Oi e aí galera beleza sejam todos muito bem vindos ao narradores narrados chegamos ao último vídeo de planejamento de campanhas até agora precisamos muito como narrador pensando nos Bastidores no que eu com o narrador quero fazer dessa campanha o que eu estou pensando antes dos jogadores Mas o mais importante na campanha são os personagens dos jogadores a história deve ser sobre eles e não uma história um de qualquer personagem poderia participar agora é o momento de fazer com que esses personagens sejam os protagonistas do nosso planejamento criando os arcos pessoais de cada um deles mas
antes de começar eu queria dizer que eu narradores narrados completou um ano desde que possamos o nosso primeiro vídeo ainda lá no YouTube nação garou eu tô muito muito muito feliz com que a gente construiu nesses 12 meses e já somos mais de 45 mil narradores narrados nas redes sociais Instagram Tik Tok YouTube e foram feitas mais de mil e 500 postagens desse tempo todo dia eu recebo muito carinho muito sindbacss e cada vez mais ânimo para continuar criando o conteúdo além de Gram Olá meus amigos incríveis que eu fiz nessa jornada e é claro
que eu não podia deixar de agradecer aqueles que realmente acreditam no projeto então seu apoio através do apoia-se sem vocês eu não conseguiria de jeito nenhum manter esse projeto muito muito muito muito obrigado a todos vocês no momento são mais de 60 apoiadores aqui tem alguns deles citados nominalmente e todos os meses a gente tá conseguindo bater pelo menos a nossa segunda meta e sempre crescendo rumo a nossa terceira meta que levar mesa de RPG gratuitas para jovens e adolescentes cumprindo medida socioeducativa em meio aberto e se você não é o apoiador e deseja foi
ao narradores narrados dá uma olhada nosso projeto em apoia pronto ser barra narradores narrados o link está aqui embaixo e lá você vai ver os benefícios e os conteúdos exclusivos que você ganha como um apoiador Jabá feito Vamos para o conteúdo mesmo os arcos de personagem a gente pode pensar nos aquele personagem através dos enredos básicos humbucker e dos formatos de história do Islã como eu já falei existe muito espaço para variações dentro de cada um dos 7 a E no momento que pensamos em personagens existem outros autores que especificam fazem divisões maiores nos enredos
é o caso do livro as 36 situações dramáticas de George esmalte esse livro é lá de 1895 logo o Wigan e o booker beberam dessa bibliografia e acabaram convencendo essas 36 situações dramáticas e 6 e 7 formatos e enredos respectivamente Então na verdade todos estão falando a mesma coisa não tenho muitas novidades só que alguns casos está mais detalhado menos detalhado albrecht vários aspectos outra coisa abrange - aspectos mas na hora de pensar em arco de personagens olhar essas 36 situações dramáticas acaba te dando mais ideias mais inspirações para criar algo mais específico para cada
um dos personagens histórias mais individuais como um arco de Vingança um arco de crime não proposital o arco de sacrifício por um ideal ou de amor pelo inimigo e validade e vim o ponto de 36 mas vocês podem ficar tranquilos eu não vou fazer um vídeo falando de cada uma em gramáticas senão a gente ia passar um ano falando só disso eu já fiz sequência de vídeos falando dos arquétipos jogadores já fiz sequência de vídeo falando dos enredos básicos mais uma sequência assim eu acho que ficaria muito chato mas eu sugiro para quem se interessar
que busca esse livro e outros autores que falam de situações dramáticas e arco de personagens mas para hoje eu vou usar aquilo que a gente já destruí show que são sete reduz básicos do hooker então se você não sabe quais são os sete remédios básicos do Hulk volta aqui nessa playlist e tem um vídeo explicando cada um estágio Por isso acho muita gente me pergunta sobre dar o protagonismo para um dos personagens ou trabalhar principalmente a história desse personagem em cada um dos atos da campanha então primeiro arco um personagem segundo a outra personagem ter
