[Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] boa noite sejam bem-vindos à nossa Live hoje e vai ficar bem bem complicado bem né quente hoje a discussão hein hoje a gente está aqui com saião com Áquila boa noite Boa noite Souza e boa noite Israel e para todo o pessoal que já já está interagindo aqui com a gente bom acho que a conversa hoje de fato tem muito interesse muita dúvida envolvida Boa noite Suzi Boa noite Áquila Olha o pessoal pode ficar aí antenado animado divulgue para os seus amigos a gente só pede que você não seja
arrebatado antes do final do nosso encontro aqui aliás Suzi quando a gente começou aqui eu tava procurando seu via onde é que tava o Áquila eu até achei que ele já estava arrebatado Mas de repente Eis que nós vimos a aparição e a agenda dele entre nós aqui né e podemos aqui interagir você seja mais do que bem-vindo a mais um momento de ensino reflexão e aprendizado bíblico aqui na nossa Live da IBM eu vou começar então dando uma Suzy Quer fazer alguma observação aí podemos não pode podemos começar eu já ia aí perguntando aqui
né porque na verdade esse tema está falando aqui de arrebatamento mas já faz muito tempo que eu ouço falar disso e agora tá vindo à tona aí muita gente tá perguntando né mandando aí seus questionamentos e falando sobre esse assunto né que é justamente sobre o filme né que tá aí em cartaz todo mundo assistindo e a maior dificuldade a maior pergunta que eu tenho recebido é o pessoal aí falando assim que medo e agora como é que faz se eu for Deixado Para Trás que que eu faço né Então conta um pouquinho para gente
sobre esse assunto né Um pouquinho aí sobre sobre o próprio filme Um Livro né que acho que faz mais tempo do que eu posso pensar ou imaginar E como surgiu tudo isso né se essa ideia Ok Susi vamos lá né você que tá com a gente seja bem-vindo aí para falar sobre esse tema é que tem a ver com o que está sendo discutido né o filme em que tá todo mundo comentando muita gente vendo é um desdobramento né Originalmente chamado left behinds um livro que foi um filme que é um desdobramento de um livro
né de um estudioso do assunto de escatologia chamada que publicou na verdade outros materiais e esse livro chamou muito atenção na verdade esse assunto né tem sentido uma atenção maior desde os anos 80 então há mais de 40 anos aqui o assunto tem sido discutido mas o que que a gente precisa primeiro o assunto de escatologia Milênio tribulação arrebatamento não é um assunto simples e alguém vai dizer ah não mas as coisas de Deus são simples a resposta é não são né a salvação é simples mas o detalhamento teológico aprofundado não é sinônimo de simplicidade
a gente vai ver até mesmo quando Pedro Escreve na sua primeira carta Ele disse que algumas coisas que o nosso irmão Paulo escreveu que são difíceis de entenderem que algumas pessoas estavam entendendo de maneira equivocada errada então o assunto é complexo isso quer dizer que existem várias linhas de interpretação escatológica e a gente aqui respeita o esforço de todo mundo de tentar entender interpretar o texto né e isso é importante porque é o texto B Lico e depois tem decorrência prática na nossa vida então talvez né O que a gente vai ver no filme né
e na literatura semelhante é a gente vai ver uma ideia de que vai acontecer um arrebatamento secreto O que quer dizer isso é que Com base no texto de primeiro Tessalonicenses capítulo 4 verso 17 né quando se fala a lei que nós seremos Arrebatados né na ocasião da vinda do Senhor no desfecho né escatológico aí neotestamentária então A ideia é que de repente quando ninguém tiver esperando antes de acontecer vamos dizer a vinda do Senhor propriamente dita todo mundo que for verdadeiramente salvo vai ser levado E aí surgiu Aquela coisa né quem não for é
como é dito será Deixado Para Trás enquanto tem alguns têm medo de ser Deixado Para Trás outros já estão com a paciência cheia já deixaram isso de lado né e na verdade Deus quer que a gente deixe a vida para ir para frente né então a gente precisa aqui entender e estudar esse assunto o que que acontece na verdade essa visão de um arrebatamento secreto nunca existiu na história da Igreja Primitiva nem na na realidade da igreja vamos assim dizer do período dos pais apostólicos nem mesmo posteriormente ela só surgiu no século XIX e Por
que e como é que a gente entende isso no ambiente europeu particularmente no contexto britânico né quando a igreja cristã começou a enfrentar o desafio de uma sociedade mais secularizada ela adquiriu que a gente chama de um tom muito pessimista enfatizando E que tudo que era de ruim a nossa volta era um Sinal do final dos tempos isso é um alerta importante toda vez em que a comunidade cristã sentiu um ambiente muito desafiante complicado é uma maneira fácil entender a situação rápida era achar que o fim do mundo tava chegando às vezes fazendo isso com
leituras meio apressadas de certos textos bíblicos então foi exatamente John Nelson Darwin é que deu início a uma visão que é chamada pré-bilenismo dispensacionalista pré-tribulacionista né ele acabou tendo uma tentativa que aliás é até respeitável né de olhar todos os textos todas as profecias e tentar montar um cronograma detalhado e quando ele fez isso ele chegou a conclusão que a vinda de Cristo aconteceria em duas etapas uma delas a primeira seria exatamente o arrebatamento da igreja antes da tribulação a visão de JN ela teve muito impacto nos Estados Unidos numa época de efervescência Religiosa e
teve um momento em que muitos seminários e faculdades de Teologia tinham se tornado muito críticos e surgiram muitos institutos bíblicos que acabaram sendo atraídos por essa perspectiva um deles por exemplo foi o famoso Instituto bíblico Mundi Chicago e também mais tarde lugares como Seminário Teológico de Dallas e outros tiveram esse tipo de proposta como ponto de partida que acabou ganhando força por causa da famosa Bíblia de estudo foi um dos grandes disseminadores desse posicionamento e essa Bíblia chegou ao Brasil né aí na verdade nos anos 70 mais de 50 anos e algumas comunidade religiosas evangélicas
brasileiras adotaram essa posição escatológica como sua referência principal portanto na nossa realidade evangélica nós temos muita gente né que tem essa formação básica e que aprendeu né a pensar dessa maneira especialmente depois dos anos 80 que surgiram né muitos e muitos livros materiais sugerindo que as coisas devem ser assim o que nós vamos dizer hoje que isso tem entendimento no eixo da história mas uma análise mais detalhada do texto bíblico e da teologia escatológica vai mostrar para a gente que não é tão fácil assim chegar essa conclusão Então vamos adiante aí com a Suzi com
aquela antes que eles sejam Arrebatados da Live para a gente conversar mais sobre o assunto acho que já que você explicou aí o contexto histórico Saião eu acho que vale a pena a gente entender também um pouco do que significa isso né que quer se dispensacionalismo né muita gente nem sabe do que que é exatamente né e a gente mostrar um pouquinho para o pessoal aí um pouquinho mais explicado aquilo você pode ajudar a gente aí posso pelo menos começar vocês me corrigem nos pontos que precisarem de um complemento aí também bom eu acho que
muitas escolas surgem em torno da explicação basicamente de duas variáveis que a tentativa de construir uma cronologia para a explicação os elementos que são trazidos no livro de Apocalipse enquanto o grande tribulação enquanto Milênio Então a gente vai falar vários nomes assim um pouco estranhos daqui para frente mas vale lembrar que são basicamente duas variáveis Qual é a relação da Igreja e da vinda de Jesus com a grande tribulação e como Milênio então tem aquelas pessoas que acreditam que sobre a grande tribulação Jesus volta pela segunda vez é antes que se inicie esse período da
grande tribulação quando ele volta a igreja é levada com Cristo aos céus e a igreja não passa pelos sete anos de tribulação e aqui eu tô usando a linguagem do livro de Apocalipse mas é interpretação do que quer dizer sete anos tudo mais é uma outra questão mas a igreja não passaria por esse período de tribulação e por isso essa é a escola do pré-tribulacionismo aí vem o nome tem aqueles que acreditam que a igreja vai passar pelos três anos e Meios iniciais que seria a fase menos severa da grande tribulação então esses são os
mídia tribulacionistas a igreja é arrebatada e a fase final da grande tribulação Então não é infligida sobre o polvos Martins aqueles que sofrem por conta do testemunho de Cristo na linguagem de Apocalipse mas estão nos céus com Cristo e tem aqueles que são pós tribulacionistas que acreditam que a igreja passa pelos sete anos de tribulação e que Jesus volta depois desse período da grande tribulação é o arrebatamento a igreja levada aos céus a ressurreição dos mortos e essas pessoas depois voltam com Cristo para iniciar o período do milênio e aí sobre o milênio a gente
