Gálatas: Lei, Espírito e Liberdade 1/6 - Leandro Lima

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Escola Charles Spurgeon
Pregações em Áudio, Vídeo e Texto CURSO de TEOLOGIA ONLINE: http://www.escolacharlesspurgeon.com.b...
Video Transcript:
meus irmãos e irmãs a graça ea paz do senhor jesus é o grande privilégio poder retornar aqui a comunhão dos irmãos nessa conferência já estive aqui alguns dos dois ou três anos atrás se não estou enganado e dessa vez pra falar de um assunto bastante teológico é bastante complexo que é justamente uma exposição da carta aos gálatas eu estou aqui desde o começo orando muito pra deus me ajudar a conseguir organizar todo esse material porque nós temos muita coisa mesmo pra ver a respeito desta pequena carta só seis capítulos mas nós temos apenas seis palestras
então eu vamos tentar resumir o máximo possível concentrar no que realmente é mais necessário que nós entendamos é então você vai ter a palestra aqui agora ao intervalo os irmãos dorme volta continua até a madrugada e até amanhã cedo a gente termina essa exposição do capítulo hoje vamos começar lendo a palavra de deus então a carta de paulo aos gálatas vamos ler inicialmente os versículos 19 gálatas capítulo primeiro versus 1 a 9 assim diz a palavra de deus paulo apóstolo não da parte de homens nem por intermédio de homem algo mas por jesus cristo e
por deus pai que o ressuscitou dentre os mortos e todos os irmãos meus companheiros as igrejas da galáxia graça vós outros e paz da parte de deus nosso pai e do nosso senhor jesus cristo o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados para nos desarraigar deste mundo perverso segundo a vontade de nosso deus e pai a quem seja a glória pelos séculos dos séculos amém admira-me que estejais passando tão depressa daquele que nos chamou na graça de cristo para outro evangelho o qual não é outro senão o que há alguns que nos perturbam
e querem perverter o evangelho de cristo mas ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado seja anátema assim como já dissemos e agora repito se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes seja anátema vamos orar nós louvamos a deus todo-poderoso pela tua palavra de deus essa fonte abundante de conhecimento de consolo de alegria de esperança mas também de exortação de edificação muito obrigado senhor deus por quê essa fonte inesgotável e nesta noite com a graça de jesus cristo a iluminação
do espírito santo de deus nós podemos ler esse texto e entendê-lo e aplicá lo ao nosso coração a nossa vida ajude-nos a deus portanto a compreender a tua palavra não uma compreensão meramente mental intelectual mas uma compreensão completa de maneira que toda a nossa vida seja impactadas pela tua palavra é o que nós pedimos em nome de jesus cristo amém quem já leu a carta de paulo aos gálatas espero que todo mundo né é uma das cartas mais acessíveis é anunciar o novo testamento logo vai achar facilmente é aquelas cartas difíceis de achar na bíblia
ou aqueles livros complicados que você tem que olhar o índice lá pra ver onde é que está no antigo testamento os livros os profetas menores a delta está fácil mas quantos auler saiu com a sensação assim olha entende tudo entende bem ela é uma das mais difíceis das mais complexas mas ao mesmo tempo uma das mais importantes necessárias mesmo pra nossa vida veja ao tema da conferência esses 12 anos é batalhando pela fé carta aos gálatas é o grande instrumento para essa batalha é uma arma poderosa para essa batalha os escritos bíblicos uma forma geral
todos eles eles não são pura e simplesmente proposições doutrinárias nós lemos um texto da palavra de deus do novo testamento como se fosse uma constituição artigo 1º artigo 2º artigo 3º não foi deste modo que deus quis revelar a sua vontade ao seu povo ao contrário foi encarnando a sua palavra no tempo e no espaço na história e uso esse termo é justamente porque dos remédios a encarnação de cristo ele que é a suprema revelação de deus aos homens como hebreus 1 diz não tem nada que fale mais ou melhor a respeito de deus do
que o filho e esse filho é encarnado ele vem pra história ele entra na história humana para ser visto por isso que jesus cristo é o deus visível a imagem exata do deus invisível é o único deus nós podemos ver é jesus cristo encarnado mas ele também é a palavra de deus logos eterno a palavra eterna de deus a fonte de inspiração dos escritores bíblicos que estavam registrando a palavra nesse sentido inspirados pelo espírito santo ao fazer isso também encarnar o a palavra a palavra está dentro da nossa história e é por isso que nós
