O Filho Pródigo - Mensagem Caio Fábio, anos 90.

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Caio Fábio
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de parábola do filho pródigo ela se tornou uma das palavras mais conhecidas do planeta uma das histórias no todo mais contadas e recontadas e repetidas na civilização humana nos esquecemos no entanto que essa parábola ela não se encerra com o filho pródigo ela vai adiante e ela entra na história do irmão mais velho esse sujeito interessante a certinho arrumadinho quietinho bom menino ficou em casa que nunca criou o problema nenhum e como ele se sentiu ofendido com a volta de seu irmão e com a recepção mais que fraterna absolutamente empolgante que o pai que lhes
concedeu ao filho que retornar importante no entanto é a gente saber em que contexto que jesus conta essa história porque diz aqui o início do capítulo 15 que jesus estava acolhendo a publicanos e pecadores meretrizes agente de reputação questionável enquanto jesus e pregava o evangelho do reino pra eles os fariseus as autoridades religiosas os irmãos mais velhos entrava em crise essa parábola não podia entender por que jesus acolhesse os pródigos porque jesus mandava tocar a trombeta por que jesus estava dizendo que os céus estava em festa que havia dança nova jerusalém por causa desse pessoal
estava voltando para o peito generoso do pai jesus então conta essa história de alguma forma a caracterizar definir aquela situação que se dava que acontecia diante dele de fato eu e você somos aqui apresentados há dois tipos de perdição humana a primeira é a petição do amoral a segunda é a perdição do moralista ambos diz a palavra de deus diz o senhor jesus estão perdidos e aqui quando ele entra nessa história ele entra para nivelar todos para colocá-los a mesma situação de perdição e convidar os dois grupos ao arrependimento ao encontro com ele e ao
gozo profundo da salvação primeiramente olhando a perdição do amor ao jesus conta a história do filho pródigo que esse garotão que vira mesmo que sai de casa que tem uma ambição enorme que diz para o pai eu quero a parte da herança que quando recebe vai embora logo a seguir pega tudo o que tem e gasta não viver de absoluta de motel em um motel de mulher e mulher de cabaré em cabaré de prazer em prazer de aconchego e aconchego de beijo beijo até que tudo ceca e é drenado dentro dele os recursos acabam no
bolso ea satisfação língua no coração e ele entra em crise a gente olha pra vida desse perdido a moral que aqui encarnado na figura do filho pródigo e ver que a pedição desse homem tem três características básicas primeiro lugar ela é caracterizada pela busca de auto determinação individualista ou seja ele quer seu dono do seu próprio destino sujeito absoluto da sua história aquele que de alguma forma empresta a si mesmo a designação que ele tem prestar a sua própria vida diz o verso 12 que ele é capaz dessa auto determinação individualista de virar a mesa
nunca saber do paradeiro do irmão nem desculpo land princípio de coisa alguma vida dele chegou a hora dele é hora de ele se realize já o projeto da existência dele e ele tem que pensar em si mesmo e o pai adianta herança e o filho vai embora escolhe o seu próprio caminho traça o seu próprio destino a segunda característica desse perdido a moral é o fato de que a pedição dele é marcada pela busca de distanciamento do referencial paterno incomoda ele essa ideia de ir para um motel na cidade vizinha incomoda a ideia de gastar
o dinheiro do pai onde o buchicho da vizinhança pudesse fazer informação correr até os ouvidos paternos diz a palavra de deus que ele não só que é determinar o seu próprio futuro o seu destino mas ele vai para a terra mais distante possível ele se aliena deliberadamente ele não quer proximidade não quer sombra paterna ele não tinha influência paterna e não quer os ecos da tristeza do pai eles não querem romper radicalmente com essas lembranças e com essa proximidade e ele já faz a terceira característica da perdição de se a moral é que ela é