celular com outro personagem e assim por diante essa ideia não é de todo ruim mas ela tem alguns problemas se a campanha for longa o jogador que foi o foco no primeiro arco provavelmente lá pelo terceiro quarto arco já vai estar desmotivadas e desinteressadas ele vai sentir que a história do seu personagem já acabou e não faz sentido SP e mais a história e se ele ainda gosta muito do personagem que quer continuar jogando com ele esse personagem vai começar a ser meio frustrante porque ele não vai ser mais tão legal que nem era antes
a história já acabou tem jogadores que são mais voltados para o arquétipo de jogador do cinéfilo que ele que gosta de grandes cenas momentos onde ele é o foco Inclusive eu vou falar muito dos arquétipos jogadores nesse vídeo então se você não viu os vídeos de arquétipos jogadores dá uma olhada lá na Playlist da técnica do Papai Noel Mas enfim um jogador se né que o ator se ele for tem um foco em um arco e todos os outros ele não for ter tanto foco ele também vai animar tem também aquele jogador que não gosta
de estar no foco então no arco dele ele vai acabar não aproveitando muito mas ao mesmo tempo ele gosta de ver a sua história evoluindo aí como foco dele é muito pequeno em compensação os outros ele também vai gostar ele preferia que fosse uma coisa menos focada em um ponto e diluído no outro e mais continuar no decorrer do jogo dividindo com os outros ou até mesmo aquele momento que chega o arco do personagem X É mas o jogador que joga com esse personagem tá com problema no trabalho e não vai conseguir nesse momento e
focar a campanha frustrando tanto ele quanto você então eu particularmente prefiro desenvolver os arcos de personagens todos ao mesmo tempo no decorrer da história Claro em uma sessão ou em outra sempre vai acabar tem um foco um pouco maior em alguém mas os jogadores vão sempre sentir que seus personagens estão e que isso história está sendo contada a cada momento por toda a campanha E é isso que eu vou mostrar aqui para vocês hoje se voltarmos do primeiro vídeo do planejamento dos Campeões esse aqui vocês lembram que eu falei de começar criando do Macro e
envolvendo a criação até o micro entregar o que você desenvolveu pelos jogadores receber as propostas de personagens deles e com essas propostas voltar e escrevendo agora do micro até o macro e esse é o primeiro passo que vamos fazer hoje agora queremos todo planejamento macro da campanha E aí eu pedi para vocês me enviarem personagens para a gente usar de exemplo nessa campanha que a gente está querendo junto eu selecionei alguns para esse vídeo se eu não selecionei o seu não eu gostei dele não é porque o personagem era ruim é só que eu realmente
precisava selecionar senão o vídeo ia ficar infinito e ele já vai estar enorme Então não é para ninguém se sentir mal ok o primeiro personagem quem me enviou foi o Marcos Rio Branco Na verdade ele me enviou um monte de personagens como prelúdios bem complexo eu escolhi um e eu ainda vou dar uma resumida nele aqui o nome do personagem é toda quando era criança seu pai morreu em batalha e sua mãe ficou doente logo depois o curandeiro guia Espiritual do seu clã tentou salvar a vida dela mas não conseguiu então toda estava sozinho no
mundo mas esse curandeiro espiritual adotou ensinou tudo o que sabia ele cresceu e aprendeu a curar e comungar com os espíritos da natureza junto com filho do curandeiro como irmãos e ambos têm do espírito da Coruja como guia um dia o filho do curandeiro roubou um conhecimento proibido e fugiu sobre a proteção do espírito do rato bem do que seu mestre ficou muito triste quando a prometeu para ele que ia trazer os dois de volta algum dia nem sujar vemos muitas eu acho uma campanha que estamos criando o Marcos acompanhar os vídeos então ele sabe
qual é o escopo da nossa campanha e o jogador saber o que vai ser jogado ajudar muito ele criar um personagem nessa história então como eu já falei antes também entrega em sinopses entreguem as premissas evidentes combinem Qual é o jogo que o grupo vai jogar na personagem cenário história estarem coerentes entre si então muita coisa já se encaixa no que a gente pode João mas como a gente vai fazer para o que que a gente planejou seja a história do Corda desse personagem primeiro. O personagem trabalha com a parte espiritual cenário então sabemos que