tem outra é série de respostas ou interpretações para o que é o milênio e como ele irá acontecer é existe o amilenismo que entende que o milênio é um símbolo é uma espécie de metáfora do texto de Apocalipse que precisa ser lida dentro do contexto do livro mas que não necessariamente representam um período em particular existe o pós melanismo que é um posicionamento que já não é tão Popular hoje mas que é um posicionamento bastante otimista a respeito da do Sucesso da igreja na sua missão de anúncio da mensagem e a Igreja será tão bem
sucedida que chegar a um momento que haverá uma espécie de convencimento Global dos povos a respeito da mensagem do Cordeiro de Jesus e a vinda de Jesus marcaria o fim do milênio então a vinda de Jesus significaria que a igreja cumpriu plenamente sua missão e ela concluiria assim marcaria o fim desse período e existem aqueles que são os pré-milenista a ideia que é como a gente falou do da do arrebatamento da igreja depois da grande tribulação a vinda de Jesus novamente com essas pessoas que formariam o reino na linguagem de Apocalipse novamente reino e sacerdote
que governaria sobre a terra durante um período de mil anos e depois teriam aqueles eventos que são narrados ali também no capítulo 20 de Apocalipse sobre o julgamento do Trono Branco primeiro Satanás é libertou a última vez tem uma grande batalha depois ele é condenado definitivamente e o julgamento do trono branco e aí Apocalipse Capítulo 21 fala do estabelecimento do novo céu e da Nova Terra Então são Várias escolas nomes estranhos pré-tribulacionista também de tribulacionista pois tribulacionista a milenista pós milenista pré milenista mas basicamente são respostas para essas duas variáveis e aí foi a minha
parte da explicação Mas eu também gostaria de fazer uma pequena observação é que é interessante que a gente construiu grande quantidade de posicionamentos baseados em um único texto em especial sobre o milênio a gente só tem a referência ao Milênio explicitamente em Apocalipse 20 Então a gente tem uma escola o grandes estruturas de cronologia envolvendo Milênio como sendo uma das coisas fundamentais da teologia baseado em um único Capítulo da Bíblia quer dizer que a gente não deve considerar o único Capítulo não a gente obviamente deve considerar muito importante a missão do milênio e Apocalipse 20
Mas é difícil construir algo tão detalhado com tantas nuances a partir de tão poucos dados por isso que a gente precisa ser às vezes um pouco também cauteloso com essas sistematizações e esquemas cronológicos envolvendo a tribulação eu me lembro porque precisamos admitir que os dados são bastante limitados agora interessante sairão em Áquila você falou aí de um texto né e dentro desse dessa desse entendimento né você falou do Pré de helenismo pós-milismo né a gente vai entender um pouquinho vai falar um pouquinho mais até do prévio helenismo porque dentro dele tem essas três né outras
interpretações da tribulação né da questão da tribulação e é também onde se encaixa a ideia aí do estacionamento dispensacionalismo Mas assim agora voltando um pouco para os textos bíblicos né vocês começaram aí falando a gente tem uma construção do pensamento aí de uma maneira talvez racional em cima né pegando vários textos mas o que que realmente a Bíblia diz sobre essa questão né do que a gente tá falando hoje sobre a questão do arrebatamento que que a gente pode entender né a gente pode entender eu lembro se a gente pode falar de primeira Tessalonicenses né
um texto bem marcante a gente pode eliminar até essa licenças 4 fala sobre o resto das Trombetas E aí que fala que os mortos ressuscitarão né primeiro e depois nós que estamos vivos aí fala dessa palavrinha bem interessante que é seremos arrebatados com eles nas nuvens né E aí como é que vai ser esse encontro com o Senhor nos ares quando que isso acontece o que que o texto bíblico traz para a gente depois a gente dá um desfecho junto bom o texto de primeira Tessalonicenses 4 os versículos 16 e 17 a sua renda aqui
também para a gente ter todos os detalhes para quem tá ouvindo dizer assim pois dada a ordem com a voz do Arcanjo e o Ressoar da trombeta de Deus o próprio senhor descerá dos céus e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro depois nós os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens para o encontro com o Senhor nos ares e Assim estaremos com o senhor para sempre bom o contexto é que é de Paulo consolando as pessoas a respeito daqueles que dormem ou seja daqueles que já haviam morrido e o temor de Que Se
Jesus voltasse no período que esses que estavam se correspondendo com Paulo Jesus voltasse na geração deles O que seria das pessoas que já morreram e será que eles perderam momento né da glorificação e tal e Jesus Paulo Então tá explicando que haverá ressurreição dos mortos de tal forma que essas pessoas também não serão deixadas para trás em um outro sentido aqui é bom a ideia de arrebatamento aqui é um dos textos mais utilizados para a ideia de que nós somos levados para os céus Em algum momento seja antes no meio depois da grande tribulação e
depois nós Voltaremos para a terra mas existem como a gente explicou um pouco antes sobre Grande a grande tribulação existem outras formas também de ler esse texto uma das formas mais associada com o amilenismo mas também é outros que não se identificam com a milenismo ressaltam alguns aspectos literários importantes que é Paulo costuma misturar várias linguagens e símbolos diferentes tanto linguagem daquilo que é Império Romano porque ele está fazendo uma confrontação de reinos aquilo que o reino do Messias aquilo que o reino de César linguagem daquilo que é a linguagem do Antigo Testamento os eventos
e as profecias do Antigo Testamento e falando isso de uma forma que seja compreensível para o povo grego para a mentalidade gentílica também né E a gente tem elementos interessantes aqui que juntam isso um deles é essa trombeta que soa e o senhor que desce dos céus Isso parece ser semelhante ainda que em parte com o que acontece com Moisés em relação a aquilo que ele recebe da parte de Deus da palavra e desce da montanha existe elementos também do filho do homem que desce dos céus como aparece em Daniel do filho do homem é
que aparece o que é levado em Daniel 7 mas que reaparece em Mateus 24 e em Marcos e também tem o seu paralelo em Lucas então a gente tem uma espécie de junção de elementos do Antigo Testamento expectativas do Antigo Testamento com a ideia de uma aparição real existe a manifestação de um reino definitivo por parte de Jesus nesse momento e existe também uma imagem muito importante na época de Paulo que era quando o Imperador ou o soberano de uma nação de um império ele visitava uma cidade e as pessoas iam ao encontro é desse
Imperador desse soberano um pouco distante dos portões da cidade como uma forma de referência aqueles que vão ao encontro é supostamente por exemplo imaginar que César vai visitar a cidade de filipos então ele seria encontrado próximo aos portões da cidade e depois junto com o imperador eles voltariam para a cidade então quando nós somos levados arrebatado para as nuvens a questão aí é depois é a gente vai para o céu e ficar lá e depois de um tempo Volta para terra ou a gente se encontra com Jesus nas nuvens e volta para terra para iniciar
esse período de um reinado definitivo Então o texto de primeira Tessalonicenses 4 não necessariamente dá suporte para aquilo que a gente vê representado no filme na série de livros Deixados para trás e não necessariamente está falando de uma arrebatamento também definitivo para nós ficarmos no céu durante um tempo indeterminado é mais para demonstrar que existe mais de uma forma de ler esse texto mas definitivamente está mostrando o estabelecimento desse reino e parece usar elementos próprios da literatura do tempo e das imagens do Antigo Testamento que Paulo costuma unir também aliás saiam e Áquila né está
falando aí essa questão acho que uma coisa muito que fica muito clara nessa posição e que eu acho que é o temor de maior das pessoas é se Jesus vai voltar em silêncio né de uma maneira silenciosa e vai arrebatar vai levar a gente sem ninguém saber enquanto todo mundo por isso que a ideia do Deixados para Trás né Será que isso pode acontecer o texto bíblico Traz essa questão de uma maneira muito clara né E não tem como Jesus em silêncio né mas ele vai voltar de uma maneira visível e real né ele vem
das nuvens não é então a gente poderia falar um pouquinho mais aí sobre essa questão é muito boa a apresentação do Áquila né tentando nos mostrar o pano de fundo do contexto do novo testamento E aí aqui que vem a questão onde é que tá o X da Questão quando a gente Lê o texto hoje aqui a gente pensa em duas coisas como é que esse texto mais ou menos de maneira literal faz sentido para mim e como é que eu posso colocar ele na agenda para me preparar para esses acontecimentos Qual que é a
