Odja Barros | O futuro da Igreja

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Conversas Pastorais
Plenária de Odja Barros no segundo dia do Congresso 2024 do @ConversasPastorais Haverá Futuro? Od...
Video Transcript:
e eu tenho muita alegria de receber e de trazer para essa nossa conversa a pastora ód Barros bem-vinda [Aplausos] querida bem-vinda a óia é pastora da Igreja Batista do Pinheiro em Maceió e Pode falar Pode namorada do Wellington muito bem é uma alegria uma honra ter você aqui o futuro da igreja Deus te abençoe você está em casa Amém e sinta-se assim porque é verdade Obrigado bem gente vou fazer como o Ed fez algumas vezes aqui Deus me ajude que Deus me ajude mas já já agradeço a acolhida recebida desde o início pela Fernanda e
na Fernanda eu agradeço a toda comunidade que me acolheu aqui mas quero também dizer da minha alegria de saber que eu não tô aqui sozinha eu não estou aqui sozinha eu estou em nome de muitas outras mulheres que aqui chegam [Aplausos] comigo sobretudo Eu honro uma mulher dessa igreja que eu conheci num desses cursos que eu fiz durante a pandemia e o nome dela é Luciana uma das lideranças eu acho do movimento aqui de Ela tá aqui presente Lu cadê ela Olha ela lá gente sal palmas para aquela mulher potente [Aplausos] ali e e nessa
mulher Eu honro tantas outras mulheres não só aqui da comunidade de conversas pastorais mas de tantas outras comunidades que t e que estão presente comigo aqui nessa fala e e fechando as conversas pastorais desse ano ouvindo as vozes desse dia as vozes eu diria vítimas de uma igreja e eu falo aqui como grupo representado na voz indígena do kenac e que nós não podemos esquecer que essa foi uma história de muitas violências cometida pela igreja não é e conversas pastorais termina aqui conclui essa etapa Ouvindo a Voz da comunidade indígena através do kenac e agora
escuta a voz de uma pastora nordestina e eu trago o Nordeste aqui também né gente [Aplausos] vamos trazer esse sutaque outros sotaques para a igreja brasileira é ou não é outros sotaques também para essa igreja brasileira evangélica brasileira então eu me sinto aqui representando representando tanta gente que chega aqui comigo e falar do futuro da igreja Um Desafio muito grande mas eu queria começar dizendo que nós precisamos na verdade aqui perguntar que igreja de que igreja nós queremos ou qual igreja nós queremos levar para o futuro essa pergunta que a gente precisa pensar juntos e
juntas que igreja vamos levar para esse futuro e essa resposta somos nós que vamos fazer E aí eu tinha que pensar um pouco antes na história sobretudo nossa história que começa na tradição bíblica sobretudo no Novo Testamento no Novo Testamento aparece algumas tradições de igrejas algumas igrejas começam a aparecer ali no contexto do novo testamento algumas tiveram futuro e outras não a igreja já nasce plural a igreja nunca foi a una e santa igreja como foi sendo imposta ela nasce não una mas plural e das muitas tradições de igreja que a a gente encontra lendo
o Novo Testamento Pelo menos eu gosto sempre de lembrar eh de pelo menos três tradições bastante distintas quando você lê o Novo Testamento a igreja chamada petrina a igreja de Pedro representada nessa raiz de Pedro a igreja Paulina as igrejas que se constem a partir da teologia de Paulo ou Paulina e tem uma outra tradição importante de igrejas que aparece no Novo Testamento que essa já não é tão conhecida sabe por porque o futuro dessa igreja foi cortado pela igreja petrina e pela igreja Paulina existe uma outra tradição de igreja que representa muitas outras que
