Por que o brasileiro odeia a literatura? | Olavo de Carvalho

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Olavo de Carvalho
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então boa noite a todos sejam bem-vindos eu Logo no início eu disse para vocês que a vamos dizer o passo mais básico na vida intelectual é você ler tudo o que você puder da literatura da melhor literatura da sua própria língua E o Sil tava me dizendo olha passou um tempo e a maioria dos alunos não fez isso até agora quer dizer não começou a absorver este legado l da língua portuguesa até agora e encontram uma dificuldade para fazer quer dizer colocam 1 problemas dizendo Ah mas por onde eu começo eu já tentei mas não
consigo em suma existe um bloqueio da onde vem esse bloqueio esse bloqueio não é culpa de vocês não é preguiça eh não é má vontade não é nada disso existe vamos dizer um um iato um abismo entre os habitantes do Brasil e a literatura de língua portuguesa este este Abismo veio se ampliando ao longo de quase 50 anos e nós chegamos a uma situação que nunca se observou em país algum você ver aqui a absorção da da literatura não é uma questão apenas de iniciativa individual quer dizer um indivíduo sozinho que vai pegar um livro
começar a ler e entender isso realmente não é assim a literatura se elabora a partir de uma língua que é a língua comum a língua que todo mundo fala de modo que se não não existe uma continuidade natural entre a fala cotidiana entre a as conversações domésticas o som que você tá acostumado a ouvir desde pequeno e a grande literatura Então você simplesmente não chega lá quer dizer você começa a ler aquilo e você sente que aquilo não é o seu mundo e a gente observa por exemplo atá através das da mensagens que recebe e
acompanhando às vezes eh discussões no ocultos até cartas foi enviadas a mim eh a maior parte dos nossos alunos apesar de toda sua boa vontade apesar da de todos os seus esforços para adquirir aut Cultura a gente escreve muitíssimo mal às vezes horrend M mal né E isso não isso não é não é só entre vocês eh por exemplo se nós observamos as publicações entre aspas culturais que T surgindo Como a revista dicta e contr dicta dificilmente você encontra um sujeito ali que saiba escrever e ali são pessoas que têm pretensões de carreira literária né
E às vezes até professores de literatura Então o que está acontecendo com a língua portuguesa no Brasil é um fenômeno até difícil de explicar porque para explicar nós temos que usar a própria eh língua portuguesa tem que tendo que sugerir uma reflexão sobre a língua portuguesa mas esta reflexão terá que ser feita na própria língua portuguesa então às vezes faltam até os instrumentos elementares para comunicar as coisas só para dar um um ponto de comparação eh Todo esse pessoal aqui nos Estados Unidos da Inglaterra também foi educado ouvindo as suas mães o que aqu eles
chamam de nursery ryes n será como que rimas de bário né Há uma tradição de três ou quatro séculos dessas dessas rimas que todo mundo conhece e que são coisas de altíssima qualidade literária embora sejam simples coisas para criança são de altíssima qualidade e quando as pessoas entram na escola Elas começam a lei clássico já desde o início Por exemplo quando o meus filhos Pedro a Leila começaram a estudar aqui eles de cara já receberam um Shakespeare para imediatamente né e no curso de um ano aqui nos Estados Unidos leram mais do que tinham lido
toda sua vida no Brasil quando você lê o jornalismo americano você encontra ali centenas e centenas de escritores da mais alta qualidade com um vocabulário imenso riquíssimo uma expressividade de eh fantástica então isso tudo já está no ambiente social e as pessoas absorvem isso vamos dizer passivamente sem esforço algum então sem Esta etapa inicial de absorção passiva do legado literário ninguém pode dar o primeiro passo isso quer dizer para você começar a absorver uma tradição literária poro que a tradição exista em primeiro lugar e que ela esteja viva de algum modo e que fando se
transmita esteja embutida na fala cotidiana no jornalismo etc etc por exemplo você lendo aqui o os artigos do comentarista de imprensa eles estão cheios de alusões literárias não é citações literárias são alusões quer dizer são frases cérebros ou versos que o sujeito coloca ali embutido na na na nas frases dele sem menção de autor não é uma citação dier tá eh como é que se diz dissolvida no meio do do artigo e que todo mundo reconhece portanto sabe vamos dizer apreciar o peso o valor daquela alusão que naturalmente é usada para enriquecer aquilo que o