ele vai ter grande ligação com que aparecer do culto dos corações Famintos e com a materialização da devoradora de almas explique o que são essas duas coisas quando estava fazendo o argumento nessa campanha Então vamos colocar a ideia que ele trouxe no Prelúdio do personagem como algo essencial da história esse conhecimento proibido que o irmão roubou e Justamente a ver com esse culto dos corações Famintos pronto sem muito esforço a gente já tem um baita motivo para o personagem tá na campanha ele também traz dois patronos espirituais na Store e a coruja e o rato
vamos pegar aqueles 9 clãs que a gente tinha criado e mudar nós chegamos dois animais que representavam e agora eu planta coruja e tem o Clã do rato o personagem a dupla da coruja e o irmão do personagem acabou se aliando ao Clã do rato então a gente pode tirar o quero clã do lobo no vídeo anterior eu explico o esses clãs que era o que estava passando fome que tava tendo problemas e transformar no plano da coruja e tira o canto da Tartaruga quero um clã que a gente já falado que tava sobre influência
nos corações Famintos e ele virou pela do ato ou a gente pode conversar com o jogador e sugerir e no Prelúdio dele seja lobo e Tartaruga ao invés de coruja e rápido mas qualquer forma independente do nome ou do animal que a gente usar a gente já e seria o personagem muito mais na campanha ele tem motivações tem ligações com os clãs só seguindo coisas que ele trouxe no Prelúdio sem precisar forçar nenhuma entrada dos dois lados da campanha que eu falei um pouco mais detalhadamente aqui nos vídeos no primeiro tinha opção de uma pessoa
está no Clã do Lobo agora da Coruja que não havia migrado por busca de comida para fazer o virtual e que passar Quem são os personagens essa pessoa pode ser si próprio curandeiro mentor do personagem e para o segundo arco ele já tem motivações nas negociações com as matriarcas ele já é aliado de um clã ele vai ter descoberto que o irmão tá ligado outro clã e que tinha roubado o conhecimento no seu clã a gente já colocar mais coisa naquela teia no celular enfim ele está inserido na campanha Agora vamos começar no arco desse
personagem no enredo o pessoal dele não formato da história dele que vão estar dentro do enredo geral da campanha que era um sobrar um monstro dentro do formato geral da campanha quer um duplo homem do buraco para isso a gente não vai pensar apenas no personagem a gente tem que pensar muito no jogador do que ele gosta Qual é o barato dele o que é mínima EA sentar numa mesa de RPG para jogar se eu fosse de verdade na reta campanha eu Provavelmente conheceria o Marcos que ele foi o servidor que enviou esse personagem ou
eu falei o primeiro arco para fazer o processo de identificação como eu explico lá na técnica do narrador Papai Noel aqui só como exemplo perguntei para o Marcos com quais arquétipos jogador eles identificavam a resposta foi revista com o o cronista como secundário isso já nos traz uma informação sobre importantes todo o arco que a gente tá pensando que esse personagem envolve o culto e rituais proibidos ele é revista a gente tem que estar atento para que tudo isso esteja dentro das regras do jogo para gente não acordar o grande dele já que ele vai
ter um relacionamento intenso com toda essa parte do cenário no decorrer da história caso essas regras não existam ainda é uma ótima oportunidade para convidar o jogador a criar essas regras junto com você e todos os aspectos do cenário que tem a ver com elas criar esse cultos e rituais os poderes etc provavelmente isso já vai animar muito jogador e dá para ele um baita senso de pertencimento a campanha que a campanha também é dele e não que ele tá jogando um jogo Meu fora isso não tem muito segredo a partir do revista o outro
aspecto que ele trouxe é o cronista e pela quantidade de períodos que ele mandou e o detalhamento desse pelo Deus eu super acredito nisso ele gosta acompanha a evolução da história evolução do cenário ver os detalhes e ele já nos disse a história que ele quer jogar ele quer jogar uma ilha a música A Busca Por esse irmão e por esse conhecimento proibido que ele roubou ver se ele só que tipicamente essa combinação de classe jogadores a gente pode criar o arco desse personagem permeando toda a campanha apenas um água que vai evoluir Pouco a
