia uma certa trza o mestre Então se aproxima e pergunta que
fazão Simão responde Estou aqui pensando Senhor o mestre Então pergunta estás triste e ele responde muito triste que foi acusam de ladrão porque naquele esforço de ajudar e tudo mais por mais que Simão se desdobrar em auxílio aos Famintos aos enfermos aos necessitados que eles chegavam vez por outra ele topava com expressões de ingratidão calúnias né Eh maledicência informações falsas em torno daquele esforço todo que ele empreendia juntamente com seus colegas de discipulado E isso ainda machucava profundamente seu coração então me acusam de ladrão Senhor Jesus volta-se para ele mas se a tua consciência não
te acusa que tem isso porque Por que iso tem tanta ascendência sobre você se a tua consciência ainda não te acusa E aí esse irmão como que desabafa olha senhor inspirado pela caridade pelo amor que nos ensinaste eu tenho aí me disposto a aliviar os enfermos ajudar aos necessitados no entanto por mais que trabalhemos somos ainda cercados tantas vezes por esse tipo de calúnia né dizem que eu aproveito da ignorância do Povo que eu surrupiados que chegaram de Jope quando de repente começou a surgir lá a correr informação de que eu havia surrupiado a maioria
dos dos mantos entregado apenas alguns poucos aos necessitados enfim Simão vai ali né desdobrando desvelando o coração aflito ante aquelas frustrações que vivia e chega a dizer numa frase assim muito marcante olha mestre 20 dias de multidão pesam muito mais que 20 anos de serviço na barca 20 dias de multidão pesam muito mais que 20 anos de serviço na barca porque estar imerso na multidão para servi-la também dar com as suas imperfeições com as suas incompreensões com a ingratidão com os dramas com as dores humanas que levam as criaturas muitas das vezes a não procederem
de maneira razoável que levam as criaturas muitas vezes a estarem cerradas para qualquer forma de gratidão de mansuetude de gentileza aquele que sofre o coração ainda aflito imperfeito os enfermos dos quais Jesus tanto falou aqueles para os quais ele veio não serão almas prontas não serão em geral almas Virtuosas como nós ainda não temos sido então estar imerso a multidão é extremamente desafiador mas Eis aí a grande escola a grande escola pela qual um Chico passou a grande escola que formou Simão Pedro a grande escola que formou Paulo de tars a escola do mar humano
e que travessia desafiadora é essa singar as águas do mar humano com todas as suas oscilações com todas as tempestades que nos surpreendem ali no contato com os corações humanos e suas dores então Simão denotando ali já uma reflexão muito profunda diz vi dias de multidão pesam mais que 20 anos de serviço na barca isso me faz Recordar um outro Grande Espírito que foi consagrado como sendo Apóstolo da caridade São Vicente de Paulo né benfeitor espiritual de eurp barsan nesta última Encarnação e Vicente Paulo como nós sabemos durante a sua vida foi daquelas vidas assim
absolutamente exemplares em termos de dedicação aos necessitados de toda sorte inclusive inspirou mais tarde a fundação da ordem dos Vicentinos que ainda existe até hoje e é uma das ordens né no seio da Igreja Católica que opera muito esse trabalho de assistência junto a idosos A Órfã necessitados Enfim então foi de fato um Apóstolo da caridade mas conta-se que certa feita ele juntamente com as irmãs de caridade que abraçaram o seu ideal estavam lá servindo o alimento para os necessitados para os afitos que ali chegavam e muitos deles expressando assim mau humor descontentamento a comida
não tá boa não agradecia revoltado reclamava etc etc etc e aí diz que de repente São Vicente se aproxima assim né percebia que algumas delas estavam ali meio incomodadas com aquilo tal ele fala olha muito carinho muito paciência com os hóspedes de Jesus porque eles são exigentes muito carinho muita paciência com os hóspedes de Jesus porque eles são exigentes e foi bem isso que Pedro foi apreendendo na casa do caminho por anos e anos de trabalho a fio que aqueles eram hóspedes de Jesus e que eles até poderiam exigir mas nós não nós os que
já abraçamos o ideal com Mestre já não é mais parte das nossas prerrogativas exigir mas sim compreender Se temos um direito é o direito de compreender o direito de seguir servindo entendendo os dramas e as limitações humanas mas Pedro naquele encontro lá com Jesus ainda não havia se alçado a esse patamar era um coração informação na escola da caridade a Gerar transformação então ele desabafa com Jesus fala isso então Jesus faz a seguinte pergunta para ele Pedro mas nessas últimas três semanas aí nesses 20 dias o que que você distribuiu aí ele fala moedas mantos
