Olá Brasil Olá você aí de casa hoje voltei com mais um funções do cinema que é uma série aqui do canal e a gente vai falar hoje da equipe de arte se você não viu tem muitos outros vídeos sobre as funções do audiovisual numa playlist chamada funções do cinema que eu vou deixar linkada aqui então vamos lá a equipe de arte é responsável pela concepção visual de um filme Isso inclui a aparência dos personagens e dos cenários e se for um filme de ficção ou fantasia também são responsáveis pelo design de criaturas ou personagens não
humanos é necessário um diálogo muito bem estabelecido entre a equipe de arte e a equipe de fotografia porque enquanto a arte concebe os elementos que estarão no filme A fotografia decide como transpor e usar isso em cada cena a equipe diat costuma ser a maior do filme porque são muitos profissionais voltados para coisas muito específicas Claro que vai depender do porte do filme então pode ter mais ou menos pessoas um longa de época por exemplo tem muito mais gente na parte do figurino né do que um curto que se passa nos tempos atuais por exemplo
mas geralmente a equipe de arte é bem cheia mesmo a equipe é liderada pelo diretor de arte ou design producer responsável pela Unidade visual do filme é um dos primeiros profissionais a começar a trabalhar já na pré-produção Ele lê o roteiro e imagina como incorporar de maneira visual tudo aquilo que o roteiro quer passar ele faz várias pesquisas de locação define a paleta de cores a ambientação que melhor combina com essa história e aí passa tudo pra equipe tem que ser uma pessoa Super Criativa e também né Sempre tá alinhada com o diretor do filme
hoje em dia a função de diretor de arte foi renomeada como design producer porque em certos aspectos o diretor de arte também tá integrado com a equipe de produção do filme e ele também se envolve muito com a parte de orçamento porque é responsável pelo controle de quantos dias podem alugar tal espaço para gravar quanto do dinheiro vai ser redirecionado pro figurino cada uma dessas coisas junto com essa parte de produção e locação também tem o cenografista ou cenógrafo que é quem cuida de todos os detalhes de cenário ele lida com as especificidades dos dois
tipos de cenário o estúdio e a locação se a gente tiver cenas gravadas em um estúdio fechado ele que desenha uma planta de como vai ser o cenário ele que faz uma lista de todos os objetos que vão ser usados para construção ou na cena vê com a galera da fotografia como que é melhor direcionar as cores para combinar com a iluminação que eles querem fazer e tudo mais tem muitos filmes em que o próprio diretor de arte assume o papel de cenógrafo também mas qu uma pessoa diferente o diretor de arte que vai aprovar
né tudo isso e supervisionar esse processo agora quando a gente tá falando de locação são lugares prontos que já existem e a gente só chega lá e grava por exemplo uma praia uma floresta um parque um lugar que não faz menor sentido a gente construir no estúdio normalmente o diretor de arte decide essas locações em parceria com o diretor e o diretor de fotografia e o cenógrafo dá uma ajeitada no lugar por exemplo decidiram alugar uma mansão linda para gravar ao invés de construir uma do zero o cenógrafo Então vai anotar quais móveis que estão
ali que a gente pode aproveitar quais outros que ele quer comprar ou alugar para botar ali dentro para fazerem as cenas aí o cenógrafo vai pegar essa lista de objetos necessários ou pra locação ou pro estúdio e passar pro aderecista ou produtor de objetos que é o responsável pelos objetos ou por qualquer coisa que precisa ser construída ou que apareça ali na cena Tem vários tipos de adereço podem ser coisas paraos cenários que ficam ali só para compor tipo uma bai jura uma cadeira e também tem um adereço de cena que por algum motivo o
personagem usa tipo se ele tiver cozinhando vai precisar de uma faca ou se ele tá falando no celular precisa ter um celular e também tem um adereço de ator que é uma coisa que o personagem pode ter junto com ele que faz parte da caracterização tipo o bastão da rid Star Wars ou o óculos do Exterminador do Futuro é uma mistura entre figurino e objeto e essa pessoa também é responsável pela manutenção desses objetos então cuidar de tudo ver se não não tem nada que se perdeu ou que tá fora do lugar ou às vezes
até ter mais de um objeto igual em fases diferentes por exemplo em Game of Thrones o Jon Snow tinha várias versões da espada dele uma mais perfeita e pesada pros closes e uma mais molenga PR cenas de luta que Inclusive a gente até viu em uma cena que aparece e ela meio mole mas também pode ser que o objeto tenha alguma versão em estágios diferentes tipo o mesmo Sofá tem o sofá versão novo daí tem o sofá depois de ter sido arranhado pelo gato na cena e depois o sofá arranhado cheio de sangue depois de
ter acontecido um crime viajei na história né mas deu para entender você já pode ter os três sofás prontos e já que a gente tá falando de caracterização dos personagens vamos passar pra parte do figurinista o figurino é um artifício super importante pra história porque ele trabalha a essência do personagem de maneira visual a gente consegue entender melhor tem filmes em que a personalidade do personagem muda e aí às vezes ele muda de figurino ou de penteado também e também quando tem algum a passagem de tempo a gente pode reconhecer pelo figurino também é uma
