SCRUM - A ARTE DE FAZER O DOBRO DO TRABALHO NA METADE DO TEMPO | JEFF SUTHERLAND | RESUMO DO LIVRO

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RESUMO COMPLETO DO LIVRO: SCRUM - A ARTE DE FAZER O DOBRO DO TRABALHO NA METADE DO TEMPO QUER APREN...
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a arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo de Jeff sanderland Jeff Johnson estava certo de que aquele não seria um bom dia o projeto de modernização do FBI era a promessa de se evitar um novo 11 de setembro porém fracassou de forma retumbante o projeto se tornou o maior fiasco de todos os tempos na indústria de software no passado quando um agente do FBI que iria por exemplo preparar um relatório assim como qualquer outra tarefa o trabalho era um verdadeiro martírio e funcionava como há muito tempo veja só era necessário escrever
um relatório em processador de texto em imprimir em três vias uma das vias era enviada para aprovação outra via era arquivada no local para o caso de se perder a primeira e a terceira você pegava uma caneta vermelha circulava as palavras-chave que deviam ser inseridas no banco de dados sim o agente indexava seu próprio relatório manualmente depois do pedido aprovado a vir em papel voltava com o número em um pedaço de papel incrível Na verdade era um método totalmente ultrapassado e falho que foi apontado como um dos culpados pelo fato da agência não ter conseguido
ligar os pontos que mostrava as atividades da al-qaeda na véspera dos ataques depois do 11 de setembro uma comissão conduziu uma investigação e concluiu que os analistas e agentes não tinham acesso às informações que precisavam ter e isso era muito sério a falta de aparato tecnológico foi apontada como a causa número um para a falha do FBI e não identificar o 11 de setembro depois dos ataques a agência já estava desenvolvendo o sistema virtual que mudaria tudo Ou pelo menos era esse o plano Três anos depois o projeto é cancelado pelo FBI 170 milhões haviam
sido gastos e nada de solução uma nova tentativa foi feita em 2005 o nome do projeto se chamava Sentinel a promessa era de que agora tudo daria certo o projeto está forçado em 451 milhões de dólares e a promessa de quem 2009 o sistema entraria em produção O que aconteceu você já deve imaginar em março de 2010 a empresa que estava desenvolvendo Sentinel já tinha gasto 405 milhões de dólares e estava um ano atrasada mas o que tinha dado errado a resposta estava na maneira como as pessoas trabalhavam durante o projeto Sentinel uma nova abordagem
de trabalho foi apresentada e se chamava scrum criada por Jeff sanderland nos anos 90 e segundo o autor a única maneira comprovada para auxiliar projetos desse tipo o autor do score afirma que o Framework utiliza uma estrutura simples Pois foi possível observar como as pessoas trabalham na realidade mas talvez você esteja se perguntando porque o nome scrum o nome scrum é um termo no jogo rugby e se refere a maneira como o time se une para avançar com a bola em campo nesse momento a um posicionamento cuidadoso uma unidade de propósito no time e um
objetivo muito claro ou seja tudo aquilo que os times que criam produtos de software devem ter foi pensando nessa metáfora que o autor escolheu o nome scrum A ideia é bem simples criar intervalos regulares para verificar se o time está no caminho certo e se aquilo que está sendo criado é o que realmente o cliente quer e nessa verificação porque não Verificar também se a forma de trabalho pode ser melhorada é justamente o que o scrom defende o nome disso é ciclo de inspeção e adaptação você vai reparar que o nome scrum está sempre associado
a outro termo o termo ágil De onde surgiu o termo ágil surgiu de uma reunião em 2001 onde 17 profissionais de software criaram Manifesto ágil nesse Manifesto os seguintes valores foram declarados um indivíduos em vez processos dois produtos que de fato funcionem em vez de documentação dizendo como deveriam funcionar três colaboração com o cliente em vez de negociação com ele e quatro responder as mudanças em vez de seguir um plano o scream não é uma metodologia não é um método é um Framework depois de três meses a equipe docente né eu descobriu quanto tempo ainda
seria necessário para finalizar o projeto e isso por causa do ciclo de inspeção e adaptação esse ciclo é chamado no scrum de Sprint para cada Sprint o time determina a quantidade de trabalho que acredita que vai entregar o time puxa as tarefas de uma lista priorizada e anotada em post-its chamada de backlog um Sprint é também chamado de Time Box ou caixa de tempo pois tem duração definida não se faz um Sprint de uma semana e depois outro de três semanas é preciso ser coerente um experiente pode entre duas e quatro semanas o scram entende
que trabalhar com o nível de previsibilidade muito alta leva ao fracasso planejar é útil seguir cegamente os planos é burrice isso significa que no scrum não há planejamento errado o scream conta com planejamento no início de cada Sprint A diferença é que o planejamento é mais enxuto e menos megalomaníaco mas como foi o nascimento do scrum em 1993 o autor levou as suas ideias para empresa Ezel onde começou a trabalhar como vice-presidente de tecnologia lá observou que a empresa ainda trabalhava no antigo formato Cascata os executivos da empresa deram uma missão para Jeff produzir em
