e eu não vou sucumbir os livros do momento é bom gente estou boa tarde o futuro da aula de hoje é uma política ecofeminismo imaginação Isabela estão der certo oi ou então a gente vai colocar ideia de hoje é a gente explorar alguns pontos do da obra dos textos nessa filósofa belga vai ter Isabeli também em especial livro dela no tempo das catástrofes existe a aba Barbalho que vem dá para pensar e ações que estão sendo postas no curso lá então é uma antropoceno a chamada a inclusão de Gaia e coisas assim né bom o
pai dela aqui a gente vai a gente vai passear por alguns testes da Isabelle mas também já lugar com outras coisas né porque a ideia aqui é pensar com ela é para usar uma e o uma expressão para ela também gosta de tempo né pensar como bom e esse livro no tempo das catástrofes ele digamos ele faz um par com o livro do Bruno latour diante de Gaia e foi discutido pelo espelho na semana passada e de fato estão guerra pela turma ele tem uma longa uma interlocução de longa data né E E ao mesmo
tempo um satélite divergências mas como a própria Isabeli também é fala né é preciso Honrar as divergências aí é isso também o que significa pensar junto não é o pão Ambos são autores e não chamados sais presentes na os dois filósofos a Isabeli também mais assumidamente filósofo do que o ato bom Ah e eles estão tentando fazer uma uma leitura das ciências modernas e uma espécie de um a crítica né hospitais já falou bastante sobre isso e uma ideia uniforme e mutável de natureza e nos cantos sempre que possível politizar as ciências e nesse sentido
também politizar e isso que chamamos de natureza e essa politização das ciências da natureza tem a ver com que a Isabela está André batizou como cosmopolítica e depois passar uma proposição cosmopolítico depois nuvens não vai poder entrar muito nesse ponto mas a gente vai margear estou aqui bem Oi e aí pela construção do La Torre e nem manga ela acaba aqui intensificando não dois estudiosos das ciências modernas na aumentando opção também que tem fica o debate em torno da crise ecológica né o aquecimento global das catástrofes branca e tem ocorrido por conta disso é o
livro da estanga é publicado esse do durar tour em 2009 na ela escreve sobre o impacto mais de vários acontecimentos por exemplo Katrina o furacão em Nova Orleans a crise financeira é o furacão dica 2005 a crise Financeira em 2008 e o debate Oi gente por assim dizer sobretudo como estava acontecendo na Europa em torno da adoção dos organismos geneticamente modificados na central problema pra ela diante disso acontecer qualquer lugar das ciências e dos cientistas né da aula turing escreveu público em 2015 o livro ele tá pensando muito no contexto das cop21 do acordo de
Paris ele pede eu acho que esse no meio para preparar um pouco à disposição e vai acontecer ali em torno do da crise climática do aquecimento global e ambos vão e me motivados a pensar digamos assim né é por essa figura Terra Gaia e e não é que ao mesmo tempo uma figura mitológica na Grécia a a amor e mede do dos Deuses né também marcada pela sua folha e tal mas é para mim é uma teoria científica não é como está indo também discutiu semana passada proposta pelo genes lote e pela embargos no final
dos anos 70 nela e e eu vou passar aqui um link para vocês lá palestra Isabela Instagram Oi Lilo no 2014 no seminário os mil nomes de Gaia então Quem se interessar ela vai falar justamente sobre neo no Mago é uma reflexão que sai um pouco no tempo de ficar Tá bom velho Aptoide perder barriga mais para ninguém ela usa muito pouco termo entrou por ser não é ela desiste é um nome esquisito e para ela ela deixa Claro nome aí tudo ela falar não me alho é um ato político é uma o sentido pragmático
da linguagem né nome a é um importante né e na no texto que a gente indicou eu não sei que chegou até você mas vai chegar porque a gente fotografou e tal eu não penso em francês chamado pensar partir do desastre ecológico e ela vai justamente debruçar sobre o outro por dentro possível mas afinal o que é um entro primeiro a gente tem que se perguntar sobre isso e ela vai dizer outro lugar qualquer muito não é uma dizer o morro Manoel o homem mais ou menos a médio de tal tal ilha é o outro
por isso é aquele gestado no final do século 18 né uma Revolução Industrial a máquina a vapor no James morte mas é também esse homem Universal literalmente civilizador e emerge né no também no século 18 não é uma certa ideia de humanidade e Itália II o botão faz American guerra ela vai se concentrar maio na figura de Gaia o link na própria ideia de entrou conselho né e dizendo que é preciso nome HIV né nomear Gaia começa a força se e nos ajuda a pensar sobre esse tempo das catástrofes dos Desastres e por sua vez
foram são produzidos por esse antros da é bem então ela o primeiro impulso dela é uma inspiração logicamente uma dessa teoria científica do lovelock dá trabalho mal a nave e nem Magnus nessa bióloga que há entre outras coisas troco pois a ideia e subiu génese uma ideia muito caro a Isabelle Cangaço e também a dona árvore como a gente vai vir mas basicamente o que o 99 e amargo e viver com um galho é pensar terra como um planeta vivo não é eu resolvi vir irmã a terra e ela se distingue de outros planetas é
da gente não tem certeza disso também ela se distingue de outros planetas como Marte Vênus porque ela tem vida e a vida produz a própria Terra então a propriedade atmosfera né eles vão dizer atmosfera modificada pelos vídeos né os dentes que regula a atmosfera então haveria uma combinação entre uma evolução da vida e do planeta propriamente dito Daí a própria ideia de que é essa fronteira entre o Vivo eo não-vivo é que a gente vai ver vai aparecer de uma maneira muito interessante Não eu trabalho da Elizabeth povinelli dando vai ter colocado aqui então os
eventos produzem eu tô rindo à toa reduzindo bastante se tiver alguém mais versado em biologia pode me corrigir né mas essa ideia de que os viventes produzem atmosfera Eles produzem as suas próprias condições de existência e o ambiente me é dado ele vai ter produzido nessa interação tem que ter uma frase bonita que o ato inclusive recupera do Love Quer atmosfera somos nós né Nós produzido isso também significa que a gente tá ao mesmo tempo produzindo nessa atmosfera que reproduz a terra como um sistema em equilíbrio a gente também está produzindo o contrário disso né
e essa perda de galo no nos idos dos anos 70 ela vai ser bastante rejeitada diz qualificada né sobretudo numa briga que ocorre os meus da Vinícius Oi amiga passa o último link pra vocês um filme é sobre ali magnis E aí e tem que pagar aluguel esse mas é meu mandando um vídeo até para interessante vai mostrando o percurso dela e e também essa essa coisa da rejeição da época dessa turn me on a dieta o mesmo tratamento de Gaia e atendendo a servir os genes aqui na verdade que a evolução ocorre a partir
de relações simbióticas entre os exato que a gente vai ver melhor como preparar dentro da Huawei e da teoria das múltiplas peças né mas só para introduzir aqui porque você já tá lá é muito importante no trabalho libertar para esconder a própria estão em guerra e ela abre toma né reativa wikplayer Queres ver que é uma palavra chave que é e foi por dentro de Gaia né não para concordar totalmente com lovelock barco e sobretudo a ótica do nove ela vai mostrar aqui na verdade eu peguei de uma de uma ideia de uma o meu
estágio é de um equilíbrio perfeito isso também não se no não se verifica né mais mais essa teoria ela vai ter a boa para pensar e ela é boa para pensar não uma terra em equilíbrio mas para dar um nome ao meio opção a uma revolta da terra né ao mar gerência escapou do mundo né E que nos obriga radicalmente a pensar na conta corrente do pensamento moderno e a inicial veio sobretudo é ferro opção de Gaia e se a gente o que rompe pequenos deixa tudo treino de pernas para o ar exige de nós
é nóis o nós do espaguete também a projeto é problema de cidades nas melhores cientistas filósofos né no caso então a gente não europeus como ela mas exige de nós uma resposta ética e política né Eu acho que eu é um outro mais importante né Desse nesse trabalho magnífico que é o tempo das catástrofes dá uma resposta ética e política e isso é uma coisa para frente dela eu acho que aí ela ficou neta tão bicos antropólogos ela pode ter buscado não somente entre nós não é é mas também em risco outros esses que foram
deixados de fora na modernidade que foram qualificados pela ciências da então é preciso conectar a ciências com a não ciências enfim pensar né o poder público éticas e políticas então termina atenção breve introdução o e passa a palavra Karen agora Oi boa tarde pessoal eu não sei se dá para mim ouvir direito assim eu tô um bebido às vezes aparecem então eu vou pedir para se espalhar seja o vídeo seja o áudio alguém me avisa tá para mim falar e e a minha minha voz não chegasse é você sou a minha imagem eu queria agradecer
demais o convite do estéreo para participar desse curso porque eu acho que é uma chance muito incrível de poder pensar junto com pessoas são tão incríveis eh e enfim mas não sei se eu tenho exatamente o que contribuído a é uma coisa meio vamos lá e eu queria seguir um pouco nisso quê que nessa apresentação que o Renato fez emagrece nessa aproximação com o Arthur porque eu acho que é muito importante é central até na nossa fala de hoje e o teu modo como a gente concebeu a nossa apresentação que eles pensar como né esse