dificuldade desse jeito de pensar primeiro é que a gente esquece que esse texto está sendo escrito para responder às perguntas que a própria Igreja Primitiva tinha no primeiro século então o que que aconteceu aconteceu que todo mundo ficou sabendo né da Morte ressurreição e ascensão de Jesus que Jesus haveria de voltar para definitivamente implantar o Reino de Deus e Jesus haveria de voltar na linguagem bíblica em breve que que acontece os primeiros seguidores de Jesus começam a morrer então especialmente em primeiro Tessalonicenses em primeira Coríntios você vai ver essa questão pera aí o que aconteceu
como assim né o pessoal tá morrendo o rei não voltou ainda na verdade Roma parece estar mais forte tem a vida intolerância e perseguição contra os cristãos como é que a gente entende isso então se nós não compreendermos essa realidade a gente está sempre achando que cada Versículo Bíblico específico foi escrito para minha época agora de maneira particular e não é o caso a segunda é a maneira do novo testamento falar sobre essas coisas nós temos um livro de Apocalipse que é um livro é que é uma literatura essencialmente simbólica é Apocalipse ele tem características
no seu dualismo entre o conflito entre o bem e o mal ele tem um perfil geralmente cíclico ele trabalha com o ambiente vamos dizer de simbolismo judaico e ele tá trabalhando muito em cima das questões fundamentais teológicas que vem lá de Gênesis e de Êxodo e quando a gente lê essas figuras e associa com os trechos das cartas como primeiro Tessalonicenses 4 e segunda Pedro e quando a gente ler os textos de Mateus 24 Marcos 13 Lucas 21 a gente tem a tentação de querer colocar um evento depois do outro de preferência acontecendo na nossa
época qual é o problema isso tem acontecido o século após século e sempre tem se mostrado um empreendimento com um sujeito ao fracasso porque não corresponde ao texto bíblico então o que que a gente tá querendo dizer que é muito fraca o pessoal tá até perguntando qual é a posição da ibmu nesse assunto a IBM não tem posição oficial O Luiz Sayão é essencialmente pré-minenista histórico né mas na IBM olho devemos ter gente de perfil digamos assim pré-minenista pré tribulcionista de um contexto vamos dizer mais progressivo temos gente com inclinação amilenista a gente não tem
essa questão fechada que a gente reconhece a dificuldade de lidar com todos os elementos em vista mas assim é muito difícil olhando todo o texto Essa Ideia de um arrebatamento secreto é difícil olhar no Novo Testamento uma ideia de que o arrebatamento é uma coisa separada da vinda de Cristo o texto bíblico olhando todos os textos nós estamos dentro de um cenário nós vamos ter esses elementos acontecendo né porque nós temos palavras como parausia né a vinda a manifestação O arrebatamento é todos ligados a esse momento da realidade é da vinda definitiva do Reino de
Deus então no meu entendimento não existe arrematamento secreto arrebatamento corresponde ao momento quando de fato o reino de Deus chega de maneira definitiva ele não é um elemento separado de modo que o que que a gente precisa compreender que o texto bíblico foi escrito para nos dar um consolo diante da situação difícil que a Igreja Primitiva enfrenta tanto de má orientação profecias falsas né que são destacados no texto como diante da perseguição e da expectativa da futura vinda do rei Jesus veio ser escrito para nos dar esperança em relação ao futuro e dizer que um
dia aquilo que tem a ver com o mal e a opressão e o pecado será vencido e vem Especialmente nos inspirar até uma vida que agrada a Deus que Pedro chama de Santo trata e Piedade como é que a gente deve viver O que que a gente fez por causa do nosso mundo moderno caso da nossa cultura por causa do nosso pessimismo né até hoje a palavra Apocalipse significa o negócio negativo né na verdade devia ser positivo a gente resolveu deixar essas coisas num segundo plano e colocar as coisas de uma maneira dentro da nossa
planilha o Apocalipse os testes escatológicos estão falando ao mesmo tempo de uma realidade do primeiro século que está presente na realidade da igreja e que também tem realidade no futuro então vai haver uma grande tribulação vai haver uma manifestação do anticristo mas ao mesmo tempo Primeira João 2 18 fala que já existia um anticristos no mundo a gente vai ver que Nero é um anticristo que tá por da descrição do Apocalipse Então o jeito de pensar e de escrever é um pouco mais vamos dizer específico e particular em relação a uma visão simplista quando a
gente abre o Excel e quer colocar cada acontecimento especialmente de maneira linear Então dessa maneira o que que a gente precisa entender nós precisamos estudar o texto com mais detalhe e atenção nós precisamos tomar cuidado com determinações muito específicas porque o texto não permite isso a gente não sabe quando como algumas dessas coisas vão acontecer entender o texto do ponto de vista da sua intenção última que é exatamente né quando o Apocalipse escreve traz o seu texto e os textos escatológicos no Testamento eles estão respondendo dois elementos fundamentais como é que vai ser esse negócio
que Deus voltará a reinar na criação porque o domínio Divino não está presente diante do que nós estamos vendo e aquilo que se perdeu né na criação e na queda lá em Gênesis 1 2 e 3 como é que isso vai retornar e por isso que a gente vê a Nova Jerusalém descrita ela é o Éden reorganizado e mais simpático e mais né ajustado com esse enfoque que o texto tá trabalhando então o jeito que muita gente leu o Apocalipse hoje não era o jeito que os primeiros seguidores de Jesus isso é um também só
para complementar uma questão nessa demanda sobre posicionamento né geralmente o pessoal que tem interesse sobre escatologia e já chega com as opções A B e C sobre Milênio você é pré pois a E aí a gente às vezes acredita que essas são as únicas opções para a gente responder a questão existem outros dilemas que também somos confrontados às vezes sobre questão da salvação superior e quando dão as opções para gente queria se a percepção de que isso existem aquelas regras do jogo pessoal cria o jogo inventa as regras depois força você a jogar aquele jogo
com aquelas regras né E a gente já ressaltou em muitos momentos de aula e de pregações é a importância de se pensar na escatologia e na realidade presente do Reino de Deus como algo que já se iniciou mas ainda não se completou Por que que isso é importante né dentro da Teologia Isso é conhecido como a ideia de uma escatologia inaugurada porque é também uma forma de reconhecer essas tensões que sairão acabou de mencionar Você tem muitos textos que às vezes não responde as perguntas que a gente leva para ele é sobre cronologia quando as
coisas vão acontecer em que sequência vão acontecer com que detalhes irão acontecer não nos responde isso mas nos responde outras questões fundamentais quer perceber que essa nova criação também a fazendo referência Apocalipse 21:22 já se iniciou é interessante perceber que quando a gente vê do versículo 1 ao 5 de Apocalipse 21 anúncio dessa nova criação aquele que tá sentado no trono afirma que está fazendo nova todas as coisas ou seja elas não vão começar a acontecer depois que terminar a grande tribulação Depois que terminar o milênio depois que houver o juízo Branco as coisas já
estão acontecendo como é que a gente pode saber isso com tanta certeza além do teja Apocalipse 21 eu sou nova criatura eu acredito que você que teve também experiência de transformação é ler o texto em que Paulo afirma que somos novas criaturas e reconhece que a retenção de toda a criação e já começou começou no corpo de Cristo que ressurgiu dentre os mortos e começou em nós que não tínhamos essa nova natureza essa vida o espírito habitando em nós e já fazemos parte disso então senhor quando é que essas coisas irão acontecer quando é que
esse reino era se estabelecer já se iniciou já começou quando é que o reino começou no momento em que ele vence os pecados o poder do pecado sobre a criação em todos os seus efeitos mas ele ainda não se consumou então a gente espera por isso então de certa maneira quando a gente diz que a gente acredita no já e não ainda não é uma forma de dizer olha essas escolas todas aí ainda que tem algo bom acontecer não conseguem captar toda a forma como isso é apresentado pelo texto bíblico e só um pouco também