autor quer quer dizer então isso quer dizer que mesmo que você não tenha nenhuma nenhum interesse literário pessoal e mesmo você não tem nenhuma leitura você não tenha lido nemhum um grande livro da literatura você está num meio onde esse legado chega a você e você se beneficia dele por mera absorção passiva sem a absorção passiva a leitura se tor muitíssimo difícil então este ambiente carregado de alusões literárias e este ambiente que é mudado em grande parte pela tradição literária isso desapareceu do Brasil nos últimos 50 anos quer dizer qualquer alusão literária que você faça
ninguém sabe do que você tá falando né Eu testei muitas vezes isso né Por exemp quando eu fiz o prefácio do livro imbecil coletivo a último parágrafo do imbecil coletivo é todo feito de de alusões quer dizer eu misturei ali vários várias frases célebres de obra da da literatura brasileira Portuguesa e ninguém reconhecia ninguém sabia do que que eu tava falando quer dizer achar que eu que tava escrevendo daquele jeito então se você faz uma alusão então evidentemente aquilo que você tá dizendo adquire além do significado imediato que você tá transmitindo adquire vamos dizer uma
ressonância quer dizer aquilo se insere dentro da história não é isto e Então quer dizer você tá articulando de algum modo a situação presente da qual você fala com algum precedente histórico ilustre por assim dizer eh uma coisa que me impressionou muito por exemplo foi quando se vocês procurarem no no Liv no próprio livro imbecil pele not que o imbecil coletivo fala de uma fase onde as coisas não estavam tão tão ruins como agora né Eh tem ali um dos Capítulos chama-se gala de bigodes onde eu comento um livro do Fernando Jorge sobre o Paulo
franç a Fernando Jor é é um escritor tem alguma prática e eu notei que ele não sabia distinguir entre uma alusão e um plágio Hum quer dizer ele raciocinava como se fosse assim toda vez que você diz ser ou não ser eis a questão você tem que botar a nota de rodapé dizendo Shakespeare ham denão tal etc sen não vira plaja e eu falei mas é incrível né é um sujeito que eu Ach parou aqui a nossa transmissão Não estou recebendo a imagem do lá do Instituto lá de carar não tinha que aconteceu FL Então
e o Fernando FR ele tinha pretensões literárias eu não sei se ele era candidato ou membro da academia Paulista de letras né e t disse para mim o que que tá acontecendo como é que um escritor profissional já não sabe mais diferença ele não sabe mais o que que é uma alusão como é possível daí a partir daí as coisas foram piorando piorando piorando piorando de modo que o abismo entre o pensamento pessoal como dizer a sua fala pessoal sobre tud da fala interior e o legado literário foi se tornando a ga M deixa eu
ver Bom eu não sei se pessoal tudo tá recebendo a nossa imagem Mas pode ser que eles estejam recebendo só nós que não estamos tendo o feedback aqui eh então isso quer dizer que o o estudante do nosso curso ele se vê obrigado é como você andar no caminhar no ar você não tem um aqui aquele terreno aquele fundo né de Cultura comum a partir do qual você lançar uma ponte com a pessoal com a tradição literária e começar a incorporá-la com um legado pessoal seu então tudo fica enormemente difícil isso também quer dizer que
a própria leitura que nós fizermos de textos filosóficos ela sai lesada por isto porque se você não pega vamos dizer o valor propriamente literário dos textos você não pega nada deles mesmo que ter escrito os textos esteja escrito linguagem puramente técnica e filosófica eh você não pode esquecer que o próprio discurso dialético que é normal na filosofia usual na filosofia ele se assenta num fundo retórico de discussões comuns discursões públicas Tá certo e desligado desse fundo ele se torna apenas uma forma vazia como se fosse um raciocínio matemático sem conteúdo uma forma lógica uma estrutura
lógica mas sem a riqueza de conteúdo que aquilo tinha para os seus autores e leitores eh originais quer dizer mesmo quando você lê um autor como Santo Tomás de aquin mesmo quando você lê um autor como Santo Tomás da Quino que aparentemente é o o menos literário dos dos escritores é o mais mais técnico usando todo vamos dizer um um vocabulário profissional para um público profissional que ele tá falando mesmo ali se você não pega vamos dizer o o peso literário da coisa peso peso da da linguagem a força da linguagem você realmente não está
entendendo você tá entendendo apenas o esquema mas não as coisas da que ele tá falando né então vamos dizer Esta ponte entre o escrito e o objeto Esta ponte é dada pela linguagem comum quer dizer pelo pelos elementos liter estão incorporado na cultura comum qu di uma série de evocações recordações de sentimentos que estão ali embutidos e que voltam automaticamente quando da Leitura como é que aconteceu como é que eh nós chegamos a esse estado de coisas vocês devem ter lido alguns Alguns já leram um artigo que eu escrevi sobre o título de geração predatória