Pouco Mais constantemente O Regresso a cor provavelmente não tem pressa que as coisas aconteçam desde que elas estejam sempre acontecendo e com o terreno seguro das regras e aí quando ele olhar para trás ele vai ver essa evolução tão antes a fazer um arco da campanha o foco dele ou vários arcos de personagem para ele pode ser um único arco de busca atrás dessa irmão que vais concluir junto com final da campanha Então vamos encaixar cada um dos estágios da busca o ar que o pessoal desse personagem do codau na campanha então contra a campanha
que eu marco para ir procurar um monstro a gente está fazendo outra situação chamado é o primeiro estágio o primeiro estágio da música vai ser o chamado que é quando ele vai saber que ele precisa buscar o irmão dele ele escreveu que o irmão fugir robô conhecimento tudo isso no Prelúdio ele quer E aí acho isso legal o que eu vou por isso vai existir Mas vamos jogar isso em vez tá no Prelúdio o seu produto e termina com você e seu irmão sendo treinados E aí a gente vai jogar Talvez algumas coisas como vão
acontecer mudem para você surpreender e provavelmente vai tocar E aí eu chamado para buscar dele a gente faz concordar com primeiro arco da campanha que a antecipação chamado do enredo principal o segundo estágio da música é a jornada que é um estágio longo então eu vou usar a jornada dele no segundo e terceiro arco da campanha onde ele vai conhecer novos territórios fazer novos Aliados perceberam muita gente muitas forças tentando afastar ele de objetivo dele mas sempre sentindo que está se aproximando do seu irmão que ele busca o estágio 3 e 4 da música é
a frustração e as provas finais isso eu vou fazer no quarto arco da campanha que é um arco que a gente também já definiu que era uma queda então a frustração vai nessa queda aí e o estágio 5 que atingir o objetivo vai ser o quinto arco da campanha que é o estágio o almoço então ele atingir o objetivo ao mesmo tempo que ele supera um monstro personagem Tá super encaixadinho no planejamento da campanha vamos continuar com arco de um outro personagem para gente inserir no planejamento da campanha esse outro personagem foi enviado pelo LP
é um estudioso que passou a vida estudando sobre a devoradora de almas dedicou tudo que tinha e ninguém acreditava nele e agora que está acontecendo ele tá animado para relatar tudo o que sabe e seus conhecimentos o LP o jogador me diz que é um jogador estrategista cinéfilo curte frase estratégias que combinam uma grande cena diferente do Marcos que mandou vários personagens um Prelúdio super detalhado o LP me mandou uma coisa muito mais simples mas sucinto mais objetivo não vejo que um seja melhor que outros são apenas Estilos diferentes Pode ver também falou que não
conhece o cenário de lobisomem Apocalipse isso também pode ser um motivo dele ter sido mais cedo mas promoção exemplo Vamos considerar que ele não sabe lobisomem e considerar que realmente foi um jogador que me mandou algumas sucinto e vem dessa combinação de arquétipos Eu sinto que é um jogador que ele é mais imediatista e precisa de mais estímulos a curto prazo do que o jogador do personagem anterior eu peguei justamente de exemplo para mostrar a diferença entre eles enquanto um que tá com as regras bem estabelecidas e ver uma história que se prolonga outro é
uma estratégia para uma baita cena porque ele gosta da baita cena não adianta uma estratégia que vai ter uma baita assinar lá no final ele vai precisar de baita cenas ou tempo inteiro logo fazer estratégia azul da entender então para ele eu vou pensar em um arco de personagem diferente do personagem anterior versão anterior foi algo que percorreu a campanha inteira pera aí seu personagem estudioso do jogador estrategista assim mesmo eu vou fazer vários Então vai ter um arco que se inicia desenvolvem concluir inicias envolve concluir enquanto um tá jogando um único arco o outro