marcada pela busca absoluta da satisfação verso 13 inicia dizendo que ele não só chega na terra distante mas ele disse pa só palavra muito forte original dessa palavra da idéia de um negócio que você raspa até o fundo taxa que o verso 14 diz depois de ter consumido tudo sobre veio aquele país uma grande fome mas outra palavra forte essa consumido ele só chove até o fim da taça ele deve tudo ele chuta tudo eles julga tudo ele arranca tudo agora que pra mim existencialmente falando nós temos hoje à noite aqui algumas pessoas que estão
dentro do padrão de perdição da moral especialmente na sociedade moderna esse padrão se repete a cada dia cada vez mais eu ouço chavão das pessoas que dizem eu sou o dono do meu próprio destino eu sou o senhor da minha própria história eu traço os meus próprios caminhos eu me auto determina ea vida é minha às vezes vejo senhoras dizendo eu não tenho condição de viver nem para os meus filhos nem pro meu marido já cansei de gastar e investir em minha vida no sonho de fazer meus filhos felizes da vida é minha eu tenho
só uma para viver debaixo do sol de vez em quando eu vejo pessoas virando a mesa radicalmente chutando pronto maridos filhos a esposa qualquer coisa porque dizem que a minha hora e aí quando isso acontece a gente não aguenta ficar próximo daquelas referências que lembram a gente a perturbação é por isso que todas as vezes que a gente faz uma opção por um projeto de vida que a gente sabe que está rompendo com alguns valores que foram preciosos para nós ou para aqueles aos quais nós amamos outro deus ao qual um dia nós servimos a
primeira coisa que acontece depois disso é que a gente procura psicológica e existencialmente falando encontrar agasalho asilo e zio nessa terra distante onde os ecos da voz do pai presumivelmente a gente pensa não chega e não nos alcance e aí vem essa busca desenfreada de satisfação a alma viram um buraco negro gente existe para sugar tudo isso e tentar aqui dentro encontrar um lugar aonde tudo isso que a gente põe pra dentro de alguma forma se acumule nos fazendo ter um sentimento de satisfação pessoal que nunca filha a grande frustração é que é um limite
para essa satisfação pessoal para experimentá la para aprová la mas o espírito se reveste de ambições inesgotáveis ele quer encontrar um posto mais fundo mágoa mais pesca uma alegria mais profunda em trazer mais deu se mais duradouro e essa coisa pode ser cavado até os porões da alma da gente que nós não vamos encontrar lá nunca a palavra de deus está dizendo aqui é que há limites gosto de um vinho há limites para um orgasmo sexual há limites para um sofá confortável a limites pra melhor noitada que o dinheiro possa contar a palavra de deus
está dizendo aqui que esse homem investe tudo e ele chega um ponto em que dissipa tudo consome tudo e não só o dinheiro a cada mas os recursos humanos dele interiores acabam juntos e ele cai no estado de falência a radical a segunda edição que aparece aqui é a perdição do moralista esse auditório aqui tem muito mais irmãos mais velhos do que filhos pródigos filhos pródigos estão ali na esquina filhos pródigos a maioria não tem coragem de entrar aqui os filhos pródigos a maioria não sentem confortáveis chegando aqui dentro filhos pródigos tem que ser encontrado
do lado de fora aos dons como esse aqui que o páis ao encontro dele no meio da rua é o encontro a de fora em dó fica constrangedor para o filho pródigo agora essas que estão aqui dentro da casa a maioria deles podem ser caracterizados pelo irmão mais velho que vive um diferente tipo de perdição essa perdição do irmão mais velho em três características básicas também em primeiro lugar ela é caracterizada pela falta de festa na vida ou seja o irmão mais novo volta o pai preparam a substância o irmão mais velho chega vê o