eu acho que alguns aqui já leram mas talvez a maioria dos alunos não tenha lido Será que a tem condição de imprimir esse artigo para lê-lo agora e comentá-lo tem Então nós vamos imprimir aqui comunicado mas eh ali eu tava explicando e quando a gente observa as discussões públicas no Brasil sobretudo através dos jornais mas também através de teses universitárias n certo de entrevistas etc eh nós observamos que hoje em dia existe uma quase impossibilidade no Brasil de alguém tratar de um assunto de qualquer assunto de uma maneira eficiente de maneira eficiente pressupõe em primeiro
lugar que você é capaz de distinguir no assunto O que que é o essencial do que que é o acessório então cai de novo em pois el tá com algum problema né então eh só para dar um exemplo eu tenho insistido há vários anos quando quando se começa a discussão sobre liberação de droga eu vejo que toda a discussão toma sempre um teor abstrato quer dizer as pessoas estão raciocinando em termos Morais e jurídicos tipo assim é lícito o governo controlar né O que as pessoas consomem ou não é né ou então assim vão para
o lado estatístico da coisa quer diz Nós Tem tantas pessoas que já estão consumindo drogas e tal coisa já se incorporou na na né no no uso comum então não então já não faz mais sentido o governo tentar tentar controlar e em nenhum instante em nenhum instante nunca nunca nunca eu vejo alguém lembrar o aspecto concreto da coisa que é o seguinte quem vende drogas né não é isto então o pessoal começa a discutir o problema de drogas Como Se nós estivéssemos não num país num lugar determinado concreto mas como se estivéssemos assim num mundo
genérico teria como a mesma discussão se travar na Holanda na Inglaterra na China então fica um negócio um pretenso universalismo abstrato Tá certo que leva em conta todos os aspectos vamos dizer eh convencionais da coisa mas não Levanta a questão de quem vende drogas naquele lugar então Eh E é só levantar essa questão você entend o que está acontecendo né nós sabemos que as Farc tem praticamente o monopólio da produção da distribuição dos pontos de venda da coleta de dinheiro tudo tudo tudo as contol tudo portanto se você liberar o comércio de droga pouco importante
vocês a favor do controle estatal por exemplo Liberal levant essa questão de fazer de que reprimir as drogas é mais uma forma de controle estatal de intervencionismo estatal e eles portanto são contra eles né Eh independente do que você pense a respeito de controle estatal ou não o fato é o seguinte é que você liberando o comércio de de drogas imediatamente você passa a ter um monopólio legal do Comércio de drogas que já está na mão tá certo de um uma organização controla tudo ninguém ninguém ninguém vai poder concorrer com as pares Tá certo e
se tentar concorrer que é qute essas Fares vão matá-lo Isso quer dizer que você terá dentro do quer dizer o comércio legal por um lado vai entregar uma organização criminosa que já matou 30.000 pessoas Mat que sequestrou Pelo menos eu acho que tem sei lá a tem eh 10.000 prisioneiros das fac n eh eh é uma organização que ainda tá aterrorizando muita gente na na Colômbia você encontra na rua pessoas mendigando porque foram expulsas de suas terras pela farca então eles vão para Bogotá e não tem onde ficar perdendo tudo então ficam ali mendigando na
rua né Eh então você vai entregar esta organização criminosa vamos dizer o monopólio do comércio legal de um produto do qual já tem um controle total e automaticamente vamos dizer os meios de essa organização se transformar num partido político legal é alcançar o poder em 2 anos porque nenhum partido tem tanto dinheiro assim para concorrer com eles então este será o resultado imediato e incontornável da liberalização de drogas e então Evidente é evidente que discutir as Questão questão dasas sem levar isso em conta então é você tomar uma decisão sem você atentar no mais mínimo
que seja paraas consequências imediatas do que você vai fazer então quer dizer a campanha pela liberalização das drogas é uma campanha das far é uma coisa feita pelo fora de São Paulo para obter o poder da maneira mais fácil e rápida Então essa é a análise que eu faço e é uma análise suficientemente óbvia né não não eu não vejo como alguém possa contestar isso eu que Duvido né que apareça alguém dizend não se liberarem as drogas eu vou entrar no mercado e eu vou comerciar drogas eu vou superar as far ninguém fala isso Tá
certo então isso é só para dar um exemplo de praticamente em todas as discussões públicas né Eh a gente vence essa tendência abstrativa da onde vem a tendência abrati ora Você raciocina o seu raciocínio fica limitado ao aspecto abstrato e genérico quando você não conhece os fatos concretos então Você raciocina apenas em tese você apela vamos deer para eh conceitos formais da Moral da do direito etc etc porque você não tem os fatos para você analisar Então você tem que analisar simplesmente em tese no Brasil Praticamente tudo hoje em dia só se discute assim ora