tá tendo vários arquivos pessoais de estilo histórias mais curtas que levam a próximas histórias eu sempre vou apresentar um problema para resolver que vai combinar uma grande cena o bem-estar do personagem a alta EA baixa vai sempre vai ao seguindo o fio condutor geral da campanha é o formato da história dele vai ficar assim mas ele vai ter o sentimento de surgimento do conflito desenvolvimento da estratégia e conclusão e Vitória em baita Sesi E aí ele fica melhor do que ele tava no conflito anterior cada um desses pequenos Actos pessoais pode ter um enredo diferente
onde viaja retorno de comédia em trocar monstro e assim eu sempre vou trazer novas informações e as personagens têm e descobre sobre a devoradora de almas que o série do que o jogador passou no Prelúdio ele é um estudioso que sabe e quer usar isso e divulgar isso que ele sabe que essas novas informações que ele vai descobrindo recebendo lembrando as vão combinar no final do enredo geral da campanha quer superar um monstro elas vão ser essenciais para essa superação de moto o que faz ele se sentir já também super muito na história e na
campanha pentia que toda a campanha tá conseguindo por causa dele porque a história não aconteceria se ele não tivesse esse conhecimento para facilitar a visualização na hora de fazer o formato eu deixei todos esses pequenos Arcos pessoais do personagem no formato de homem no buraco então o planejamento ficou assim os vários arquivos pessoais de SP o roxo campanha como um todo em vermelho e cada um dos Arcos da campanha em azul e a gente vai fazer isso para todos os personagens que vão jogar a campanha então juntos gráficos aqui da campanha dos Arcos de história
e os arquivos pessoais de cada personagem com essas linhas aqui com mais personagens você vai ter mais linhas a gente vai pensar e planejar esse sacos pessoais pensando naquilo que os jogadores entregaram que a gente vai escrever até o macro pensando nas motivações e o que que esse jogadores gostam RPG sempre seguindo como base nos formatos das histórias o formato da campanha como um todo se eu separar as linhas você vai ver que a campanha como um todo vendendo os movimentos que a gente coloca a cada arco de história tem mais movimento Mas ainda segue
Você ainda vê a sombra ali desse do homem do buraco a gente tinha definido e Nos Arcos de cada um dos personagens também eles têm mais um movimento tem mais variação mas ainda existe a sombra ali no formato geral da campanha tudo isso se encaixa muito bem junto depois e todos os jogadores vão tá tenso o brilho o tempo inteiro porque suas histórias estarão o tempo inteiro sendo contadas ali em vermelho que era a história da campanha ela agora é uma sombra agora a gente tem as histórias além do personagem que tem um arco que
vai durar toda a campanha um personagem que tem vários pequenos Arcos um para cada arco de história vai ter um personagem que tem dois Arcos pode ser até metade da campanha uma tragédia essa história acabou e aí o próximo arco desse personagem é um enredo de renascimento você pode fazer as combinações que você quiser que eles vão se encaixar E com isso temos o planejamento da nossa campanha a gente precisa seguir à risca não é apenas o planejamento Mas como ele pegando tudo que a gente viu desde o início Os territórios o brainstorming de ideias
e conflitos o argumento as premissas um enredo geral da história o formato da história especificado para cada um dos Arcos e como os arquivos pessoais de cada um dos personagens a gente tem muito material muito vocabulário para improvisar qualquer coisa e a manter a história interessante e o engajado mesmo se as coisas não estão indo conforme o planejado você consegue analisar Nossa estão há muito tempo em alta Eles são muito tempo embaixo a história desse personagem está muito tempo parada claro que você consegue fazer tudo isso sem esses gráficos todos mas com eles é muito
mais fácil inclusive você teve um problema não conseguiu preparar sessão você abre seu diário do narrador de bater o olho você fala personagens isso ele seja uma vitória hoje o personagem X precisa de uma perda preciso passar para tal estágio da história só de bater o olho Você já sabe o que tem que fazer então É como se você na raça e sem preparação Mentira Você tá muito preparado Mas você vai conseguir pegar esse diário sem saber exatamente o que vai acontecer naquela sessão de jogo qualquer coisa que acontecer você sabe como manejar você tem
