romanos capítulo 7 os versículos 795 diz assim a palavra de deus que diremos a lei é pecado de modo nenhum contudo eu não conheceria o pecado se não fosse pela lei porque não conheceria a cobiça se a lei não dissesse não cobiçarás mas o pecado aproveitando-se da consulta ocasião dada pelo andamento provocou em mim todo tipo de cobiça por que onde não há lei o pecado está morto antes eu vivia sem a lei mas quando vê o mandamento um pecado reviveu e eu morri e descobri que o mandamento que era para a vida se tornou
em morte para mim porque o pecado aproveitando se da ocasião dada pelo andamento enganou-me e por meio dele me matou de modo que a lei é santa o mandamento santos justo e bom então o que era bom tornou se mostre para mim de modo nenhum mas o pecado para que se mostrasse como pecado produzirem minha morte nomeio do que era bom a fim de que pelo andamento o pecado se mostrasse extremamente pecaminoso porque sabemos que a lei espiritual mas eu eu sou carnal vendido como escravo do pecado não entendo que faço pois não pratico que
querem sim o que eu odeio e se faço o que não quero concordo que ela é boa agora porém não sou mais eu quem faz isso mas o pecado que habita em mim porque eu sei que em mim isto é em minha carne não habita bem algum pois o querer o bê está em mim mas não realizado pois não faço bem que quero mas o mal que não quero portanto se faço o que não quero já não sou eu quem o faz mas o pecado que habita em mim desse modo desculpa esta lei em mim
quando quero fazer o bem o mal está presente em mim porque no que diz respeito ao homem interior tenho prazer na lei de deus mas vejo nos membros do meu corpo outra lei de hubble contra a lei da minha mente me fazendo escravo da lei do pecado que está nos membros do meu corpo miserável o homem que sou quem me levará do corpo desta morte graças a deus por jesus cristo nosso senhor desse modo com a mente eu sigo a lei de deus mas com a carne a lei do pecado - senhor deus fale conosco
através de toda santa palavra mais uma vez c que hoje senhor sejamos atravessadas por ela e edificadas para que possamos na edificação da tua palavra construir uma casa que a tempestade não derruba senhor anos pedindo que o teu espírito nos ilumine nessa hora em nome de jesus seu filho amém em um século no depois de cristo quando jesus ainda era menino o vídeo escreveu uma obra que se tornou uma das mais importantes da literatura latina chama se metamorfoses esta obra que é uma espécie de cosmogonia ou seja a história de como o universo veio a
existir que é o exemplo típico de como os gregos embora tenham sido capturados pelos romanos em termos de terra propriedades e tetra tiveram em contrapartida a grande surpresa de ter visto a sua alma ter sido conquistada pelos gregos e é isso que aconteceu os latinos conquistaram as terras dos gregos mas os gregos conquistaram as almas dos latinos a forma do latino pensar a forma do romano pensar a grega e então eles reproduzem boa parte do pensamento grego em suas obras como as origens do mundo e outra coisas tantas mas é no livro sétimo e uma
das digamos assim histórias mais famosas digamos assim das tragédias ele terá da literatura grega chamada medéia de eurípedes ela é recontada por um vídeo de maneira muito tocante a história de uma ideia é uma história típica de todo o romance digamos assim de desencontro de toda a paixão o de amores proibidos a corrida é muito simples a princesa ideia que é filho de um rei poderoso se apaixona por um estrangeiro e esse estrangeiro é odiado pelo rei é só isso que acontece em toda a história de uma idéia o desespero de uma mulher apaixonada por
um estrangeiro mas ela é filha do rei o rei não quer que ela se que ela fale que ela se relacione com este estrangeiro então o vídeo descreve essa tragédia digamos assim dá uma idéia desse amor proibido e dessa luta do seu coração em eu quebro as leis do meu povo diz respeito os mandamentos do meu pai e me lançou os braços de jasão ou simplesmente me submeto as leis da minha cidade e há um mandamento do meu pai então o livro sétimo das metamorfoses de metamorfoses começa exatamente com uma idéia fazendo uma reflexão sobre
si mesma ela não está falando de outra pessoa mas ela está falando de si mesma para si mesma e eu gostaria que você prestar atenção nesse pequeno trecho em que medéia conversa consigo mesmo consigo mesma veja só o que ela diz para si mesma existes em vão uma idéia não sei que deus se opõe admiro me se isto ou algo semelhante a isto não for aquilo que se chama amor por que então que se me afiguram excessivas as decisões do meu pai são de fato excessivas porque receio que pereça aquele que acabei de conhecer com