temos tantas narrativas em toda a bíblia porque deus quis quer contar uma grande história a sua história a história de deus na história da salvação o modo como ele salva o pecador o modo como ele leva o pecador para a glória eterna às vezes vão para as cartas e pensamos que são diferentes elas são mais proposições elas são mais esse tipo de constituição artigo 1º 2º 3º prisão são elas também são a palavra encarnada na história as cartas também são narrativas nesse sentido e devem ser lidas desta forma é o que eu quero tentar fazer
aqui nestes dias tentar mostrar como a palavra de deus nesta carta de paulo aos gálatas é a palavra encarnada na história é a narrativa a salvação de deus seja sendo contada através das histórias dos homens através dos fatos que estão por trás das palavras também que aqui estão registradas mas nós tivéssemos que dizer assim de supetão de pronto se alguém perguntar pra você fulano qual é o assunto principal da carta aos gálatas que você diria assim de cara o assunto principal da carta de paulo aos gálatas provavelmente eu imagino que a maioria iria dizer que
a exposição da doutrina da justificação pela fé de fato desde os dias de lutero grande destaque tem sido a a carta aos gálatas provavelmente até a uma hora a obra que lutero fez para a reforma foi comentar gálatas é o mais famoso dos seus comentários do novo testamento comentar a carta aos gálatas e dela dessa carta ele extraiu sistematizou a doutrina da justificação pela fé ou seja que nós não somos justificados pelas obras mas pela graça de deus mediante a fé em jesus cristo calvino também deu ênfase a isso aliás os dois diziam que essa
doutrina a da justificação pela fé é a coluna sobre a qual a igreja fica em papel cai mas será que essa é mesmo a principal doutrina o principal assunto da carta de paulo aos gálatas eu penso que sim contudo eu faria a seguinte ressalva não com uma exposição doutrinária por simples e sim como uma aplicação da verdade de deus a situação específica e que viviam os gálatas nós temos que agora os irmãos e essa primeira exposição ela um pouquinho mais técnica por isso eu preciso pedir um pouco da sua paciência também nós temos que ver
alguns dados históricos geográficos inclusive porque sem eles o nosso entendimento vai ser muito superficial do que está sendo dito está sendo escrito de palavra do que está sendo que paulo escreveu então preciso considerar um pouquinho a história que está acontecendo por trás aqui dessa carta e quando nós vamos fazer isso vamos perceber que na verdade o ponto principal da carta não é exatamente uma discussão se a salvação é pela graça ou se é pela lei geralmente isso e as pessoas te rolos que seguiram a reforma protestante muitas vezes eles se concentraram muito nessa discussão é
difícil entender imagine lutero ao vivo mais um terno ele tem que defender o que está com quem está brigando com os romanos os papista ele fala o que eles defendem lá salvação pelas obras através dizem que é pela graça mas é uma graça que aperfeiçoou o pecador de modo que o pecador só podem se considerar salvo no final do processo no começo da noite na clássica da salvação o segundo a fé católica romana então os reformadores é bom essa moção pelas obras dessa moção pela fé e começaram então a pregar a doutrina da salvação pela
fera justificação pela fé e gálatas foi uma arma poderosa nesse sentido porém é possível que nesse ponto as é algum equívoco tenha sido cometido talvez o mesmo que a gente às vezes comete quando a gente olha para o texto diz nós somos os mocinhos aqui no texto que o texto arrastar mostrando um grupo os mocinhos mas tem um grupo aqui no texto que são os bandidos o tom do filme você tem que ter os mocinhos dos bandidos tem um grupo que são os bandidos quem são eles então na guerra que foi a reforma ela deixou
de ser uma guerra religiosa também freqüentemente os bandidos foram identificados com os papis taxas como se o que os opositores aque da carta aos gálatas estivessem defendendo era uma doutrina da salvação pela obediência à lei pela a pelas obras nós não é exatamente esse o ponto quando nós estudamos o primeiro século genericamente o judaísmo do primeiro século nós percebemos que era tão forte assim essa pregação de que a salvação era pela lei na verdade até mesmo havia o discurso de que a salvação era pela aliança de deus pela graça de deus mas o grande problema
