Do desejo à alegria - INÉDITA PAMONHA #03

39.48k views1734 WordsCopy TextShare
Clóvis de Barros
Neste episódio: conheça duas das maiores concepções filosóficas sobre o amor. O amor na falta (desej...
Video Transcript:
[Acorde de violão] [Buzina de carro] Começa agora, Inédita Pamonha! Por instantes felizes, virginais e irrepetíveis Eu te amo "Eu te amo" a gente lê com muita frequência no WhatsApp, às vezes quando a coisa é mais curta fica só "te amo", e aí você analisa bem quem é que te mandou a mensagem e se você não for do tipo daquele que faz tudo mecanicamente poderia se perguntar "o que será que isso quer dizer? O que será que a pessoa que "escreveu isso está sentindo nesse momento?
O que será que sente por mim? " Interessante porque o amor é um sentimento, poderíamos dizer que o amor é um afeto, assim como a dor, só que a dor a gente sabe melhor em que consiste, quando você vai ao dentista, talvez você não consiga definir dor assim, de maneira academicamente aceitável, mas você, para você sabe direitinho o que significa dor, assim como bater o dedo do pé numa quina de uma cama, ou no pé da cama, num dia frio é dor, ou então recebeu uma bolada ali na zona do agrião, nas partes baixas, estando na barreira num jogo de futebol pior ainda num dia frio. Sabemos bem o que é dor e sabemos o que é dor de cabeça, sabemos o que é enxaqueca, sabemos o que é aquela vontade desesperada de arrancar a cabeça fora, e haverá também aqueles que entre nós são mulheres, e que já passaram pelas dores do parto.
Saberão bem do que se trata, há outros que tiveram pedra nos rins, sabem bem do que se trata, dor se não sabemos definir sabemos direitinho o que é. [Fundo musical - Jazz] Mas o amor, o amor por sua vez parece mais difuso, parece menos claro, parece menos na mão. Não só uma dificuldade de definir, mas uma dificuldade de saber também o que estão sentindo quando afirmam nos amar.
Então essa é uma preocupação que poderá nos acompanhar sempre. Se o amor é, e parece que todos concordamos com isso, tão importante para a vida, torna a vida colorida, torna a vida alvissareira, viçosa, dá a vida alguma graça, se o amor é tão importante assim, parece um diferencial de uma vida que tá valendo a pena viver, de outra cinzenta, arrastada, empurrada com a barriga. Se é assim tão relevante, como é que nós não sabemos nem definir nem direito do que se trata?
[Fundo musical - Jazz] Haverá quem diga que o amor é desejo. Isso significa que você ama aquilo que deseja, a proposta é interessante, porque quando desejamos alguma coisa é porque atribuímos a isso, ou a esse, ou alguém, um valor positivo. Valor positivo que justifica alguma aproximação, que justifica alguma empreitada, alguma iniciativa de posse, que justifica portanto uma vida mais próxima deste objeto de desejo.
E o amor costuma também ter como objeto alguma coisa que queremos mais perto, para nós, então parece de fato haver coincidências, tangências, aproximações possíveis entre o que desejamos e o que amamos. Você poderia então pergunta, "e o desejo será o que? " Imagino que pra haver desejo mesmo é preciso que tenha muito claro na nossa mente os contornos do seu objeto aquilo que no mundo desejamos.
É possível que o que seja o objeto do nosso desejo esteja ao alcance da nossa vista, mas se nós ainda desejamos é porque falta alguma coisa para que possamos completar esta relação, né? Mas normalmente o desejo pode ser só imaginado, pode ser só cogitado, e haverá entre nós quem queira uma viagem para Portugal, quem esteja desejando passar uns dias na cidade do Porto, quem esteja desejando comer um robalo na grelha na cidade de Matosinhos Haverá aqueles que entre nós talvez estejam desejando uma visita aos Estados Unidos, recheada de compras e passeios pelos centros comerciais. Haverá entre nós aqueles que desejam um safári africano, com tudo que de exótico isso costuma ter, e tudo isso é imaginado sentadinho na agência de viagens ou diante de um celular na cama, articulando o pacote turístico das próximas férias.
[Fundo musical] E aí você percebe que o robalo na grelha, as compras em Miami ou um safári na África do Sul, tudo isso é um objeto de desejo imaginado, cogitado, pensado, mas ainda bem distante de uma co-presença, bem distante de um encontro propriamente Você na verdade deseja tudo isso de dentro do seu quarto, deseja tudo isso diante do seu agente de viagens, por essas e por outras, o caso clássico é mesmo de um desejo cujo objeto é tão próximo de nós da imaginação, e tão distante de nós nos encontros dos corpos. Com o amor pode acontecer assim também, afinal de contas podemos amar aquilo que se encontra fora do nosso alcance, podemos amar aquilo ou aquele que não temos e gostaríamos de ter, podemos amar aquilo que não somos e gostaríamos de ser, aquilo que não fazemos e gostaríamos de fazer, e assim, é claro, podemos amar tudo que passa pela nossa cabeça e que gostaríamos que no mundo estivesse mais perto de nós, mais não está. Então, observe que neste caso você ama o que deseja e deseja o que está longe, o que escapa, o que você não tem agora.