é um ralo ficou pensadores e compensadores e estão muito presentes na obra de sangue que ela faz questão de nomear E então junto com o Artur eu queria lembrar tem outro livro que eu acho muito incrível da espaguete que é o mês seis meses visto ar que é não sei se em tradução em português mas seria alguma coisa como que criam caso as que fazem barraco com as mulheres com quem ela pensa junto né e uma dessas pensadoras uma dessas filósofos que a Emily haste em camadas da Zeca feministas uma das filósofas com as quais
eu vou tentar em São João dentre outras tantas pensadores algumas das quais que estão aqui hoje no posto então queria cumprimentar essa composição de se encontra é viver pensadores enfim agradecer essa possibilidade a gente um tempo refletir junto com vocês e como Renato falou de Honrar as divergências as diferenças então é um pouco por aí na minha fala algumas ideias vão ser que damos assim algumas são transversais na minha fala organizei como um texto tentar nem para mim perder demais ele ficar quem não beber muito tempo que depois que eu vou passar fala para o
Renato e depois ainda vou ficar se tiver tempo fazer algumas considerações sobre especulação feminista EA ficção científica não é isso gente a mesma coisa importante para pensar a questão da da Imaginação que é um tema caro para stress é então para numerar e vocês atentarem para isso nessas ideias seriam pandemia O agronegócio a inteligência ecológica ideia como Renato colocou não era conexão contra as práticas e após uma política Então acho que partindo da importância de pensar com os acontecimentos na especial no caso já tomando o mote do acontecimento a Geni está diretamente relacionado com o
agronegócio que por sua vez nos remete a questão das pandemias e a relação dessa cosmopolis bom então é um pouco nesse nesse emaranhado que eu vou me meter e veio assim que sai daqui Se eu tiver falando muito rápido vocês tiverem dúvida fique à vontade para interromper qualquer momento E aí e nas aldeias Guarani da capital o 70 anos as pessoas ficaram sem comer ou plantar suas comidas tradicionais alimentando-se somente com as comidas do Juruá os não-indígenas é o que nos ponta dirá Guarani uma importante liderança feminina da terra indígena tenondé Porã aqui da capital
e um belo texto sobre autonomia e soberania alimentar na última edição da revista fiz a grama mas ela destaca as comidas do Juruá são comidas mortas e produzem a morte e exercem uma sedução Encantamento com sua praticidade e o meu caso milho Amarelo transgênico cheio de agrotóxico e ela disse que só foi conhecer o colorido milho Guarani Depois dos 30 anos uma vez que com 170 famílias vivem apenas 26 hectares não havia espaço para plantar na aldeia por muitos anos os Guarani também receberam comida do Juruá queriam pobreza no seu modo de vida na e
com a terra o fortalecimento cultural que ela relata comeu através do resgate da alimentação tradicional uma retomada que não se confunde com um retorno o A recriação de um passado nostálgico é mais é do que permite habitável que "habitar zonas de experiência devastadas ou restaurar a vida que foi envenenada as pressões de sangue que se refere à feitiçaria mas que também são adequadas aqui e esse processo né cabe lembrar não se dissociou da luta pela demarcação da terra indígena na compasso importante foi a retomada da Aldeia Calypso antigas um deserto degradado de eucaliptos se formou
após a retomada um centro de agrobiodiversidade Guarani que conta hoje com 50 variedades de batata doce quase uma dezena de tipos de milho bananas mandioca amendoim dentre outros cultivares o sentido e o ânimo da luta vieram através de cultivo essa ideia muito importante em um evento do SESC Priscila por tanque também é moradora dessa Aldeia que me referir a importân contou como cresceu aguardando o momento em que finalmente poderiam ser plantados os milhos coloridos e seus parentes brigados a mente guardavam a queima da fogueira para ficarem protegidos para quando a fumaça assim como gerar Priscila
conta que só adulta conhecer os milhos quando então pode plantar os pela primeira vez com a retomada da terra e ativa o conhecimento de relações com outras aldeias e lugares engendrando um processo criativo orientado por um gosto pela diversidade em Oposição a simplificação das monoculturas da vida e dos conhecimentos ação política assim pensada e produzida se fez a partir de um lugar e com as plantas e não são meros instrumentos da luta mas compõe agentes políticos que são os processos e as relações aqui em importam tanto quanto mais skins almejados e os trabalho agrícola não
tem a produtividade e ficar sempre seus valores centrais como a gente pensar trata-se antes de produzir afeta os políticos que engajam e produzem uma ação pensar imaginar conjuntos uma capacidade renovada de agir que nada atende teórica alegria espinosano se traduz num aumento da potência de Adina uma das fácil é um jeito muito bonito determinar pensando nesse afeto que que eu fiz encontros que os bons encontros produzem encontros entre humanos e outros mais tomamos essa semana não mande o cultivo a nesse sentido um dispositivo de fortalecimento cultural e do ânimo contra impotência política enfraquecimento que fatalismo
provoca quando ele me nos possíveis de responsabiliza com suas Abstrações e afastamento desobriga a pensar e chantagear com suas alternativas Infernais que nos obrigam a aceitar o inaceitável para lembrar novamente é sangue né a lógica do ou você faz isso ou assim podemos escapatória Ou você tem transgênico usou a fome vai se abater sobre a humanidade Ou você aceita estrangeiro e que usou senão os pesquisadores vão embora para outro país enfim essa lógica que a gente vem apanhar e talvez por isso gerar que era professora na aldeia conta que deixou a escola deixou de ser
funcionária pública do Estado assalariada entre aspas pode gerar aquela que poderia ter suas coisas enquanto a maioria não tinha nada para se dedicar ao trabalho político na veia e na roça aí eu vou abrir um parente está cheio de parentes meu meu texto Espero que não fique muito com fogo mas eu vou tentar abrir e fechar de forma a ter tem alguma continuidade né é as políticas do cultivo aqui elas resolvam esse sonhar a floresta que falo daqui porque na lá e assume a forma do contra o estado posso piano assim encontra um ficar as
florestas os laços de interdependência e resistência contra o controle externo global e aí eu vou citar um trecho dessa iniciativa do antigo que saiu eu não chamado é políticas do cultivo no quadro de diálogo com o autor chamado Jean Batista vidalu no livro dele as festas habitados periódicas em volta aí hospital não por acaso um consultor estadunidense estratégia militar vai dizer em dezembro de 2006 e historicamente os polos mais tenazes de respeito a civilização e não fala somente da civilização ocidental e das Cruzadas religiosas os de rádio oriente se constituíram num quadro que sempre a
pouco a tradição EA magia fala que da floresta nesse sentido contexto desculpa continua especialistas temos continente que decaraxá Marselha a zonas urbanas onde se concentram As populações humilhadas e com raiva onde se juntou estrangeiros indesejáveis tenham se tornado as novas florestas do mundo eu vou fechar o carrinho daqui ó com a retomada EA recuperação dos lugares foram acompanhadas da multiplicação das conexões e vínculos entre pessoas e pessoas e plantas que circulam nas redes formadas entre aldeias na cena de próprias sementes e que incluem até os agricultores que não curtiram orgânico a ideia de exagerar Oi
aqui é preciso modificar o máximo porque isso não se perca né não as plantas mas os vínculos e 15 criados reativados lembrados entre as pessoas não abre estranha materialidade que o sustentam as relações são feitas como eu falei na e com a terra com as plantas de uma miríade de outras entidades né não é possível fazer uma política sem o Cosmos ou somente com afetos humanos bem sabemos que a política não se limita a um único mundo ou a humano somente aqui cabem algumas considerações Breves sobre a cidade de forma política a gente como o
Renato falou não vai comprar aprofundar muito nessa ideia da proposição cosmopolitical mesmo enfim a gente vai pincelando depois se for o caso em volta no debate é a ideia da cosmopolítica entendida por isso daí impedida por estragar desculpa nós temos de uma proposição e assim após uma política não se em castelo em um programa ser aplicada de forma generalista e teórica antes busca fazer hesitar as certezas está acelerando a composição de um mundo comum baseado em qualquer forma que a tolerância possa assumir o Cosmos da forma política não é nenhum Cosmo Cosmos em particular uma