seis meses uma nova linha de produtos que atenderia grandes clientes como por exemplo a forma ele então fez uma promessa aos executivos em vez de entregar um diagrama de ganch ele entregaria um software que funcionaria a equipe de Jeff passou algumas semanas le centenas de documentos livros e artigos sobre organização de equipes e desenvolvimento de produtos um dia encontrar um artigo que havia sido escrito sete anos atrás o artigo se chamava o novo jogo para o desenvolvimento de Novos Produtos neste artigo os times são multifuncionais autônomos e tinham autoridade para tomar as próprias decisões o
time de Jeff resolveu então colocar aquelas orientações em prática ainda que o artigo se aplicasse a fabricação de produtos bem esse foi o nascimento formal do scrum já em 1995 Jeff sanderland e quem chober apresentaram pela primeira vez um artigo com o tema scrum de velament process ou processo de desenvolvimento scrum que sistematizava essas práticas segundo o autor os times que trabalham com podem alcançar a hiperprodutividade entre 300% a 800 por cento e conseguem repetir esse feito várias vezes o scrum tem origem técnicas utilizadas na indústria japonesa depois da Segunda grande Guerra havia uma missão
de Reconstruir a economia japonesa edwardsman impactou fortemente esse momento da economia japonesa com o conceito de medir o que está sendo feito e melhorar continuamente não é melhorar apenas uma única vez mas várias vezes a regra é nunca se acomodar certa vez Dame estava proferindo um discurso onde disse as seguintes palavras não importa que seus técnicos sejam excelentes vocês líderes devem buscar sempre o aprimoramento da qualidade e a uniformidade do produto para que seus técnicos consigam fazer melhorias e quem estava na plateia era ninguém menos que aqui o morita o fundador da Sony ele ficou
profundamente impactado por aquelas palavras demen foi um estatístico e consultor norte-americano é reconhecido pela melhoria dos processos produtivos tendo em destaque seu trabalho no Japão o método para agir foi Possivelmente a razão de DM ter ficado tão famoso o Ciclo PDCA planejar fazer verificar e agir um conceito fundamental Nas artes marciais é chamado de churrari que descreve diferentes níveis de domínio no estado Sul Você conhece todas as regras e formas e as repete como se fossem os passos de uma coreografia no estado rá você já domina as formas e pode então Inovar acrescentar por exemplo
um novo passo a coreografia no estado Ri você é capaz de deixar as formas de lado você domina na prática e é capaz de ser cria de uma forma desimpedida da mesma maneira o scrom exige treino e atenção e esforço contínuo para se chegar a um novo estado um estado em que as coisas apenas fluam e aconteçam no scream o time precisa ter as seguintes características um transcendência o time tem uma noção de propósito que vai além do Comum dois autonomia o time Auto organizado e se auto gerencia três o time é multifuncional o time
tem todas as habilidades necessárias para completar o trabalho um conceito fundamental no scrum é que o time decide sozinho Como vai fazer o trabalho enquanto que a gerência decide o que precisa ser feito no Square são realizadas quatro cerimônias o planejamento as reuniões diárias as revisões e as retrospectivas um líder servidor e não gerente é Quem garante que todas essas cerimônias aconteçam o papel desse profissional é descrito como screen Master o scroll Master facilita as reuniões garante a transparência do processo e ajuda o time a remover obstáculos que encontrem durante o projeto durante a reunião
diária o scroll Master faz as seguintes perguntas a cada integrante um o que você fez ontem para ajudar a equipe a concluir os print 2 O que você fará hoje para ajudar o time a concluir os print e três Quais são os obstáculos que estão atrapalhando o time a ideia da reunião diária é que o time debata o que falta para se ter sucesso na Sprint e não ser apenas um status report o scrum ajuda a eliminar o desperdício que na verdade um crime contra a sociedade segundo o autor mas até do que uma perda
nos negócios existem basicamente três tipos de desperdício um desperdício Muri o desperdício causado pela irracionalidade dois o desperdício Mura o desperdício causado pela inconsistência e três o desperdício muda o desperdício causado pelos resultados veja o seguinte exemplo sobre o desperdício a produção de carros de luxo apresentava uma discrepância muito grande lá no passado no Japão empresas como a Toyota a Honda e a Nissan gastava uma média de 17 horas produzindo automóvel de luxo as peças entravam uma extremidade da fábrica e cerca de 17 horas depois um Lexus surgir na outra e esses fabricantes tinham 34