a causa de temor varre infeliz se puderes o teu coração de donzela as chamas que consomem se eu pudesse durar 6 mas arrasta-me contra a minha vontade é uma força desconhecida aconselha meu desejo uma coisa a razão aconselha-me outra totalmente diferente sei onde está o bem e como tal o reconheço mas prefiro fazer o mal porque a arte de desejo por um estrangeiro a filha de um reis sonhos com o marido de uma outra terra chama sua atenção para o clamor de medéia si mesmo dizendo sei onde está o bem como tal reconheço mas porque
prefiro mal porque prefiro fazer o mal a idéia não era uma cristã tampouco uma judia assembleia mas ela sabia muito bem o que significa desejar fazer o bem e não consegui lo ela sabia muito bem que todos os seres humanos lutam pra querer fazer o bem mas encontra o descompasso fazer o fazer não é o bem que se quer mas o fazer é o mal que se não quer e esta parece ser uma experiência exclusiva dos pagãos parece portanto ser essa a experiência apenas daqueles que não conhecem a deus seria portanto esse tipo de luta
impossível entre aqueles que foram regenerados alcançados pela graça de deus seria essa tensão de uma idéia apenas uma tensão vivida apenas pelos pagãos por aqueles que não são cristãos e não conhecem o evangelho ou será que os cristãos não estariam livres desta luta com o pecado estariam os cristãos também submetidos a tensão ea luta do querer fazer o bem não consegui lo estariam os cristãos também na mesma condição miserável daquele que não conseguindo fazer o bem que sequer se desespera quase que pedindo a morte por não conseguir fazê lo meus irmãos a bíblia também fala
dessa luta contra o pecado entre os cristãos a bíblia diz em hebreus capítulo 12 do versículo 3 o versículo 13 que nós combatemos contra o pecado o autor de hebreus é claro e ensinar os seus leitores de que os cristãos a igreja de cristo jesus luta contra o pecado a luta portanto contra o pecado não é uma experiência meramente de pagãos de impulsos ela também diz respeito à experiência de cristãos que no mundo da vida também luta contra o pecado e hebreus está aí como uma das passagens do novo testamento para nos dizer que lutamos
contra o pecado e ao mesmo tempo o livro de hebreus nos dias deste mesmo capítulo que a disciplina do senhor o único meio pelo qual deus purifica o seu povo ensino seu povo caminho reto e que limpa o seu povo do pecado e que liberta o seu povo do pecado então é na luta contra o pecado que todo cristão vive ele conta com a disciplina do senhor não como algo que o fere mas como algo que o salva da auto-destruição então a disciplina do senhor ao está favorável na luta dos cristãos contra o pecado então
dito tudo isso sabemos que a luta de querer fazer o bem não conseguir fazê lo não é só uma prerrogativa de impulsos e não cristãos mas é também uma prerrogativa de cristãos apesar desta luta será a mesma não importa se cristãos ou não algo que distingue a luta do regenerado da luta do não regenerado esta é uma batalha perdida para o escravo do pecado mais uma batalha sempre ganha por aquele que é o escravo de cristo mas a gente precisa responder uma pergunta nessa noite seria o homem miserável de paulo a representação desta luta que
a bíblia não nega que os cristãos enfrentam diariamente contra o pecado que tenazmente os acedia estaria paulo ao se referir ao homem miserável se dirigindo à escravo do pecado ou mais casos de cristo que temos a condição daqueles que lutam contra o pecado disto não há discussão porque temos inclusive a passagem de hebreus que nos mostra o quanto lutamos contra o pecado a pergunta é se o que paulo está dizendo nesta passagem diz respeito à luta que os cristãos enfrentam quando lutam contra o pecado a gente poder responder essa pergunta eu queria que a gente
prestar atenção em primeiro lugar na estrutura desse texto esse texto está claramente dividido em duas partes duas partes a primeira parte vai do versículo 7 o versículo 13 eu queria que você notasse que o tempo todo o passado é aquilo que caracteriza a primeira parte do texto então você pode olhar versículo 9 por exemplo antes eu vivia sem a lei versículo 10 e descobri esse close enganou-me versículo 3 então o que era bom tornou-se em morte para mim texto todo está no passado quando você corre os olhos do versículo 14 diante ele já não está
