o que leva as pessoas a votar por partidos mais à esquerda ou mais à direita [Música] há muitos fatores eu vou tá me refiro aqui não aos extremos aos eleitores fanáticos de extrema-direita de extrema esquerda mas a maioria dos eleitores aqueles que tem uma simpatia maior uma tendência votar por partidos de centro esquerda mais esquerda mas socialista social democrata os que preferem os partidos mais conservadores mas tradicionalista um pouco mais à direita cristãos-democratas etc há vários motivos que levam as pessoas a fazer suas opções na hora do voto por exemplo se o país a uma
crise é a tendência dos eleitores e atribuir à crise o governo de plantão o governo de oposição vai ter uma chance melhor dependente semana de esquerda mais de direita outro fator importante é se houve durante muito tempo um governo de uma direção de outra que acabou sendo corrupto ou negligente ou incompetente e digamos assim se queimou com a população e junto com aquele governo a ideologia que ele abraça se queimou durante um tempo então as pessoas vão sair mais à esquerda ou mais à direita e voltar pra outro a partido mas o que as pesquisas
em psicologia e neurociência tem mostrado é que independente dessas circunstâncias de raciocínios econômicos etc as pessoas que uma simpatia visceral praticamente genética por partidos mais à esquerda ou mais à direita é e sobre isso fizeram pesquisas muito elucidativas uma primeira pesquisa é feita por janta rede e trabalhando com cinco continentes diferentes países e culturas diferentes deus sempre o mesmo resultado e é baseado em psicologia evolutiva psicologia animal é imply tecnologia social que o resultado mostra o seguinte as pessoas têm uma preferência uma simpatia que deriva de cinco fontes de ferro a primeira fonte é a
noção que a pessoa tem de compaixão na china uma vida tribal também tem psicologia animal é você ver uma criança precisando de ajuda uma pessoa ferida um idoso a tendência a ir lá ajudar e junto com essa tendência com paixão vem como polaridade eventualmente o ódio aquele que causou esse mal que feriu o outro etc uma segunda fonte de moralidade emoções e opções é a polaridade ligada à justiça não é as pessoas e inclusive animais macacos reagem muito mal a injustiça imagina numa tribo uma cooperação porque eu vou me esforçar em preparar flechas por exemplo
os caçadores caçarem depois da minha tribo seu depois não recebo um quinhão adequado de comida ou de atenção de prestígio não vai diminuir a vontade de cooperar com a justiça ela pode ser entendida como cada um merece aquilo que produziu uma meritocracia pelo resultado ou cada um merece aquilo que foi o seu esforço sua dedicação que é um outro jeito de pensar justiça é uma terceira fonte então eu falei na compaixão e na justiça reciprocidade uma terceira fonte de moralidade de empenho é a questão da perda do pertencimento a questão da identidade é uma tendência
em animais e seres humanos a se agrupar não é em tribos em grupos eu sou palmeirense o fluminense não somos brancos negros são os velhos jovens as regras a soma de direita de esquerda nem a nossa tribo o que somos cristãos essa tendência a formar uma identidade ela pode se popularizar no sentido de o diário ou rejeitar o outro grupo e querer não ter contato com o grupo ou pode se popularizar com a curiosidade o forasteiro além de ser fonte de temor também a fonte de curiosidade às vezes até de tesão do diferente né que
me excita e me leva a buscar o diferente uma quarta popularidade muito importante então falei com paixão eu falei no senso de justiça e na identidade e nessas simpatias por esquerda direita as pesquisas mostram que uma quarta fonte importante é a questão da ordem da autoridade do respeito é mesmo animais novamente tribos e sociedades contemporâneas precisam de algum grau de regras de autoridade às vezes isso deriva por um culto né ao respeito e à hierarquia spotter diferentes incidências e ao mesmo tempo isso polarizada com a sensação de sufocamento de impedir a sua liberdade de você
está submetido a um outro que é mais que você mas essa é uma fonte é muito importante também nas opções que as pessoas depois param e a quinta e última se refere à virtude a pureza né que está ligado por exemplo nas tribos têm tabus não pode comer uma certa comida fazer sexo de certa maneira com certas pessoas um terço das práticas na sociedade também você tem idéia da restrição da auto contenção ou ideia não é eliminar tabus a idéia de experimentação de maior liberdade talvez dê urgia se de promiscuidade de alimentação desenfreada do hedonismo
da curtição o contrário não é essas polaridades como elas vão incidir que as pesquisas mostravam nesses cinco continentes os eleitores mais à esquerda eles costumam priorizar a ideia da compaixão da justiça social eu acho da ajuda do governo que protege os fracos dos subsídios etc e muito a questão da justiça como algo não ligado por merecer em função do que você produziu mais mereçem em função do seu empenho não é enquanto que a questão da autoridade é vista por esses eleitores em geral como algo que pode levar à erac as rígidas o desprestígio dos grupos