túnicas unguentos trigo e peixe é o que nós temos distribuído aos necessitados que por aqui T chegado Senhor e aí Jesus no seu didatismo continua e de onde vieram as moedas vieram de Joana esposa de cuza de onde vieram os mantos vieram de zob não curtidor de onde vieram as túnicas as túnicas Vieram lá de carpo o romano que se dispôs a nos ajudar de onde vieram os os unguentos os unguentos vieram da casa de Zebedeu que os fabrica de onde veio o trigo Simão das searas de Zaqueu que nos tem auxiliado De onde veio
o peixe Simão da nossa pesca das nossas pescas e então Simão e aí O Pedro ficou sem entender que que eu devo entender por isso Senhor você deve entender Pedro que nós só distribuímos aquilo que nos foi ofertado aquilo que de alguma maneira chegou até nós para que distribu em favor dos que necessitam em outras palavras tudo isso que você ofertou a esses corações Pedro antes foi ofertado a você de alguma maneira enfim foi só uma transferência A Divina bondade conjuga as circunstâncias da vida e confia noos de um ou de outro modo os elementos
que nos cabe movimentar nas obras do bem então aina bondade a causa primeira de todas as coisas é quem conjuga a circunstância mobiliza os recursos fazendo com que cheguem Até nós para que nós então simplesmente os distribu nas obras do bem aos que necessitam Mas você mencionou que serve Simão Em Nome do Amor Não É sim mestre servimos Em Nome do Amor Pois lembra-te então que o amor não relaciona calúnias nem conta de sabores nem conta sarcasmos e aí Simão sente o choque daquela resposta né porque talvez ele pensasse que ele estava distribuindo que aquilo
provinha dele ou deles naquele movimento Inicial mas na verdade eles foram somente mais um elo na cadeia que provinha de Deus um elo que soube fazer a parte que eles cabia dentro daquela corrente então Simão tem um choque de diante daquela reflexão em torno dessa natureza mais material do auxílio e Jesus conclui a sua reflexão dizendo Simão os recursos de natureza material passam de sítio em Sítio de mão em mão mas em Essência Nenhum de nós pode dar esse Ou aquele patrimônio material senão o próprio criador que nos empresta esses recursos gerados por ele mesmo
na cri então recurso material gente não é propriamente algo que nós damos é simplesmente uma transferência passa de sítio em Sítio de mão em mão é empréstimo de Deus que chegou até nós e que nos cabe então fazer circular na dinâmica da vida e estará começando a compreender a sua função na vida o que seja a caridade aquele que faz isso ser l a contento que já tem um olhar em relação aos necessitados aos Aflitos Mas isso ainda é a superfície da questão é o trabalho assim mais Inicial aprender a dinamizar as coisas que chegam
até nós conforme os desígnios de Deus porque se nós pararmos para pensar as almas que mais ofertaram no mundo a caridade Elas não tinham Muitas delas quase nenhum recurso material mas o que fizeram bem fizeram circular aquilo que chegou até elas pensa no Chico Xavier quanto de patrimônio Chico Xavier Tinha quase nada agora quanto ele circulou junto aos Aflitos e aos necessitados que o buscavam e obav porque é isso quando o alto entende que tem um coração que já se vê ass inconsciente nessa dinâmica nesse intercâmbio da vida o alto direciona recursos para lá para
que os recursos dali sejam distribuídos Então as grandes almas que muito fizeram em termos dessa caridade material mesmo o fizeram simplesmente distribuindo Que recursos que chegaram até elas recursos esses que para ali foram direcionadas por uma outra coisa por um outro valor que ela que elas demonstravam de natureza mais íntima Então é isso que Jesus tá dizendo a Pedro olha essa caridade Pedro ela é importante ela é louvável mas perceba que ela não alcançou o âmago do seu ser ela tem sido simplesmente um trabalho de distribuição se tem algo E aí Jesus conclui se tem
uma dádiva se tem algo que de fato nós podemos ofertar esse algo é o amor é a dádiva do amor quando nós por exemplo nos sacrificamos e renunciamos por amar se tem algo que podemos dar de nós de fato esse algo é o amor então por isso que a mensagem chama-se a única dádiva recursos materiais fazem parte do mecanismo de atuação da caridade no mundo devem estar presentes em nossa atuação Espírita e nosso movimento Espírita mas nós só estaremos alcançando a caridade na sua essência e no seu âo quando além de transferir recursos que chegam