estratégia de inclusão conciliação que produz uma começo durabilidade do que faz visitares desnaturaliza a nossa política é um ato de resistência à homogeneização antológica que não é reconhecido em sua ajuda a recuperar mudam né Tem comum de um bem comum nas retomadas esse resistir ser apropriado como uma mercadoria e não pode ser possuir possuída com exclusividade nem mesmo pelos humanos Afinal por isso entre os Guarani mas sempre vários outros povos ameríndios embora não todos Claro é a coisa de que existiram dono e toma com o que protege seus filhos contrariamente à insensibilidade capitalista de desresponsabilização
a respeito o respeito EA reciprocidade são as atitudes adequadas no relacionamento com esses seres a gente tem me chamar o naturalismo e as palavras de gerar para uma forma de um convite ela diz né Principalmente nesses termos Para que sejam selvagens uma constatação de que seria bom que nos tornasse no selvagem já que a nossa civilização a causa do que ocorre no planeta ou quando tem alguns estudos pesquisas e informações que nos apontam que a gente está seguindo pelo caminho errado essa alteração ela Alerta não se completaria da noite para o dia e também não
estaria sem risco dela disse Vocês poderiam ter os seus filhos mortos na sua casa queimada para esfoliada oi oi no México estão animados né animadas por essas palavras mas reconstituição do Comum poderíamos fazer uma ponte ou conectar as lutas da retomada das comidas tradicionais e dos vínculos com a terra pelos Guarani rir a multiplicação de movimentos urbanos seria então não vetor distinta da modernização da revolução Verde em prática as mais relacionais e regenerativas curativas evolutivas com a terra em alguma medida podem apontar possíveis caminhos criativos e locais E ai tá dando problema e agora eu
acho que para a maioria das pessoas está rolando um super bem pode continuar essa tá bom qualquer coisa eu não tô dentro do chat Então se tá me interrompem tá eu e o áudio porque a pena Olha eu acho que a internet de 15 tá curtindo tava Talita Será que eu tiro o vídeo podemos ver aqui não acho que vocês ficam falando não mas alguns daqui poderia me diga alguma pessoa começou todo mundo mas depois todo mundo inteiro e tá recebendo não todo mundo meu jeito porque nós para ninguém não fica aí o meu e
eu consigo ver se tá uma m**** se dá para acompanhar aquela alguém balança e Ah tá ótimo manda ver aí Tiago tá bom você me avisa é preciso onde eu tava e tal pensar ação política através da permacultura das Hortas comunitárias e outros modelos de cultivo questiona-se registro algumas ervas Daninha que irmão peitão modelo de um Tá fazendo o quê produção alimentar industrial acidente sempre importante lembrar aqui né eu poder de captura do capitalismo da sempre um jeito de criar suas oportunidades mesmo e mel é Central reformular as lutas da esquerda junto com as outras
lutas em vista desse direito ao bem comum a terra com a reforma agrária EA demarcação das terras indígenas quilombolas assim como outros territórios né inclusive urbanos O que é política bem e Como assim classificados pelo progresso para as bruxas pagas né o patrão desculpa e com elas e ativar de tomar novas conexões com a feitiçaria com a magia com animismo é porque não basta aqui as estatísticas a respeito das emissões dos gases de efeito estufa para aprendermos novas formas de vista político e recriação do Comum contra a destruição e para resistir a Barbalho E aí
eu queria lembrar as palavras como como o Miguel falou no início é palavras do Célio reciclaram né ao longo da semana eu achei muito bonita hoje que ele disse né você falou de sério buscar Recomeço senão chafurdar no fim né aprender a viver nas ruínas e a pensar com que nos motiva e não continuasse Nativa e amortece eu acho que essa busca por outros afetos e é um pouco essa diz que ela tá falando aqui no seu essa ideia que eu tô retomando o texto da geral E aí e depois com os conhecimentos e as
práticas que foram marginalizados e obliterados na preparação do terreno para kalista e a ciência moderna Afinal a insistência nessa divisão nessa como é que tá visão teológica é o que permite dissociar um domínio de exclusividade humana e aí o Ailton krenak Pela expressão muito boa né Ele fala de um clube seleto da humanidade né separar esse clube seleto daquele composto pelo se não foram aceitos no corpo a explosão que parte da distinção entre humanos e animais e logo sempre na distinção entre os humanos né bonito atividade humana do quando falamos ou então eu sei que
tem muitas funções pagas entre nós essa é uma referência para vocês ou que o descreveu como um círculo maldita com a separação que de responsabilização sobre a qual torna-se então justificadas exploração da natureza com 13 de vidas humanas né enquanto recurso disponível aos interesses exclusivos esse povo celular e o que se procurou erradicar com a casca das bruxas aceites Eiras e curandeiras ao longo de dois séculos e as contas de milhares de vidas então e aí eu vou citar um pequeno trecho da starhawk pensam bruxa neopagã muita que é uma referência importante é uma das
compensadoras da experiência depois o Renato vai voltar a ela a gente faz parte desse movimento do replay né a gente pode traduzir como reativar mas na sugestão é que foi do Max goldi na nela né ele traduz como retomada e coar essa movimento das lutas indígenas E aí diz assim estar Rota como prestar e erradicar né O que se procurou erradicar com as a a erradicar antiga a percepção de que o mundo está vivo de que a vida é dotada de percepção e consciência não necessariamente a mesma percepção e consciência que a sua ou a
minha mas a vida tem uma presente tenho ser e esse é um texto trecho de um artigo que saiu naquela edição por Guilherme né os textos do Riacho tô conseguindo mais uma vez trata-se da continuidade entre os equipamentos Ou em qual jornal das terras os equipamentos os conhecimentos a perseguição de seus praticantes acumulação primitiva do capital é indissociável de uma questão de gênero Então como nos motiva a feder it no livro calibã e a bruxa E isso se dá em razão do Papel central das mulheres o processo de acumulação do Capital produzido e reproduzido sua
mercadoria essencial saber a força de trabalho e o tratamento destinado às mulheres encontra paralelo no modo de exploração da terra e pessoalmente reduzido ao recurso produtivo e a linguagem também eu acho que testemunha um pouco esse encontro esse processo né a gente tem uma série de figuras de linguagem imagens em português não sabe português nas várias línguas para a gente fala né das mulheres que são decoradas é da terra aqui das plantas que Vegeta Então como uma imagem da ausência de vida e sentido serviço de um processo de dias agenciação não sei se essa palavra
mas em fingir é subordinar a conta Opa pois Pronto já acumulação também se apoiou na conquista da América com a expropriação das terras indígenas e genocídio e potenciação obrigado a no entanto nunca é demais enfatizar que essa eliminação não foi completa de onde a continuidade atual da perseguição do que existe exprimido e nos mostra a imagem do mundo relacional interdependente e não redutível a uma causalidade mecânica linear ou ainda A Caça às Bruxas em sua versão Presente porque vai de par com a expropriação da Terra e do conhecimento dos Pais depende do capitalismo capitalismo se
nutrientes processo é fácil de novo os parentes né lembrando starhawk e que a menção que ou pele fez do Nilton na aula passada ela fala né skarloff respeito do Nilton ela lembra que ele se dedicou alquimia era um alquimista é ficamos assim um bom alquimista é só que isso é descrito geralmente como a face e racional ou esotéricas né e ao que me aqui que diz respeito à idade o mundo animado em mutação premiado Pelo menos já comum aos seres né o mundo Mutante mutável e que foi posta de lado quer dizer vários desses terços
de Alquimia não foram publicados em fiel mas mais uma curiosidade a respeito do Nilton do que aquilo que verdadeiramente interessa para entender física mecânica reunião né só as 10 que acabaram sendo recalcadas uma decisão que evidentemente a política a favor de um mecanismo que se apoia nessa transparência da natureza em oposição ao mundo mais relacionar o especulativo aperta e circulação a insuficiência da imaginação da gramática tradicional da esquerda de seus modelos de ação política no contexto da emergência climática não podem mais prescindir né quando não recusar uma acontece para ouvir nos povos indígenas e esses
especialistas do fim do mundo casal uma expressão que Eduardo e a Débora é o sono livros dele e é significativo nesse sentido que ela dá um exemplo aqui como isso é incontornável né tem importância fundamental é composto com outras práticas de conhecimento e outras imaginações aqui outros encontros é que o epidemiologista evolutivo e feliz geográfico estadunidense logo elas terminam seu livro ao longo livro focado na relação entre o lago do negócio pandemias um apelo ao se dar conta que assim sozinha não vai resolver o problema ele diz assim podemos aprender é uma pergunta né podemos
aprender com os povos indígenas como tratar uma paisagem tanto em relação ao seu Ethos uma fonte de alimento abandonaremos as ideologias coloniais nos reproduzir emos no ciclo de regeneração da Terra em resumo devemos adotar muitas das práticas cotidianas dos povos indígenas e dos pequenos Agricultores não é possível né No entanto redimensioná-las para as necessidades específicas das pessoas e dos locais em suma é possível e ele para trazer o sabatistas não é criarmos um mundo onde caibam muitos mundos então é bem surpreendente com nível enorme sobre pandemia agronegócio de um biólogo e biologista termine na sua