foram eliminadas destruídas por essas duas grandes tradições de igreja representada em Pedro e Paulo que são as igrejas joaninas as igrejas da herança da comunidade do discípulo amado que aparece no Novo Testamento no Evangelho de João nas três cartas de João todas ess esse conjunto de textos É herança de uma igreja que foi sufocada pelas as outras duas igrejas que estabeleceram e garantiram seu passaporte pro Futuro eliminando as outras igrejas não dá pra gente fazer curso aqui fazer aqui um exercício de leitura Popular pra gente ver isso mas é muito interessante pensar assim vamos começar
puxando de lá para chegar aqui escutando uma teóloga que me inspira muito teóloga feminista que tem nos ajudado a pensar essa crítica da igreja Ivon jebara ela traduziu isso de uma forma mais simples que eu tenho trazido pra gente explicar melhor que igreja a gente quer pensar aqui para o futuro ela fala que existe a igreja com i maiúsculo e a igreja com i minúsculo a igreja de Pedro e Paulo é igreja de maiúsculo que se impôs sobre todas as igrejas com i minúsculo que foram engolidas pela igreja de i maiúsculo e quais são essas
igrejas pastor de I minúsculo a igreja das mulheres a igreja das Crianças a igreja dos pobres e pequenos a igreja dos excluídos a igreja dos marginalizados e marginalizadas essa igreja com i minúsculo teve duas opções ou se rendia a igreja com i minúsculo ou ela não ganhou seu passaporte pro as heranças e as pistas que elas deixaram se encontra de forma muito discreta nos escritos bíblicos Então eu queria pensar Justamente que nós estamos aqui conversando sobre o futuro de uma igreja mas não é de qualquer igreja que nós queremos pensar sobre o é o futuro
dessa igreja com i minúsculo que continua sendo engolida pela igreja de i maiúsculo uma igreja ameaçada calada silenciada e que continua nos porões da igreja com e maiúsculo e quando a gente pensa que futuro terão essas igrejas a gente tem que pensar que a igreja representada em Pedro e Paulo ela continua garantindo seu futuro com as mesmas eu diria estratégias que garantiu lá atrás a igreja foi chamada eia é chamada para fora para ser uma presença Salvadora no mundo era esse o chamado da igreja e hoje nós devemos perguntar é assim tem salvação pra igreja
a igreja que se pretendeu seu Salvadora do mundo na verdade nós vimos muito por essa reflexão de hoje do crenac e podemos ir profundo nessa análise que essa igreja que você pretendia Salvadora na verdade se transformou em destruidora do mundo dos Mundos diversos e hoje a ponto dessa igreja que se estabeleceu ser ameaça para o mundo ameaça não só para as igrejas com i minúsculo mas ameaça pra própria criação ameaça pra própria para próprio futuro da nossa existência por isso eu queria lembrar que no ministério de Jesus na sua caminhada histórica não foi eu não
sei se você concorda Ed não tava na agenda de Jesus de não o Cristo salvar a igreja do seu tempo garantir futuro pra igreja do seu tempo porque a igreja de Jesus a igreja com i minúsculo ou a sua né tradição era a tradição Judaica e Jesus não trabalhou para garantir futuro para essa igreja pelo contrário eu quero lembrar para vocês rapidamente o que tá escrito em Marcos 13 que diz assim quando Jesus estava saindo do templo no templo eu vou representar essa igreja institucionalizada de i maiúsculo um dos seus discípulos e aqui já aparece
duas igrejas a igreja com i maiúsculo que era o judaísmo institucional e a igreja representada em Jesus o seus discípulos a igreja de minúsculo e quando diz que ele tá saindo do templo um dos seus discípulos lhe diz olha mestre que pedras enormes que construções magníficas você está vendo pergunta Jesus essas grandes construções aí Jesus olha assim para eles e diz tô vendo uau sabe que aqui no olhar dos desse discípulos estamos nós hoje quando a gente sempre olha pra igreja de i maiúsculo que ainda que ainda enche os nossos olhos aí diz olha Jesus
