RKA - Vamos pensar um pouco como a energia flui e como a matéria é reciclada em um ecossistema. Isso é o que nós vamos fazer nesse vídeo. Pensar sobre essas duas ideias.
E depois de assistir esse vídeo, você pode parar pensar um pouquinho, e olhar para os ecossistemas ao seu redor. Até porque, nós somos parte de um ecossistema e nós precisamos dele para sobreviver. Então vamos pensar como o fluxo de energia, e como a matéria é reciclada.
Primeiro, vamos começar pensando na energia. A energia para a maioria dos ecossistemas, vem originalmente do sol. Existem outras fontes de energia.
Você poderia pensar na energia provinda do luar, que essencialmente é proveniente do sol. Há também a energia geotérmica. Mas, a energia luminosa vem basicamente do sol, que é a nossa principal fonte de energia para a maioria dos ecossistemas em nosso planeta.
Então vamos pensar o seguinte: como o ecossistema faz o uso dessa energia? Como ela entra e como ela fica armazenada dentro de um ecossistema? Especialmente, ela fica armazenada como biomassa.
E onde começa essa história? Ela começa ali, com os produtores primários. Que são, geralmente, plantas ou outros organismos fotossintetizantes.
Vou fazer uma setinha aqui só para gente não se esquecer. Esses outros organismos podem ser, por exemplo, bactérias, algas azuis que são capazes de realizar a fotossíntese. Ou aquelas que são capazes de tirar a energia luminosa e criar biomoléculas.
Então, esses organismos capazes de converter a luz, a energia luminosa e armazenar essa energia, são chamados de produtores primários. Ou, muitas vezes, você vai ver eles sendo referidos como organismos autótrofos, que é a mesma coisa, certo? São apenas nomes diferentes para a mesma função.
Eles, então, a partir do sol, geram o seu próprio alimento. E, mais uma vez, como essa energia é armazenada? Ela é armazenada na forma de moléculas biológicas.
Se você fosse dar um zoom nas moléculas dessa planta aqui, você veria, de uma forma muito simplificada, todas essas ligações entre carbonos. E, para fazer essas ligações, a planta necessita de energia. E depois, quando ela quebra essas ligações ela libera energia.
Então, essas ligações é uma forma de a planta armazenar energia. E, nesse momento, você pode estar pensando: Tá bom, e de onde vem todos esses carbonos que estão nessa árvore? Bom, o carbono é proveniente do ar.
O nosso ar tem dióxido de carbono, o CO2. O bom e velho CO2. Então, o CO2, vamos representá-lo aqui.
. . Ele é átomos de carbono, aqui representados em azul, ligados a dois átomos de oxigênio.
Vou colocá-los aqui, em amarelinho, só para a gente identificar os nossos. . .
As nossas moléculas de CO2.