última página dessa forma e a politizar a ciência né é uma força que o Robinho Alice fez que custou caro para ele tem que ele acabou maldito na academia e teve seus financiamento de pesquisa todos cortados Ele conta frequentemente Nélia nas entrevistas é uma figura meio maldita mesmo ele mostra que a Biologia dos vírus zoonóticos tem origem social se sustenta na economia na política do agronegócio multinacional e na ciência da agronegócio então para lembrar até o que a Tânia fala no texto é parecido com os peixes é que tem uma ciência barrageira tem uma ciência
do agronegócio Oi e aí boy faz pensar né que com as taxas alarmantes dos nossos desmatamentos e queimadas né para lembrar só no ano passado o na bacia do Xingu de acordo com estatística que o Isa o que foram destruídas 533 árvores por minuto no ano passado e não mais difícil pra segurar uma pandemia futura entre nós tem algum sistema especular quais seriam os vírus possíveis né se fala que o vírus mayaro do aeroporto e talvez ganhem essa loteria da evolução essa passagem se ticket para fazer o falso zoonótico entre as espécies e bom então
é isso não abriu o áudio depois de esquadrinhar esse modelo essa Qual o modelo financeiro e de produção globalizado que incorpora o controle EA exploração de sistemas na humanas explicitar os efeitos perniciosos da manipulação da progênie animal e da ecologia dos complexos ecossistemas em prol ganha das multinacionais reduzindo a vida a monocultura A genética ele tem esse aqui é uma mudança do uso da Terra com agronegócio Essa é a mudança mudança bater no contexto agora econômico agricultura mineração desmatamento e com as situações de confinamento é o combustível da evolução dessa virulência é assim que as
gripes industriais são gestados É nesse caldo e surgem as gripes uma série delas né seguindo a cadela a produção das commodities em suma né ele se coloca como um acadêmico perplexo no bom sentido depois de mobilizar as intrincada geografia do Capital através de inúmeros estudos ele conclui então de humildade EA ciência não tem a solução e que novamente precisamos ouvir povos indígenas ouvir e aprender a viver daí resistir em tempos de crise planetária como disseram o Eduardo desde passo e até para dar Norte somente especulações escatológicas indígenas eu sinto coletivos as suas populações aparentemente modestas
ou suas tecnologias aparentemente simples mas abertas agenciamento sintéticos de alta intensidade são uma figuração do futuro e não do passado né e não protegeram a complexidade das florestas é um outro apelo do rock'n'roll depois agronegócio com as suas ecologias virais depende dessa simplificação ecológica não é apenas ambiental ecológica no sentido da das três ecologias e falo o Félix da tarde né o empobrecimento dos ossos simbióticos e sem serem perturbadas são que mantém por exemplo os patógenos sob controle a chamada proteção epidemiológica já capturada pelo capitalismo como um serviço ecossistêmico né Nós devemos proteger a floresta
para que a floresta fácil seu serviço de manter os patógenos com seus com seus hospedeiros adequados à a patógenos quem sob controle não despertam a raiva de Gaia mas não provocam a sua inclusão é com resposta raivosa em consequências o capitalismo os órgãos predatória aqui cabe lembrar Gaia como o Renato falou ela não é a mãe acolhedora é um pouco Vingativa não é também mangás não descreve É comum Natureza Selvagem ameaçador o mesmo na natureza frágil que requer cuidados né Gaia é anti é indiferente aos interesses Otis destinos humanos né É uma que nos cabe
é compor com Gaia e responder a Gaia não isopor no né a ela em diferente ela não se vinga de nós E ai ai Oi de novo né Ela é suscetível e por isso que é que eles hangares no meia Gaia como um cedo Oi e a resposta sempre Implacável a ave não abusar da sua tolerância final fé em Deus é inegavelmente então O agronegócio compra um papel fundamental como eu falei na produção dessas gripes que não dizem respeito somente a Biologia dos rios mas aconteça um deles remédio a politizar a biodiversidade como inteligência ecológica
contra simplificação homogenização é do controle estatal do agronegócio serão dos temas eu acho que a gente pretende acordar na aula que vem eu não vou aprofundar muito por aqui a gente vai passar essa questão à luz debate sobre isso porque domesticação é com mais vagar na próxima aula E aí Aqui eu só faço um adendo não é uma ressalva de que biodiversidade isso é uma coisa que a Ana e a Joana Compesa enfim são parceiras nessa porta aí favor Aninha leu também um rascunho de ser esse texto me lembrou né que é importante desestabilizar as
ideias de biodiversidade não não valor abstrato inventar pormenorizado né de espécies que não não se fazem nas suas relações né é vale mais lembrar da simbiogênese aqui do que dá ideia de um indivíduo amor o aquele Manifesto do corte Gilbert acho que esse nome dele né nunca forma jamais fomos indivíduo o biólogo que a Anna Harley É bem interessante de ser e eu queria aceitar também uma parte um trecho da fala da pensão da Tânia Aparecida parecidos com os peixes e vai nessa nesse sentido a repensar para colocar biodiversidade no outro lugar ela falou né
15 a Tânia pode-se dizer que o pensamento ameríndio a se julgar por sua mitopraxis ou seus regimes semióticos materiais ou prefiro chamá-lo a biodiversidade não apenas tem a sociodiversidade como seu complemento imediato mas está subordinado a um outro valor a periodicidade Isto é aos ritmos espaço-temporais de outros seres vivos e de outros existentes Oi e aí nessa mesma direção eu queria é voltar a uma uma questão que a Joana desenvolve um preço dela que é o vai sair no rio pode ser de tarde eu vou fazer propaganda aqui tchau agricultura conquistada em que eu queria
eu sinto aqui para fazer para dar continuidade essa ideia da questão da temporalidade dos ritmos da sincronicidade da sazonalidade que a Joana desenvolvem que eu acho que tem uma forma remete a discussões passadas em particular atenção do do alguém estiverem mas essa diferença entre puder pelos e cereais essa sincronicidade também não é uma forma a não é um pré-requisito o elemento fundamental para o controle estatal né bom então é um é a consideração da que a Joana faz diz respeito aos organismos geneticamente modificados e ela fala se sobre as pragas nas pragas que afetam e
as mandiocas geneticamente modificado a picadas de qual renda sua aplicação exclusiva por clonagem né É em vista da sua homogenização fenotípica e temporal a um ritmo sincrônico imprescindível ao metrônomo que marca o tempo das colheitas uma exigência do mercado impede a sua avaliação a reprodução sexuada ao mesmo tempo que exclui a participação de outras agências e formas de vida não humanas e também porta no cultivo por exemplo os polinizadores e ela faz a Joana bom Joana tá aqui depois que pode falar melhor pois o preço dela mas é a ideia é essa contraposição entre a
mandioca geneticamente modificadas e todos os problemas decorrem dessas esse modo de cultivo exclusivamente por reprodução é clonagem ao passo que modo como variante cultivo permite justamente da espaço e e valoriza a diversidade eu gosto pela diversidade quando ela coloca bom então secamento das monoculturas e os organismos geneticamente modificados acabam com as diferenças questão é o que produz a vida né e acolhe temporal é muito específica relacional e avessa a unificar conta lógica é só para fechar o único último parágrafo eu queria voltar ao começo da minha faz lembrar o que o Renato colocou sobre a
questão do acontecimento dos organismos geneticamente modificados é um pouco essa esse exemplo essa narrativa eu tenho Claro e a partir da qual as ninguém se mobiliza e reflete uma série de questões e temas no texto dela decidiram um tempo das catástrofes que ela retoma em outros contextos um e é isso acontecimento é um exemplo né ela mobiliza de luta contra Monsanto enfim um exemplo de mobilização que mostra abertura das controvérsias que explicam como é feita a ciência e quais são os vínculos mantidos pelos cientistas com a indústria que acabam com autonomia da pesquisa quando regido
pela lógica das patentes né quando regida pelos interesses do setor privado e com suporte do Estado esse acontecimento ela ponta né exigiu que os cientistas e dos demais responsáveis são termos que ela usa no sentido forte aqui o pênis que se responsabilizam pelos outros e falam pelos outros esse acontecimento exigiu dos cientistas e desses responsáveis que eles título byasen publicamente sobre assim sua certeza que refletissem a respeito de questões em cômodas eu sinto ela uma frase né como se o mundo dos problemas que eles não se colocavam de repente tornar-se perceptivo já não dava para