[Fundo musical] E agora vamos fazer um pequeno intervalo só para os nossos agradecimentos O podcast Inédita Pamonha é um oferecimento de Eastman Chemical do Brasil, de BNP Paribas Asset Management e finalmente, de Profuse Aché Aos amigos patrocinadores um carinhoso abraço! [Fundo musical] Caberá então a pergunta, "e no caso da viagem bem sucedida? ", você então foi parar na cidade do Porto, e lá você comeu todos os peixes que desejava, você foi à Miami e comprou todos os artefatos eletrônicos que desejava, você foi à Durban na África do Sul e encontrou, cara a cara, todas as girafas e rinocerontes que sempre houvera imaginar, bem neste caso você deve ter percebido, o verbo desejar foi para o passado, porque no encontro, na presença você já não deseja mais, você agora simplesmente desejava Razão pela qual eu desejei durante muito tempo ser professor da USP, e assim este meu desejo ele tinha por objeto a minha imaginação.
E eu imaginava a vontade, a mim mesmo dando aulas para alunos da USP, mais isso era durante o período da minha vida acadêmica em que não era professor da USP, amava a universidade olhando para ela do lado de fora dos seus muros. Passando pela Marginal, olhava para ela do lado de fora das suas salas de aula, das suas bibliotecas e das suas reuniões, até que um dia de tanto forçar a mão, de tanto me apresentar, de tanto tentar convencer o mundo da minha competência, acabei chamando a USP para perto, e me aproximei dela. Neste momento em que dar aula na USP tornou-se uma realidade, tornou-se também impossível deseja-lá, e se o amor é só desejo, terá sido impossível também ama-la, mas aí eu pergunto a você, "será mesmo?
Será mesmo que eu só consigo amar Portugal estando aqui no Brasil? Será mesmo que eu só consigo amar as compras em Miami longe dos centros comerciais? Será mesmo que eu só consigo amar rinocerontes e girafas cogitando e imaginando, bem distante dos seus locais de habitat?
Ou será que é possível um amor na presença? Ou será que é possível cogitar um amor no abraço, no encontro, no atrito? ".
Não mais a mulher dos sonhos, mas a mulher do leito, não mais a mulher dos devaneios e das fantasias, mas a mulher no dia dia, do contato, da rotina do cotidiano, da vida em comum. Assim pergunto a você, o amor desejo pelo que falta faz sentido? Porque podemos amar aquilo que não temos.
E eu amei muito a universidade quando ainda nela não trabalhava, como também amei muito pessoas com quem nunca pude ter nenhuma relação, mas é também perfeitamente possível amar pessoas, coisas e lugares estando neles, vivendo com eles co-habitando com eles. E neste caso o amor será uma presença, uma presença que não é qualquer, uma presença boa, uma presença que se justifica, uma presença alegradora. É possível então amar na falta, em desejo, amar na presença em alegria, em agrado, em conforto, em ternura, e enternecimento [Fundo musical] É por essas e por outras, o amor é assim mesmo complicado, o amor é sentir falta quando sentimos falta, porque falta há, mas é também, e aí talvez seja a sua parte mais complicada saber reconhecer a presença digna de uma relação amorosa saber reconhecer que aquele instante compartilhado e vivido na concretitude de uma vida de presença, é também o cenário de uma relação e de um afeto de amor recíproco.
Somos muito bem adestrados para desejar o que não temos, somos motivados a amar o que não é nosso, somos convidados a ir atrás daquilo que ainda não é parte da nossa vida, e assim somos aplaudidos pela ambição, somos aplaudidos pela busca, pela iniciativa e pela proatividade, mas já não são tantos anos aplaudidos pelo reconhecimento do mundo amado, na presença, no encontro, na posse, no carinho, já não somos tão aplaudidas quando reconciliados com o mundo conseguimos reconhecer nele o seu lado amável, já não somos tão aplaudidas quando somos felizes no amor. Por essas e por outras talvez, de tanto enfatizar a falta e o desejo, acabamos mesmos sonegando a alegria da vida vivida. [Fundo musical] Este podcast, Inédita Pamonha, é um oferecimento da revista INSPIRE-C, INSPIRE-C com cê no final, de vitamina c ou de Clóvis, como você preferir, INSPIRE-C, e aí você acessará este podcast Inédita Pamonha pelo site da revista INSPIRE-C, www.
revistainspirec. com. br É por aí mesmo o caminho, e não esqueça de se deliciar com o resto da revista que é maravilhoso.