a grande dificuldade de compreensão era mas o que da lei ainda permanece uma vez que nós não somos salvos por ela o que da lei ainda deve ser guardado que tal problema quais aspectos da lei continuam após a vinda de cristo foi tudo abolido algumas coisas não então meus irmãos gálatas nos ajuda a entender como o cristão deve viver primeiramente considerando que ele é um gentil todos os que são os antigos mas ele herdou o novo testamento e também o antigo testamento e para que serve o antigo testamento para o cristão será que ainda restam
alguns aspectos da lei como por exemplo guardar alimentos esse alimento pode esse alimento não pode observar as mídias que precisam ser praticados pelos cristãos por isso eu entendo que a carta de paulo aos gálatas é uma carta que precisa ser estudada muito nos dias de hoje eu entendo que caldas e colossenses são as duas cartas mais necessárias para o tempo atual presente elas nos dão muita munição para batalhar pela fé porque a igreja atual está cheio de dúvidas nesse sentido há tantas pregações músicas falando e demonstrando na observância de ritos judaicos observância do próprio calendário
judaico o mesmo aguarda estrita de algum mandamento como se fosse necessário para a salvação quando nós estudamos a carta de paulo aos gálatas nós vamos conseguir ver que ela traz de volta para nós o evangelho puro purificado de todos os acréscimos humanos essa carta meus irmãos ela é poderosa para fazer jorrar outra vez a água pura da mensagem da graça de deus com o poder e eficácia suficientes para redirecionar o pecador para os braços de cristo livre das cargas do legalismo do pecado para poder seguir uma vida verdadeira de santidade e de alegria através do
espírito santo levou alguns dados agora históricos da garota é bom quando se fala de autoria porque não dá trabalho nem mesmo os críticos que criticam o novo testamento chamados teólogos liberais mesmo eles na sua maioria duvidam que foi mesmo paulo então nós não precisamos nem perder muito tempo com isso o apóstolo paulo que escreveu até mesmo aquele primeiro grande herege chamado marcião que fez um canal próprio escolhendo alguns livros e doença que são só os livros inspirados pra ele gálatas era uma carta paulina e desde então raramente é esta a autoria foi foi questionada não
há problema portanto em assumir que escreveu mas o problema está a identificar quem recebeu quem escreveu o texto diz paulo apóstolo não da parte de homens nem de nenhum homem mas a parte de deus a partir de cristo ele disse eu estou escrevendo essa carta e os meus irmãos comigo você todo aquele grupo missionário inicial nós vamos melhorar bastante também esse grupo está reunido naquele momento talvez já estejam lucas barnabé com certeza talvez silas joão marcos temas que mais tarde o abandonaria o grupo já está cheio na completo a missão está no início o trabalho
missionário tá só começando esse grupo está junto no ato de escrever esta carta mas ela leva o nome de paulo porque é ele prioritariamente quem está escrevendo mas então ele disse as igrejas da galáxia e aí complica tudo podia galáxia era uma região enorme a mesma coisa que falar para as igrejas do brasil eu era tão grande evidentemente vamos reduzir para as igrejas do nordeste uma região do brasil nordeste é igual mas muito diferentes mas muito diferentes estados diferentes e se perguntando mas qual parte para a qual parte você está escrevendo no nordeste o ceará
é bahia da qual parte do nordeste e paulo não nos diz principalmente para a qual parte é e aí nós temos que tentar entender o jeito dentro da própria carta ou dentro do novo testamento como um todo em outros 16 durante a segunda viagem missionária de paulo antes de ele entrar na macedônia quando teve aquela visão lembro do varal macedônio e disse passa a macedônia e ajuda-nos antes diz lucas diz lá e atos 16 versus 6 que paulo e seus companheiros percorreram a região frio gálata a região frígio gálata nessa nesse ínterim aí antes de
poder entrar na macedônia na volta já no final da segunda viagem paulo retorna a mesma região instalar em atos 18 verso 23 da galáxia e fringe a confirmando os discípulos que nós já estamos no final da segunda viagem missionária de paulo ao que tudo indica foi na primeira que ele passou pela galáxia mais demoradamente nesse caso meus irmãos nós estamos assumindo que se trata da região sul da galáxia e não da região norte tem uma pinha aí que eu pedi para os irmãos colocarem aí você tem o mapa do que hoje é a turquia observe