que igreja grande Próspera poderosa Conquistadora e os nossos olhos ainda aqueles olhos que o kenac colocou que que não sabe o que desejar o que deseja o que não deveria desejar a gente olha e acha lindo eu fiquei pensando os discípulos de Jesus chamando para Jesus dizer Jesus você tá vendo nossa olha pra igreja evangélica brasileira que grande construção tá vendo essas pedras grandes como que admirando essa igreja aí Jesus assim eu imagino Jesus quase como crenac falando Manso com aquele fazendo as pausas e dizendo hã vi mas não estava de verdade olhando do mesmo
jeito aí ele diz tá tô vendo aqui não ficará Pedra Sobre Pedra Jesus não queria ser mais uma pedra na construção dessa igreja com i maiúsculo pelo contrário ele veio justamente para profetizar que essa igreja não poderia ter um futuro porque o futuro dessa igreja significaria a morte de a morte do Evangelho porque começamos esse congresso falando do futuro do evangelho em algum momento haveria de se escolher ou temos o futuro do evangelho que Jesus de Nazaré ou o futuro da igreja pensada pelas instituições e pelos projetos que se admiram ainda das grandes construções haveremos
ainda hoje de escolher que igreja nós queremos Para o Futuro ou inclusive escolher entre o futuro da igreja ou o futuro do Evangelho E por que que eu tô dizendo isso fazendo essa conexão porque queridos e queridas a igreja com i maiúsculo petrina e Paulina conseguiu o seu passaporte pro Futuro o evangelho de Jesus porque não dava para garantir as duas coisas juntas ou se garantia a igreja ou se garantia o evangelho e por que que eu tô dizendo isso porque as comunidades quando a gente vai estudar a história das Comunidades como a por trás
do Evangelho de João que insistiu do começo a fim não abr mão do Evangelho do Nazareno o único evangelho que não aparece a palavra igreja o evangelho joanino Não Existe a palavra igreja existem comunidades não igreja na no Evangelho de João não existem Apóstolos Apóstolos é a construção da igreja com i maiúsculo que transformou discípulos e discípulas em autoridades apostólicas no Evangelho de João que resiste pelo futuro do evangelho e não da igreja não quer se transformar uma igreja de autoridades apostólicas ali todos e todas são discípulos e discípulas de Jesus então a insistência em
manter a fidelidade ao evangelho teve por consequência a própria morte assim como Jesus de nazar por não abrir mão do que ele queria construir com a sua vida a sua né sua história humana não foi para construir as grandes construções de pedras e por isso ele enfrentou Inclusive essa igreja de i maiúsculo no seu tempo ele acabou crucificado da mesma maneira as pequenos movimentos de Jesus que estavam ali em torno e que não se renderam ao projeto da grande igreja com i maiúsculo Acabou também sendo eliminada sufocada apagada então nós temos que a partir de
hoje também pensar que nós não estamos aqui irmãos e irmãs e nesse nessas conversas pastorais nós não estamos querendo garantir passaporte pro Futuro a Qualquer Custo da igreja a exemplo do que aconteceu na história da nossa tradição Cristã e é preciso que a gente tenha coragem de fazer essa escolha e de pensar também aonde nós estamos e que igreja nós estamos conu você tá construindo igreja com i maiúsculo ou em minúsculo pergunte aí pra pessoa do seu lado e aí você acha que tá onde vamos vamos coxixar aí você acha que tá onde vamos fazer
o teste para descobrir na igreja que você tá Você Pode Curar em dia de sábado a igreja de maiúsculo ela é tão absurda que Jesus nosso grande exemplo de igreja com i minúsculo foi visitar um culto da igreja com i maiúsculo e chegou lá encontrou uma mulher encurvada a vida toda na igreja indo pra igreja de maiúsculo entrava e saía encurvada e Jesus olhou para aquela mulher e disse venha cá igreja com maiúsculo em curva a sua vida venha cá e olhou para aquela mulher trouxe ela pro centro e a endireitou no sentido de descurar