até nós para serem redes distribuídos nós estivermos dando algo de nós próprios e mais do que isso nós estivermos nos melhorando para dar algo mais para dar algo melhor para ofertar aos outros uma versão melhor de nós mesmos mais Branda mais Gentil mais compreensiva mais acolhedora mais terna enfim mais caridosa uma versão mais caridosa de nós próprios Então acho que essa história em torno da única dádiva ilustra muito bem o que foi a jornada de Pedro por muito tempo ele sofreu nos mistérios da casa do caminho lidando com decepções com com frustrações porque ele achava
que a sua principal tarefa era o alívio de natureza material eram os bens que ele distribuía e por não encontrar correspondência gratidão reconhecimento aquilo desanimava por facear ainda as imperfeições humanas aquilo o frustrava Mas a partir de um determinado momento Pedro foi compreendendo com o Cristo com o evangelho que o principal ofertar Era ele mesmo em termos de acolhimento de compreensão o principal trabalho a ser feito era transformar o Pedro impaciente irací duro e áspero no Pedro terno compreensivo aquele que ouvia aquele que escutava o que ofertava um ombro amigo e assim nós fomos vendo
a transformação daquele coração ainda tão bruto digamos assim diamante tão bruto pedra Ainda a ser trabalhada burilada e que foi se convertendo depois Na mesma pedra mas agora uma pedra de sustentação do cristianismo Nascente tudo isso dentro da escola da caridade a caridade entendida em sua finalidade maior fazer-nos melhores para que oferemos algo de melhor a aqueles que com vivem conosco Esse é o âmago Esse é o cerne da caridade como a entendia Jesus ou como no lá apresenta o evangelho por isso quando a gente vai ao Livro dos Espíritos a questão de número 886
tão conhecida de nós e Kardec indaga os espíritos sobre o que de fato seria a caridade como a entendia Jesus Isto é como Jesus nos apresentou a caridade os espíritos nos responderão benevolência para com todos indulgência para com as imperfeições alheias E perdão das ofensas Onde está o que é de natureza material nessa resposta talvez encaixassem ali dentro da benevolência para com todos mas sumariamente né fundamentalmente a resposta diz respeito a questões Morais a posturas do ser de nós benevolência indulgência E perdão são posturas de al Que Nos farão mais compreensivos que Nos farão mais
sensíveis sim à necessidade e as dores dos outros e que por isso então nos motivarão também ao alívio material ao suporte material mas percebamos a caridade material Ela será então um produto um resultado de uma caridade anterior da caridade na sua essência mais fundamental que diz respeito ao ser sensibilizado tocado pelo evangelho e que então faz a caridade Agora perpassar toda a sua vida porque na caridade de natureza mais material ela pode estar ainda muito circunscrita a um dia da semana a um horário de distribuição a o momento de uma tarefa agora a caridade mais
fundamental a que diz respeito ao ser e ao modo de ser é a Sá de perpassar a nossa vida como um todo então não será mais caridade só no dia da distribuição da sopa não será mais caridade só no dia de distribuir os remédios aos enfermos será caridade em cada conversa em cada relacionamento em cada postura em cada dia em cada passo o ser transpira respira caridade por isso a espiritualidade nos fala tanto dessa nova perspectiva em torno da caridade quando por exemplo Emmanuel nos afirma que a caridade independe da bolsa porque é fonte nascida
do coração ou quando André luí nos diz que a caridade Não é uma palavra que fala mas uma força que irradia e poderíamos complementar a caridade Não é algo que distribui apenas mas é algo que irradia-se de uma alma porque essa caridade mais fundamental ela passa a permear toda a vida do indivíduo e é o que cardec inclusive vai comentar nessa questão 886 de Livro dos Espíritos a caridade mais do que mola ou auxílio de natureza material Ela será algo que marcará que estará presente daí por diante em todas as relações do indivíduo em todas