o mar mediterrâneo e então você tem aquela televisão então não sei como é que é só a oposição lado direito pra mim está a israel se você vai subindo você vai passar por antioquia da síria e aí nessa antioquia da síria que começa pra valer o cristianismo fora de jerusalém lembrou se que nessa cidade já na síria onde pela primeira vez os discípulos são chamados de cristãos já mostrando uma separação uma distinção em relação ao judaísmo embora a igreja ainda ser de maioria do dia mas gentios' já começam a entrar as portas da igreja então
o nome judaísmo não se aplica muito bem que tem gente tem muitos estrangeiros aí eu queria que pela primeira vez eles são chamados de cristãos de antioquia partiu a partir do capítulo 13 de atos a primeira viagem missionária de paula primeira missão apostólica fora para o norte subindo em direção a justamente a essa região aí veja que tenha cilícia tentar súa onde paulo era sua origem é dessa cidade portanto tá muito perto do seu local de nascença mas aí bem no meio você tem essas quatro cidades antioquia já na pisídia está um pouco fora da
galáxia e como listras e derby essas três cidades aí são muito importantes provavelmente essa carta foi escrita para as igrejas destas cidades igrejas que paulo plantou na sua primeira viagem missionária com barnabé é quando em atos 3 foi dito o espírito santo falou separar me agora paulo e barnabé para a obra que os tenho comissionado e então paulo e barnabé eo seu grupo mas alguns vão sob o norte passou pela silício e chegam justamente na galáxia do sul como de costume a metodologia de paulo é primeiro procurar os judeus ele vai à sinagoga judaica prega
anuncia diz olha eu estou aqui para anunciar que jesus cristo é o cumprimento do antigo testamento das profecias do antigo testamento ele é o messias esperado anuncia então de uma forma muito clara muito contundente que jesus é o cumprimento das profecias do antigo testamento os judeus rejeitam na sua maioria rejeitam porque como assim e se jesus não é aquele que o pilatos mandou matar crucificou que os nossos líderes acusados de blasfêmia ele foi crucificado pelos romanos que vai me dizer que um crucificado é o messias é um contra senso e de fato para nós hoje
é dos meus depois cruz virou instrumento religioso para nós então é até positivo para nós mas para aqueles homens naquele período cruz era simplesmente algo como se fosse uma força pra nós hoje olha com a forca se vê uma coisa positiva a fulla forca não aquele homem morreu na cruz como é que você vai querer que ele seja o messias veja que é por isso que paulo fala aos coríntios nós pregamos o cristo crucificado que ele é para os judeus escândalo em escândalo pedra de tropeço escândalo para os judeus e loucura para os gentios mas
para os que são salvos poder de deus sabedoria de deus a pregação portanto ela era extremamente escandaliza dor é para as pessoas com seus ouvidos religiosos treinados e consequentemente rejeitaram paulo mas os incentivos começaram a criar daquela mensagem porque o espírito de deus já estava fazendo a eleição será aplicada fora dos limites israel como tal problema profetizado também isso gerou ciúmes obviamente como um falso pregador como que alguém que vem aquele distorcer o judaísmo pregar que um crucificado o messias como é que podem estar gastando metade da cidade com ele os judeus se organismo àquele
grupo lá dessas cidades e começa a perseguir violentamente paulo a situação fica tão complicada que paulo começa a sair de uma cidade para a outra fugindo porque eles querem matá-lo e o fazem nessas cidades aqui que paulo sofre o primeiro e único que ele diz que ele foi no seu currículo apedrejamento quando quando paulo coloca lá os seus no seu currículo é a segunda carta aos coríntios dos seus títulos de seus graus diz uma vez apedrejado em meio às vezes que foi fustigado com varas e que ele foi ele recebeu uma quarentena de açoite menos