defeitos a cada 100 veículos já nas empresas como Mercedes Benz Audi e a BMW estas levavam 57 horas para produzir um carro e apresentavam 78.7 defeitos a cada 100 veículos Mas qual era o motivo da ineficiência dos europeus frente os japoneses Porque a produção europeia apresentava mais conceitos o motivo é o seguinte na Toyota qualquer funcionário pode parar a linha de montagem Quando surge um problema e quando um problema é detectado todos se reúnem em torno do ponto em que a esteira parou para resolver o problema as cerimônias do scrum tem como objetivo que se
um erro for detectado você ou melhor o time deve corrigi-lo imediatamente e dentro do scrum a satisfação e a felicidade dos profissionais é levada a sério as pessoas querem ser felizes Tomas Jefferson exaltou que é felicidade surge quando temos um propósito ter um propósito parece trazer felicidade o scron faz isso quando Transmite ao time o propósito que estes têm sucessivos estudos mostram que a felicidade precede resultados importantes indicadores de prosperidade as pessoas não são felizes porque são bem sucedidas elas são bem sucedidas que são felizes no scram no final de cada Sprint temos a cerimônia
chamada de retrospectiva todo o time senta e pensa sobre o que deu certo o que poderia ter sido melhor e o que pode ser melhorado nos print seguinte já parou para pensar em quais são os elementos que realmente fazem as pessoas felizes no trabalho são eles autonomia domínio e propósito autonomia é a capacidade de controlar o próprio destino é a sensação de que se está melhorando em alguma atividade é saber que se está servindo a um propósito maior a cerimônia de retrospectiva conduz o time a felicidade e tem como objetivo melhorar o processo de trabalho
para se ter autonomia é necessário ter transparência a inspeção do processo e do produto que está sendo desenvolvido dá essa transparência durante a reunião diária ou dele o time verifica se está avançando em direção a meta e se tem algum obstáculo que precisa ser removido com frequência os times não tem essa clareza do que seus membros estão fazendo domínio é a capacidade de melhorar aquilo que faz enquanto que propósito é servir algo maior além do time e dos cromaster tem algum outro papel no scream Tem sim no scream temos o dono do produto o próprio
honner ou dono do produto é aquele que decide qual deve ser o trabalho ele controla o backlog e prioriza as tarefas durante a Sprint o dono do produto dá seu feedback para o time uma boa medida é que o dono do produto gaste metade do seu tempo falando com as partes interessadas o cliente e a outra metade apoiando o time na implementação do backlog o cliente é quem vai receber o valor do que é feito já o dono do produto é o responsável por traduzir a produtividade da equipe do time em valor a ideia do
backlog é conter tudo que pode ser incluído no produto na realidade você não vai desenvolver tudo mas é bom ter uma lista de tudo que poderia haver nessa visão de produto porém é crucial a priorização do backlog e para priorizá-lo o todo produto deve pensar na seguinte pergunta quais são os itens que tem o maior impacto sobre o negócio que são mais importantes para o cliente e que podem gerar mais dinheiro e que são mais fáceis de concretizar o ideal é trabalhar primeiro nas tarefas que agregam mais valor e trazem menos riscos à medida em
que o time vai realizando as entregas de incremento do produto as funcionalidades que geram receita imediatamente são entregues primeiro eliminando assim os riscos do projeto portanto existem três funções no scrom o scroll Master o dono do produto e o time as pessoas não sabem o que querem de fato até experimentar o produto essa é uma frase marcante do autor o scrum minimiza em sucesso dos produtos de software a enfatizar a entrega evolutiva de incrementos de software ele permite que o cliente tenha um contato com o produto ainda é bem cedo no desenvolvimento e esse contato
vem da alimentação e através do feedback do cliente ao experimentar o software pequenas alterações são feitas desde o início e não somente no fim do projeto quando uma alteração pode custar uma pequena Fortuna a ideia que é falhar rápido e barato bem mas por onde começar a utilizar o scrum o livro cita 11 passos para começar a utilizar o scrom hoje mesmo são eles um escolha um dono do produto dois selecione o time três escolha o scroll Master 4 Crie e ordene de acordo com as prioridades o backlog do produto 5 refine e estime o
backlog 6 faça o planejamento do Sprint 7 torne o trabalho visível 8 realize a reunião diária e lembre-se de que ela deve ocorrer todo dia no mesmo horário e no máximo deve durar 15 minutos 9 a revisão do Sprint 10 faça a retrospectiva do Sprint e 11 comece de imediato os print seguinte levando em consideração a experiência do time no Sprint anterior e tudo aquilo que precisa ser melhorado no próximo ciclo agora será que o scrum É apenas para o desenvolvimento de produtos de software Definitivamente não o scream teve origem no universo do desenvolvimento de
software hoje ele está presente em uma infinidade de outros ambientes de trabalho e você e sua empresa podem se beneficiar do scream ainda hoje Opa eu sou Marcelo Neves e esse é o Projeto mil livros [Música]
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