tem igreja que vai encurvando você de tal maneira que você já não consegue olhar nem para si mesmo quanto mais pro outro na sua igreja você já ouviu alguma vez eh mulheres estejam caladas na igreja igreja de e maiúsculo manda a mulher se calar em vez de dizer solte sua voz igreja com i maiúsculo cega os seus olhos Como dizia aqui o kenac ele falou sobre isso da cegueira usando até o Saramago ensaio de uma cegueira alguma coisa assim do livro muito interessante a igreja com i maiúsculo vai cegando a gente a ponto de nós
não reconhecer o outro nem a si mesmo sequer a Deus porque vai confundindo os nossos olhos a igreja com i maiúsculo só vê um Deus macho de preferência velho branco é ou não é [Aplausos] i maiúsculo continua construindo ideias de poder e hierarquias de dominação de uns sobre os outros quando Jesus diz entre vós não vai ser assim quem quiser ser o maior seja igreja com i min maiúsculo continua sendo um projeto de poder e dominação não só doss [Música] corpos mas um projeto de dominação exploração da própria Terra e da criação Essa é a
igreja com i maiúsculo que tá aí desde Constantino mas cada vez mais se aperfeiçoando na mesma estratégia de permanecer a qualquer tempo operando do mesmo jeito usando as mesmas estratégias das quais Jesus olhando diz vocês estão mesmo Jesus eu acho que ele olha com uma certa Decepção pro seu discípulo e nesse discípulos estamos todos nós dizendo você tem certeza que você tá Encantado com essa igreja e você ainda tá me convidando para eu admirar isso e nós estamos fazendo isso muitas vezes e Jesus disse eu por mim da minha parte dessa igreja aí com i
maiúsculo não ficará Pedra Sobre Pedra mas aí é a nossa parte também porque as Pedrinhas de construção dessa igreja com i maiúsculo não é ninguém mais do que eu e você essa igreja não chegou aqui sozinha pelos seus grandes representantes chegou através de nós porque muitas vezes a nossa subordinação e submissão e aceitação e acomodação a essa igreja com i maiúsculo faz esse Edifício e essa construção cada vez mais ser forte crescer a ponto de você dizer é impossível de destruir mas se chegou até aqui não foi sem a minha e a sua também parte
nessa construção então nós precisamos corajosamente assum a mesma missão e projeto de Jesus o que ele pôde ele foi um dizem que Jesus é a Pedra Angular da igreja meu Deus Jesus eu acho que se incomoda muito com isso porque ele não é a Pedra Angular desta igreja com i maiúsculo pelo contrário ele era eu acho que o kenac que usou ele disse que se transformou agora no acusador dos projetos de mineração e seu potencial de morte Jesus foi um acusador da igreja com i maiúsculo gente corajosamente ele saiu acusando o projeto da igreja com
i maiúsculo todo tempo Ah não pode não curar em dia de sábado eu curo Ah não pode não e tocar num leproso eu toco Ah não pode não trazer mulheres pro meu movimento falar com as mulheres trazer todos e todas não é pois eu sabe assim que você vai desconstruindo o edifício da igreja com i maiúsculo e nesse caminho de destruir essa igreja com i maiúsculo Você já está construindo uma outra igreja possível essa frágil igreja com i minúsculo que eu continuo apaixonada tentando apaixonadamente construir esse movimento dessa Igrejinha e que me orgulho fazer parte
dessa igreja dos micros dos pequenos dos microscópicos que a palavra todas as vezes que você vê Jesus falando dos pequeninos quem cuidar dos Pequenino está cuidando de mim esse a palavra é micro dos micros do mundo quem quer ser igreja com os micros do mundo e hoje lendo Ken e outros ambientalistas que me inspiram não só os micros humanos todos os micros seres e espécies forma essa igreja com i minúsculo tão destruída pela igreja com i maiúsculo já fizeram aí anamnese para saber o diagnóstico aonde você tá de vez em quando é importante a gente