forma de dar contexto né naquele universo ou no tempo que o filme se passa e um filme de época por exemplo o figurino é super elaborado para ser fiel a tal época em questão nesse tipo de filme tem até costureiros especiais para fazerem as roupas originais iguais as da época filme de ficção e fantasia também que não tem roupa do nosso mundo real tem que ter um time todo criando essas roupas do zero e também acontece de ter várias versões da roupa né Lim suja de poeira rasgada com sangue sem sangue a mesma coisa dos
objetos e junto com o figurino também temos o cabeleireiro né a pessoa que prepara o cabelo dos personagens e às vezes isso precisa de Muita criatividade Às vezes a gente está num dia muito comum mas às vezes tem coisas diferentes em passagens de tempo também o cabelo é outro ponto importante porque às vezes ele muda ou o personagem tem tal corte porque representa algo que tem a ver com a história ou filme de época também super importante E para completar a Tríade né com o cabelo e figurino entra a maquiagem que também pode ser uma
função super trabalhosa no filme mesmo em um filme ou série que trate de coisas do dia normal no na vida real óbvio que os atores e atrizes sempre estão mais bonitos do que a gente na vida real Porque sempre tem um maquiador ali para passar pelo menos um um corretivo um pozinho na cara deles mas is se a gente tá falando de produções que necessitem de um cuidado muito mais elaborado como ficção ou terror aí a gente entra numa parte de maquiagem criativa ou maquiagem de efeito que é quando os produtos normais de maquiagem já
não são suficientes e a gente precisa colocar todo tipo de coisa para essa caracterização por exemplo Jennifer Lawrence como a Mística dos filmes do x-men ela tinha o corpo inteiro pintado e precisava usar umas próteses e tal e o processo levava umas 8 horas para ficar pronto inclusive isso deu uma treta porque a atriz ficou com alergia dos produtos então depois eles desenvolveram um traje que ela levava só TRS horas para colocar mas aí não era maquiagem e a galera da maquiagem também é responsável por algumas doideiras tipo sangue que vai aparecer em algum filme
de terror ou quando sei lá tem um membro decepado que precisa aparecer enfim claro que se tem muita coisa desse tipo a gente pode ter uma equipe criada só para criar esses efeitos práticos de Corpos ou coisas do tipo outro tipo de produção que usa muito maquiagem são os filmes e séries de adolescentes porque os atores costumam est numa faixa etária aí que a gente tem muita espinha né Nossa Carol mas qual o problema de aparecer um ator lá usando uma espinha a continuidade Vocês já viram o vídeo de continuidade aqui no canal das funções
do cinema Então pois é não teria problema nenhum se a espinha aparecesse né no adolescente no filme seria super realista inclusive o problema é que se você já teve espinha e eu acho que já a espinha muda de cor gente ela muda de tamanho muda o treco que tá lá dentro se tá comp pu Se tá verde se tá amarelo e aí como que a gente vai manter a continuidade disso vocês sabem que o filme quase nunca é gravado na ordem do roteiro então a pessoa ia aparecer com uma espinha de um jeito numa cena
daí tá sem espinha daí corta tá com espinha mais nova ou mais velha então ia virar uma confusão de continuidade A Emma Stone por exemplo já contou que tinha um problema de acne quando estava gravando o filme A mentira e além da maquiagem eles ainda precisaram ajustar um pouco mais o rosto dela na edição é por esse Entre outros motivos que é muito comum que algumas séries né e filmes usem atores mais velhos interpretando adolescentes que enfim às vezes não fica muito legal mas a gente finge que tá tudo bem e aí chegamos na parte
dos efeitos o supervisor de efeitos especiais é responsável pelos efeitos que vão ser usados no filme ele ajuda a idealizar e coordenar como eles serão e existem dois tipos de efeitos os visuais e os práticos o prático é composto por tudo aquilo que é construído ou real ali na gravação ele existe ao vivo tá de verdade então às vezes tem bomba explosão Às vezes tem sangue de verdade algum aparato pro personagem voar sei lá tudo que é diferente mas tá ali na cena de verdade por exemplo em Mad Max Estrada da F ia quando o
guitarrista maluco tá lá tocando e sai um fogo atrás dele tudo aquilo foi feito de verdade eles criaram um sistema de canos e um equipamento e aí conforme ele apertava o pedal o fogo saía então assim não teve efeito de computador foi tudo real ali efeito prático um outro tipo de efeito prático é um efeito mecânico como o tubarão do filme Tubarão que era basicamente um grande robô mas se esse tubarão tivesse sido feito no computador seria um CDI ou computer de generated imagery ou seja imagens geradas por computador e aí teria entrado na parte
de efeitos visuais os efeitos visuais São todos aqueles feitos na pós-produção depois de o filme ter sido gravado no computador por exemplo quando usam aquela tela verde né o famoso chroma aqui e aí o ator fica ali interagindo com nada e depois na pós-produção incluem um monstro sei lá falando com ele ou apenas também pode servir para adicionar só alguma coisinha mais e é óbvio que tudo isso também vai para o orçamento né porque essa as coisas não são baratas Então tem que ficar de olho em tudo isso também bom é mais ou menos isso
a parte de arte de um filme espero que vocês tenham gostado coloque aí nos comentários um filme que te impressionou muito nesse sentido ou Que filme que você reparou muito que os objetos do cenário podem fazer uma grande diferença pra história compartilha esse vídeo com seus amigos que gostam de cinema e também aproveita para assistir os outros vídeos dessa lista dessa série aqui do canal que é funções do cinema um beijo tchau