um mas esse foi o único título que recebeu de apedrejamento talvez por causa de sua ele tenha escrito para esses mesmos gálatas aqui no final da carta o capítulo 6 olha não me molesta em ele diz eu trago no corpo no meu corpo as marcas de cristo ou por cristo talvez fossem marcas de pedras inclusive ele foi apedrejado arrastado fora da cidade e largado lá para apodrecer sem direito a um sepultamento a maior ofensa possível judeu não sepultar mas deus levantou ele se levanta tira a poeira das pedras e fala dos seus discípulos vamos voltar
já pensou eu acho que uma pedra acertou a cabeça e acabou de ser apedrejada e quer voltar para suas cidades ele foi apedrejado pela mesma volta confirmou os discípulos e diz a eles o que olha pessoal é debaixo de muita tripulação que nós nós entramos e prosseguimos no reino de deus é uma pregação distante da realidade distante dos fatos sua pregação viva estão aqui as marcas ele dizia às marcas de cristo se de fato paula está escrevendo pra essas igrejas então isto se reveste de uma grande importância porque nós erramos primeiro porque é porque são
os seus primeiros discípulos são os primeiros convertidos resultado do seu trabalho directo resultado do seu sofrimento mas que para tristeza de paulo depois de algum tempo começaram a namorar o falso em sim começar a se interessar por uma falsa pregação que deturpa vá o evangelho que paulo havia pregado pra eles é por isso então que ele escreve essa carta provavelmente quando ele já havia retornado para antioquia da síria lá pelos anos 50 até 53 geralmente esse é o período que nós podemos identificar entre os anos 50 e 53 do primeiro século já tendo acontecido uma
importante reunião da igreja chamada o concílio de atos 15 que vou melhorar muitas vezes aqui porque é muito importante para os eventos da carta mas por dureza de coração ou porque haviam sido a face na duas horas ele fala disso mesmo olha vocês foram efetivos sadhus por esses falsos pregadores então para tristeza de paulo ele viu que todo seu trabalho parecia está sob risco por isso querido os que nesta carta paulo parece tão irado às vezes não é é uma das cartas que nós ficamos surpresos olha quando escreveu a segunda as cores tão bem mas
é no outro sentido lá agora aqui ele parece muito bravo mesmo com seus leitores algumas expressões que acabamos de ler aqui nem se alguém vos prega o evangelho que vá além daquele que recebesse seja anátema por palavra que não pegou um termo dos mais duros veja o que ele disse em garotas 31 ele diz o galatasary um sensato sus quem vos fascinou a palavra insensato é uma palavra grega que significa 100 mente eo a e depois a palavra mente é mais ou menos assim seus desmiolados vocês não têm miolo não não é no sentido de
ignorante que às vezes algumas traduções colocam garotas ignorantes não quem ignora alguma coisa que não sabe alguma coisa mas os garotos eles sabiam mas não estavam fazendo uso no que eles sabiam por isso ele chama eles insensatos olha o que ele fala em gálatas 5 12 a respeito dos legalistas lá de plantão que estavam a atormentando ele diz gálatas tomará até se mutilar sem os que vos incitam à rebeldia e alguns acham que está fazendo um trocadilho aqui porque ele não falando de circuncisão a exigência dos jornais antes aqui era a circuncisão eles queriam circuncidar
os crentes da galáxia e pão francês não tem circunstâncias surgem tios mas aqueles empregadores judas antes legacy dão eles têm circuncidar hoje não serão salvos e paulo aqui diz eu queria que ele esses pregadores circuncidada 100 mas o termo mais forte se multe lacen que poderia ser traduzido como o castrassem o algo dessa natureza a pergunta é por que está tão bravo porque ele está tão descontrolado seria isso não queridos não há nenhum descontrole da carta aqui o que há é profunda retórica isto é retórica ele está usando toda o todo seu poder argumentativo para
tentar convencê los a mudar de idéia abandonar a falsa pregação que entrou no meio deles e que eles deixaram que em trás para que eles voltem ao evangelho verdadeiro queridos a ira de paulo não é uma ilha em defesa própria e não está se auto justificando é uma defesa do evangelho uma defesa do evangelho que estava sendo deturpado assim não poupa esforços e retórica para convencer os seus leitores deste erro teria terrível vamos tentar resumir aqui nessa primeira palestra o grande o grande problema que estava acontecendo de fato para entender então por que escrevo esta
