Bases da Nutrição Carboidratos Esse é o segundo vídeo da série Bases da Nutrição. Neste vídeo vamos falar sobre os carboidratos e a sua classificação. Dentre os macronutrientes os carboidratos tem a função principal de fornecer energia ao nosso corpo.
Eles representam cerca de 45% a 65% do total de calorias de nossa dieta. Os carboidratos fornecem 4 kg/g e suas principais fontes estão nos alimentos de origem vegetal. Isto acontece porque, originalmente, eles foram produzidos pelos vegetais no processo de fotossíntese.
Sabemos que o sol é a fonte primária de energia que garante a existência da vida em nosso planeta. As plantas captam a radiação emitida pela luz solar que penetra e suas folhas e através do processo de fotossíntese utilizam esta energia para converter água e gás carbônico em glicose e liberando oxigênio no processo. A glicose produzida serve como alimento para a própria planta e também para os animais que consomem essa planta.
Assim, a energia solar que foi captada pela planta foi convertida na energia química que une os átomos das moléculas da glicose. Esta energia será utilizada na síntese de carboidratos mais complexos e também de lipídios e proteínas. Além disso, as estruturas do corpo dos vegetais são constituídas principalmente de carboidratos.
O que lhes-dá forma e sustentação. Por este motivo as principais fontes de carboidrato estão nos alimentos de origem vegetal. Porém nem todo carboidrato produzido pelas plantas pode ser digerido pelo organismo humano.
Aqueles que podem ser ingeridos são chamados de carboidratos dietéticos. Isto ocorre porque o nosso organismo não produz as enzimas que são necessárias para quebrar alguns desses carboidratos. Enquanto alguns animais conseguem extrair a energia de vegetais como o capim porque tem as enzimas necessárias para realizar a sua digestão outros não podem.
Para nós os carboidratos não digeríveis compõem o grupo das fibras alimentares. Tema que será abordado em outro vídeo. Portanto quando nos referimos aos carboidratos presentes em nossa dieta estamos considerando apenas aos que podem ser digeridos por nosso corpo, aos carboidratos dietéticos.
Como vimos, o carboidrato base para produção de outros carboidratos é a glicose que foi sintetizada no processo de fotossíntese pelas plantas com a união do gás carbônico e da água. Por isso, todos os carboidratos ou hidratos de carbono levam na sua estrutura as mesmas moléculas de carbono hidrogênio e oxigênio. Essa estrutura básica dos carboidratos são açúcares e os carboidratos são classificados com base na quantidade desses açúcares em: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídios.
Os monossacarídeos têm uma única unidade de açúcar na sua composição. Dentre os carboidratos dietéticos são monossacarídeos: a glicose, a frutose e a galactose. Estas são as formas mais simples de carboidratos dietéticos.
Na natureza, esses carboidratos não podem ser encontrados nessa forma mas apenas como componentes de dissacarídeos ou polissacarídeos. Nosso organismo utiliza a glicose como fonte de energia e por isso ele é capaz de converter os outros monossacarídeos em glicose. A glicose é tão importante para o organismo humano que o nosso corpo possui mecanismos fisiológicos capazes de manter a sua concentração em níveis adequados e constantes.