e [Música] fala galera tudo bem João Gabriel com vocês aqui agora para gente falar de sociologia tema de hoje não temas sobre um dos Franceses um teórico da tanto filósofo quanto o da área de sociologia muito importante Amado CNI lipovetsky é um dos teóricos o diria assim mais porfiricos o nosso tempo porque ainda tá vivo ainda produz bastante e o autor bastante atual Então antes de começar minha aula aquele grande convite para você se inscreva no canal do Brasil escola deixa o senhor ativado para receber nosso notificações E não se esqueça Se gostou da minha
aula manda um comentário Generoso aqui embaixo e [Aplausos] é bom galera então lipovetsky lipovetsky Gilles lipovetsky alguns teóricos importantes no nosso tempo o autor vivo ainda que produz ainda bastante no campo das ciências humanas a diria que a obra de lipovetsky francês que nasceu em 1944 é uma obra que dialoga com muitas áreas dialogaria para vocês ter uma simples ideia com Campos da filosofia com Campos da história né Muitos historiadores utilizam né alguns conceitos e projetos que aqui no campo das ciências sociais Porque fala de relações sociais contemporâneas qualquer forma o autor que né tá
aí dialogando dançando com várias áreas do conhecimento e conversa outra hora que faz seis e se insere com muitas eu diria interpretações sobre a realidade contemporânea muitos autores chamam ele de pós-moderno Apesar de ele próprio é não se designar assim se alto designar assim mas o qualquer forma nippovet tem duas grandes eu diria influências ao sua forma de pensar o lado Alex de tocar viu um dos maiores e mais importantes historiadores da Revolução Francesa que teve preocupado muito com as questões culturais né com as questões simbólicas da revolução não aquela leitura economicista e tal e
do outro lado também Jan Frans O alho botar um dos teóricos considerado um dos Pais o pensamento pós-moderno na filosofia qualquer forma estaria eles lipovetsky situada entre dois grandes autores o tema da hipermodernidade para gente seguir direto aqui nessa aula é justamente tratado por as condições da realidade contemporânea nem provérbios que desde os anos 70 e 80 já vi escrito alguns conceitos alguns textos né onde a palavra a hipermodernidade aparecia mas esse conceito essa expressão só se solidificou após a queda do muro de Berlim após as mudanças Profundas bastante rápidas né rupturas que a sociedade
passava e 90 para cá é um conceito que se encaixa perfeitamente quando nós vamos falar sobre mundo virtual sobre o sociedade virtual então a Cyber cultura no ambiente da internet o mundo das redes né assim por assim dizer se encaixa perfeitamente esse consciente hipermodernidade qualquer maneira é preciso entender que o mundo pós-guerra fria que essa realidade no qual nós vivemos agora é uma realidade disforme né é uma realidade de rápidas mudanças no mundo acelerado é a era da globalização como alguns teóricos lá na geografia fazendo aqui um diálogo lá com a professora Larissa são parte
da chamada quarta era da globalização mundo digital Então esse é um mundo que ele projeto que vai trabalhar esse é o mundo que ele pudesse que produz então agora é fundamental de nossa parte tentar entender as características do que lipovetsky entende da hipermodernidade por quê que nós vivemos em tempos hipermodernos os pós-modernos vamos lá vamos dialogar sobre isso as duas obras que lipovetsky escreveu que trata nesse tempo aí para modernidade manda ser a mente com o mesmo conceito né são primeiro a era do vazio publicado lá nos anos 70 né os ensaios sobre o individualismo
e tal que ele escreveu nos anos 70 que já era uma espécie de Prelúdio desse pensamento de lipovetsky da forma com um homem né é o homem dos anos do século 20 do Século 21 seria e ao mesmo tempo uma outra obra dele que é tempos hipermodernos escrito em coautoria com Sebastian Carles também o teórico francês esses dois livros e aí eu estou indicando para você aí a lei ele buscar são as bases da compreensão do que que é hipermodernidade primeiro antes de entrar nas principais características Vamos tentar fazer um esboço geral hipermodernidade a própria
palavra que nos de tem uma uma concepção de exagero o império ptah assim é algo que é comum normal né aquilo que é perene vamos imaginar algo exagerado segundo aspecto hiper não é posse porque quando você fala pós-modernidade está se falando a ideia de que já foi superada modernidade o que não pode é diz que ver é que o mundo hipermoderno é um mundo da do desenvolvimento radical exagerado da modernidade é o mundo do crescimento exacerbado do que é ser moderno vejo se a modernidade caracteriza-se né Por valores do consumo e Aliás toda sociedade uma