se colocar nesse lugar Eu não sei como tá meu tempo mas eu quero usar um texto bíblico eu sou apaixonada pela bíblia e para ir né dando talvez eu não vou vou chamar isso eu tava lendo o texto do Hans King que é um teólogo católico e eles um desses últimos livros que eles ele escreveu o título do livro é a salvação paraa igreja eu achei ótimo porque a igreja que se propõe ser salvada hoje tá perguntando assim H salvação pra igreja bem interessante a leitura desse livro e ele disse olha eu vou escrever esse
um texto difícil e ele inclusive diz no início do texto ele fala sobretudo da Igreja Católica que é a igreja que ele participa E ele disse me dói ter que escrever esse texto não gostaria de ter que escrever esse texto um texto corajoso mas ele disse eu não vou escrever como juiz eu vou escrever como um terapeuta e é muito interessante porque ele vai usando a linguagem médica o tempo todo todo sabe do tratamento da terapia eu quero dizer a mesma coisa sobre o que eu vou dizer aqui eu quero usar uma linguagem médica terapeutica
porque eu também sou igreja e eu quero construir igreja pro futuro mas eu não quero construir essa igreja pro futuro de qualquer jeito e operando do mesmo jeito e sendo tropeço e é nisso que eu quero trazer esse texto de Marcos tão lido das nossas igrejas muitas vezes um texto violento difícil enar os corpos para quase fazer aquilo que a gente chama de disciplina cirúrgica na igreja Quem foi aqui vítima do método disciplina cirúrgica das igrejas já ouviram falar desse tem alguém ali que disse eu conheço disciplina cirúrgica pecou pode é hora de confessar irmãos
e irmãs levante a sua mão confesse o membro que pecou corta joga fora porque senão apodrece o resto do corpo é ou não é é Não era essa lógica cirúrgica baseado nesse texto que eu vou ler agora e nós vamos fazer uma cont contranarrativa desse texto agora mesmo rapidamente Marcos Capítulo 9 eu vou ler a partir do Versículo 42 se alguém fizer tropeçar um destes pequenos micros micros pequeninos aqui é no sentido aqueles menores do mundo que CR em mim seria melhor que fosse lançado no mar com uma grande pedra amarrada no pescoço se a
sua mão o fizer tropeçar cortea é melhor entrar na vida mulado do que tendo as duas mãos ir para o inferno onde o fogo nunca se apaga onde o seu verme não morre o fogo não se apaga e se é o seu pé que tropeçar corte-o é melhor entrar na vida sem o pé do que tendo os dois pés e ser lançado no inferno onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga e se o seu olho fizer tropeçar arranque-o é melhor entrar no reino de Deus com um só olho do que
tendo os dois olhos e ser lançado no inferno a leitura da Bíblia não é fácil por isso que uma das tarefas importantes da igreja com i minúsculo feita por nós micros é aprender a ler a Bíblia do jeito certo esse texto não está falando irmãos para que a igreja opere cirurgicamente cortando as pessoas violentamente e jogando fora para serem queimadas prática que as igrejas com e maiúsculo desenvolveram muito bem é ou não é essa esse texto e se você observarem o que vem antes Jesus já está tentando conversar com os discípulos sobre a sua paixão
e crucificação ele já tá sentindo que é tá se aproximando a hora os discípulos que aqui representam a igreja com i maiúsculo ao lado de Jesus caminhando para o fim e preocupados entre si quem vai ser o maior quem vai ser o menor e diz que Jesus está conversando com com os discípulos expulsam um demônio outros chegam dizendo que Ah tem um alguém ali que tá expulsando o demônio e ele nem é dos nossos e Jesus disse quem não é contra nós é por nós ele tentando pedagogicamente abrir os olhos dessa igreja com i minúsculo
para que ela não se torne uma igreja com i minúsculo que acha que ela é dona e controla o bem a graça de Deus É nesse contexto que entra essa conversa sobre ser pedra de tropeço algumas traduções vai chamar escândalo vai usar a palavra a palavra no original tem a ver com essa palavra escândalo ser motivo de escândalo e essa palavra foi muito mal usada e Abusada nas igrejas o que é que escandaliza a igreja de maiúsculo Que tipo de Pecado a igreja acha que escandaliza o mundo nem a palavra pecado aparece aqui não se