falando mais do passado ele está falando do presente então você vai notar que o versículo 14 em diante é não entendo se faço o que não quero concordo agora porém não sou porque eu sei pois não faço se faço descubro turno preto no presente no presente então nós temos 21 texto dividido em duas partes do discurso de paulo é muito claro o que ele está falando de algo no passado e outro está falando de algo no presente a grande pergunta que a gente tem que se fazer esse paulo está descrevendo sua experiência pessoal se paulo
está falando de algo que aconteceu no passado o que reflete a sua experiência de vida e depois fala de algo que diz respeito ao seu momento presente se aquilo que paulo está descrevendo é a experiência de um cristão ou se aquilo que paulo está descrevendo a experiência de um não cristão afinal de contas de que tipo de experiência paulo está falando quando ele diz todas estas coisas pra gente poder compreender com a máxima clareza um texto que nós precisaríamos da vida inteira e talvez a eternidade para entender a primeira linha do seu parágrafo a gente
precisa organizar o máximo nosso pensamento hoje aqui e pra isso eu proponho que a gente primeiro lugar trabalho uma questão a questão que é mais importante para entender o que paulo está dizendo com o miserável homem que sou o primeiro paulo está descrevendo uma experiência cristã ou não cristã tudo que paulo está dizendo quando ele diz miserável o homem que sou ele estaria se referindo à experiência que por exemplo uma idéia poderia ter ter tido a experiência que não cristãos têm no mundo hoje está dizendo que é a experiência que cristãos podem também ter imagine
que a gente responda assim é possível paulo está se referindo a uma experiência cristã estaremos todos agora ao lado de agostinho lutero e calvino e talvez esse seja o motivo pelo que esse argumento é tão forte uma vez que agostinho lutero e calvino disseram quem é que vai discordar deles na verdade então quando a gente encontra agostinho lutero e calvino os 3 dizendo esta é uma experiência cristã você diz não cara é cristã e ponto final não adianta pode ser quem for falar pra você que não é o mais é o argumento mais forte é
só o fato de ter sido agostinho paulo ter calvin mas se você acompanhou a leitura do texto com toda a atenção que deve ser dada àqueles agostinianos no tenistas e calvinistas que estão aqui precisam responder o versículo 14 à luz dos versículos 17 18 e 22 do capítulo 6 então vamos ler versículos número 14 porque sabemos que a lei é espiritual mas eu sou o canal a lei é pneumática rossi espiritual é do espírito aquilo que ele vai falar no capítulo 8 e se você quiser descobrir isso vai ter que ser semana que vem mas
que em contraste com aquilo que és arc cost aquilo que é da carne ele está dizendo a lei espiritual mas eu sou carnal e ele conclui dizendo vendido como escravo do pecado é preciso que aqueles que defendem que essa experiência é a experiência de um convertido é a experiência de um cristão de conta de responder à possível contradição que agora o texto de paulo se apresenta ao ele dizer que estaria portanto vendido ao sal escravidão do pecado uma vez que nós já estudamos isso no capítulo 6 versículo em diante nós vimos o quanto paulo se
esforça para dizer nós lutamos contra o pecado mas lutamos ou como escravos do pecado como escravos de cristo então para o tempo todo fazendo uma distinção importante entre ser escravo de cristo escravos de deus escravo do pecado por exemplo observe os versículos de número 17 do capítulo 6 mas graças a deus que embora tendo sido escrava do pecado e passado obedecesse decoração a forma de ensino a que fossem entregues libertos do pecado foste feitos escravos da justiça e você corre os olhos para o versículo 22 e paulo está dizendo mas agora libertos do pecado e
tendo sido feitos escravos de deus tem diz o vosso fruto para a santificação e pôr fim à vida eterna se você entende que paulo está falando que os cristãos os regenerados estão livres do pecado estão agora escravos de cristo você não vai poder concluir que paulo está se referindo a ele porque nesse exato momento paulo está escrevendo uma pistola como o apóstolo como um convertido então como justificar por exemplo versículo 14 que diz exatamente uma frase que não está no passado vocês lembram que o passado estado versículo 7 ao versículo de número 13 mas você