daquelas diferenças que a gente fala às vezes entre teologia sistemática teologia bíblica e enfim conversas que já tivemos em outros momentos aqui no nosso canal também Aliás você falou aí aquilo eu queria só falar para o pessoal que a gente tem inclusive o apocalipse inteiro Ok no nosso canal Você pode buscar e também tem sobre a escatologia né sobre esses assuntos então você pode buscar aqui assuntos que a gente as lives que a gente fez né sobre isso também Aí a gente voltando aí um pouquinho a questão dos textos né que você estava falando a
gente Às vezes pega um texto né já falou sobre isso a gente pega um se ele quer trabalhar ele como se ele funcionasse para tudo né então às vezes pega uma palavra às vezes paga uma frase pega um texto e coloca Como Se Fosse A Regra geral do que você falou do jogo né e quer resolver tudo isso agora a questão que a gente pode pensar um pouco aí é sobre essa a ideia de que a bíblia traz É sobre o fim do mundo como isso influencia a nossa vida se isso tem algum como é
que a gente tem que se preparar independente aí da ou essas posições que a gente tem né como a gente crer se você é amendoimista se você é mista se isso influencia de uma maneira profunda a nossa vida diária né como a gente crê como se a gente se prepara para a vinda de Cristo né olha Suzi esse tema é muito importante e acho que o primeiro primeiro aviso é para aqueles que desprezam né a escatologia porque tem gente que fala tanta discussão tanto problema que eu tô vendo que a tribulação já começou na hora
de discutir o assunto né não quero saber disso né E aí eu me lembro um amigo que tava querendo saber foi perguntar por um indivíduo uma vez quem que você acha que é a besta né o jeito ficou bravo virou besta é você que tá fazendo essas perguntas que não tem sentido né ficou nervoso e surgiu lá um desencontro muito grande né então Jesus disse que é importante observar os sinais dos tempos a Bíblia o novo testamento é um é um material teológico essencialmente escatológico então isso tem toda a importância o primeiro problemas que surgem
quando a gente não entende bem a questão escatológica é ficar a mercê e Refém de gente mal intencionada ou mal orientada que vai dizer coisas como por exemplo como eu já havia acontecia dizendo Olha eu cheguei aqui a conclusão que Jesus vai voltar agora no mês de junho então o indivíduo fica desesperado ele começa a vender as coisas dele ou pelo menos doar porque vai vender não precisa nem fazer o quê com dinheiro né e muita gente na história da igreja por tentar trazer uma antecipação da vida de Cristo entre em Pânico entra em desespero
isso atinge a vida prática da pessoa e algumas pessoas ficam paralisadas de medo né porque ele imagina que qualquer coisa que que aparecem no cenário Mundial me lembro por exemplo né quando surgiu o presidente da antiga União Soviética que fez a transição lá o Gourmet caiu gorbachovi o homem tinha lá uma mancha na testa Ah não teve dúvida um monte de gente saiu dizendo tá vendo tem um sinal na testa e saiu o anticristo um gorbach já foi surgiram outros líderes Então esse tipo de comportamento problemático ele se multiplica e foi muito acentuado no início
aí no final do milênio passado chegaram do ano 2000 né então é um sensacionalismo fala sobre isso né que vocês não devem mover de pensamento né do seu entendimento por causa de profecia ou por carta como se tivessem sido enviada da nossa parte né e a outra coisa complicada assim subjacente aquilo que que tá por trás de uma perspectiva de um arrebatamento secreto é medo terrível e uma rejeição da tribulação a ideia dessas pessoas é o seguinte que Jesus vem tira a igreja e aí o a tribulação né que seriam especialmente que vai acontecer de
Apocalipse 6 até 19 vai cair sobre a terra e vai pegar principalmente três ou melhor três tipos de pessoas os judeus que vão sofrer pesadamente os crentes de segunda categoria que ficarem para repescagem espiritual que vão estar aqui numa situação de sofrimento e o mundo sem Deus né Então essa perspectiva ela é bastante difícil porque porque a tribulação faz parte da realidade do Povo de Deus você vai ver isso o conceito bíblico é que o sofrimento a tribulação quando você ler Mateus 24 Lucas 21 Marcos 3 você vê que nós temos elementos ali que apontam
para a realidade do primeiro século sem deixar de ver essa mesma realidade digamos assim no império romano pleno que atinge o final dos tempos também e a tribulação é a marca da Igreja Primitiva Apocalipse tá dizendo quem são esses são os que vieram da grande tribulação Então essa ideia de que a gente não passa por tribulação de jeito nenhum e muito estranha para uma igreja onde todo mundo morre martirizado enquanto o apóstolo e o que não morre morre numa situação de muito sofrimento e perseguição também que o apóstolo João Então esse é um elemento que
distoa daquilo que a gente vê no ensino né o testamentário e finalmente a questão que acaba interferindo a nossa na nossa vida tem a ver com a missão porque se a pessoa entende né o Acre falou com razão que a gente tem aí o que nós chamamos de um equilíbrio escatológico né a gente aconselha até se vocês quiserem estudar um pouco material construído pelo Jorge Lead né sobre o reino de Deus né que a gente chama de Equilíbrio entre escatologia inaugurada realizada e a escatologia futura até no canal da evenil também temos uma palestra sobre
isso muito adequado se eu sou digamos assim um escatologista meramente futurista que eu fico só imaginando em elementos do Apocalípticos por mês que vem eu não vou querer entendeu abrir uma missão aqui eu não vou querer construir nada não vou querer influenciar minha sociedade para melhor eu não vou pensar tanto em ser sal da terra e Luz do Mundo Eu vou entrar numa proposta digamos assim muito escapista e que acaba interferindo na minha vida enquanto do outro lado gente que não enxergo mais catologia futurista corre o risco de perder a esperança e de não acabar
entrando numa proposta liberal de fé cristã que rompe com a expectativa Sagrada e da vinda né de Cristo Jesus né porque a Bíblia fala de uma vida física e real a Bíblia fala de uma realidade da restauração de toda a criação Jesus não vem só nos levar para o céu vem trazer a redenção completa de toda a criação esse Cristo de perfil cósmico tão celebrado em Colossenses por exemplo então a gente não pode né Se deixar levar aí desequilíbrio escatológicos desequilíbrio devocional teológico e misiológico por isso é importante ter equilíbrio nesse assunto os efeitos práticos
que a questão da escatologia causa É de fato muito profundo e tem assim toca em todas as áreas da nossa vida o livro de Apocalipse as passagens apocalípticas tanto do novo quanto do antigo foram usados em muitos momentos para causar uma espécie de alienação da igreja por exemplo é possível a gente justificar que não devemos ter nenhum tipo de preocupação com a preservação da condição do nosso planeta justamente porque nós seremos Arrebatados Em algum momento da história inclusive antes do momento de maior sofrimento sobre aqueles que permaneceram aqui e depois que esse período passado Deus
vai destruir tudo que faz parte Universo de tempo e de espaço e nos colocará numa habitação espiritual e espiritual no sentido de material Porque se Preocupar com qualquer tipo de problema que tenha relação com essas coisas como Ecologia como Justiça no tempo presente como pacificação dos povos que estão em guerra tá tudo resolvido com a expectativa de que a gente vai para um outro plano e que o momento do sofrimento não pertence a esses que fazem parte do Povo de Deus por outro lado também existiu assim uma resposta inclusive no século 20 depois do período
das guerras de acreditar que toda escatologia já está realizada de que a gente de fato tem condições de viver plenamente O Que Está anunciado nesses textos no tempo presente e para a gente não cair no perigo da alienação a gente não deve esperar de forma nenhuma que Jesus vai voltar não deve esperar de forma nenhuma que existirá uma transformação do mundo como hoje nós conhecemos uma transformação dos nossos corpos uma Redenção assim também de uma forma bastante é marcada por essa segunda vinda de Jesus e isso como saiu colocou leva a gente romper com pontos
que são fundamentais no Novo Testamento em especial com a esperança Cristã e nos faz começar até uma espécie de otimismo ingênuo a gente pode estabelecer plenamente o reino de Deus na Terra pela capacidade da igreja pela força de vontade humana perda dedicação política por parte do Povo de Deus e isso de fato é bastante ingênuo Agora se a gente consegue levar em consideração todos essas peças ainda que a gente não consiga construir muitas vezes uma cronologia detalhado responder todas as curiosidades que temos sobre os momentos finais nós percebemos que a escatologia tanta relevância para esse