trata de avaliar a moral sexual sobretudo que foi aonde a igreja de maiúsculo concentrou sua atenção enquanto ela construía suas grandes construções de poder domínio desviando o olhar da cristandade pras questões menos importantes mas irmãos e irmãs eu consegui encontrar aqui talvez não receita porque não existe receita mas talvez uma terapia possível para uma igreja pro futuro eu tentei elaborar aqui algumas questões simples seria melhor Jesus disse que você amarrasse uma pedra de Moinho no pescoço e se se lançasse ao mar se você for tropeço para os micros do mundo e me desculpe a ousadia
eu não consigo ver e encaixar nenhuma pessoa aqui mas eu consigo encaixar aqui a crítica de Jesus porque essa foi a crítica que ele fez a tudo aquilo que significava tropeço na vida dos menores dos micros dos pequenos do seu tempo e ele criticava a sua instituição religiosa como uma grande pedra de tropeço no caminho dos pequenos aquilo que a igreja usando o nome de Jesus dizendo que que a igreja é de Jesus Cristo se tornou uma grande pedra de tropeço na vida dos micros dos micros dos pequenos de Deus então quem tá sendo aqui
na verdade chamado e chamada a uma disciplina ética Cirúrgica é a própria igreja a mão é símbolo de como você trata as coisas de como você organiza as coisas a mão que acumula a mão que violenta a mão que agride a mão que subjuga a mão que aponta a mão que controla se essa mão e aí vamos pensar a igreja como corpo essa imagem tão usada em função da das cartas de Paulo Vamos pensar essa igreja com i maiúsculo num corpo e se esse corpo tem uma mão que é usada para excluir para julgar para
oprimir corte eu queria ouvir um Amém um pouquinho mais Pentecostais vocês uma plateia assim meio vamos lá né minha gente ajuda porque a igreja com maiúsculo sempre usou esse texto para mandar você cortar a sua mão eu posso contar Aquele caso do Recife aqui eu tava estudando no seminário teológico do Recife e saiu no Jornal de Pernambuco gente não é sério é doloroso um alguém um religioso crente ouvindo a as pregações nessa igreja que dizia se o tua mão lhe faz pecar corte e esse acho que era um jovenzinho um adolescente começando naquela coisa da
sexualidade da autodescoberta e possivelmente ele tinha essa hábito Qual é o hábito dos Adolescentes minha gente aquele hábito que ele passa um tempão no banheiro não é tomando banho nem fazendo nenhuma outra coisa e esse dess menino devia sofrer e ele diz meu deus o que que tá me fazendo pecar Ele olhou logo pro genital dele porque ele não conseguia controlar o desejo dele natural da adolescência e esse menino chegou ao ponto de se automutilar mutilou o seu órgão sexual porque ele achou que aquilo ali que fazia ele pecar Veja uma igreja que nos fez
um mal tão Grand que uma sexualidade bonita boa porque Deus disse que eu fiz e o que eu fiz é bom e a Sexualidade nunca foi olhada pela igreja como uma coisa boa Divina criou um discurso tão miserável que fez uma pessoa chegar esse limite e é mão da igreja que vive roubando dos Pobres essa não precisa ser cortada é mais fácil né [Aplausos] é essa mão que precisa ser cortada era mais fácil chamar os adolescentes para cortar a mão que naturalmente se auto estimula sexualmente como um processo natural do que cortar sua mão que
acumula poder que acumula riqueza que bajula os ricos amém corta essa mão igreja é melhor você ir pra vida sem essa mão do que perder o corpo todo e o seu pé fizer tropeçar um desses micros e o pé aqui é aquele pé que pisa aquele pé que se impõe como um gesto de domínio sabe que esses que chamam aqueles que foram avançando para conquistar a terra eles iam com os pés demarcando isso aqui me pertence dominando Os territórios dominando os corpos destruindo as coisas Esse foi o pé da igreja por exemplo no ocidente em