arrasta pé o movimento lá dentro da casa aquela alegria em conjunto tocando tem gente gargalhando de alegria na mesa as portas estão transbordando os vizinhos estão na varanda à 1 hora de alegria e não entende nada ele saiu meio dia ea casa estava num marasmo ele volta às sete da noite ea casa está em festa eles são criados que vocês criado diz a irmã voltou seu pai recebeu com saúde ficou alegre contratou o conjunto além da vila e agora convidou os amigos mandou matar um buy-in fez uma senhora de uma picanha tá todo mundo aí
dentro vivendo essa alegria enorme aí o rapaz mais velho entre em crise chama o pai dizer que os versos de 25 a 28 ele chama o pai depois de ouvir essa história e diz olha pai eu estou servindo aqui é quanto tempo eu nunca me deu liberdade para eu matar o movimento observado é legar com os meus amigos eu conheço muita gente dentro da igreja que está vivendo a perdição do irmão mais velho gente que não tem a menor condição de olhar pra festa da vida e para olhar pra festa que acontece na vida de
outros como sendo uma possibilidade que venha a incluir a eles é gente que nem se alega e que entra em crise quando vê alguém se alegrando especialmente a crise dos religiosos tradicionais o pessoal que não tem festa nenhuma na vida esse pessoal que não sabe ser feliz e tem raiva de quem sabe segunda característica da vida desses perdidos moralismo é a falta de liberdade na vida se de um lado eles não sabem viver o encantamento da música da tecla da celebração não sabe entrar numa casa feliz ficam do lado de fora entra em crise não
sabe onde se enfiam de outro lado eles também definiram para si mesmo o universo que carece totalmente de liberdade impressiona aquilo verso 29 a declaração desse garoto do seu pai há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma única ordem tua e nunca me desce um cabrito sequer pra me alegrar com os meus amigos sou vidinha desgraça de um monte de vaca gorda zebu pra todo lado da fazenda cordeiros carneiros sujeito vive aí e ele diz o pai eu estou aqui de servir mit khosa mim cumprindo todas as duas ordens eu nunca peguei um
cabem tim para mim alegar que os meus olhos se imaginou a crise psicológica desse homem aqui de viver complexo de cabrito o saltador uma coisa assim a síndrome da ovelhinha gorda eu nunca peguei um cabritinho pra me alegrar com os meus amigos ou vida infeliz sábado após sábado domingo após domingo sem amigo ou com amigos amigos tristes encontros tristes gente frustrada gente que não sabe nem abrir a boca para beber água e assim que eles vivem sem nenhuma liberdade a terceira característica desses perdido moralista é a sua falta de relação com o pai tem relação
com as coisas do pai ele sabe o número de cabritos que o pai tem ele é que marca a boiada toda ele conhece os empregados pelo nome ele come a ser a casa do pai mas o pai um distante um estrondo o irmão mais novo se distanciar do pai indo pra terra distante nunca saíra de perto do pai mas viverá longe do pai tão longe quanto o outro pelo menos que está na terra distante já o pai de pai e pensa no pai como o pai imagina misericórdia o amor o perdão como sendo uma possibilidade
do time esse aqui do lado do pai e não acha que o pai é capaz de uma generosidade mínima vai descer aqui é severíssimo o pai desse aqui é amigo da onça o pai de cerca de uma meticulosa cidade diabólica vai descer aqui conta os cabritos o pai desse aqui não dá ele a menor chance de sentir em casa ele imagina ele concebe um pai mostrou novamente meticuloso frio impermeável inatingível e na sensível estaria lado dele a quem ele serve de maneira muda com quem não fala com quem não abre o coração de quem não
chora pra que ele não confessa desejos para quem não faz pedidos é um pai apenas para ser servido para um filho que se concebe como escravo agora como é que esses dois perdidos podem ser salvos o perdido a moral palavra de deus nos diz que ele tem um caminho de quatro passos para percorrer até encontrar esse abraço da salvação meu lugar ele me disse esse processo de salvação pelo encontro e do real significado do mundo olha pra mim ninguém que está vivendo na terra distante na terra do vale tudo na terra do eu sou centro