a discussão em tese é carer is da discussão ginasial você tá ensinando os seus alunos de ginásio a a debater eles só debatem ideias Gerais por quê Porque eles não t experiência da vida não tem conhecimento dos fatos mas tem capacidade raciocinar então exercem apenas vamos dizer aquele raciocínio formal e esseesse até se adestram nele porque não t a condição de discutir a situação concreta não é isso então o esquema formal quer você conheça os fatos ou não o esquema formal mais mais ou menos o mesmo a razão é a mesma em todos os seres
humanos Então vamos dizer Este exercício da Razão abstrata é próprio de e do aprendizado ginasiano das coisas e este modo de discussão se tornou o normal e habitual em toda a mídia brasileira né e dig Olha isso aqui é uma coisa gravíssima porque você tá lidando com com problemas sérios Tá certo que afeta a vida de milhões de pessoas e estão tudo discutindo abstratamente como se fosse alunos de ginásio né apenas se adestrando na lógica né então isso é só um dos dos sinais de que a coisa tá muito mal mal parado hum se você
compara isto vamos di uma discussão pública no Brasil e nos Estados Unidos nos Estados Unidos você observa o seguinte que quem quer que escreva sobre o que quer que seja conta com o conhecimento que os seus leitores têm dos mesmos Fatos e e o horizonte de fatos aquele eles alun é enorme Então você tem V dizer uma atmosfera comum onde milhões de pessoas tem acesso às mesmas informações e cada um sabe do que que os outros estão falando então você não precisa explicar tudo tá certo então vamos dizer o apelo aos fatos é muito mais
intenso do que a argumentação propriamente lógica você não precisa argumentar tanto logicamente porque você tem os fatos e os fatos são premissas de conclusões que você obtém sem precisar até fazer toda a cadeia do raciocínio Então você faz apenas um ememo ememo é assim um raciocínio com premissa oculto quer dizer a premissa não mencionado e na maior parte dos casos não precisa mencionar por quê Porque as pessoas tem as premissas então daí nós podemos perguntar como que a coisa Chegou a este pto não é isso mas vees eu vou ler aqui para vocês não foi
publicado ainda e ele vai ser a base da explicação seguinte ele já está tá em qual site no meu site Ah é Ah então acho que eu não preciso ler o artigo aqui hum acho que não precisa ler por agora bom vocês estão entendendo mais ou menos a descrição da situação né Nesse artigo eu explico que tudo isto aconteceu por causa de uma geração de intelectuais que foi lançado na praça nos anos 60 Pelas universidades e que er os intelectuais diferentes do que tinha cer é zer marcado vou até eu vou ler o pedaço aqui
se me perguntarem a causa desses vesan colossais digam que é a coisa mais óbvia do mundo 40 anos atrás As instituições que se gabam de ser as maiores universidades brasileiras lançaram na praça uma geração de pseudo intelectuais morbidamente presunçosos que na juventude já se Pavone avam de ser aspas a parcela mais esclarecida da população fecha aspas Hoje essas mentes iluminadas dominam Com tudo o sistema educacional partidos políticos burocracia estatal o diálogo moldando o país a sua imagem e semelhança Matança dívidas emburrecimento Geral debac do ensino é tudo mérito de um reduzido grupo de cérebros de
péssima qualidade intoxicados de ideias vistas e vaidade Infernal dentre todas as gerações de intelectuais brasileiros a pior a mais predatória a mais destrutiva se querem saber agora porque os temas fundamentais não podem ser enxergados discutir na sua essência porque as atenções são sempre desviadas para detalhes laterais E por que em suma nenhum problema nesse país tem solução a resposta também não é difícil quem molda os debates públicos por definição É a elite dominante e esta não permite que nada seja discutido exceto nos moldes do seu vocabulário dos seus interesses da sua agenda da sua irresponsabilidade
psicótica da sua ambição megalômano da sua auto adoração abjeta Enquanto Vocês não perderam o respeito por essa gente nada de sério se poderá discutir no Brasil muito bem mas esta geração foi lançada nas universidades nos anos 60 e da onde ela saiu naturalmente houve professores que Am moldaram as foram os professores que chegaram pros alunos disseram vocês só a parcela mais esclarecida da população vocês têm que mudar o destino desse país vocês tem que fazer isso vocês tem que fazer aquilo tá certo e quem eram esses professores e o que que os caracterizava então a