sabe muito bem agora que do 14 até o final dessa passagem paulo vai falar do presente como paulo o apóstolo que está escrevendo esta pista e que acabou de dizer que fomos libertos por causa de cristo somos libertos por causa dele para sermos escravos de cristo escravos da justiça escravos de deus agora estaria dizendo 'não eu sou o canal e sou escravo do pecado o príncipio 14 entendido nesses termos é a base para que alguns cristãos defendam a aberração do crente carnal saber ação não existe cliente carnal não existe tipo existe os canais que são
aqueles que não crêem em deus existe os espirituais aqueles que crêem em deus existem aqueles que ficam na coluna do meio o centrão e então o central diz assim olha eu crer em jesus mas tem que lembrar daquele desenho bizarro né aquela circunferência uma cadeirinha no meio a cruz não está no meio no centro da sua vida que representa a deus o soberano sobre sua vida e suas vontades mas como você é carnal é o seu eu que está sentado na cadeirinha e deus está do lado d como outras circunstâncias da sua vida e esse
é o irmão carnal não existe irmão canal existe cristão canal todas as vezes que paulo adverte principalmente os corintianos quer dizer à igreja de corinthians com relação à carnalidade ele é contrapõe com relação ao que se assemelha não sejam semelhantes aos canais ele nunca tá dizendo não sejam carnais no sentido de possibilidade mas a gente acaba comprando essa idéia de que é possível um cristão ser portanto carnal nos irmãos paulo não está dizendo isso então o que paulo está dizendo teremos uma segunda alternativa nessa segunda alternativa nos colocaria do outro lado do globo não é
mais em agostinho nem calvino nem lutero é a gente comprou a briga com todos os protestantes reformados do mundo sendo nós todos os protestantes reformados ou seja nossa situação ficou muito agradável agora temos uma segunda alternativa a segunda alternativa seria dizer se for não cristão então digamos assim paulo então está dizendo uma experiência dele enquanto não estão aí pululam pululam possibilidade de respostas aqueles que dizem paulo está usando o lírico se referindo ao passado quando ele não era cristão e de repente não é agora eu sou cristão versículo o 1º do capítulo hoje em diante
é possível defender o eurico de paula de que é possível defender várias coisas eu escolhi aqui apenas aquelas três que eu considero serem as mais plausíveis as mais sérias as mais digna de respeitabilidade a primeira delas seria bom se for não cristão aqueles que dizem assim não paulo não está falando dele enquanto cristão o que estão não pode ser um miserável então é preciso dar conta de explicar um outro versículo o versículo de número 22 então se você foi contra gostinho ao hino lutei duro e disse assim não é é um cristão você tem um
problema para resolver aí é o versículo de número 22 esse tipo de número 22 diz assim porque no que diz respeito ao homem interior tenho prazer na lei de deus e aí vem a pergunta como miserável pode ter prazer na lei do senhor como alguém que não conhecem a lei de deus pode ter prazer na lei de deus como medalha pode ter prazer na lei do senhor como um pagão pode ter prazer na lei de deus se o prazer na lei de deus é um é o usufruto apenas daqueles que têm a lei de deus
é preciso então responder o que significa esse prazer na lei de deus se esse texto está falando de um cristão como não cristão pode ter prazer na lei de deus então você vai precisar também responder essa pergunta ou seja meus queridos não importa qual você escolha você vai ter que rebolar para você entender o que o texto de pau tá dizendo não tem jeito você vai ter que o dá conta do versículo 14 ou da conta do versículo 22 vamos escolher da conta do versículo de número 22 o versículo de número 22 poderia ser interpretado
de várias formas primeira forma essa diz respeito por exemplo que lançou essa pela primeira vez foi originis é uma possibilidade que origine um teólogo deu para interpretar essa passagem ele dizia o seguinte paulo está fazendo uma biografia de si mesmo em teoria ele dizia o seguinte trata se de paulo antes da conversão analisando sendo analisado melhor dizendo pelo paulo convertido então que seria toda essa passagem que a gente leu hoje paulo o convertido analisando o paulo que não era cristão um entendeu isso essa talvez seja mais simples à mais fácil aquela que todo mundo no
primeiro momento diz a legal muito interessante bom você vai ter que dar conta de um versículo o versículo de número 9 leia o versículo de número 9 diz assim a palavra de deus antes eu vivia sem lei mas quando veio o mandamento pecado que viveu e eu morri por mas onde se explica essa lei se era o paulo não convertido como explicar essa lei mas a origem se uma grande sacada o bairro mitte pa antes de fazer o bispo o o bar mitzvah paulo não tinha lei não tinha consciência da lei ele não tinha compromisso