carta como já dissemos paulo saiu do hotel que a combalida béco grupo de de pregadores cristãos subiu em direção ao norte atravessou antiga silício onde já morava e foi para as cidades da galáxia do sul e lá ele pregou o evangelho primeiros judeus eles não aceitaram o grupo sim deus tem seus eleitos sempre com o paulo vai derrubando os nove entre judeus e gentios mas a maior parte eram gentios' teve que enfrentar a oposição dos judeus lá naquele momento foi apedrejado mas aí as igrejas foram plantadas ou seja o custo foi alto custo da vida
do sofrimento foi alto mas o resultado foi extremamente positivo porque foram as primeiras igrejas fora é dada do do círculo ali de jerusalém antioquia a ser implantadas já indo em direção é do que hoje ele chama de europa tava longe disso ainda naquela nesse momento mas chegaria lá chegarei até roma porque atos 18 disse que era pra ir até os confins da terra começando em jerusalém até os confins da terra então tá nesse percurso aí roma representa a capital do império um dia chegaria lá o evangelho simbolicamente teria chegado aos confins da terra o paulo
ficava num lugar só porque ele pregava no lugar depois de ponto lugar em outro lugar e é movido pelo espírito de pregar em todos os lugares sempre fala dela aos romanos olha o que me move é pregar o de cristo não foi pregado então não parava nesses lugares ele terminava plantava igreja organizava presbíteros energia os presbíteros da então agora vou por um lugar só que às vezes quando quando ele saía os problemas começaram porque começavam porque nesse vácuo de liderança forte só os mestres começava a criar boca ao rebanho começava a querer tomar o rebanho
para si nesse período em jerusalém houve uma forte conversão de de integrantes da seita dos fariseus ele se convertem ao cristianismo a fé cristã mas eles são oriundos da seita dos fariseus está em atos 15 verso 1º se pode olhar essa essa esse texto porque ele parece estar aqui bem num do coração leva a mensagem você observe que o capítulo 14 é concluído com o retorno de paulo e seus ajudantes até o antigo guia voltaram ao quartel general é voltar pra a base da missão o verso 27 diz ali chegados capítulo 14 das 27 ali
chegados reúne da igreja relatar o quanto as coisas fizeram a deus com eles e como abrir ausentes à porta da fé e permaneceram pouco tempo com os discípulos são paulo ficou um tempo longo ali até fazer mais uma das suas viagens capítulo 15 verso 1º alguns indivíduos que desceram da judéia ensinavam aos irmãos e irmãos e se sentiu que tinha se convertido com a pregação de paulo e barnabé principalmente que diziam observe que eles não nega o que paulo está pregando em termos de a mensagem da salvação através de cristo a salvação pela graça não
é esse o foco deles eles parecem assumir que esse aspecto da pregação está correto eles não estão defendendo uma salvação pela lei porque o antigo testamento jamais defendeu uma salvação pela lei pura e simples e nem mesmo o judaísmo primeiro século defendia isso mas o ponto deles é realmente ponto é pontual é uma coisa bem específica eles dizem se não vos circuncidar diz segundo o costume de moisés não podeis ser salvos esse é o ponto central é o carro chefe aparentemente havia mais duas coisas que eles também consideravam como essenciais mas já com o segundo
e terceira a primeira era isso aqui a circuncisão a segunda coisa que eles consideravam o essencial era a dieta judaica a questão de comida bebida o que podia comer o que não podia comer porque é só você ler o livro de levítico luz pra ver quanto às restrições alimentares têm lá e um terceiro aspecto que também era defendido bem pontual era aguardado em certos dias do calendário judaico o sábado fundamentalmente evidentemente mas além do sábado todo o sistema sabático não era só a questão do sétimo dia 2 quando paulo falou aos colossenses ninguém pois jung
por causa de comida e bebida lua nova ou sábados por aula sábados quer dizer todo o sistema sabático judaico que envolvia várias datas vários sábados jubileus por exemplo durante o período do judaísmo inter testamentário entre os séculos 2 e 1 antes de cristo nos vários embates do judaísmo com a cultura helênica a cultura grega observe que os judeus são dominados por por exemplo aquele terrível o imperador de a cultura grega chamado antigo qo eu digo que o iphan mil que tentava fazer antigo com outro fã tentava implantar a cultura grega sobre o judaísmo para minimizar