as relações do Espírito essa a caridade que Pedro foi descobrindo no transcurso do seu trabalho do seu serviço com Jesus uma caridade que marcaria a sua relação com todos os colaboradores da casa do caminho a caridade que mais tarde o inspiraria a vir positivamente ou favoravelmente a acolhida de Paulo que voltava lá do OAS de Dan quando muitos companheiros não queriam acolhê-lo temendo a natureza daquele indivíduo ou daquela proposta Pedro Então faz uma intervenção porque eles levantam um assunto lá na reunião né ó Será que não é uma armadilha Será que ele não é um
Lobo Disfarçado de cordeiro que tá querendo mais uma vez adentrar aqui a nossa casa para gerar complicações então na reunião que foi feita ali em que estavam presentes Pedro Barnabé Tiago eh e outros que faziam parte da casa do caminho surgiram basicamente dois lados um que defendia digamos uma prudência mais excessiva fala Olha eu acho melhor a gente não acolhê-lo não recebê-lo pode ser que seja uma armadilha e um outro lado já mais inspirado pelo coração um lado esse formado por exemplo por por Barnabé que dizia pois bem convenhamos ainda que seja uma armadilha vamos
supor que ele seja de fato um lobo na pele de cordeiro o que nos manda o evangelho matar o lobo ou pensar nas possibilidades de domesticação Olha a inspiração de Pedro No Clima da caridade aplicada em toda circunstância ainda que ele seja o Lou feroz que intente noos destruir que nos orienta o evangelho a fazer diante do lobo que surge próximo ao redil eliminá-lo ou pensar nas possibilidades de domesticação e foi esse o argumento que venceu Barnabé Então se propõe eu vou lá pode deixar que eu vou lá e encontro Paulo a época Ainda Saulo
na hospedaria em que ele estava e assim surgiria aquela amizade que seria tão importante para a história do cristianismo porque Eli já tínhamos um outro Pedro não o Pedro mais eh exclusivamente preocupado com aquele auxílio de natureza material mas um Pedro que buscava trazer agora amor em tudo que ele pensava em tudo que ele projetava em cada relação que estabelecia ele ia inspirado pela caridade a caridade que o havia transformado que o havia aproximado cada vez mais de Jesus isso tudo portanto nos aponta amigos para a caridade essencial caridade essencial é inclusive o título de
uma mensagem do nosso querido Emmanuel que está no livro Vinha de Luz Capítulo de número 110 nós já entendemos que se a finalidade da vida é comungarmos com Deus nos aproximarmos cada vez mais dele e que não o faremos sem nos transformarmos nós já entendemos então que que a principal finalidade da caridade na vida é transformar os seres auxiliando corpos no processo mas transformar os seres espirituais que somos principalmente e em primeiro plano aquele que se faz o ar Alto da caridade aqueles que se dispõem a servir dentro do programa da caridade então se a
caridade tem como finalidade primordial transformar os seres aproximando-os da sua natureza Divina que é por Excelência uma natureza de de caridade né uma vibração de caridade então Emanuel nos traz essa reflexão no livro Vinha de Luz 110 chamada caridade essencial em que ele vai comentar um trechinho numa epístola de João segunda epístola de João ela só tem um Capítulo Versículo 6 em que lá está dito né e o amor é isto ou e a caridade é isto que andemos segundo os seus mandamentos então João escreve em uma de suas epístolas o amor é isso andarmos
segundo os seus ensinamentos a caridade é isto andarmos segundo os seus ensinamentos ensinamentos de quem do Cristo Então veja que definição bem distinta de caridade né que que é caridade é o trabalho de assistência trabalho de não caridade é andar pelos Passos do Cristo nos passos do Cristo teve assistência material aos enfermos aos Aflitos teve então é parte da caridade Mas a vida dele se resumiu a isso como não incorporar a essa nossa compreensão do que foram os seus passos a benevolência a indulgência o perdão a toda prova a paciência a compreensão então isso também
e fundamentalmente é caridade então ao comentar esse Versículo Emanuel vai começar dizendo assim olha em todos os lugares em todos os tipos de atividade a caridade será sempre em todas as suas expressões uma uma fonte Divina das bênçãos do Senhor porque bastaria indagar ao que recebe o recurso o quanto aquilo lhe alivia a quem tem fome a Quem tem sede a quem não tem o medicamento está enfermo Ou aquele que recebe a luz do conhecimento aquilo para ele chega como sendo uma fonte Divina de bênçãos algo que veio de Deus passando por uma outra vida