fugir os efeitos da Inovação já não eram secundária da geralmente é feito estão muito abstratos a ponto de não serem suficientemente é o suficiente para barrar o progresso o acontecimento da me obrigou cientistas a se aliar e buscar inspiração e outras práticas de conhecimento aquelas marginalizados como não cientistas que misturam fato e valor né a gente vê vida de desenvolverem outros métodos mais incertos visitantes de pensar de agir e resistir essa retórica das alternativas internado e a inteligência ecológica pede por alianças evolutivas eu queria quer então recuperar e regenerar a capacidade de pensar pelo meio
E aí nesse livro de entrevistas que a gente sugeriu-se resistir ao Desastre de ter pequeno ela fala né de pelo meio de Resistir pelo meio como imagem veja tem uma série de imagens vegetais né que é que anima um texto prestam guiar ela fala que pensar pelo meio é como uma planta que cresce nessa Brota nesse meio Nesse caso a evolução das instituições Onde foram forjados veículos modernos e desconhecimento Progresso assim não é simplesmente substituir Um valor o valor inadequado por outros valores mas evolui tem um sentido outro aqui que remonta é desrespeito acho que
Renato vai falar melhor disso mas eu só Como fazer referência de que evolução é um termo beleza do da tarde né e não há nem Progresso nem nem progressão nem regressão na evolução por descendência e filiação seja de espécies disciplinas ou técnicos evolução aliança dos a ter o gênio mas não se produz em geral mas desrespeito algo que se faz entre né termos pelo menos dois termos que são heterogêneos e criam esse vínculo coloca em questão então é uma identidade hereditária o que enfim natural é uma assim eu posso palavras que o Renato para não
ter algum confuso não ter me alongado demais e aí se der tempo eu volto com um azeco feministas de a ficção especulativa e é que tá sem áudio V1 o celular e obrigado Caren a galinha belíssima belíssima exposição é na verdade que eu vou falar que ele só vai desenvolver algumas coisas que a carne já falou eu vou tentar ser um pouco mais rápido mas eu queria voltar algumas questões decidi do do Sucesso da estanga eu queria começar juntamente com esse post e a Karen levantou muito bem agora essa interlocução da estanga com esta rock
nessa Feiticeira a a dita neopagã é também uma ativista anti-capitalista e a e ecofeminista né então é uma das coisas que aparece muito forte no tempo das catástrofes nós tangram é a ideia que a gente está desconfiado de você tá narrativa épica do Progresso né isso nos obriga a pensar Também o lugar das ciências EA sua relação com o progresso E aí ela vai falar a gente tem de repensar essa grande narrativa porque a gente está sob o signo da Bárbara e como ela diferente deve usar colocar o futuro sob o signo da Barbie né
então é como se a gente tivesse numa New Orleans a área da igreja que também aprende Mia que a gente está vivendo tá e a ideia de que é esse esse Progresso e avanço esse crescimento ele é dado a partir de um sacrifício é a que eu volto a fazer referência também ao trabalho da Tania sobre Belo Monte não ao qual a Karen é Oi meu filho muito bem alto lá a pouco dela bem e nesse sentido essa hora para a outra narrativa tem que ter um olhar sequer contrastar em relação a essa narrativa épica
no progresso ela é uma narrativa que ela se diz que a narrativa das lutas ela se diz herdeiro me ajudar responder é uma coisa importante né né ela te deve ter das lutas da é preciso declarar guerra na essa grande narrativa e quem inventar modos de produção e de cooperação né não se trata ela vai vir de dizer exatamente o que fazer é pergunta né Que página mas como elas o filipinha eu quero ver um juntos o livro de 25 pizzarias do capitalismo ela ela se vê como uma lançada dura de sondas né e tenta
captar o que está acontecendo e nesse sentido o teles beber uma história de lutas ela pediu para mãe herdeira de Marx né e dessa luta contra o capitalismo Então esse problema no Instagram é muito importante é bom então Rico a relação mas a narrativa épica da modernidade do Progresso da emancipação do humano em relação à natureza é pensar outras narrativas possíveis é portanto especular a experimental neste sentido ela assim a próxima bastante dado uma Harley né a ideia do storytelling é preciso então é isso a outras narrativas por exemplo a narrativa da dirá a narrativa
da retomada de um território é também uma retomada de conhecimentos é teu meio uma retomada de um tipo de relação a terra né Oi oi Está Rock Até mostrar é muito o amor jogada de o cheiro das bruxas e Magos ainda se sente nossas narinas né ela vai dizer e Olá tudo que a gente obter desse mundo O que tem haver Wave rádio web rádio cação das bruxas com a Caça às Bruxas na história do Progresso do crescimento econômico do capitalismo ver tem a ver não pode dissociado e nessa história de Caça às Bruxas da
TSI G1 oi oi para rock ela faz parte ela criou no começo dos anos 70 essa G1 a vitrine prediction of witchcraft e é uma espécie de recuperação dessa tradição Wicca né dá sorte uma invenção e uma tradição de bruxaria espiritualidade e vida da grã-bretanha EA partir daí ela tentou trazer esta tradição da práticas né de luta política já tive então por exemplo Recreio Ele nasce no final dos anos 70 a partir de movimento de mulheres contra as ameaças de guerra nuclear da isso é muito forte nos Estados Unidos e aos poucos esse também vai
incorporando é a luta ecológica pede daí que a gente poderia chamar um toda a imprecisão do termo mas tá ok de uma ecofeminismo beijo E aí bom então rock no livro dela dance in the Dark e ficam motor que ela se inspira bastante chamado David Cameron chamado Marcos Luiz e bruxaria e vai dizer que a história do capitalismo não pode ser contada sem história da erradicação das bruxas da caça às bruxas os inclusos é que os cercamentos não e Marco na expulsão da terra a privatização da terra a destruição do comuns da propriedade comum bem
comum e certamente coincidem uma onda de Caça às Bruxas como intensificação Nessa onda de caça às bruxas e que por sua vez está associada a subordinação das mulheres e dos seus conhecimentos é como a Karen mostrou é uma tese elaborada pela Silvia celerity no calibã e a bruxa. Onde Ela Vai mô a imagem de marxista da Revolução Industrial onde vento na versão de tampa diretamente associado à exploração das mulheres e na tua capacidade reprodutiva 1 I hate raciocínio e no histórico apresentado pela está rock e permite com que ela diga e não tá é ele
que lutar contra o capitalismo não é retoma reativar ericlean a bruxaria wiccan como como diz a cárie Pode ser né Jamille Pinheiro para adulto como reativar na alguns como reivindicar mas também poderia estar pensando numa analogia com o movimento indígena Como retomar né que é uma sugestão que que faz o Márcio Goldman né retomar a luta contra o capitalismo é também G1 como reativar retomar a bruxaria na Multivix do Rio a cabeça em português poderá dizer se Reinventar né porque não é mais o mesmo isso oi oi oi a respeito E aí E aí tá
OK unbox da feitura da permacultura na muita coisa sobre isso não é e ela aprender acaba querendo um método de participação e manifestações né E ela e o grupo dela vai ter um papel muito grande no as chamadas manifestações altermundialista do antiglobalização que começam e colocar nos anos 90 né o próprio a gente pega a Isabela está guerra o YouTube pior não falar muito disse a tu né da publicação deste ato em 99 uma explosão de um movimento ao ter um jardim à frente globalização né E vai estar totalmente apoiado numa ideia de é de
que um outro mundo é possível né que não é esse mundo da globalização que a gente está vivendo e nisso o movimento ambientalista aceito pelas pagas não e muitos outros né esses movimentos são todos a loja em si Abrir filé de diferença de heterogeneidade né bem E aí [Música] eu ia te trazer currículo feminista daqui dessa rock vai também de outros outras autoras é pois é uma comentadora importante é feito da de Marcos da na Instagram está ok como lá dentro do que seria um um pensamento neste ecofeminismo aí milhar daqueles que querem pelo menos
família e ela aderir com o feminismo é um ótimo vago vai perguntar coisa aí dentro do que a gente é Maria não é com o feminismo mas o que tá importante a privar aí né primeiro lugar uma conexão entre exploração das mulheres e a exploração no da natureza do ambiente o que ela vai dizer isso não tem a ver com essencialismo é não se trata retomar associação no feminino o natural né mais mostrar como na história você tem um processo de apropriação e Destruição que é tanto de um saber feminino compartilhado como do que a
gente tá chamando de natureza não não é o Exatamente isso não é bom que cair no essencialismo e familiares para uma mulher muito parecido em milhares e também vai falar de nesse mesmo período século 17 do século 18 as próprias ciências coloca uma nova ética da natureza como coisa que está lá dá uma coisa inverte pode portanto ser apropriada pode ser destruído Então você tem nessa gestão que vai dar da revolução industrial no CP essa ideia de uma descrição um santo no meio como bença saberes femininos da então o prefeito Evaldo pelo pra lá Isabelle