na terra do culto ao desejo na terra do culto ao consumo na terra do culto ao hedonismo da terra do culto ao prazer ninguém vivendo aí inicia processo de salvação a menos que antes ele experimente o encontro real com significado do mundo é o que esse moço experimento aqui o encontro radical com significado 1 entre os versos 14 16 é isso que nós vemos porque ele investe tudo ele chupa tudo isso é tudo que ele consome tudo e ele cai num buraco negro ele vai se agregar a 11 os cidadãos daquela cidade ele vai comer
comida de pouco ele vai trabalhar rolando lambuja vida inteira e vai guardar porta e deseja partas da salsa roupas que os porcos comiam mais ninguém ele tava a esse homem aprende a significação do mundo ele aprende que o mundo passa bem assim sua concupiscência é só aquele que faz a vontade do senhor é que permanece para sempre segundo lugar ele inicia se o processo de salvação pelo encontro com o profundo significado dele mesmo se de um lado ele encontra o significado do mundo do outro lado ele encontro de si mesmo olha só o que diz
a palavra de deus no verso 17 então o que acontece é que acontece cai em si e interessantes que jesus está dizendo que se você está fora do eixo z ele está aqui mas ele está vivendo fora dele saiu do euro aí nesse dia ele porque assim ele faz uma volta e ele olha para si entre exigiu que eu estou fazendo aqui meus erros se arrependimento se volta para o eixo de si mesmo meu deus o que eu estou fazendo aqui eu cair em si é talvez o maior milagre que possa acontecer na mente e
no coração de um ser humano que a palavra de deus diz que o diabo segue o entendimento dos incrédulos prédio nunca cair em ceira viverem como dogma da esquina como vira lata da esquina que só responderia simulações e instintos a gosto a resposta prazer a olho ao vai sem nunca olhar pra cima e aí é um terceiro momento da vida dele ele faz a precisão de voltar ao pai levantar-me-ei e irei ter com meu pai e lhe direi pai pequei diante de ti dos céus e diante de ti já não sou digno de ser chamado
teu filho recebe o menos comum dos seus trabalhadores e desabe levantou e foi a decisão de dizer eu vou encontrar com aquele que a origem da minha vida eu vou encontrar com meu pai em último lugar ele volta para o pai e ele faz a coisa mais difícil de se fazer sabe qual é aceitar a graça do pai isso é muito mais fácil do que aceitar a graça do pai é tentar convencer o pai de que eu sou bom a gente pode entrar num esquema pessoal dizer não eu vou provar que eu sou bom que
eu mereço que eu tô diferente com o sujeitado que o que eu tô andando diferente do modo como eu saí de casa entrar no esquema mas ele volta ao pai na janela jesus bota deus na janela da história olhando o horizonte pra ver o seu filho volta esse pai à espera de um filho o pai olha parece parece humanas e júnior será que é tinha 23 andava assim como ele mesmo que o meu filho aí o pai abri a porta e sai alucinado por lá fora não sabe o que o pai agora ele saia de
pai pequei contra o céu e diante de ti já não sou digno de ser chamado teu filho pai de interrompe o fluxo diz a palavra de deus se eu acho lindo em jesus eu sou cristão por causa disso aqui causa desse deus aqui diz a palavra de deus trazei depressa melhor roupa verso 20 antes de interromper esse processo levanta vai pro seu pai vinha ele ainda longe quando seu pai o avistou o processo todo começa no pai pai viu o avistou e compadecido dele correndo com a da soul e um beijo olha aqui para ver
o pai que jesus constrói aqui é a contra cultura dos pais do oriente dos pais no deus é um pai que é manso e humilde de coração é um pai com passivo misericordioso que vira a mesa também esse pai vir à mesa também rompe de quedas protocolos na mão do seu antônio da fazenda ao lado as favas meu filho é meu e eu vou tratar meu filho como eu quero eu estou disposta a enfrentar todas as convenções do mundo o filho é meu andrajoso arrebentado mas é meu filho eu ainda reconheço nele o meu filho