que estão abaixo nessas e arquias e como algo negativo também a questão do pertencimento na questão de formar grupos novamente aí os eleitores mais à esquerda gostam da diversidade de ter raças diferentes preferências sexuais orientações sexuais diferentes do colorido do cosmopolita enquanto os eleitores mais à direita tem outra percepção disso finalmente a questão é da virtude do comedimento é percebido pelos eleitores mais à esquerda como um sufocamento da experimentação da inovação da ruptura com o usos e costumes etc o que acontece com os eleitores mais conservadores mais cristãos democratas ou mais à direita eles têm
uma inversão em relação a essa escala eles enxergam como muito importante a identidade estamos entre nós formamos nosso grupo e eles até aceitam eventualmente conviver com o diferente mas não se sentem confortáveis integral diferente né e de fato compartilhar muito com diferente ainda que admitam que o diferente tenha direito a existir a votar etc né e é uma tendência maior a enxergar o outro como algo que tem que ser excluído viver em paralelo às vezes deriva também no ódio ao outro forasteiro uma outra questão é a importância que eles dão autoridade a organização a regra
porque eles pensam que isso é uma grande conquista difícil né da cultura desse escapada anarquia do desentendimento se organizar uma sociedade enxerga um grande valor nessa harmonia que se conquista com o ordenamento da sociedade na questão da virtude também é percebido por eles como muito perigoso você abre mão dos tabus nas regras da santidade da pureza e aceitar coisas que são a devassas que são promíscuos que é o hedonismo desabrigado as orgias na infidelidade é romper com os usos e costumes porque tem um temor de que isso leve a decadência desagregação só social e ao
cause a grandes problemas sociais a percepção dos eleitores mais à direita com relação à compaixão ela é também importante mas é mais restrita com paixão dentro do seu próprio grupo não é e ela tem nessa escala um outro nível de prioridade ea justiça como mencionei percebida mais com uma meditou cras ia é você receberá em função do que você contribuiu essas diferenças elas foram testados em vários continentes e depois foram cruzadas com outros testes têm um teste por exemplo do cachorrinho em que você submete essas esses eleitores a opção você pode adotar um cachorro na
sua família que é um cachorro que é um cachorro pra ficar com crianças um cachorro brincalhão cachorro que gosta de todo mundo mas muito independente não é ou você pode adotar um cachorro que é quase um cão de guarda um cachorro leal à sua família um cachorro vai proteger sua família e que obedece previsivelmente os eleitores mais à esquerda na sua maioria têm preferido primeiro cãozinho mais brincalhão mas que vai com todo mundo não protege coisa nenhuma e os eleitores mais à direita os estudos mostram que ele sistematicamente optam pelo cachorro leal é que essa
lealdade ao grupo ao clã e mais hostil um pouco aos outros mais ligado à proteção aos perigos do mundo ligando a isso um teste que se fez também de correlação e neurociências e com nova imagem de uma área do cérebro que a amígdala é uma área ligada à percepção do perigo ou medo que a proteção ao medo e se olhou se verificou que os eleitores mais à direita tem uma área da mina uma mina mais desenvolvida maior né enquanto os eleitores de esquerda tem uma vida da menor são mais relaxados têm menos medo - reação
intensa a ameaça e interpretação da ameaça é é mais variada mais frouxa o que ajuda também explicar que o medo tem um papel importante nessa simpatia antipatia que nós fazemos nas opções e finalmente se fez testes que é o teste do novo submetendo pessoas a cheiros desagradáveis a aparência desagradável é a reação intensa dos eleitores de direita ou mais à direita é superior às dos de esquerda com relação à rejeição aos odores ruins ao nojo e há coisas novas mil gosmentas esquisitas etc o que nos leva a concluir que ainda que você vote não parte
do contrário as suas simpatias por que você achou que no seu país o governo da sua simpatia que seria mais à esquerda foi corrupto e ineficiente não significa que essa simpatia não exista a sua simpatia uma coisa o seu voto é outra que mais isso nos mostra isso nos mostra que estes repertórios ambos mais à direita mais à esquerda são fundamentais para a sociedade há momentos em que os grupos de animais ou tribos vão sobreviver privilegiando essas tendências mas a direita mais conservadoras elas a que vão salvar a tribo uma certa autoridade uma certa virtude
uma certa coesão e há momentos em que essa tribo vai progredir vai florescer porque vai privilegiar uma cooperação baseada mais na compaixão baseada mais uma reciprocidade por empenho etc mesmo quando você discute economia você vai ter prêmio nobel é com grande capacidade argumentativa e economia usando cálculos matemáticos de seta com modelos mais à esquerda ou mais à direita a conclusão é ambos os modelos são importantes se ao terno e fazem sentido talvez a sua opção vá se guiar por outras experiências e o ciclo de vida em que você tá mas percebendo essas coisas as pessoas
costumam ter uma relação com o outro que tem uma outra visão como o seu eventual adversário com o qual você tem divergências mas não necessariamente você precisa enxergar lo como seu inimigo e nem demonizá lo gostou desse vídeo então aproveite porque tem muita coisa boa esperando aqui inscreva se [Música]