com a lei depois do bar mitzvah então agora ele faz todo o cerimonial e agora ele tem consciência da lei e agora ele tem que seguir a lei de deus e ao mesmo tempo tenha consciência do pecado que ele comete com tudo aquilo que ele faz então paulo está descrevendo exatamente antes de fazer o mesmo o marco bar mitzvah e depois do bar mitzvah acho que vocês não ficarão muito convencidos vamos para o segundo alternativa que não seja por exemplo eu autobiográfico de paulo um paulo antes de fazer o bar mitzvah rio paulo depois de
fazer bar mitzvah do que não sobraria não sobraria um outro peso pesado e peso pesado duplamente falando porque não foi chamado de boi mimo da sicília à toa me refiro a tomás de aquino chamado boi mimo das ilhas porque os colegas dele colocaram esse apelido em tom mais porque ele quando ia colher espiga se confundia facilmente com os bois que estavam ali no meio daquele universo seja ele era bem avantajado que mostra que o bullying sempre esteve presente mesmo na teologia mas o que é curioso é o que aberto magno dia disse quando viram quando
ele percebeu aquele seminaristas todos tirando o sarro lado boi mudo ele disse mais um dia esse gol mudou vai morrer hoje que o mundo inteiro vai ouvir sua voz e ninguém vai saber o nome de vocês alguém sabe qual os nomes dos amigos de tomás que ficavam chamando de burro da sicília cuidado com bullying tomás de aquino seria o grande representante de um eu a de um adâmico olha que interessantíssimo os versículos de 7 a 13 preste atenção os ciclos de 7 a 13 não seria paulo nem o paulo convertido nem o paulo antes da
conversão não é se não se trata de paulo paulo não está se referindo à paulo aí você faz a pergunta de quem paulo está falando aí você tem que olhar pra romanos capítulo 5 versículos 12 a 21 veja o que diz a palavra de deus romanos capítulo 5 no versículo 12 versículo 21 diz assim a palavra de deus portanto assim como pecado entrou no mundo por um só homem e pelo pecado é a morte assim também a morte passou a todos os homens pois todos pecaram por que antes da lei o pecado já estava no
mundo mas quando não a lei o pecado não é levado em conta no entanto a morte reinou de adão até moisés mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transmissão de adão que a figura daquele que havia de vir mas a dádiva gratuita não é como o caso da transmissão porque se pela transição de um muitos morreram muito mais a graça de deus ea dádiva pela graça de um só homem jesus cristo transbordou para muitos também a dádiva não é como no caso da transmissão que veio por meio de um só que pecou por
juízo veio de uma só transição para a condenação mas a dádiva gratuita vem de muitas transmissões para a justificação porque se a morte reinou pela transmissão de um só então os que recebem da transbordante suficiente suficiência da graça e da dívida e da diva da justiça reinaram muito mais em vida por meio de um só jesus cristo portanto assim como por uma só transgressão vem o julgamento sobre todos os homens para a condenação assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para a notificação que produz vida porque assim
como pela desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores assim também pela obediência de um só muitos serão justos a lei porém veio para que a transmissão se ressaltasse mas onde o pecado se ressaltou a graça ficou ainda mais evidente para que assim como o pecado reinou na morte assim também a graça reúne para a justiça para a vida eterna por meio de jesus cristo nosso senhor ponto é um capítulo 5 está relembrando a história de adão de que quando adam pecou o que aconteceu logo como consequência do seu pecado é a morte então
imagine que a proposta seria ler romanos capítulo 7 a 13 da seguinte forma não é mais falo que está lendo é adam e veja como adam ler esse texto que diremos a lei é pecado de modo nenhum contudo não conheceria o pecado se não fosse pela lei porque não conheceria a cobiça se a lei não dissesse não cobiçarás último mandamento é o mandamento que fala da cobiça e qual foi o primeiro pecado que o homem cometeu se não foi a cobiça em seguida mas o pecado a serpente aproveitando se da ocasião dada pelo andamento provocou