momento final como tem para o tempo presente assim o que eu mais gosto de pensar um dos aspectos que eu mais gosto no livro de Apocalipse é que ele é uma espécie de reavivamento da Imaginação ele nos permite enxergar as coisas como era impossível para a gente Enxergar se não fosse dada pra gente a revelação que primeiro chegou para João e que ele nos transmitiu é a ideia de que existe um véu que separa a história da forma como a gente vê e da forma como Deus vê no livro de Apocalipse esse véu essa separação
ela é levantada ainda que temporariamente e João pode enxergar a história que está acontecendo com ele no tempo no primeiro século mas também que é válido para a gente hoje da perspectiva de Deus olha essa perseguição que tá acontecendo contra essas igrejas que são pequenas que são nada diante do Poder do Império Romano na verdade elas fazem parte do exército daquele que já conquistou a Vitória fazem parte daqueles que estão entre o exército do cordeiro que já conquistou o poder sobre a morte e que tem a chave do inferno em suas mãos do Hades nem
mesmo a morte pode de alguma forma é interferir nos planos que esse Deus se estabeleceu para que a sua criação para que o seu povo experimentassem então ele começa a nos colocar uma nova perspectiva sobre adoração sobre a perseverança dos Santos que sofrem dos Mártires sobre a oração sobre o que acontecerá então a gente enxerga a história é a realidade de uma forma muito diferente quando a gente tem essa perspectiva escatológica no sentido de ver o mundo como Deus vê e não como a nossa avaliação apenas do olho humano poderia alcançar eu acho que isso
é um dos grandes efeitos que a escatologia tem para gente da cor da profundidade da perspectiva para nossa caminhada de fé também é muito legal aquelas tá falando aí da questão da história né é como deus desenha e constrói a história aí a partir né de da queda humana né da dessa história de Redenção né e ao apocalipse ou como a gente quiser chamar aí do fim do mundo né na verdade tudo isso não deveria causar o medo né o medo de que mas ao contrário a escatologia deveria nos trazer o a garantia dessa Esperança
né que você falou porque a construção daquilo que Deus está fazendo deve como Deus tá agindo e como ele vai finalizar isso de uma maneira gloriosa né apoteótica então a gente vai chegar lá e a gente vai se encontrar com Cristo então o foco na verdade de todos esses textos é de consolo é de garantir e falar olha Vocês estão com medo aí porque vocês estão sofrendo perseguição vocês estão sofrendo porque os mortos já foram e vocês têm medo que eles não participem dessa festa grandiosa no banquete no céu não mas nada disso é verdade
né então a garantia desses textos é a garantia Justamente que a gente vai ter esse encontro e essa vitória final com Cristo e a gente vai reinar com Cristo Então essa Esperança nos move essa Esperança nos faz viver a cada dia e consolo porque a gente passa hoje ainda sobre por perfeições por dificuldades portanto as coisas e hoje essa palavra serve para gente viver o dia de hoje né é de realmente poder confiar em aqui Deus falou Jesus Falou e deixou na palavra dele para que a gente vivesse e Justamente a gente aprendesse a viver
como saiu falou sal como sal e luz do mundo né até a volta dele então é muito importante essa questão agora vamos lá porque temos muitas perguntas aqui Saião lá que eu acho que vale a pena a gente já começar aqui com essas questões não sei se você consegue já achar uma aí aquela geral aqui que tem algumas perguntas que as pessoas estão perguntando sobre um Panorama assim escatológico mais adequado e razoável então assim o que que a gente precisa entender né existe o que a gente chama de escatologia individual e a escatologia da história
né quando alguém morre né falece essa pessoa é alguém que teve vida com Deus debaixo da graça de Cristo e essa pessoa está na condição de salvação como nós podemos ver na própria palavra de Jesus para o ladrão da cruz como a gente vê Paulo em Filipenses um dizendo que ele gostaria de morrer estar com Cristo essa pessoa em espírito vai direto para uma situação de consolo diante de Deus não é ainda o que a gente pode chamar de estado final da Redenção mas todas as pessoas que vão falecer elas ou entram em bem-aventurança ou
entram na continuidade de ruptura com Deus nem juízo quando elas deixam essa vida agora a quando a ressurreição chegar quando tiver o todas as coisas aí sim nós temos o que a gente pode chamar do momento definitivo né daqueles que vão na condição de salvação com o corpo ressurreto e estar na condição de bem-aventurança diferente dos que vão sofrer a condenação e no eixo histórico a Bíblia Deixa claro né em Atos 1:11 em Apocalipse 17 que a volta de Cristo é uma volta física e real a Bíblia fala de arrebatamento mas como nós dissemos é
um elemento que descreve também essa mesma segunda vinda ela menciona um Milênio em Apocalipse 20 e que alguns acham que é uma realidade que já está presente hoje não certo sentido a gente poderia até concluir mas acho difícil entender Milênio restrito a isso e a Bíblia fala que desfecho da história vai haver sofrimento vai ver terremotos sinais nos céus falsos profetas né vai ter sofrimento perseguição e vai acontecer apostasia interessantes dois que deixa claro que a vinda do Senhor não acontece sem que aconteçam duas coisas apostasia e a manifestação do homem do pecado e isso
então implica para mim é que de fato a igreja a realidade do desfecho do final dos tempos vai envolver algumas coisas interessantes a chegada do Evangelho a todas as tribos povos e nações da terra uma restauração de Israel é uma coisa impressionante que os judeus quase foram vamos dizer totalmente destruídos na ocasião na Segunda Guerra Mundial e hoje Israel e a realidade Judaica tem grandes mudanças significa tivas inclusive muitos judeus hoje enxergam Jesus de uma maneira diferente onde tem inclusive se tornar os seguidores né digamos assim de rabia chuva aí nós vamos também observar a
apostasia que é uma realidade impressionante a gente vê hoje em ambientes de cristandade que hoje estão totalmente em ruptura e isso aponta para uma realidade de perseguição acentuada de tribulação e do surgimento do anticristo mesmo né no sentido pleno até que haja aí a vinda de Cristo agora uma coisa que talvez o pessoal é que talvez seja a grande crises catológica maior a gente imagina o seguinte que quando a gente pensa em vida eterna a gente pensa no nosso espírito flutuando tocando apenas no céu brilhante né e todo Dourado de maneira assim muito quase assim
castelo do conto de fadas o que a redenção bíblica apresenta e que Deus vai Os próprio fato da gente ter a promessa da Ressurreição e da restauração de todas as coisas vai mostrar que o ponto final da escatologia é a Nova Jerusalém descendo do céu é o povo de Deus agora nessa conexão onde não tem mais distinção entre céu e terra onde o reino de Deus vai ser pleno absoluto nós vamos então estar ressurretos no mundo no universo restaurado de dimensões físicas Com certeza que nós não vão ficar flutuando como seres etéreos né E nesse
sentido então a redenção vai nessa direção para dar um apanhado geral Então nós vamos prosseguir como estamos ao mesmo tempo tem um avanço do Evangelho ao mesmo tempo tem apostasia perseguição até que não sei para que a um ano cinco anos 10 anos 100 anos 500 anos a gente não sabe Cristo de fato Venha para a plenitude do Reino de Deus bom a gente tem uma pergunta que da Adriana Santos é então as pessoas que morreram como minha mãe ainda não estão na glória porque sempre que dizemos que quando alguém morre já está com o
senhor Com certeza está na glória É aquela ideia de Jesus falando para o ladrão da cruz hoje mesmo está nas comigo no paraíso A ideia é Clara né de que a pessoa que tem a salvação de Deus e vai para a vida eterna Ela vai para a presença de Deus mas ela vai para a presença de Deus em espírito Paulo como eu disse Filipenses 1 tem essa perspectivamente Eu até gostaria de morrer e estar com Cristo né essa expectativa é muito clara só que a pessoa ainda não recebeu o corpo da Ressurreição no meu entendimento
veja que uma opinião não é nenhuma doutrina bíblica eu vejo essa realidade como se fosse vamos dizer assim a sala vip da eternidade as pessoas que chegam ali na presença de Deus desfrutando daquilo que envolve a redenção mas ainda não quando chegar o momento da Redenção final que nós teremos o corpo né plenamente restaurado E então estaremos para com o senhor em Plenitude né servindo a Deus e o adorando no reino de Deus só um detalhe sobre esse corpo é glorificado será que é interessante a gente perceber que Paulo Inclusive tem a preocupação de nos
dizer que o corpo que nós receberemos é semelhante ao corpo que Cristo recebeu a partir da sua ressurreição Eu acho que isso é um ponto de esperança muito relevante né É porque aquilo que as narrativas dos Evangelhos trazem sobre Jesus depois da Ressurreição é muito marcante é um corpo de carne hoje porque de certa forma ainda que seja uma carne diferente um rosto diferente mas pode ser tocado ele convoca to colocar o seu corpo Ele come peixe com Pedro na beira do mar mas ele também é um corpo que atravessa a parede quando as portas