chegando até a sua então em todas as suas maneiras de se expressar a caridade será sempre uma fonte Divina né daquela que oferta pão al famento água ao sedento remédio ao enfermo luz ao que se encontra nas trevas da ignorância tudo isso formas dentro desse caleidoscópio Divino da caridade só que emano diz mais ao final antes dessa caridade que se manifesta exteriormente nos mais variados setores da vida nós precisamos estar atentos à caridade essencial E aí prossegue ele trata-se da caridade de pensarmos falarmos e agirmos segundo os ensinamentos do divino mestre no evangelho é a
caridade de vivermos verdadeiramente nele para que ele viva em nós então Emmanuel assim define a caridade essencial aquela que tem o maior potencial de nos transformar porque nos configura Cristo nos faz nos aproximarmos dele é a caridade de vivermos nele para que ele viva em nós porque gente quando nós olhamos essas grandes vidas no seio do cristianismo que passaram pelo mundo e arrastaram Multidões e ainda hoje despertam lágrimas nos corações que delas se recordam por que eu conseguiram o que nelas tinha assim tanto poder tanto poder de tocar de atrair de fazer gravitar em torno
dessas vidas tantas outras vidas que se associam a um trabalho como a essas vidas chegavam tantos recursos que eram então distribuídos dinamizados no contexto da vida o que essas vidas possuíam e a resposta aqui conforme manana é simples elas possuíam algo mais da presença de Jesus quanto mais há do Cristo numa vida mais essa vida se torna um polo de gravitação atraindo não só outras vidas que abraçam aquele ideal como até mes mesmos recursos para que a causa e o trabalho se efetue por isso que naárea do cristianismo e diríamos mesmo do Espiritismo enquanto evangelho
rede Vivo a preocupação gente com números e recursos deve ser das últimas porque se nós estivermos preocupados em apresentar Cristo em nossa vida as pessoas e os recursos chegarão ou alguém duvida disso depois de um Chico Xavier depois de um apóstolo Paulo depois de um Simão Pedro nós ainda duvidamos disso da possibilidade do Amor Cristo manifesta em uma vida de arrastar outras vidas à causa do bem nós ainda duvidamos disso então se tá faltando pessoa e recurso é que tá faltando mais Cristo em nós mais caridade essencial em Nós antes de pensarmos na caridade de
natureza exterior se soubermos acender mais dessa chama não há como a luz atrai o amor puxa o amor faz gravitar porque corações que mal tinham recursos para se manterem conseguiram mobilizar possibilidades de auxílio a milhares milhões de criaturas no espaço e no tempo vi de o apóstolo Paulo gente em tempos de tamanhas restrições materiais era tudo tão mais difícil né não tinha nem perto de teal como WhatsApp para convidar trabalhadores rede social para divulgar o trabalho não tinha nada disso e no entanto onde ele passava as almas como que se sentiam atraídas a gravitar em
torno daquela luz como aquelas mariposas à noite quando se acende uma luz logo se forma aquela órbita no entorno num tempo em que a comunicação era tão mais restrita a locomoção era tão mais difícil almas como essa conseguiram mobilizar milhares no entorno lá do Mediterrâneo efetuando uma obra que prossegue pelos séculos a tal ponto Eu sempre tenho citado isso nas palestras eu me lembro de um registro que está no livro Deus conosco Emanuel falando dos bastidores do livro Paulo Estevão e ele comenta assim olha desde que nós manifestamos esse propósito de fazer a biografia de
Paulo aqui no mundo espiritual nós temos sido bus ados por muitas e muitas criaturas que gostariam de deixar o seu testemunho de gratidão a Paulo junto a essa obra então Comerciantes de Colosso pessoas da tessalônica de Éfeso de Corinto passados 2000 anos quando souberam lá no mundo espiritual que estava sendo empreendido um trabalho de biografia do apóstolo procuraram saber quem estava fazendo e queriam falar com esse alguém para deixar o seu relato de gratidão por quê Porque o am atrai porque Paulo expressou de tal maneira o Cristo que as almas queriam estar próximas dele porque
no fundo querem estar próximas de Jesus e é o que Chico mesmo dizia toda essa multidão que veio me ver não está aqui senão por saudade de Jesus Essa é a caridade essencial a alma que vive nele sua vida irradia seja caridade a caridade material será um subproduto de uma alma que irradia esperança que irradia fé que irradia ternura que irradia acolhimento com um simples olhar com um simples gesto de escutar Então não é mais uma caridade circunscrita a tarefa da distribuição não é mais a caridade de um dia da semana é uma caridade agora