em mim todo tipo de cobiça por que onde não há lei o pecado está morto antes eu adão vivia sem a lei mas quando veio o mandamento o pecado que viveu e eu morri e descobrir que o mandamento que era para a vida se tornou em morte para mim porque a serpente aproveitando se da ocasião dada pelo mandamento enganou-me e por meio dele me matou então segundo esse pensamento primeiro lugar paulo estaria se referindo à adam estaria dizendo o seguinte paulo está se referindo ao homem que primeiro pecou e quando ele pegou e transgrediu a
lei de deus e quando ele transmitiu onde a lei de deus ele morreu e isso tudo é passado mas paulo não está preocupado em falar do adão passado paulo está preocupado em falar com todos aqueles que estão em adam e aqueles que estão em adam falam em presente por exemplo a partir do versículo 14 porque nós estamos em adam essa seria a idéia sabemos que a lei é espiritual mas eu sou carnal vendido como p como escravo do pecado não entendo que faço pois não pratico que querem sim que eu dei por aí vai então
essa segunda parte que falaria do presente diz respeito não mais adão mas agora são os filhos de adão aqueles que estão em adam reclamando exatamente a morte que o pai trouxe para toda a humanidade e que se reflete exatamente na incapacidade de fazer o bem que tanto se deseja fazer o problema é que os que estão em adam são tanto aqueles que estão debaixo da lei como a gente sabe que paulo diz lá no capítulo 2 aqueles que também não estão debaixo da lei de deus então a gente já sabe desde o capítulo 2 romanos
que todos serão julgados porque todos estão debaixo da lei de deus não importa se são cristãos judeus e pagãos importa quem seja todos estarão debaixo da lei de deus mas como poderia explicar que são aqueles que estão em adam se também os que estão em adam são aqueles que não têm a lei de deus nos restaria então apenas uma terceira e última alternativa não se trata de um eu autobiográfico não se trata de um eo pacto um eu é adâmico mas se trata de um é o pactual um eu aliançado nenhum eu que têm impacto
com deus meu marcado pela aliança se a gente ouviu origens falando da primeira alternativa tomás de aquino defendendo a segunda alternativa nós teríamos então a terceira a terceira defendida por joão crisóstomo uma série de sermões que ele apresentou de romanos e lá ele diz que paulo não está se referindo nem a ele antes da conversão nem a ele convertido nem adão nem aqueles que estão em adam então quem é que paulo está se dirigindo quando ele diz tudo aquilo a voz que deveria ocupar aquele eu miserável não é a voz nem dos pagãos nem dos
cristãos mas a voz do povo da aliança a voz daquele que daqueles que estavam debaixo da aliança daqueles que tinham recebido a lei de deus daqueles portanto que estavam aliançados com deus como povo povo de deus aliançado com deus mas sem cristo juntos nós temos então ele disse que aquela passagem se refere ao povo da aliança sem cristo o povo da aliança sem o evangelho o povo que ama a lei de deus o povo que recebeu a lei de deus o povo e cumpre a lei de deus mas que não tem o evangelho não conhece
o evangelho e não se curva diante do evangelho da graça de cristo jesus tanto gentios' como judeus estão debaixo da lei de deus e estão debaixo do mesmo pecado porque estão debaixo exatamente da condenação de adão e se eles não estiverem unidos a cristo não importa se são judeus são gentios' serão julgados exatamente pelo fato de não serem não estar em cristo jesus então paulo está sendo claro dizer que não importa se você é gentil não importa se você está debaixo da aliança de deus e detém a aliança de deus se você não está unido
a cristo é o corpo da morte que vai te levar é o corpo da morte que vai pesar sobre a sua alma é o corpo da morte que vai vencer e dar a palavra final ea última palavra em sua vida no capítulo 2 como nós já vimos já observamos em outros sermões paulo fez questão de mostrar que os índios morreram por causa do pecado mas aqui paulo está se referindo àqueles que são judeus que têm a lei divina de deus mas não recebem o cristo não aceitam o cristo paulo não estaria se referindo aos cristãos
por um motivo muito simples o versículo 24 só é possível por aqueles que realmente conhecem cristo veja por exemplo que diz o princípio de número 24 miserável o homem que sou quem me livrar do corpo desta morte nenhum cristão poderia afirmar isto porque o corpo da morte não é o corpo que está grudado ao cristão não é o cadastro de adão mas é o corpo de cristo que nos une estamos unidos ao corpo de cristo e por isso não podemos ser miseráveis nesses termos o versículo 24 a confissão não de uma mente que luta meus
