A CAUSA DE SI E DE TODAS AS COISAS | Fernando Dias Andrade

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Video Transcript:
o deus espinosa esse tema interessa a quem estuda filosofia mas atualmente tem seu interesse por quem se interessa por religião e particularmente por quem se interessa por ateísmo é um porquê espinosa filósofo dos filósofos um filósofo importantíssimo do século 17 filósofo holandês tem obra vastíssima que trata de praticamente todos os aspectos da filosofia é uma obra de grande atualidade a partir daí apesar de ser do século 17 espinosa começa o seu edifício filosófico a partir de uma noção de deus e desde que ele publicou suas principais obras algumas postumamente ele foi considerado um ateu se
não o principal até o ponto de explosivos como se tornar sinônimo de ateísmo a partir do final do século 17 então por todo o século 18 dali por diante ser espiões ano e será teu praticamente a mesma coisa segundo a opinião pública bom isso é um problema porque a obra de hipnose demorou para ser bem conhecida ela só passou a ser bem conhecida mesmo e completamente editada no século 20 para se ter uma idéia mais exatamente a partir dos anos 1960 eu acho muito problemática essa idéia de espinosa ateu não gosto muito dessa inspeção porque
espinosa não é um ateu e hipnose não é um ateísmo espinosa é na verdade um crítico da teologia então ele é um anti teólogo aí sim mas é claro que não considera teu normalmente são os teóricos como ele é um crítico da tecnologia vão considerar o ateu isso é um grande problema porque que ateísmo curioso seria esse que começa com a prova da existência de deus para espinoza deus existe ele tem um conceito de deus a essa expressão na filosofia o deus de espinosa a que os autores de vez em quando se referem mais tem
por exemplo certa vez disse oh meu deus é o deus de espinosa não é um deus teológico digamos assim que se mete na vida dos outros como uma providência mas é o deus espinosa bom o que é isso é importante saber o que é o deus espinosa pra lidar com esse filósofo e pra discutir melhor até o que seja ateísmo que seja a religião e tudo mais a espinhosa a nós devemos defender a religião e criticar a tecnologia não são a mesma coisa o que a religião para ele a religião é um conjunto de verdades
muito simples bem poucas que a razão pode reconhecer como verdadeiros por exemplo deus existe nós devemos amar o próximo devemos cumprir nossas promessas um conjunto de teses morais de regras morais é isso que chama de religião ora a razão pode conseguir com reconhecer que estas teses são verdadeiras podem demonstrar isso mas o que é relevante é que a fé que é um tipo de imaginação também as reconhece como verdadeiras elas são relevantes para a fé especialmente são articuladas pela religião institucional pela teologia pela doutrina religiosa muito bem qual é o problema da teologia espinosa o
problema da teologia que ela não apenas não é a mesma coisa que a religião mas a tecnologia é um poder terreno que usurpa o lugar da religião de maneira a dominar os fiéis e exercer outro tipo de influência como por exemplo em influência política então trata-se de defender a religião à liberdade de religião principalmente nós é um grande defensor da liberdade de expressão que no século 17 também envolve liberdade de pensamento e de religião mas significando isso liberdade de conhecer essas idéias são verdadeiras e ao lado disso é preciso combater e destruir por completo a
teologia com tecnologia lá não é o que a tecnologia hoje a tecnologia hoje campo a multi científico acadêmico um qualquer outro a tecnologia da época era sim um movimento supersticioso que queria usurpar o lugar da filosofia do estado da ciência e os pneus a escrever uma obra o tratado teológico político pra fazer essa crítica específica da teologia bom que é o deus de espinosa deus espinosa é uma concepção metafísica que serve de base para todas a filosofia ele apresenta em alguns textos mas principalmente na ética no início da ética a ética tem cinco partes a
primeira parte é sobre deu justamente é um ser que existe necessariamente ou seja que não pode ser sequer imaginado como não existindo que causa a si mesmo em causa a sua própria existência ele existe necessariamente causado por quem por ele mesmo é portanto causa desse ele é também substância ou seja ele existe onde ele existe nele mesmo e não em outra ser ele não depende de outro ser para existir e finalmente por sua própria definição é infinito e eterno mas o que significa para espinoza ser infinito e eterno diferente do que a tradição entendia para
a tradição um ser infinito é um ser que não tem começo nem fim no espaço e um ser eterno é um ser que não tem começo nem fim no tempo bom os pilotos dessas nações são imaginativas falsas para ele um ser infinito é um ser único não tem outro como ele então quando os pneus já consegue que deus é infinito ele quer dizer com isso que ele é o único não existe outro deus e portanto não existe outra causa desse nem outra substância e deus é eterno ou seja a sua existência é dada pela sua
própria definição então é isso que é o deus de espinosa não ser que a causa desse que a substância e que é eterno e infinito a mais porque tudo que existe é esse deus ou expressão desse deus nós por exemplo não somos exatamente deus mas cada um de nós a expressão de deus deus está em nós nesses termos a nossa existência individual não é necessária mas a de deus é então para espinoza deus existe e existe necessariamente sendo ele mesmo que põe assim e expresso em tudo o que existe agora ainda que não tenha existência
é necessária também a filosofia espinosa começa com essa noção e ela fala de coisas e seres temas que são todos ou o próprio deus ou expressão de deus logo essa filosofia não pode de maneira nenhuma ser considerado um ateísmo agora é claro que esse deus de espinosa não é compatível com o deus das tecnologias em geral e os próprios e nós a mostra porque em geral o deus da de uma teologia o deus dos deuses das dos grandes monoteísmos assim são deusas que tem são muito inspirados no ser humano eles reproduzem as paixões humanas os
interesses humanos são deus que são deuses que ficam irados são deuses generosos são deuses que interferem na natureza realizam milagres em nós a esta imagem aqui a teologia produtos de deus é um falseamento da natureza é uma imagem equivocada do que seja a atividade divina do que seja deus e do que seja a natureza por exemplo espinosa não existem milagres o que a tecnologia chama de milagres nada mais são do que a atividades corriqueiras e normais da natureza que podem ser perfeitamente compreensíveis pela razão mas cuja causa é ocultada pela própria tê lo o que
faz com que aquele fenômeno natural pareça uma coisa extraordinária quando na verdade não é outra coisa a idéia de que deus interferem nos nossos destinos isso é uma uma noção muito comum da das tecnologias que espinhosas foi o bastante para combater não a transcendência divina para espinoza deus é um ser permanente ele se exprime na natureza e na nossa natureza ele não se separa de nós estão a uma força transcendente que decide os nossos destinos nem o que ocorrerá de forma extraordinária na natureza é claro que os coloque então uma oposição muito grande com teologia
e filosofia explosão apesar disso entendo que dá pra aproximar ambas é uma coisa difícil mas é possível aproximar o que é um exagero é considerar que o espinosa smo é um ateísmo só por ser uma anti tecnologia talvez a tecnologia possa aprender bastante com espinosa e com deus espinosa obrigado por assistir esse vídeo se você gostou desse tema e de outros semelhantes peço que se inscreva no canal da casa do saber onde há vários vídeos de seu interesse [Música]
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