sociedade do consumo o mundo hipermoderno é o mundo hiperconsumo do exagero do consumo Então pensa quando a lipovetsky usa a expressão hipermodernidade ele se diferencia de muitos outros autores Primeiro vamos lá se diferencia do Bauman né eu lembro que já deu uma aula aqui para vocês sobre isso sobre modernidade líquida né que é um tema importante ele se diferencia dos pós-modernos ele vai se diferencia e nos autores estruturalistas quer dizer o pensamento de lipovetsky convoca-se a ideia de que o mundo hipermoderno é o mundo do exagero mas veja o mundo exagero é o mesmo tempo
o mundo do efêmero o que que é efêmero a tudo que é fluído aquilo que é rápido aqui não quer curto vamos imaginar a carreira de cantores né no nosso tempo Século 21 ela tem que ser muito efêmera Porque se ela não for consideravelmente uma carreira de muitas músicas ao mesmo tempo onde aquilo que é novo rapidamente fica velho ele tem que ser efêmero hora é uma sociedade do descarte onde tudo que se produz tende a ser obsoleto programadamente em curtos espaços de tempo então quando lipovetsky utiliza a expressão hipermodernidade e tá usando um paradoxo
interessante que é ao mesmo tempo uma cidade do hiperconsumo da hiperprodutividade é no exagero é e ao mesmo tempo uma sociedade de tudo é femero rápido passageiro onde as coisas que hoje são novos logo caducam a gente pode pensar pegando uma um exemplo muito comum noticiários Se você entra em site de notícia e até mesmo aqui no YouTube nessa plataforma você ver o quanto que isso aqui é alimentado a todo segundo todo momento e tudo que é novo torna-se velho Quando você pensa em música né e o particularmente gosto de autores por exemplo os anos
50 60 e ali é a gente pode pensar Nossa são velhos mas veja música que durou 50 anos ela tem uma característica de ter uma qualidade duradoura hoje nós podemos falar de músicas que são de dois anos publicadas e a São vistas por Grande para a sociedade com músicas antigas com música velho então a noção de velho de novo no mundo hipermoderno se alterou e é justamente nesse aspecto do efêmero do passageiro e no exagerado que nós estamos considerando aí para é um ponto aqui de aprofundamento rápido para nós é quando nós vamos pensar a
respeito também na nossa da sociedade do consumo toda a sociedade consome mais ou menos em maior grau menor grau no entanto o mundo da sociedade dos da hipermodernidade disso lipovetsky é a sociedade narcísica é a sociedade por exemplo do amor-próprio exagerado é uma sociedade do hiperconsumo onde felicidade leva o som de hedonismo amor o prazer se confunde com o hiperconsumo então geralmente entende que o indivíduo feliz e o padrão de felicidade para o nosso tempo é o padrão de um hiperconsumo uma sociedade que consome exarcebada mente de maneira exagerada sem consequências sociais por ter futuro
hora mocidade da imagem o mundo da aparência o mundo que com certeza valoriza não necessariamente A Essência mas aparência da realidade o mundo hipermoderno as próprias palavras o lipovetsky que é a sociedade da sedução porque sedução né Nós não estamos falando aqui de uma prática de amor mas o seduzir é por exemplo conquistar e o ato de conquistar não significa a permanência depois do conquistar mas simplesmente está conquistando todo momento e o exemplo bom que ele dá é quando as pessoas as propagandas a propaganda ela tem como grande característica o convencimento atividade uma retórica persuasiva
que vai fazer do indivíduo ser seduzido é o mundo da aparência Porque além do imediato é um mundo de uma competição imensa veja que nos horários nobres né de uma TV vamos pegar com exemplo bem banal a TV você tem um ato de competição né dessas grandes empresas do sistema de consumo muito grande só gente pega a internet é uma competição e dos próprios indivíduos as redes sociais principalmente essas no pau gente tem a característica de mostrar que é o indivíduo em si não é a característica de mostrar quem é ser próprio é tipo A
um mundo mais bonito a foto no close mais bonita aparência melhor aquela vida mais feliz ou pelo menos Na aparência mas feliz esse tipo de sociedade é o mundo a hipermodernidade o problema que lipovetsky que não vê outra saída o que ele vê é uma aceleração tão grande do tempo do mundo tão imediato que a sociedade ela já mostra inúmeros fracassos mas ao mesmo tempo ela me mostra inúmeros fracassos mas ela também tem um poder muito grande de se reconstruir então ao mesmo tempo que ela entra em crise ela sair da crise e fortificada essas
crianças tendem a ser cada vez mais simples e mais rápidos é bom galera Essa foi a minha visual para vocês sobre intermodalidade conceito de Guinness de conversa se você gostou da minha aula um likezinho por favor um comentário Generoso aqui em baixo não se esqueça também de comprar o Brasil Escola nos podcast toda semana nós temos muita coisa boa gratuita nas plataformas como dizer Spotify Apple podcast Google podcast beleza Muito obrigado pela sua audiência e aguardo a nossa próxima vídeo aula 1 [Música]