o judaísmo é nesse período que nascem os chamados racy dinho que são os precursores da seita dos fariseus eles começam um movimento de resistência contra essas forças a cultura a dor a tentativa de de impor a cultura grega sobre a cultura judaica eles chamam de os purificadores termo vem da expressão purificar também a idéia nós vamos manter a religião judaica pura nós não vamos aceitar essas imposições gregas é nesse período que a algumas coisas se tornam muito importantes para os judeus nessas relações com os 20 us a circuncisão a questão do que pode e não
pode comer ea questão dos dias eles se tornam essas três coisas se tornam marcas de identidade judaica quer identificar um judeu nesse período ele essas três coisas vão estar lá necessariamente quando você é ler sobre a revolta dos macabeus por exemplo saber exatamente isso lá tem um relato desse período de sete judeus que são martirizados de antes de antigo ea mãe deles também sabe qual foi o teste antigo disse aqui o churrasquinho de porco pra vocês comerem só isso pega faca pegou um garfo pega o prato senta ali e pega um dom uma fatia dell
do pedaço eles vão morrendo um por um recusando se frontalmente a comer aquela carne porque a torá diz que é proibido comer aquela carne então eles não comem essa essa história distante de nós hoje evidentemente alimentava essa fé dos judeus no primeiro século esse é o contexto é o pano de fundo é o que está acontecendo aqui tanto no capítulo 15 de atos quanto da carta de gálatas aos gálatas porque basicamente são esses três pontos que estão sendo colocados como exigências aos gentios por parte desses indivíduos que desceram da judéia oriundas entre os fariseus convertidos
ao islão são judeus não somos judeus sempre são cristãos eles assumiram a fé cristã o cristianismo portanto eles concordam que a salvação pela graça eles concordam que é pela fé eles entendem de sinhá jesus cristo seu sacrifício a sua morte e sua ressurreição mas e aí que está o problema não é só isso vocês também preciso marcar guardar o que nos identifica a nossa identidade perante os estrangeiros porque até então era assim se um gentil quiser se tornar um judeu ele tinha que passar por tudo isso um projeto para ser aceito com o projeto do
judaísmo extinto guardar essas coisas e aparece esse paulo liberando todo mundo fazer isso não preciso paulo fala acabou percebe então como quando esse grupo de pregadores legalista asmas veja seletivamente legalista porque eles selecionaram algumas coisas da lei 9 como um todo às vezes vai ser um argumento de paulo contra eles na carta vai ver amanhã ele diz não adianta nada agora três coisas a lei ou uma se você quer se você acha que tem que guardar três eu digo então você tem guarda tudo para usar essa seletividade deles contra eles mesmos na argumentação mas ao
que parece pelo que nós podemos deduzir aqui desses textos esses homens vieram e foram passando pelas cidades que paulo havia passado chegaram lá e antioquia chegaram lá em icônio listra dérbi foi uma bruma que bom vocês são cristãos e se converteram foi é quem empregou paulo a assim pois é paulo né então tem uns probleminhas aqui que nós temos que falar pra vocês sobre paulo vocês querem a parte boa ruim primeiro vamos pensar com a boa hora a parte boa é que paulo ele prega o evangelho de cristo ele disse que teve um encontro com
cristo e ele prega a o cristo crucificado ressuscitado né a salvação pela graça pela fec bom esses nós também concordamos com isso nós temos dois problemas e nós temos que falar pra vocês não tem jeito temos que falar para vocês isso o primeiro problema é o seguinte àquele em jerusalém ninguém sabe quem é esse paulo é isso que o labor é o seguinte a gente vê jerusalém nós conhecemos por exemplo thiago nós conhecemos pedro nós conhecemos joão e os apóstolos eles que andaram com jesus que ficaram lá os três anos com jesus na galiléia na
judéia mas esse paulo ninguém sabe quem é porque ele não conheceu jesus pessoalmente não era um discípulo de jesus esse homem ele apareceu do nada depois eu igualmente por alguns outros interesses e ele sabe qual o problema maior além disso é que nem sabe do dec arrumou essa pregação que está dizendo aí que não precisa circuncidar porque ninguém fala isso na jerusalém que estão dizendo ninguém fala isso lá em jerusalém claro porque ainda não havia acontecido com cílios 15 é só no concelho das 15 que fica claro para todo mundo não existe confusão projetivos mas