stenger é uma filosofia da ciência e que inspirada né pelo ecofeminismo e também pela crítica feminista da epistemologia sobretudo no sentido que essa crítica aparece na dona Harley daqui vai falar o saberes localizados em Oi Isabelle stenger fala muito uma Ecologia das práticas não é a silêncio é sangrar antes de tudo prática mas são pelo Central no nos texto deles são práticas que devem ser pensadas como situados na área da ecologia não existe uma ciência e fale de posso falar de um ponto de vista neutro um ponto de vista no do dissídios né Elas cabra
prática científica fala partir de suas próprias exigências e obrigações não tem muito a ver Aí dentro da ecologia das práticas e muito a ver com a e essa ideia de um saber localizado e do do Manifesto ciborgue na dona Harley e aprender uma crítica feminista no conhecimento das ciências bom tá coisa importante que as tangas vai dizer a ciência né ela fazer uma distinção entre ciências e acidentes né É só silêncio hegemônica majoritária é ela se impõe ela impõe a sua autoridade a partir da desqualificação de outras práticas né ela precisa desqualificar as outras práticas
para existir né então como a gente viu agora mesmo né aparente lembrando exemplo do Nilton né Estou o Executivo também gosta muito de falar como que a psicanálise eu nasci da Hipnose ensinasse de marcar disso é e de marca da magia nem tão pouco a histório na silêncio tem que pagar estou propondo é uma história e vai mostrar como que é referência no a ciência modernos ela que também mete a partir da desqualificação de outras formas de conhecimento das outras formas das quais elas são também tributário Então ela na seria uma de qualificação e portanto
by erradicação da magia portanto de novo o tema das caças às Bruxas né na Caça às Bruxas seria G5 eu já tô imagem definitive nessa nesse movimento de desqualificação né G1 e está associado às que uma coisa que eu espero também falou semana passado e na ideia a ideia de oposição crença e saber né dizer o saber dos outros é colocado como crentes básica Sabrina serviço naquele saber que é o único que tem acesso ao mundo e portanto a natureza é constituída de lei e mutáveis né as outras práticas não teriam portanto não acesso ao
mundo não teria uma dignidade ontológica o máximo o que a gente poderia fazer dentro dessa perspectiva é tolerar essas outras práticas como três e aí as mangas vai dizer da que é nós modernistas modernos a gente vive padece do da maldição da tolerância né tirar a ideia de que a gente pode até aceitar as outras práticas mas a gente recusa elas o acesso último a realidade das gente povo era mais uma uma seita voltando a interlocução da Instagram posta rock na a retomar a bruxaria nome Earth bruxa mago qualquer outra coisa é algo que nos
provoca que nos possa a pensar e temos coloca a necessidade de escapar dessa maldição da tolerância bom um terceiro ponto importante no trabalho de espalhar e que aparece muito fortemente é um livro Como Pizzaria do capitalismo e o tempo das catástrofes é que esta ciência emerge me respeita como tendo assim acesso direto ao real 1 o tempo para revolução científica tá no século 17 a Revolução Industrial desculpa no final do século 18 né e ela vai mostrar a ciência acaba essa ciência eu tive indica acesso privilegiado na legal ela acaba se vendo um compromisso com
capitalismo o a indústria com as patentes nas e por suave que por sua vez são todos protegidos pelo Estado pelos nossos responsáveis É nesse sentido que ela vai falar muito mas sobretudo no no campo das catástrofes e uma economia do conhecimento o conhecimento se toma uma mercadoria também aí ela dialoga com a ideia de Capitalismo cognitivo do rádio e do bebe né então a&s essa economia do conhecimento o associado à Indústria Farmacêutica a produção de organismos geneticamente modificados a aos programação de softwares e tal tudo isso é capturado né Eu quero economia o conhecimento disso
pro móvel que ela chama de uma destruição do Comum da possibilidade de pensar livremente porque ela chama uma posição a economia do conhecimento ela vai falar demais economia especulativo na possibilidade de interrogar o mundo sem isso tenha que servir para alguma ideal né de crescimento e desenvolvimento da ela vai falar gente também tá numa crise não radical da produção do conhecimento atentado universidades falando mais bela das ciências rádio né de pesquisa muitas vezes tá destinado interesses privados empresas privadas você perde aí um pensamento livre especulativo né a mesma ciências humanas a filosofia e na e
feriu mais livres e talvez por isso mesmo tão odiadas daí por isso que a gente tem que se dar o Edu tá falando a pouco menos formulários do CNPQ a gente tem que dizer que que a nossa pesquisa é é uma aplicação e que só pode gerar alguma coisa mas não tipo paciente coisas assim né isso para expandir essa é uma perda do pensamento um pensamento livre né é algo análogo a uma Caça às Bruxas quer dizer a caçada de Bruxas não acabou né a economia do conhecimento a a continuação dessa ficar nessa carta de
Bruxas e por sua vez o combustível e para esse crescimento econômico a Qualquer Custo da ei ei bom então pra isso Roberto andrex é uma filosofia da ciência céu é importante restitue retomar reclin mais uma vez o potencial de vezes que pense dessa ciências é negro a essa relação subordinada ao capitalismo e o seu efeito de homogênea de homogenização por isso e junto com la Tour é o que ela pretendia trazer a ciência para o debate público é politizar as ciências e portanto politizar também para positivar aceita será possível politizar esqueci chamou de naturismo né
Essa teologia política dos modelos porque e na publicidade radicalmente mostrar essa natureza estádio inerte e ao que garante e a via de acesso privilegiado a certos sente favelado também ela não é outra coisa remédio ela também Depende de um trabalho de construção aí quando ela tá falando de mim politização das ciências e ela tá pagando uma visão de dentro né para mostrar os fatos científicos Eles não estão simplesmente desvelados né os fatos também são produzidos nos Laboratórios né não que ele fez Jam apresentou artificiais na vida dependem de uma de uma interação os cientistas né
daí a ideia é importante por latour É de fato xixi não é que os cristais ele falou na semana passada essa ideia de que fatos e científicos não é porque alguma coisa é fabricada se ela não escapa de nós e ela não tem realidade né Isso é o que também está implicado na própria ideia de como política né a política lá o código civil incide na política porque a política não desrespeito simplesmente a humanos e boa vontade como ela fala mas ela também implica no mundo que está sendo produzido em Fatos que estão sendo gerados
né Então essa politização que é fundamental né no na stanger Esse é o que permite a ela fazer uma liderança propor uma doença né em que a ciência os práticas científicas e os movimentos anti-capitalistas entre globalização né daí ela vai fazer uma aproximação tanto no livro copiar Pizzaria do capitalismo como no tempo das catástrofes na mostrando uma aproximação entre as práticas científicas e tecnológicas e retomada e da bruxaria e é bem porque sair da dedicação da bruxaria mamãe erradicação e muitas formas de conhecimento né de uma já formou predatória com a terra né o retumbar
essa Pizzaria né pragmaticamente é fortalece esses outros conhecimentos é engajar numa é uma música numa numa luta contra essa narrativa épica Contra esse crescimento a Qualquer Custo da e como a Karen para fazer uma o Papa exatamente de resgatar na retomada os remédios retomada testar rock para o público a Renault Kangoo neopagãs ET spaghettis tá trazendo para o mundo moderno de uma maneira geral ela não é o resgate mais as palavras não é também uma filiação é Como disse eu sinto a questão é se trata se de rede de escrever o que foi essa rádio
erradicação pensar com ela e não tratá-la como mero Episódio histórico e de Reconstruir redes animal novas relações consigo mesmo e com os outros e com o mundo da apanhar e não é que primeiro episódio histórico mas ela que a gente continuar vivendo e que para as vezes com a baila é colocar essa possibilidade de regenerar relações no mundo moderno com outros povos que foram o e qualificados pelo massacrado E também o próprio mundo na Igreja Assembléia de e como a carne tá falando a grande evolução da evoluir vai como o código de Leandro já tá
aí ela recusava e a flecha do tempo essa história da teu longe elogia pneu nos Spanic né a pensar né uma uma uma figura que a gente viu ficar no próprio James Scott né para não ter uma direção só essa história é feita de Zig Zag é o melhor Jataí chamam de evolução criativa é por exemplo nada mais uma evolução criativa do que a retomada da feitiçaria da bruxaria essa Essa aliança entre uma prática de bruxaria a reação direta e as manifestações EA luta anticapitalista é Se eu responder pa engraçada sobretudo né da eficácia desse
weekly da história daqui tô faz a o gato pragmática disso é de fato para rock é uma dessas o pensadores da BR como la Tour como no Haiti Reze como William James essa aqui os novos filósofos e era uma ativista né E ela já vai aparecer na história a estavam que aparece e no livro com uma política não é no final quando ela vai falar Band e da maldição da tolerância E aí só falava com a maldição da tolerância que assola sobretudo as ciências humanas como a antropologia psicanálise daqui por muito tempo tem que dar