que cada um dos personagens intimamente envolvidos na história e suas tramas e suas evoluções Por estarem envolvidas na história tão de interesse dos outros personagens então não corre o risco de ter aquele pênis que quer fazer uma coisa mas tá meio deslocado do grupo e o grupo não quer seguir por esse caminho porque eu não faz sentido para história deles dessa Olá tudo junto mesmo inicialmente eles tendo escrito separados os personagens de Claro pode ter algum momento que você olha para isso e ver que os jogadores levaram a história por uma coisa completamente diferente do
seu planejamento mas assim tá muito fora nesse momento você não tem que forçar voltar para o seu planejamento você vai pegar tudo que você planejou vai ver o ponto que eles são o por fora eles estão e replanejar uma [ __ ] estão muito em cima agora então quero um duplo ao mesmo buraco eu posso transformar num me caro e aí eles vão cair terminar na queda Ou posso transformar numa Cinderela que eles não fizeram as duas eu transformar Isso numa Cinderela e faça uma queda só e aí você vê planeja mantendo o fluxo da
história os estágios da história mesmo que você tenha mudado Mas você consegue ver aonde teve o desvio e para onde vai levar narrativa nesse novo lugar o que pode ser feito então você vai estar sempre sabendo aonde as coisas estão esse elas saíram muito lugar você para e replanejar e tudo que você tinha planejado antes não é jogado fora você tem e foi a pronta para o próximo jogo para o improviso que você precisar você já tem um monte de coisa pronta e você sempre vai observando os jogadores sentindo as vontades deles e ouvindo literalmente
aqueles que eles te falam que eles desejam para você também replanejando a partir daí por isso não vale a pena você fazer muito detalhes de arcos muito para frente da campanha esse planejamento é o suficiente vai detalhando conforme chega nesses Arcos Você tem o formato da história você tem o seu bronze forma de histórias Você tem os estágios do enredo que isso já é o suficiente como que a gente viu Nessa sequência de vídeos você vai usar para fazer o planejamento geral da com o planejamento Geral de cada arco e quando chegar o momento o
planejamento específico de cada hora Cada sessão cada Aventura você pode usar essa metodologia também mas eu aconselho que você usa a metodologia da sequência de vídeos na agora então você tem esse planejamento geral esses gráficos estágios formatos e sabendo que precisa acontecer naquele momento você planeja com que eu falei nada agora e trazendo novas coisas que eu falei mais para frente depois como outras estruturas e por exemplo eu acredito que com tudo isso que eu falei dá para todo mundo na uma baita campanha de RPG divertida interessante que os jogadores vão ficar loucos para a
próxima sessão todas e os jogos você lembrados por muito tempo incluindo Quem Nunca na rua usando isso vai dar certo gente me dá feedback me falem se algo não fica eu tô sentindo que os últimos vídeos como tinha muita linha como a gente falou de teia talvez tenha ficado confusos e eles ficaram grandes se vocês gostaram que detalhasse algo a mais mas a princípio é o que eu vou falar sobre planejamento de campanha talvez lá para frente a gente começa a falar de algumas técnicas um pouco mais avançados no próximo vídeo A gente já vai
começar um novo tema Aquino marcadores narrados qual não sei me digam vocês aqui nos comentários sobre o que vocês querem saber em relação a narrativa de RPG pois temas vocês querem que um dos triste e quais temas vocês gostariam de aprender técnicas específicas para eles que que vocês sentem falta a jogar me digam sobre o que vocês querem que eu fale não esqueçam de aproveitar os nossos cupons de desconto nas lojas Ford online Editora Rubio nem a não crafter Lord tempos os links os cupons estão aqui embaixo na descrição do vídeo curte o canal aperta
o Sininho para receber as notificações esperando vem pra todo mundo Beijos e até já