Bem era isso por hoje, o amor na falta, o amor na presença, continuaremos um dia a falar do amor. Por enquanto é só, espero que a semana seja amável e espero que cada encontro com o mundo seja alegrador por sí, e que aquilo que hoje é desejo, até no nosso próximo episódio já tenha se convertido em alegria. Sabedoria maior não há.
Um abraço e valeu! Você ouviu o Inédita Pamonha, por Clóvis de Barros Filho, trazido até você pela revista em INSPIRE-C, acesse www. revistainspirec.
com. br e nos siga nas redes sociais!
Related Videos
Círculos do inferno - INÉDITA PAMONHA 159
22:25
Círculos do inferno - INÉDITA PAMONHA 159
Clóvis de Barros
15,852 views
Sadhguru Descreve Encontros com Seres de Outros Planetas | Sadhguru Português
14:41
Sadhguru Descreve Encontros com Seres de O...
Sadhguru Português
65,203 views
Mario Sergio Cortella - Gente nasce não pronta e vai se fazendo
10:37
Mario Sergio Cortella - Gente nasce não pr...
Canal do Cortella
61,159 views
Dr. Wayne Dyer's Life Advice Moving Forward & Letting GO - Don't Miss This one!
13:37
Dr. Wayne Dyer's Life Advice Moving Forwar...
Motivation Execution
1,123,741 views
Não acredito que Clovis de Barros disse isso!
6:46
Não acredito que Clovis de Barros disse isso!
Flávio Moura
636 views
Solidão, solitude e o desafio da convivência.
30:56
Solidão, solitude e o desafio da convivência.
Adriano Nascimento Feitosa
64,545 views
CONFÚCIO: Ensinamentos do antigo filósofo chinês que as pessoas precisam aprender
10:38
CONFÚCIO: Ensinamentos do antigo filósofo ...
Caminhos De Sabedoria
587,358 views
Qual é o seu desejo? - INÉDITA PAMONHA #38
17:38
Qual é o seu desejo? - INÉDITA PAMONHA #38
Clóvis de Barros
15,783 views
ENTREVISTA COM MÁRIO SÉRGIO CORTELLA | MELHOR DO MUNDO
51:58
ENTREVISTA COM MÁRIO SÉRGIO CORTELLA | MEL...
Gabriel Chalita
1,403,540 views
Clovis de Barros Filho: A melhor palestra de todos os tempos.
1:15:27
Clovis de Barros Filho: A melhor palestra ...
Dominando Nichos
101,010 views
A história do Rei Minos - INÉDITA PAMONHA 143
18:02
A história do Rei Minos - INÉDITA PAMONHA 143
Clóvis de Barros
9,560 views
O duelo - INÉDITA PAMONHA 192
26:37
O duelo - INÉDITA PAMONHA 192
Clóvis de Barros
7,576 views
LEANDRO KARNAL 🤗"Eu sou um amigo da felicidade"
36:17
LEANDRO KARNAL 🤗"Eu sou um amigo da felic...
Leandro Karnal - Admiradores
204,619 views
Confúcio e as relações humanas - INÉDITA PAMONHA #58
18:11
Confúcio e as relações humanas - INÉDITA P...
Clóvis de Barros
13,492 views
Clóvis de Barros | Organize sua vida para o sucesso! [MOTIVACIONAL]
1:05:02
Clóvis de Barros | Organize sua vida para ...
Motivação Art
46,736 views
Faça Com Que a Inteligência Cósmica Trabalhe a Seu Favor | Voz de Sadhguru dublada por IA
8:08
Faça Com Que a Inteligência Cósmica Trabal...
Sadhguru Português
33,923 views
Por que Sócrates é importante para a filosofia? | Aula da Casa do Saber+ com Clóvis de Barros Filho
12:23
Por que Sócrates é importante para a filos...
Casa do Saber
122,290 views
Diminuir a lamúria - INÉDITA PAMONHA 185
18:27
Diminuir a lamúria - INÉDITA PAMONHA 185
Clóvis de Barros
7,890 views
Clovis de Barros -  Qual é a Vida Que Vale a Pena ser Vivida?  | Sem Atalhos
56:21
Clovis de Barros - Qual é a Vida Que Vale...
Sem Atalhos
33,996 views
AMOR:  O que é o amor? AMOR ARISTOTÉLICO Parte 2/3 Clóvis de Barros Filho
15:53
AMOR: O que é o amor? AMOR ARISTOTÉLICO P...
TopFurabolos
289,949 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com