um tolerar ou outras práticas mais um levar realmente a sério algo que muda no final do século passado serve O que é só Liberdade pomada e da bruxaria também ele é ele vai ser o wi-fi dela aqui mais de 1000 sábado no livro tem que sair disso Pizzaria do capitalismo que ela escreve com aquele pingar em 2005 né E aí Felipe tem uma tese muito interessante que ele tem que levar um dizer o capitalismo e ele estabelece proibindo a magia feitiçaria bruxaria mas ele se aposta dela e ao se apossa dela ele se torna o
único Feiticeiro já aqui o tomate desistir outros temos o negação do fetichismo da mercadoria né então mais intensa que eles vão falar com o capitalismo mesmo tempo peito de peru é porque ele não eles ele nos enfraquece ele tira da gente a capacidade de pensar Júnior né de reagir então a gente sabe porque ele sempre vai resolver ele coloca para nós as alternativas Inter nós ou é o capitalismo ou é o trabalho é o a gente faz a usina de Belo Monte para resolver a crise energética ultraísmo vai poder crescer e por aí vai a
não se preocupe eu Dória vai fazer aliança público e privado e vai trazer a vacina e a gente vai se livrar finalmente na premia Então deve tá é porque o pistão de arrepiar vamos viver Tô levando a sério o recreio já está rock a gente precisa se desenfeitiçar daí eu lembro dele também o subtítulo é técnicas e desinfetante somente dá esse deve que a gente sabe né e descem fixar que pressupõe o que a gente também retome saber infecções portanto da forma é preciso apertar o seu nome a bruxa com P mais alternativas de ter
mais dá para poder resistir o alcateia nesse sentido que ela vai dizer Esse ato é a batalha de filhote e tantos outros tantos outros outras manifestações um grande que ela que se seguiram a passeata na verdade e nada mais são do que técnicas de enfeitiçamento e essa técnica de desinfecção mente Pastor pela produção de espaços comuns da pela criação de lutas e pela conexão de lutas e essa luta no papel o nosso só dá não existe mais uma Vanguarda uma classe um grupo que vai para o chá da Saúde também são lutas pequena te se
conecta com ela vai ganhando muitos exemplos né tanto nos pizzarias como um tempo das catástrofes deve um exemplo dos dos programadores reckers né dos cientistas que deixou de trabalhar para uma grande empresa de comércio são a colocar a questão pública aos portadores de HIV É sim se organizam para pressionar a Indústria Farmacêutica acelerar pesquisas sobre remédios né ela falar tudo isso são modos de resistência aos inclusos atuais aos equipamentos atuais que são esses equipamentos e produziram a inclusão de Gaia e que agora que a gente tá com galho diante de vós encarando o galho né
é preciso então recriar uma inteligente a conectiva concreta uma inteligência ecológica é como ela disse que estão der no e no tempo das catástrofes temos que experimentar o que pode recriar fazer pegar novamente como se diz das plantas a capacidade de pensar e agir juntos dá para voltar uma pessoa que a Karen tava falando como fazer brotar nada como produzir uma política no cultivo né e como aí ela vai falar desse são um ponto fundamental do livro dela né que fica acontecimento dos organismos geneticamente modificados Eco essa e essa resistência em aceitar o modelo de
produção agrícola né EA resistência ela pode trair o que ela vai chamar de battride da empresa grande empresa cientistas e os nossos impulsos né o movimento de resistência que que arte final pela conexão de lutas de cientistas e O que estão fazendo experimento sobre transgênicos Mas também de pequenos agricultores de povos indígenas dá para voltar ao perto da Joana dos puxar como é que são esses grupos e muito presente da França daqui destruir um Campos de produção de transgênicos e por aí e vai né o que ela termina o Safari também falou ela termina o
tempo das catástrofes não livro sobre catástrofes né sobre o horror sobre sobre o limite que a gente chegou e a gente Leia esse livro hoje é uma pandemia e parece um pen fique um perfume né e de novo a gente tá na mão dos nossos responsáveis das empresas estão fazendo vacina na dos cientistas e tal ao mesmo tempo com o movimento de resistência não que o que é que pagar vai falar dentro tá agora encarando Gaio e isso e ela termina o teto não com uma uma tristeza com desligando mas com a ideia da espinha
de Espinosa da Alegria no bons encontros da luta né dessa dessa dessa pequena é só pequeno fazer espinhos meu espírito a ideia de resistência não vai pagar é fundamental na esse aqui ó Oi gente tem que pensar só quero ver se tem como resistir a esse mundo no Big Brother o perturbar essa grande narrativa e nos trouxe aqui e portanto eu já tô terminando aqui a compor com essa figura e Gaia na não tem como a gente ignorar Gaia vai ter também a ideia não é sempre vai aparecer aquele que vai Flamengo nós podemos do
mar mas podemos nos ver de gel engenharia da gente pode a ciência tá aí para produzir vacinas e tal Porque tem que pagar nada não não é o que ganhamos coloca é necessidade de desacelerar tudo bem é importante tem que ter e a gente não vai sair da prender Me apresento Você se não tiver uma vacina é mas a gente tem que ter em mente que o problema é outro nós embaixo pode chegar outro vírus a gente não tá preparado né O problema é como a carinha tava mostrando né É a agricultura EA criação Industrial
é a maneira pela qual a gente se relacionou e se relaciona com o pé daí a cúpula que ele vai dizer a gente precisa destruir essa ideia de natureza que é aquele que pode ser é apropriado e aquilo que é estável e instável para frente na ideia de Gaia né e não é a natureza o imutável e aquilo que ter agência e aquilo que está sempre sendo fabricado né o hotel só para terminar Lacoste como Instagram estão procurando uma resposta a Gaia né a la Tour des número um polvo o polvo de Gaia os terrenos
aqueles que precisam de Gaia para convocar e o mapa de serem convocados mais pagar gaiv no exatamente mesma intensidade ganha alguma coisa em controlado e ganharam parece exatamente com o vulcão polvo ela ganha não vai não o Anjos O que Gaia pode fazer é conectar diferente prática de lutas e se reúne em torno de causas comuns mas que não é incomum as luzes que o mundo comum único dar pra ganhar um tempo poder muito potente o Elvis vai unir os povos nos Planetas dos povos desses planos estão a terminar e o tempo das catapultas dizendo
é preciso alinhar um gás dá um a perna com galho é retomar essa capacidade coletiva pega tomar práticas e úteis né então enfim ele é muita coisa para a gente falar aqui e mais é basicamente isso e para que ela vai dizer que tomar é só se prática das lutas que pressupõe não a economia do conhecimento nós garantimos uma economia especulativa não é um gesto especulativo que é pensar um dos possessivos a contar Nova Vitória é o que a carne tava falando nessas narrativas o eco feminista como imaginar da da luta a ciência a prática
de um podem existir fora da fazer todos E aí você está muito tarde mas E aí e eu acho que com Catarina eu terminar essa muito lindo assim não pelo amor de Deus não se tiver muito adiantado da hora a gente pode fazer intervalo e passar o debate tinha feito uma parte assim com alguns comentários sobre essa questão mas é isso que mandam é curto mas ele faz é curta Prometa gente ó Olá seguindo nessa nessa direção que o Renato contou sobre como imaginar como que Outro seria matemática essa alternativa economia do conhecimento né que
conhecimentos especulativos que já se especulativo é esse da Iveco feministas dessa esse sai fainé dessa ficção científica feminista então para começar eu queria citar um trecho também tem que falar isso é e É você está certa e precisamos desesperadamente de outras histórias não dos contos de fadas e que tudo é possível para os corações puros para as almas corajosas ou para as pessoas de boa vontade Reunidas mais das histórias que contam como situações podem ser transformadas ou daqueles que a sofreram conseguem tem salas juntos e não histórias de Moraes mas histórias técnicas enviar a propósito
desse tipo de exemplo das ciladas de que cada um precisam escapar das imposições cuja importância ela se conhecer é em suma histórias que recaem sobre o pensar juntos como entre "obra ser feito e precisamos que essas histórias afirma em sua pluralidade pois não se trata de construir um modelo e sim uma experiência prática pois não se trata de nos convertermos mas de repovoar o deserto devastado pela nossa imaginação que essa frase final da estação é muito importante aqui né Como como repovoar o deserto devastado da nossa imaginação não especular é a partir do nosso mundo
abandonando o gênero épico com Renato Colocou também né fundamental para repovoar essa imaginação onde lado essa narrativa que toma a flecha do tempo amor como seu Horizon né o progresso a o herói né um homem temos hypando e a natureza filho e esse é o convite dos relatos é que o feminismo da ficção especulativa ou fabulação feminista aqui nas expressões de dor nahari ou e Itamar limpar respectivamente e traça uma linha distinta daquela da ficção científica com suas aspirações de mitologia da técnica o críticas em relação ao sexismo o belicismo ao Progresso tecnológico com as