estão fechadas e é um corpo que conversa com as pessoas os discípulos na estrada de Emaús isso tudo para nos mostrar que a ideia não é Também se livrar de todo tipo de materialidade né mas é de uma elevação das condições que eu te experimentamos para algo mais não menos né que vai ser exatamente como nós temos hoje vai ser muito melhor mas não deixando algo de lado mas incluindo algo já me perguntaram isso aquilo acho que eu vou colocar aqui se a gente vai ter esse corpo glorificado vai ter a idade que morreu a
gente pode ficar Então esse é o tipo de pergunta né que a gente quer resposta e a Bíblia não dá né então tem a sugestão mais criativa que existe é que todo mundo vai ter a idade de Jesus né vai ter 30 anos de idade né então o pessoal diz não isso aí a criança morreu no hospital quando ela tinha quatro anos no céu ele vai ser criança né então são questões que a Bíblia não entra em detalhes e a gente não tem né o que eu imagino na ressurreição é que a pessoa no mínimo
vai estar na condição madura não imaginam eternidade com o corpo reto de gente com Jeitão de 110 anos e nem com 10 anos né imagina algo mas isso é coisa que a gente só pode no máximo dar palpite bom aí Eu acho que uma questão importante aí por causa até da questão da dispensação muito sem essa dúvida em relação a Israel né aí bem não entende né mas eu diria assim a pergunta é feita a Bíblia entende né O que que ela entende sobre as promessas específicas feitas para Israel sobre a terra ainda serem cumpridas
então susei mais uma vez né a gente na ibniu todo mundo tem entendimento né Ninguém é obrigado a concordar com todas as coisas que o Saião Pensa ou fala né existem posições menores distintas né e nós não somos né oficialmente como eu também não sou nem pré-tribulacionista nem dispensacionalista né mas é muito difícil olhar para todo o conjunto da Revelação bíblica e mesmo Novo Testamento imaginar que Israel desapareceu no radar do agir escatológico de Deus então nós entendemos Sim eu entendo né que Israel tem parte no plano de Deus Romanos 11 parece deixar isso muito
claro né porque nós vemos aí a ideia de que vai haver uma restauração essa restauração envolve porque aliança que Deus faz com Abraão envolve a terra e não acho que seja sem razão e os judeus voltam para a terra depois de dois mil anos né quase dois mil anos e passam ali né e olhando para alguns textos como de Zacarias especialmente à mostra que promove né que vão mencionar coisas do tipo que eles serão levados de volta para sua terra para que nunca mais serem de lados arraigados E isso não aconteceu né Toda vez que
eles forem ligados então assim tendo que a restauração do Povo de Deus envolve uma restauração na terra física e espiritual e que está contemplada na realidade escatológica o que atenção não significa que porque Deus tem uma ação específica para com Israel que nós devemos ser judais antes ou ter costumes da tradição ortodoxa e que alguém para ser um sujeito mais espiritual ele precisa né aprender hebraico tal mudico e aí começar né porque tem muitas pessoas que acabam misturando um pouco as coisas e então acabam confundindo uma série de elementos que não devem ser confundidos Aliás
a gente tem um estudo né falando sobre Israel sim dos tempos né acho que vale a pena quem tem interesse de assistir bom a gente tem perguntas aqui também sobre essa questão do arrebatamento existe a percepção a Marília coloca que o tema de arrebatamento não está sendo não está mais sendo tão proclamado como foi anteriormente Quais são os motivos eu acho que os filmes recentes mostram que existe ainda muito interesse na questão Mas de fato Essa parece ser uma das questões que tenham uns momentos de maior interesse momentos de menor interesse por que será que
existe essa oscilação no interesse das pessoas sobre o tema do arrebatamento Talvez seja válido para escatologia também olha aquela eu eu entendo que a maneira inadequada de lidar com arrebatamento porque veja que foi lançado nos anos 80 os anos 80 Foi um momento de muita vamos dizer assim especulação escatológica até sair um livro na ocasião que dizia o seguinte anos 80 contagem regressiva para o juízo final e aí houve uma interpretação equivocada Porque como nação de Israel foi fundado em 1948 e o pessoal fez uma conta por decisão própria de que uma geração deveria durar
40 anos então fizeram 48 mais 40 que dava 88 e teve uma série de pessoas que tentou vamos assim colocar na agenda vinda de Cristo é entre 1981 84 85 88 dependendo de onde ele achava que a tribulação devia começar E aí falava assim do alinhamento dos planetas uma série de coisas aí e isso trouxe o que eu posso chamar de um desgaste muito grande e as pessoas então começaram a falar tanto em arrebatamento aqui em arrebatamento ali isso voltou nos anos 90 até o ano 2000 chegou uma hora que você falou tanto é igual
que aconteceu há pouco tempo atrás com o negócio das luas de sangue né que alguns anos atrás todo ano o pessoal fazia uma espécie de leitura né imediata e até dizia olha vai ser nesse ano vai ser o ano que vem né então chega uma hora que as pessoas falam Sabe de uma coisa isso não vai sentido né E aí o pessoal parou muita gente parou de prestar atenção e entendendo que o estudo escatológico não vislumbrava uma concepção adequada daquilo que a bíblia tava dizendo para nós uma coisa que você colocou sobre luz de sangue
me lembrou também sobre a linguagem cosmológica das passagens apocalípticas ou de literatura Apocalíptica no antigo testamento e também no novo testamento ou livro de Apocalipse como todo é que a linguagem Apocalipse Ela é bem particular ela costuma usar elementos cosmológicos para dar interpretação teológica a eventos concretos da história o eventos inclusive com conotações por exemplo a gente tem no livro de Apocalipse a ideia de que um terço do sol em outra passagem um texto das Estrelas é lançado sobre a terra se a gente for literal numa interpretação de passagens como essa não tem mais o
resto do livro de Apocalipse acaba a terra acaba o sistema solar galáxia toda se um texto das Estrelas fossem lançados sobre a terra então claramente a ideia não é se literalista mas é dar uma interpretação teológica o que que Deus é tem a dizer de que forma Deus está envolvido nesses eventos históricos que estão se desenrolando nos nossos dias ou que irão se desenrolar no futuro então é uma forma de usar todos esses eventos cosmológicos também para interpretar a história né isso não resolve todos os problemas mas ajuda pelo menos a gente se tornar um
pouco mais familiarizado com elementos como lua estrela eventos de grande proporção que M ali não fazem tanto sentido na primeira leitura a gente tá falando aqui sobre arrebatamento vem uma pergunta justamente haverá ou não é exatamente afinal de contas e como será né então não sei se o pessoal conseguiu entender quando o Áquila fez a explicação do que acontecia no contexto Romano né de os representantes maiores de Roma chegando a um lugar chegando nesse momento quando encontra antes de entrar na cidade que a linguagem de primeiro Tessalonicenses Capítulo 4 ela tá evocando Exatamente isso então
é lógico que haverá arrebatamento porque tá escrito em primeira pessoa de ciências 4 verso 17 Aliás a palavra grega ali né no verbo harpasso que é um negócio assim que envolve ser levado e ser levado de maneira intensa rápida esse verbo na literatura grega por exemplo comum era usado até para o batedor de carteira chegava lá roubava um negócio ele ser apropriava ele arrebatava a carteira do outro então o sentido disso é que essa vinda de Cristo a luz do próprio Novo Testamento ela ela vem com essa erupção poderosa forte imediata do Reino de Deus
de uma maneira Inesperada que ninguém consegue colocar na agenda que é uma ênfase no tratamento o tempo todo ninguém nunca pode saber quando é que o reino chega de maneira decisiva e definitiva né na sua Plenitude Então o que acontece é que a expressão arrebatamento ela significa a mesma coisa que a aparição do Senhor que a vinda do Senhor ela significa a vinda de Cristo o que nós estamos dizendo é que não tem base suficiente para você dizer que Cristo vem no primeiro momento para ficar nas nuvens literalmente né que não é exatamente o foco
do texto para depois de um período ele voltar né plenamente uma segunda rodada da sua vinda até porque se esse fosse o caso isso teria uma relevância uma importância tão grande que seria extremamente estranho a gente não vê o Novo Testamento dá um detalhamento a respeito disso então faz muito mais sentido entender que essa linguagem ali ela é semelhante às outras expressões muitas vezes metafóricas e simbólicas que fala do mesmo acontecimento e acho que só nessa mesma linha né O Arrebatamento tem o seu espaço na Bíblia Mas como dizem os fundamentalistas é acessório impreciso secundário