que por onde a alma passa ela esparge aquele perfume e assim Paulo definiria o verdadeiro Cristão somos chamados a ser no mundo o bom perfume de Cristo A alma que respira nessa caridade essencial é no mundo o bom perfume de Jesus sua presença é disputada sua aura seu magnetismo atraem e consolam por si os gestos são só a consumação de algo que começou antes mesmo da primeira palavra os que chegavam lá a Uberaba ou a Pedro Leopoldo e puderam depois relatar diziam que o atendimento começava muito antes já na fila pela simples irradiação daquela alma
Ou aquele exemplo de renúncia de estar ali em meio àquela multidão sem desfalecer sem desanimar compreendendo o peso que é estar entre a multidão Como disse Simão Pedro Por isso continua dizendo sem esta caridade a essencial poderemos levar efeito grandes serviços externos alcançar intercessões valiosas espalhar notáveis obras de pedra no entanto nos instantes Supremos de testemunho de fé dentro de nós mesmos estaremos vazios e desolados na condição de mendigos de luz Então olha o que tá descrevendo sem a caridade essencial que é Cristo Vivendo em mim a orientar cada ato cada palavra eu até posso
erguer notáveis obras de pedra alcançar a gratidão de muitos a quem auxiliei materialmente posso né ter essa intercessão valiosa como ele aqui falou no entanto em mim mesmo nos momentos em que for chamado ao testemunho e nos principais testemunhos nós sabemos seremos nós com Deus por mais temos corações queridos ao nosso redor o testemunho quem o conhece é cada um é cada um com Deus nos instantes Supremos de testemunho estaremos vazios e desolados na condição de mendigos de luz aqueles que até espargir muita luz a outra hein mas que não acenderam em si mais ou
menos como se deu o irmão Jacó acendeu muitas luzes na noite da ignorância de muitos espíritos encarnados com os quais Ele conversou acendeu muitas luzes porque foi um dos principais patrocinadores do livro espírita junto à Federação Espírita brasileira irmão Jacó que foi Frederico figner lá do livro Voltei acendeu muitas luzes mas no instante de testemunho no ato da sua desencarnação Ele percebeu que ainda lhe faltava luz interior havia ofertado essa caridade na sua expressão mais interior mas ainda não havia trabalhado devidamente a caridade essencial Cristo vivendo nele para que ele expressasse a vida de Cristo
ao mundo e por isso passou lá pelas lutas como a gente vê nessa obra tão interessante as lutas do mundo espiritual as dificuldades com a própria desencarnação todo um processo de reajuste do lado de lá para poder voltar à tarefa mas ali está bem ilustrado para nós o que seja a caridade essencial a perdão a caridade essencial não sejamos pois aqueles que sabendo onde já está o Manancial da água da vida a tomemos a distribu aos outros decedent a muitos e não decedent a nós próprios não sejamos aqueles que portadores da luz do Facho luminoso
que o espiritismo coloca em nossas mãos não sejamos aqueles que distribui o facho a outrem e não acendemos em nós próprios em nós no mundo interior a devassar o nosso mundo íntimo com a luz do Evangelho de Jesus para os trabalhos de autotransformação que se fazem fundamentais não sejamos aqueles que morramos de fome tendo distribuído tanto pela ausência do banquete do Evangelho de fato em nosso coração isso é a caridade essencial a caridade que realmente cumpre a função primordial que ela tem na criação transformarmos para sermos mais próximos do Cristo e ofertarmos a vida algo
mais de Jesus Essas são as almas que ao longo dos séculos têm feito a vida rodar T dinamizado de fato Progresso e evolução porque convertidas em polos atratores em polos de gravitação nas orbitas do amor souberam ofertar ao mundo a luz do Cristo viva nelas para que essa luz então em as transformando pudesse também despertar outros corações para o grande movimento da Vida caminharmos em direção a Deus gravitar em torno dessa unidade Divina sendo assim fora da caridade não há salvação mas lembremo-nos como nos diz Emanuel que a caridade que Salvará o mundo há de
Primeiramente regenerar a nós próprios que o senhor a todos nos abençoe e que entendamos que caridade sem autotransformação poderá até nos trazer algum mérito mas longe estará ainda de alcançar o âmago do serviço da caridade em nós e Jesus a todosos abençoe muita luz e muita paz
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