suas utopias de conquista espacial e triunfos de mundial engenharia calcular de forma responsável inventiva em busca de outra linguagem atentar para as consequências buscar o que há de desconhecidos nos nossos relacionamentos também não como uma rota de fuga da realidade né Gente pelo contrário seria antes a insistência no valor mesmo do questionamento da criatividade dos sonhos o poder que isso tem para refletir para imaginar a Roma antiga o Renato falou a respeito da feitiçaria isso porque Andaremos em falso somente esmiuçar nos atentarmos para os detalhes os dados das tabelas as informações que nos conduziram essa
crise Sem pôr em causa o melhor sem de executar o Imaginário feito de certezas poder e conscientização Expresso em termos éticos e progressiva e e o incômodo de invocar as bruxas e Feiticeiras curandeiras também nos obriga a ir mais devagar em que ela fosse facilidade do próprio conceito de antropoceno que resistiram automatismos do pensamento em vista de imaginar outros horizontes né de imaginação e horizontes conceituais aqui tô falando junto com a Emily as nessa compensadora ecofeminista filósofo muito importante para interruptor a né a contar outras histórias que não cedam ao medo EA ansiedade que acompanha
esse futuro da terra hipócrita é cativar retomar bem sobre o quê a Renata tá falando as práticas de conhecimento próprias a magia feitiçaria e ao animismo são antigos de receitas receitas e com feministas contra o entorpecimento do feitiço para Talita prata sintam né da tentativa hesitante de ver o antropoceno através de relatos não masculino mistas não Apocalípticos e surgem nas tramas das relações muito específicas de centradas protagonismo humano pautadas em outras massas de imaginações e afetos outros que humanos também a próxima parte da terra vai olhar para bar eu acho Sintra falou dobras e dos
interstícios terrestres e de novo não há retorno ancestral não é é voltar um passado no hospital mas a recriar mas a criação e tira essas conexões com o mundo e não se reduzem Claro mundo comum mas se conforma na coexistência precisa ter um gênio o abandono da narrativa épica também transforma o medo em cólica e produzindo relatos nossas relações imaginações que sustentam o mundo e não serem para pelo progresso pelas conquistas ou e para o horror de exploração predatória da vida aí é ou fazer referência a um texto foi interessante para pensar é só fala
sim ou que animou a conversa aí sobre com a gente até acabou falando no curso da graduação Castanha a outra aula ela participou nessa semana parece que já faz tanto quer falar semana passada mas foi na pista que é um artigo da Úrsula le guin a comer Olha a garrafa mas que poderia ser um sexto um recipiente uma sacola uma tipoia é uma cuia ou ainda uma casa uma barriga quer dizer ela tá pensando nesse continente né E ela disse que se devem ter sido os primeiros instrumentos culturais para os primeiros meses procurar que Possivelmente
foram coisas semelhantes a isso cestos são usados para correr atrás produtos da coleta e essa é uma reflexão que ela toma é um trabalho de Elizabeth Fischer Chama algumas Creation é o mote da da reflexão da luz foram tomate o lugar Salvo engano é super do para poder falar melhor sobre sobre ir e ela ela tomar essa ideia aquela Tira esse trabalho da Elizabeth Fischer questionar como seriam as nossas histórias que a gente os contatos do ponto de vista então de quem carrega o cesto Oi e a pena o Lázaro A bom então vale herói
muito das suas ferramentas o neném céu se da Conquista civilizacional que é quem faz a história Harry pov On e assim Pinho é estamos distantes da cena primordial do antigo hominídeo que faz o osso do osso Aço o a primeira arma né aí ela faz referência a cena da minha mão de terra no espaço né antigo o menino que ter nave tem que tomar reflexão que ela fecha sobre isso mate todos já ouviram ou viram de mais sobre armas lanças espadas instrumentos de esmagar de perfurar de confiar contudo pouco sobre as histórias não o heróicas
E aí o sucesso se você susto bom então talvez seja importante contar outras histórias porque essas os triunfos dos conflitos e das tragédias aí é enfim eu queria lembrar que eu né já que o Renato também falou do genison esporte mas eu volto nesse depois na no debate porque acho que é um pouco desse gênero de história aqui essa esse outro olhar esse outro jeito de pintar de pensar essa narrativa né E que ele faz e inclusive aciona esse livro na entrevista que ela dá pra gente sugeriu como a possibilidade o outro gente de contar
a história que não é feita só por humano será uma história a partir de quem carrega o sexto né festando ivaneli e também mostra que essa é a vida era feita de abundância de mobilidade de dispersão de igualdade né da coleta e da vida e arranjo sazonais muito específico já colocando esse excepcionalidade humana convida dois minutos e como referência para a narrativa é mesmo as nossas guerras a gente pode contar com palavras no herói fazer aí eu queria fazer referência não tem nada a ver com o debate propriamente né não é isso mas eu acho
que é um 13 O que é Olha francia ii bom então eu quero um salgado em entrevista essas mulheres para saber como ela conta lag que elas contam da guerra e aí ela fala assim isso na introdução do livro E aí a escutar como se com umas pessoas heroicamente mataram outras e venceram o perderam Qual foi a técnica e quais eram os Generais os relógios femininos são outros e falando de outras coisas a graça é menina Graças né tem suas próprias as cores cheiro iluminação esse espaço sentimental suas próprias palavras nela não há heróis nem
passou resumo críveis apenas pessoas ocupadas com uma tarefa terço mandamento encher humano apenas elas os pássaros as árvores todos aqueles que vivem conosco na terra sofrem sem palavras o que ainda mais seguida e é novamente então tomando como inspiração esse texto mas agora vou me referir ao outro a outro terço da da Úrsula também é inspirado isso dá esse livro da Regina roupas Professor ela né só que dessa vez ela se inspira para escrever um discurso depois que ela proferiu na formatura do escola diz que ele foi a primeira instituição Universitária na Califórnia para mulheres
ela faz um discurso em que ela começa justamente questionando essa linguagem para poder bom talvez as pessoas esperem que eu fale a visita é o poder aqui mas sair ela já sabe ela se questiona Será que eu o que aconteceria se eu falasse aqui aqui mesmo público como uma mulher como a linguagem outra nesse texto ao qual ela faz referência né o sentinela se trata de uma mulher que recebe uma carta de um homem com pedido para que ela apoiar seu Manifesto pacifista manifesta contra a guerra e ela recusa em apoiar as por escreveu o
manifesto e pede para que as suas amigas suas irmãs também se recusem a fazê-lo com a recusa em apoiar a recusa da Paz feita por homens e para eles a recusa o convite de defender o mundo dele de Se somar ao mundo dos Homens o mundo no qual as mulheres ocupam sua casa de seus filhos o modo de impedir a guerra ela conclui então não consiste em repetir as palavras dos homens e Seguindo Seus métodos mas em buscar palavras e novos Mestres no discurso Então ela diz quem é que vai falar partir das margens esse
lugar escuro porque as mulheres são estrangeiras no mundo dos homens e não será imitando Que Elas serão aceitas é eu sinto no trecho já terminando o discurso da da os celulares assim e quando vocês para caçarem forem derrotados estiverem com dores no escuro eu espero que então se lembrem que a escuridão seu pai o lugar onde vivem onde nenhuma guerra travada e nenhuma guerra e vencida mas onde Futuro Está em nossas raízes estão na escuridão a Terra é o nosso pai né ela diz olha para baixo né porque olhamos para cima procurando bênção em vez
de olhar em torno e para baixo esperança que tenhamos está aí não no céu cheio de espiões e armas em ordem mas na terra que folheamos de cima para baixo não vindo de cima mas debaixo não na luz que cega mas no escuro que mostre onde seres humanos cultivo ao mais humano bom então é inspirada por impor Úrsula le guin na nesse no discurso o meu sol por outras muitas escritores de ficção científica feminista né aí me acho para terminar ela disse que fáscia o nosso plantão faça uma propôs e no Ela se parece muito
com essa demanda por mobilização Por parte dos homens no livro de bichinho algum final do tempo Pinhalzinho discurso da posição que a sua toma no seu discurso Uma demanda por mobilização que parte dos homens e toma forma de um convite aceitar a noção de antropoceno E aí eu vou falar fazer a filósofa um tipo de aliança Improvável está em vias de se concretizar em torno de Promoção e é uma rapidez desconcertante é o Igor de objetores do crescimento A Defensores da engenharia passando por ativistas de de creme esquerda ela prossegue somos pressionados adicionadas a subir
nesse trem de alta velocidade se você a despeito Graças heterogeneidade de suas definições de apropriações como círculo Bandeiras perdessem a medida climáticas a carregar o vídeo E essas referências com pouco o caótico são muitas diferenças de uma vez tem uma certa conversa entre muitas pessoas mais é isso gente é [Música]