ou seja menos importante tem sentido isso a questão da abóbora também é menos importante não é menos importante o arrebatamento se nós entendermos corretamente ele diz respeito à segunda vinda de Cristo agora o arrebatamento secreto se fosse entendido como tal como um apêndice dentro do quadro alguns escatológico mais amplo aí ele de fato ficaria digamos assim teologicamente meio deslocado mas não é o caso agora a questão é que se entende por arrebatamento essa questão é que o arrebatamento não existe não existe na minha opinião o do filme e outra é justamente é o que você
falou agora também significa a segunda vinda mesmo não tem essa separação né Uma hora você vai ser arrebatado e depois vem Jesus Então essa separação que é complicada né então nós temos aqui mais perguntas tem bastante aí é o pessoal na verdade tem muita gente assim comentando né É [Música] interessante é Adriana fala assim todas essas posições não me afetam porque eu nunca encontrei elas na Bíblia Alguém pode me mostrar né Então as posições né a gente explicou um pouquinho no início né Mas você quer falar bom a gente apesar de ter muito insegurança sobre
detalhes e sobre cronologia a gente não pode dizer que não existe nenhum tipo de fundamento de indicação bíblica para que esses eventos de alguma maneira vão acontecer ou já estão acontecendo em algum sentido então sim é importante a gente conhecer um pouco das posições teológicas para também acabar não se identificando com uma coisa que talvez a gente nem Concorde tanto quando olha no detalhe Eu acho que isso acontece um pouco quando a fantasia quando as obras literárias as adaptações para o cinema São representadas as pessoas acham aquilo muito interessante supostamente bíblicas e acabam concordando com
uma coisa que não tem tanta sustentação então a gente precisa conhecer o que existe aí na praça para saber se posicionar melhor mas principalmente é fazer essa pergunta de qual é o enfoque bíblico sobre essas questões escatológicas sobre essas questões que tem a ver com que nós podemos fazer hoje O que Deus fará no futuro o que envolve a segunda vinda de Jesus como isso tem implicação para a nossa vida também no tempo presente então eu acredito que existe Sim é bastante material bíblico que gera todas essas discussões ainda que alguns posicionamentos possam ser mais
coerentes do que outros ensaiando também a falar sobre a pergunta anterior se a gente segue para a próxima mas tem a pergunta do Ataíde que é o reino falado em Isaías 60 é o mesmo reino revelado em Apocalipse 20 Então vamos lá é o que é importante a gente perceber é que a escatologia tem esse elemento complexo né então nós estamos falando de uma realidade que está presente e uma realidade que também é futura existe a gente chama de tensão dialética entre o já eu ainda não isso acaba fazendo com que a gente entenda inclusive
as posições Por que que as posições são o que elas são porque elas seleciona uma parte da escatologia E aí ela então acaba pegando assim todo o restante interpretando a partir daquele encontro então por exemplo é verdade que o Apocalipse diz que o reino deste mundo pertence agora ao Senhor e ao seu Cristo e ele reinará para sempre num certo sentido o reino já chegou já existe É verdade que o reino está entre nós dentro de nós Jesus já reina Mas isso não quer dizer que não vai haver um reino na sua Plenitude no futuro
então a tendência dos amigos por exemplo é enfatizar um reino presente dos pré-minenistas é mais enfatizar o reino futuro mas de qualquer maneira a realidade bíblica ela é mais Ampla e mais completa que existe como eu gosto de dizer quase sempre é uma tendência a famosa teologia do saci pererê né que a teologia de uma perna só o pessoal pega um assunto pega uma ênfase e deixa de lado o restante que é complementar importante então o reino que nós vemos em Isaías 61 né que o Espírito do senhor está sobre mim Jesus vai nascer agora
de Nazaré e vai falar sobre essa realidade quando Jesus começa a fazer o que ele faz isso é apresentado no texto que o reino de Deus está presente então é fato que quando nós vemos em Apocalipse vamos ver Apocalipse 20 Apocalipse vai mostrar para a gente embora o reino esteja presente a criação ainda não foi purificada da sua rebelião você pode entender isso quando você ler o Salmo 2 né porque que se reúne juntam as nações e os reis da terra se planejam juntos contra os senhores ser ungido rompamos as algemas nós queremos rejeitar o
domínio Reino de vida então enquanto criação não for purificada da rebelião Deus que é e Cristo Jesus rei de direito mas não rei de fato em Plenitude ainda não estará com digamos assim toda a sua obra completa né por isso que a gente vê o reino de Deus também como uma ideia de um fermento né que é coisa que começa começa dentro da minha vida no meu coração me tornando súdito do Rei até que o reino venha ser pleno com a vida definitiva do Rei Então as duas coisas estão tremedas é a palavra e o
livro de Isaías é bastante importante para o apocalipse de João né existem muitas alusões ou citações diretas de elementos inclusive logo depois de Apocalipse 20 Apocalipse 21 e 22 a nova criação não é um conceito que aparece pela primeira vez em Apocalipse aparece antes inclusive nos textos de Isaías também não sei se você tem alguma pergunta Tem um aqui é que o arami Alves fez haverá uma bom aqui vai vai bastante língua portuguesa hein haverá uma reminiscência de fatos vividos quando estavamos em congraçamento fraternal ou seja entre os convivas de um ambiente cutico teremos lembrança
desses momentos ou não Por gentileza eu acho que a gente vai lembrar das coisas que nós experimentamos no tempo presente inclusive no momento do culto na vida eterna vamos lembrar dessa Live lá é da pergunta que fizemos aqui né Eu não sei dizer se a gente vai lembrar de tudo né Nós vamos chegar a uma memória plena potenciária aí mas com certeza nós vamos nos lembrar porque a nossa identidade ela também faz todo sentido se define a partir da nossa consciência Imagina você ser redimido perdoado salvo recebido a vida eterna chegando na eternidade E aí
o primeiro anjo pergunta o que que você tá fazendo aqui falando não sei eu não me lembro de nada mas você é o que né vou falar que eu sou salvo mas salvo do que do que que houve não faz o mínimo sentido então quando a gente vê por exemplo né a ideia da da Ressurreição ela mantém a nossa identidade quando Jesus ressuscita a Bíblia diz que alguns Santos saíram do seu sepulus e foram reconhecidos ali em Jerusalém a gente quando tem o pessoal aguardando né O que aconteceu na tribulação lá em Apocalipse né quatro
cinco ele chegam diante do Senhor e até quando não vingarás o nosso sangue Nós Somos aquele que são aqueles que vieram da grande tribulação é imaginar que você chega na eternidade sem memória é a mesma coisa que você não chegar Ah mas a gente vai sentir dor e tristeza a gente vai ter a mente de Cristo vai enxergar a coisa na Perspectiva do Senhor e isso vai ser devidamente encaminhado pelo próprio Senhor a gente vai se encontrar e vai se reconhecer também né bom Lembrando que Jesus tinha continuidade no seu corpo da Ressurreição né ele
tinha as marcas da crucificação ainda que fosse bastante diferente do que ele era antes sim e que são esses cravos aí nas mãos não me lembro não sei se eu vou falar disso Eliane pergunta aqui né as bodas do cordeiro então esperar então aguardar toda a igreja sim ou não então aí que tá né traduzindo isso mais claro né porque tem gente que não tá acostumado com terminologia mais antiga de algumas versões o casamento do cordeiro quando se ler a coisa do ponto de vista da do pré-tribulacionismo dispensacionalista se entende o casamento do cordeiro quando
a igreja fica com Cristo sete anos da tribulação nos ares né E aí envolveria a igreja toda ou não dependendo né do que ficar de complementar a igreja daqueles que não tiverem sumido a nossa maneira de entender que isso não é caso não temos esse entendimento que o casamento do cordeiro vai acontecer assim Aliás a própria expressão casamento do cordeiro por si só é muito estranha né geral alguém que nunca ouviu falar de Deus nem de Cristo na letra numa igreja e houve o pessoal falou pessoal vai ter o casamento do cordeiro Como assim o
pessoal tá casando bicho aqui ou casando gente com bicho que como é que é esse negócio né É isso que às vezes o pessoal de igreja para você entender né a pessoa entra lá e começa a cantar o cordeiro e o leão o cordeiro Leão o cara nunca ouviu falar nem de Deus né E que que é esse negócio aqui ele é zoológico a igreja do que se trata né então o casamento do cordeiro porque que essa frase é importante porque quem sofre no Apocalipse deve se lembrar que Jesus é o cordeiro que morreu que