é esse fato essa pregação dos legalistas judaizante anterior então dizem só que jerusalém sabe nada disso está pregando dele que ele inventou então olha só ele não é o apóstolo original olha só está pregando uma mensagem que ninguém vai a jerusalém é aceita conhece concorda e na verdade eles iriam falar porque isso nós dizemos o que falta respondendo eles deviam dizer mas no seguinte e na verdade eu acho que paulo tá tá sendo honesto com vocês na pregação eu acho que assim ele percebeu que não adiantou pregar por judeus por que os judeus não aceitar
a pregação dele viram que era falsa não aceitaram a ele mudou de tática disse eu vou pegar por gentios' mas sem aquelas exigências difícies sem aquela parte complicada da circuncisão da dieta judaica dos dias de festa isso eu vou deixar de fora porque porque assim vai ser muito mais fácil de conquistar adeptos ou seja eles acusavam paulo de pregar o evangelho esvaziado no evangelho é para agradar pessoas para conquistar pessoas o evangelho sem exigências por isso os garotos balançaram agradece é por isso que os garotos acabaram do final das contas acreditando nos 10 antes e
é por isso que paulo escreve essa carta e é por isso que depois de agradecer e fazer um breve momento de agradecimento a deus ele vai direto ao ponto e fala no versículo 6 do capital o primeiro eu estou pasmo estou chocado admira-me é uma expressão a lazio stoll olhando não eu estou extremamente chocado com a rapidez ele fala que esteja espalhando tão depressa que deu um mal saí daí esses caras chegaram aí ficaram os dias no meio de vocês falou essas bobagens todas pra vocês tão rápido vocês abandonaram tudo estão passando daquele que vos
chamou da graça de cristo para outro evangelho eles um tema que dizer tando estão desertando daquele porque a idéia é o seguinte o senhor chamou os gatos como soldados através da pregação de paulo estão desertando do chamado não é meu é de deus é de quem o chamou para outro evangelho a ele diz o qual não é outro porque não é outro porque eles pregavam os 10 anos pegava o mesmo evangelho de paulo tem uma certa parte é pela graça é jesus cristo essas coisas pregavam mas o ponto estava aqui olha que eles queriam colocar
alguma coisa mais essa situação porque ele fala se alguém vem mesmo é um anjo ou eu mesmo e pregar o evangelho que valem que acrescendo que alguma coisa seja anathema não se faz acréscimos ao evangelho de jesus cristo é isso que paulo está dizendo esses alguns a eles há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho por isso que geralmente as cartas de paulo ela só tem um eu e vocês quase sempre paulo fala eu vocês eu vocês e vocês nas suas cartas mas garotas não tem um eu vocês eo eles ele está sempre
foi um desses eles desses alguns que devem ser identificado como esse grupo de legalista seletivos oriundos do farisaísmo convertidos ao cristianismo mas que foram revange realizar os crentes que paulo tinha evangelizado e foram muito bem sucedidos nessa tarefa infelizmente o paulo mostra que o dólar estou pasmo foi rápido demais seis nem resistiram vocês aceitaram tudo o que esses caras falaram agora você entende um pouco porque paulo está tão nervoso nessa sua carta é o nervosismo justo porque ele percebe realmente que o evangelho está sob risco não é só uma questão de perder um grupo de
igrejas la galaxy é mais do que os paulo percebe que é mais do que isso paulo percebe que a própria essência do evangelho está sob risco porque se a posição defendida pelo judaizantes prevalecer acabou o evangelho é espírita percebendo isso aqui é uma guerra pelo evangelho por restaurar o verdadeiro o puro olimpo evangelho de jesus cristo e é isso que tentaremos fazer a nos estudos a seguir concluiu apenas irmãos aqui destacando algumas coisas por isso nós temos aqui uma carta muito pessoal está se defendendo de dessas duas acusações que já levantei de não ser um
apóstolo verdadeiro e de pregar o evangelho fácil porque ele não exige aquelas três coisas da identidade judaica mas ao responder paulo revela o conteúdo ea origem do evangelho por isso que é extraordinário nós vamos ver com esse conteúdo e com essa origem do evangelho e também revela já que ele foi acusado de pregar um evangelho fácil ele revela o que quais são os custos verdadeiros da vida cristã o que é de fato a vida espiritual no que consiste a luta espiritual do crente de que modo o cliente pode viver uma vida cheia de verdadeira espiritualidade
sem legalismo continua depois do do intervalo
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