e aí eu acho lindo que o menino está seguido a última vez que ele viu o xampu eu nem sei quando foi que literalmente ele chega emporcalhada que estava tratando com as portas que dão um pouco e chegou o pai abraça e me beija sem mais noite aí abrace beije segundo lugar gente como é que o perdido moralista caminho esse caminho da salvação do moralista perdido também o primeiro lugar pela descoberta do irmão ele chega lá para o pai e diz eu estou servindo a tantos anos nunca e teste um cabritinho pra me alegrar com
os meus amigos vindo porém esse theo filho eu mandasse matar pra ele ou vídeos errado aí o pai de seu filho tudo sempre estás comigo tudo o que é meu é teu mas era preciso que nos alegrar seus porque esse teu irmão estava morto e reviveu se estava perdido e foi achado seu irmão mais velho está dizendo até o filho pai tá dizendo adeus mall a salvação dos irmãos mais velhos casca grossas religiosos parentes de nicodemos primos do simão leproso fariseus evangélicos salvação desse pessoal só começa quando eles são capazes de chamar de irmão aqueles
aos quais deus chama de filho aliás essa é a teologia da primeira epístola de joão se não havia o coração pros irmãos jamais deus vai considerar que o seu coração está dentro pra ele segundo lugar esse pessoal é salvo pela descoberta de um pai eles são salvos por ele descobre um pai como pai o pai do patrão é o país não só o verso 31 como diz o fundo o filho do dest é aí essa festa pra ele aí o pai responde meu filho do simples tais como único tudo que é mesmo hotel e um
filho deixa diz filha é filho filho a certeza que comigo você não viu nada ainda seu pai você não me viu até hoje como pai sou teu pai eu não sou - seu pai que eu sou pai de ramón você pai de 1.000 irmãos você pai de todos sofreu só teu pai a salvação deste homem passa fundamentalmente pela descoberta da relação do pai como painel como patrão é o patrão da tua alma ele é o painho leão o terry é o papa por último esse pessoal é salva pela descoberta também da herança se o fim
do sempre estás comigo tudo o que é meu é teu está vivendo como um mendigo sentado em cima de uma montanha de ouro nesta dias o filho no sapato esticar a perna pede um suco que é o controle remoto está em casa num filho à lua o sol o atlântico e mediterrâneo e eu fiz pra ti meu filho ufa doce argentina sem carozo fiz pra atingir pato graviola com posso ninguém conhece isso aqui para preparar as perdas mais doces arroz doce pamonha salgada cachoeira com água gelada chegar a pé de água fresca narizinho do cilindro
a gente que a gente ia se no pescoço eu fiz por amor de ti e gostoso então corte desde a sua mulher seu marido cheiro do cabelo da filha as promessas da palavra a praça dos amigos poder de pular de cantar de saltar de aplao de deixa disso tudo que é mesmo tempo a rosa choque violeta cheiro aí dessas flores maravilhosas do pad benjamin e sete e meia da noite [Música] rio o apóstolo paulo de que tudo é voz seja vida seja morte seja as coisas do presente o ajudou por vir tudo a vós e
vós de cristo e cristo de deus ele diz agora até a mostra de vocês porque uma até a morte ela não mata mais agora quando a gente morre ela vira porta dimensional 18 a de cai cai na rua principal da nova jerusalém até à morte ou desmotive que a morte do senhor jesus até a morte a vossa vida é vosso presente e voz o futuro é fácil tudo é vã mil deixa de pensar com as categorias da ata da tua igreja pensa com as categorias da minha palavra esquece os cabritinhos a fazenda é tudo godinho
que você tá com vontade de comer pode comer nos limites da fazenda todo o tempo na fazenda do vizinho mas a minha grande meu filho nos espaços das fronteiras da santidade há muito espaço para a liberdade pura e santa se viver com entusiasmo incomparável tudo que a mil é teu
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