você tá seguindo aquele que foi enrolado como Cordeiro no sacrifício em nosso lugar e apesar de ser Cordeiro ele é Rei vencedor inclusive ele é leão e a nossa celebração de Redenção na vinda de Cristo que não tá ligado diretamente a essa ideia de arrebatamento secreto ela vai se dar Claro com todos os remédios do Povo de Deus mas não dentro desse esquema cronológico para estabelecido a Joyce tem uma pergunta alguém que só aceitou Jesus porém não frequentou igreja e já viveu a palavra essa pessoa falece haverá alguma chance de salvação para ela a pessoa
é salva porque ela se arrepende dos seus pecados e porque ela é exerce né a fé em Cristo Jesus para o perdão salvação envolve arrependimento e fé se uma pessoa de fato experimentou a salvação é muito estranho que essa pessoa não queira compartilhar da vida dos salvos com seus irmãos um novo testamento é muito esquisito a ideia de um cristão individualista Isso é uma negação né porque da fé a priori Porque toda a direção da Redenção Deve nos levar amar Deus é o próximo então se a gente não tem próximo que coisa esquisita é essa
agora é claro a pergunta é o que que é frequentar a igreja tem muitas pessoas que vão para uma igreja ou são até membros através de uma igreja mas eles não tem qualquer relacionamento com isso gente que frequenta a igreja para acompanhar parentes mas não tem qualquer convicção não aprende nada então depende Depende se a pessoa não podia frequentar a pessoa mora num lugar por exemplo onde a fé perseguida e se ele for se reunir oficialmente ele pode perder a vida Então depende né do que que nós estamos falando se uma pessoa de fato recebeu
a fé a expectativa é que ela queira de fato estar junto com seus irmãos de fé Agora se a pessoa impedida por outra razão é às vezes pode uma pessoa é casada ou é mesmo de uma família onde todo mundo é muito intolerante para com a fé e a pessoa por uma série de questões ela acaba preferindo evitar um conflito maior e não frequenta formalmente a igreja mas mantém a sua fé viva dando testemunho esperando a oportunidade para quando isso vem a ser uma realidade plausível que a gente tem uma bruta tá interessante da Valéria
é não tinha o testamento Enoque Elias foram Arrebatados vivos aos céus né correto esse verbo né Essa palavra arrebatar nesse caso seria a mesma coisa não é correto né porque o texto bíblico não usa esse termo né A gente vai ver em Gênesis que é um noc andou com Deus que Deus o tomou para si você não me falha a memória lá se usa o verbo lacar né Deus o tomou para si e Elias é levado aos céus um carro de fogo né É que na descrição disso porque Nós aprendemos a pensar na palavra arrebatamento
a partir de primeiro Testamento nesses quatro que qualquer coisa que suba a gente já chama de ser arrebatado inclusive o pessoal tenta ponte né com isso por exemplo alguns de perfil pré-tribulacionista vai dizer Exatamente isso só que Enoque vai ser levado para a presença de Deus antes do dilúvio para mostrar que a igreja vai embora antes da tribulação e do juízo né que é uma comparação possível mas que não tá definida no texto em lugar nenhum é uma coisa temerária pensar dessa forma então ainda que a gente usa a linguagem no texto mesmo não aparece
nada dessa maneira E mais uma vez a gente enfatiza né que a arrebatar em primeira pessoa nas ciências envolve uma linguagem que tem o foco de reunir mais do que simplesmente ser levado para cima e a gente quer dar a indicação de várias pessoas comentaram isso a gente colocou aí na Live você tem um estudo completo de apocalipse no nosso canal e tem vários vários aí materiais inclusive no próprio YouTube da rádio transmundial também a gente tem outro estudo de Apocalipse que foi filmado onde tudo aconteceu uma participação do nosso querido irmão Doutor russed junto
né E você pode então estudar e ter a chance de ter bom aprendizado aí bom tem a mensagem a pergunta do Alisson Belo Como Explicar sobre a passagem que o senhor fala que estarão dois em um campo e um será tomado e outro será deixado como Aparece tanto em Mateus acho que principalmente Mateus 24 também traz esse detalhamento acredito que os textos Paralelos fazem a alusão também a isso Então essa é uma linguagem comum para fazer referência ao fato de que nem todo mundo se a gente entender né o cenário religioso dos dias de Jesus
o pessoal tava começando a pensar o seguinte eu sou do povo a eleito e escolhido eu certamente eu tô incluído nessa Redenção Divina por pertencer ao povo e não em função do meu relacionamento adequado diante de Deus então você que tinha um orgulho né Por pertencer a Israel longe do Deus de Israel Então nesse sentido essa linguagem está dizendo olha não é bem assim né isso tem a ver isso até ecoa né aquilo que começa com João Batista O Reino de Deus chegou então arrependam-se creiam né nas boas novas de que o reino chegou porque
agora vai separar né então você vai ter a palha queimada né e o trigo separado Então essa linguagem de distinção para entender que ou você tá no reino e tem aliança com Deus ou você tá fora desse reino É nesse contexto que um elevado o outro será deixado em que vai fazer parte da salvação e da rede também tem uma questão importante sobre os textos que é eles têm relevância para nossa discussão sobre a segunda vinda de Cristo mas também tem relevância para um evento um pouco mais próximo do período de Jesus que a destruição
do Templo de Jerusalém né É Jesus faz a lesão que não restará Pedra Sobre Pedra e é perguntado os discípulos perguntam quando isso irá acontecer E aí ele começa a descrição desses eventos que o Antônio faz o que o Alisson faz menção aqui então isso Possivelmente também tem relação com esse cenário de guerra de turbulência Como faz parte do da segunda vinda de Cristo mas faz parte da destruição que Jesus estava apontando se Israel continuar esperando que esse reino seja estabelecido pelo poder da espada da força Como vai ser a tentativa no ano 70 então
é virar um poder capaz de destruí-los de caus ar terror será terrível para as mulheres que estarão grávidas vocês terão que fugir para as montanhas em que essa devastação que Roma infringe sobre Jerusalém no ano 70 bom a gente tá bem avançado aqui né então eu gostaria de pedir para o Saião para o Áquila para a gente deixar os últimos considerações aí sobre essa questão do arrebatamento né sobre a questão do final dos tempos bom eu agradeço muito a atenção e o interesse de vocês a nossa conversa que sempre que a gente é Instigado a
explicar a gente também acaba aprendendo muito vendo a opinião umas perguntas e eu espero que isso tenha colocado o desejo de estudar mais seriamente de forma equilibrada sobre a escatologia não só como uma coisa que acontece lá no fim do segundo tempo mais como algo que tem uma relevância muito grande para a forma como você vive a vida cristã se envolve com a missão E como você é renovado em sua esperança por esses livros então espero que isso seja uma porta de entrada para estudos mas sérios envolvimento mais comprometido também com a missão queria agradecer
muito ao Atila Suzy né por mais uma vez aí tá nessa sintonia de ensino bíblico agradecer você de coração que participou com a gente e de fato pedir que você Reforce né o seu interesse no aprofundamento na palavra de Deus e que a gente tenha Principalmente duas coisas em vista e uma que um elemento importante na escatologia é que até que tudo seja cumprido na sua Plenitude Deus nos deu a missão que Jesus disse olha pessoal eu vou ali já volto então enquanto isso vocês contem a grande boa notícia para todo mundo então a nossa
responsabilidade que a igreja nunca alcançou até hoje é exatamente fazer com que o Evangelho a salvação de Cristo Jesus chega a todo mundo então eu Convido você a fazer parte né Não só de ser um contemplador de escatologia mas alguém que faz parte do cenário que constrói essa escatologia na sua realidade completa né E também pedir que você enche o seu coração de esperança né porque a grande verdade é que quando chegar o arrebatamento a segunda vinda de Cristo o reino do Senhor Jesus durará para sempre nós estaremos para sempre com o senhor em grande
celebração em Glória vivendo para a glória do nosso Deus nessa criação restaurado se esse universo essa criação já é tão extraordinária bonita e linda o que que é isso na sua Redenção tão grande abraço multiplique aí os nossos conteúdos tudo aqui é feito abertamente para o a bênção do Povo de Deus Deus abençoe a todos Deus abençoe a todos boa noite compartilhem né tudo que a gente tem aí produzido com esse amor e essa dedicação para que por essa expansão do reino né Deus abençoe a todos boa noite