irmãos 24 é a confissão de uma mente que foi derrotada quando alguém diz miserável o homem que sou quem me livrar a não se trata de alguém livre alguém preso se trata de alguém vencido é o povo de deus vencido é o povo de deus que tem a lei de deus que ama lei de deus mas além de deus não é suficiente embora paulo seja categórico em dizer desde o primeiro versículo versículo 7 que a lei é boa e ela não é a origem do mal não é a origem do pecado e nenhum momento paulo
vai adotar aquela perspectiva otimista de que aquilo que a lei ensinou a graça revogou não paulo não diz absolutamente nada dessa natureza por outro lado paulo que é chamar a atenção para o fato de que existem mentes derrotadas ea gente não vai conseguir entender tudo isso se a gente depois não analisar o capítulo 8 e confrontar o homem do capítulo 8 com o homem do capítulo 7 o homem do capítulo 7 um homem derrotado é um homem sem esperança é um homem que não tem esperança e que ele termina exatamente quando diz miserável o homem
que sou gay me livrar do corpo dessa morte aí sim nós vemos uma transição para o oitavo capítulo que começa exatamente no versículo 25 graças a deus por jesus cristo então agora paulo está falando exatamente daqueles que foram alcançados pela graça de cristo jesus e que pela graça de cristo jesus vão lutar contra o pecado mas não vão ser vencidos pelo pecado suas mentes não serão derrotadas mas é preciso antes de partirmos para a conclusão fazer mais uma distinção importantíssima hoje quando este eudes miserável o homem que sou é preciso distinguir miseráveis existem miseráveis e
diversos tipos de diversas maneiras existe o maior de todos os miseráveis que foi tema de um dos nossos irmãos aqui em romanos que o miserável que não sabe que é miserável e esse aí é o maior de todos os miseráveis porque ele não tem consciência da sua miséria ele não tem nada que o torne consciente da sua miserabilidade mas existe um outro tipo de miserável e esse outro tipo de miserável é aquilo que coloca de um lado gentios' e do outro lado os judeus os dois são miseráveis e paulo entende ambos como miseráveis 111 gente
miserável é aquele que não sabe que é miserável é miserável não sabendo da sua miséria por outro lado paulo vai chamar a atenção para o fato daquele que sabe que a miserável e que tem consciência da sua miséria mas não porque cristo revelou mas por que deus lhe deu uma coisa chamada lei ele ama lei ele conhece a lei do senhor e ele sabe que ele não consegue cumprir tudo aquilo ele sabe que ele não consegue cumprir os mandamentos de deus ele sabe que ele sempre falha nos mandamentos de deus e por isso ele sabe
da sua miséria ele sabe que ele quer cumprir as leis de deus ele sabe que ele quer cumprir os mandamentos de deus não porque os mandamentos de deus são regras rudes mas porque são regras boas elas fazem um bem elas refletem um caráter de deus ela se ela se coadunam com o mundo criado por deus mas ele não consegue porque é escravo do pecado ou não sabe que a miserável porque não conhece a lei divina o outro sabe que é miserável porque conhece a lei divina mas desconhece o evangelho de cristo jesus e aí você
deve estar se perguntando mas jonas é uma conversa de judeus e gentios e eu sou cristão meus irmãos em que medida esse texto de hoje diz respeito a mim ea você nós também somos povo da aliança nós também estamos aliançados a cristo e podemos vivenciar a mesma coisa de que maneira tendo consciência do que significa essa libertação em cristo jesus por exemplo sem cristo a vitória da nossa carne sinala sinalizará será sempre o sinal de que a nossa mente já está derrotada não conseguimos fazer o bem que pensamos e queremos e não tem jeito não
há quem faça a gente voltar atrás nada nos impede de fazer aquilo que a gente quer mesmo a quando aquilo que a gente quer é o bem a gente vai faz mal por outro lado aqueles que estão em cristo vem a derrota da sua carne sinalizada pela vitória da mente em que sentido isso acontece não estamos falando mais de uma luta que você pode perder de lutas que você pode sangrar mas da batalha perdida a diferença assim entre cristãos que estão lutando contra o pecado e que escorrega uma sandro na segunda luta mas essa luta