geral nas nossas nos nossos territórios latinoamericanos a igreja chegou com seu pé de dominação de exploração de destruição ou arranca esse pé ou é melhor você botar um um moinho de pedra no pescoço e se jogar no mar o pé aqui esse significado de um modo de agir e pisar na terra no habitar o mundo de outro jeito de outro lugar é o convite desse texto a própria igreja o pé que muitas vezes esmagou etnias inteiras como a etnia indígena pisada pelo pé da igreja cristã o pé da igreja que ainda tá sobre o pescoço
das mulheres subjugando oprimindo o pé dessa igreja que ainda tá sobre o pescoço de todas as pessoas LGBT corta esse pé [Aplausos] era mais fácil cortar né cortar os corpos lgbts da igreja e manter o seu pé posicionado na posição de controle de dominação asfixiando se esse pé lhe faz o pequeno tropeçar corta ele para ver se a salvação pra igreja é saber se ela tem coragem de cortar o seu próprio pé que oprime que subjuga E se o seu olho fizer tropeçar o olho aqui representa como você olha inclusive pros micros pros pequenos como
você olha o mundo até como você olha ol para Deus se o seu olho faz um micro um pequeno tropeçar arranca ele e aí tá o desafio talvez maior pra igreja porque arrancar o olho aqui seria mudar completamente a visão Inclusive a visão antropocêntrica onde o ser humano é rei Senhor e já dizia uma teóloga feminista Enquanto Deus for um todo macho é Deus muda essa visão de um Deus masculino hétero mas que disse depois da palavra ontem aqui disse que tá todo mundo os achos estão como é em crise Que bom que tá em
crise precisa ficar em crise porque essa masculinidade dominadora opressora controladora que acha que é o rei do mundo ou Deus do mundo precisa entrar em crise eu não sei a palavra não foi crise ressentido Obrigada amigas precisa ficar muito ressentida a ponto de dizer Caramba vou tirar esse olho vou tirar eu preciso tirar esse olho se a gente sair daqui desse conversas pastorais com um monte de crente aqui querendo arrancar esse olho glória a Deus deixa senhor me ajuda eu quero arrancar esse olho de uma visão machista antropocêntrica heteronormativa arranca esse olho Senhor faça essa
oração irmão agora que o milagre acontece vai acontecer [Aplausos] Olha o símbolo de ganância nunca vi uma igreja tão gananciosa como essa nada tá suficiente a gente quer mais a gente quer mais Olha o que julga Olha O Que condena olho que faz acepção olho que amaldiçoa os corpos arranca esse olho talvez se tivermos coragem de fazer essa terapia cirúrgica por dentro da igreja quem sabe haverá salvação para nós olhos capazes de olhar o mundo em sua complexidade e suas feridas mãos prontas para amar e não excluir julgar condenar mãos dispostas a abrir caminho fazer
encontro abraço acolher e não fazer arminha né gente pés pés que caminhe em direção ao outro o outro mais outro que você precisar imaginar de você quanto mais o outro for outro mais você tá sendo verdadeiramente Jesus revelado na vida desse outro é isso que essa esse texto nos convida e convida sobretudo a igreja Pez para encurtar distâncias para criar aproximações possíveis refazer caminhos reconciliar o mundo se o mundo está em guerra irmãos e irmãs muita responsabilização disso é dessa igreja bélica não só pés mãos e olhos mas uma igreja que queira ir pro Futuro
pede boca boca disposta a falar e dizer de um evangelho que é sobretudo salvação pros micros do mundo pede um coração disposto a implicarse com esse mundo ferido membros inteiros dessa igreja que queiram se gastar em serviço de amor e não em Conquista de poder enfim um corpo que ama que não Condena o amor seja ele qual for mas um corpo que vê no Amor a única caminho de salvação pra igreja e pro mundo que Deus nos abençoe [Música] [Aplausos]
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