aproveitando a a presença do Silvio grimal nós fizemos uma lista das 10 piores influências intelectuais que eh marcaram esta esta época essas influências então não são dos anos 60 São anteriores Tá certo são os Os Camaradas que foram os professores do Fernando Henrique do zet Serra Você tá entendendo do do taro genro de toda essa gente né que por sua vez daí foram professores do Fernando Haddad né e as ass por então esses 10 professores que não eram só 10 evidentemente mas nós pegamos só a lista dos dos piores e entre os quais se destacam
da por exemplo florestan Fernandes ou Paulo Freire né o padre lebr o do Elder Câmara al seu Moroso Lima etc é evidentemente Eram todos os camarad de esquerda isso aí não precisa nem nem dizer eram esquerdistas mas eles T uma diferença espica em relação aos esquerdistas anteriores se nós compararmos esse 10 depois eu dou a lista inteira comparar esses 10 com os seus colegas com os seus contemporâneos e com os seus antecessores esquerdistas nós vamos notar a diferença fundamental os esquerdistas antigos vamos chamá-los assim para distinguir-los desses 10 eram indivíduos que tinham aderido à ideia
de esquerda a ideia de esquerda mas conservando um senso de valores que transcendiam a esfera vamos dizer da luta ideológica por exemplo se nós observamos a carreira do Historiador Nelson vernex Sodré que era um General do Exército você vê que o Nelson vernex Sodré ele tinha um enorme orgulho da sua carreira militar Tá certo Quer dizer da sua eh da sua Fidelidade Ao exército da sua da sua habilidade profissional e como militar tínhamos um fundo patriótico cuja sinceridade ninguém poderia negar se nós observamos a carreira de um escritor esquerdista comunista como nós vioso uma consciência
literária que ele não violaria por nada deste mundo quer dizer se o partido mandasse escrever uma coisa que fosse contra os seus valores literários ele não só rejeitaria Como de fato rejeitou quer dizer ele dentro do partido né Eh ele vivia lutando Tá certo para que o o os objetivos políticos práticos do partido não esmagasse os valores literários que ele representar Tá certo eh se nós observamos até um escritor que não é tão bom como is como Jorge Amado Tá certo você vê que o Jorge Amado começa sendo um escritor de partido quer dizer um
mero propagandista do partido mas aos poucos ele percebe que isto não é Literatura e ele desenvolve a sua consciência dos valores literários até acabar escrevendo no fim da vida algumas obras primas como o Quinas berro d'á né e assim por diante né havia católicos de esquerda como por exemplo Álvaro lin tá certo mas Álvaro lin jamais iria permitir que o seu esquerdismo tá cer esmagasse ou corrompesse o seu sentimento religioso e assim por diante porém de repente aparece uma geração de professores para os quais não há valor superior à militância esquerdista hã são indivíduos que
tudo sacrificam ou porque não conhecem mesmo out valores porque são insensíveis a outros valores ou Porque mesmo conhecendo-os né acabam sacrificando esses valores a ao senso de vamos dier solidariedade esqu nista um exemplo é ocu moros Lio se nós pegamos a carreira do U moros lim igu moros liim de uma cultura monumental gigantesca e que passou vamos dizer a vida se dedicando ao catolicismo Porém quando vai chegando por dos anos 50 60 ele vai se aproximando cada vez mais de grupos de esquerda e vai né se adaptando à aquilo até o ponto que o discurso
dele se centra no no na na coisa da militância esista isto passa a ser a chave de tudo né quando você examina o caso do Paulo Freire que é um dizem que é um educador todo o conceito de educação do Paulo Freire consiste em adestrar as pessoas para que sejam militant e Nada Mais tá certo Quer dizer não h valor da linguagem não há o valor do conhecimento não há mais nada tudo o que interessa é você aderir à causa e colaborar com ela então esta geração personificada nesses 10 tá certo foi o que moldou
a cabeça da geração seguinte que é esta que eu tô chamando geração de predadores isso quer dizer que todos os valores desapareceram e voltaram a reaparecer depois remoldados a imagem e semelhança dos objetivos partidários poro quer dizer que a conquista do Poder O oportunismo partidário se torna um valor em si e absorve todos os outros valores Tá certo então é claro que por um lado isso reforça enormemente a autoconfiança dessas pessoas porque pelo simples fato de serem de esquerda estarem tal ou qual partido ou de colaborar tal com partido elas acham que elas já realizaram
e elas já Person no seu ser tudo que existe de mais elevado no mundo porque nada há de mais elevado que os objetivos partidários então isso quer dizer que o total oportunismo né o o sacrifício de tudo as ambições partides passa a ser a maior das virtudes ou a única virtude na verdade n
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