não dá a palavra final porque eles vão ser vencidos todos e todos e todos e tudo aquilo que vai contra a palavra de deus pela graça de deus eles contam com a graça de deus se permanece lutando protestando contra a carne é porque a sua mente não se acomodou mais a carne então é pura luta ele não vai dar a palavra final nunca na sua vida daquele que diz eu não consigo eu já tentei uma eu já tentei duas eu vou seguir a minha natureza que eu posso fazer quem vai me liberar não tem que
me livre disso não há quem me liberte disto a luta contra o nosso pecado representa que sangramos muitas vezes mas não que fomos derrotados a luta dos não regenerados contra o pecado sangrenta e sem êxito a luta dos regenerados teve o sangue derramado de uma vez por todas sinalizando a sua vitória todos os pecados sobre tudo que existe contra a vontade de deus qual é a maior tentação dos cristãos de hoje eu vou falar bem rapidinho e concluir rapidinho a conversão intelectual por amor a ética cristã já para imaginar quantos cristãos estão aparecendo no brasil
só por causa da questão política da questão moral só pela questão do padrão moral porque porque o padrão moral cristã é belo estão vendo beleza estão vendo harmonia na moralidade cristã estou vendo beleza profundidade na ética cristã claro como é que você vai defender a justiça coisas como verdade justiça beleza se você não crê em deus a ética cristã produz os maiores recursos para que o homem não se mate para que só que não seja a luta de todos contra todos e por isso alguém que quer um mundo melhor e que quer ver um mundo
melhor vai lá para os padrões cristãos e vai dizer nós é tão lindo você vai ter prazer na lei de deus você vai entender a lei de deus o problema é que essa é a versão legalista da salvação pelas obras na política conservadora de muitos de nós envolvidos na igreja talvez estejam pessoas aqui que estão vindo nesta igreja só pelo fato de esta igreja permanecer debaixo da tradição seu amor por jesus seu amor na pelo evangelho seu amor por essa tradição a palavra de hoje é pra pegar você que se esconde atrás da moral cristã
que se coloca diante da moral cristã como sendo aquilo que é mais importante na sua vida pra você que acredita que as há a lei de deus ela é suficiente para te salvar que os mandamentos de deus e à ética e à moral cristã suficiente para salvar este sermão é pra você que teve uma conversa o intelectual que teve uma conversão moral que se comporta como um cristão que age como um cristão mas o seu coração e sua mente continua derrotada que diante de todos e de todo mundo um universo que está à sua volta
todo o seu universo toda sua arquitetura toda sua estética é cristã mas esse cristianismo ele não permanece quando você está entre quatro paredes com a porta trancada em seu computador aberto estou falando nesta noite de como a gente pode confundir a miséria da nossa mente com a miséria dos nossos atos estou falando sobre aqueles que podem acreditar que o amor pela lei de deus é o sinal da conversão se te dá uma boa notícia não é o amor é ódio o primeiro sinal mais importante de que a tua mente venceu ea pergunta é porquê porque
o ódio com relação à lei o ódio com relação os mandamentos de deus eles refletem em primeiro lugar a nossa natureza eles refletem exatamente contra o que estamos lutando não estamos lutando contra regras estamos lutando contra o senhor talvez você esteja lutando não contra regras talvez a sua luta contra as regras seja então somente uma luta conta a deus na medida em que você não consegue encontrar um deus de graça na medida em que você só consegue encontrar diante de você um deus que tem duas tábuas dizendo faça isto senão eu vou destruir você e
se deus existe mas do lado dele tem jesus cristo e talvez a coisa mais importante na história da sua conversão esteja faltando nos mandamentos não há moral não há ética porque isso se aprendeu desde criança na igreja porque se você cresceu aprendendo talvez esteja faltando a única consciência que vai salvar você que você foi salvo por jesus minha pergunta nesta hora é você pode dizer miserável um homem que sou eu quem me livrar desta morte e concluir como paulo graças à senhor jesus cristo que me libertou e não sou mais escravo do pecado não sou
mais escravo das minhas inclinações e paixões não sou escravo de cristo um escravo que lutar contra o pecado não como escravo do pecado mas como escrava de cristo se eu pudesse resumir todo este sermão em uma só pergunta seria exatamente essa como você luta com o pecado desde o início do seu irmão nós somos categórico em dizer todos lutam com o pecado mas uns lutam como escravos do pecado e outros como escravos de cristo de quem é a sua mente quem é o teu senhor vamos orar meus irmãos